2 minute read

História 29: Moisés confronta faraó

ÊXODO 5.1—7.13

Quando chegou a hora de entregar a mensagem de Deus ao rei do Egito, Moisés e Arão foram até ele e disseram, corajosamente: “Assim diz o SENHOR, o Deus de Israel: ‘Deixe o meu povo ir para celebrar-me uma festa no deserto’.” O faraó, no entanto, respondeu com arrogância: “Não conheço o SENHOR, e não deixarei Israel sair”.

Faraó ficou furioso. Ele deu ordem aos feitores e capatazes responsáveis pelos israelitas para que não oferecessem mais palha ao povo para fazer tijolos. Os hebreus seriam obrigados a ajuntar a própria palha e, além disso, deveriam produzir a mesma quantidade de tijolos de antes. Se a quantidade de tijolos diminuísse, eles seriam duramente castigados pelos capatazes!

Os israelitas reclamaram com Moisés, dizendo: “Você não nos ajudou em nada! A nossa situação piorou ainda mais por sua causa.” Moisés ficou triste com isso. Ele clamou ao Senhor e perguntou por que ele estava permitindo que isso acontecesse. O Senhor, então, consolou Moisés e pediu que ele dissesse ao povo: “Eu sou o SENHOR. Eu os livrarei do trabalho imposto pelos egípcios. Eu os libertarei da escravidão e os resgatarei com braço forte e com poderosos atos de juízo. Eu os farei meu povo e serei o Deus de vocês. Então vocês saberão que eu sou o SENHOR, o Deus de vocês” (Êxodo 6.6-7).

Depois disso, Deus enviou Moisés de volta à presença de faraó para pedir, mais uma vez, que ele deixasse o seu povo ir. O Senhor já havia alertado Moisés de que o faraó não o ouviria e que, portanto, ele mostraria todo o seu poder para resgatar Israel. Para provar a faraó que o poder de Deus estava ao lado do povo de Israel, o Senhor mandou Moisés dizer a Arão que atirasse sua vara ao chão na frente de faraó. Como tinha ocorrido antes, o cajado se transformaria em uma serpente. Então, eles foram até o faraó e fizeram exatamente aquilo que o Senhor havia ordenado, e, quando Arão jogou a vara diante dele, ela se transformou mesmo em uma serpente! O faraó, no entanto, logo mandou chamar seus magos e feiticeiros para ver se eles também eram capazes de fazer aquilo. Quando eles jogaram as suas varas no chão, elas também se transformaram em cobras, porém a serpente de Arão as engoliu e as devorou! Apesar de Deus ter revelado o seu poder, o faraó não queria obedecer-lhe. O Senhor endureceu o coração de faraó, ou seja, faraó decidiu não acreditar em Deus. Portanto, ele não permitiu que o povo de Deus deixasse o Egito.

Pode parecer que as coisas não estavam indo bem para Moisés. Porém, não podemos esquecer que o plano de Deus jamais pode ser impedido. Mesmo quando tudo parece não estar dando certo, o Senhor está no controle – e, embora possamos não ver, ele está sempre trabalhando para cumprir os seus propósitos. Lembre-se de Jesus. Quando ele foi preso, os discípulos também pensaram que tudo tinha dado errado. No entanto, Deus sabia exatamente o que estava fazendo. Mesmo quando parecia que os homens maus estavam ganhando, o plano do Senhor para nos salvar estava sendo cumprido exatamente segundo a sua vontade.

Vamos conversar sobre esta história!

Qual foi a mensagem que Moisés e Arão levaram a faraó? Quem são os homens com os turbantes verdes na imagem? O que está acontecendo com as serpentes?