Boletim Informativo nº 81

Page 1

CONCURSO FOTOGRÁFICO

pág.14

Acompanhe as atividades da CâmaraTécnica de Planejamento Institucional

Ações realizadas utilizando os recursos da cobrança pelo uso de água

pág.05

CBH Paranaíba capacita membros sobre planos de recursos hídricos e enquadramento de corpos d'água

Comitê do Rio Paranaíba tem nova Secretária Adjunta

pág.17

pág.09 pág.16

abertas
Concurso Fotográco do CBH Paranaíba está com inscrições
JANEIRO A MAIO | 2023 | Nº 81

Nomêsdemarçoparticipei,emnomedoCBH Paranaíba, daquele que foi considerado o mais importante encontro sobre água e saneamento dos ú l t i m o s 5 0 a n o s , a C o n f e r ê n c i a d e Á g u a d a OrganizaçãodasNaçõesUnidas(ONU)2023.

AConferênciateveointuitodereunirospaíses membros,agênciasONU,organizaçõesdasociedade civil e setor empresarial para expor os projetos, iniciativaselinhasdefinanciamento,comobjetivode conscientização sobre a crise global de água e o estabelecimentodeaçõesconjuntasparaalcançaro Objetivo do Desenvolvimento Sustentável (ODS) número 6, da Agenda 2030, de “assegurar a disponibilidade e gestão sustentável da água e saneamentoparatodasetodos”.

O Brasil levou sua agenda para a Plenária da ONUnodia23demarço,pormeiodadeclaraçãodo Secretário-ExecutivodoMinistériodoMeioAmbiente edeMudançasdoClima,JoãoPauloCapobianco.Ele foiclaronasuafalasobretrazerasaçõesdesegurança hídrica e acesso à água potável para agenda de discussão climática. Mais do que isso, o Brasil se p o s i c i o n o u p a r a c o r r i g i r e r r o s h i s t ó r i c o s d e negligêncianoacessoàágua.Adelegaçãobrasileira também destacou a necessidade de fortalecimento do saneamento para cumprimento da meta de universalizaçãoaté2033.Nessesentido,foidestaque aimportâncianãosódosinvestimentos,mastambém

da capacitação e seu engajamento com as questões ambientais.

Oacessoàáguaeosaneamentobásicoestãona centralidade do ODS nº 6 e a participação do CBH ParanaíbanaConferênciareforçaoprotagonismodo Comitêeseupapelpolíticonagestãodenossaságuas. Alémdoeventooficial,tiveachancedeparticiparde diversos eventos paralelos dentro da ONU e na SemanadaÁguadeNovaYork,comdestaqueparao lançamento do IPSA (International Pesticides StandardsAlliance),umarededeinstituiçõesdevários países, que tem como objetivo criar padrões internacionaisparaousodeagrotóxicodeformaque substâncias comprovadamente danosas ao meio ambiente e aos seres humanos e recursos hídricos possamsercontroladase,emalgunscasos,banidas.

02
Vice-Presidente do CBH Paranaíba Fábio Bakker Isaías

Grupo deTrabalho Segurança Hídrica realiza sua primeira reunião

OPlenáriodoComitêdaBaciaHidrográficado RioParanaíba(CBHParanaíba)aprovouacriaçãodo GrupodeTrabalhoSegurançaHídrica(GTSegurança Hídrica)pormeiodaDeliberaçãonº132/2022,enodia 09 de fevereiro de 2023 foi realizada, na cidade de Goiânia-GO,aprimeirareuniãodoGrupo.

CompeteaoGTSegurançaHídricaproporações visandoacooperaçãomútuaemcaráterpreventivoe emsituaçõesdeemergêncianaescassezdeáguapara os diversos segmentos, quanto ao uso racional da água;solicitaraosórgãosgestoresasmedidastomadas para a garantia de segurança hídrica na bacia; proporaçõesparaaimplementaçãodeumbancode dados;eproporepromoveradequaçãodosparâmetrosparaosinstrumentosdegestão.

AprimeiraatividadedoGrupofoiadefiniçãoda Coordenação. A representante do segmento Sociedade Civil, Cristiandrea Ciciliato, e o representantedosegmentodeUsuáriosdeRecursosHídricos, PauloHenriquedeAlmeida,foramescolhidos,respec-

tivamente, para Coordenador e Coordenador Adjunto.

Na sequência foram definidos o Plano de TrabalhoeoCronogramadeReuniões,comaprovaçãodequatroreuniões,visandoatenderoprazodo grupoparaaconclusãodostrabalhos,queédeseis meses.OGTsereuniránovamenteem28demarço, porvideoconferência.Nestareuniãoosmembrosdo grupo compartilharão experiências para o enfrentamentodecrisehídricanaBacia.

ALGUNS CURSOS:

NoçõesdeCiênciaPolítica aplicadaàGestãode RecursosHídricos

VÁRIAS OPÇÕES DE CURSOS
CURSOS DE CAPACITAÇÃOEM RECURSOSHÍDRICOS
GRATUITOS 100% ONLINE COM CERTIFICADO CONFIRA
Avaliação de Equipamentos de Irrigação Carga Horária: 10h Carga Horária: 20h
03

Conra as ações do CBH Paranaíba realizadas no Dia Mundial da Água

OCBHParanaíbaestevepresente,dia22,no“I Workshop Nossa Água ‒ Reflexões e perspectivas sobreoscórregosurbanos”,quefoiorganizadopela AgênciaMunicipaldeMeioAmbientedaPrefeiturade Itumbiara-GO.

AlémdoCBHParanaíba,instituiçõesdeensino dacidade,representantesdeórgãospúblicos,empresas ligadas ao ramo da reciclagem, tratamento e fornecimentodeágua,pesca,saúde,esporte,produtosquímicoseindústriadealimentostambémparticiparamdoWorkshop.OeventoocorreunoPaláciodas Águas,ondetambémficaasededoComitê.

OtemadaConferênciadaONUsobreágua, queaconteceuemNovaYork,entreosdias 22 e 24 de março, foi “Seja a mudança que vocêdesejavernomundo”.Comunidadee membrosdoCBHParanaíbaforamconvidadosaresponderàpergunta:Qualamudança vocêquervernomundoemrelaçãoàágua? Foram várias respostas que foram publicadas nas redes sociais do CBH Paranaíba duranteaSemanaMundialdaÁgua,ocorridaentreosdias20e24demarço.

04

as atividades da CâmaraTécnica de Planejamento Institucional

principalmente em relação ao enquadramento dos corposdeáguaemclasses.

A C â m a r a T é c n i c a d e P l a n e j a m e n t o Institucional (CTPI) do Comitê da Bacia Hidrográfica doRioParanaíba(CBHParanaíba)sereuniunosdias 09 e 10 de fevereiro, na cidade de Goiânia-GO, para tratar da revisão do Plano de Recursos Hídricos da BaciaHidrográficadoRioParanaíba(PRHParanaíba) e,ainda,participaramdeumaoficinasobreoPlanode AplicaçãoPlurianual(PAP).

Em 2022, o CBH Paranaíba iniciou os procedimentos para a revisão de seu Plano de Recursos Hídricos(PRH).Pormeiodeumaempresacontratada, foirealizadoobalançodaimplementaçãodoPRHe, agora,seiniciaoprocessoparaodesenvolvimentodo TermodeReferênciadoeditalparaacontrataçãoda revisãodoPlano.

Durantea68ªReuniãodaCTPI,oPresidentedo CBH Paranaíba, João Ricardo Raiser, esclareceu aos membrosquantoàstratativasquetêmsidorealizadas visandoarevisãodoPRHParanaíba.Deacordocom Raiser,aDiretoriadoComitêtemarticulado,juntoaos órgãosgestoresderecursoshídricosdasUnidadesda FederaçãoquecompõemabaciadoRioParanaíba,a construçãoconjuntadonovoPlano,aintegraçãoea implementaçãodasaçõesqueestarãocontidasnele,

Na sequência, a Câmara Técnica avaliou a minuta de Deliberação que institui o Grupo de TrabalhoparaoacompanhamentodarevisãodoPRH ParanaíbaeEnquadramentodoscorposdeáguaem classes (GT Revisão Plano e Enquadramento). A proposta analisada pela CTPI, prevê 13 membros na composição do Grupo, sendo quatro representantes doPoderPúblico;quatrorepresentantesdaSociedade Civil; e cinco representantes dos Usuários de Água. Caberá ao GT acompanhar e avaliar os produtos resultantes do edital de contratação da revisão do Plano.OGrupoteráduraçãodedoisanos.

AlémdarevisãodoPlanodeRecursosHídricos, os membros da CTPI terão como pauta a análise do PlanodeAplicaçãoPlurianual(PAP),quetemvigência até 2025, a fim de verificar possíveis revisões. Para contribuircomasdiscussões,aAbhaGestãodeÁguas realizouumaoficinaparaosmembrosdaCTPIsobreo PAP.Aoficinaesclareceuasnomenclaturasutilizadas noPAPesuacorrespondêncianoPlanodeRecursos Hídricos.

05
Acompanhe

ACTPIvoltouasereuniremmarçoe,naocasião, Sala de Situação da bacia hidrográfica do rio Paranaíba, projetos de recuperação de Áreas de Preservação Permanente (APP) em Goiás e Distrito Federal, combate a perdas hídricas na irrigação em GoiásearevisãodoPlanodeRecursosHídricosforam algunsdostemasabordados.

AreuniãodaCâmarateveiníciocomosesclarecimentos do departamento técnico da Abha Gestão deÁguassobreoProjetodeRecuperaçãodeÁreasde PreservaçãoPermanente(APP)emGoiásenoDistrito Federal. De acordo com a Abha, aproximadamente ummilhãodereais,recursoprovenientedacobrança pelousodaágua,serãoaplicadosnaregiãodoAlto Descoberto. Para a execução do Projeto Piloto de combate a perdas hídricas na irrigação em Goiás, a

entidade delegatária ressaltou que estão sendo buscadasparcerias.

A Abha Gestão de Águas, também com os recursosdacobrançapelousodeágua,contratou,em 2022,aempresaEnvexEngenhariaeConsultoriaLTDA para a concepção da Sala de Situação da Bacia do Paranaíba Representantes da empresa estiveram presentesnareuniãodaCTPI,apresentaramostatus atual do trabalho e colheram contribuições dos membros para aperfeiçoar a proposta de Termo de Referênciaqueseráconstruído.

OsmembrosdaCTPItambémtiveramaoportunidade de contribuir com os critérios que constarão no"Diagnósticoeproposiçãodemunicípiosprioritáriosparainvestimentosemesgotamentosanitáriopara a bacia do rio Paranaíba". Apresentada pela Abha, a proposta utilizou como indicadores: balanço hídrico quantitativo,capacidadedediluiçãodeesgoto,bacia crítica, índice de segurança hídrica, taxa de coleta e tratamento de esgoto, população e Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). A partir desses indicadoresfoiconstruídoumRelatóriocomodiagnósticodasituaçãodeesgotamentosanitárionabacia do rio Paranaíba e cenarização com definição de priorizaçãodosmunicípios.ORelatórioconstituíuma das metas da Matriz de Indicadores e Metas para o

06

Monitoramento de Ações do Plano de Aplicação Plurianual 2021-2025, constante na Deliberação do CBHParanaíbanº128/2021.

Aolongodesteano,oCBHParanaíbatrabalhará na revisão do Plano de Aplicação Plurianual (PAP) 2024-2025.OPAPéumaferramentaparaapriorização daimplementaçãodosinstrumentosdegestãopara aplicação dos recursos financeiros oriundos da cobrança pelo uso da água. A Abha apresentou aos membros da CTPI uma proposta de cronograma e etapasparaarevisãodoPAP.Asdiscussõesiniciamem maio, com a apresentação das demandas/ações levantadaspelaCâmaraTécnicaparaanálisedaAbha. EmjunhoaCâmaraTécnicaaprovaráasaçõesselecionadas, e analisará a Minuta de Deliberação com a proposta de revisão do PAP 2024-2025 e iniciará às

discussõesdoPlanodeExecuçãoOrçamentáriaAnual (POA) 2024 no mês de agosto; a Plenária do Comitê analisa a proposta de revisão do PAP 2024-2025 no iníciodomêsdeoutubro;aindanomêsdeoutubroa CTPI aprova o POA 2024; e a proposta segue para a Plenárianomêsdenovembro.

Outros temas analisados pela Câmara foram o acréscimodequatrovagasparaosórgãosgestoresde recursos hídricos que compõem a bacia do Rio ParanaíbanoGrupodeTrabalhoqueatuaránarevisão doPlanodeRecursosHídricoseEnquadramentodos CorposdeÁguaemClasses,earevogaçãodaPortaria nº37,queinstituíaoGrupodeTrabalhoBoasPráticas, umavezqueosobjetivosdoGrupojáestãoprevistos noGrupodeTrabalhoSegurançaHídrica.

Jánareuniãorealizadanosdias11e12demaio, aCTPIsemanifestoufavorávelàrenovaçãodaAbha Gestão de Águas como Entidade Delegatária das funções de Agência de Água do Comitê junto ao Conselho Nacional de Recursos Hídricos (CNRH) por maisseteanos.AminutadeDeliberaçãoaindaseguirá para o Plenário para aprovação O Presidente do Comitê, João Ricardo Raiser, destacou a atuação da atualentidadedelegatária.“ApercepçãodaDiretoria équeestamosavançandonesseprocesso[execução

das ações previstas no Plano de Aplicação]. A nossa nota na última avaliação pela Agência Nacional de ÁguaseSanemanetoBásicofoi9,6,oquedemonstra que também estamos amadurecendo enquanto Comitê”.

Durante a 70ª Reunião da CTPI também foram construídasduasmoções,aprimeiradelasrecomendando a permanência da coordenação da Política NacionaldeRecursosHídricos(PNRH)edoCNRHno MinistériodeMeioAmbienteeMudançadoClimae uma segunda moção, que recomenda ao mesmo MinistérioquefortaleçaacoordenaçãodaPNRHedo CNRH, de forma a alcançarem a mesma relevância observadadequandodispunhamdeumaSecretaria Nacional.Essasmoçõesforamaprovadasadreferendum pela Diretoria do CBH Paranaíba em função do prazodevotaçãonaCâmaradosDeputados.

O Diretor de Planejamento e Regulação do Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam), Allan Passos,apresentouaosmembrosdaCTPIumameto-

07

comitêsderiosafluentesaoParanaíba.

FoisolicitadoaosmembrosdaCTPIquesugeris-

semaçõesaseremfinanciadasutilizandoosrecursos dacobrançapelousodaáguaequeserãoavaliadasna revisão do Plano de Aplicação Plurianual (PAP 2024/2025).Osmembrosanalisarãoumapropostade revisãodoPlanoe,paraisso,aequipetécnicadaAbha GestãodeÁguassolicitouàCâmaraquesejarealizada umareuniãoextraordináriacomdataaserdefinida.

Você já segue o CBH Paranaíba nas redes sociais?
08

ÇREALIZADAS COM OS RECURSOS DA COBRANÇA PELO USO DE RECURSOS HÍDRICOS

Contrato ABHA/PN Nº 009/2022

ETE RIACHO FUNDO I

Distrito Federal

OBJETO: Implantação do tanque de amortecimento de vazão na Estação de Tratamento de EsgotoRiachoFundo(ETE.RF1.001).

VALOR:R$3.747.067,37

PARCEIRO:CompanhiadeSaneamentoAmbiental doDistritoFederal(CAESB)

STATUS: Execução em 85-90% das obras. Etapa final daimpermeabilizaçãodoTanquedeAmortecimento eurbanizaçãodolocal.

Contrato ABHA/PN Nº 015/2022

AMPLIAÇÃO DA ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE ESGOTO - ETE

Coromandel – Minas Gerais

OBJETO: Construção de um filtro biológico percolador, um decantador secundário, uma elevatória de recirculação e interligações e emissário.

VALOR:R$2.836.286,07

PARCEIRO:MunicípiodeCoromandel

STATUS:Execuçãoem75-80%daobras.Etapasfinais deexecuçãodofiltrobiológicopercoladoredecantadorsecundário.

IMPLANTAÇÃO DE EMISSÁRIO

FINAL DE ESGOTO

Morrinhos – Goiás

OBJETO: Implantação de Emissário Final de Esgoto,noSistemadeEsgotamentoSanitário

VALOR:R$3.036.041,39

PARCEIRO: Companhia de Saneamento de Goiás

(SANEAGO)

STATUS: Em etapa de assinatura de contrato com a empresavencedora.

09

REALIZADAS COM OS RECURSOS DA COBRANÇA PELO USO DE RECURSOS HÍDRICOS

Contrato ABHA/PN Nº 016/2022

INTERCEPTORES DE ESGOTO PARA O SISTEMA DE ESGOTAMENTO SANITÁRIO

Tupaciguara – Minas Gerais

OBJETO:Implantaçãodeinterceptoresdeesgoto paraosistemadeesgotamentosanitário.

VALOR:R$5.303.882,94

PARCEIRO: Município de Tupaciguara e DepartamentodeÁguaeEsgoto(DAE)

STATUS: Execução em 80-85% das obras. Etapa de execuçãodosúltimostrechosdosinterceptores.

Contrato ABHA/PN Nº 014/2022

ELABORAÇÃO DE PROJETO DO SISTEMA DE ESGOTAMENTO SANITÁRIO

Região Norte de Senador Canedo – Goiás

OBJETO: Elaboração do Estudo de Concepção, ProjetosBásicoeExecutivoeEstudoAmbiental e para o Sistema de Esgotamento Sanitário ‒

ESGOTO IV, Região Norte do Município de SenadorCanedo,noEstadodeGoiás.

VALOR:R$1.149.176,05

PARCEIRO: Município de Senador Canedo e AgênciadeSaneamento(SANESC)

STATUS:Execuçãoem45%dosprojetos.Áreadefinida paraaconstruçãodaconcepçãoedafuturaestaçãode tratamentodeesgoto.

Contrato ABHA/PN Nº 008/2023

INSTALAÇÃO DE FOSSAS

SÉPTICAS EM COMUNIDADES RURAIS

Cristalina – Goiás

OBJETO: fornecimentoeinstalaçãodesistemas individuaisdetratamentodeefluentesdomésticosnaárearural,noAssentamentoVitória.

VALOR:R$583.191,83

PARCEIRO:AssentamentoVitóriaeInstitutoRede Terra

STATUS:Emprocessodeemissãodaordemdeserviço einíciodasobras.

10
Ç

Bacia do Rio Araguari recebe 18ª Reunião da CâmaraTécnica de Integração do Paranaíba

Dando início às atividades de 2023, a Câmara Técnica de Integração (CTI) do CBH Paranaíba, se reuniu na cidade de Uberlândia-MG. A cidade está localizadanaUnidadedeGestãoHídrica(UGH)doRio Araguarie,portanto,oComitêdaBaciaHidrográfica do Rio Araguari (CBH Araguari) foi o anfitrião da reunião.

O encontro foi o primeiro de uma série de reuniões itinerantes da Câmara, que tem como objetivo conhecer mais sobre a realidade de cada regiãoepropiciaraintegraçãoentretodososcomitês deriosafluentesaoParanaíba.OPresidentedoCBH Araguari, Bruno Gonçalves, apresentou o Comitê e destacou os avanços na implementação dos instrumentosdegestão.OCBHAraguarijápossuiPlanode Recursos Hídricos, Outorga de Direito de Uso e

Cobrança pelo Uso da Água implementados, está desenvolvendo um Sistema de Informações de Recursos Hídricos e debatendo sobre o Enquadramento dos corpos de água. De acordo com o Presidente, nos próximos anos, o CBH Araguari pretende revisar seu Plano Diretor, implementar o Sistema de Informações, bem como o Programa Produtor de Água, ampliar viveiros de mudas, entre outros.

Ainda tratando sobre instrumentos de gestão, os órgãos gestores de recursos hídricos de Minas Gerais,Goiás,MatoGrossodoSuledoDistritoFederal foramconvidadospelaCTIparaapresentaremostatus da implementação dos instrumentos de gestão nos comitês estaduais localizados na bacia do Rio Paranaíba.

11
Fábio Bakker (Vice-Presidente do CBH Paranaíba), Bruno Gonçalves (Presidente do CBHAraguari), João Ricardo Raiser (Presidente do CBH Paranaíba) e Bruno Marques (Coordenador da CTI)

OprimeiroestadofoiMinasGerais,representado pelo Diretor de Planejamento e Regulação do Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam), Allan Passos,queapresentouumametodologiadeavaliação desenvolvida por ele, na qual são analisados 36 indicadoresparaaobtençãodoÍndicedeSuporteà Gestão(ISG).Deacordocomametodologiaeutilizandodadosde2022,oComitêdaBaciaHidrográficados

Afluentes Mineiros do Alto Paranaíba (CBH PN1) apresentouoíndicede54%depercentualdoótimo,o CBHAraguari(CBHPN2)58,33%eoCBHdosAfluentes

Mineiros do Baixo Paranaíba (CBH Pn3) 54,17%. A apresentaçãofoiacompanhadapeloDiretorGeraldo Igam,MarcelodaFonseca.

FalandoemnomedoestadodeMatoGrossodo Sul, o Gerente de Recursos Hídricos do Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (Imasul), Leonardo Sampaio Costa, também apresentou o status atual da implementação dos instrumentos de gestão na área do estado pertencente à bacia do Paranaíba. O único instrumento que ainda não foi aprovado,deacordocomoGerente,éacobrançapelo usoderecursoshídricos.

O Gerente Substituto de Instrumentos de GestãodaSecretariadeEstadodeMeioAmbientee DesenvolvimentoSustentáveldeGoiás(SemadGO), Fabrício Aires, tratou sobre a implementação dos instrumentosdegestãonoscomitêsderiosgoianos afluentesaoParanaíba.DeacordocomAires,todosos quatrocomitêsdabaciadoRioParanaíbajápossuem Plano de Recursos Hídricos, Enquadramento e Outorgaaprovados.

OComitêdaBaciaHidrográficadosAfluentesdo ParanaíbanoDistritoFederal(CBHParanaíba-DF),de acordocomseuPresidente,RicardoMinoti,jápossui osinstrumentosOutorga,PlanodeRecursosHídricos, EnquadramentoeSistemadeInformaçõesaprovados. ACobrançajáfoiaprovadanoâmbitodoComitê,no entanto,aindanecessitaseraprovadapeloConselho DistritaldeRecursosHídricos.

12

Por fim, o Coordenador de Instâncias Colegiadas do SINGREH/SAS da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), Luiz Henrique Pinheiro Silva, abordou alguns aspectos da implementação dos instrumentos de gestão em toda a bacia.

13

CONCURSO FOTOGRÁFICO

Fotógrafos profissionais ou amadores poderão receber prêmios em dinheiro no Concurso de Fotografia promovido pelo Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio Paranaíba (CBH Paranaíba). O objetivo é ampliar o conhecimento da sociedade sobre o papel e a importância do CBH Paranaíba, por meio de ações que proporcionem maior visibilidade as suas atividades.

As inscrições são gratuitas e devem ser feitas até às 17h30, do dia 31 de maio, por meio de documentação protocoladas na Secretaria da Abha Gestão de Águas. Cada participante terá o direito a inscrever, no máximo, dez fotografias coloridas, originais e inéditas, independente do tema. As fotos devem retratar, exclusivamente, imagens da bacia do Rio Paranaíba.

O concurso é dividido em quatro temas: Água (retratada em ambientes aquáticos); Beleza Natural ou Cultural (imagens que retratem paisagens, fauna, flora, populações, aspectos históricos, comunidades etc.); Túnel do tempo (imagens antigas que retratem o Rio Paranaíba, seus afluentes ou histórias relacionadas com a Bacia Hidrográfica); e Usos da água ( imagens que destaquem os diferentes usos dos recursos hídricos, como: irrigação, agropecuária, indústria,

geração de energia, consumo humano, navegação, lazer, mineração, aquicultura e outros)

Serão premiadas 12 fotografias, ou seja, as três melhores em cada um dos temas. Os vencedores vão receber um prêmio de R$ 5 mil Já os segundos colocados, R$ 2 mil. E os terceiros colocados, a quantia de mil reais. Ao todo, um montante de R$ 32 mil será distribuído entre os premiados Os vencedores serão escolhidos por uma comissão julgadora.

O Concurso de Fotografia é uma das ações previstas no Plano de Comunicação do CBH Paranaíba, aprovado pela Diretoria e em conformidade com os objetivos da Política Nacional de Recursos Hídricos.

Inscriçõesaté30dejunho

CLIQUE AQUI E SAIBA MAIS

14

GACG analisa resultado dos Indicadores do Contrato de Gestão no ano de 2022

Emreuniãoocorridadia14deabrilde2023,por m e i o d e v i d e o c o n f e r ê n c i a , o G r u p o d e Acompanhamento do Contrato de Gestão (GACG) do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Paranaíba (CBH Paranaíba) analisou o resultado dos indicadores do ContratodeGestãocomaAgênciaNacionaldeÁguae SaneamentoBásico(ANA)paraoanode2022.

O Grupo é composto por representantes do Poder Público, Sociedade Civil e Usuários, segmentos quecompõemoCBHParanaíba.Suasatribuiçõessão: avaliar os resultados alcançados pela Entidade Delegatária,faceàsmetaseindicadoresdedesempenhoacordadosnoContratodeGestão,naperspectiva desuaeficácia,desuaeficiênciaedesuaefetividade; elaborar e encaminhar à Diretoria do CBH Paranaíba relatório conclusivo sobre cada avaliação procedida, contendocomparativoespecíficodasmetaspropostas

comosresultadosalcançados;eacompanharaprestaçãodecontascorrespondenteaoperíodoavaliado. De acordo com a apresentação feita pela Abha Gestão de Águas, Entidade Delegatária do CBH Paranaíba, grande parte das metas do ano de 2022 foramalcançadas.Foramcumpridosemsuatotalidade, alcançando100%dameta,osIndicadores1,2,3e6,que se referem, respectivamente, ao nível organização do PlanejamentoAnualdeAtividades(PAA),atendimento aos encaminhamentos, índice de execução física de açõesetaxadeadministraçãorealdaentidadedelegatária priorizadas. O índice de desembolso em ações finalísticas, representado pelo Indicador 4, atingiu 94,78% da meta; o Indicador 5, que avalia o índice de desembolsototal,atingiu93,53%dameta;eoIndicador 7,quedizrespeitoaocumprimentoderecomendações daAuditoriaInternadaANA,atingiu85,2%dameta.

15

CBH Paranaíba capacita membros sobre planos de recursos hídricos e enquadramento de corpos d'água

Oeventotevecomoobjetivoprepararmembros doCBHParanaíbaedos9comitêsderiosafluentespara arevisãodoPlanodeRecursosHídricosdaBaciadoRio Paranaíba (PRH Paranaíba) e para a elaboração do enquadramentodoscorposdeáguaemclasses.

O PRH Paranaíba será atualizado com base no PlanoIntegradodeRecursosHídricos(PIRH),modeloda ANAqueapresentaumavisãoconjuntaparaatomada de decisões, em busca de uma gestão de recursos hídricos de forma mais eficiente. “Vamos construir o plano em conjunto, contemplando o somatório das necessidadesdetodaabacia[doParanaíba],deforma integrada com os Comitês Afluentes, para garantir segurança hídrica aos múltiplos usos”, explicou o PresidentedoCBHParanaíba,JoãoRicardoRaiser

A capacitação aconteceu na sede da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) e contoucompalestrasapresentadasporservidoresda agência. A abertura do evento teve a participação do diretordaANA,MauricioAbijaodiedaCoordenadora deCapacitaçãodoSingrehedoSetordeSaneamento Básico, Vivyanne Graça Representando os órgãos

gestores de recursos hídricos das Unidades da Federação que compõem a bacia do Paranaíba: o Superintendente de Recursos Hídricos da Adasa, GustavoCarneiro;CamilaAidaCouto, Superintendente de Recursos Hídricos e Saneamento da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento SustentáveldeGoiás(Semad);AllanMota,Gerentede Planos de Recursos Hídricos e Enquadramento dos Corpos de Água do Instituto Mineiro de Gestão de Águas(Igam); eLeonardoSampaioCosta,Gerentede Recursos Hídricos do Instituto de Meio Ambiente de MatoGrossodoSul(Imasul).Porfim,representandoa Diretoria do CBH Paranaíba: João Ricardo Raiser, Presidente;eFláviaStelaVieira,Secretária.

Acapacitaçãofoiministradapeloscolaboradores daANA:acoordenadoradeApoioàImplementaçãode PlanosdeRecursosHídricosdaAgência,LucianaZago;a coordenadora de Qualidade de Água e Enquadramento, Ana Paula Generino; o especialista em geoprocessamentoGonzaloFernandez;eosespecialistas em regulação de recursos hídricos e saneamento básicodaANADanielIzotoneRosanaEvangelista.

16
O CBH Paranaíba reuniu, em 26 de abril, 114 pessoas para uma capacitação com foco em instrumentos de gestão de recursos hídricos.

Comitê do Rio Paranaíba tem nova Secretária Adjunta

Leonardo Klosovski, ex-representante do Ministério doDesenvolvimentoRegional(MDR),quetambémse desligoudesuasfunçõesnoCBHParanaíba.

O Superintende de Regulação e de Recursos HídricosdaAgênciaNacionaldeÁguaseSaneamento Básico(ANA),MarcoNeves,participoudareuniãoe,na abertura, ressaltou o trabalho desenvolvido pelo Comitê na busca pelo aprimoramento das políticas públicas de recursos hídricos. “Considero o CBH Paranaíba uma plataforma de hidropolítica, uma plataforma da governança da água, com atuação muitoimportanteparaoBrasil”,elogiou.

ADiretoriadoComitêdeBaciaHidrográficado Rio Paranaíba (CBH Paranaíba) ‒ gestão 2022/2024 estácompleta.Durantea31ªReuniãoExtraordinária do Comitê, realizada no dia 27 de abril, na sede da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), em Brasília/DF, a representante da Prefeitura Municipal de Araporã/MG, Elaine Aparecida Santos Oliveira, foi eleita por aclamação para o cargo de secretáriaadjunta.Avagaestavaociosadevidoàsaída doDeividLucasdeOliveira.

Na oportunidade, o presidente do CBH, João RicardoRaiser,entregouumaplacadereconhecimentoaoex-SecretárioAdjunto,DeividLucasdeOliveira, pelos 10 anos de relevantes serviços prestados ao Comitê. Ele, ainda, enalteceu a dedicação do

OpresidenteJoãoRicardoRaiserrelembrouque o CBH Paranaíba, em 2008, foi o primeiro Comitê a encaminhar ao Conselho Nacional de Recursos Hídricos (CNRH) uma proposta de enquadramento dos corpos de água em classes. Posteriormente, em 2013,oprimeiroaelaborarumplanodebacia,oque representouumamudançanaconstruçãodosplanos de recursos hídricos dos demais Comitês. “Tivemos boasexperiências,desucessoedeaprendizado,que contribuíram para que o CBH Paranaíba compreendesse seu papel político e a importância de tomar decisões para a evolução do sistema de recursos hídricos”,complementou.

17

Na sequência, outras pautas administrativas foramapresentadasedeliberadas.Aentidadedelegatária, Abha Gestão de Águas, também pontuou a necessidade de renovar a indicação da entidade ao Conselho Nacional de Recursos Hídricos (CNRH). O Diretor presidente da Abha, Thiago Nascimento, enfatizouointeressedainstituiçãoempermanecerà frentedagestãodoCBHParanaíbaeapresentou,de formaresumida,otrabalhodesenvolvido.

A Abha também apresentou o Plano de ExecuçãoOrçamentáriaAnual(POA),exercício2022,a Prestação de Contas de 2022 e o Relatório de

Avaliação do Contrato de Gestão nº 035/2020/ANA, também do exercício 2022. Conforme avaliação procedidapelaComissãodeAvaliaçãodosContratos de Gestão, face as metas do Plano de Trabalho do ContratodeGestão,em2022,aAbhaatingiuanotade 9.62,configuradodesempenhoótimo.

Houve, ainda, a apresentação sobre a “Implementação dos Instrumentos de Gestão de Recursos HídricosnosCBHsAfluentesMineirosdoParanaíba”, peloGerentedePlanejamentodeRecursoHídricosdo InstitutoMineirodeGestãodasÁguas(Igam),Allande OliveiraMota.

COMPOSIÇÃO 2022/2024 - DIRETORIA DO COMITÊ DA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO PARANAÍBA João Ricardo Raiser Representando a Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Goiás (Semad-GO)
18
Flávia Stela Gonçalves Vieira Representando o Instituto Rede Terra
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.