Revista Automotive n33 - Março 2016

Page 1

Automotive Ano 4 | Março 2016 | Preço 3€ | Edição nº 33 | Publicação Mensal

salão de genebra

pós-venda

entrevista frotas

pesados

auto continente gr parts

bmw portugal biosafe

caetano bus paulo duarte

gdauto peugeot volkswagen touran


Veículos Ligeiros Opção de Baterias

Powering the road ahead!

Última tecnologia Start-Stop HighTech reforço de carbono Bateria Auxiliar Acessórios & Suporte

Fabricado na Europa pela Exide Technologies Fabricante de Equipamento original


Índice 08_Delphi Genebra 10_Auto Continente 14_Krautli 75 Anos 17_GR Parts 20_Biosafe 24_GDAuto Peugeot 30_Assessment VW Touran 36_BMW Group Portugal 40_Peugeot Traveller 42_Renault Mégane ST 44_SIVA em Genebra 46_Volvo S90 e V90 48_Paulo Duarte 52_Caetano Bus 55_Beiracar DAF 58_Bandag

Editorial De novo… Desde 2013 que a Comissão Europeia (CE) tem realizado uma série de investigações no mercado automóvel sobre praticas anti concorrenciais que têm dado os seus frutos. Em Março de 2014 foi revelado e punido o cartel das empresas de rolamentos SKF, NTN-SNR, Schaeffler e outras, que combinaram preços, clientes e propostas em toda a europa durante quase 10 anos. Em seguida foi o cartel da Eberspächer e da Webasto que também combinaram preços durante duas décadas em território europeu. Em Fevereiro deste ano os punidos por envolvimento num cartel foram a Denso, Hitachi e a Melco. A CE multou as empresas em cerca de 138 milhões de Euros, tendo a Denso sido ilibada da multa por ter cooperado com as investigações. As empresas combinavam entre si os preços e politicas comerciais relativamente aos alternadores e motores de arranque. Segundo as investigações da CE, este cartel era em tudo semelhante aos revelados anteriormente. As empresas mantinham encontros frequentes nos seus escritórios para coordenar as respostas a pedidos de cotação de clientes, definir preços de produtos bem como decidir qual das empresas deveria ganhar o negócio. Os projetos de desenvolvimento que tinham com as marcas automóveis eram partilhados entre as empresas do cartel de modo a todos terem acesso às evoluções tecnológicas requisitadas pelas marcas. A estratégia de mercado também era definida conjuntamente. A CE continuará as suas diligências no sentido de apurar mais cartéis, sendo que as empresas produtoras de sistemas de escape estão agora sob investigação. As diversas instalações europeias da Tenneco, Faurecia e Eberspächer tiveram inspetores da CE a investigar e recolher provas, por suspeitas de práticas concorrenciais abusivas, entre elas a formação de cartel. A CE anunciou também que está a investigar a suspeita de cartel nas empresas e instituições responsáveis pela reciclagem de baterias. Realmente não há nada de novo nem criativo na formação de um cartel. Porém a Revista Automotive completa este mês, três anos de existência, onde tem procurado divulgar as boas práticas e denunciado as más. Porque é na contínua divulgação de conteúdos importantes para o mercado que as empresas crescem e expandem-se, ou desaparecem juntamente com os seus erros.


PÓS-VENDA

Revista Automotive

Shell renova com a Spinerg A multinacional Shell anunciou a renovação do seu contrato com a empresa Spinerg - Soluções para Energia, S.A., que opera na distribuição de lubrificantes em Portugal, dando assim continuidade à sua posição de macro distribuidor de lubrificantes da marca Shell em todo o território nacional. A Spinerg - Soluções para Energia, S.A. é responsável pelas atividades de vendas e marketing de todos os produtos da marca Shell no nosso país, sendo agora renovado, consolidando assim a Spinerg como distribuidor nacional da Shell em Portugal. O vice-presidente da Shell Lubrificantes na Europa, As Tempelman, comentou por ocasião da assinatura do novo contrato que “a Spinerg tem sido um grande distribuidor nacional dos lubrificantes Shell desde que estabelecemos a nossa relação estratégica em 2010. Estamos convictos da importância de continuar a trabalhar com um parceiro tão profissional. O histórico da empresa no sector fala por si, o desempenho e a confiança mútuos estão subjacentes à decisão de renovar o contrato “. O acordo foi assinado oficialmente por Erol Asiyo, diretor geral da Shell Lubricants para o cluster do mediterrâneo e por Gustavo Guimarães, presidente do conselho de administração da Spinerg - Soluções para Energia, S.A.

Gustavo Guimarães, comentou que “este contrato é a continuação de uma longa história com mais de 100 anos de presença da marca Shell em Portugal. A Spinerg trabalha diariamente para satisfazer as necessidades dos clientes com produtos inovadores e serviços de excelência. É uma honra termos sido reconduzidos como distribuidor oficial dos lubrificantes Shell “. Por seu turno, Erol Asiyo declarou que “estamos confiantes na continuidade deste relacionamento comercial duradouro com a Spinerg, que certamente perdurará no tempo trazendo benefícios mútuos para ambas as empresas”.

Exide Tecnologies apoia Museu do Caramulo A empresa Exide é a produtora da conceituada marca de baterias Tudor, presente no mercado nacional desde 1920, apoia, por mais um ano, o Museu do Caramulo, através do apadrinhamento do Lotus Europa. A parceria, que se firmou inicialmente em 2014, tem permitido a manutenção e conservação anual deste automóvel do ano de 1973, mantendo-se assim em perfeitas condições de funcionamento e circulação, bem como de imagem. O Lotus Europa Special surge da evolução do modelo Europa de 1971, que já de si era considerado o mais potente automóvel da gama. Em honra dos Campeonatos do Mundo de Formula 1, conquistados em 1972 e 1973 pelo Team Lotus, foi criada uma série numerada do Special, batizada Europa John Player Special. Lacadas a preto, com faixas douradas, e placa numerada correspondente, a série tornou-se sinónimo do modelo, sendo ainda hoje uma das mais procuradas. O programa de apadrinhamento foi lançado pelo Museu do Caramulo em 2011 e tem permitido uma aproximação entre as empresas nacionais e o museu, favorecendo desta forma a atividade museológica. Com mais de 60 anos de existên-

4

Março 2016

R evista Automotive

cia e visitado por mais de um milhão e meio de pessoas, o Museu do Caramulo alberga no seu espólio uma coleção de arte, uma coleção de automóveis, motos e bicicletas e uma coleção de brinquedos antigos. A multinacional Exide Technologies, com operações em mais de 80 países, tem produtos e serviços dos mais avançados tecnologicamente, para satisfazer todas as necessidades de armazenamento de energia do mercado automóvel e industrial. Com mais de 120 anos no negócio de baterias, onde a marca TUDOR é das mais conhecidas, está presente em Portugal nos segmentos das viaturas ligeiras e pesadas, contando com uma ampla rede de distribuição.



PÓS-VENDA

Revista Automotive

Federal Mogul dinamiza formação

Renovando o seu compromisso para capacitar com mais conhecimento os profissionais do pós-venda automóvel, a Federal Mogul está a dinamizar as suas ações de formação de jovem profissionais, com parcerias técnicas junto a escolas do ramo automóvel, e centradas nos seus produtos relacionados com os sistemas de travagem, através das suas marcas Fedoro, Necto e Jurid. A presença da Federal Mogul em ações de formação já conta com uma longa e promissora história junto aos profissionais do pós-venda automóvel, e não é de admirar que as iniciativas recentemente desenvolvidas tenham alcançado renovado êxito junto aos alunos do ensino profissionalizante, onde numa primeira fase composta por 15 sessões de formação, aderiram cerca de 360 estudantes de diferentes centros de ensino localizados em Barcelona e Girona, em Espanha. As primeiras sessões de formação deste ano, com duração de duas horas, tiveram lugar sucessivamente em escolas técnicas tais como o CTV Franqueses del Valles em Barcelona; o ETG e o CTA Figueres, ambos em Girona. Os alunos do ensino profissionalizante, em diferentes fases do seu ciclo de formação, têm sido capazes de ver em primeira mão, os aspetos mais importantes do sistema de travagem.

As ações de formação, coordenadas por Pere-Banús da Federal Mogul, tiveram uma abordagem eminentemente prática, colocando os alunos no quotidiano de uma empresa de reparação automóvel; com suas complexidades, problemas e soluções. Assim, com o conteúdo dos processos de produtos e reparação técnica, eles também abordaram questões relacionadas com a importância que os travões têm para segurança ativa dos veículos. Com este novo programa de sessões de formação, a Federal Mogul impulsiona a sua estratégia de oferecer aos futuros profissionais do sector automóvel conhecimentos essenciais para a sua evolução técnica e dar a conhecer as inovações incorporadas nos produtos que comercializa. As ações de formação serão dinamizadas nos próximos meses, em diferentes centros localizados na península ibérica. Segundo Pere Banús, “é essencial para nós pensarmos sobre o futuro dos componentes automóveis. Da mesma forma que fazemos com desenvolvimento das nossas marcas e dos nossos produtos, acreditamos que também temos a responsabilidade de divulgar e de partilhar a nossa experiência e conhecimento entre aqueles que constituirão a próxima geração de profissionais automotivos”.

FICHA TÉCNICA Proprietário/editor: Prosa Serena Unipessoal, Lda. Nif: 509890326

Tiragem: 5000 exemplares

Diretor da Revista: Eduardo Gaspar egaspar@automotivept.com

Preço: 3

Diretor Comercial/Publicidade: Ricardo Miranda rmiranda@automotivept.com

Gráfica: Mx3 Artes Gráficas; Parque Industrial Alto da Bela Vista, Sulim Park, Pav. 50. 2735-340 Cacém

Periodicidade: Mensal

Nº registo na ERC: 126335

Pré-Press: Daniel Pinho

Depóstio Legal: 357202/13 ISSN: 2183-2641 Sede Redação: Pq. Indust. Alto da Bela Vista, Sulim Park, Pav. 50. 2735-340 Cacém; Telf: +351 21 441 42 05.

6

Março 2016

Crédito das Fotos: Fotos Media Center das marcas divulgadas; Fotos divulgação. Envio de notícias para: press@automotivept.com

R evista Automotive

© Copyright: nos termos legais em vigor é totalmente interdita a utilização ou a reprodução desta publicação, no seu todo ou em parte, sem a autorização prévia e por escrito do proprietário e editor da Revista Automotive. Ressalva: As entrevistas, comentários, opiniões e pontos de vista dos profissionais publicados nesta edição não representam necessariamente as opiniões e pontos de vista das empresas para as quais exercem funções, nem representam necessáriamente as opiniões e pontos de vista da Revista Automotive.


Revista Automotive

PÓS-VENDA

Para continuar a ler a Automotive, clique aqui

Porque nos sentimos privilegiados em trabalhar todos os dias com aquilo que nos motiva, mostramos todos os meses o que os profissionais do mundo automóvel realizam.

Revista Automotive - Quem lê, antecipa. Revista Automotive

Março 2016

7


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.