Boletim Informativo nº 80

Page 1

Comitê

Capacitação orienta sobre o Marco Regulatório na Bacia do Rio São Marcos

Cobrança

do Rio Paranaíba inicia as atividades para atualização do Plano de Recursos Hídricos pág.05 pág.06 pág.08 pág.10
pelo uso da água tem reajuste de 6,47% Ações prioritárias para 2023 são denidas pelo Comitê Conra o Planejamento de Atividades para o ano de 2023
OUTUBRO, NOVEMBRO E DEZEMBRO | 2022 | Nº 80

Ofimdoanorepresentaoencerramentodeum cicloecomeçodeoutro.

Étempodeolharparatráseanalisartudooque foi feito, celebrar as conquistas e aprender com os erros.Apósisso,étempodecomeçaraolharparao futuro,planejar,traçarmetasebotaramãonamassa.

Coincidênciaounão,omomentoatualdoCBH Paranaíbadespertaemnósessemesmoolharparao passadoeparaofuturo.

Assim como a Terra ao final de cada ano, o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Paranaíba tambémestádandoumavoltacompletaaoredordo sol - aqui nesta analogia, o sol representa os instrumentosdegestão.

Estamos finalizando a fase de implementação de todos os instrumentos de gestão, iniciando uma novavoltaemtornodosolcomarevisãodoprimeiro instrumento‒oPlanodeRecursosHídricos(PRH)‒e

colhendoosbonsresultadosdocicloanterior.

RevisarnossoPRHéirembuscadosdetalhes,é como caminhar por aquela trilha que já foi aberta, tendoaoportunidadedeobservarmelhorapaisagem e andar com mais segurança, já sabendo o que a caminhadanosreserva.

Ao refazer a nossa volta também podemos observarassementesquegerminamospelocaminho equejáestãodandofrutos.

Em 2022 realizamos várias obras e ações utilizandoosrecursosdacobrançapelousodeágua. Naspróximaspáginasvamostratarmelhorcadauma delas,apartequemecabeaquiéademãeorgulhosa, queolhacomalegriaosprimeirospassosdosfilhose valorizacadaconquista.

Queonossonovociclosejarepletodecolheitas, aprendizadosesemeadura.Feliznovociclo!

02
Secretária do CBH Paranaíba Flávia Stela Gonçalves Vieira

Comitê do Rio Paranaíba inicia as atividades para atualização do Plano de Recursos Hídricos

O P l a n o d e R e c u r s o s H í d r i c o s d a B a c i a HidrográficadoRioParanaíba(PRHParanaíba)éum importante instrumento da Política Nacional de RecursosHídricos(PNRH),porembasaraçõesparaa gestãocompartilhadaeousomúltiplointegradodos recursos hídricos superficiais e subterrâneos. No ComitêdaBaciaHidrográficadoRioParanaíba(CBH Paranaíba),oinstrumentofoielaboradoentre2010e 2013,comaprevisãoparasuarevisãoem10anos.

Portanto, em 2022, a Abha Gestão de Águas, entidade delegatária à agência de água da Bacia Hidrográfica do Rio Paranaíba, deu início aos procedimentosparaarevisãodoPRHParanaíba.Em maiofoicontratadaaempresaRHAEngenhariapara avaliar a implementação do Plano de Recursos Hídricos da Bacia Hidrográfica do Rio Paranaíba e elaboraroTermodeReferênciaparaacontrataçãode

empresaquefaráaatualizaçãodoPRH.

Em30denovembro,foirealizadaa“Capacitação e Oficina para Atualização do Plano de Recursos HídricosdaBaciaHidrográficadoRioParanaíba(PRH Paranaíba)”.Oeventoaconteceunacapitalgoianae contou com a presença de membros indicados por cada um dos nove comitês de rios afluentes ao Paranaíba e dos órgãos gestores com atuação na bacia. No início do evento, a Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), por meio de seu técnico, Gonzalo Alvaro Vazquez Fernandez, da Coordenação de Planos de Recursos Hídricos, apresentou os detalhes sobre a estrutura dos Planos Integrados de Recursos Hídricos (Pirh) dos comitês

No início do mês de novembro, Diretoria do CBH Paranaíba e equipe da Abha Gestão de Águas, foram até a sede da empresa contratada para alinhar os detalhes das avidades de avaliação do Plano.

03
Capacitação e Oficina para Atualização do PRH Paranaíba Gonzalo Fernandez, da ANA, apresentando o Pirh

federais. Na sequência, a empresa contratada pela AbhaGestãodeÁguas,RHAEngenharia,apresentou osresultadosdaavaliaçãodoPRHeaofinaldoevento, osrepresentantesdoscomitêsafluentescontribuíram comaspectosquedeverãoserobservadosnarevisão doPlano.

AvaliaçãodoPRH

Julia Bianek, Engenheira Ambiental da RHA Engenharia,ponderouqueaavaliaçãodoPRHatual encontrou alguns desafios, como a ausência de métricas intermediárias de avaliação, objetivos específicos,entreoutrasquestões.Deacordocomo levantamento realizado, o avanço global da implementação do PRH Paranaíba até o momento foi de 16%.

AlgumasdasdiretrizespropostasparaaatualizaçãodoPlanoapresentadaséaintegraçãocomos planosdasbaciasafluentes;atuaçãofocadaemáreas críticas;desenvolvimentodoManualOperativo(MOP) com detalhamento das estratégias para as ações de curto prazo; definição de ciclos de implementação

paraavaliaçãodoandamentodoplanoacadacinco anos;implementaçãodoenquadramentosdoscorpos d'águae;acriaçãodeGruposdeTrabalho(GT)formadopormembrosdoCBHParanaíbaedosnoveCBHs paracontribuíremdeformaparticipativaeintegrada.

Próximospassos

OpróximopassoparaaatualizaçãodoPRHéa consolidaçãodascontribuiçõesobtidasnoeventoem formadoRelatóriodeDiretrizesdaAtualizaçãodoPRH Paranaíba.Paraopróximoanohá,ainda,aformação deumGrupodeTrabalhoemaisumacapacitação.A previsãoéqueonovoPRHsejacontratadonoanode 2023.

04
Analista ambiental da RHA Engenharia apresentando a avaliação da implementação do PRH Paranaíba.
Você já segue o CBH Paranaíba nas redes sociais? Atualizadas todos os dias com tudo que você precisa saber sobre o seu comitê.

Ações prioritárias para 2023 são denidas pelo Comitê

Aofinaldecadaano,osmembrosdoComitêda BaciaHidrográficadoRioParanaíba(CBHParanaíba) têm a atribuição de analisar e aprovar o Plano OrçamentárioAnual(POA).Aferramentaéodetalhamento do Plano de Aplicação Plurianual (PAP) dos recursosorigináriosdacobrançapelousoderecursos hídricosdedomíniodaUniãonaBaciaHidrográficado Rio Paranaíba com as ações prioritárias para o ano seguinte.

NoCBHParanaíba,oPOAcomeçouaserconstruídonomêsdeoutubro,durantea67ªReuniãoda CâmaraTécnicadePlanejamentoInstitucional(CTPI), realizada em Brasília A proposta analisada pela Câmarajápreviaoincrementoderecursosprovenientesdosaldoremanescente,noentanto,oPOAaprovado pelo Plenário do CBH Paranaíba, durante a 28ª Reunião Ordinária do Comitê, aportou ainda mais recursosparaopróximoano.

cose;açõesfinalísticasdocomitêdebacia.Emfunção do volume de recursos aportados, foi necessário, ainda,realizaralteraçõesnoPAPemcumprimentoà Deliberaçãonº127/2022doCBHParanaíba.

Osprogramasquereceberãomaiorincremento d e r e c u r s o s s ã o : M e l h o r i a s n o S i s t e m a d e EsgotamentoSanitário;Combateaperdashídricasna irrigação; Sistemas de Informações sobre Recursos Hídricos;Proteçãoeconservaçãodosrecursoshídri-

Osprincipaisinvestimentosparaopróximoano sãoaampliaçãodaEstaçãodeTratamentodeEsgoto (ETE) de Coromandel-MG; a construção da rede i n t e r c e p t o r a d e e s g o t o s d o m u n i c í p i o d e Tupaciguara-MG;aexecuçãodeemissáriodeesgoto paraampliaçãodaETEdeMorrinhos-GOe;oprojeto pilotodecombateaperdashídricasnairrigação.

05
67ª Reunião da Câmara Técnica de Planejamento Instucional (CTPI), realizada em Brasília. 28ª Reunião Ordinária do Comitê

Conra o Planeja Atividades para o

PLENÁRIO

Data prevista: 27/abril/2023

Local: Brasília - DF Reunião: 31ª Reunião Extraordinária

Ações previstas:

- Aprovação do Relatório Anual de A Paranaíba, exercício 2022; - Aprovação da criação do GT Revisão Plano; - Apresentação do Plano de Execuç (POA), exercício 2022; - Apresentação do Relatório de A Gestão nº 035/2020/ANA, exercício 2022.

Data prevista: 22/junho/2023

Local: Itumbiara - GO Reunião: 29ª Reunião Ordinária Ações previstas: - Alteração da Deliberação 52/2015, que trata da concessão de diárias a membros do CBH; - Premiação concurso de fotografia.

Data prevista: 30/novembro/2023

Local: Araxá - MG Reunião: 30ª Reunião Ordinária Ações previstas: - Acompanhamento do PRH Paranaíba; - Aprovação do Planejamento Anual de Avidades, exercício 2023; - Renovação da Delegação daEndade junto ao CNRH; - Aprovação do POA 2024.

CÂMARATÉCNICADEPLANEJAMENTO INSTITUCIONAL(CTPI)

Data prevista: 09 e 10/fevereiro/2023

Local: Goiânia-GO Reunião: 68ª Reunião e Oficina Ações previstas: - Tratavas para revisão do PRH Paranaíba; - Apreciação da criação do GT Revisão Plano; - Oficina PAP.

Data prevista: 16 e 17/março/2023

Local: Uberlândia-MG Reunião: 69ª Reunião Ações previstas: - Diretrizes para priorização de municípios para invesmentos na área de saneamento; - Revisão da Deliberação 52/2015, que trata da concessão de diárias a membros do CBH; - Revisão do PAP.

Data prevista: 11 e 12/maio/2023

Local: Goiânia-GO Reunião: 70ª Reunião Ações previstas: Revisão do PAP.

Data prevista: 24 e 25/agosto/2023

Local: Uberlândia-MG Reunião: 71ª Reunião

Ações previstas: - Retorno dos trabalhos do GT Segurança Hídrica; - POA 2024.

Data prevista: 19 e 20/outubro/2023 Local: Goiânia-GO Reunião: 72ª Reunião Ações previstas: - POA 2024; - Planejamento de Avidades da CTPI 2023.

CÂMARATÉCNICADEINTEGRAÇÃO(CTI)

Data prevista: 28/fevereiro/2023

Local: Uberlândia - MG (Comitê Anfitrião CBH Araguari) Reunião: 18ª Reunião

Ações previstas: - Status de implementação dos instrumentos de gestão de recursos hídricos nas respecvas Bacias. (O.G.); - Acompanhamento da Atualização do PRH Paranaíba;

Data prevista: 18/abril/2023

Local: Itumbiara - GO (Comitê Anfitrião CBH Meia Ponte) Reunião: 19ª Reunião

Ações previstas: - Balanço do PRH Paranaíba - 2013 (Apresentação dos produtos);

- Acompanhamento da Atualização do PRH Paranaíba; - Período da tarde visita técnica no Rio Paranaíba (flutuante).

06

Data prevista: 11/maio/2023

Local: Goiânia - GO (Comitê Anfitrião CBH Meia Ponte) Reunião: 20ª Reunião

Ações previstas: - Avanços CBHs Afluentes (Acompanhamento das Metas 3º Seminário de Integração); - Acompanhamento da Atualização do PRH Paranaíba.

Data prevista: 24/agosto/2023

Local: Uberlândia – MG (Comitê Anfitrião CBH Araguari) Reunião: 21ª Reunião Ações previstas: Acompanhamento da Atualização do PRH.

Data prevista: 26 e 27/outubro/2023

Local: Coromandel – MG (Comitê Anfitrião CBH PN1) ou Brasília – DF (Comitê Anfitrião CBH Paranaíba-DF) Reunião: 22ª Reunião

Ações previstas: - Planejamento Anual de Avidades da CTI; - Acompanhamento da Atualização do PRH Paranaíba; - Período da tarde visita técnica ETE Coromandel/MG ou visita técnica (Projeto Produtor de Água na Bacia do Pipiripau).

GRUPODEACOMPANHAMENTODO CONTRATODEGESTÃO(GACG)

Data prevista: 24/janeiro/2023 Local: Videoconferência Reunião: 3ª Reunião

Ações previstas: - Apresentação do Relatório Final do Contrato de Gestão nº 035/2020/ANA, exercício 2022; - Apresentação do Plano de Execução Orçamentária Anual (POA), exercício 2022.

Data prevista: 22/agosto/2023

Local: Videoconferência Reunião: 4ª Reunião

Ações previstas:

- Apresentação do Relatório Parcial do Contrato de Gestão nº 035/2020/ANA, exercício 2023 - 1º semestre;

- Apresentação do Plano de Execução Orçamentária Anual (POA) 1º semestre 2023.

Data prevista: 28/novembro/2023

Local: Videoconferência Reunião: 5ª Reunião

Ações previstas: - Apresentação do Relatório Parcial do Contrato de Gestão nº 035/2020/ANA, exercício 2023 - 2º semestre;

- Apresentação do Plano de Execução Orçamentária Anual (POA) parcial, 2º semestre de 2023.

GRUPODETRABALHO SEGURANÇAHÍDRICA

Data prevista: 09 de fevereiro/2023

Local: Goiânia-GO Reunião: 1ª Reunião

Ações previstas: - Eleição dos Coordenadores; - Início dos trabalhos.

Data prevista: Maio/2023

Local: Videoconferência Reunião: 2ª Reunião

Ações previstas: Desenvolvimento dos trabalhos.

Data prevista: Julho/2023

Local: Goiânia – GO, Brasília – DF ou Uberlândia – MG Reunião: 3ª Reunião Ações previstas: Conclusão dos trabalhos.

GRUPODETRABALHOREVISÃOPLANO

Data prevista: Junho/2023

Local: Goiânia – GO, Brasília – DF ou Uberlândia – MG Reunião: 1ª Reunião Ações previstas: - Eleição dos Coordenadores; - Início dos trabalhos.

Data prevista: Julho/2023

Local: Goiânia – GO, Brasília – DF ou Uberlândia – MG Reunião: 2ª Reunião Ações previstas: Desenvolvimento dos trabalhos.

Data prevista: Agosto/2023

Local: Goiânia – GO, Brasília – DF ou Uberlândia – MG Reunião: 3ª Reunião Ações previstas: Desenvolvimento dos trabalhos.

Data prevista: Setembro/2023

Local: Goiânia – GO, Brasília – DF ou Uberlândia – MG Reunião: 4ª Reunião Ações previstas: Desenvolvimento dos trabalhos.

Data prevista: Outubro/2023

Local: Goiânia – GO, Brasília – DF ou Uberlândia – MG Reunião: 5ª Reunião Ações previstas: Desenvolvimento dos trabalhos.

Data prevista: Novembro/2023

Local: Goiânia – GO, Brasília – DF ou Uberlândia – MG Reunião: 6ª Reunião Ações previstas: Conclusão dos trabalhos.

EVENTOS

Data prevista: 26/04/2023

Local: Brasília – DF Ações previstas: Capacitação PRH Paranaíba e Enquadramento dos Corpos de Água em classe.

07

Capacitação orienta sobre o Marco Regulatório na Bacia do Rio São Marcos

OComitêdaBaciaHidrográficadoRioParanaíba (CBH Paranaíba) realizou, na manhã do dia 26 de outubro, uma capacitação voltada para usuários de recursos hídricos da bacia hidrográfica do Rio São Marcos,amontantedaUHEBatalha.Anecessidadede preparar usuários, profissionais da área e membros dos comitês de bacia se deu em função do Marco Regulatório, definido pela Resolução Conjunta nº 109/2021, que dispõe sobre as diretrizes para a regulaçãodeusoderecursoshídricossuperficiaisna baciahidrográficadoRioSãoMarcos.

Foram convidados o da Superintendente de RegulaçãodeUsosdeRecursosHídricosdaAgência NacionaldeÁguaseSaneamentoBásico(ANA),Marco JoséMeloNeves,queesclareceuosdetalhessobreo Marco Regulatório, sua construção e seus impactos; daCoordenaçãodeOutorgadaANA,AndréOnzi,,que orientouosusuáriosdeáguaseconsultoresquantoà utilização do Regla, sistema para a obtenção de outorgas;edaCoordenaçãodeFiscalizaçãodeUsoda

ANA, Luiz Henrique Amorim Moura, que explicou s o b r e o m é t o d o d e fi s c a l i z a ç ã o e m e d i ç ã o preconizadosnoregramentodoMarcoRegulatório.

Tambémparticiparamnaaberturadoeventoo daSuperintendentedeApoioaoSistemaNacionalde Gerenciamento de Recursos Hídricos da ANA, Humberto Cardoso Gonçalves; o Coordenador da UnidadeRegionaldoInstitutoMineirodeGestãodas Águas (Igam) do Noroeste de Minas, Ciro Leonardo Rabelo Coelho; e a Superintendente de Recursos Hídricos e Saneamento da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Goiás(Semad-GO),CamilaAídaCampos.Amediação doeventofoifeitapeloPresidentedoCBHParanaíba, JoãoRicardoRaiser.

Acapacitaçãofoiassistida,aovivo,pormaisde 70participantes,noentanto,oeventonaíntegraestá disponívelnocanaldoYouTubedoCBHParanaíbae vocêpodeassisti-loquandoquiserclicandoaqui.

08

Entendaoconflitopelousodaágua nabaciadoRioSãoMarcos

AbaciadorioSãoMarcosviveumconflitopelo usodaáguadesde2010,quandoaResoluçãonº562 daAgênciaNacionaldasÁguas(ANA)estabeleceuo Marco Regulatório do Uso da Água na bacia hidrográfica do São Marcos. A resolução garantia a disponibilidadehídricaparaaUsinaHidrelétrica(UHE) deBatalha,aopassoquepreviaumaáreairrigadapelo métododepivôcentralequivalentea33.500haparao estado de Goiás e 30.000 ha para Minas Gerais. É atribuiçãodoscomitêsdebaciaarbitraremprimeira instânciaadministrativaosconflitospelousodaágua, portanto, o CBH Paranaíba, realizou em 2016 um encontrotécnico,comconsultaspúblicaseoficinade trabalhoparaouvirapopulaçãodascidadesdabacia

a c e r c a d a p r i o r i d a d e p a r a o u t o r g a n a b a c i a hidrográficadorioSãoMarcos.

Aofinalde2016,foiaprovadaaDeliberaçãonº 070/2016, que definiu o uso da água superficial na irrigaçãocomoprioridadeparaoutorgadedireitode usoderecursoshídricosamontantedaUHEBatalha, no Rio São Marcos. Em março de 2018 foram aprovadas as diretrizes para regulação de usos na baciapormeiodaDeliberaçãonº88/2018etambéma necessidade de elaboração de acordos de gestão entre os órgãos gestores de recursos hídricos dos estadosdeMinasGerais,GoiáseDistritoFederal.Essa articulação entre os estados deu origem ao Novo Marco Regulatório da Bacia do Rio São Marcos, por meio da Resolução Conjunta nº 109/2021, em vigor desdedezembrode2021.

09

Cobrança pelo uso da água tem reajuste de 6,47%

A Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) emitiu, no mês de novembro, a Nota InformativaNº24/2022/CSCOB/SAS.Nela,foiestabelecidooreajustedosPreçosPúblicosUnitários(PPUs) aplicadosnaCobrançapeloUsodaÁguaemriosde domíniodaUniãoparaoexercíciode2023,deacordo comavariaçãomedidapeloÍndiceNacionaldePreços ao Consumidor Amplo (IPCA), entre novembro de 2021eoutubrode2022.

O PPU é utilizado no cálculo da cobrança pelo uso de água e foi reajustado em 6,47%. No CBH Paranaíba,onovovalordePPUparacaptaçõesdeusos gerais é de R$ 0,0398 m³, para captações para usos ruraiséR$0,0052m³eparalançamentosdeefluentes onovovaloréR$0,2117m³.

VocêpodeconferiraNotaInformativaclicando aqui.

CBH Paranaíba tem nova sede

OCBHParanaíbasemudoueestádecasanova. AnovacasadoComitêficanoPaláciodasÁguas,na cidadedeItumbiara-GO,naorladoRioParanaíba.O novoendereçoéAv.BeiraRio,343-NovaAurora,os telefonesparacontatoseguemosmesmos:(64)34315026e(34)98851-2963.

Troca de experiências e aprendizado

A Diretoria do CBH Paranaíba e a equipe da Abha Gestão de Águas visitaram a sede da Agevap, emResende-RJ.AAgevapéaagênciadebaciade17 comitêsdoRioParaíbadoSul,envolvendoosestados deMinasGerais,SãoPaulo,RiodeJaneiroeEspírito Santo.

Nossa comitiva foi conhecer de perto a experiência da agência na aplicação dos recursos da cobrança em programas e projetos ambientais e sociais; gestão administrativa e de processos; entre outros.

"Abuscapornovoscaminhoseestratégiassão fundamentaisparaaevoluçãodoCBHParanaíbaeda AbhaGestãodeÁguas,bemcomoparaaconsolida-

ção da gestão dos recursos hídricos na Bacia. Neste sentido, a reunião com a Agevap foi um importante passo”, destacou João Ricardo Raiser, Presidente do CBHParanaíba.

10

REVISÃO E ATUALIZAÇÃO DO

PARH

UGH Santana-Aporé

O Plano de Ação de Recursos Hídricos (PARH) da Unidade de Gestão Hídrica (UGH) Santana-Aporé é um instrumento de planejamento que orienta as ações estratégicas para a região, que envolve os municípios sul-matogrossenses de Aparecida do Taboado, Cassilândia, Chapadão e Paranaíba. O objetivo do PARH é propor ações para minimizar conflitos potenciais ou existentes pelo uso da água, tendo em vista os múltiplos interesses dos usuários, do poder público e da sociedade civil organizada.

Valor: R$ 213.947,58

Benefícios:

• Um plano de ações direcionado para as necessidades da bacia;

• Comitê novo, precisa de cobrança;

• Estabelecer objetivos estratégicos do PARH do Santana –Aporé;

• Estruturação de metas a serem alcançadas.

BALANÇO DO PRH DO RIO PARANAÍBA

Bacia do Rio Paranaíba

O Plano de Recursos Hídricos da bacia do Rio Paranaíba se constitui como importante instrumento da Política Nacional de Recursos Hídricos (PNRH), por embasar ações para a gestão compartilhada e o uso múltiplo integrado dos recursos hídricos superficiais e subterrâneos. A avaliação da implementação do PRH se deve à necessidade de se ter um instrumento atualizado de planejamento para a bacia hidrográfica, norteador da agenda dos recursos hídricos.

Valor: R$ 177.651,33

Benefícios:

• Realizar uma reflexão sobre o PRH de 2013, que fará 10 anos em 2023;

• Identificar as lacunas e compreender quais mudanças e diretrizes necessárias para a construção de um Plano Integrado;

• Aprimoramento na elaboração com foco na implementação.

AMPLIAÇÃO DA ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE ESGOTO – ETE

Coromandel

– Minas Gerais

A construção do filtro biológico percolador, do decantador secundário, da elevatória de recirculação e interligações e emissário é fundamental para garantir uma eficiência total de mais de 90% do sistema de tratamento de esgoto do município, promovendo impactos positivos, qualitativos e quantitativos, relacionados aos recursos hídricos e ecossistemas aquáticos.

Valor: R$ 2.836.286,07

Parceiro: Município de Coromandel

Benefícios:

· Complementação do sistema de tratamento da ETE;

· Aumento da eficiência do sistema de tratamento > 90%.

ETE RIACHO FUNDO I

Distrito Federal

A ETE Riacho Fundo I/DF tem como modo de operação, o processo em regime batelada (descontínuo) A execução da obra tem como objetivo a implementação do sistema de amortecimento de vazão, modificando o sistema de lançamento de esgoto tratado no Córrego Riacho Fundo, em regime constante (contínuo).

Valor: R$ 3.747.067,37

Parceiro: Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb)

Benefícios:

· Amortecimento do lançamento de efluente tratado no Córrego Riacho Fundo, reduzindo a vazão lançada por meio de lançamento constante;

· Manter a vazão próxima do valor de vazão outorgada de lançamento;

CONCEPÇÃO DA SALA DE SITUAÇÃO

Bacia do Rio Paranaíba

A sala de situação é uma importante ferramenta para a tomada de decisão pois, podem ser reunidas e disponibilizadas, informações quantitativas sobre os recursos hídricos como também informações e avisos meteorológicos, climáticos bem como níveis de reservatórios e outras informações úteis.

Valor: R$ 223.616,34

Benefícios:

• Acompanhamento das condições hidrometeorológicas das bacias hidrográficas;

• Armazenamento dos principais reservatórios da BHRP;

• Subsídios na tomada de decisões no que se refere a minimização dos efeitos de secas e inundações;

• Dados da bacia centralizados.

11

ELABORAÇÃO DE PROJETO DO SISTEMA DE ESGOTAMENTO SANITÁRIO

Região Norte de Senador Canedo – Goiás

A Região Norte do Município de Senador Canedo é uma área de intensa expansão urbana, or isso torna se p necessário a ampliação da cobertura do sistema de esgotamento sanitário do município, a fim de reduzir os impactos ocasionados pelo lançamento de esgoto sanitário “in natura” e melhorar a qualidade ambiental do rio Meia Ponte, afluente do Rio Paranaíba.

Valor: R$ 1.149.176,05

Parceiro: Município de Senador Canedo e Agência de Saneamento (Sanesc)

Benefícios:

· Diagnóstico da situação atual do sistema;

· Conhecimento das obras necessárias para captação, afastamento e tratamento do efluente gerado na região;

· Estudos e projetos são importantes para que o município consiga recursos financeiros no âmbito dos governos Estadual e Federal, bem como, requerer financiamentos para execução das obras

ESTUDO DE RACIONALIZAÇÃO DE ÁGUA NA IRRIGAÇÃO

Bacia do Rio Paranaíba De acordo com o PRH Paranaíba, a irrigação é o principal setor usuário da bacia, correspondendo a aproximadamente 89,5% do consumo de água, e todos os cenários elaborados indicam que esta condição deverá ser mantida nos próximos anos. O setor tem apresentado um expressivo crescimento nos últimos anos. Neste caso é fundament al que sejam desenvolvidos estudos para melhorar o conhecimento sobre o padrão de uso de água neste setor.

Valor: R$ 188.750,27

Benefícios:

• Evitar perdas hídricas;

• Otimização do uso dos recursos hídricos;

• Diagnóstico atual das áreas irrigadas (tipos de irrigação, tamanho das áreas irrigadas, conhecimento da disponibilidade hídrica);

• Definição de metas de racionalização das água na bacia hidrográfica;

• Projeto de unidades demonstrativas de uso racional das águas.

ELABORAÇÃO DE PRAD (LIXÕES)

Abadia de Goiás, Campo Alegre de Goiás, Cezarina, Corumbá de Goiás, Cristianópolis, Davinópolis e Itajá. A Lei n° 12.305/2010, que trata da implementação da Política Nacional dos Resíduos Sólidos (PNRS), instituiu prazo máximo para a desativação dos lixões e substituição destes por formas de destinação final ambientalmente adequada. O Projeto de Recuperação de Áreas Degradadas - PRAD é um estudo realizado em área que sofreu degradação ambiental por ações antrópicas, como o caso dos “lixões”.

Valor: R$ 1.095.352,92

Parceiros: Municípios de Abadia de Goiás, Campo Alegre de Goiás, Cezarina, Corumbá de Goiás, Cristianópolis, Davinópolis e Itajá

Benefícios:

· Diagnóstico atual das áreas dos lixões;

· Conhecimento das intervenções e obras necessárias para o encerramento dos lixões e recuperação das áreas;

· O PRAD é um documento importante para que os municípios possam conseguir recursos financeiros no âmbito dos governos estadual e federal, bem como, requerer financiamento para execução das obras.

INTERCEPTORES DE ESGOTO PARA O SISTEMA DE ESGOTAMENTO SANITÁRIO

Tupaciguara – Minas Gerais

A implementação dos interceptores de esgotos vai canalizar (receber e transportar) todo o volume esgoto bruto coletado e afastá-lo da malha urbana, melhorando assim as condições sanitárias da população e ambientais do local. implementação dessa etapa tem A o intuito de facilitar e subsidiar a execução da futura Estação de Tratamento de Esgoto

Valor: R$ 5.303.882,94

Parceiro: Município de Tupaciguara e Departamento de Água e Esgoto (DAE)

Benefícios:

· Coleta e afastamento de todo o esgoto do município;

· O interceptor é uma estrutura que fundamental para o projeto do sistema de tratamento de esgoto do município.

12
COMPOSIÇÃO 2022/2024 - DIRETORIA DO COMITÊ DA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO PARANAÍBA
Representando
Secretaria Estadual
Meio Ambiente
Desenvolvimento Sustentável
Flávia Stela Gonçalves Vieira Representando o Instituto Rede Terra Boas festas e feliz 2023!
João Ricardo Raiser
a
de
e
de Goiás (Semad-GO)
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.