Informativo Cooperocarne - Nº 1

Page 1

Ano I - nº 1 - fevereiro de 2008

VALORIZAÇÃO

A premiação contempla os cooperados que fornecerem animais dentro dos padrões exigidos pelo mercado

Lotes de melhor qualidade serão premiados A Cooperocarne está premiando os produtores cooperados que apresentarem lotes de melhor qualidade e maior percentual de gordura, entre outras especificações técnicas. O objetivo será agregar valor ao produto industrializado, a partir de uma matéria-prima de qualidade, premiando aqueles pecuaristas que fornecerem animais dentro dos padrões exigidos pelo mercado consumidor.

para cada índice. O primeiro índice considera o maior número de animais bonificados, ou seja, quanto maior a quantidade de animais dentro dos padrões exigidos, no mês, melhor. O segundo índice considera especificamente a qualidade do lote. Será premiado aquele produtor com maior percentual de animais bonificados em relação ao total de animais abatidos por aquele cooperado.

Os ganhadores de janeiro já foram anunciados pela cooperativa. Izaías Caldeira da Silva, pecuarista de Rolim de Moura, obteve o maior índice de bonificação entre os produtores. Carlos Eduardo Polo Sartor, de Vilhena, forneceu a maior quantidade de animais bonificados. E Roberto Soncela, de Alvorada, obteve a maior porcentagem de animais bonificados.

O terceiro item é o de maior índice de gratificação. Este item é medido pela seguinte fórmula: valor total da gratificação / valor da nota fiscal X peso total abatido / número de animais abatidos. Esse índice valoriza o cooperado que sempre entrega uma matéria-prima de qualidade e com isso proporciona um melhor resultado na indústria.

Para efeito de premiação, a Cooperocarne criou três índices que medirão os melhores cooperados de cada semana, além de escolher os melhores cooperados do mês

Os produtores que cumprem as metas da Cooperocarne recebem incentivos. Para o fornecimento dos animais, ficou determinado que entre os machos, o lote deverá ter

MAIOR ÍNDICE DE BONIFICAÇÃO

1º 2º 3º 4º 5º

MAIOR QUANTIDADE DE ANIMAIS BONIFICADOS

MAIOR PORCENTAGEM DE ANIMAIS BONIFICADOS

Izaías Caldeira da Silva

Rolim de Moura

Carlos Eduardo Polo Sartor

Vilhena

Roberto Soncela

Alvorada

Roberto Soncela

Alvorada

Amarildo Ferreira

São Miguel

Odair Galves

Espigão

Odair Galves

Espigão

Jorge Luiz Latreille

Nova Brasilândia

Izaías Caldeira da Silva

Rolim de Moura

Gutemberg Ermita

Pimenta Bueno

João Carlos de Freitas

Vilhena

Celio Cordeiro Rosa

Parecis

Ari Macagnan

São Francisco

José Vidal Hilgert

Ji-Paraná

Luiz Carlos Lyra

Ji-Paraná

17 arrobas em média. Os animais que atingirem peso mínimo de 250 quilos e cobertura de gordura de 3 mm de espessura (2+) terão um acréscimo de 2% sobre o valor combinado para a arroba. Já para as fêmeas, o lote deverá ter peso médio de 14 arrobas. Os animais com peso mínimo de 210 quilos e cobertura de 3 mm (2+) receberão o mesmo percentual de 2% de acréscimo sobre o valor combinado.

QUALIDADE REFLETE NO FATURAMENTO A qualidade da carne, couro e miúdos do boi tem relação direta com o faturamento da cooperativa. Atualmente, o mercado consumidor exige carcaças de pelo menos 250 quilos. O mercado de carne com osso deprecia de 5% a 15% as carcaças que não atingirem essa expectativa. O segundo elemento de maior importância na receita da cooperativa é o couro, que também é influenciado pela sua qualidade. É preciso muito cuidado ao marcar o animal e também eliminar parasitas como berne, carrapatos e mosca de chifre.


informa

EM MARÇO

Cooperocarne realiza pré-assembléia em nove municípios

EDITORIAL

“É importante a participação de todos, uma vez que estes encontros irão determinar as sugestões oriundas de cada região para trazer melhorias à nossa cooperativa”, explica Euvaldo Foroni, presidente da Cooperocarne. “Esperamos contar com a presença dos cooperados, trazendo propostas de cada região para nossa assembléia geral”.

O presidente da cooperativa relata os diversos temas que estarão em pauta. “Teremos a apresentação da prestação de contas dos órgãos da administração, que será colocada em discussão e votação. Também será

apreciado o plano de metas da cooperativa para o exercício de 2008. E será promovida a eleição para os cargos do Conselho de Administração e Conselho Fiscal, entre outros assuntos em pauta”, diz Euvaldo.

Todos os associados estão convidados a participar das reuniões preparatórias para a assembléia geral dos cooperados, que acontecem durante o mês de março

CRONOGRAMA

A Cooperocarne promove em março uma série de reuniões de pré-assembléia, nos principais municípios base dos cooperados. A iniciativa visa ampliar a participação dos cooperados nos temas e propostas que serão apresentadas na assembléia geral a ser realizada no dia 29 de março no Parque Apediá, em Pimenta Bueno. A primeira convocação ocorrerá às 7h e última convocação às 9h.

CIDADE

DATA

LOCAL

Alvorada São Miguel do Guaporé Alta Floresta Rolim de Moura Vilhena Ji-Paraná Cacoal Pimenta Bueno Espigão

7 de março 8 de março 14 de março 15 de março 17 de março 19 de março 24 de março 25 de março 26 de março

A definir Salão Paroquial A definir A definir ACIV - Associação Comercial FEFA Credicacoal Câmara Municipal A definir

Frigorífico da Cooperocarne: uma realização de todos Caros Cooperados: Nosso sonho se tornou realidade: nosso frigorífico já está abatendo em plena carga. Podemos mandar nossos animais para o abate sem a preocupação de fiscalizar, pois o nosso animal será tratado com o maior cuidado. Todos os nossos funcionários estão procurando obter o melhor resultado possível para o cooperado. O abate deixou de ser um pesadelo e virou uma satisfação. Em apenas quatro meses, conseguimos montar nossa equipe de abate, refrigeração das carcaças, processamento dos miúdos, sub-produtos, efluentes e comercialização da produção. Continuamos nossa obra, conforme o nosso cronograma, para podermos iniciar a desossa, que estará concluída dentro de 90 dias. O banco já fez a vistoria para a liberação da última parcela e está em fase de liberação destes recursos. Nestes últimos meses, a diretoria esteve focada em colocar nosso frigorífico em

operação, o que foi realizado com absoluto sucesso. Agora, estamos procurando fazer os ajustes finais, diminuindo desperdícios e otimizando a operação, a fim de melhorar o rendimento industrial. Para ter sucesso, uma cooperativa deve ter governança corporativa, isto é, uma gestão transparente, justa, igualitária, eficiente e competente. E para tornar mais eficaz a comunicação entre a administração e os cooperados, estamos iniciando este boletim informativo: o Cooperocarne Informa, veículo de divulgação dos acontecimentos da cooperativa e, na medida do possível, dos seus cooperados. Estamos instituindo também um ranqueamento entre os cooperados, para estimular o pecuarista a ter produtos cada vez melhores. Semanalmente, divulgaremos no mural da cooperativa, o Pecuarista da Semana. E no informe mensal, os ganhadores de cada semana e os três melhores pecuaristas do mês. Leia neste informe quais são os critérios de avaliação.

Em março, serão iniciadas as reuniões nos municípios com maiores quantidades de cooperados, visando a preparação para a assembléia geral ordinária do dia 29 de março de 2008. Além das informações e decisões normais da assembléia, será promovida a eleição da nova diretoria administrativa. Portanto, é de suma importância a presença de todos os nossos associados. Cooperado: a cooperativa é sua, cuide dela, não falte à reunião do seu município e à assembléia geral do dia 29 de março. Saudações Cooperativistas!

EUVALDO FORONI |PRESIDENTE

COOPEROCARNE INFORMA é uma publicação da Cooperativa Rondoniense de Carne. Presidente: Euvaldo Foroni | Vice presidente: Marcos Roberto Vieira | Secretário: Vornei Bernardes | Jornalista responsável: Edna Okabayashi-DRT 906 | Redação: Sandro B. André | Tiragem: 700 exemplares | Contato: cooperocarneinforma@cooperocarne.com.br

2


informa

ENTREVISTA - IZAÍAS CALDEIRA DA SILVA

Mais gordura e maior rentabilidade Izaías Caldeira da Silva, 81 anos, ainda tem muito para ensinar. O pecuarista da região de Rolim de Moura foi o vencedor da premiação da Cooperocarne, em janeiro, por ter fornecido animais que têm carcaça com bom padrão de gordura e marmoreio (gordura entremeada entre as fibras). O senhor Izaías cumpriu os requisitos da cooperativa e se tornou o primeiro premiado (leia matéria sobre este assunto). Atenta ao mercado mais exigente, a Cooperocarne está registrando os índices de gordura e acabamento de carcaça dos lotes abatidos e premiando os pecuaristas que fornecerem animais adequados às exigências do mercado consumidor.

Criador premiado investe na produção de carne com qualidade Isaias Caldeira: Segurança. E a expectativa de que a iniciativa dos pecuaristas abrirá novas perspectivas para o setor. Essa certeza nasceu ainda durante as reuniões que foram realizadas no decorrer da construção da planta frigorífica. Sentia segurança e reconhecia que a condução do projeto estava sendo feita dentro dos princípios de transparência, visando o bemestar coletivo. Cooperocarne Informa: Qual a avaliação do senhor dos primeiros resultados de abate na Cooperocarne?

EXPERIÊNCIA: PECUARISTAS ENCONTRARAM NA COOPEROCARNE CONDIÇÕES FAVORÁVEIS AO FORTALECIMENTO DA ATIVIDADE

Izaías há 22 anos reside em Rolim de Moura, onde juntamente com os filhos Olímpio e Sônia Caldeira, atua na atividade empresarial e na pecuária. Mesmo em tempos de preços baixos, o produtor manteve os critérios que garantiram a qualidade do plantel e a alta produtividade. Nos últimos dois anos, o pecuarista ampliou sua área de pastagem e melhorou a infra-estrutura destinada ao manejo do gado. “É o padrão de acabamento que garante suculência e sabor à carne, atendendo à preferência do consumidor”, explica Izaías. “O consumidor valoriza a carne não só pela aparência, mas também pelo sabor e maciez. O bom acabamento de gordura na carcaça é um importante elemento na composição do resultado final do produto”.

Cooperocarne Informa: Quais as características do seu rebanho? Izaías Caldeira: O nosso rebanho é predominantemente formado por gado das raças Nelore e Simental. Todos nascidos na propriedade da família. Cooperocarne Informa: Quais as vantagens de engordar animal de cria própria? Izaías Caldeira: Entre as vantagens de engordar bezerros do próprio pasto está a garantia de que o desmame não foi realizado de forma prematura. Também é importante garantir que o processo de classificação seja feito em todo o desenvolvimento do gado. Isso contribui para que o animal na vida adulta apresente um resultado diferenciado. Cooperocarne Informa: Como foi a adesão do senhor à Cooperocarne?

Cooperocarne Informa: De onde vem a experiência do senhor com a pecuária de corte? Izaías Caldeira: Minhas primeiras lições vieram do meu pai, que era pecuarista na Bahia. Com ele aprendi a respeitar o animal em todos os ciclos, para obter dele o melhor resultado em rendimento de peso e qualidade de carne.

Izaías Caldeira: A melhor avaliação possível. Estamos satisfeitos e prazerosos em saber que estamos investindo num projeto que tem a participação dos pecuaristas. Isto por si só já é bom. Acreditamos que na Cooperocarne o pecuarista vai ganhar em todas as etapas do processo, desde a produção, industrialização e comercialização do produto. Ou seja, o pecuarista é o único dono do produto, da propriedade até a comercialização. Cooperocarne Informa: Além dos benefícios imediatos com o funcionamento da Cooperativa, quais são as sugestões do senhor para fortalecer a atividade dos cooperados? Izaías Caldeira: A troca de experiências para combater problemas comuns à atividade da pecuária. A centralização de compras e serviços para reduzir os custos e aumentar a lucratividade da produção de carne. Essas medidas são viáveis porque os cooperados não são concorrentes, pelo contrário, estão comprometidos com um único propósito: criar boi de qualidade para ser abatido na cooperativa.

Izaías Caldeira: Eu e meus filhos nos associamos à cooperativa porque tivemos experiências negativas com frigoríficos comerciais. Nunca sabíamos o que poderia ocorrer depois de cada entrega de uma carga de boi. Cooperocarne Informa: E o que representa para o senhor o funcionamento da Cooperocarne?

As melhores matérias primas, a melhor qualidade de impressão [69] 3422-1177 e 3422-1870 | Ji-Paraná grafilider@brturbo.com.br

3


informa

ENTREVISTA - EVALDO GUIDOTTI

Compromisso com a eficiência Colocar uma indústria frigorífica em plena operação foi o desafio enfrentado pelos diretores, cooperados e funcionários da Cooperocarne. Agora, passados cinco meses de sua inauguração, a planta industrial já responde pelo abate de cem bois por hora e um total de 640 animais por dia.

Para cada área da fábrica existe um encarregado. São 264 colaboradores dentro da indústria. Em todo o frigorífico estão 470 trabalhadores. Oitenta estão voltados especificamente para a construção da etapa de desossa.

Evaldo Guidotti, gerente industrial da Cooperocarne, com 26 anos de experiência na indústria frigorífica, foi um dos profissionais que trabalharam diretamente na estruturação da unidade, em Pimenta Bueno. Foram cerca de três meses para adequar a unidade, a partir do recrutamento do pessoal capacitado para a operação industrial. “Superamos os obstáculos e cumprimos a missão de colocar a planta em funcionamento, assim como integramos a equipe com os equipamentos de última geração, e tudo isso tem sido motivo de grande satisfação”, afirma Evaldo. O gerente industrial acumula passagens por grandes redes nacionais e aponta vantagens em trabalhar com uma cooperativa constituída exclusivamente por pecuaristas. Ele destaca que a relação de solidariedade entre os diretores e os funcionários favorece o rendimento profissional. “Aqui estamos do lado do produtor e temos orientação de trabalhar com práticas que retirem do boi apenas aquilo que é necessário, nada mais”.

Por trás do desafio de colocar uma planta frigorífica em funcionamento estão a eficiência dos profissionais e o compromisso dos diretores em alcançar maior rendimento e menor custo operacional

Com a implantação da desossa, a expectativa é de que o produto da Cooperocarne será ainda mais valorizado. “Estamos competindo com os grandes frigoríficos, então nossa carne compete com as melhores. Por isso, trabalhamos para obter o máximo de aproveitamento, dentro do mínimo de custo energia, com alto nível de qualidade”, diz Evaldo.

EXPERIÊNCIA: RESPONSÁVEL PELO FUNCIONAMENTO DA INDÚSTRIA, EVALDO GUIDOTTI ESTÁ SATISFEITO EM TRABALHAR PARA OS PECUARISTAS.

ESTRUTURA A Cooperocarne está equipada com o que existe de mais moderno para garantir a qualidade no produto. Os funcionários que assumiram setores importantes trazem grande experiência profissional, com no mínimo dez anos de atuação no mercado.

“Como o mercado consumidor dita o preço do boi e da carne, é preciso se diferenciar da concorrência, a partir da eficiência e otimização dos recursos empregados no processo de industrialização”, explica. “Pra ter rendimento bom, tem que ter bom acabamento, e isso vai gerar um retorno melhor”, completa.

Anuncie no Cooperocarne Informa: cooperocarneinforma @cooperocarne.com.br Seu produto nas mãos dos nossos cooperados todos os meses

Nós acreditamos e apoiamos o agronegócio da Cooperocarne

4


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.