Diz aí sbpjor

Page 1

D

esde 2011, estudantes de graduação e recém-graduados em Jornalismo têm a oportunidade de apresentar seus trabalhos durante o Encontro da Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo (SBPJor). O IV Encontro de Jovens Pesquisadores em Jornalismo (JPJor) ocorre paralelo ao evento, sediado na Unisc em novembro de 2014, e terá a participação de estudantes e recém-formados do curso de Comunicação Social. Conheça os trabalhos que serão apresentados: Diana Azeredo, estudante de Jornalismo Título do trabalho: Três em um: o potencial multimídia como critério de noticiabilidade no jornal Folha do Mate Daiana Stockey, Jornalista Título do trabalho: Vozes narrativas no site Jornalismo em Audiodescrição O trabalho foi desenvolvido para a monografia. Eu procurei entender como as vozes narrativas emergem em um site que eu criei, cuja temática era sobre jornalismo e audiodescrição. Qualquer evento de natureza científica é muito importante. Temos uma outra visão da área que estamos estudando, além de ser um momento de troca de conhecimento. Ano passado tive a oportunidade de participar do SBPJor em Brasília e foi uma experiência enriquecedora.

Este artigo foi produzido na disciplina de Teoria do Jornalismo. Fiz uma observação participante no jornal Folha do Mate, em Venâncio, e percebi como o potencial multimídia se torna um critério de noticiabilidade. Participar do SBPJor é um sonho! Como bolsista de pesquisa, passei a compreender melhor a importância do congresso. Afinal, é onde se encontram estudiosos que, com seus trabalhos e debates, podem alterar o que aprendemos em sala de aula e o que fazemos, como jornalistas, no nosso dia a dia.

Josiane Goetze, Jornalista Título do trabalho: Análise de discurso das notícias sobre os manifestos populares veiculadas em A Voz do Brasil Débora Paz, 9º semestre de Jornalismo Título do trabalho: Jornalismo em quadrinhos: estratégias narrativas na obra Inside the Favelas. Transformei minha pesquisa de conclusão de curso em um artigo. O trabalho tem como tema o Jornalismo em quadrinhos. Dediquei-me a analisar a construção da narrativa na obra Inside The Favelas, do jornalista Augusto Paim. Acredito que a pesquisa cientifica tem grande importância na formação profissional. A participação em eventos de pesquisa contribui para a evolução de conhecimentos, de saberes. Além de ser importante para a formação profissional, enriquecendo nosso currículo, também contribui e muito para nossa vida pessoal, é uma experiência única, posso dizer assim. Pensar que nosso trabalho é interessante para alguém, que podemos contribuir através do conhecimento, e que aquilo que fizemos vai fazer a diferença de alguma forma é muito gratificante. Além ser a primeira vez que participo do evento, também é a primeira vez que tenho um artigo selecionado.

O trabalho consiste em fazer uma análise discursiva das matérias sobre os manifestos populares que ocorreram em junho e julho de 2013, e que foram veiculadas na parte do Poder Executivo de A Voz do Brasil. O trabalho foi desenvolvido na disciplina de Monografia em Jornalismo. É muito importante para o currículo profissional e para desenvolvimento intelectual também, pois as pesquisas sempre vão te mostrar ângulos ainda não vistos, além de ampliar o conhecimento na área de formação. Também, é importante e gratificante para ter um retorno sobre o trabalho desenvolvido, por pessoas de outras universidades e outros profissionais. Fica a dica para os interessados!

Juliana Bencke, 9º semestre de Jornalismo Título do trabalho: Proximidade e familiaridade no jornal: uma análise da recepção do Folha Bairros, de Venâncio Aires

Vanessa Costa, Jornalista Título do trabalho: O que disseram os jornais Zero Hora e Diário de Santa Maria aos seus leitores na cobertura do incêndio da Boate Kiss

Este artigo é um recorte da monografia que realizei no semestre passado. Minha pesquisa foi um estudo de recepção do caderno Folha Bairros, do Jornal Folha do Mate, de Venâncio Aires, com moradores dos bairros Diettrich e Aviação. Acredito que participar de eventos como o SBPJor contribui muito para a formação enquanto estudante. Além de refletir sobre o próprio trabalho e apresentá-lo, é um momento de troca de experiências e de ideias, de ver o que está sendo desenvolvido em outras universidades e refletir sobre assuntos que fazem parte do nosso dia a dia profissional. Acho que pensar sobre o que estamos fazendo qualifica muito o nosso trabalho na universidade e no mercado.

O artigo é parte da minha monografia, que analisou o discurso dos jornais Zero Hora e Diário de Santa Maria na cobertura do domingo, 27 de janeiro de 2013, no incêndio da Boate Kiss. Esses eventos são muito bacanas pela troca de experiências. A gente divide com os colegas de outras instituições o que se faz na Unisc e aprende com aquilo que se faz nas outras universidades. Não só o que se produz, no sentido dos temas, mas como, no que toca a metodologia.

EXPEDIENTE Texto:Caroline Fagundes. Projeto Gráfico: Heloisa Corrêa. Coordenação: Cristiane Lindemann.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.