4 minute read

História 28: Deus chama Moisés

Deus chama Moisés

ÊXODO 2.11 – 4.31

Moisés cresceu. Ele tornou-se adulto, mas a escravidão do povo de Deus no Egito ainda perdurava. A vida dos israelitas era muito difícil, e Moisés podia ver como eles sofriam. Certo dia, ele ficou tão indignado com a maneira como o seu povo era tratado que, ao ver um egípcio espancar um dos israelitas, ficou furioso e acabou matando-o. Afinal, os israelitas, ou hebreus, eram o seu povo, e Moisés queria ajudá-los. Porém, quando faraó descobriu o que Moisés havia feito, planejou matá-lo. Moisés, então, fugiu do Egito e partiu em uma jornada pelo deserto, chegando até a terra de Midiã. Ali, ele conheceu um sacerdote chamado Jetro, que tinha sete filhas. Essa família acolheu Moisés, que passou a morar em sua casa. Moisés acabou se casando com a filha mais velha daquele sacerdote! Moisés e sua mulher moravam com Jetro, e Moisés ajudava o sogro a cuidar de seu rebanho de ovelhas.

Certo dia, Moisés estava com as ovelhas do outro lado do deserto, ao lado de um monte chamado Horebe. Ali, ele viu uma coisa muito estranha: uma sarça, que é uma espécie de arbusto, completamente em chamas. Contudo, ele notou, espantado, que as chamas não consumiam a planta! Moisés achou aquilo muito impressionante e aproximou-se para observar melhor. Quando estava chegando mais perto, Deus o chamou, do meio da sarça: “Moisés, Moisés!”

“Eis-me aqui”, respondeu ele.

Então, disse Deus: “Não se aproxime! Tire as sandálias dos pés, pois o lugar em que você está é terra santa. Eu sou o Deus de seu pai, o Deus de Abraão, o Deus de Isaque, o Deus de Jacó.”

Quando ouviu a voz de Deus, Moisés cobriu o rosto, pois teve medo de olhar para ele.

O Senhor disse mais a Moisés: “Eu tenho visto a opressão sobre o meu povo no Egito, e também tenho escutado o seu clamor, por causa dos seus feitores, e sei o quanto estão sofrendo. Eu irei livrá-los das mãos dos egípcios.” Então, Deus disse algo que realmente surpreendeu Moisés: “Eu o enviarei ao faraó para tirar do Egito o meu povo, os israelitas.”

Moisés, porém, respondeu a Deus: “Quem sou eu para apresentar-me ao faraó e tirar os israelitas do Egito?” É que ele achou que não seria capaz de libertar o povo sozinho! Mas o Senhor assegurou: “Eu estarei com você.”

Moisés sabia que o povo que estava no Egito não acreditaria com tanta facilidade que ele era o libertador que Deus enviou e lhe fariam muitas perguntas. Então, ele perguntou ao Senhor: “Quando eu chegar diante dos israelitas e lhes disser que o Deus de seus antepassados me enviou, e eles me perguntarem: ‘Qual é o nome dele?’, o que lhes direi?” Deus respondeu: “Eu Sou o que Sou” (Êxodo 3.13-14). Deus é grandioso demais para ter um nome comum, como Roberto ou Henrique, por exemplo. No entanto, o nome “Eu Sou” é uma maneira maravilhosa para Deus se descrever, pois ele sempre existiu e sempre existirá.

Apesar de Deus ter garantido que estaria com ele, Moisés não acreditou nisso, de verdade. Tanto, que perguntou: “E se eles não acreditarem em mim nem quiserem me ouvir?” Então, o Senhor disse que Moisés jogasse a sua vara no chão. Quando Moisés fez isso, a vara se transformou em uma serpente! “Pegue-a pela cauda”,

ordenou o Senhor – e, quando Moisés obedeceu, a cobra se transformou em vara novamente. “Isso é para que eles acreditem que o Deus dos seus antepassados apareceu a você”, disse Deus. No entanto, Moisés ainda estava com medo de fazer o que o Senhor mandou. Ele achava que não tinha facilidade para falar e disse: “Ah, Senhor! Peço-te que envies outra pessoa.”

O Senhor, então, se irou com Moisés por não confiar nele; mas, apesar disso, enviou o seu irmão Arão para ajudá-lo a falar com o faraó.

Moisés e Arão partiram, portanto, de volta ao Egito. Eles reuniram os anciãos e as autoridades dos israelitas e contaram tudo o que Deus estava prestes a fazer. Eles acreditaram em Moisés e Arão e deram graças a Deus por ter ouvido o clamor do povo por socorro.

O livro de Hebreus nos conta que, quando Moisés deixou o Egito pela primeira vez, ele tinha ideia de que Deus tinha um plano para salvar o seu povo. Em vez de desfrutar dos prazeres do Egito, como filho adotivo do faraó, Moisés preferiu ser maltratado com o povo de Deus e confiar no Senhor (Hebreus 11.2426). Ao salvar Israel, a promessa de Deus a Abraão foi preservada, para que um dia Jesus pudesse nascer para nos salvar também.

Vamos conversar sobre esta história!

O que está diferente na sarça da imagem? Por que Moisés precisou tirar as suas sandálias? O que Deus disse a Moisés, quando ele se aproximou da sarça?