1 minute read

13. Quadro de Cortiça

Quadro de Cortiça

Advertisement

Jonas Peixe

Na maioria das vezes, eu encontrava segurança em ter uma rotina bem estruturada e rígida, mas com o passar do tempo e com a impossibilidade de uma vida normal na pandemia, tudo isso foi se tornando entediante.

Eu poderia citar todos os métodos que criei e como eles funcionavam, tudo na intenção de não surtar totalmente com a realidade. Viajo facilmente do “Amanhã tenho que acordar às 04:30, para conseguir ler, tomar um chá, escutar uma música e ser muito produtivo ” ao “Nossa, eu não ouvi meu despertador tocar às 08:00” .

Definitivamente, passar mais de oito horas olhando para a tela do meu computador não é uma das minhas tarefas favoritas. Mas as obrigações estão ali para serem cumpridas. O que muda tudo (ou não) é a forma como encaramos tudo isso.

Vamos agora para um dia em que acordei às 07 horas da manhã. Tenho uma hora para revisar minhas tarefas, tomar café, escovar os dentes e organizar minimamente o espaço em que fico. Ser criativo para escrever e trabalhar enquanto olho para a parede branca à minha frente não é nada fácil. Por isso, percebi que tinha a necessidade de estampar algo à minha frente. Comprei dois quadros de cortiça, um para mim e outro para meu namorado, que à propósito divide comigo o escritório, que nas horas vagas também é o quarto do nosso cachorro.

Nesse quadro, decidimos adicionar recortes de coisas que realmente gostaríamos de visualizar, para o presente e futuro. Imprimi uma foto de natal da série ‘Modern Family ’ (minha série favorita) para lembrar o quanto ainda quero viver um natal tradicional norte-americano, um crachá da Rede Globo com minha foto e nome nele, uma foto do escritório do BuzzFeed, algumas frases de motivação em inglês e um calendário que nunca uso. Inclusive, ele está em branco e é de dois meses atrás.

Depois de um tempo, parei de observar o que tinha colocado no quadro, assim como tudo que se torna obsoleto em rotinas. Mas gosto de quando me pego de surpresa lendo “Allow Yourself to grow (Se permita crescer)” ou “Everything is a Learnable Skill (Tudo é uma habilidade que pode ser aprendida)” .