Dez2013pronto

Page 1

Acadêmicos da Unisc recebem prêmio em concurso nacional da Receita Federal Por Caroline Fagundes 20/12/2013 Os cinco acadêmicos do curso de Jornalismo da Unisc, Daiana Stockey Carpes, Jonatan Trindade, Laura Gomes, Thamires Waechter e Luis Gustavo Finger, orientados pelo professor do curso de Ciências Contábeis, José Rocha Saldanha ficaram em segundo lugar, com o curta “Qual a verdadeira função social do tributo?”, no concurso Luz, Câmera e Educação Fiscal, promovido em conjunto da Prefeitura Municipal de Santa Maria e da Secretaria da Receita Federal do Brasil, realizado na manhã desta sexta-feira (20). O concurso recebeu 22 inscrições dos estados do Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Pernambuco e Paraná, com o objetivo de selecionar obras audiovisuais de curtametragem que abordem o tema da educação fiscal, tendo como objetivo conscientizar o cidadão sobre a função social e econômica dos tributos. O evento aconteceu por videoconferência e foi exibido na sede da Receita Federal do Brasil nas cidades dos selecionados, os estudantes da Unisc, assistiram a cerimônia, na Receita Federal de Santa Cruz do Sul, e receberam como prêmio um notebook e uma câmera fotográfica. Os alunos ainda receberam Menção Honrosa pelo segundo curta que produziram “O que são tributos”, e que ficou entre os oito selecionados. Além dos prêmios destinados aos alunos e professor, a Unisc recebeu um notebook, dois tablets e dois GPS, na ocasião foi entregue ao chefe de gabinete, Angelo Hoff. “O professor Saldanha me falou deste concurso, que já estava no período de prorrogação das inscrições, então comentei com alguns colegas e, como precisava de um professor orientador, convidamos ele, que foi de extrema importância para entendemos o conceito proposto pelo concurso”, explica Daiana. Os curtas premiados serão veiculados nas unidades da Secretaria da Receita Federal do Brasil e em outros locais públicos, por um período indeterminado, em todo o país.


Estudantes e professor recebem premiação pelo segundo lugar em concurso de curtas Foto: Norton Carpes


Comunicação Social promove Concurso Por Andressa Bandeira 03/12/2013 O Curso de Comunicação Social da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), completará 20 anos em 2014. E para comemorar a data, promove o Concurso Selo 20 anos. O prêmio para o acadêmico vencedor é um netbook. Quem quiser participar do Concurso deve fazer sua inscrição e enviar sua proposta de 17 a 28 de fevereiro de 2014. O resultado será divulgado no dia 6 de março de 2014, na Aula Inaugural do Curso de Comunicação Social.


Dia do RP é comemorado na Unisc Por Caroline Fagundes 03/12/2013 Comemorado no dia 2 de dezembro, o dia nacional do Relações Públicas foi celebrado com um evento especial para os acadêmicos da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc). Na noite desta segunda-feira ocorreu um bate-papo com a professora Gisela Gonçalves, da Faculdade de Artes e Letras da Universidade da Beira Interior (UBI), de Portugal, que está em visita ao curso, e Ana Paula Lange, da Projeta Eventos , empresa que atua no segmentos de organização de eventos em Lajeado. O encontro ocorreu na sala 5328 e contou com a participação da Companhia Retalhos de Teatro e um coquetel na sala 5321, onde os alunos puderam confraternizar. O primeiro momento foi voltado para uma conversa entre os acadêmicos e os profissionais convidados. Gisela Gonçalves falou do surgimento e evolução da profissão Relações Públicas em Portugal e pontuou algumas diferenças entre o mercado português e o mercado brasileiro. Ana Paula Lange falou da sua experiência e do trabalho da Projeta Eventos. Formada em Relações Públicas pela Unisc em 2007, Ana Paula contou aos acadêmicos que passou por diversas áreas até encontrar a que mais lhe atraiu, a área de eventos. A relações públicas encerrou o bate-papo mostrando trabalhos realizados pela produtora. Em seguida, foi a vez da Companhia Retalhos de Teatro roubar a cena. O grupo vindo de Santa Maria alegrou o público com a peça Romeu e Julieta. A ideia de trazer a companhia surgiu da conversa da professora Fabiana Pereira com a aluna de Relações Públicas Paula Saccol, que já havia trabalhado com o grupo de teatro. A proposta foi trazer o espetáculo pensando na relação de Romeu e Julieta associando com a prática do Relações Públicas, além de oferecer um momento de descontração para os acadêmicos. Segundo Fabiana, todos os anos, no dia 2 de dezembro, é comemorado o dia do RP com alguma atividade realizada junto aos alunos. "É sempre é uma turma de alunos que faz para os outros alunos, esse ano eu, a professora Grazi e a professora Elizabeth Huber resolvemos não envolver aluno nenhum. A gente não fez um evento com os alunos de RP, mas sim para os alunos de RP. Tudo foi feito conforme uma surpresa, eles receberam um convite para estar as 19 horas no auditório para uma palestra e a partir daí tudo que aconteceu era surpresa que estava sendo preparada para eles", contou. Para Rafaela Schneider, 4º semestre de Relações Públicas, a surpresa foi positiva. "Eu nunca esperava que a gente fosse ter um espetáculo de teatro tão bacana e também um coquetel tão maravilhoso com tanta comida diferente. Acho que as professoras realmente buscaram valorizar o acadêmico de Relações Públicas e foi alcançado porque no momento que a gente chegou já nos sentimos muito valorizados".



Fotos: Andressa Bandeira e LetĂ­cia Lorensini


Professora de Portugal fala sobre Relações Públicas Por Andressa Bandeira e Guilherme Graeff 03/12/2013 Dia 2 de dezembro é comemorado o Dia Nacional do Relações Públicas. Para celebrar, os acadêmicos de Relações Públicas da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) compareceram a um evento especial na sala 5328. Bate-papo, apresentação teatral e coquetel fizeram parte da comemoração, que contou com a presença da professora Gisela Gonçalves, da Faculdade de Artes e Letras da Universidade da Beira Interior (UBI), de Portugal. Gisela concedeu entrevista para A4 Agência Experimental de Comunicação falando sobre a profissão de Relações Públicas. Confira abaixo: Andressa Bandeira: Qual importância do dia dos Relações Públicas para o profissional e o para o público externo? Gisela Gonçalves: O dia do Relações Públicas é importante para o profissional se sentir reconhecido e ter um momento que reflete sobre sua carreira e sua profissão e sua importância na sociedade. E para olhar para o que já foi feito e fazer planos para o futuro. AB: Acredita que as empresas estão valorizando os Relações Públicas? GG: Eu não conheço o mercado brasileiro, mas olhando pelo que eu conheço, que é mais europeu, obviamente, estão valorizando. Qualquer empresa que se preze sabe que é sempre importante ter alguém que faça o relacionamento com os diferentes públicos. Tanto internos como externos. AB: Quais as principais características de um RP? GG: Bom, tem que ser um bom profissional, tem que ter uma capacidade de organização muito forte, saber trabalhar em equipe, saber refletir e “planear” estrategicamente. E, na minha opinião, ser muito ético. Porque há nesse mercado grandes armadilhas que podem levar o profissional a não ter uma conduta tão ética. AB: Qual a principal diferença que tu notaste do mercado de trabalho do Relações Públicas no Brasil e em Portugal? GG: Eu penso que há muito mais oferta de trabalho. Pelo que ouço falar, exemplos de pessoas que trabalham aqui e já estão trabalhando em empresas especializadas, de eventos. O exemplo hoje da oradora, que já saiu daqui e conseguiu criar seu próprio caminho. Isto, neste momento em Portugal está um pouco difícil. Não quer dizer que seja impossível, mas está mais difícil do que aqui. Não estamos com a economia crescendo e isso é consequência óbvia da maior dificuldade de arranjar emprego.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.