2 minute read

História 22: Os sonhos de José

GÊNESIS 37.1-11

Jacó, a quem Deus havia renomeado Israel, voltou para Canaã e morou lá com os seus doze filhos: Rúben, Simeão, Levi, Judá, Issacar, Zebulom, Dã, Naftali, Gade, Aser, José e Benjamim. Certo dia, José, o segundo filho mais novo, estava pastoreando os rebanhos com os seus irmãos. Ele tinha dezessete anos. Quando todos eles retornaram do campo, José contou ao seu pai sobre o mau comportamento de seus irmãos. Com certeza, eles não gostaram muito do que José fez. Para piorar ainda mais as coisas, Israel amava mais a José que a todos os seus irmãos, porque ele era filho de Raquel. Por isso, o pai lhe deu de presente uma linda túnica colorida, mas nada aos outros filhos. Quando os seus irmãos mais velhos viram que seu pai amava mais a José que a qualquer outro, ficaram muito bravos. Dali em diante, passaram a odiar José e a falar mal dele.

Certa vez, José teve um sonho e o contou aos seus irmãos. Ele disse que, no sonho, todos eles estavam em um campo, amarrando feixes de trigo. Então, o feixe de José se levantou e ficou de pé, enquanto os feixes dos seus irmãos se ajuntaram ao redor e se curvaram. Quando ouviram isso, os irmãos de José disseram, indignados: “Então, você vai reinar sobre nós? Quer dizer que você vai governar sobre nós? E o odiaram ainda mais, por causa do sonho e do que tinha dito” (Gênesis 37.8).

Depois disso, José teve um segundo sonho. Dessa vez, ele contou que o sol, a lua e onze estrelas se curvavam diante dele. Quando José contou ao seu pai sobre esse sonho, Israel o repreendeu, dizendo: “Que sonho foi esse que você teve? Será que eu, sua mãe e seus irmãos viremos a nos curvar até o chão diante de você?” (Gênesis 37.10). Os irmãos de José ficaram com muito ciúme dele. Seu pai, no entanto, refletiu sobre aqueles sonhos.

Deus deu a José aqueles sonhos que, no início, pareciam grandiosos demais. Porém, se José soubesse de todas as dificuldades que ele teria em seu caminho, talvez tivesse contado sobre os seus sonhos de maneira mais humilde. O Senhor faria José enfrentar a escravidão e a prisão antes de, finalmente, torná-lo um grande governante no Egito. Naquela terra, Deus usaria José para salvar toda a sua família de uma terrível fome que atingiria a região. O Senhor ia usar José para salvar Israel para que, um dia, Jesus viesse ao mundo por meio da sua linhagem, a fim de salvar a todos nós.