Diz Aí- 20 anos Unisc TV

Page 1

Jornal Mural do Curso de Comunicação Social - UNISC - Junho de 2016 - Edição 95

Parabéns pelos 20 anos, No ar desde 1996, a Unisc TV é um espaço de trabalho e aprendizagem, onde alunos de todas as habilitações, do Curso de Comunicação Social, têm a possibilidade de atuar na sua área, juntamente com profissionais já formados. Além disso, a estrutura também é utilizada para aulas laboratoriais e outras atividades acadêmicas. No ano em que comemora duas décadas de atuação, o veículo está passando por uma grande reformulação de estúdio, cenários e equipamentos. Atualmente com uma equipe de quatorze pessoas, o canal universitário é feito, sobretudo, por gente que “pega junto” e, nas palavras do coordenador Jair Giacomini, isso resulta em “um trabalho harmonioso e de qualidade”. Confira o relato dele e de outros integrantes da Unisc TV:

JAIR GIACOMINI, COORDENADOR

Temos trabalhado para manter e para aprimorar a televisão universitária da Unisc. Neste mês (junho/2016), estreamos um novo Unisc Notícias. Enquanto gravávamos a primeira edição, parei por uns instantes e me emocionei ao perceber que todos da equipe tínhamos tomado parte na remodelação do telejornal. Tudo foi feito coletivamente. Pensar, planejar e depois colocar no ar um novo programa é um dos processos mais empolgantes para mim. Trabalhar com televisão é trabalhar com as capacidades criativas e isso é extremamente motivador. No momento em que a Unisc TV completa 20 anos, quero expressar minha gratidão a todos, profissionais e estagiários, que já passaram por aqui e aos que hoje aqui atuam. Vamos continuar nos esforçando para expandir nossa inserção na comunidade e, assim, tornar cada vez mais relevante o trabalho da nossa televisão universitária.

MATHEUS HEATINGER, ESTAGIÁRIO DE JORNALISMO

Eu iniciei na Unisc TV em 2015 porque queria colocar a teoria da sala de aula em prática. E porque televisão sempre foi algo que me chamou atenção, então desejava participar de perto, ver como funcionava um redação, produção e execução de um telejornal. Nesse um ano e dois meses de Unisc TV, aprendi muitas coisas que vou levar pro resto da minha vida. Estamos vivendo uma transformação do Unisc Notícias e, com isso, alguns desafios ainda estão por vir. Não é só o estúdio novo; agora iremos fazer um telejornal ao vivo. Um desafio e tanto, que já está dando um frio na barriga, mas, com certeza, irá acrescentar muito para o meu aprendizado. Tenho um carinho enorme pela Unisc TV, pois ela tem um papel fundamental na formação dos alunos. Quero, lá adiante, dizer com orgulho que passei pela Unisc TV e que ela foi muito importante na minha formação.

NELSON RELEBELLATO, JORNALISTA

Fiz estágio na TV Univali (da Universidade do Vale do Itajaí, onde sou formado), por aproximadamente um ano e meio. Foi uma experiência curta, mas muito importante para que pudesse compreender o funcionamento de uma emissora com programação diária. Depois de trabalhar em emissoras comerciais (RBS e RPCTV) ingressei na Unisc TV em dezembro de 2014. A produção é diferente, pois podemos utilizar vários formatos para reportagens, além de ter um aprofundamento no conteúdo. Trabalhar ao lado dos estagiários (quatro de Jornalismo, um de RP e dois de Produção em Mídia Audiovisual) tem sido muito estimulante e uma grande responsabilidade. Se eu contribuir, de alguma forma, com o aprendizado deles, já vai ter valido a pena.

PABLO MELO, PRODUTOR EM MÍDIA AUDIOVISUAL

Em agosto de 2008, quando faltava um ano para concluir a graduação, comecei a trabalhar para o curso de Comunicação Social da Unisc e para a Unisc TV. Desde então, a trajetória foi de muito aprendizado e de pouca rotina, à medida que se produzia os mais variados tipos de produtos audiovisuais para o canal e para os alunos. Esse contato com outras realidades sociais nos possibilita crescimento humanístico. E o contato com outras áreas de conhecimento, permite o desenvolvimento das questões concernentes ao nosso meio. Tenho certeza que poder acumular e oferecer às novas turmas estes conhecimentos de níveis técnico, teórico e trato social acumulados ao longo do tempo ajuda no desenvolvimento da comunidade. Por isso me sinto honrado em trabalhar aqui. DIAGRAMAÇÃO: JANDERSON JACQUES

TEXTO: FRANCELLI CASTRO

FOTOS: ARQUIVO PESSOAL


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.