2 minute read

História 9: Deus faz uma aliança com Abrão

GÊNESIS 15

Abrão, sua mulher e todos os seus rebanhos se estabeleceram em Hebrom. Esse foi o lugar onde o Senhor disse a Abrão que ele teria tantos descendentes que eles seriam como o pó da terra. No entanto, o tempo foi passando e Abrão continuava sem filhos para cumprir a promessa que o Senhor havia feito a ele. Deus, porém, não tinha se esquecido de Abrão. Ele apareceu novamente a Abrão e disse: “Não tenha medo, Abrão! Eu sou o seu escudo; grande será a sua recompensa” (Gênesis 15.1). Porém, Abrão lembrou ao Senhor de que ele ainda não havia tido nenhum filho. “Quem será o meu herdeiro depois que eu morrer?”, ele perguntou.

O Senhor garantiu a Abrão que ele certamente teria um filho para ser seu herdeiro depois de sua morte. Deus disse: “Olhe para o céu e conte as estrelas, se é que pode contá-las. Assim será a sua descendência um dia.” Abrão creu nas palavras do Senhor, que, ao ver a sua fé, creditou-a “como justiça” (Gênesis 15.6). Abrão era um pecador, assim como nós – contudo, ele colocou a sua fé no plano de Deus.

O Senhor pediu que Abrão separasse alguns animais para oferecer um sacrifício. Quando o sacrifício estava pronto, segundo as direções de Deus, Abrão foi tomado de sono profundo. O Senhor, então, contou a Abrão tudo o que aconteceria no futuro: seus descendentes seriam estrangeiros em outra terra e serviriam ali como escravos, sofrendo durante quatrocentos anos. Depois desse tempo, o Senhor os traria de volta a Canaã com muitos bens. (E foi exatamente isso que Deus fez por intermédio de Moisés centenas de anos mais tarde, quando ele libertou seu povo do Egito.)

Mais tarde, quando o sol já havia baixado completamente e veio a escuridão, do nada um fogareiro esfumaçante, com uma tocha acesa, passou pelo meio dos animais oferecidos como sacrifício por Abrão. A tocha de fogo foi um sinal da promessa de Deus a Abrão. Mais uma vez, o Senhor prometeu dar aquela terra a todos os seus descendentes. Deus chamou a promessa de aliança, exatamente como havia feito com Noé e o arco-íris. E, como Deus sempre cumpre as suas promessas, Abrão podia ter certeza de que um dia ele teria um filho.

Você sabia que essa parte da história foi escrita especialmente para nós? O apóstolo Paulo nos diz que as palavras ditas por Deus a respeito da fé de Abrão – que “foi creditada como justiça” – foram escritas para nós (Romanos 4.22-24). Se crermos que Jesus morreu pelos nossos pecados e que Deus o ressuscitou dos mortos, a nossa fé também será creditada como justiça, exatamente como a fé de Abrão. Essa é a promessa de Deus para nós. Não somos salvos por causa das coisas boas que fazemos. Assim como Abrão, somos salvos quando confiamos naquilo que Jesus fez por nós. E, como o Senhor sempre cumpre as suas promessas, podemos ter certeza de que, se crermos nele, seremos salvos e passaremos a eternidade no céu, com o Senhor. Ou seja, um dia, lá no céu, poderemos até conhecer e conversar com Abrão!

Vamos conversar sobre esta história!

Quantas estrelas você consegue contar? O que Deus prometeu a Abrão? Por que você e eu somos como as estrelas do céu?