1 minute read

EXPRESSÃO

Next Article

por Lara Paiva e Thiago Campolina

Segundo os latinistas, “crasso” foi importado do latim crassus. O termo denota algo espesso e, por aproximação, grosseiro; a palavra precedeu a vida do general. Já era algo grotesco antes da grande derrota, mas é possível que tenha sido ela quem popularizou a expressão “erro crasso”. Aparecia nos dicionários brasileiros desde a segunda metade do século 19, provavelmente importado por via erudita.

Advertisement

Não se pode voltar no tempo — e é possível que, mesmo se pudéssemos, cometeríamos os mesmos erros cansados. Jorge opina: “O urbanista pode indicar a passagem dos pedestres e o arquiteto construir pontes. Mas, no fim do dia, quem trilha seu próprio caminho é o ser humano, que despreza trajetos prévios e busca sempre atalhos”.

DIAGRAMAÇÃO Regis Ramos

COLABORADORES Jane de Castro e Gilson Charles dos Santos, professores de latim na UnB; Pedro Paulo Funari, professor de história na Unicamp; Ricardo da Cunha Lima, professor de latim da USP; Fernando, Felipe, Eric, Brenda, Gabriel, Lorenzo, Marina, Erick e outros colaboradores anônimos.

This article is from: