ENS - Carta Mensal 555 - Outubro/Novembro 2023

Page 1

Ano LXIIIoutubro/novembro 2023555 Colégio Nacional das ENS 2023 página 9
EQUIPES DE NOSSA SENHORA
Reunião Internacional e Colégio Internacional da ERI
CARTA
MENSAL

Índice

Carta Mensal é uma publicação periódica das Equipes de Nossa Senhora, com Registro –Lei de Imprensa” N° 219.336 livro B de 09/10/2002. Responsabilidade: Super-Região Brasil – CR Super-Região Brasil Rose e Rubens; Equipe Editorial: Responsáveis: CR Carta Mensal Mirna e Sildson; Conselheiro Espiritual: SCE Carta Mensal: Pe Antonio C. Torres; Jornalista Responsável: Vanderlei Testa (Mtb.17622), para distribuição interna aos seus membros. Edição e Produção: Nova Bandeira Produções Editoriais – Tefé, 192 - Perdizes, São Paulo/SP - Fone 11 97574-9718 – e-mail: novabandeira@novabandeira.com – Responsável: Ivahy Barcellos; Revisão: Jussara Lopes; Diagramação, preparação e tratamento de imagem: Douglas D. Rejowski; Imagens: (Freeimagens/Pxhere/Unsplash/CanStockPhoto/Canva). Tiragem desta edição: 25.500 exemplares.

Cartas,colaborações,notícias,testemunhos,ilustrações/imagens devem ser enviadas para ENS – Carta Mensal,Av.Paulista,352,3° Conj.36,CEP.: 01310-905,São Paulo/SP ou através de e-mail: cartamensal@ens.org.br a/c Mirna e Sildson.

IMPORTANTE: consultar instruções antes de enviar o material pedimos que acessem as instruções na aba/acesso Carta Mensal do site das Equipes de Nossa Senhora (www.ens.org.br).

ENS_CM 555_out/nov_miolo-capa_NB ACESSE CARTA MENSAL SONORA: no 555 edição outubro/novembro 2023 N O T Í C I A S Está sendo publicado somente na CM DIGITAL acesse pelo site ens.org.br CM 555 EDITORIAL 2 SUPER-REGIÃO BRASIL Um Chamado do Senhor 2 Sim ao chamado ........................................................................................... 3 Colégio Nacional das Equipes de Nossa Senhora 9 Dia Nacional de Oração pela Causa de Canonização
Servo de Deus padre Henri Caffarel ....................................................................................10 Tema do ano: Capítulo VIII 12 Discernimento "Casal Responsável de Equipe" 13 Reunião de Balanço: O Vinho Novo 14 IGREJA CATÓLICA Fratelli Tutti V – A Solidariedade e a Gratuidade 15 CORREIO DA ERI Uma palavra de Proximidade 16 PARTILHA E PCE Ponto Concreto de Esforço - PCE Retiro 18 Ponto Concreto de Esforço - PCE Oração Conjugal .......................................... 19 Padre Caffarel: caminho conjugal para os céus 20 Regra de Vida, um PCE a ser vivido em fases 21 DATAS RELIGIOSAS Nossa Senhora da Conceição Aparecida 22 Universal Caminho da Santidade ....................................................................23 Encerra-se o Ano Vocacional! 24 TESTEMUNHO Sentimento de Pertença 25 Vivência dos PCEs 26 “Eu vos suplico, nunca deixeis de vos formar” 27 Cuidar e ser cuidado .................................................................................... 28 Transitoriedade das Coisas 29 Uma vida de amor e doação 30 CM E OS EQUIPISTAS "A grande bênção dos PCEs" 32 “Dever de Sentar-se Escrito” .........................................................................32 MEDITANDO EM EQUIPE O Fundamento para famílias fortes ................................................................33
do

Caríssimos equipistas. Paz e bem!

Nossos primeiros passos ao chamado da Carta Mensal queremos dar com vocês. A Carta Mensal é um canal de evangelização com a contribuição de todos nós equipistas. Esperamos não cometer falhas, mas poderão acontecer e desde já pedimos a compreensão de todos vocês.

Transitoriedade garante o dinamismo ao Movimento das Equipes de Nossa Senhora, ela ajuda a manter o Movimento renovado e inspirado pelo Espírito Santo. Nesta edição damos boas-vindas aos novos integrantes da Super-Região Brasil (SRB) e dedicamos um espaço para apresentação de cada casal e sacerdote que estarão a serviço nos próximos 5 anos.

O Colégio Nacional das Equipes de Nossa Senhora acolheu novos casais responsáveis e respectivos conselheiros de Províncias e Regiões e todos puderam refletir o Tema e o Lema de Estudo do ano de 2024.

Importante momento vivido para nós equipistas no Brasil é apresentado no Correio da ERI, tivemos a Reunião Internacional e o Colégio Internacional da ERI aqui no Brasil, na cidade de Aparecida/SP, os participantes trouxeram suas experiências vividas, motivações e levaram muito amor e carinho de nós brasileiros.

A Carta Mensal faz uma abordagem sobre o Tema de Estudo - Reunião 8 – "Eles não têm mais respeito a criação", que reforça a base de estudo do ano passado através da encíclica LAUDATO SI.

Ainda nos meses de outubro e novembro teremos dois momentos importantes para a vida dos equipistas. O primeiro é a escolha do novo Casal Responsável de Equipe e temos a responsabilidade de escolhermos através da inspiração do Espírito Santo o novo CRE, um casal que melhor poderá desempenhar suas atividades com ênfase em motivar/animar a participação dos

equipistas na vida de equipe e na vida do Movimento, animar a vida espiritual e promover a comunhão e a partilha entre todos os participantes da equipe. O segundo é a avaliação através da Reunião de Balanço, onde com corações abertos e com humildade, avaliaremos nosso crescimento pessoal e conjugal, os pontos positivos da caminhada, da vivência dos pontos concretos e avaliar quais são as oportunidades de melhorias e desafios que o tema do ano nos propôs.

Em outubro também celebraremos a padroeira do Brasil, Nossa Senhora da Conceição Aparecida, Maria que sempre está conosco na caminhada ao encontro de Seu Filho Jesus.

Em novembro celebraremos a Solenidade de Todos os Santos e o texto nos mostrará a certeza de sermos filhos e filhas de Deus e que celebrar esta data é lembrar que muitos seguiram o exemplo de Cristo na compaixão com os mais necessitados. Teremos na Solenidade de Cristo Rei, o encerramento do terceiro Ano Vocacional e o texto da Carta nos levará a uma reflexão.

O estudo sobre a encíclica FRATELLI TUTTI abordará a solidariedade e a gratuidade, onde a solidariedade como virtude moral exige empenho e o texto sobre a gratuidade reforçará o conceito: - "fazer o bem sem esperar nada em troca".

Nesta publicação a Carta Mensal trará alguns textos sobre os Pontos Concretos de Esforços e Testemunhos - ajuda mútua transferida aos irmãos através dos exemplos de vida de nossos equipistas.

Desejamos uma excelente leitura. Fiquem bem, fiquem com Deus.

EDITORIAL
CM 555 1

Um Chamado do Senhor

Queridos irmãos equipistas. Com muita alegria e confiantes na ação de Deus demos o nosso "SIM" ao chamado de Deus para servir ao Movimento das Equipes de Nossa Senhora como Casal Responsável da Super-Região Brasil e por essa razão gostaríamos de nos apresentar a vocês através dessa Carta Mensal e esperamos, muito em breve, nos encontrar para o abraço fraterno que une os corações equipistas.

Somos Rose e Rubens, nos casamos na paróquia Nossa Senhora Auxiliadora em Sorocaba/SP em 21 de março de 1992, cidade onde nascemos e vivemos até hoje. Temos dois filhos, Lucas com 30 anos que mora em Itapetininga/SP fica a 70 km de casa e Laura com 27 anos que se mudou mês passado para o sul da Alemanha. Estamos felizes por eles que seguem a caminhada da vida e pedimos que o Senhor os acompanhe onde quer que estejam!

Nossa caminhada no Movimento começou há 19 anos em uma tarde de informação com vários casais na paróquia Nossa Senhora de Fátima em Sorocaba/SP e logo após fomos convidados a iniciar a Experiência Comunitária com mais 06 casais. Dessa forma foi criada a equipe Nossa Senhora de Fátima que atualmente pertence ao Setor Sorocaba A, na Região SP Sul II da Província Sul I. Durante esses anos tivemos a graça de servir como Casal Ligação, Casal Responsável de Setor, Casal Responsável de Região e Casal Responsável de Província e agora como Casal Responsável pela Super-Região Brasil. Fazem parte dessa nossa trajetória queridos casais e

Conselheiros e somos agradecidos a eles pela incansável dedicação. Sempre nos colocamos à disposição,com a vontade de fazermos o nosso melhor e confiando que Deus sempre está conosco, pois sem Ele nada podemos.

Contamos com a proteção de Nossa Senhora para interceder por nós junto a seu filho e como sempre Deus tem as suas delicadezas, tivemos a benção da nossa posse em julho desse ano, perante o Colégio Internacional, ser em Aparecida do Norte, Colégio esse que aconteceria no Equador e devido alguns fatores foi transferido para a casa da Mãe em Aparecida.

Nesse mês de outubro teremos o discernimento para os Casais Responsáveis das Equipes em um processo de escuta da vontade de Deus.Desejamos aos escolhidos muitas graças e que o Sim a Deus os ajude em sua caminhada de santidade, amando mais e colocando os seus dons a serviço dos irmãos equipistas.

Agradecemos todas as formas de carinho e acolhida que já temos recebido neste início da missão e façamos esse caminho juntos mantendo a unidade e amor ao Movimento. Deus abençoe todos vocês e suas famílias. Deus seja louvado!

Forte e fraterno abraço.

CR SRB SUPER-REGIÃO BRASIL
Rose e Rubens
2 CM 555

Sim ao chamado

Olá, queridos casais, conselheiros espirituais das Equipes de Nossa Senhora, paz e bem!

Sou o Padre Antônio Carlos Fernandes, conhecido como Padre Toninho. Pertenço a Arquidiocese de Sorocaba, tenho 28 anos de ministério na diocese.Atualmente sou pároco na cidade de Tietê e desenvolvo alguns trabalhos na Arquidiocese como assessor da Comissão para o Laicato, Vida e Família dentre outros.

Estou há 17 anos no Movimento das Equipes de Nossa Senhora e atualmente sou SCE da Equipe Nossa Senhora de Fátima – Setor Sorocaba A. Já fui SCE de cinco equipes, de Setor e da Província Sul I.

Queridos irmãos, não me sinto preparado para essa missão mas mantenho a confiança em nosso Senhor Jesus Cristo. Em toda minha vida sempre enfrentei desafios e com apenas 3 anos de ordenação assumi a reitoria do Seminário e com a Graça e a companhia de Deus fiquei 10 anos à frente da formação. Neste momento assumindo esse serviço no Movimento acredito que devemos escutar o mesmo conselho do padre Caffarel “- vamos caminhar juntos”.

Confio no Senhor e nos casais (especialmente Rose e Rubens) e em toda a equipe Nossa Senhora de Fátima, minha equipe de base, pois são casais que amam o Movimento e nos apoiam. Deposito a confiança também em todos os Conselheiros Espirituais e quero aproveitar esta oportunidade para expressar minha estima e admiração.

Sob as bençãos de Deus, Rose e Rubens e eu, iniciamos o serviço no Movimento das Equipes de Nossa Senhora como responsáveis da Super-Região Brasil no mês vocacional. Após grande reflexão, tenho a certeza de que esse serviço é um chamado

de Deus para nós e desejo que o nosso SIM reflita muito amor e alegria. Precisamos da oração de todos e temos a certeza de que juntos vamos nos santificando.

Penso que nos próximos cinco anos teremos oportunidades para nos conhecer, aprender e ensinar, amar e ser amados e juntos daremos um passo importante rumo a Santidade. Nesta caminhada poderão me conhecer melhor e ver que sou um sacerdote simples, mas carrego grande amor pela missão, pelos casais, pelas famílias e principalmente por vocês do Movimento das Equipes de Nossa Senhora.

Caríssimos equipistas através do Sacramento do Batismo e de nossos respectivos Sacramento do Matrimônio e da Ordem temos a missão de sermos Santos e de testemunharmos. Alimentados pela Palavra, pela Oração e pela Eucaristia que tenhamos a coragem necessária de testemunhar que Cristo Jesus ressuscitado é o Caminho verdadeiro. Com Ele e por Ele seremos fortes e venceremos todos os obstáculos, Ele é a nossa força.

Queridos casais, rezem por mim e rezarei por vocês. Convido a todos, vamos caminhar os próximos cinco anos juntos. Eu chegarei à sua casa e na vida de vocês levando sempre o Senhor Jesus Cristo com alegria e paz.

A todos a minha benção fraterna. Paz, amor e alegria, até.

Padre Toninho SCE SRB SUPER-REGIÃO BRASIL
CM 555 3

BOAS-VINDAS

Queridos irmãos equipistas.

Somos Erica e Laor, temos 26 anos de casados, um filho, Gabriel. Estamos no Movimento há 16 anos, pertencemos à Equipe 6-Nossa Senhora de Lourdes, Setor Valinhos, Região SP Centro I. Tivemos a graça de servir como CRE, CL, CRS e CRR, oportunidades estas de amar, conhecer e nos doar mais ao Movimento e aos irmãos equipistas. Somos gratos a Deus por todas as bençãos recebidas e por tudo o que Ele nos proporcionou viver nesse tempo.

Recebemos o convite de Rose e Rubens no EACRE, e ficamos surpresos, pois a responsabilidade é grande e desafiadora, mas confiamos que Deus caminha ao nosso lado e não nos abandona.

Amamos o Movimento e sempre dissemos sim aos chamados recebidos, e é com esse mesmo amor que assumimos essa nova missão, acreditando sempre na Palavra que nos acompanha em todas as missões que assumimos até hoje: "Não se perturbe o vosso coração! Credes em Deus, crede também em mim" (Jo 14,1).

Rezem por nós!

Abraços fraternos e fiquem com Deus!

“Aqui estou! Envia-me" (Is 6,8). É com esta citação que nos acompanha há alguns anos que nos apresentamos a todos os equipistas: somos Erica e Wilson, simples servos do Senhor, dispostos a servir onde Ele nos enviar.

Temos 27 anos de casados e 2 filhos, Gabriel e Mariana. Iniciamos nossa caminhada equipista em nossa cidade natal, Umuarama/PR, na Equipe 1, há 21 anos. Desde 2007 moramos em Jundiaí/SP, onde pertencemos à Equipe 7, Setor Jundiaí A, sob a intercessão de Nossa Senhora do Bom Conselho. No Movimento passamos por muitas missões: CRE, CL, CP, CRS, CRR e por último, estávamos servindo como

Casal Apoio e Comunicação da Província Sul I. Ao sermos convidados para integrar a Equipe de Apoio da Super-Região Brasil na missão de Casal Comunicação, além de honrados, claro, sentimos temor, visto o tamanho desta responsabilidade; e é assim que nos colocamos à disposição da vontade e da graça de Deus, que nos conduzirá nesta missão.

Eis-nos aqui, envia-nos Senhor!

Erica e Laor CR Tesouraria
SUPER-REGIÃO BRASIL
Erica e Wilson CR Comunicação
4 CM 555

Somos Katia e Alexandre casados há 28 anos. Temos 3 filhos Caio, Felipe e Gabriel.Estamos há 23 anos no Movimento e pertencemos ao Setor de Votorantim - SP (Equipe N.S.de Medjugorje).

Nossa caminhada no Movimento iniciou-se como CRE, CL, CRS, CRR, e nos últimos anos nos dedicamos para Formação Permanente ENF e EEM. Não temos dúvida que a nossa opção por buscar a Santidade em casal, através das ENS, foi com certeza a melhor decisão de nossas vidas.

Iniciaremos agora uma nova etapa. Buscaremos juntos conhecer o Pe. Caffarel não somente como mestre e fundador, mas como testemunha da fé. Um homem que viveu sua

BOAS-VINDAS

vocação sacerdotal acreditando na força do amor sacramental entre um homem e uma mulher. Consagrou a isso sua vida e permanece sempre presente entre nós, graças aos milhares de casais e sacerdotes que hoje fazem parte das ENS.

"Como pessoa e como casal, em seu amor e em sua missão:

sejam exigentes, vocês nunca decepcionarão".

Pe. Caffarel, Profeta do Matrimônio.

Somos Kelly e Andrei, casados há 24 anos, temos 3 filhos Laís, Igor e Lívia. Estamos há 15 anos nas Equipes de Nossa Senhora, pertencemos a Equipe 01 – Nossa Senhora Consolata do Setor Votorantim, Região SP Sul II, Província Sul I.

"Senhor, se Tu queres, nós queremos e se Tu fores, nós iremos" essa foi a nossa resposta ao chamado do Senhor quando fomos surpreendidos com o convite para compor a equipe de apoio da SRB como casal responsável pelos Intercessores.

É com muita alegria e temor a Deus que dissemos esse SIM e estamos à disposição da vontade Dele. Com toda certeza de que Ele caminhará

conosco e que Nossa Senhora, patrona de todas as equipes nos guiarão e nos instruirão a fazermos "TUDO O QUE ELE NOS DISSER".

Contamos com as orações e apoio de todos para darmos continuidade na bela missão desempenhada pela Sônia e Eiyti, que o nosso servir seja frutífero e muitos possam experimentar graças através das orações realizadas pelos Intercessores.

Katia e Alexandre CR Causa Pe. Caffarel
SUPER-REGIÃO BRASIL
CM 555 5

BOAS-VINDAS

Somos Ju e Fábio, casados há 22 anos e pais de Bruno e Miguel. Moramos em Sorocaba/SP e há 18 anos estamos nas ENS. Pertencemos à equipe Nossa Senhora Aparecida do Setor Sorocaba C, Região SP Sul II.

Ao longo desses anos recebemos inúmeras graças nas diversas missões que assumimos no Movimento, sendo a última delas coordenando a equipe de formadores do EEN em nossa Província Sul I. Quando Rose e Rubens estiveram em nossa casa nos convidando a apoiar a Super-Região Brasil como Casal Secretaria, sabíamos que o desafio era grande, porém, muito maior é nossa confiança em Deus e a certeza de que Ele estará conosco por todo o caminho!

Além disso, incontáveis são as maravilhas que Deus realiza em nós através das ENS e levar isso ao maior número de casais nos anima e entusiasma em ajudar esse Movimento que tanto amamos!

Por fim, um agradecimento especial a toda equipe da SRB que com tanto zelo e carinho cuidaram do nosso Movimento nestes últimos cinco anos. Vocês estarão sempre em nossas orações!

Caríssimos equipistas,

Somos Mirna e Sildson, casados há 19 anos, temos uma filha Maria Clara. Equipistas há 13 anos na Equipe Nossa Senhora das Graças - Setor Sorocaba A, Região SP Sul II, encerramos 2022 a jornada de 4 anos como CRS Sorocaba A e estamos como Casal Piloto de uma Pilotagem para adensamento. É com imensa alegria que recebemos o convite para servir às Equipes de Nossa Senhora mais uma vez e como compromissados em Cristo, aceitamos. Desafiador, sempre será! Enriquecedor, com certeza! Um pouco de nervosismo pelo novo, graças a Deus! Mas acima de tudo, colocar-se a serviço é o que buscamos.

Agradecemos todo o empenho da Débora e do Marquinhos pelos anos de dedicação e pela transição feita com muito amor neste momento.

Jesus pediu a todos: "Ide por todo o mundo e pregai o Evangelho a toda criatura" (Mc 16, 15) e temos a nítida certeza de que a Carta Mensal é um canal de evangelização, canal que traz conteúdos e exemplos de vida, compartilhados pelos irmãos, que apoiam e enriquecem a caminhada de todos nós equipistas de Nossa Senhora.

Que Jesus, pela ação do Espírito Santo, possa continuar fazendo da Carta Mensal um canal da Graça de Deus. Fiquem bem, fiquem com Deus!

Juliana e Fábio CR Secretaria
SUPER-REGIÃO BRASIL
Mirna e Sildson CR Carta Mensal
6 CM 555

Salve, meus queridos irmãos e irmãs equipistas.

Eu sou o padre Antonio Torres, 21 anos de sacerdócio, 19 anos dedicados às Equipes de Nossa Senhora. Estou na paróquia São Pedro e São Paulo, da diocese de Campo Limpo, cidade de São Paulo. No momento, também estou como Conselheiro Espiritual do Setor B da Região São Paulo Capital I e neste Setor acompanho 3 equipes de Nossa Senhora.

Fui convidado para ser o Conselheiro Espiritual da Carta Mensal e peço as

BOAS-VINDAS

orações de todos vocês. A Carta Mensal é um grande veículo de comunicação de norte a sul do país, como também no mundo.

Rezem por todos nós que fazemos parte da Carta Mensal. Que Deus nos abençoe.

Queridos Equipistas,

A paz de Cristo!

Somos Graciete e Lindomar, casados há 31 anos, temos 4 filhos. Estamos no Movimento há 19 anos, na Equipe Nossa Senhora do Silêncio, Setor Planaltina, Região BSB I. É com muita alegria que recebemos a missão de servir às Equipes de Nossa Senhora, como Casal Responsável da Província Centro Oeste. Costumamos dizer que: “Não temos nem ouro e nem prata, mas o que temos ofertamos em nome de Nosso Senhor Jesus Cristo", que é o nosso amor e obediência ao Movimento. Ao nosso querido Casal amigo, Meire e Gilson, que nos antecedeu, nosso carinho e respeito por tudo que realizaram. Padre Paulo Renato, Pároco da Paróquia

Nossa Senhora das Dores, em Brasília/DF, com 22 anos de Sacerdócio, 13 anos no Movimento e, estando, atualmente, na condução espiritual de 4 equipes, da Região Brasília I, é quem nos acompanhará na missão de SCE da Província, a ele externamos nossa gratidão.

"O impulso do Espírito haverá de nos levar e animar, quer estejamos a caminhar, ou a trabalhar, ou a falar. Ou até mesmo a dormir." Pe Caffarel

Abraço fraterno!

Pe. Antonio C. Torres SCE Carta Mensal Graciete e Lindomar CRP Centro Oeste
SUPER-REGIÃO BRASIL
Pe. Paulo Renato SCEP Centro Oeste
CM 555 7

BOAS-VINDAS

Caríssimos equipistas, Somos, Marilda e Marcos, casados há 33 anos e pais de Mariane, Gabriel, com dois netos, Felipe e Ana Clara como genro e nora, residimos em Lorena, SP. Há 13 anos, integramos as Equipes de Nossa Senhora, somos da equipe N.S. Aparecida do Setor Lorena.

Nesse ano de 2023, quando nos preparávamos para concluir nossa missão como CRR, Deus nos surpreendeu com um novo chamado: assumir a responsabilidade como CRP Sul I. Embora nossa fé nos impelisse a responder "sim" de imediato, nossa razão nos aconselhou a refletir mais. Após muita oração e reflexão, percebemos claramente o chamado.

Um simples aceno de cabeça entre nós selou nossa decisão, aceitamos o chamado do Senhor sem hesitação. O Padre Vanzella, nosso conselheiro na Região, ao saber de nossa resposta, nos ligou e com muita alegria aceitou ser nosso SCEP.

Que Nossa Senhora Aparecida rogue a seu Filho pelo nosso serviço às Equipes de Nossa Senhora e nos ajude a trilhar o caminho de santidade.

Marquinhos
SUL I
Marilda e
CRP
SUL
Pe.Vanzella SCEP
I
SUPER-REGIÃO BRASIL 8 CM 555

Colégio Nacional das Equipes de Nossa Senhora

25 a 27 de agosto Amor, Responsabilidade e Emoção!

E foi assim que aconteceu o Colégio Nacional das Equipes de Nossa Senhora 2023. Estivemos reunidos no Mosteiro de Itaici entre os dias 25 e 27 de agosto para celebrar a transitoriedade das Equipes de Nossa Senhora onde os novos Casais Responsáveis e Conselheiros da Super-Região Brasil, de duas províncias e de algumas Regiões assumiram a missão, tomando posse e receberam a vela que simboliza a Luz de Cristo nas Equipes de Nossa Senhora. Toda Transitoriedade é de grande importância para nosso Movimento, pois é um momento de renovação e de esperança que também traz novos desafios e oportunidades.

Iniciado o Colégio com a Celebração Eucarística presidida por Dom Moacir Arantes, marcado por muita emoção, acolhimento e envio.

Da mesma forma, iniciamos as atividades do sábado alimentados pela Celebração Eucarística presidida por Dom Henrique Aparecido de Lima, SCER Mato Grosso Sul II e ao longo do dia todos receberam diretrizes para o ano de 2024, sendo apresentado o Tema e o Lema que nortearão nossa caminhada no ano de 2024. Nos grupos de reflexão os participantes trocaram

ideias e partilharam exemplos vividos, essa troca enriqueceu o entendimento dos assuntos abordados.

No domingo a Celebração Eucarística foi presidida pelo novo SCE Super-Região Brasil, Padre Toninho, foi realizado o momento de envio onde todos os responsáveis renovaram o ardor missionário sob as bençãos de Nossa Senhora Aparecida. Momentos indescritíveis de muito amor, responsabilidade e emoção marcaram mais uma vez a transitoriedade de nosso Movimento. Os novos responsáveis buscam motivar e guiar-nos no caminho da fé e do amor. Eles são escolhidos por Deus e são chamados para servir o seu povo. Por isso pedimos a luz do Espírito Santo sobre todos os responsáveis, que Deus lhes conceda a ciência, sabedoria e discernimento nesse novo caminhar.

SUPER-REGIÃO BRASIL ACONTECEU
CM 555 9

Dia Nacional de Oração pela Causa de Canonização do Servo

de Deus Padre Henri Caffarel

No livro do Padre Henri Caffarel, Profeta do Matrimônio, Pe. Paul-Dominique Marcovits OP, dominicano, primeiro postulador da Causa, faz uma descrição dos pensamentos e atitudes do Padre Henri Caffarel onde conseguimos entender a sua busca em fazer a vontade de Deus em sua vida e como este profeta para nosso tempo nos inspira a fazer o mesmo em nossas vidas.

Jesus disse: “Meu alimento é fazer a vontade daquele que me enviou e completar a sua obra. Não dizeis vós que daqui a quatro meses chegará à colheita? Pois bem, eu vos digo: Levantai os olhos e olhai os campos já brancos, prontos para a colheita, (Jo. 4, 34-35).

Ardor, vigor do Padre Henri Caffarel. Luz de sua presença: ele, pequeno, frágil, seu alimento é fazer a vontade de Deus. É disso que ele tem fome. Quando o Cardeal Lustiger o chamou de “profeta para o nosso tempo”, ele não disse que o Padre Caffarel

adivinhava o futuro. Não. Um profeta é aquele que busca a vontade de Deus, aquele cuja paixão consiste em descobrir o desígnio de Deus que está se realizando nos corações e nos acontecimentos dos homens. Um profeta é também aquele que tudo faz para fornecer a realização desse desígnio de Deus no mundo. Este é fundamentalmente o Padre Henri Caffarel. Ele procurava Deus em cada pessoa. Seu olhar era penetrante, não um olhar indiscreto, mas um olhar com interesse profundo e respeitoso.

No dia 18 de setembro de 2023, data em que celebramos os 27 anos de falecimento do Padre Henri Caffarel, a Super-Região Brasil em unidade com todo o Movimento organizou o Dia Nacional de Oração pela Causa de Canonização do Padre Henri Caffarel. Foi uma programação bastante intensa e com a participação dos Equipistas de todo o Brasil. Com a programação desse dia iniciando o Terço meditado às 07h00 e 15h00,

ACONTECEU
SUPER-REGIÃO BRASIL 10 CM 555

oramos pela Causa de Canonização do Padre Caffarel, mas também por todos os Equipistas, seus filhos, seus pais, seus parentes que neste momento precisavam de oração para pronto reestabelecimento da saúde.

Juntos e unidos em oração, esse é o fruto da Espiritualidade Conjugal e convidamos a todos a continuarem rezando pelas intenções colocadas durante o terço. Cremos em Deus e na Sua Graça sobre todos nós e os nossos.

Durante o terço, em cada dezena, além do mistério, meditamos também sobre a vida do Padre Henri Caffarel.

Às 12h00 e 18h00 nos unimos no Ângelus e na Oração pela Causa de Canonização do Padre Caffarel.

Às 20h00 na Paróquia Nossa Senhora do Carmo, na cidade de Votorantim, tivemos a Celebração Eucarística presidida pelo Padre Toninho, SCE da Super-Região Brasil com a participação de Conselheiros Espirituais,

Equipistas da Província Sul I e muitos equipistas da Super-Região Brasil que participaram de forma online pela transmissão ao vivo.

Alimentados pela Palavra de Deus e pela Eucaristia, confiamos a Ele mais uma vez essa Causa tão especial. Agradecemos a todos que vivenciaram esse dia tão importante de oração e celebração em memória daquele que aos 20 anos percebeu que era amado por Cristo e que O amava.

Possa o Padre Caffarel nos guiar ainda hoje na descoberta da vontade de Deus! Deus quer sempre que possamos viver na Sua presença, no seguimento de Cristo, na comunhão do Espírito Santo.

Sejamos cheios de esperança e olhemos os campos já brancos para a colheita.

SUPER-REGIÃO BRASIL
CM 555 11
Katia e Alexandre CR Causa de Canonização Padre Henri Caffarel

Tema do ano: Capítulo VIII

Eles não têm mais respeito à Criação

O processo de globalização reforçou a consciência de que o planeta Terra é a nossa casa comum e o Papa Francisco na Carta Encíclica LAUDATO SI lembra-nos que Deus criador da casa comum fez-nos interligados, conectados uns aos outros, independentemente de onde vivemos ou trabalhamos, pois o ser humano não está dissociado da Terra ou da natureza ("nós mesmos somos terra", conforme Gn 2,7).

Coube a nós, seres criados à imagem e semelhança de Deus, a tarefa de zelar, cuidar e administrar as maravilhas da nossa casa comum, colaborando cada qual no seu espaço com uma casa comum socialmente mais justa, fraterna e ambientalmente mais solidária e sustentável.

Somos guardiões da Criação, como bem enfatizou alguns pontífices, como João Paulo II, em REDEMPTOR HOMINIS, 1979, afirma: "Era vontade do Criador que o homem comunicasse com a natureza como dono e guardião, inteligente e nobre, e não como explorador e destruidor". Bento XVI, em CARITAS IN VERITATE, 2009 diz: "A natureza está à nossa disposição não como um monte de lixo espalhado por acaso, mas como um dom do Criador que traçou os seus ordenamentos intrínsecos dos quais o homem há de tirar as devidas orientações para guardar e cultivar".

"Viver a vocação de guardiões da obra de Deus não é algo de opcional nem um aspecto secundário da experiência cristã, mas parte essencial de uma existência virtuosa". (LS 217)

Também na LAUDATO SI', Papa Francisco chama Nossa Senhora de "A Rainha de toda a Criação", de fato ela é a intercessora maior que, assim como gerou e cuidou do menino Jesus, também cuida de toda a Criação. Inspirados no exemplo da perseverança de Nossa Senhora somos convidados a viver nossa fé cuidando da nossa casa comum. Trata-se de nossa missão diante da Criação na verdade, que consiste em colaborar com o Criador, para que as criaturas possam continuar existindo e glorificando a Ele, não permitindo que a obra criacional seja desrespeitada, destruída e mutilada, mesmo porque fazendo isto colaboraremos com a nossa própria existência.

Mas também temos consciência que mesmo que todos os que tem fé passem a ter atitudes ambientalmente corretas não seria suficiente para conter problemas como a crise climática e a poluição. Isso porque as principais decisões que impactam a disponibilidade de energia renovável e práticas sustentáveis não são tomadas por indivíduos, mas por governos e grandes corporações.

Fazemos parte da criação. Estamos dentro dela e não acima dela. O mundo não nos pertence, pertence a Deus, criador de tudo e de todos, cabendo-nos realçar a esperança e crer que o mundo fraterno, justo e de paz é passível de ser construído.

SUPER-REGIÃO BRASIL
12 CM 555

Discernimento "Casal Responsável de Equipe"

A pandemia do Covid-19 veio e nos afastou de tudo e de todos, com as Equipes de Nossa Senhora não foi diferente. O Movimento precisou ousar e lançar mão dos encontros virtuais, que foram bons, mas faltava o encontro do corpo a corpo, do olho no olho.

Neste processo fomos tomados de um desânimo e vontade de desistir, abandonar tudo, mesmo tendo consciência que a Equipe, os Pontos Concretos de Esforço, as Formações foram de suma importância para a solidificação do nosso matrimônio. A vontade de desistir imperava!

Chegado o momento do Discernimento para escolha do Casal Responsável da Equipe, momento este de muita oração, de se abrir ao Espírito Santo e pedir que Ele apontasse o casal que iria dedicar-se ao serviço conduzindo e animando a Equipe no ano de 2023. Claro, que neste momento, jamais pensávamos que poderíamos ser este casal, mas continuamos em oração, pedindo luz e imaginando o casal que indicaríamos. Reunidos em oração, no momento de iniciar o discernimento, eu e meu esposo, tomados pela luz do Espírito Santo, pedimos aos irmãos de caminhada que nos dessem a oportunidade de servirmos como CRE, pois acreditamos que o serviço é a melhor forma de motivar a todos nós de equipe nesta retomada da caminhada. Nossos companheiros nos aplaudiram e permitiram-nos viver esta bela empreitada de CRE num espírito missionário, em busca do "sangue novo".

Se, entre as funções do CRE, que é servir, está a de animar a Equipe, primeiro precisávamos nos animar. Hoje vemos que foi a melhor decisão que tomamos! Estamos revigorando nosso espírito de serviço, enxergando o apelo do Senhor a que nos tornemos disponíveis para que Ele possa agir por nós, através de nós e em nós. E que possamos refletir este apelo do Senhor, sob a luz do Espírito Santo, com Maria à frente para juntos, envolver toda a Equipe para seguirmos numa relação de entreajuda fortalecendo o espírito de Equipe, de serviço, de amor ao próximo, de oração e de fortalecimento da fé reluzindo o brilho que a vivência dos PCEs nos garante. Somos responsáveis por mantermos nossa Equipe em harmonia e com vontade de estar avante na caminhada, mas somos antes, responsáveis por transmitir o quanto Deus está conosco, o quanto o serviço nos permite estar com Ele, pois só com Ele somos capazes de sermos perseverantes no amor a Ele, à Equipe, à comunidade.

Em tempos de discernimento do CRE devemos nos fechar em oração e abrirmos à vocação, ao serviço, à graça, pedindo ao Espírito Santo que nos ilumine para a melhor escolha daqueles que nos conduzirão por um ano com dedicação, alegria, disposição e amor!

Ser CRE, muito além das tarefas, é o prazer de servir com Deus para nosso crescimento e de nossa Equipe! É uma oportunidade única! Não se prive desta oportunidade!

Geovana e Breno ENS das Graças Província Leste II

SUPER-REGIÃO BRASIL
CM 555 13

Reunião de Balanço: O Vinho Novo

É tempo de agradecer! É tempo de revisitar o que se viveu e decidir dar vida a vida que desejamos fazer florescer!

A Reunião de Balanço nos revela o avanço na vivência dos Pontos Concretos de Esforço e de toda a proposta do Movimento das ENS. Como membros cristãos de uma Equipe, unidos pelo Sacramento do Matrimônio e alicerçados pelo Sacramento da Ordem, na Reunião de Balanço reafirmamos o nosso 'Sim' à construção de uma história de amor, de conversão, de transformação e de renovação, tornando-nos uma vinha vivaz e aberta, rica de frutos e de esperança para todos.

É tempo de refletir sobre como nós testemunhamos os Ensinamentos de Cristo! Rever o percurso realizado e perceber os progressos em nossa vida pessoal, matrimonial, cristã e em Equipe.

Estamos semeando e sendo a boa semente na vinha do Senhor? Estamos contribuindo para que a nossa equipe seja uma videira frondosa com belos ramos e doces frutos? Buscamos ter um coração disponível para acolher os chamados do Senhor como graça servindo ao Movimento e à Igreja? Nos deixamos apaixonar pela missão de comunicar o amor de Deus a outros casais e famílias?

Muitas foram as oportunidades oferecidas pelo Movimento a todos nós no decorrer do ano para aprofundar a nossa fé,nos formarmos sobre a sua disciplina e pedagogia, fortalecermos o nosso sentimento de pertença e percebermos quais os vinhos nos são essenciais e aqueles que ainda nos faltam nesse caminho de santidade.

Muitas são as reflexões e muitas serão as respostas, mas o mais importante, o essencial, é enxergarmos a Reunião de Balanço como uma oportunidade para ajustarmos a rota e sermos conduzidos e iluminados para uma vida de santidade, através do Carisma do Movimento, que é a Espiritualidade Conjugal, e da vivência da sua Mística, que é estarmos Reunidos em Nome de Cristo, darmos Testemunho e praticarmos a Ajuda Mútua.

Alegremo-nos com as conquistas que Deus nos permitiu realizar e retomemos fervorosamente os esforços pelos caminhos santos do Senhor, confiantes que Jesus caminha conosco edificando o nosso ser e a nossa vida.

Conscientes da necessidade de renovar todos os dias o nosso discipulado e o nosso ardor missionário, aproveitemos a Reunião de Balanço para permitir que aflore em nós o desejo de aprimorar a nossa espiritualidade, de buscar e beber o Vinho Novo do Reino de Deus, abandonando o velho vinagre, nos enchendo do Seu Espírito e sendo uma vinha inspirada a produzir frutos saborosos, que almeja uma Vida Nova em odres novos.

Abramos os nossos corações ao agir de Deus para que o Vinho Novo seja o frescor para os desertos da vida e a alegria das trilhas de Seus santos caminhos!

Lu e Marcelo CR Província Leste II SUPER-REGIÃO BRASIL
14 CM 555

Fratelli Tutti V – A Solidariedade e a Gratuidade

Prosseguindo nossa reflexão a partir da Carta Encíclica Fratelli Tutti, olhando para as nossas relações do dia a dia,e,revisitando a afirmação do Papa Francisco de que o ser humano encontra a sua plenitude no dom de si mesmo ao outro e só encontra a sua própria verdade no encontro com os outros, aprofundemos os conceitos de solidariedade (114-116) e gratuidade (139-140) apresentados pelo Papa. A solidariedade, "como virtude moral e comportamento social, fruto da conversão pessoal, exige empenho por parte duma multiplicidade de sujeitos que detêm responsabilidades de carácter educativo e formativo", nessa tarefa o Papa destaca a Família, como primeiro lugar onde se vivem e transmitem os valores do amor e da fraternidade, da convivência e da partilha, da atenção e do cuidado pelo outro; mas, também, o espaço privilegiado para a transmissão da fé, a começar por aqueles primeiros gestos simples de devoção que as mães ensinam aos filhos. Em seguida, o Papa destaca o papel dos educadores e formadores, dos agentes culturais e meios de comunicação social sobretudo em nosso tempo, que se difunde o acesso a instrumentos de informação e comunicação.

Nesse tempo, em que tudo parece diluir-se e perder consistência, o Papa afirma que "faz-nos bem invocar a solidez, que deriva do facto de nos sabermos responsáveis pela fragilidade dos outros na procura dum destino comum”. A solidariedade manifesta-se como serviço, que significa cuidar da fragilidade. "Cuidar dos frágeis das

nossas famílias, da nossa sociedade, do nosso povo". O serviço é concreto, "fixa sempre o rosto do irmão, toca a sua carne, sente a sua proximidade e, em alguns casos, até "padece" com ela e procura a promoção do irmão". A solidariedade é maior que gestos esporádicos de generosidade, "é pensar e agir em termos de comunidade, de prioridade da vida de todos sobre a apropriação dos bens por parte de alguns”.

A gratuidade segundo o Papa é: fazer coisas, pelo simples fato de serem boas, agir sem esperar êxitos ou algo em troca, incluir todos os estrangeiros, não só aqueles que trazem benefícios palpáveis. "Quem não vive a gratuitidade fraterna, transforma a sua existência num comércio cheio de ansiedade: está sempre a medir aquilo que dá e o que recebe em troca". Toda a cultura saudável é, por natureza, aberta e acolhedora.

"Acabo de falar-lhe do cristão que vive da esperança, como se estivesse isolado, mas ele está imerso na Criação imensa, sabe-o, querendo ser solidário com todos os seres” (Presença de Deus, p. 148), o Pe. Caffarel, nos diz que a união com Deus nos torna capazes de gerar gestos de solidariedade, pois não estamos só, a comunhão com Deus é comunhão com os irmãos e irmãs, experiência que cada equipista é chamado a viver de modo bem concreto na hospitalidade, na acolhida, na gratuidade... deixemo-nos conduzir pelo amor de Deus e atentos ao exemplo de Maria, na festa de Caná.

IGREJA CATÓLICA
CM 555 15
Pe. Antônio Élcio de Souza Província Sul II

Uma palavra de Proximidade

Vamos fazer uma pequena apresentação. Estamos casados há 48 anos, temos 4 filhos, uma nora, um genro e 3 netos. Vivemos em Brasília, e estamos no Movimento das ENS há 44 anos. Somos da Equipe 19, Nossa Senhora das Famílias, do Setor C, Região Brasília I, da Província Centro-Oeste. Desde julho de 2018 somos membros da Equipe Responsável Internacional – ERI.

Integram atualmente a ERI, 7 casais e um Sacerdote Conselheiro Espiritual. Nos reunimos 3 vezes ao ano, sendo que uma reunião costuma ser realizada no Secretariado Internacional, em Paris; outra reunião é itinerante, em alguma das Super Regiões (SRs); e outra reunião coincide com a reunião do Colégio Internacional.

Em julho passado, esta reunião do Colégio Internacional foi realizada em Aparecida, sendo que toda a organização da infraestrutura foi confiada à Super-Região Brasil, a quem agradecemos novamente, em nome da ERI

e do Colégio, pois representou uma grande benção para todo o Movimento das ENS.

A reunião da ERI, que antecedeu o Colégio, decorreu em um clima de muita oração e fraternidade, e além dos assuntos da extensa pauta, houve dois momentos dedicados a encontrar, se reunir e escutar a SR anfitriã: a primeira, em frente ao Santuário, onde tivemos uma magnifica demonstração da exuberância e alegria da SR Brasil, com a reza do terço, seguida da Santa Missa, em que equipistas brasileiros chegaram em caravana para este momento de encontro e oração – uma maravilha! E, a segunda, uma reunião com toda a equipe de serviço da SR e com os casais provinciais, onde pudemos, após as apresentações de todos, trocar ideias sobre várias perguntas que foram colocadas – uma oportunidade para, de ambos os lados, nos conhecer melhor e nos acarinhar.

CORREIO DA ERI
16 CM 555

A reunião do Colégio Internacional ocorre uma vez ao ano (mês de julho, em geral na segunda quinzena do mês), e reúne a ERI, os Casais Responsáveis das Super Regiões e Regiões ligadas à ERI, e seus Sacerdotes Conselheiros Espirituais.

Estende-se por uma semana e possui os seguintes objetivos: trabalhar as orientações de vida do próximo ano equipista; proporcionar um encontro pessoal de todos os responsáveis das SRs e RRs; favorecer um momento de oração em conjunto, de ajuda mútua, de troca de informações, vivências e experiências, e de animação. Aprova-se, de forma colegiada, o novo orçamento anual da ERI e a prestação de contas do ano anterior; e definem-se subsídios ou subvenções para projetos importantes de SRs e RRs mais necessitadas.

Foram momentos únicos, vividos ali, na Casa da Mãe Aparecida, em que se mesclou celebrações eucarísticas,

momentos de formação, testemunhos, muita fraternidade e alegria, tudo embalado pelo carinho e presteza incondicionais da equipe de serviço da SR Brasil.

Ademais, no Colégio ocorre a passagem de serviço, quando há troca de novos responsáveis, como se deu com a SR Brasil. Lú e Nelson completaram os 5 anos de serviço como casal responsável, juntamente com D. Moacir, e Rose e Rubens assumiram para o período que vai até julho de 2028, com o apoio e a colaboração Pe. Toninho.

Queremos desejar ao novo casal responsável e a seu SCE, juntamente com toda a equipe de serviço, uma profícua e abençoada gestão. Que nossa Mãe Maria os cubra com seu manto protetor, na certeza de que o Senhor sempre faz maravilhas. Por isso, santo é o seu nome!

Mariola e Elizeu Calsing

Casal Responsável pelas Equipes Satélites e Casal ERI Ligação das SR Brasil e Hispano América Sul

CORREIO DA ERI
CM 555 17

Ponto Concreto de Esforço - PCE Retiro

Reservar, todos os anos, um tempo suficiente para se isolar diante do Senhor, num retiro que permita uma reflexão sobre sua vida na presença de Deus.

O Padre Caffarel encorajava sempre os casais a fazerem o Retiro, e ele dizia: "Consagramos tempo demais a nós mesmos e tão pouco a Cristo".

E foi com muita alegria no coração que iniciamos a nossa participação em mais um Retiro, e desta vez, como organizadores e participantes, pois estamos à serviço do Movimento como Casal Responsável de Setor.

Quanta emoção ver os casais chegando na sexta-feira já no finalzinho da tarde, com um lindo pôr do sol acontecendo, e cada um trazendo, além das bagagens, a expectativa de um encontro com Deus e a alegria em poder participar de mais um Retiro. Dava para ver a emoção de cada casal ao deparar com o ambiente devidamente ornamentado e preparado com muito carinho pelo Colegiado, para o casal ter os seus momentos de encontro e oração.

Havia um lindo terço feito em madeira onde se destacava nas contas a foto de cada casal participante. Daí a pouco, chegou o pregador do Retiro, Padre Adriano, SCE, com muita disposição, tocado pelo Espírito Santo, para nos ofertar momentos maravilhosos de orientação e oração. E após acomodar os casais, tocamos o sino para convidar a todos para a Santa Missa de acolhida, e em seguida, após um delicioso jantar, fomos para a sala de palestras para

a primeira colocação e apresentação do Padre Adriano e as orientações do CRS. E assim teve início o nosso Retiro com o Tema: "Maria Santíssima, modelo para os cristãos de fé integra, de esperança sólida e de caridade sincera" ( LUMEN GENTIUM ).

No sábado, fomos acordados logo que o sol nasceu, e nos dirigimos para a Capela para participamos da celebração da Santa Missa. Durante as palestras o pregador do Retiro, com muita propriedade e conhecimento, nos fez refletir sobre a importância de conhecermos a vida de Maria, a Mãe de Jesus, e depois de cada palestra saíamos para praticar os PCEs, devidamente alimentados pela Palavra de Deus e em um ambiente de muita natureza, muita paz, e onde nós, como casais, tivemos mais uma vez, a oportunidade de nos encontrarmos com Deus.

Participamos do Santo Terço, da Adoração ao Santíssimo, seguida de uma linda procissão luminosa, em silêncio, e uma maravilhosa reflexão de nossa vida de Cristão feita pelo SCE, finalizando com a benção do Santíssimo. Na manhã seguinte, tivemos a oração das Laudes e a Santa Missa de envio.

E mais uma vez, agradecemos pelas graças de poder participar em casal desse PCE tão importante para a nossa caminhada rumo à santidade.

“Tudo posso naquele que me fortalece”

Filipenses 4,13

PARTILHA E PCE
18 CM 555

Ponto Concreto de Esforço - PCE Oração Conjugal

A Oração Conjugal se tornou para nós algo essencial, vital em nosso matrimônio. Ao longo destes 18 anos de Equipe de Nossa Senhora e há 15 anos na Pastoral Familiar de nossa comunidade aprendemos a rezar em casal e reaprendemos, buscando um momento mais propício para falar com Deus, a dedicar um tempo maior para o nosso diálogo com o Senhor. Temos consciência da necessidade vital e diária e dos bons frutos desta colhidos na nossa vida matrimonial e familiar.

Todas as manhãs em nosso café com Jesus e Maria, nossos convidados de honra, a mesa posta na primeira refeição do dia, agradecemos o dom da vida, por nos permitir mais um dia, com as alegrias e os pequenos dissabores que nunca faltam, que é inerente a nossa vida cotidiana. Mas os frutos são maiores, os projetos de vida a dois são sempre abençoados. Um dos momentos mais importante de nossa vida conjugal que podemos relatar, é que através da Escuta da Palavra, Meditação e Oração Conjugal, em meio às dificuldades e desafios de casal "... submetei e multiplicai vos...", Deus nos permitiu engravidar.

Já se passavam nove anos de vida matrimonial e a fertilidade tão almejada não acontecia, nesta busca fatigante, entre exames, expectativas frustradas e idas e vindas nos consultórios médicos, fizemos a melhor opção de entregar tudo nas mãos de Deus, que

fosse feita a Sua vontade, optamos por dobrar os joelhos com fervor e esperança, acreditando na solicitude do inefável.

Hoje, vivenciamos a dinâmica do Estudo do Tema, tão propício para as nossas carências: "Eles não têm mais vinho!", "Eles não têm mais teto!", ...

Nós não tínhamos filhos, nossos Irmãos de Equipe, nosso Conselheiro, nos ajudaram em muito em suas orações e aconselhamentos, compadeceram-se de nossa causa e se tornaram também lâmpadas para nossos pés nesta caminhada.

Em 2009, a graça de Deus nos bateu à porta, em nossos braços Ele nos concedeu nossa primeira filha Maria Luíza. Cinco anos depois, não diferente das dificuldades da primeira gestação, fomos agraciados com a Thamara, nossa segunda filha. Estas bênçãos nos complementam permitindo que a nossa família seja uma Igreja Doméstica.

Este é um testemunho de fé em meio a um cenário improvável, o Milagre emerge, um milagre de todos os dias no mistério da vida.

Assim, sempre testemunhamos a importância da Oração Conjugal para os jovens casais que buscam o Sacramento do Matrimônio, pois foi através dela que construímos nossa casa sobre a rocha, como o homem prudente. Amém!

PARTILHA E PCE
CM 555 19
Rosa e Itamar ENS do Sagrado Coração Província Leste II

Padre Caffarel: caminho conjugal para os céus

Hoje nos é ofertado uma grande graça, Por intermédio de Maria.

O Senhor nos abraça, É Ele que nos dá essa alegria

Um bondoso padre Vem nos mostrar o caminho, Pra surpresa; esse milagre Só pode ser intercessão da Virgem Maria

O nome do padre é Caffarel, O enviado de Deus.

Sua missão é levar aos céus, Os casais que acolheu…

Com sabedoria e amor Brilham as Equipes de Nossa Senhora.

A Deus nosso temor, Por esse Movimento que se aflora…

Movimento das Equipes de Nossa Senhora, Tem carisma forte e sedutor, Levanta os casais agora, Pra viver a vontade do Senhor…

Movimento sério e exigente, Tem muitas ferramentas trabalhadas, Para que o casal, boa gente, Chegue a Santidade almejada…

Os PCEs são o caminho, Pro casal lutador. Não existe outro ninho, Pra engrandecer esse amor…

PCEs inteligentes

Precisamos mencionar, Para os casais valentes

Abaixo vamos anunciar…

A Palavra de Deus

O coração tem que tocar, Para que a Meditação, Na alma do casal venha deslumbrar…

A Oração Conjugal

É de grande significado, Tem que ser feita pelo casal Pra valer o recado…

Dever de Sentar-se parece difícil. Sentar é ter tempo e paciência, Pra transformar tudo fácil, E melhorar a convivência

Eis a Regra de Vida, Um bem salutar. Que nasce da torcida, De que tudo pode mudar…

Ferramentas expostas, Com orgulho vem fechar, Apresentando o Retiro, Que é um bem espetacular

Movimento das Equipes de Nossa Senhora não temos mais o que falar, Ao Deus de nossas vidas, Casais de união fortalecida, Juntos, temos que aclamar…”

Eliana e José Geraldo ENS Desatadora dos Nós Província Leste II

PARTILHA E PCE
20 CM 555

Regra de Vida, um PCE a ser vivido em fases

Como é rico o nosso Movimento, que nos proporciona tantas formas de nos aprimorarmos espiritualmente e como pessoa, melhorar nossos relacionamentos, não só conjugal, mas também familiar e fraternal.

Dos Pontos Concretos de Esforço, não podemos dizer que um é mais importante que outro, valorizar um mais em detrimento de outro, mas a Regra de Vida representa para nós, a forma mais concreta de podermos ser melhores cristãos. Cada fase de nossa vida exigiu de nós propósitos e esforços distintos, levando-nos a propor regras alinhadas com estes momentos, sem deixar de considerar a importância de que este Ponto Concreto de Esforço seja praticável e que sua vivência e progresso sejam perceptíveis.

Conforme o livreto sobre a Regra de Vida, esta compreende os pontos sobre os quais cada membro do casal decide pessoalmente concentrar seus esforços, a fim de melhor seguir sua direção de crescimento e responder com alegria ao chamado de amor que Deus lhe dirige.

Deus em sua Palavra já nos orienta um caminho de vida e esforço em direção ao nosso próximo: "Eu disse isso a vocês, para que minha alegria esteja em vocês e a alegria de vocês seja completa. O meu mandamento é este: amem-se uns aos outros, assim como eu amei vocês" (Jo 15, 11 -12).

Também no documento "O que é uma Equipe de Nossa Senhora", de

1976, a liberdade de se fixar, pessoalmente e em casal, uma direção de crescimento é reforçada. "As Equipes de Nossa Senhora não impõe a seus membros uma espiritualidade determinada: querem simplesmente ajudá-los a trilhar como casal o caminho traçado por Cristo".

Estamos numa fase da vida em que uma de nossas Regras de Vida está relacionada aos nossos pais já bem idosos, sendo comum ao casal. O fato de ser uma regra comum, ela é naturalmente mais bem vivenciada, pois nos ajudamos mutuamente e podemos motivar um ao outro. Buscamos fazer um acompanhamento e avaliação da evolução de nossas regras, no momento de nosso Dever de Sentar-se.

Com a invocação ao Espírito Santo de Deus e a intercessão de nossa querida mãe Maria, este ponto concreto muito tem nos fortalecido e amparado perante as dificuldades.

Cris e Alfredo CRS Juiz de Fora A Província Leste II

PARTILHA E PCE
CM 555 21

Nossa Senhora da Conceição Aparecida

Comemora-se no dia 12 de outubro a Solenidade da Padroeira do Brasil, Nossa Senhora da Conceição Aparecida. Sua história começa em 1717 através da pesca milagrosa de uma pequenina Imagem de Nossa Senhora da Conceição. Desde então, a história desse evento tem sido marcada por fatos extraordinários e miraculosos. Um número sem fim de milagres recebidos pelo povo brasileiro, graças à poderosa intercessão de Nossa Mãe, Maria Santíssima faz daquele lugar uma verdadeira referência da fé do povo dessa imensa Nação.

A imagem vinda das águas turvas e profundas do rio do Porto Itaguaçu trouxe para o povo católico brasileiro, a oportunidade de contar a sua história de fé, a partir de um símbolo muito frágil, porém, muito representativo.

Neste país de tantas opressões cometidas pelas classes sociais, culturais e étnicas, devemos olhar para este símbolo de fé e,vermos como Deus fala em meio a sinais tão pequeninos e desprovidos de grandezas e suntuosidades. A imagem de Nossa Senhora veio fragmentada nas redes, talvez para lembrar ao povo desta nação que nós precisamos nos unir mais para alcançarmos grandes ideais. Se ganha credibilidade quando a união, o diálogo e o entendimento permeiam as relações, as estruturas e as convivências humanas.

A negra imagem lembra ao povo desta terra o quanto a cor da pele foi e ainda tem sido motivo de tanto sofrimento pelo preconceito. A Imagem que foi buscada nas profundas águas nos

remete a realidade que devemos também nós, trazer a dignidade humana à tona, mediante "a pesca" da busca do interior de cada ser humano. O ser não se define pela sua cor de pele, mas sim pela sua dignidade e seus valores interiores.

Nossa Senhora Aparecida foi pescada por mãos hábeis de rudes homens pescadores. A sabedoria daqueles pescadores consistia na persistência e na procura contínua de melhores pescas. Localizar "os portos" das qualidades humanas, "pescar" os sentimentos, no profundo rio da interioridade humana é atividade, exercida por aqueles que se deixam conduzir por suas experiências e vivências, provadas na rudez dos pecados e na habilidade do fiel anseio por mudanças em nós, nos outros e em tudo o que nos envolve.

É tão interessante chegar a Deus por Maria. Mas isso só é possível porque no seu Infinito Poder, Deus é condescendente com a pequenez humana tão presente na pessoa de Nossa Senhora. Ter a humildade e a simplicidade de Maria, a mãe de Jesus, é fundamental para a nossa experiência de Deus. Quanto mais a vemos assim, parece-nos mais possível obtermos a graça que pedimos por sua generosa intercessão. Assim a vemos tão perto de nós e os seres humanos tão próximo uns dos outros.

Viva Nossa Senhora Aparecida! Viva o Povo Brasileiro!

DATAS RELIGIOSAS
22 CM 555

Universal Caminho da Santidade

No mês de novembro se celebra, certamente, uma das solenidades mais "católicas", no sentido originário do termo, que significa "universal". Pois, nos aponta a universalidade da santidade: Todos os Santos.

Na Solenidade de Todos os Santos, a Igreja proclama para nós, as Bem-aventuranças (Mt 5, 1–12). Assim como o Pai-Nosso, é consenso no estudo bíblico (exegese), que este ensinamento, dada à radicalidade e à novidade, provém diretamente de Jesus. Ele contradiz o senso comum de ontem e de hoje que acredita no poder e na riqueza como fontes de felicidade. Jesus, mestre e irmão da humanidade, nos ensina que felizes são os marginalizados pela sociedade. E para anunciar a boa nova a todos, o Filho Unigênito se fez peregrino e pobre. Na leitura do livro do Apocalipse, a liturgia terrena aponta a liturgia eterna: aqueles que identificaram sua vida com a vida de Jesus, circundam o trono do Ressuscitado. Eis o real sentido das vestes alvejadas no sangue do Cordeiro, porque sangue é uma forma de dizer vida (Ap. 7, 2 – 4.9 – 14).

Identificar-se com Jesus, consiste em seguir seu exemplo de compaixão pelos esquecidos e marginalizados pela sociedade. Assim, o verdadeiro cristão é aquele que atualiza a ação de Cristo no mundo. Ele entende que o próximo não é, simplesmente, o familiar, o amigo, o fiel da igreja, o equipista, mas o necessitado, faminto, sem teto, explorado. A melhor síntese da compaixão é o "lava-pés": se eu, que vocês

chamam de Mestre, lavei os seus pés (atitude à época de um escravo doméstico), vão e façam o mesmo! (Jo 13,12 – 17). Bem expressou o artista: o rosto de Cristo está refletido na água suja dos pés lavados. Deus age todos os dias para nos mostrar que somos, indistintamente, seus filhos e filhas. Consequentemente, somos irmãos e irmãs, membros da família do próprio Deus. Infelizmente, o desafio da compaixão tornou-se maior em nossos dias. Muitos cristãos verdadeiros, por insistirem no caminho de santidade, amando a Deus presente no excluído com quem o Senhor se identifica, têm sido insultados, até mesmo por gente que se diz da igreja (Mt 25, 31 – 46). Isto se deve à ignorância acerca dos profetas, do Evangelho, do humanismo, da vida dos santos, da Doutrina Social da Igreja e até mesmo à perda do sentido da compaixão. Ser santo é ser compassivo. Logo, com Sta. Dulce dos Pobres, Sta. Rosa de Lima no cuidado com os doentes, S. Martinho de Lima na luta contra o racismo, incluímos infinitos anônimos. Pessoas, inclusive, com as quais convivemos e nelas enxergamos a transparência do Cristo que abraça a humanidade em seu amor.

"Todos os Santos" é a consciência de que tantos anônimos viveram, como Cristo, a compaixão: tocaram as águas sujas da humanidade.

DATAS RELIGIOSAS
CM 555 23

Encerra-se o Ano Vocacional!

Floresce o mistério escondido no amor e na misericórdia de Deus!

Ao encerrarmos o terceiro Ano Vocacional da Igreja no Brasil, em 26 de novembro de 2023, Solenidade de Cristo Rei, convido você a refletir sobre os frutos colhidos e as sementes que somos chamados a continuar lançando em nossas famílias e comunidades. Mas de maneira especial, dois aspectos precisam ser meditados: como estou buscando viver a minha vocação? Como estou favorecendo o despertar e o amadurecimento vocacional em minha família, equipe e Movimento?

Inspirado pelo tema "Vocação: Graça e Missão" e pelo lema "Corações ardentes, pés a caminho" (Lc 24, 32-33), este Ano Vocacional quis nos ajudar a aprofundar que a origem, o centro e a meta de toda vocação e missão é a pessoa de Jesus Cristo.

Mas quais frutos estamos colhendo ao encerrarmos este Ano Vocacional?

Um fruto perceptível é o do fortalecimento da consciência de que a "vocação" é iniciativa de Deus, é graça e que exige uma resposta. O Ano Vocacional nos ajudou a acolher o chamado de Jesus como graça para que mais e mais corações ardam e que os pés se ponham a caminho, em saída missionária.

No contínuo discernimento vocacional, faz-se necessário uma escuta profunda a exemplo daquela que a jovem Maria de Nazaré teve ao ser visitada pelo Anjo. Continuemos, em nossa vida pessoal, e, na espiritualidade conjugal e familiar, a exercitar a escuta a fim de se encontrar com Deus. Foi assim que Jesus viveu sua missão em meio à humanidade, sempre fazendo a vontade do Pai, conforme Ele

também nos ensinou a rezar na oração do Pai Nosso: "seja feita a Vossa vontade". Comecemos a pedir em nossas orações, como Santo Inácio de Loyola rezava: “Senhor, eu quero o que Tu queres!”. E assim, vivenciaremos nossa vocação, com alegria e espírito de serviço.

E quais as sementes que continuaremos a semear? Podemos relembrar um dos objetivos do Ano Vocacional que foi de “promover a cultura vocacional nas comunidades eclesiais, nas famílias e na sociedade (...) Para que sejam ambientes favoráveis ao despertar de todas as vocações, como graça e missão, a serviço do Reino de Deus”. Mas de maneira muito especial, somos convidados a “intensificar a prática da oração pelas vocações em todos os âmbitos: pessoal, familiar e comunitário", pedindo, principalmente, para que suscite vocações sacerdotais e religiosas em nosso meio, pois a vocação é fruto de famílias e comunidades que rezam.

O Ano Vocacional está terminando, mas a resposta à nossa vocação é diária e nossas orações pelas vocações serão contínuas, pois queremos continuar pedindo "ao Senhor da messe que envie operários para a sua messe" (Mt 9,38).

Pe. Daniel Santini Rodrigues
DATAS RELIGIOSAS
SCEP
24 CM 555

Sentimento de Pertença

O sentido de pertença é lindo de se ver em qualquer lugar ou forma. Seja numa paróquia, numa comunidade ou nas Equipes de Nossa Senhora.

Estamos concluindo nossa missão como Casal Responsável de Setor. Muitas graças alcançamos ao longo desses últimos três anos, uma missão desenvolvida em partes durante a pandemia, mas também através de muitas alegrias compartilhadas. Uma missão que nos alegrou e entristeceu. Entristeceu porque tivemos que nos despedir de uma Equipe do nosso Setor.

A Equipe Nossa Senhora da Guia era uma Equipe já bem madura, seus casais já estavam juntos a mais de trinta anos e aos poucos foi diminuindo a quantidade de casais, ficando quatro casais e dois viúvos. Mas o tempo passou rápido e de repente restaram dois casais e uma viúva. Um dos casais, cuja esposa fez sua passagem era Casal Responsável de Equipe naquele ano, mas ele não quis permanecer no Movimento.De repente tínhamos dois casais e uma viúva. Foi quando um casal nos colocou a seguinte situação: ou vocês nos arranjam casais, ou vamos acabar com a

Equipe. De repente, a situação, que já era difícil, ficou mais complicada ainda. Como arranjar casais com quase oitenta anos de idade para completar a equipe? Mas como dissemos lá no início, o sentido de pertença é lindo de se ver. Ela mesma buscou uma Equipe com o mesmo perfil e situação semelhante fora da nossa Região. Eles nos passaram o contato do CRS e assim iniciamos o processo de fusão das equipes. Foi uma lição para todos nós! Eles poderiam simplesmente optar por desfazer a Equipe e seguirem suas vidas. Mas os quase oitenta anos, naquele momento, se transformaram em seus trinta anos de novo, com um novo fôlego e desejo de continuar a caminhada rumo à santidade conjugal. Foi a primeira vez que houve essa junção: duas Regiões e dois setores realizando tão bela missão! Vimos que o sentido de pertença fez sentido na linda Equipe Nossa Senhora da Guia, que foi continuar a contribuir e receber todas as maravilhas que o Senhor faz em nós!

TESTEMUNHO
CM 555 25

Vivência dos PCEs

Com 29 anos de matrimônio, com os filhos já adultos, começamos nossa caminhada nas ENS. Confesso que não sabíamos que Movimento era este, mas pelo fato de trabalhar a espiritualidade conjugal, mais do que depressa aceitamos. Foi a melhor coisa que fizemos!

Os PCEs foram colocados de forma gradual. E a cada PCE apresentado era uma atitude de vida que gerava mudança, sentíamos o nosso coração mudando um com o outro e com a família.

A Escuta da Palavra e Meditação: Através da leitura diária da palavra percebemos as maravilhas de Deus, como nos transformou, tornou nossa caminhada mais leve, nos aproximamos mais um do outro com respeito e amor, superamos situações difíceis como as crises familiares e doenças.

A Oração Conjugal: Auxilia-nos com as dificuldades vividas na nossa rotina, ajuda-nos a tolerar, a ouvir e procurar ver o que o outro tem de melhor, vivemos a verdade sobre nós mesmos. Ajudou-nos a conhecer mais intimamente e o nosso olhar se tornou mais fraterno e benevolente um com o outro.

Dever de Sentar-se: Trazíamos a necessidade de colocar para o outro todas as nossas frustações e alegrias que tínhamos passado em nossa vida, e com a entrada nas ENS a vontade de conversar se tornou mais forte, momento muito difícil falar de coisas que nos machucaram, então nos abandonamos totalmente em oração, e assim

nos libertamos, momento de muita cura que nos fortaleceu.

Regra de Vida: PCE que mexe com nossas estruturas e sentimentos, é o ponto concreto que exige muito esforço, muita força de vontade para mudar de atitudes. Ponto que nos ajuda ainda hoje a acertar as nossas arestas e esse foi fundamental para nossa convivência com filhos, que já se encontravam na fase adulta e foram distanciando da Igreja. Isso nos incomodou, com o PCE em prática passamos a acolhê-los como filhos amados e sem nenhuma cobrança, a nossa relação se tornou amável e conseguimos desenvolver a capacidade de viver na verdade e aceitar o outro da sua forma de ser.

Retiro: Momento de ter uma experiência com o Senhor, tempo de parar, de escutar e orar, uma oportunidade de nos revigorar espiritualmente, tempo forte para se voltar para dentro de si e fazer uma avaliação de vida e refletir sobre o crescimento do casal. Enfim, podemos dizer que os PCEs renovaram nosso matrimônio, nos auxiliaram e auxiliam na vida espiritual, emocional e em todos os demais campos. Eles nos preparam para viver uma vida em comunhão e ainda nos ajuda na caminhada para conversão. O diálogo nos permitiu a ter mais qualidade de vida, hoje rezamos, conversamos e estudamos muito, os conflitos e as crises nos levaram ao crescimento.

TESTEMUNHO
Sul I 26 CM 555

Podemos dizer que nossa caminhada nas Equipes de Nossa Senhora começou no coração de nossos irmãos de equipe de base. A Equipe 14 já tinha 18 anos de existência e os casais nos acolheram dando testemunho do grande amor que tinham pelo Movimento, por Nossa Senhora e, principalmente, por Jesus.

Mesmo ainda sem conhecer muito sobre as equipes, sabíamos que aquela acolhida tão dedicada só poderia ser reflexo do que aqueles casais recebiam do Movimento, o que só fez aumentar a nossa vontade de conhecê-lo melhor.

Fomos entendendo o valor da formação contínua considerando sempre que: Se o amor nos leva a servir, é a formação que nos leva a amar. Assim, nos dispomos a participar de todos os momentos de Formação que nos foi possível, aprofundando nos documentos da Igreja, das ENS e da vida de nosso fundador Pe. Caffarel. Na medida em que oferecíamos nosso tempo para o Movimento, o amor criava raízes e tínhamos mais vontade de estarmos juntos de nossos irmãos, permitindo que os laços de amizade e fraternidade se tornassem mais fortes e mais fecundos. Não demorou muito e iniciamos uma caminhada de dedicação e serviço ao Movimento. Nossa primeira experiência foi como CRE. Um ano fecundo e desafiador.

Demos o nosso SIM ao chamado a ser Casal Coordenador de Experiência Comunitária e acreditando que poderíamos contar com as inspirações do Espírito Santo, a proteção de Maria e o apoio de nossa equipe, acompanhamos os casais por um ano. Suas dúvidas

e questionamentos nos impulsionavam a buscar mais conhecimento, a rezar mais e a fazer a experiência de aceitação e acolhimento. Não muito diferente foi quando, como Casal Piloto, seguimos como "formadores" de novos equipistas; desta vez o coração pulsava com a necessidade de uma responsabilidade consolada pelas palavras do próprio Cristo: "...meu jugo é leve e meu fardo é suave".

A cada responsabilidade aceita, mais cresce o nosso amor pelas ENS. Ser Casal Ligação nos permitiu a experiência da Unidade e da entreajuda.Agora, não apenas em nossa equipe de base, mas com outras equipes de base e com o Setor.

Esse "amor exigente" nos levou com gosto às Sessões de Formação, e, quanto mais servimos e nos formamos mais percebemos que junto está aquela Equipe 14, de base! Sim, a nossa base. Temos recebido muitas bênçãos e experiências positivas, e ainda há muito a aprender.

Com humildade, queremos servir cada vez mais, através do conhecimento recebido nas Formações e no próprio serviço e, assim, conseguimos compreender nosso querido Padre Caffarel: "[...] Se a ação não vos permitir continuar vossa formação, a ação vos perderá".

Márcia e Rogério

CRS

Província Leste II

TESTEMUNHO
“Eu vos suplico, nunca deixeis de vos formar”
CM 555 27

Cuidar e ser cuidado

Me chamo Luisângela, sou casada com Wilson e participamos da Equipe Nossa Senhora Aparecida no Setor Triângulo Mineiro. Estamos juntos há 29 anos, nas equipes desde 2009 e durante estes anos juntos tivemos dois momentos nos quais um cuidou do outro.

Quando tivemos nosso filho passei por problemas durante o parto, fiquei internada 50 dias e recebi todo cuidado do meu esposo e toda a graça e bênção que Deus poderia ter nos dado - Eu tendo me recuperado e tendo nosso filho com vida e saúde.

Passados alguns anos entramos nas equipes de Nossa Senhora, já participávamos da Igreja desde 2004, mas com a entrada nas Equipes de Nossa Senhora o nosso amor e cuidado se fortaleceu ainda mais.

Em 2012 chegou a hora de ser eu a cuidadora. No dia 06/07/2012, véspera de Corpus Christi, recebemos o diagnóstico que o Wilson estava com um tumor de tireoide de grande porte, o qual deveria ser tratado o quanto antes. Dois dias após procuramos tratamento no hospital de Câncer de Uberlândia que na época estava em greve e não estava recebendo pacientes, mas como sempre colocamos Deus e Nossa Senhora no caminho para que tudo desse certo e fomos agraciados com um médico que encaminhou todo o tratamento como deveria ser feito. Para nossa surpresa dentro de 15 dias foi feita a cirurgia com todo sucesso e

após 4 dias o Wilson estava em casa. Apesar dele ser diabético não teve nenhuma complicação durante esse período, com a cicatrização perfeita. Deus foi tão maravilhoso que ele só teve que passar por um tratamento de Iodoterapia, que foi realizado em Barretos sendo uma única sessão em abril de 2013.

Durante todo o tempo estive presente cuidando do Wilson, acompanhando na cirurgia, consultas e exames. Foi um momento de grande alegria em meio a tanta preocupação, poder cuidar e vê-lo restabelecendo a sua saúde, o que para nós com certeza foi um milagre que recebemos. Durante todo este período tivemos a ajuda mútua dos nossos irmãos equipistas, com muitas orações, visitas e até mesmo financeira e de nossa família também. Só temos a agradecer a Deus este milagre e todas as bençãos e graças recebidas durante estes anos.

TESTEMUNHO
28 CM 555

Transitoriedade das Coisas

Em 1999 fomos convidados para participar do Movimento das ENS. Com 16 anos de casados, 3 filhos e perseverantes na fé católica, demos nosso SIM. Iniciamos a Experiência Comunitária, a qual despertou no grupo o desejo de transformar nossa caminhada em ENS de Nazaré, com Conselheiro Espiritual, à época, Cônego João Faria. Assim aconteceu no ano 2000.

Reuniões animadas e nosso Conselheiro sempre nos motivou a ORAR – ESTUDAR – PERSEVERAR - para TRANSFORMAR e EVANGELIZAR. O tempo passou...Fomos aprendendo cada vez mais sobre Pe. Caffarel e a dinâmica do Movimento. Ao longo da caminhada participamos de todas as etapas de formação do Movimento, várias vezes fomos CRE, onde procuramos sempre valorizar o sacramento do matrimônio,cumprindo a Missão de levar a Boa Nova a exemplo de Jesus e Pe. Caffarel. Os PCE's sempre foram de esforço mesmo e para muitos casais.

Entendemos que o AMOR é a maturidade da Fé. Aprendemos valorizar nosso cônjuge, a Eucaristia, os PCE's, nossos irmãos de equipe e o SCE. Descobrimos a importância de Deus nas famílias, não como Lei, mas nos reconhecendo como filhos em busca da Palavra e da Meditação, cuja voz de Deus nos santifica e abre caminhos para uma Igreja em saída, estabelecendo novas formas de diálogo (Dever de Sentar-se), para a construção de um mundo melhor (Regra de Vida), a partir do casal, da família e da sociedade.

Queremos aqui, aos 23 anos de ENS, não nos valorizar pelo tempo de equipe, mas pelo tempo de esforço, perseverança e transitoriedade na caminhada rumo à Santidade. Muitos obstáculos surgiram no caminho, mas os Conselheiros Espirituais, ao longo dos anos tiveram palavras amigas e santas para nos conduzir e incentivar ao cumprimento dos PCE's, para a santificação do casal. Enquanto nossos olhares estiverem em Jesus, Ele estará restaurando corações, lares, famílias, pois ao descobrirmos no Movimento das ENS as maravilhas da Espiritualidade Conjugal, caminhamos em busca da Santidade do casal. E foi na caminhada com a ENS que pautamos a vida familiar, educação dos filhos, amor fraterno aos irmãos equipistas, carinho especial ao nosso Conselheiro e uma conversão diária.

Hoje, com 40 anos de casados, 23 anos no Movimento das ENS, agradecemos a Deus por ter escolhido nosso lar, nossa família, para junto D'Ele evangelizar. Por isso, se vocês têm dificuldades em realizar os PCE's não desanimem!! Perseverem na ORAÇÃO, pois seu esforço será recompensado com o benefício da graça divina.

Rogéria e Maurício ENS de Nazaré Província Leste II

TESTEMUNHO
CM 555 29

Uma vida de amor e doação

Pertencemos ao Movimento das Equipes de Nossa Senhora há vinte e sete anos.

Fomos convidados para fazermos parte de uma equipe que estava sendo formada e aceitamos de pronto. Aí vieram os protocolos para ingresso nas Equipes – Informação e Pilotagem. Fomos o primeiro Casal Responsável de Equipe. Mas as formações nos ajudaram bastante: o Pré-EACRE, depois o EACRE que nos ajudou muito a melhor conduzir o ano equipista e o estreito laço com os demais casais e SCE da Equipe e saber qual era a nossa missão: A condução das reuniões preparatórias e formais, estreita ligação com o SCE e o Casal Ligação, foi um desafio. Conhecer o Movimento era essencial para melhor compreender, amar e servi-lo. Nesse período de vinte e sete anos de fundação nossa Equipe “Nossa Senhora Rosa Mística” tivemos cinco SCE - Padre Adenir (fundador), Padre Antônio Viana, Padre Deoclécio, Padre Selso.Atualmente o Padre Hélio é nosso SCE. Também tivemos muitas saídas e entradas de casais em nossa Equipe de Base. Hoje estamos com dois casais que recentemente saíram de uma Pilotagem e somos três casais remanescentes. Durante todo este tempo, aprendemos a amar o Movimento. Buscamos em equipe e em casal viver a Mística, o Carisma e a Pedagogia do Movimento. A oração é o ponto alto de nossa vida matrimonial. Exercemos em nosso lar a entreajuda em tudo. Não há tarefa minha ou dele, tudo é nosso.

O nosso comprometimento com a Pedagogia do Movimento é estarmos atentos as formações. Buscamos sempre a formação e estamos sempre dispostos ao Serviço no Movimento. Na reunião de equipe, durante a Partilha focamos não em como realizamos os PCE, mas partilhamos os frutos recebidos de Deus pelo nosso esforço em cumpri-los.

No Movimento nos interessamos em nos formar: EACRE, Mutirão, Sessões de Formação Ser Igreja, Ser Cristão e Ser Movimento e Formações para: Casal Piloto, Casal Ligação, Casal Coordenador de Experiência Comunitária, Encontro Novo Fôlego e, agora na missão de CRS os Encontros Provinciais.

Cada missão exercida por nós foi e é fonte de crescimento como casal equipista na nossa vida conjugal e familiar, bem como na Igreja e no mundo. A prática dos PCE é para nós uma alavanca de crescimento espiritual, de conhecimento mútuo. Crescemos como pessoa e como cristãos. A oração é o ponto alto do Movimento para nós dois.

O Padre Caffarel sempre nos chamou a atenção para a oração. Ele diz que “Se todas as famílias cristãs estivessem convencidas da importância da Oração Conjugal, se em todas essas famílias, a Oração Conjugal estivesse viva, haveria no mundo um prodigioso crescimento de alegria, de amor e de graça." (Pe.

- A Oração Conjugal - Texto Base do

TESTEMUNHO
30 CM 555

Movimento das Equipes de nossa Senhora 2020). Padre Caffarel ansiava por casais cristãos de vida de oração ao ponto de dizer: “Basta que existam alguns milhares, algumas centenas de milhares de pequenos lares de oração em nosso mundo e o semblante do planeta terá mudado”. Utopia? Não. Realidade. Nós poderíamos e podemos mudar um mundo secular e pagão, se vivermos plenamente a oração.

Somos felizes por participarmos ativamente deste Movimento de oração, de pessoas ativas, de pessoas que amam e reconhecem que o amor é quem faz o ser humano mais humano. Ser equipistas não é Clichê. É

ser verdadeiro, é servir a Deus através do irmão, é sentir prazer em servir seja qual for o serviço prestado ao Movimento. É estar atento as mudanças do mundo, é ver com os olhos de Maria Santíssima as necessidades humanas, é ter em seu proceder a humildade de Maria, é buscar entender como Maria qual a vontade de Deus para mim, para nós casal e, para a humanidade. É ir ao encontro, é buscar soluções adequadas a cada situação.

Sejamos equipes, sejamos equipistas sempre!

TESTEMUNHO
CM 555 31

PCEs"

CM nº 551 de fevereiro/março de 2023

A Carta Mensal (CM) é para nós oportunidade de aprofundarmos na fé e fonte de inspiração para vivenciarmos o Carisma, a Mística e a Pedagogia das ENS. O artigo nos levou a refletir sobre a importância de trilharmos o caminho de santidade proposto pelas ENS. Como nos lembram os autores do artigo "A prática dos PCEs deve ser feita com amor, partilha, solidariedade e ajuda mútua. Todo o esforço feito nos

ajuda em nossa conversão e nos desperta para uma consciência mais cristã, nos abre o coração ao Amor de Deus.“

CM n° 553 - junho/julho de 2023

Temos 31 anos de ENS e durante muito tempo, ao terminar nosso Dever de Sentar-se, fazíamos um resumo do que conversávamos: o que foi colocado como prioridade, nossos propósitos e uma Regra de Vida. Muitas vezes, estendíamos aos nossos filhos este momento de diálogo, o que nos propiciou muitos frutos. Com o tempo, fomos deixando de lado esta abençoada rotina. Na Carta Mensal 553 - junho/julho 2023pág. 28, Socorro e Henrique, citando Padre Caffarel, nos deram um alerta contundente.

Vamos restaurar esta prática, que tanto nos fez bem.

Aleide
CM E OS EQUIPISTAS
"A grande bênção dos
“Dever de Sentar-se Escrito”
Auxiliadora e Petrônio ENS Auxiliadora Província Leste II 32 CM 555

04 julho 2023

04 julho 2023

11 julho 2023

26 setembro 2023

Karla e José Neto

ENS das Maravilhas

Natal - Província Nordeste I

Rita e Daniel

ENS da Revelação

Belém - Província Norte

Lucivilma e Ivanildo

ENS da Glória

Belém – Província Norte

Adriana e Fernando

ENS da Guia

Belém – Província Norte

26 setembro 2023

Graciete e Sebastião

ENS da Defesa

Abaetetuba – Província Norte

NOTÍCIAS
BODAS DE
CM 555 33
PRATA

JUBILEU DE OURO DAS EQUIPES

17

novembro 2023

ENS de Nazaré Belém – Província Norte

ANIVERSÁRIO DE ORDENAÇÃO EPISCOPAL –

18

outubro 2008

Daiane do Richard

13/07/2023

ENS da Saúde Poços de Caldas –Província Leste II

Lucimar do Nildemar

15/07/2023

ENS das Graças

Parintins – Província Norte

Francisco de Assis M. Nunes da Bel

07/09/23

ENS das Graças

Belo Jardim – Província

Nordeste II

Frei Sonival

Marinho da Silva SCEP - Nordeste II

15 ANOS

Padre Luís Laudato

09/09/2023

ENS do Monte Serrat

Manaus – Província Norte

Israel da Ireide

22/09/2023

ENS das Graças

Manaus – Província Norte

Padre José Roberto Araújo

25/09/2023

Jundiaí

Província Sul I

NOTÍCIAS
VOLTA AO PAI
34 CM 555

O fundamento para famílias fortes

Tenho dedicado o meu sacerdócio ao serviço à família, célula mater da sociedade. Nossa primeira comunidade é a família. Instituímo-nos como sujeitos na relação com os nossos pais, em seguida com os irmãos, e por enfim, com a sociedade.

No ano 1939, o padre Henri Caffarel, atendeu generosamente o pedido de uma mulher que o procurou perguntando se ele “queria ajudá-la no caminho espiritual”. De imediato, Pe. Henri Caffarel disse sim. O nosso ofício como sacerdotes conselheiros espirituais continua sendo ajudar os casais no seu caminho de progresso espiritual. Na época de Henri Caffarel, o caminho espiritual era considerado um privilégio de consagrados na vida celibatária, como padres, monges, bispos e papas. O fundador das Equipes de Nossa Senhora não pensava dessa maneira, pois a vocação à santidade é universal, contempla todos os batizados, sejam religiosos ou compromissados na vida matrimonial.

Um mês depois do encontro com aquela mulher, Pe. Caffarel se encontrou com mais três casais que se tornaram a base para o que nós chamamos hoje de Equipes de Nossa Senhora. Henri Caffarel percebeu que aquela primeira equipe de casais reconciliava em si três itens importantíssimos para o desenvolvimento de uma espiritualidade conjugal: amor, casamento e religião. Aqueles casais eram habitados por dois amores: o amor a Cristo e o amor ao cônjuge, afirmou Pe. Caffarel no discurso de Chantilly. A relação perfeita não é dual, mas trina. Entre um homem e uma mulher unidos no

matrimônio há um elemento fontal: Jesus Cristo, a verdadeira rocha e o alicerce para o fundamento de uma família. A proposta das Equipes de Nossa Senhora é conduzir o casal à santidade conjugal na vivência dos Pontos Concretos de Esforço, a espinha dorsal do Movimento. E nós Conselheiros Espirituais somos facilitadores dessa vocação para que os casais descubram na vivência do amor ao cônjuge um outro Amor, Jesus Cristo. A fonte do amor é Deus. “Deus é amor”, disse São João (1Jo 4,8).

A vivência do Sacramento do Matrimônio se fundamenta no amor que Cristo tem para com sua esposa, a Igreja: “Maridos, amai as vossas mulheres como Cristo amou a Igreja e se entregou por ela” (Ef 5,25). Desse modo, a vida conjugal se torna um serviço de entrega e oblação dos cônjuges entre si. Entrega essa que tem como referência o que Cristo fez na Quinta-feira Santa: ISTO É O MEU CORPO DOADO POR VÓS.

Que Deus vos abençoe!

MEDITANDO EM EQUIPE
Av. Paulista, 352 • cj. 36 • 01310-905 • São Paulo-SP Fones: (11) 3256.1212 • 3257.3599 cartamensal@ens.org.br • www.ens.org.br Composição
Super-Região Brasil
da
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.