6 minute read

APRESENTAÇÃO

A Revista InForm@ção, lançada em outubro de 2015, apresenta-se aos leitores em sua 8ª edição, renovando o compromisso da Secretaria de Estado de Educação do Pará, por meio do Centro de Formação dos profissionais da Educação Básica do Estado Pará (CEFOR), de promover e dar visibilidade a produção científica dos educadores da rede estadual de Educação Básica. Nesta edição constatamos que cada vez mais cresce o interesse pelos profissionais de ensino e de gestão da rede pública ao exercício da construção, reflexão e proposições vivenciadas e/ou em processo dentro das unidades escolares. É de grande importância que essas práticas saiam do senso comum para o conhecimento científico a fim de que possam tornar-se objeto de investigação, estudos e pesquisas nos campos mais diversos do conhecimento. Foram trinta e cinco (35) trabalhos inscritos e submetidos a análise, sendo que dezesseis (16) estão na categoria de relatos de experiência e dezenove (19) na categoria de artigos científicos. Doze (12) trabalhos foram aprovados para publicação. A seguir, apresentamos em síntese, os trabalhos, autores e os lugares de onde falam nessa 8ª edição, a saber:

O relato de experiência “A PRODUÇÃO TEXTUAL A PARTIR DAS MARCAS ONDE VIVO” de autoria de Adriana Ranzini Gimenes Almeida – Altamira/Pará consiste num exercício de reflexão das práticas pedagógicas de ensino e aprendizagem de leitura e escrita dentro da concepção do letramento baseados na teoria de Oliveira (2010) cuja temática fala da importância e do dever da escola de ensinar os alunos a escrever para inseri-los nas práticas e nas situações de multiletramentos existentes na sociedade. Tem como principal objetivo incentivar o exercício da leitura e da escrita, além de valorizar e elevar a autoestima dos educandos com o intuito de torná-los sujeitos do processo, agentes da ação nessa interação com a leitura, escrita e o meio social e protagonismo dessa ação. “A PROJEÇÃO DAS AULAS EXPERIMENTAIS DE FÍSICA NA MOSTRA BRASILEIRA DE FOGUETES” de autoria de Alan Luís Figueiredo da Paz – Salvaterra/Pará relata a experiência da projeção das aulas experimentais de Física, por meio da construção de base de lançamento de foguetes construídos de garrafa pet para serem expostos na Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG). Essa atividade foi desenvolvida com os alunos do 1º ao 4º ano do Ensino Técnico Integrado (Ensino Médio e Técnico), regularmente matriculados na Escola de Ensino Técnico do Estado do Pará – EETEPA, situada no município de Salvaterra/Pará, arquipélago do Marajó. “O USO DO JORNAL PARA A ALFABETIZAÇÃO DE CRIANÇAS” de Cláudia Telma da Cruz Lima – Belém/Pará, traz uma experiência pedagógica desenvolvida em uma escola da Rede Pública Estadual de Belém, onde utilizamos o jornal como ferramenta pedagógica para alfabetizar crianças de uma turma do 3º ano do Ensino Fundamental. “CAMINHOS DA DOCÊNCIA” de Eliana Nobre do Carmo – Tomé-Açú/Pará é um relato que evidencia os caminhos percorridos antes, durante e após a formação docente, inicial e continuada, sua importância e algumas contribuições para a prática docente. Ancorados em uma abordagem teórica, os registros descritos demonstram a importância da formação docente, bem como apontam algumas dificuldades enfrentadas no exercício do ato de ensinar. “HORTA VERTICAL NO ENSINO MÉDIO NOTURNO: uma experiência que deu certo!” de autoria de Emanoel Oliveira dos Santos – Belém/Pará é um relato que trata sobre a experiência de cultivar hortas verticais em garrafas pet. Foi desenvolvida com alunos do 3ª série do ensino médio noturno da EEEFM Abelardo Leão Condurú em Mosqueiro, Belém-PA. As turmas realizaram pesquisa bibliográfica para identificar as características de cada planta, principalmente em relação ao cultivo e irrigação. Os resultados obtidos foram apresentados na forma de seminários entre as turmas, e os produtos expostos na feira de ciências da escola.

Advertisement

“SEMANA DA CONSCIÊNCIA NEGRA e LITERATURA DE CORDEL: relato de experiências

no ensino de História na Escola Estadual Ruth Passarinho” – Belém/Pará de Geraldo Magella de Menezes Neto. O autor aborda a Lei n. 10.639/2003 que estabeleceu a obrigatoriedade do ensino da história e cultura africana e afro-brasileira. O relato de experiências tem como lócus a Escola Estadual Ruth Passarinho, em Belém do Pará, cuja discussão da temática se deu com uma turma do 7º ano, tendo como recurso didático a literatura de cordel a partir do livro Heroínas negras brasileiras em 15 cordéis, da cordelista e escritora cearense Jarid Arraes. “A INCLUSÃO NA PRÁTICA DE PROFESSORES DAS SÉ-

RIES INICIAIS: DESAFIOS, ENTRAVES E POSSIBILIDADES NA FORMAÇÃO CONTINUADA EM

SERVIÇO” de Marcelo Augusto Vilaça de Lima – Belém/Pará aborda a investigação e análise dos desafios e perspectivas da prática inclusiva dos professores no que se refere ao processo de formação continuada em serviço. “SURDOS E MERCADO DE TRABALHO: desafios contemporâneos de Maria

Cristiane do Carmo Conder, Maria Cristina Santos do Carmo e Ana Telma Monteiro de Sousa – Be-

lém/Pará, tem por objetivo analisar os desafios enfrentados pelos surdos no cotidiano do mercado de trabalho nas empresas em Belém/PA inferindo as dificuldades e barreiras enfrentadas por eles na comunicação e na execução de suas tarefas. A metodologia utilizada foi uma pesquisa do tipo estudo de caso exploratório descritivo sob a ótica da abordagem qualitativa. O lócus de investigação foi a Escola Estadual “Astério de Campos”, Faculdade Integrada “Brasil Amazônia” – FIBRA e Sistema Nacional de Emprego - SINE que fica dentro do Centro Integrado de Inclusão e Cidadania - CIIC, envolvendo pessoas com surdez que estão no campo de trabalho. “UMA HISTORIOGRAFIA SOBRE LOGARÍTMO” de Martinho Mota Dias Júnior e Fábio José da Costa Alves – Tucuruí/Pará tem como foco o estudo de Logaritmo no Ensino Médio, tendo como objetivo apresentar uma metodologia diferenciada com uso de uma historiografia no sentido de mostrar aos estudantes o surgimento do Logaritmo, quem foi o seu precursor e seus colaboradores, à época de seu descobrimento, os acontecimentos históricos referentes ao período escolhido, e por fim, as principais contribuições que cada um dos chamados “personagens contemporâneos” realizaram sobre o tema e/ou invenções, descobertas científicas importantes com relativo destaque histórico na matemática. “DECRETO ESTADUAL 1.974/2018: INOVAÇÃO NAS LICITAÇÕES PÚBLICAS NO ESTADO DO PARÁ”. de Nicolas Pinto Alves, Lívia Donza Barroso e João Patrício de Lima Júnior – Belém – Pará, tem como objetivo analisar o Decreto Estadual Nº 1.974/2018 e a sua viabilidade na aplicação das licitações na área da Educação, fazendo uma comparação com a lei Nº 8.666 de 21 de junho de 1993. Nesta pesquisa os autores, procuram abordar a seguinte questão: em que medida a adoção do Decreto Nº. 1.974 de 31/01/2018 contribuiu para reduzir o tempo nas licitações de obras na Secretaria de Educação do Estado do Pará? É uma pesquisa documental, pois a metodologia utilizada constitui-se em uma análise comparativa entre as duas legislações, tomando como categoria o tempo.

“RELATO SOBRE UMA ATIVIDADE REALIZADA POR UM CLUBE DE CIÊNCIAS ESCOLAR EM UM

ORQUIDÁRIO DE ORIXIMINÁ” – Oriximiná/Pará de autoria de Tatiana Queiroz Sardinha e Douglas Farley Barroso Pereira, tem por objetivo evidenciar as percepções sobre uma atividade desenvolvida por estudantes de um Clube de Ciências escolar em um orquidário particular do município de OriximináPará. Trata-se de uma pesquisa descritiva. Para ajudar a compor o relato foram aplicados questionários a uma estudante clubista, um professor de Biologia, a diretora da escola e ao orquidófilo - proprietário do orquidário. Ademais, reiteramos nossos mais sinceros agradecimentos aos professores-autores, ao nosso corpo de pareceristas internos e externos e a colaboração constante do professor André Freitas, responsável pela arte da capa. Desejamos que os textos publicados fomentem novos estudos e incentivem novas publicações. Boa leitura!

Comissão Editorial