3 minute read

História 8: Abrão e a promessa de Deus

GÊNESIS 12 –13

Agora que as pessoas de Babel não conseguiam mais se comunicar na mesma língua, elas precisaram se espalhar por toda a terra. Dessa forma, foram formadas nações diferentes, cada uma com o seu próprio idioma. Terá, um homem que era descendente distante de Sem, filho de Noé, estabeleceu-se com a sua família em um lugar chamado Harã. Terá teve um filho chamado Abrão, que vivia em Harã com sua mulher, Sarai, e com seu sobrinho, Ló.

Certo dia, o Senhor falou que Abrão pegasse a sua família e deixasse aquela terra. Deus disse: “Saia da sua terra, do meio dos seus parentes e da casa de seu pai, e vá para a terra que eu lhe mostrarei. Farei de você um grande povo, e o abençoarei. Tornarei famoso o seu nome, e você será uma bênção” (Gênesis 12.1-2). O Senhor disse a Abrão que o usaria para abençoar todas as famílias da terra. Apesar de não saber para onde Deus o estava enviando, Abrão acreditou e confiou nas palavras do Senhor. Então, quando estava com setenta e cinco anos de idade, Abrão saiu da terra de Harã com Sarai, Ló, seus servos e todos os bens que havia acumulado. Lembre-se que, ao sair de seu país, Abrão não entenderia as línguas faladas pelos povos que ele encontraria pelo caminho, mas Deus lhe deu fé suficiente para obedecer. Deus estava prestes a dar início ao seu plano para resgatar as pessoas da maldição que caiu sobre elas depois do pecado de Adão e Eva. Ao longo do caminho, Abrão também pecou, é claro; porém, o Senhor não o abandonou. Quando Abrão passou por uma região chamada Canaã, o Senhor apareceu a ele e prometeu dar aquela terra a ele e à sua descendência. Abrão construiu ali um altar dedicado ao Senhor e depois continuou a sua jornada. Quando chegou em segurança a Betel, Abrão construiu outro altar ao

Vamos conversar sobre esta história!

Para onde Ló e Abrão estão olhando? Você preferiria morar em uma cidade ou no campo? O que Deus deu a Abrão que era melhor do que viver em uma bela cidade?

Senhor. Depois, por causa de uma grande fome que atingiu aquela região, ele precisou descer até o Egito para viver ali por algum tempo, até que pudesse retornar a Betel. Durante todas as suas viagens, Deus abençoava Abrão e Ló. Os seus rebanhos de animais cresciam continuamente, até encher toda a região.

Depois de um tempo, não havia mais espaço para que Abrão e Ló permanecessem juntos na mesma terra. Os seus rebanhos haviam crescido tanto, que a terra não podia sustentá-los com água e comida suficiente. Começaram até mesmo a surgir desavenças entre os seus pastores. Quando percebeu que não havia mais espaço para todos eles, Abrão pediu que Ló escolhesse onde ele desejava morar.

Se Ló fosse para a esquerda, Abrão seguiria para a direita e vice-versa.

Ló, então, escolheu habitar um lindo vale coberto por verdes pastos, rios e córregos. Com a sua família e o seu rebanho, Ló se apartou de Abrão. Ele se estabeleceu entre as cidades daquele vale, montando o seu acampamento próximo a uma localidade chamada Sodoma.

Depois que Ló partiu, o Senhor falou com Abrão: “De onde você está, olhe para o Norte, para o Sul, para o Leste e para o Oeste: toda a terra que você está vendo, darei a você e à sua descendência para sempre” (Gênesis 13.14-15). Deus disse a Abrão que ele teria tantos filhos e netos que eles não poderiam ser contados, assim como não se pode contar as estrelas do céu. Ló havia escolhido o melhor pedaço de terra; porém Abrão recebeu uma promessa do Senhor. Por meio de Abrão, todos nós fomos abençoados, assim como Deus prometeu, pois foi por causa da morte e ressurreição do seu descendente distante, Jesus, que todos aqueles que creem em seu nome herdarão para sempre a promessa feita a Abrão!