Revista Automotive nº 38 - Agosto 2016

Page 1

Automotive Ano 4 | Agosto 2016 | Preço 3€ | Edição nº 38 | Publicação Mensal

tiguan empresarial

pós-venda

touareg ao extremo impoeste 40 anos

assessment renault talisman audi a4 avant

entrevista citroen berlingo eib borrachas

pesados

transfon schmitz cargobull


www.standox.com

„Os fabricantes de automóveis exigem muito dos sistemas de produtos Standox e isso beneficia os nossos clientes. Consigo acertar na cor exata, o que ajuda a preservar a longo prazo o valor da viatura.“

EXPECTATIVAS GARANTIDAS. Os principais fabricantes de automóveis aprovaram a tecnologia de pintura Standox para reparações em garantia nas suas viaturas. Isso significa que os nossos produtos cumprem as normas mais exigentes, desde há décadas. Qualidade alemã assegurada.

An Axalta Coating Systems Brand

www.robbialac.pt official Standox importer


Índice 06_EIB Borrachas 10_Impoeste 40 Anos 13_Record VW Touareg 18_Formação Standox 20_Spinerg-Shell 22_Auto Crew Bosch 24_Assessment Audi A4 Avant 28_Mecânica Agrícola Citroen 30_Citroen Berlingo 20 Anos 34_Assessment VW Tiguan 38_Assessment Talisman 41_SchmitzCargobull Genios 44_Transfon Transportes 48_Mercedes-Benz Actros 50_DAF Ibérica 53_Kögel Combi para Portugal 54_Entregas às frotas

Editorial Nors por cá Foi apresentado o relatório com os resultados do grupo NORS em 2015, exercício económico onde teve um prejuízo de 17,3 milhões de euros. O grupo vendeu recentemente a totalidade da rede Expressglass e despediu cerca de 250 funcionários de empresas pertencentes ao grupo. O relatório apresenta um cenário pouco promissor pois as “limitações de acesso a divisas, colocaram novos desafios às equipas de gestão. (…) A prevalência de políticas de salvaguarda patrimonial será a chave do sucesso nos anos que se avizinham” refere o mesmo. Se recuarmos apenas três anos, o grupo NORS era apresentado como exemplo de sucesso a ser seguido pelas empresas portuguesas rumo à internacionalização. Assumia esse papel de grupo visionário à conquista do mundo, com o objetivo claro de serem um dos líderes mundiais em soluções de transporte. Portugal parecia desinteressante e pequeno demais para tamanha ambição. Brasil e Angola lideravam os investimentos do grupo, que se espalhava por 15 países, 4 continentes e mais de 4000 funcionários. Em 2013 quando várias empresas investiam em Portugal para dinamizar o negócio do pós-venda de ligeiros, o grupo NORS encerrava 11 unidades, pois a estratégia era a internacionalização. No ano de 2014 o grupo era o 1º classificado no ranking de internacionalização das empresas portuguesas e a faturação das operações internacionais crescia incrivelmente de ano para ano. Até ao dia. Aconselham as melhores práticas de gestão que as estratégias não devem ser avaliadas só pelos seus resultados, mas também pelas informações disponíveis aquando da tomada das decisões. Reconhecidamente o Brasil e Angola não são países estáveis económica e socialmente, e que possam dar garantias de investimentos. Ironia do destino, os negócios em Portugal do grupo NORS tiveram um dos melhores resultados de sempre, contribuindo em muito, para que os prejuízos do grupo não fossem catastróficos. Deveria Portugal ter sido mais agraciado com investimentos? Tomás Jervell, CEO do grupo NORS e membro do Conselho de Administração do Banco BPI, referia em tempos que “a baixa produtividade (de Portugal) tem a ver com o baixo valor das marcas e com o reduzido investimento em marcas que Portugal faz há décadas”. Sábias palavras para se reter.


PÓS-VENDA

Revista Automotive

ZF e TRW - nova estrutura no pós-venda Conforme a Revista Automotive já havia anunciado, as atividades do pós-venda da TRW serão integradas na estrutura organizacional da ZF Service, de acordo com o comunicado agora divulgado pelo grupo, culminando um processo de assimilação iniciado em maio de 2015, quando a ZF adquiriu a TRW Automotive. No âmbito desta aquisição, e a partir de 1 de janeiro de 2017, a TRW passará a existir apenas como mais uma marca do portfolio daquela multinacional juntando-se à Sachs, Lemforder, Boge e Openmatics, como um dos seus produtos, sendo que as suas estruturas e equipas passam a estar definitivamente integradas e subordinadas a um único negócio de pós-venda a ser liderado pela ZF.

automotivos para o mercado do pós-venda. “É importante para nós passarmos a falar a uma só voz neste segmento, garantindo que os nossos produtos e serviços estejam disponíveis em todos os mercados e em todo o mundo”, destacou Stefan Sommer, CEO da ZF. A nova estrutura da ZF reunirá cerca de 8 mil funcionários em todo o mundo, com um volume de negócio anual estimado em mais de 3 mil milhões de euros. Helmut Ernst, que atualmente gerência o negócio da ZF Service, irá liderar a nova organização. Fruto desta incorporação, a ZF Service e a TRW Automotive terão uma presença conjunta já no próximo Salão da Automechanika, agendado para setembro, em Frankfurt.

Esta nova estrutura organizacional projetará a ZF AG como um dos maiores fornecedores de equipamentos e sistemas

Alecarpeças com produtos Valeo Empresa distribuidora de peças e acessório para automóveis e camiões, com unidades de atendimento ao público em Alcabideche e Lisboa, a Alecarpeças acaba de incorporar ao seu vasto portfólio, os produtos da prestigiada marca Valeo Service, ampliando assim a sua oferta em termos de alternadores, motores de arranque, anticongelantes, lâmpadas, comutadores, bombas de água e motores de limpa vidros, entre outros.

A opção de integrar os produtos da gama Valeo Service no seu portfólio, vem no seguimento da estratégia da Alecarpeças em manter um stock diversificado de peças e acessórios para as diversas marcas e modelos, baseando-se no princípio da máxima qualidade, com garantia do fabricante, disponibilizando um sortido de produtos que, em muitos casos, equipam de origem as marcas automóveis e de camiões. A Alecarpeças comercializa diversas marcas premium e está presente no mercado há mais de 30 anos.

Axalta renova Centro de Tecnologia Europeu A Axalta Coating Systems um dos principais fabricantes mundiais de tintas líquidas e em pó para o mercado automóvel, através das suas marcas Spies Hecker, Standox e Cromax, inaugurou o seu mais recente e ampliado Centro de Tecnologia Europeu (CTE), localizado em Wuppertal, Alemanha. O centro será a sede dos programas de investigação das tintas líquidas da empresa para a região da Europa, Médio Oriente e África (EMEA). O CTE vai incorporar instalações que abrigam equipamento de vanguarda na investigação de tintas para o mercado de viaturas ligeiras, comerciais e pesados. Todo o recinto compreende 15,000m2 de laboratórios, áreas de competência a nível de formulação e aplicação, serviço que simula a intempérie e a corrosão, instalações piloto e em grande escala: um centro de demonstração ao cliente, assim como escritórios. Matthias Schönberg, vice-presidente da Axalta destacou que “as origens da nossa companhia remontam à localidade de

4

Agosto 2016

R evista Automotive

Wuppertal, onde a produção de tintas se iniciou pela primeira vez, há 150 anos atrás. Atualmente, mais de 300 profissionais técnicos vão trabalhar na criação e desenvolvimento de tintas e serviços de última geração para atender às necessidades do mercado regional e ir ao encontro das exigências específicas dos nossos clientes. Queremos expandir, atualizar e centralizar as nossas capacidades tecnológicas e apoiar, deste modo, o nosso crescimento na região da EMEA”.


Centrocor em formação com a Spies Hecker

Atenta às necessidades e evoluções do mercado de repintura automóvel, a Centrocor, empresa localizada em Penafiel e especializada no comércio de máquinas, ferramentas e tintas para profissionais, promoveu no passado mês de julho, mais uma ação de formação, iniciativa que foi realizada com o apoio técnico da marca Spies Hecker, tendo sido subordinada ao tema Orçamentação de Repintura. Com o foco nas regras básicas da orçamentação, os participantes da ação debateram a importância da orçamentação e dos tarifários na reparação automóvel; a prevenção de não conformidades e os requisitos dos sistemas de pintura de PUB

origem OEM; e o impacto na rentabilidade das oficinas entre fazer um bom ou um mau orçamento. Para os formandos, a ação desenvolveu a perspetiva de que não há motivos para classificar o trabalho de repintura como uma atividade com a menor rentabilidade, desde que a orçamentação seja cumprida com o rigor necessário, nos tempos e nos materiais utilizados. Conseguiu-se também aprofundar as relações entre a equipa da Centrocor; os representantes da marca Spies Hecker e os seus clientes, num ambiente de partilha técnica e dedicação ao negócio de repintura automóvel.


PÓS-VENDA

Revista Automotive

EIB Borrachas – quando exportar é o que importa O “Made in Portugal” também se aplica no setor dos pisos de borracha para os grandes fabricantes de pneus. A EIB – Empresa Industrial de Borracha, é uma empresa 100% nacional, que iniciou as suas atividades na Marinha Grande em 1989 estando, desde a sua constituição, dotada da mais avançada tecnologia para o desempenho das suas atividades, sendo dirigida por empresários com anos de experiência e conhecimentos da indústria de recauchutagem. Para dar cumprimento às constantes exigências dos seus principais clientes – sobretudo das empresas multinacionais do setor dos pneus – a EIB implementou um sistema de gestão da qualidade e do ambiente, com a certificação do produto denominado piso pré-vulcanizado, com o qual abastece o mercado nacional e internacional. Adicionalmente, conta com um registo na EMAS - Sistema Comunitário de Ecogestão e Auditoria – visando afirmar a sua politica de trabalhar com os melhore métodos e processos de fabrico, ambientalmente sustentáveis. A Revista Automotive visitou a unidade de produção da EIB, na Marinha Grande, e entrevistou Tiago Coutinho, diretor geral, e Bruno Carvalho, responsável comercial que,

6

Agosto 2016

R evista Automotive

em conjunto, nos contam um pouco sobre as atividades da empresa e a sua importância para a economia nacional. “A nossa qualidade começa com a escolha dos produtos – neste caso borracha sintética ou natural – que adquirimos junto aos grandes produtores. Somos muito seletivos e por isso somente utilizamos na nossa fábrica borrachas de qualidade premium, o que dá a nós e aos nossos clientes, a garantia de produzirmos pisos de borracha de elevada qualidade. Também no que se refere aos nossos equipamentos, trabalhamos com máquinas muito específicas e geralmente topo de gama nas suas atividades. Dispomos, por exemplo de 2 máquinas misturadoras de borracha bastante modernas e que exigiram um grande investimento da nossa empresa. Citando outros exemplos, também temos máquinas de alimentação automática, que funcionam com software próprio e 3 extrusoras para perfil de borracha. Para termos a capacidade de produzirmos pisos e compostos de borracha de qualidade premium, precisamos estar equipados


Revista Automotive

com máquinas modernas, que evitam o estiramento da borracha, e com pessoal especializado e bem treinado nesta área. Graças ao grande investimento que realizamos na EIB nos últimos 10 anos, conseguimos alcançar uma maior eficiência na cadeia produtiva; um melhor controlo nos consumos de matéria-prima, com menos sobras; melhor aproveitamento energético, melhorando também a qualidade final dos nossos produtos. Controlo de qualidade Os produtos que entram ou saem da EIB são devidamente analisados. Cada carga descarregada é primeiramente submetida a uma análise no nosso laboratório, e se estiver em conformidade, segue para a linha de produção. Por outo lado, quando já se trata de um produto acabado, e antes de seguir para os clientes, ele é sujeito a uma pré-análise do nosso laboratório. Este metódico procedimento faz parte do nosso processo de controlo de qualidade. Ao longo dos seus 27 anos de história, a EIB tornou-se uma referência nacional e internacional na fabricação de pisos de borracha e compostos para a indústria mundial de pneus, em concreto para as marcas Goodyear e Continental, e também para as empresas de recauchutagem em geral que desenvolvem as suas atividades em Portugal. Corte especial Fornecemos rolos de borracha em grandes dimensões e também cortados. A nossa máquina de corte, por exemplo, é um modelo praticamente único em Portugal. No processo

PÓS-VENDA

de corte, não causa o aquecimento da borracha e consequente pré-vulcanização. Como não necessita de água para o arrefecimento da lâmina, conseguimos desenvolver um piso sem acumulo de água entre o piso de borracha e o filme protetor. Este é um pormenor importante para o processo de recauchutagem do pneu. Sabendo que este piso será posteriormente aplicado sobre o pneu a ser recauchutado e levado a uma autoclave, a ausência de água no piso eliminará a formação de vapor entre o piso de borracha e o pneu, fazendo com que a qualidade de fixação do piso ao pneu seja eficaz, reduzindo o risco do descolamento do piso do pneu, que vemos espalhados nas nossas estradas. Especificidades Para sermos capazes de fornecer variados tipos de pisos aos nossos clientes, dispomos de 3 prensas específicas para execução dos acabamentos. Em muitas situações, desenvolvemos os nossos pisos em parceria com os nossos clientes, atendendo assim às necessidades e especificações de cada um, em função da aplicação final, seja para produção de um pneu de viatura ligeira ou para um veículo pesado, entre muitos casos. Temos um laboratório próprio onde os nossos técnicos realizam os mais diferentes testes de densidade e de viscosidade dos pisos e nos compostos de borracha aos quais já foram adicionados o acelerador químico e o enxofre. Logo após a sua vulcanização, também são feitos testes de resistência ao corte e ao rolamento.

Revista Automotive

Agosto 2016

7


PÓS-VENDA

Revista Automotive

Promoção Estamos constantemente a acompanhar a evolução do mercado mundial da borracha e dos pneus. É também por este motivo que anualmente participamos de salões internacionais do nosso setor, como a Autopromotec em Bolonha e Reifen em Essem, onde nos aproximamos dos nossos clientes; contactamos alguns fornecedores de máquinas e equipamentos; e naturalmente damos a conhecer uma parte da nossa gama de pisos de borracha e dos produtos que comercializamos. Não é fácil satisfazer os elevados padrões de qualidade dos nossos clientes fabricantes de pneus novos, como são os casos das marcas Goodyear e a Continental, por exemplo. Para estarmos bem posicionados, adquirimos uma máquina de RPA (Rubber Process Analyzer) que, entre outras funções, é um analisador dinâmico da borracha, que nos auxilia a medir as propriedades físicas da borracha e dos compostos antes, durante e após a sua transformação. A Goodyear, por exemplo, faz ainda uma segunda análise nos seus laboratórios no Luxemburgo. Temos vindo a realizar um grande investimento nos processos de fabrico da EIB, mesmo em situações de crise, pois entendemos que é preciso renovar e atualizar continuamente os nossos métodos de trabalho e estarmos à altura das exigências e das necessidades dos nossos clientes. Isto faz com que a EIB seja uma das principais empresas fornecedoras de borracha à marca Goodyear, juntamente com a Marangoni. O mercado Para colocarmos tudo a funcionar, dispomos de uma equipa de 98 profissionais, pelo que somos uma importante empresa geradora de emprego na região da Marinha Grande. Cerca de 90% da nossa produção é destinada ao mercado externo, e através da marca Continental a qual fornecemos, os nossos produtos chegam a diferentes mercados como Espanha, França, Alemanha, países do Leste e até no Médio Oriente.

8

Agosto 2016

R evista Automotive

Quanto ao mercado interno, os nossos clientes são sobretudo empresas de recauchutagem, para as quais fornecemos borrachas de ligação; borracha de lateral; cintas, colas, tinta, borracha pré-vulcanizada, para além de compostos específicos, que são produzidos mediante características solicitadas pelos nossos clientes. Graças à nossa experiência nesta área, temos uma boa capacidade técnica e muita flexibilidade em termos de produção. No nosso setor, sabemos que aquilo que determina a tendência do mercado, baseia-se na evolução das formulações dos pneus novos. O setor passou por uma quebra acentuada de produção e de consumo nos últimos anos, mas agora tem vindo gradualmente a se recuperar. Neste sentido, a EIB continua atenta às evoluções do mercado, estando a preparar o lançamento de alguns novos pisos, que provavelmente serão apresentados ainda este ano, para aplicações em pneus de transporte urbano e de longo curso. A pensar no futuro Há alguns anos iniciámos um processo de renovação na fabricação dos nossos produtos, sobretudo no tocante às formulações, antecipando de alguma forma as necessidades dos fabricantes de pneus, no que se refere à redução dos consumos de combustível; aumento da vida útil e da quilometragem; menor ruído dos pneus; mais segurança e redução do índice de resistência ao rolamento. Somos uma empresa 100% nacional e fornecedora de grandes empresas multinacionais. Fazemos grandes investimentos em máquinas, equipamentos, formação profissional, no controlo de qualidade através do nosso laboratório, e na aquisição de borracha de qualidade premium. Estamos confiantes quanto ao futuro da EIB e queremos continuar a crescer nos próximos anos, acompanhando a evolução do nosso mercado e também dos nossos clientes”, salientaram Tiago Coutinho e Bruno Carvalho.


O seu ponto ao virar da esquina! Sempre que necessitar de enviar ou receber encomendas, pode contar com a vasta rede Pickup


PÓS-VENDA

Revista Automotive

Impoeste - 40 anos de experiência em repintura automóvel A Impoeste é a empresa especialista em tintas e equipamentos para o mercado automóvel, industrial, da construção civil, aviação e náutica, sendo representante das melhores marcas mundiais para estas áreas de negócio. Nasceu em 1976, em Torres Vedras, e devido à expansão que se registava na zona oeste na área da construção imobiliária, onde deu os seus primeiros passos. Passou a vender tintas e acessórios para todas as finalidades, desde decorativas e industrial e, a partir de 1979, entra na venda de tintas para o setor automóvel. Luís Santos, administrador da Impoeste, conta-nos um pouco da história da empresa e o seu desenvolvimento ao longo destes seus 40 anos de evolução no setor das tintas. “Com a abertura, em 1979, da nossa primeira loja de tintas dedicada integralmente para o automóvel, a Impoeste começou naquele momento o seu percurso na área do o pós-venda. Anos mais tarde, em 1987, passamos a ser importadores da própria marca de tinta e, dois anos mais tarde, distribuidores exclusivos em Portugal. Especialização O produto automóvel sempre teve o fator fidelização associado à sua história. E é este um dos principais motivos

10

Agosto 2016

R evista Automotive

que levou a Impoeste a se especializar na área das tintas automotivas. Outro fator, foi a crise imobiliária que atingiu transversalmente todo o mercado em Portugal, o que justificou a nossa viragem para o negócio do automóvel e da indústria que, somados, hoje significam 90% do volume de vendas da nossa empresa. Por mais de duas décadas fomos representantes em Portugal de uma marca premium de tintas para o setor automóvel, que através das atividades comerciais da Impoeste, atingiu uma quota de mercado bastante elevada no nosso país. No entanto, e como tudo na vida evolui, há um ano meio atrás entramos numa nova etapa da história da Impoeste e mudamos para a marca Nexa Autocolor, do gigante multinacional PPG. Mudança Este processo de transformação fez com que tomássemos um conjunto de medidas estruturantes junto aos nossos clientes, com elevados investimentos da marca e também por parte da nossa empresa, em termos de renovação de stocks e novos equipamentos, para além de ações de formação dos nossos clientes e equipas vendas, com implementação de novas rotinas de relacionamento com esta nova marca.


Para continuar a ler a Automotive, visite www.revistaautomotive.jumpseller.com

Porque nos sentimos privilegiados em trabalhar todos os dias com aquilo que nos motiva, mostramos todos os meses o que os profissionais do mundo automĂłvel realizam.

Revista Automotive - Quem lĂŞ, antecipa.


www.europart.net

Bem vindo ao Nr.1 Europeu em peças de substituição!  300 pontos de venda em 28 países  4 localizações em Portugal: visite-nos em www.europart.net e conheça a loja mais próxima de si!  Mais de 400.000 peças de substituição para todos os tipos de veículos comerciais

Marca própria EUROPART: Mais de 6.500 produtos de elevada qualidade

EUROPART Portugal, S.A. Tel. 263 860 110 (Carregado) Tel. 229 982 880 (Porto) Tel. 219 863 464 (Venda Pinheiro) Tel. 244 849 620 (Leiria) www.europart.net

EUROPART – Europe's No. 1 for truck, trailer, van and bus spare parts.



Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.