Revista Sign - Edição 246

Page 19

19

A Thais Ito

impressão 3D tem a minha idade. Ambas nascemos em 1984. Embora não seja atual, essa tecnologia mantém ares de novidade e vem ganhando fãs no mundo inteiro em ritmo acelerado - como eu #sóquenão. Um boom crescente, uma revolução industrial, um forte aliado: essas são algumas análises de especialistas que apontam um mercado promissor de infinitas oportunidades. Quer conhecer essa história? Então, venha com as “balzaquianas”! “Apesar de parecer nova aos nossos olhos, o mercado automotivo americano já usava a impressão 3D há muito tempo”, introduz Tiago Capatto, fundador e CEO do portal Impressão 3D Printer. “Claro que era algo muito caro e pouco acessível a 90% das empresas. Mas, para nós, sim, é uma grande e excelente novidade e abre horizontes para as mais diversas oportunidades. E estudos apontam que ela ainda tem muito a crescer.”

Com possibilidades ilimitadas, “nova tecnologia” causa abalo com suas características e desponta de vez no mercado de impressão. Especialistas apontam crescimento contínuo do setor e um mar de possibilidades para os birôs navegarem em criatividade

De fato, a previsão é animadora. Estima-se que as vendas mundiais de equipamentos cresçam 103% em 2016. Daí em diante, a ascensão acelera: a perspectiva é mais do que dobrar a cada ano até 2019, quando se prevê atingir mais de 5.6 milhões de unidades comercializadas. Os dados são da Gartner, consultoria especializada em tecnologia. Em entrevista exclusiva à Revista Sign, o vice-presidente de pesquisa da Gartner, Pete Basiliere, explicou que o crescimento se deve principalmente à expansão das aquisições para fins educativos e para uso pessoal. “Definitivamente, é uma tecnologia que veio para ficar e deve continuar crescendo, inclusive no mercado de comunicação visual - seja em termos de aberturas de novos birôs de impressão 3D como na inclusão cada vez maior desse serviço em birôs já existentes”, assegura. Aos empresários de primeira viagem, ele aconselha: “Primeiro, pergunte-se o que quer produzir. Isso determinará a tecnologia mais adequada e, consequentemente, o equipamento”.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.