livreto mostra fazendo diferença apesar de...

Page 1

Mostra Fazendo Diferença Apesar de... Desafios e Superação

Terças

e quintas-feiras às Entrada franca

19

h

Centro Cultural UFMG Av. Santos Dumont, 174 - esquina com rua da Bahia www.facebook.com/ccult.ufmg - twitter.com/ccultufmg



Fazendo diferença apesar de... “Uma das coisas que aprendi é que se deve viver apesar de. Apesar de, se deve comer. Apesar de, se deve amar. Apesar de, se deve morrer. Inclusive muitas vezes é o próprio apesar de que nos empurra para a frente.” (Clarice Lispector)

Quando tratamos de deficiência física ou de outra natureza no cinema, o que se espera é muito mais do que uma mensagem social sobre a importância de que a sociedade respeite e aceite as deficiências de cada um. Esperamos sentir o que aquela pessoa com deficiência sente, viver um pouco de suas dificuldades, desafios e experiências. Buscar compreender os seus sentimentos, as suas angustias e os seus desejos. “Ver pelos seus olhos”, ainda que essa pessoa seja cega. Esta mostra tem como objetivo despertar no espectador novas maneiras de enxergar a vida de uma pessoa com deficiência. Como uma pessoa com deficiência se relaciona? Quais são seus maiores medos? Como ela se enxerga? Como aqueles que estão ao seu redor podem ajudar ou dificultar a sua vida? Professor Marcos Bortolus coordenador do Grupo PARAMEC 3


Meu Pé Esquerdo Direção: Jim Sheridan Irlanda, Reino Unido e Irlanda do Norte - 1989 - 103min. Christy Brown (Daniel Day-Lewis), o filho de uma humilde família irlandesa, nasce com uma paralisia cerebral que lhe tira todos os movimentos do corpo, com a exceção do pé esquerdo. Com apenas este movimento Christy consegue, no decorrer de sua vida, se tornar escritor e pintor.

4


Temple Grandin Direção: Mick Jackson EUA - 2010- 103min. Diagnosticada como autista aos 4 anos de idade, Temple Grandin passou por momentos difíceis enquanto estava na escola, onde era chamada pelas outras crianças de gravador por repetir o que era dito sem parar. Depois de sair do colégio, ela possuía notas para freqüentar diversas universidades e escreveu uma série de artigos sobre o comportamento animal. Temple é PhD em ciência animal.

5


Winter, O Golfinho Direção: Charles Martin Smith EUA - 2011 - 113min. Filme inspirado na impressionante história real de um golfinho e da compaixão de estranhos que se uniram para salvar sua vida.Nadando livremente, um jovem golfinho é pego em uma armadilha para caranguejos, danificando seriamente sua cauda. A fêmea é resgatada e transportada para o Hospital Marinho de Clearwater, na Flórida, onde recebe o nome de Winter. Sem a cauda, o prognóstico de Winter é dos piores. Será necessária a experiência de um dedicado biólogo marinho, o talento de um brilhante médico de próteses e da devoção inabalável de um garoto para realizar um verdadeiro milagre.

6


Soul Surfer Direção: Sean McNamara EUA - 2011 - 106 min. Baseado na história de vida da surfista profissional Bethany Hamilton.Atacada por um tubarão aos 13 anos quando surfava no Kauai, Havaí, quintal de sua casa, a jovem teve seu braço esquerdo amputado após ser dilacerado por um tubarão. Surfista desde muito jovem Bethany já demonstrava nas habilidades com sua prancha e o mar, que seria uma grande atleta neste esporte. Mas no dia 31 de outubro de 2003 no mar de Tunnels, o destino reservara uma surpresa para Bethany, a jovem viu seu sonho parar diante de um ataque de tubarão. Após o ataque começaria então a grande história de superação de uma jovem com um talento surpreendente, três semanas após o ataque, já sem um dos braços, Bethany recomeçou a busca pelo sonho de se tornar surfista profissional.

7


Intocáveis Direção: Eric Toledano e Olivier Nakache França - 2011 - 112 min. Philippe (François Cluzet) é um aristocrata rico que, após sofrer um grave acidente, fica tetraplégico. Precisando de um assistente, ele decide contratar Driss (Omar Sy), um jovem problemático que não tem a menor experiência em cuidar de pessoas no seu estado. Aos poucos ele aprende a função, apesar das diversas gafes que comete. Philippe, por sua vez, se afeiçoa cada vez mais a Driss por ele não tratá-lo como um pobre coitado. Aos poucos a amizade entre eles se estabele, com cada um conhecendo melhor o mundo do outro.

8


As Sessões Direção: Ben Lewin EUA - 2012 - 98 min. Mark O’Brien (John Hawkes) é um escritor e poeta que, ainda criança, contraiu poliomielite. Devido à doença ele perdeu os movimentos do corpo, com exceção da cabeça, e precisa passar boa parte do dia dentro de um aparelho apelidado de “pulmão de aço”. Mark passa os dias entre o trabalho e as visitas à igreja, onde conversa com o padre Brendan (William H. Macy), seu amigo pessoal. Sentindo-se incompleto por desconhecer o sexo, Mark passa a frequentar uma terapeuta sexual. Ela lhe indica os serviços de Cheryl Cohen Greene (Helen Hunt), uma especialista em exercícios de consciência corporal, que o inicia no sexo.

9


Somos Todos Diferentes ou Como estrelas na terra, toda criança é especial Direção: Aamir Khan, Amole Gupte India - 2007 - 140 min. É a história de uma criança, Ishaan Awasthi, de 9 anos, que sofre com dislexia e custa a ser compreendida. Um professor substituto de Artes entra em cena e logo percebe que algo de errado estava pairando sobre Ishaan. Não demorou para que o diagnóstico de dislexia ficasse claro para ele, o que o leva a por em prática um ambicioso plano de resgatar aquele garoto que havia perdido sua réstia de luz e a vontade de viver

10


O Escafandro e a Borboleta Direção: Julian Schnabel França - 2007 - 112 min. Jean-Dominique Bauby (Mathieu Amalric) tem 43 anos, é editor da revista Elle e um apaixonado pela vida. Mas, subitamente, tem um derrame cerebral. Vinte dias depois, ele acorda. Ainda está lúcido, mas sofre de uma rara paralisia: o único movimento que lhe resta no corpo é o do olho esquerdo. Bauby se recusa a aceitar seu destino. Aprende a se comunicar piscando letras do alfabeto, e forma palavras, frases e até parágrafos. Cria um mundo próprio, contando com aquilo que não se paralisou: sua imaginação e sua memória.

11


12


13


14


O Grupo PARAMEC O Paramec é um grupo de pesquisa que desenvolve equipamentos e acessórios para pessoas com deficiência. A história do grupo Paramec teve início em 1996, quando alguns estudantes do curso de graduação de Engenharia Mecânica da Universidade Federal de Minas Gerais – a que se juntaram, posteriormente, estudantes de outras disciplinas, especialmente da área de Saúde – decidiram iniciar um trabalho no qual a tecnologia estivesse a serviço da inclusão social.

15


Mostra Fazendo diferença apesar de... Desafios e Superação Programação: 14/05/13 - Meu Pé Esquerdo 16/05/13 - Temple Grandin 21/05/13 - Winter, O Golfinho 23/05/13 - Soul Surfer 28/05/13 - Intocáveis 04/06/13 - As Sessões 06/06/13 - Somos Todos Diferebntes 11/06/13 - O Escafandro e a Borboleta

Coordenação do projeto: Irene Patrícia Ribeiro Curadoria: Grupo PARAMEC Arte: Carolina Macedo Revisão: Ana Luiza Cardoso Diagramação: Carolina Macedo Campos

Mais informações em www.centrocultural.ufmg.br


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.