Ibiti nov15

Page 1

Vigilante do Ibiti é homenageada Pág. 03 Sorocaba, Novembro de 2015. Informativo gratuito do Residencial Ibiti do Paço • Edição 122

Vai receber visitas?

Acesse o site e agende você mesmo! Pág. 04

Festa das Nações traz um pouco dos sabores do mundo Pág. 07

Dengue

Prevenção deve ser intensificada Pág. 06

QUADRO DE CONTATOS Uso de fogos de artifício requer cuidados Pág. 09

Administração: 3034.6840

Email: administracao@parqueibiti.com.br Portaria I: 3034.6841 Portaria II: 3034.6842

Distribuição interna

Pânico: 3318.7001


Carta ao Morador

O que é o tempo?

É comum nos pegarmos surpresos com o passar do tempo. Parece que ontem mesmo estávamos correndo atrás dos presentes de natal e agora mais uma vez o fim do ano está aí. Mas, afinal, o que é o tempo? Somos nós que passamos por ele ou é ele que, inexorável, passa por nós? Onde estão, se é que existem, as tênues linhas que separam passado, presente e futuro? A natureza do tempo tem sido um dos maiores problemas filosóficos desde a antiguidade: a forma como ele flui, a sua linearidade, suas propriedades, sua relatividade. Cada um pode percebê-lo de maneira distinta, conforme as circunstâncias. Numa situação agradável, passa depressa, quase a galope. Todavia, numa situação penosa, passa devagar. Uma coisa, porém, é certa: o tempo, envolto em seus mistérios, é dono de uma voz mansa, de um toque gentil, de um abraço reconfortante, de uma sabedoria absoluta que nos envolve e nos alcança a todos. Voltemos os olhos aos nossos corações: quantas feridas o tempo já cicatrizou? Quantas mágoas foram por ele diluídas nas brumas do ontem? Quanta sabedoria adquirimos por conta da cinza das horas?

www.momento.com

Muito devemos a ele. O tempo. Silencioso tempo. Impassível tempo. Generoso tempo. * * * O tempo é o maior tesouro de que um homem pode dispor. Embora inconsumível, o tempo é o nosso melhor alimento. Sem medida que o conheça, o tempo é, contudo, nosso bem de maior grandeza: não tem começo, não tem fim. Rico não é o homem que coleciona e se pesa no amontoado de moedas, e nem aquele que se estende, mãos e braços, em terras largas. Rico só é o homem que aprendeu, piedoso e humilde, a conviver com o tempo, aproximando-se dele com ternura, não contrariando suas disposições, não se rebelando contra o seu curso. Não irritando sua corrente, estando atento para o seu fluxo, brindando-o com sua sabedoria para receber dele os favores. Somente a justa medida do tempo dá a justa natureza das coisas. Não devemos, contudo, retrair-nos no trato do tempo, bastando que sejamos humildes e dóceis diante de sua vontade. O tempo sabe ser bom. O tempo é largo, o tem-

po é grande, é generoso, é farto. É sempre abundante em suas entregas. Diminui nossas aflições, dilui a tensão dos preocupados, suspende a dor dos torturados. Traz a luz aos que vivem nas trevas, o ânimo aos indiferentes, o conforto aos que se lamentam, a alegria aos homens tristes, o consolo aos desamparados. Também a serenidade aos inquietos, o repouso aos sem sossego, a paz aos intranquilos, a umidade às almas secas. * * * O tempo é manancial de sabedoria que flui por entre nossas existências. Nas incertezas do caminho, nos momentos de angústia, nas aflições da jornada, confiemos nele, que tem a medida de todas as coisas e o consolo para todas as lágrimas. Jamais nos permitamos acreditar que não há tempo. Fechemos os olhos, ouçamos sua voz... Lá ele está: o tempo de um abraço, de um sorriso, de um ato de caridade, de uma mudança de vida. O tempo para a família, para os amigos, para nós mesmos, para Deus. Sempre há tempo.

Expediente Diretor Presidente: Milton Gonçalves Jornalista: Joellen Pereira e Nátaly Marques • Diagramação: FTJ Artes Gráficas Ltda. E-mail redação: joellen@informativosdoscondominios.com.br E-mail comercial: telma@informativosdoscondominios.com.br Coordenação Geral: Telma Cerqueira • Tel. Comercial: (15) 2104.0018 / 7834.4780 Impressão: Paratodos Gráfica e Editora • Tiragem: 1560 exemplares • Distribuição Interna Os artigos assinados são de responsabilidade de seus autores, não refletindo, necessariamente, com a opinião da FTJ Artes Gráficas.

02

Alphaville • Aldeia da Mata • Chácara Ondina City Castelo • Golden Park • Granja Olga • Ibiti Ibiti Royal • Lago da Boa Vista • Mont Blanc • Sunset Tivoli • Villa dos Inglezes • Vivendas do Lago

Anuncie Conosco: (15) 2104.0018


Vigilante do Ibiti é homenageada POR FÁBIO DURAN | FOTOS TEÓFILO NEGRÃO

A

conteceu na noite de 23 de outubro a solenidade de outorga da Medalha de Mérito Ana Terra, promovida pelo Núcleo Feminino de Apoio ao Instituto Histórico, Geográfico e Genealógico de Sorocaba (IHGGS). Na ocasião, a vigilante do Ibiti Erica Fernanda Emílio, estava entre as homenageadas. “Foi diferente para mim, eu nunca tinha sido homenageada desta maneira, reconhecida pela minha

profissão, assim como as demais colegas que estavam lá”, conta Erica. De acordo com a presidente do Núcleo Feminino de Apoio ao IHGGS, Maria Dorotea Senger Cezar o evento premiou 16 mulheres de destaque em profissões humildes, mas que fazem a diferença e proporcionam o conforto em que vivemos. A solenidade estava entre as atividades de comemoração da Semana “Aluísio de Almeida” e teve o intuito de homenagear as mulheres paulistas de Sorocaba, que em alusão a personagem Ana Terra da ficção de Érico Veríssimo - são destemidas heroínas do cotidiano. A Semana é comemorada dede a década de 80, pelo IHGGS, pouco depois da morte de Luiz Castanho de Almeida, que usava o pseudônimo Aluísio e foi considerado um dos maiores pesquisadores da cidade.

03


Agendamento de visitas pela internet agiliza liberações na portaria POR FÁBIO DURAN

S

omente no mês de outubro o Parque Ibiti recebeu 24.296 visitas, uma média de 780 por dia. O controlador de acesso tem que alternar entre o atendimento na portaria e o atendimento telefônico.

Para facilitar a entrada de visitantes, o Ibiti conta com uma ferramenta muito simples. Ao invés de ligar na administração ou portarias, o próprio morador pode inserir a liberação no sistema das portarias através do site do Ibiti (www.parqueibiti.com.br).

De acordo com o supervisor de segurança Eleonar Gusmão “às vezes a controladora está atendendo o visitante e o telefone toca, então ela tem que parar o atendimento para atendê-lo, o que demanda tempo para quem quer entrar”.

“A liberação pela internet é mais rápida e eficaz que uma ligação”, afirma o presidente do Ibiti do Paço, Milton Gonçalves, que utiliza o recurso frequentemente.

Outro fator que dificulta a liberação são os telefones desatualizados, ou quando o morador não atende a ligação. “Você liga e ninguém atende, então temos que enviar um vigilante para verificar se a pessoa realmente não está em casa”, acrescenta Gusmão. A Administração pede que os moradores que trocarem o número de telefone, ou estiverem com problemas na linha, informe-a, mantendo os telefones sempre atualizados.

04

A ferramenta disponibilizada no site do Ibiti (através de login e senha) é diretamente ligada com o sistema das portarias e dispensa a necessidade de ligações. Para a moradora Rosângela Madoglio a ferramenta é simples e ágil. “Uso bastante o site, facilita para mim, pois não preciso atender ao telefone toda hora, além disso também facilita para meus convidados, mais agilidade na hora de entrar e conforto para ambos”, conta.

É permitido apenas um login de acesso por unidade (quadra/lote). Além do agendamento de visitas/entregas, o morador tem acesso aos balancetes mensais e outros tipos de solicitações. Se você é proprietário e ainda não tem acesso a esta ferramenta, basta solicitar na administração ou através do email administracao@parqueibiti.com.br.


Acesse o site e faça você mesmo o agendamento. Siga o passo a passo:

1. Na área do proprietário, preencha os campos com seu e-mail e senha previamente cadastrados. Depois clique em “Entrar”.

2. Pronto você está na área restrita do morador. No menu do lado esquerdo clique no link Agendamento de visita.

3. Clique no botão: Agendamento Sem RG Cadastrado

4. Agora preencha os campos para deixar sua visita previamente liberada ao chegar na portaria. Lembrando que dessa maneira nos entraremos em contato para liberação. Depois clique em salvar.

5. Na próxima janela clique em início. E retornará para lista contendo seus visitantes previamente liberados.

6. Janela principal com a lista de visitantes.

Perceba que em todo o processo de agendamento é indicado no canto superior direito em azul a sua propriedade, caso não seja a sua quadra/lote favor entrar em contato por e-mail: administracao@parqueibiti.com.br, ou pelos telefones 3034-6840 e 3218-2288.

05


DENGUE Prevenção deve ser intensificada Para evitar que mais uma epidemia atinja a cidade, todo cuidado é pouco

A

s altas temperaturas chegaram e com ela um velho conhecido nosso: o mosquito da Dengue. Recentemente, passamos por uma epidemia que deixou Sorocaba e região em alerta, atingindo milhares de pessoas, levando, em alguns casos, até à morte. A prevenção deve ser feita em qualquer estação do ano, mas no verão e em períodos chuvosos deve ser intensificada, devido à elevação dos focos de água parada. As medidas preventivas não são novidade. Evitar deixar água parada em vasos de plantas e pneus velhos, entre outros recipientes, ou não deixar abertas caixas de água e piscinas são as principais ações contra o mosquito. Porém, é necessário, além de prevenir novos aparecimentos, eliminar os que já existem. A Prefeitura realiza visitas nos bairros e residenciais fiscalizando se há criadouros e fazendo a dedetização para matar os

06

transmissores, é necessário que os moradores se conscientizem da necessidade dessa fiscalização, permitindo a entrada dos agentes nas residências. Além disso, existem empresas particulares especializadas e que também realizam este tipo de ação, que basicamente consiste em um trabalho conjunto de pulverização, atomização e termonebulização dos ambientes. A pulverização é a aplicação residual de inseticidas líquidos visando os locais de abrigo e passagem de insetos. A atomização é o processo de aplicação (motorizado) que cria uma nevoa, com finalidade de atingir locais de difícil acesso, forros, porões ou grandes área internas e externas. Já a termonebulização consiste em um equipamento que transforma o inseticida líquido e o seu condutor (TERMOIL) em fumaça, penetrando assim em locais inacessíveis aos outros equipamentos, causando a morte dos

insetos, sem contaminar objetos, produtos ou alimentos. A aplicação do produto tem como objetivo, formar uma barreira química ao redor da residência eliminando as pragas invasoras. Para isso, é necessário que a família e os animais domésticos fiquem cerca de 6h fora da casa. Os efeitos do procedimento duram cerca de três meses. Antes da dedetização é necessário que a residência esteja limpa, sem sujeiras superficiais nas paredes, rodapés, teto e móveis (poeira). É importante lembrar que, a dedetização não substitui as outras formas de prevenção, sendo uma ação protetiva reforçadora, 80% do trabalho químico necessita do auxílio físico dos moradores, colocando telas mosqueteiras nas janelas e portas, bem como mantendo o ambiente sempre limpo e sem pontos de água parada. A Dengue mata, faça sua parte!


Festa das nações traz um pouco dos sabores do mundo POR FÁBIO DURAN| FOTOS CIRO AMATO Cerca de 1200 pessoas se alegraram ao som e sabores típicos de doze países no dia 24 de outubro. As crianças se divertiram nos brinquedos infláveis com um passaporte único, que também trouxe comodidade para os pais.

07


ACUPUNTURA

Sabedoria milenar a serviço do bem estar e da saúde Saúde, bem estar e longevidade são metas que buscamos tanto e que ao mesmo tempo nos parecem tão distante. A Acupuntura, que é o conjunto de conhecimentos científicos e práticos da Medicina Tradicional Chinesa, cuja origem remonta a mais de quatro mil anos, pode nos ajudar e muito nesta busca. Sua principal característica é ser holística, ou seja, ver a pessoa como um todo, corpo e mente funcionando em harmonia e equilíbrio. A Acupuntura é amplamente utilizada no tratamento e prevenção de diversas enfermidades, alívio da dor, questões emocionais, melhora do estado geral do paciente e tratamentos estéticos. O procedimento consiste no estímulo de pontos, através da inserção de finas agulhas, na superfície do corpo, onde estão os meridianos, ou vias de circulação da energia vital. Tais áreas podem ser estimuladas também a partir de pressão, massagem, ventosas, moxa (estímulo feito pelo calor, a partir da combustão da erva Artemísia Sinensis ou Artemísia Vulgaris), ou ainda por laser e eletroacupuntura. Esses estímulos têm por finalidade provocar a liberação de substâncias químicas pelo próprio organismo como, por exemplo, as endorfinas e neurotransmissores que possuem efeito analgésico, relaxante e anti-inflamatório. A Acupuntura foi reconhecida pela Organização Mundial da Saúde(OMS) na década de 70. Após diversos estudos realizados a OMS

08

listou 41 doenças que apresentaram excelentes resultados com o tratamento pelo método. Foram 25 anos de pesquisa até que fosse publicado o documento Acupuncture: Review and analysis of reports on controlled clinical trials. Neste documento foi analisada a eficácia da acupuntura, assim como das técnicas de moxabustão, ventosa, eletro-acupuntura, laser-acupuntura, magneto-acupuntura, massagem shiatsu / tuina e acupressura (pressão digital nos pontos). A OMS reconhece que a Acupuntura serve tanto como tratamento principal quanto complementar, para as mais diversas patologias, como: enxaquecas; insônia; fibromialgia; reumatismos; lombalgias; hérnias de disco; problemas ortopédicos; tendinites; bronquite; asma; rinites; refluxo e gastrite, além de auxiliar no tratamento da obesidade, da depressão e do estresse. Também combate sintomas da menopausa e algumas afecções dermatológicas. Desde 2002, a OMS incentiva utilização das práticas alternativas nos seus países membros, por meio do documento conhecido como “WHO Traditional Medicine - definitions”. Esse informe aponta diversas razões pelas quais as prática da Medicina Tradicional Chinesa devem ser incentivada, dentre elas, a elevada efetividade. No Brasil, observa-se que já

uma tendência. No entanto, quando comparado a outros países da Europa e nos Estados Unidos, ainda fica muito aquém. As vantagens da Acupuntura incluem a rapidez dos resultados (com o paciente saindo de uma consulta sem dor ou com ela diminuída), ausência de efeitos colaterais, a diminuição do uso de medicamentos, aumento da energia e diminuição do estresse. Além disso, o alívio da dor e redução da contratura muscular resultam em aumento da amplitude de movimento. Dores musculares, como lombalgias, são bons exemplos dos benefícios mais imediatos da Acupuntura, em razão da diminuição da contratura muscular, permitindo alongamentos e exercícios para a prevenção de novas crises. Qualquer indivíduo, em qualquer idade, pode ser tratado com acupuntura, exceto os pacientes com infecções generalizadas da pele e gravidez até o terceiro mês de gestação. Sem dúvida, a Acupuntura tem surpreendido adeptos do mundo todo, uma sabedoria milenar que só traz benefícios a nossa saúde! Dra. Denise Maria Sacconi Peres CRF.: 11.962 Farmacêutica-Bioquímica Especialista com Pós-Graduação em Acupuntura


Iluminação de Natal exige cuidados Fonte: www.seguranca.pr.gov.br

As festas de fim de ano estão chegando e é hora de planejar os detalhes, que geralmente começam pela decoração de Natal. Todo ano, os moradores enfeitam suas residências deixando o residencial ainda mais bonito e iluminado, mas alguns cuidados devem ser tomados na hora de colocar as luzes:

• Em caso de animais e crianças, a aproximação da árvore e dos enfeites natalinos só deve ocorrer quando houver a presença de um adulto.

• Lâmpadas piratas, que não possuem selo do Inmetro, devem ser substituídas pelas de LED, que além de garantir ao consumidor maior economia, diminuem consideravelmente os riscos de incêndio.

• Quando os enfeites estiverem em áreas externas, é preciso cuidar com a exposição a chuvas e alagamentos.

• Atenção com materiais inflamáveis, que precisam permanecer longe dos tradicionais pisca-piscas.

• Emendas e extensões estão proibidas: o correto é conectar cada objeto a uma tomada diferente.

• Após as festas, se os materiais de iluminação forem reutilizados, a atenção deve ser redobrada. Certifique-se se os fios não estão amassados e mantenha-os longe de umidade e poeira.

09


Cães devem ser mantidos com coleira e focinheira

Q

ue eles são fofos e os queridinhos da maioria das família do residencial é fato. Porém, algumas raças apresentam um comportamento agressivo e nos obriga a tomar algumas medidas de segurança na condução dos bichinhos. O Decreto número 48.533 de 9 de março de 2004 de São Paulo, estabelece regras de segurança para a condução responsável de determinadas raças. A lei é clara e diz: Artigo 1º – A condução em vias públicas, logradouros ou locais de acesso público exige a utilização de coleira, guia curta de condução e enforcador, para os cães das seguintes raças: I – “mastim napolitano”; II – “pit bull”; III – “rottweiller”; IV – “american stafforshire terrier”; V – raças derivadas ou variações de qualquer das raças indicadas nos incisos anteriores. § 1º – Tratando-se de centros de compras ou demais locais fechados, porém de acesso público, eventos, passeatas ou concentrações públicas realizados em vias públicas, logradouros ou locais de acesso público a condução dos cães das raças abrangidas por este artigo deverá ser feita sempre com a utilização de coleira, guia curta de condução, enforcador e focinheira.

10

§ 2º – Define-se por guia curta de condução as correias ou correntes não extensíveis e de comprimento máximo de 2 (dois) metros. § 3º – O enforcador e a focinheira deverão ser apropriados para a tipologia racial de cada animal. A Lei ainda diz que qualquer pessoa do povo poderá solicitar concurso policial, quando verificada a condução de cães em desacordo com as regras estabelecidas no presente decreto ou, ainda, quando verificada a ocorrência de omissão de cautela na guarda ou condução de animais. Os donos estão sujeitos a multa e multa dobrada em caso de reincidência.


CLASSIFICADOS

11


No dia 19 de novembro comemoramos o “Dia da Bandeira”. Você sabia que cada cor existente na nossa bandeira tem um significado e que cada uma delas representa uma característica de nosso país?

O verde representa nossas matas, que são bem extensas; O amarelo representa o ouro, muito encontrado em nossas regiões; O azul é o que representa a imensidão do céu; representa a paz O e a união do nosso povo. Ela também tem 27 estrelas, que representam os estados do Brasil e o nosso lema que aparece na faixa branca que corta o círculo azul, com os dizeres “Ordem e Progresso”. Devemos zelar e respeitar nossa bandeira como demonstração de amor e respeito pela nossa pátria, comece pintando-a bem bonita!

12


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.