3 minute read

História 13: : Isaque e Ismael

HISTÓRIA 13 Isaque e Ismael GÊNESIS 21.1-21

Foi difícil para Abraão continuar acreditando na promessa de Deus com o passar dos anos. Enquanto ainda esperava que o Senhor desse um filho à Sara, ele tomou outra mulher – a serva de Sara, Hagar – e teve um filho com ela. Ele chamou o menino de Ismael. Mas Deus não havia se esquecido da sua promessa a Abraão. Ismael não era o filho que o Senhor havia prometido dar a Sara e Abraão. Então, um ano após a visita do Senhor com os anjos, quando ele prometeu que lhes daria um filho, Sara engravidou e deu um filho a Abraão! Eles o chamaram Isaque, conforme o Senhor havia instruído. O nome Isaque significa riso. Você se lembra de quando Sara riu ao ouvir as palavras do Senhor de dentro da tenda? Ela não acreditou quando Deus prometeu que ela teria um filho. Mas, agora que a promessa do Senhor havia se cumprido, Sara estava transbordando de alegria. Ela disse: “Deus me encheu de riso” (Gênesis 21.6), pois ela sabia que todos que ouvissem a sua história se alegrariam junto com ela. Imagine uma mulher mais velha que uma avó tendo um bebê!

Mais tarde, quando Abraão deu uma grande festa para celebrar a vida de seu Isaque, o seu filho mais velho, Ismael, riu de maneira irônica. Ele tinha ciúmes de Isaque. Sara, então, pediu que Abraão mandasse sua serva Hagar e Ismael embora de sua casa. Abraão não gostou da ideia, porém o Senhor disse que ele deveria fazer tudo o que Sara pedisse. Deus já tinha planos para cuidar de Hagar e Ismael, e disse a Abraão que seria por meio de Isaque, e não de Ismael, que a sua descendência seria abençoada. No entanto, o Senhor também confortou Abraão, prometendo abençoar Ismael e fazer dele uma grande nação – afinal, ele também era seu filho. Abraão, então, pegou alguns pães e uma vasilha de água e se despediu de Hagar e Ismael, que seguiram caminho pelo deserto.

Hagar e Ismael vagaram pelo deserto até acabar a água que levavam. Com o calor que fazia e sem água para beber, eles logo morreriam. Hagar, então, preocupada com seu filho, o fez sentar-se debaixo de um arbusto. Ela chorou e clamou por ajuda. O Senhor a ouviu e, assim como havia prometido a Abraão, disse a Hagar: “Não tenha medo. Eu farei do seu filho uma grande nação.” Então, o Senhor abriu os olhos de Hagar e ela viu uma fonte de água ali perto. Ela foi até lá, encheu a vasilha de água e deu de beber ao menino. Aquela água salvou a vida de Ismael. Ele cresceu no deserto e, quando já era adulto, casou-se com uma mulher do Egito. Logo eles formaram uma família.

Você sabia que Deus esperou tanto tempo para dar um filho a Abraão e Sara de propósito? O Senhor sempre tem um motivo por trás de tudo o que faz. Deus queria que todos soubessem que Isaque havia nascido por causa da promessa especial que ele tinha feito a Abraão – e não por causa das próprias forças daquele casal. O Senhor esperou até que Abraão e Sara ficassem tão idosos a ponto de ninguém poder duvidar de que o nascimento de Isaque havia sido um milagre de Deus. Hoje, todo aquele que crê em Jesus é adotado na família de Deus, como um dos filhos de Abraão. E esse é um milagre ainda maior, pois tudo o que nós, pecadores, merecemos é o castigo do Senhor. Mas, graças ao que Jesus fez na cruz, podemos ser perdoados por nossos pecados e nos tornar parte da família de Deus.