4 minute read

História 15: Deus escolhe uma esposa para Isaque

GENESIS 24

O Senhor abençoou Abraão, e Isaque cresceu. Quando chegou a hora de Isaque se casar, Abraão enviou o seu mais antigo e confiável servo para encontrar uma esposa para seu filho. Ele mandou aquele homem ir de volta até a terra onde seus parentes viviam. Abraão não queria que Isaque se casasse com uma mulher do povo cananeu, onde eles moravam. O servo, porém, não tinha tanta fé em Deus quanto Abraão. “Mas, o que eu faço se a mulher que eu escolher não quiser vir comigo até esta terra?” Porém Abraão encorajou a fé de seu servo, dizendo: “O SENHOR enviará o seu anjo adiante de você para que de lá traga uma mulher para meu filho.” O servo prometeu obedecer às instruções de Abraão. Ele levou vários presentes maravilhosos consigo e partiu em direção à cidade de Naor, onde os parentes de Abraão viviam.

Ao chegar a Naor, o servo de Abraão parou para descansar com seus camelos perto de um poço que ficava na entrada da cidade. Era ali que as mulheres costumavam sair para buscar água ao cair da tarde. O servo orou: “SENHOR Deus, dá-me neste dia bom êxito.” Ele pediu um sinal ao Senhor para guiá-lo na escolha da mulher certa para Isaque. O servo pediria água a uma das mulheres, e se ela também oferecesse água para os seus camelos, então esse seria o sinal de que ela era a mulher escolhida por Deus para ser a esposa de Isaque. Antes que ele terminasse de orar, surgiu uma jovem chamada Rebeca, para encher de água a sua jarra. O servo, então, foi até ela e pediu um pouco de água. Rebeca rapidamente ofereceu-lhe a água de sua jarra

e disse logo em seguida: “Tirarei água também para os seus camelos.” Assim, o servo soube que ela era a escolhida! Quando os camelos acabaram de beber, ele deu à jovem duas pulseiras e um anel de ouro. Ele perguntou a qual família ela pertencia. Quando Rebeca respondeu quem era o seu avô, o servo se alegrou, pois sabia que ele era irmão de Abraão! A jovem o convidou para se hospedar na casa de sua família durante aquela noite. O servo, então, prostrou-se e adorou ao Senhor por conceder-lhe êxito em sua missão.

Rebeca correu para casa, e o servo foi atrás dela. Quando chegaram, o servo de Abraão contou tudo o que havia acontecido à família de Rebeca. Ele contou sobre a sua viagem até aquela cidade e sobre a sua oração respondida por Deus. A família de Rebeca viu que a mão do Senhor, de fato, estava abençoando tudo o que acontecia. Eles, portanto, perguntaram à jovem: “Você quer ir com este homem para casar com Isaque?”, e Rebeca respondeu que sim! O servo partiu com Rebeca no dia seguinte. Ao se aproximarem da terra de Abraão, eles encontraram Isaque. O servo contou a ele tudo o que havia acontecido. Isaque, então, levou Rebeca para casa, fez dela sua mulher e a amou.

Abraão estava certo – Deus providenciou uma mulher para o seu filho. Sabe, quando chegou o momento em que Isaque precisava de uma esposa, a fé de seu pai Abraão era muito grande, pois havia sido testada. Ele creu na promessa do Senhor de que os seus descendentes seriam tão numerosos quanto as estrelas do céu e que eles seriam uma bênção para todas as nações. Por isso, Isaque precisava se casar para que a promessa se cumprisse e eles tivessem muitos filhos e netos. Um dia, Jesus nasceria nesta mesma família, e a promessa de Deus de abençoar todas as nações do mundo seria cumprida por meio de Jesus. Hoje, todos nós somos chamados a crer também. Deus promete nos dar a vida eterna no céu se deixarmos o pecado e depositarmos a nossa confiança em Jesus. Ler as histórias da vida de Abraão e ver como o Senhor cumpriu todas as suas promessas nos ajuda a aumentar a nossa fé, pois podemos confiar que o nosso Deus é um Deus que cumpre tudo o que promete.

Vamos conversar sobre esta história!

Qual era a missão do servo enviado por Abraão? Como o servo soube que Rebeca era a mulher certa para casar com Isaque? Quais foram os presentes que o servo deu à Rebeca?

Vamos conversar sobre esta história!

Em que aspectos Jacó e Esaú são diferentes? O que Jacó estava cozinhando? O que Esaú entregou ao irmão em troca de comida?