Boletim Informativo nº 79

Page 1

Câmara de Planejamento Institucional do Comitê do Rio Paranaíba elege nova coordenação CBH Paranaíba participa do XXIV Encontro Nacional de Comitês de Bacias Hidrográcas pág.03 pág.05 pág.12 Câmara de Integração do Paranaíba dialoga temas de interesse da Bacia e da gestão de recursos hídricos pág.10 SAE de Ituiutaba é aprovada em processo de seleção com o Programa Amigos do Ribeirão São Lourenço Abha divulga hierarquização de municípios que receberão projetos para a desativação de lixões JULHO, AGOSTO E SETEMBRO | 2022 | Nº 79

ComeçamosumnovociclonoCBHParanaíba e seguimos na consolidação e no fortalecimento do nossocolegiado.Cientesdequecadacomponentedo Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricostemoseupapel,trabalharemosjuntospara que, quando se falar em gestão de águas, na implementaçãodeseusinstrumentos,namediaçãodeconflitos, todos compreendam que o Comitê não é um convidadonessesprocessosesimpeçafundamental paraapromoçãodeumambientepropícioaodebate democráticosobreaságuasdeumterritório.

Damesmaforma,nós,membrosrepresentantesdospoderespúblicos,dosusuáriosedasociedade civil,nãosomosconvidadosnoComitêounagestão daságuas-umavezqueesseSistemafoiconcebido tendoaparticipaçãoeoenvolvimentodessesatores nabasedesuasdecisões.

Assim,apesardejátermosresultadospráticos donossotrabalhoparamostraràsociedade-comoa aplicaçãoderecursosemprojetosparaamelhoriada quantidadeequalidadedaságuas-edetermosabertoasportasparaasoluçãodeimportantesconflitosna Bacia-articulandoeaprovandodiretrizesparaaregularização dos usos por meio das devidas outorgas a serem emitidas pelos órgãos gestores - precisamos fazermais,hámuitomaisaserfeito.

Então,sigamos!Juntos!Planejando,definindo diretrizes,articulandoemediandoosinteresseseconflitos,cumprindonossopapelesendoopalcomaior paraagestãodaságuas,emproldodesenvolvimento sustentáveldanossabacia.

João Ricardo Raiser Presidente do CBH Paranaíba
02 Foto: Pablo Andrew

Parh Santana-Aporé é apresentado em Paranaíba-MS

Foirealizadanodia20dejulho,emParanaíbaMS,a2ªReuniãoPúblicadoprocessodeatualização doPlanodeAçãodeRecursosHídricosdaUnidadede Gestão Hídrica Santana Aporé (Parh) Foram apresentados os resultados alcançados; colhidas contribuições para os eixos centrais, prioridades e hierarquização; esclarecidas dúvidas e; realizado debateparatrocadeinformações,aprimoramentoe validaçãodosprodutos.

O Parh Santana-Aporé é um instrumento de planejamento que orienta as ações estratégicas em

recursoshídricosparaaregião.OobjetivodoPARHé propor ações para minimizar conflitos potenciais ou existentes pelo uso da água, tendo em vista os múltiplosinteressesdosUsuários,doPoderPúblicoe da Sociedade Civil organizada. O Plano irá também estabelecer metas a serem alcançadas, e formas de prevenção e mitigação de eventos hidrológicos críticos, como secas e inundações. A atualização do ParhSantana-Aporéestásendorealizadautilizandoos recursosdacobrançapelousodaáguadedomínioda UniãonabaciahidrográficadorioParanaíba.

CBH Paranaíba participa do XXIV Encob

OComitêdaBaciaHidrográficadoRioParanaíba (CBHParanaíba)participou,entreosdias22e26de agosto, em Foz do Iguaçu (PR), do XXIV Encontro NacionaldeComitêsdeBaciasHidrográficas(Encob), realizado em Foz do Iguaçu, no Paraná. Destinado a divulgarediscutiraatuaçãodoscomitêsdebaciasea gestão de recursos hídricos, o Encob é considerado umdosmaisimportanteseventosdosetornopaís.

C

Responsabilidade de todos”, o XXIV Encob reuniu representantes de todos os estados brasileiros. A programação,queincluiupalestrastécnicas,oficinase

r o d a s d e d i á l o g o , c o n s o l i d a o m o d e l o d e protagonismo dos comitês de bacias nas políticas públicas, legislação e tomada de decisões acerca da gestãodosrecursoshídricos.Foramabordadostemas como mudanças climáticas, eventos críticos, uso racionaldaágua,boaspráticasegestãoparticipativa.

03
o m o t e m a c e n t r a l “ G e s t ã o d a á g u a :

O CBH Paranaíba esteve representado por sua Diretoria,pordoisrepresentantesnoFórumNacional deComitêsdeBaciaHidrográfica(FNCBH)epornove membros,alémderepresentantesdoscomitêsderios afluentesaoParanaíba.

AbaciadoParanaíbatevepapeldedestaqueno terceirodiadeevento,quandooSecretárioAdjunto, DeividLucasdeOliveira,participoucomopalestrante narodadediálogosobreusoracional,reusoeinovação. “É sempre motivo de muito orgulho levar as experiências do CBH Paranaíba e do setor que eu represento em um evento nacional e de grande importânciacomooEncob.Acadaanofortalecemos onossopapelnagestãoderecursoshídricos,tantona nossa bacia, quanto em todo território nacional”, celebrouDeividLucas.OSecretárioAdjuntodoCBH Paranaíba esteve ladeado por Jordana Girardello,

Brasil.Quepossamoslevarumpoucodoqueaprendemos com os representantes de cada canto do Brasil, aplicandoessesconhecimentosnonossoEstadoenas nossas Bacias Hidrográficas e contribuindo para melhoraragestão,aproteçãoeousodaságuas”.

Agência

SaneamentoBásico do Distrito Federal (Adasa).

O Presidente do CBH Paranaíba, João Ricardo Raiser, destacou a relevância do evento “O Encob é uma oportunidade única para conversar, articular e trocar experiências com representantes de todo o

A n t ô n i o P a s q u a l e t o , r e p r e s e n t a n t e d a SociedadeCivilnoCBHParanaíba,tambémdestacou ospontosaltosdoevento."FoioprimeiroEncobque eu tive a oportunidade de participar e considero fundamentaisosaprendizadossobreoplanejamento na gestão dos recursos hídricos, as experiências compartilhadas por cada comitê e as orientações repassadas pela Agência NacionaldeÁguase Saneamento Básico ( A N A ) q u a n t o à Política Nacional de RecursosHídricos".

04
r e p r e s e n t a n t e d a C o n f e d e r a ç ã o N a c i o n a l d e A g r i c u l t u r a e Pecuária (CNA), e J o r g e W e r n e c k , Diretor da
R e g u l a d o r a d e Águas, Energia e

Câmara de Integração do Paranaíba dialoga temas de interesse da Bacia e da gestão de recursos hídricos

ACâmaraTécnicadeIntegraçãodoComitêda BaciaHidrográficadoRioParanaíba(CTI),sereuniuna manhãdodia1ºdesetembro,nacidadedeUberlândia-MG, para sua 16ª Reunião. Conduzida pelo seu Coordenador,BrunoMarques,aCâmaradiscutiutrês temasprincipais:aparticipaçãodoCBHParanaíbano GrupoTécnicoOperacionaldoRioSãoMarcos(GTO), osencaminhamentosdoSemináriodeIntegraçãoeo ProjetodeLeinº4.546/2021.

O Comitê tem promovido debates sobre o conflitonabaciadorioSãoMarcosnosúltimosanose definiu,pormeiodaDeliberaçãonº88/2018,asdiretrizespararegulaçãodeusosnabaciadorioSãoMarcosetambémanecessidadedeelaboraçãodeacordos de gestão entre os órgãos gestores de recursos hídricosdaUniãoedosestadosdeMinasGerais,Goiás edoDistritoFederal.Apartirdeentão,aAgênciaNacionaldeÁguaseSaneamentoBásico(ANA),emconjunto aos órgãos gestores de recursos hídricos de

MinasGerais,GoiáseDistritoFederal,revisouoMarco RegulatóriodaBaciadoRioSãoMarcos.Entreasdiretrizes,estavaacriaçãodeumGrupoTécnicoOperacional(GTO),queexecutaaçõeseorientaaregulaçãodos usos.OCoordenadordaCTI,BrunoMarques,questionouaausênciadoCBHParanaíbanoGTOeinformou que foi solicitado a Diretoria do Comitê que pleiteie umavaganoGrupo.

Duranteo3ºSemináriodeIntegração,ocorrido nodia22dejunho,osrepresentantesdoscomitêsde rios afluentes ao Paranaíba definiram os desafios e metasparaaintegraçãodabacia.Utilizandoessasdefiniçõescomobase,na16ªReuniãoforamdefinidassete açõesparaocumprimentodasmetas,sãoelas:Plano deRecursosHídricosIntegrado;instrumentosdegestão; estratégias de articulação e mobilização com os municípios;PlanodeComunicaçãoIntegrado;fortalecimentodoSistemadeInformaçõesdeRecursosHídricos; pesquisas e desenvolvimento; e integração de

05

Conheça as regras em discussão para o Processo Eleitoral 2022-2026 assuntoscomunsnabacia.ACTIdefiniucomoencaminhamentoquenapróximareuniãooCBHParanapanemasejaconvidadoparacontarsuaexperiência no Plano Integrado de Recursos Hídricos da Bacia. Ainda,definiramcomopautapara2023umareunião conjunta aos órgãos gestores para apresentação do statusdosinstrumentosdegestãoemcadaUF.

TambémestevenapautadaCTIoProjetode Leinº4.546/2021,quetemcomoescopoacriaçãoda PolíticaNacionaldeInfraestruturaHídrica(PNIH).Essa propostatemopoderdeprovocarmudançasnoatual

marco da água, Lei nº 9.433/97, e na lei que criou a Agência Nacional de Água e Saneamento Básico (ANA).OnovoPLtambémtrazacriaçãodacessãoonerosapelousoderecursoshídricos.Pelotexto,odetentordodireitodeusodeumrecursohídrico(porexemplo,umaçudeoulago)poderácedê-loaoutro,mediante contrato e pagamento. O Coordenador da CTI informouqueaDiretoriadoCBHParanaíbasugeriua realizaçãodeumeventoparaqueoProjetodeLeiseja apresentadoaosmembrosdoCBHParanaíbaparaque semanifestem.

06

Câmara de Planejamento Institucional do Comitê do Rio Paranaíba elege nova coordenação

Foi eleita a nova Coordenação da Câmara Técnica de Planejamento Institucional (CTPI) do ComitêdaBaciaHidrográficadoRioParanaíba(CBH Paranaíba).Aeleiçãoocorreudurantea66ªReunião, realizada em Uberlândia-MG, nos dias 1º e 02 de setembro.

Foram eleitos Leonardo Sampaio Costa, representante do Instituto de Meio Ambiente de Mato GrossodoSul(Imasul),eWilsonAkiraShimizu,representantedaUniversidadeFederaldeUberlândia-MG (UFU),paraoscargosdeCoordenadoreCoordenador Adjunto, respectivamente. A nova Coordenação se comprometeu com a celeridade dos trabalhos da Câmara, com a representatividade e o espaço para que todos os setores representados no Comitê

contribuam de maneira ativa nas discussões. De acordocomoRegimentoInternodaCTPI,omandato daCoordenaçãoédedoisanos.

Seguindo a reunião, a equipe técnica da Abha GestãodeÁguasapresentouasbasesparaaelaboração das diretrizes para a priorização de projetos de demandainduzida.Foramapresentadasduasformas de priorização: por municípios prioritários para investimentos, categorizados de acordo com o nível de criticidade; e por projetos de demanda induzida, levandoemconsideraçãoindicadoresparaconservaçãoambientaleusosustentávelderecursoshídricos. Apriorizaçãopropostautilizadadosatuaisfornecidos por órgãos oficiais e já vem sendo utilizada para os projetosemandamentonoCBHParanaíba.Noentan-

07

to, as diretrizes para priorização serão aprimoradas pelaCTPIedeliberadaspeloPlenáriodoComitê.

A equipe técnica da Abha Gestão de Águas tambémapresentouapropostadoPlanodeExecução Orçamentária Anual (POA) para 2023. Os membros analisarão a proposta e será agendada uma nova reuniãoparatratarexclusivamentesobreotema,nos dias05e06deoutubro.

Finalizando a 66ª Reunião, a CTPI optou por extinguir o Grupo de Trabalho de Boas Práticas, e sugeriràDiretoriaqueincorporesuasatribuiçõesao GrupodeTrabalhodeSegurançaHídrica,porentender que os dois grupos são equivalentes. A Câmara tambémiráproporqueestendaoprazoparacomposiçãodoGrupoem10dias.

08

O boletim do Programa Mensal de Operação (PMO) com as projeções do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), aponta que a Energia Armazenada (EAR) prevista para o final do mês de setembro nos quatro subsistemas pode chegar a níveissuperioresaosregistradosnomesmoperíodo doanopassado.Aestimativaatualéqueoestoquede águanashidrelétricasdoSudeste/Centro-Oestefique ema49,2%,ante14,9%em2021,umadiferençade 69,7%.

AEnergiaNaturalAfluente(ENA)-aquantidade de água que chega em uma usina e que pode ser transformadaemenergia-tambémdeveráatingir,em 30 de setembro, percentuais superiores aos aferidos noanopassado.Deacordocomasestimativasatuais, o subsistema Sudeste/Centro-Oeste pode chegar ao fimdomêscom67%daMédiadeLongoTermo(MLT). Osmesmosdados,nomesmoperíodode2021,foram de59%daMLT.

ONS aponta que reservatórios chegarão ao m de setembro em situação mais favorável do que em 2021
09

A Superintendência de Água e Esgotos ( S A E ) d e I t u i u t a b a , f o i s e l e c i o n a d a n o Procedimento de Manifestação de Interesse nº 001/2022 da Abha Gestão das Águas, que teve comoobjetivoselecionarprojetoseaçõesvoltadas à recuperação de Áreas de Preservação Permanente (APPs). Como critério avaliativo, os proponentes deveriam atender as diretrizes do PlanodeRecursosHídricosdaBaciaHidrográfica do Rio Paranaíba, que definem os objetivos e metasaseremalcançadasemrelaçãoàquantidadeequalidadedaságuas.

Nodia30deagosto,foidivulgadooresultadodaseleção,noqualaSAEfoiaprovadacomo ProgramaAmigosdoSãoLourenço.Oprograma tem como intuito a revitalização da bacia do RibeirãoSãoLourenço,comvistasàmelhoriada quantidade e qualidade de água do manancial, queéaprincipalfontedecaptaçãodeáguapara abastecimentopúblicodomunicípio.

Noprojetoenviadoparaaseleçãodocertame,foramapresentadasdiversasaçõesrealizadas

pelaautarquiadesdeoanode2019,comorecuperação de APP's com cercamento de áreas e plantiodeespéciesnativasdaregiãoeconstrução de terraços em nível (curvas de nível) nas áreas integrantesdoPrograma.

Oprogramaémantidocomrecursospróprios da autarquia, porém, a partir dos recursos financeiros oriundos da cobrança pelo uso da águadedomíniodaUniãonaBaciaHidrográfica d

290.000,00,aSAEintensificaráaimplementação dasaçõesplanejadaspeloprogramaaolongoda baciadoRibeirãoSãoLourenço.

Fernandes Garcia, celebrou

conquista “Este importante marco

resposta da nossa equipe de que estamos trilhando o caminho correto e, acimadetudo,reforçandoonossocompromisso em investir na recuperação e preservação dos recursos hídricos para que as futuras gerações nãosejamprejudicadas”,finaliza.

10
o R i o P a r a n a í b a a p r o x i m a d a m e n t e R $
A d i r e t o r a d a S A E , L e t í c i a d e C a s t r o
a
é a
Fonte:Regionalzão.com.br

Município de Senador Canedo-GO será beneciado com projeto de esgotamento sanitário

FoifinalizadopelaAbhaGestãodeÁguaso Ato Convocatório nº 009/2022, que selecionou uma empresa para elaboração de estudos e projetos para o Sistema de Esgotamento Sanitário-ESGOTOIVRegiãoNorte-Municípiode SenadorCanedo,noEstadodeGoiás,inseridona BaciaHidrográficadoRioParanaíba.

A Região Norte do Município de Senador Canedoéumaáreadeintensaexpansãourbana, por isso, torna- se necessário a ampliação da cobertura do sistema de esgotamento sanitário do município, a fim de reduzir os impactos ocasionados pelo lançamento de esgoto sanitário in natura e melhorar a qualidade ambiental do rio Meia Ponte, afluente do Rio Paranaíba.

AaçãoestáprevistanoPlanodeAplicação Plurianual do CBH Paranaíba e atende ao programa 2.1 “Recuperação da Qualidade da Á g u a ” . O v a l o r i n v e s t i d o s e r á d e aproximadamente1,1milhãodereais,utilizando os recursos financeiros oriundos da cobrança pelousoderecursoshídricosemriosdedomínio daUnião.

Apopulaçãoestimadaaserbeneficiadapor esse projeto é de 85 mil habitantes, elevando a cobertura e tratamento de esgoto de Senador Canedoemaproximadamente20%.Oprazopara execuçãodosserviçoséde300dias.

11

AAbhaGestãodeÁguaspublicou,nodia05de setembro, a hierarquização do Procedimento de Manifestação de Interesse PMI nº 002/2022, que selecionou municípios goianos pertencentes às UnidadesdeGestãoHídrica(UGHs)TurvoedosBois, Corumbá, Veríssimo e São Marcos, Meia Ponte e Afluentes Goianos do Baixo Paranaíba, interessados naelaboraçãodeprojetoderecuperaçãoambiental de área degradada (PRAD) por disposição final inadequadaderesíduossólidosacéuaberto(lixão).

Oobjetivodaaçãoéaelaboraçãodeprojetos que visem a desativação e a recuperação de áreas utilizadas como lixão, promovendo impactos positivos,qualitativoseouquantitativos,relacionadosaos recursos hídricos, ecossistemas aquáticos e uso e ocupação do solo, em consonância com o Plano de Recursos Hídricos da Bacia Hidrográfica do Rio Paranaíba.

apresentada pelos municípios, que consiste em 08 (oito)critérios.Osprincipaisdelessão:seomunicípio possuilixãodesativado;seomunicípiopossuiPlano Municipal de Gestão de resíduos Sólidos (PGRS) elaborado;eseapósaelaboraçãodoPRAD,omunicípioselecionadoapresentaestratégiasdecontinuidade. Para cada critério foi atribuída uma pontuação paraahierarquizaçãodosmunicípiosinteressados.

Deacordocomametodologia,foramselecionados os seguintes municípios, por ordem de pontuação:Cristianópolis,Cezarina,Davinópolis,Corumbáde Goiás,Itajá,CampoAlegredeGoiáseAbadiadeGoiás.

Estaaçãoéfinanciadautilizandoosrecursosda cobrançapelousodaáguadedomíniodaUniãona bacia hidrográfica do Rio Paranaíba e prevista no Plano de Aplicação Plurianual do CBH Paranaíba, aprovadopelaDeliberaçãoCBHParanaíban°116,de 25 de novembro de 2020 , em atendimento ao Programa “Saneamento Ambiental”, com sub-ação direcionada para “Estudos, projetos ou obras para implantação,expansãoeadequaçãodesistemaspara coleta, tratamento e disposição final de resíduos sólidos”.

Você já segue o CBH Paranaíba nas redes sociais?

Atualizadastodososdiascomtudoquevocêprecisa sabersobreoseucomitê.

12

Utilizando recursos provenientes da cobrança pelousoderecursoshídricosemáguasdedomínioda União na bacia hidrográfica do Rio Paranaíba, o ComitêdaBaciaHidrográficadoRioParanaíba(CBH Paranaíba), financiará, por meio da Abha Gestão de Águas, a ampliação da Estação de Tratamento de EsgotonacidadedeCoromandel,MinasGerais.

A obra está prevista no Plano Plurianual de Aplicação dos recursos da cobrança pelo uso dos recursoshídricosemâmbitodaBaciaHidrográficado R i o P a r a n a í b a , F i n a l i d a d e 2 , P r o g r a m a d e Recuperaçãodaqualidadedaágua.

Serãoinvestidosaproximadamente2,8milhões de reais na ampliação da ETE, que passará a contar comfiltrobiológicopercolador,decantadorsecundário, elevatória de recirculação e emissário. Dessa maneira, a ampliação da ETE de Coromandel visa complementaraeficiênciadotratamentodeesgoto do município, promovendo impactos positivos, qualitativos e ou quantitativos, relacionados aos recursos hídricos e ecossistemas aquáticos, em consonância com o Plano de Recursos Hídricos da BaciaHidrográficadoRioParanaíba.

Oprazodeexecuçãodasobraséde180(centoe oitenta) dias consecutivos, contados a partir da emissãodaOrdemdeServiço.

CBH Paranaíba nanciará a ampliação da ETE em Coromandel-MG COMPOSIÇÃO 2022/2024 - DIRETORIA DO COMITÊ DA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO PARANAÍBA João Ricardo Raiser Representando a Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Goiás (Semad-GO) Fábio Bakker Isaías Flávia Stela Gonçalves Vieira Representando o Instituto Rede Terra Deivid Lucas de Oliveira Representando Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG)
13
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.