Ago2010pronto

Page 1

23ª Feira do Livro é divulgada em linhas de ônibus Por Thamires Waechter e Maria Helena Lersch 16/07/2010 Os organizadores da 23ª Feira do Livro de Santa Cruz do Sul estão aproximando cada vez mais o evento do público local. Isto porque desde o final do mês de junho, uma empresa de ônibus tem no interior de seus veículos cartazes com poemas do escritor Leonardo Brasiliense, autor homenageado desta edição da feira das letras, cujo tema é "Ler é 10". Os poemas, adaptados em minicontos, estão espalhados no interior de todas as linhas da empresa. Ao todo, cada veículo conta com cinco minicontos, sendo que em algumas é possível ler até oito adaptações inéditas escolhidas por Brasiliense. Adesivos com informações também estão expostos nos transportes coletivos. A ação é inovadora na cidade e se estenderá até o final da feira, que terá início no dia 28 de agosto e se encerra no dia 5 de setembro, na Praça Getúlio vargas.


56ª Feira do Livro de Porto Alegre divulga nomes dos patronáveis Por Daiane Holdefer 06/08/2010 A lista com os nomes dos cinco patronáveis da Feira do Livro de Porto Alegre foi anunciada nesta quarta-feira, 4, pela Câmara Rio-Grandense do Livro (CRL). Os indicados desta edição, que acontece entre os dias 29 de outubro e 15 de novembro, foram os jornalistas Airton Ortiz e Juremir Machado da Silva, os professores Jane Tutikian e Luís Augusto Fischer e o tradicionalista Paixão Côrtes. Já o nome do patrono será anunciado no início de setembro. Os autores foram apontados pelos associados da Câmara, que enviaram uma lista com cinco nomes. Na próxima etapa, um colegiado representativo com cerca de 300 pessoas selecionará três nomes entre os finalistas. O grupo que elege o patrono é formado por associados, ex-patronos, ex-presidentes da CRL, Conselho Estadual de Cultura, Conselho Estadual de Educação, titulares de entidades vinculadas ao livro, autoridades, reitores de universidades e representantes dos patrocinadores e apoiadores. O prazo para envio dos votos será até o dia 27 de agosto. A Feira do Livro de Porto Alegre, que é realizada há 55 anos no centro da cidade, nasceu quando um grupo de livreiros, intelectuais e jornalistas organizou a 1ª edição com o lema "Se o povo não vem à livraria, vamos levar a livraria ao povo". Neste ano, o espaço vai se alargar no eixo central, na Avenida Sepúlveda, que liga o centro da Praça da Alfândega ao Cais do Porto, recebendo duas novas fileiras de barracas. Com os novos espaços, a feira terá mais de 24 mil metros quadrados de área, o que faz desta edição ainda maior que a realizada no ano passado. O evento cultural conta com uma intensa programação de sessões de autógrafos, seminários, debates, mesas-redondas e apresentações artísticas. Anualmente, mais de um milhão de pessoas visitam as cerca de 160 barracas. Em 2006, a Feira do Livro recebeu o diploma de "Cavaleiro da Ordem do Mérito Cultural", do Ministério da Cultura. Já nesse ano, o evento foi declarado Patrimônio Imaterial da Cidade pelo Conselho do Patrimônio Histórico e Cultural da Capital.

Com informações do Coletiva.net


Abertas as inscrições para o 3º BatePapo Pilhado Por Daiane Holdefer 20/08/2010 Estão abertas as inscrições para o 3º Bate-Papo Pilhado, um projeto do Curso de Comunicação da Unisc, em parceria com o Na Pilha, suplemento jovem do jornal Folha do Mate, de Venâncio Aires. Podem participar alunos dos cursos de Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Mídia Audiovisual, Relações Públicas e Fotografia. Os interessados devem responder à pergunta 'Por que eu quero participar do Bate-Papo Pilhado?', vale texto, peça publicitária, vídeo, áudio e fotografia. As respostas devem ser encaminhadas para o professor Demétrio Soster - dsoster@uol.com.br - até o dia 31 de agosto.


Agência A4 fará cobertura via Twitter da palestra de Maurício Kubrusly Por laura gomes e maria helena lersch 05/08/2010 A Agência Experimental A4 , Núcleo de Jornalismo, fará a cobertura via Twitter @agenciaA4 da aula inaugural do Curso de Comunicação Social, na qual o jornalista Maurício Kubrusly será o palestrante. O evento ocorrerá na segunda-feira, 9 de agosto, às 8h30min, no Auditório Central da universidade. A cobertura será realizada por monitoras e voluntárias da agência a partir do domingo (08/08). Kubrusly, que também é escritor, vai falar sobre a sua experiência profissional no rádio, jornal e revista. Assim como do seu quadro Me leva Brasil, no Fantástico, exibido na Rede Globo, e todas as informações serão twittadas pelas acadêmicas. Maurício Kubrusly é repórter da Rede Globo. Se dedicou à cobertura e crítica musical em rádio, revista e jornal, enquanto que na televisão, o jornalista apresenta a série "Me leva Brasil", que vai ao ar no Fantástico desde 2000 e que revela personagens pitorescos e histórias brasileiras. Também é autor da ficção "13 pontos", do livro de crônicas da série "Me leva Brasil" e está preparando o lançamento "Me leva mundão", que contará as andanças pelo mundo.


Associação oferece curso gratuito para jornalistas sobre setor de consórcio Por Thamires Waechter 15/07/2010 A Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios (ABAC) oferece gratuitamente o curso Introdução ao Setor de Consórcio, exclusivo para jornalistas. As aulas vão discutir o crescimento dos consórcios de motos e imóveis, os mecanismos dos consórcios (formação de grupos, legislação, administradoras, taxa de administração, desistência, lances, contemplação e aquisição dos bens, consórcio como forma de poupança), entre outros assuntos relacionados. O curso será no dia 20/07, terça-feira, das 9h30 às 12h30, na sede da Abac, localizada na Rua Avanhandava, nº 126, Centro, São Paulo (SP). Os jornalistas interessados podem se inscrever até 16/07 pelos e-mails elianesantos@tamer.com.br, tonico@tamer.com.br ou charley@tamer.com.br. Outras informações pelo telefone 11-3031-2388. Fonte: Comunique-se .


Australiano acredita que em 12 anos os jornais impressos serão irrelevantes Por Vanessa Oliveira 26/08/2010 Em uma reunião na Associação de Publishers dos Jornais, em Chicago (EUA), o consultor australiano de mídia digital Ross Dawson, afirmou, na última terça-feira, que em 2022 os jornais impressos serão irrelevantes. Além disso, o australiano acredita que os e-readers e tablets custarão pouco mais que o preço de banca dos jornais. Dawson diz que, apesar das previsções serem negativas, ele espera que os líderes dos jornais "preparem seus veículos para que sejam capazaes de prosperar na florescente indústria da mídia". Sobre os tablets, o consultor pontuou que, em dez anos, eles irão custar o equivalente a U$ 10. O australiano prevê que partes do jornalismo, como o jornalismo investigativo, a produção de notícias e textos, "serão distribuídas entre amadores que serão supervisionados por profissionais". Para o mercado australiano, Dawson afirmou que os jornalistas terão espaço, principalmente os especialistas, que deverão se direcionar e relacionar com a audiência. Ross Dawson ficou mundialmente conhecido ao prever, em 2002, o crescimento dos microblogs e das mídias sociais. Fonte: Portal da imprensa.


Candidato ao Senado pelo Acre troca agressões com jornalista Por Juliana Spilimbergo 12/08/2010 O jornalista Demóstenes Nascimento e o ex-deputado federal e candidato ao senado pelo Acre, João Correia (PMDB), trocaram agressões durante a gravação de uma entrevista para a TV 5, de Rio Branco, na tarde desta terça-feira. Os dois procuraram a polícia para registrar ocorrência. Nascimento, apresentador da emissora, afirma que em nenhum momento ofendeu o político e que durante a gravação, Correia foi "ríspido" com a equipe da TV. O jornalista diz que apenas se defendeu dos xingamentos e da agressão. “Ele começou a me xingar e depois deu socos e pontapés", relata o jornalista. Por outro lado, Correia diz que estava respondendo às perguntas normalmente, quando Nascimento começou a lhe ofender. De acordo com o político, ele apenas se defendeu. "Fui agredido até verbalmente, o Demóstenes me chamou de ladrão", diz Correia. O presidente do Sindicato dos Jornalistas do Acre, Marcos Vicentti, divulgou nota repudiando a atitude “covarde e agressiva” de Correia. “O jornalista foi agredido quando exercia seu trabalho de maneira isenta e honesta. É lamentável que profissionais de comunicação ainda sejam submetidos a episódios truculentos como esses no livre exercício da profissão”, diz o comunicado.


Comunicação Social traz palestra sobre jornalismo móvel para a Unisc Por Maria Helena Lersch 11/08/2010 Um dos maiores especialistas em jornalismo móvel no Brasil, Fernando Firmino da Silva, estará na Unisc no dia 30 de agosto, segunda-feira. O jornalista participa de três eventos na universidade: do seminário para a turma de pós-graduação em Assessoria em Comunicação e Política, da oficina de jornalismo móvel e da palestra sobre jornalismo e mobilidade. Com o tema “Jornalismo em mobilidade e as plataformas emergentes de produção e de consumo de notícia”, a palestra vai ocorrer às 19 horas, no Auditório do Direito. Os assuntos abordados durante o evento serão: as tecnologias móveis digitais e as redes sem fio (Wi-Fi, 3G e WiMax), que emergiram de forma acelerada no início deste século, estão redimensionando e atualizando as práticas comunicacionais e impactando as relações econômicas, culturais e sociais. A oficina de jornalismo móvel, intitulada “Jornalismo Móvel: tecnologias, processos e conceitos”, terá início às 8h30, no laboratório 7 da Unisc. Estão previstas 24 vagas, por ordem de inscrição, para os alunos de todas as habilitações. Conceito de jornalismo móvel; experiências em jornalismo móvel no Brasil e em outros países; tecnologias e os processos no jornalismo móvel; aplicações móveis para a produção jornalística; modelos de produção do jornalismo móvel e atividades práticas do uso de celular na produção jornalística e em transmissões ao vivo; serão abordados no minicurso. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas na secretaria do Curso de Comunicação Social, no bloco 15, sala 1503. Mais informações pelo fone (51) 3717-7383. Fernando Firmino da Silva é jornalista, professor do Departamento de Comunicação Social - Jornalismo, da Universidade Estadual da Paraíba - UEPB e é doutorando em Comunicação e Cultura Contemporâneas na Universidade Federal da Bahia UFBA/POSCOM. Ele também escreve no blog http://jornalismomovel.blogspot.com/ A realização do evento é uma promoção do Curso de Comunicação Social da UNISC. A palestra e a oficina de jornalismo móvel serão abertas a professores e alunos de todos os cursos e habilitações da universidade.


Conselho de autorregulamentação do jornalismo deve ser criado este ano Por Marília Nascimento 19/08/2010 A presidente da Associação Nacional de Jornais , Judith Brito, afirmou na manhã desta quinta-feira, 19, durante o 8º Congresso Brasileiro de Jornais, que o Conselho de Autorregulamentação do Jornalismo deve ser implantado ainda este ano. “Não quero me comprometer com prazos, mas acho que até o fim do ano teremos o conselho”, afirmou Judith. O conselho ainda não tem um modelo definido de funcionamento, a principio deverá ter sete integrantes e será baseado no código de ética da entidade. “Discutimos por anos essa necessidade e chegamos à decisão de a ANJ ter um conselho de autorregulamentação", disse.


"Decisão do STF reafirma princípio da liberdade de expressão", diz Abert Por Daiane Holdefer 27/08/2010 Em nota publicada na tarde de hoje, a Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (Abert) elogiou a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) contra a censura imposta à produção humorística durante as eleições. O presidente da Abert, Daniel Pimentel Slaviero, diz que a decisão do ministro Carlos Ayres Britto, em caráter liminar, "reafirma os princípios constitucionais que garantem o exercício da liberdade de expressão e de imprensa, de manifestação do pensamento, de atividade intelectual e artística". A decisão do STF foi publicada na noite de ontem, após recentes protestos da imprensa e comediantes e contestação da Abert sobre os incisos II e III do art. 45 da Lei Eleitoral (nº 9.504/1997).

Com informações do Portal Imprensa.


Diz Aí sobre Maurício Kubrusly já está nos murais Por Juliana Eichwald 26/08/2010 A décima terceira edição do jornal-mural Diz Aí já está nos murais do curso de Comunicação Social da Unisc. E tem como tema principal a palestra de Maurício Kubrusly, na aula inaugural. O jornal-mural também conta com opiniões de alunos do curso sobre a palestra, além da palavra da coordenação e fotos de Flagras dos estudantes durante o bate-papo. A edição foi feita, mais uma vez, pela equipe da Agência Experimental de Jornalismo A4, na reportagem: Laura Gomes, Maria Helena Lersh, Marília Nascimento e Thamires Waetcher. Projeto gráfico: Vanessa Kannenberg e coordenação: professor Paulo Pinheiro.


Documentário dos alunos de PMA é selecionado para o Festival de Piratuba Por Vanessa Oliveira 27/08/2010 O documentário "Dia de Feira", dos alunos Marina Vlacic de Morais e Matheus Unfer de Freitas, foi selecionado para representar a categoria Documentário no Festival Nacional de Piratuba de Cinema e Vídeo Rural. O documentário foi produzido por seis alunos do curso de Comunicação Social Produção em Mídia e Audiovisual da Unisc, na disciplina de Documentário II. O trabalho foi desenvolvido entre os meses de março e junho deste ano, na Feira Rural, localizada na Rua Fernando Abott, no centro de Santa Cruz do Sul. Entre os temas abordados está a rotina dos feirantes, os produtos e os consumidores. Segundo os diretores, a ideia surgiu do interesse de valorizar o trabalhador do campo e da feira. “Pensamos que seria interessante apresentar a realidade do dia-a-dia de quem trabalha na feira e como são produzidos os produtos em suas propriedades no interior”.


Entidades da Comunicação criam Instituto Palavra Aberta Por Daiane Holdefer 26/08/2010 Com o objetivo de defender a liberdade de imprensa e de expressão, inclusive comercial, de empreendimento e de iniciativa, as principais entidades do mercado de Comunicação do Brasil se uniram para fundar o Instituto Palavra Aberta. O instituto tem como fundadoras a Associação Brasileira de Rádio e Televisão (Abert), a Associação Nacional de Editores de Revistas (Aner), a Associação Brasileira de Agências de Publicidade (Abap) e a Associação Nacional de Jornais (ANJ). Uma das primeiras iniciativas do Instituto Palavra Aberta, que pretende atuar em estudos e pesquisas; seminários e debates; acompanhamento de tendências internacionais; e campanhas de conscientização da população, será a realização de um estudo, em parceria com a consultoria Tendências, sobre o impacto econômico das restrições à liberdade de expressão comercial. "Consideramos que há um impacto em todas as pontas, e uma das mais afetadas é a do consumidor", diz a diretora da nova entidade, Patrícia Blanco.

Fonte: Coletiva.net


Equipe do Unicom 2010/1 se despede dos leitores Por Marília Nascimento 16/07/2010 Mais uma edição da disciplina de Produção em Mídia Impressa se encerrou este semestre. A equipe formada por sete alunos coordenados pelo professor Demétrio Soster, se despediu dos leitores por meio do blog. Após duas edições do jornal laboratório do Curso de Comunicação Social da Unisc, uma temática que falou dos hábitos das pessoas, e a segunda com temas variados. Os dois jornais foram desenvolvidos pelos alunos da disciplina,que contaram com o apoio de alunos de outras cadeiras e também das demais habilitações. Para marcar o final de mais esta etapa do Unicom, a turma além de colocar posts pessoais no blog fizeram um teleweb para marcar o ponto final. Quem quiser conferir o divertido vídeo, pode entrar no Blog do Unicom . Onde também tem o link para baixar as versões em PDF, as edições impressas podem ser retiradas na Agência Experimental de Jornalismo, bloco 14, sala 1401. Ou na coordenação do Curso de Comunicação Social, bloco 15.


Estrutura do Jornal do Almoço passa por transformações Por laura gomes e maria helena lersch 03/08/2010 O Jornal do Almoço, programa exibido pela RBS TV, de segunda à sexta, ao meio-dia, está passando por transformações. Tentando intergir mais com os telespectadores, as jornalistas Rosana Marchetti e Cristina Ranzolin passaram a apresentar o programa em pé, seguindo o modelo do Teledomingo, da RBS TV, e Fantástico, da Rede Globo. No dia 12 de julho, foi ao ar no JA, uma matéria em que o repórter Rodrigo Lopes se passou por um estrangeiro que chegava em Porto Alegre, e desenvolveu passo a passo como seria a tragetória do aeroporto até um dos estádios da capital. As mudanças fazem o estilo "vem comigo", onde os jornalistas literalmente guiam o público pelos ambientes da reportagem. As reformulações se devem a chegada, em junho deste ano, de Raul Ferreira como novo editor-chefe do telejornal. Raul adiantou que as alterações fazem parte de uma proposta de aproximação maior com o telespectador e que o projeto estará totalmente implantado em novembro. Porém, não quis se pronunciar. “Este projeto engloba outras mudanças, mas prefiro esperar um pouco mais para contá-las. Vamos conversar no fim do ano”, explicou. Raul Ferreira foi editor-chefe do Teledomingo durante 12 anos. Enquanto exerceu a função no programa, que vai ao ar aos domingos à noite, a atração chegou a 28 pontos de audiência. Com informações obtidas no Coletiva .


Fabrício Carpinejar é o novo colunista do Zero Hora Por Vanessa Oliveira 13/08/2010 Fabrício Carpinejar, jornalista e poeta, será o novo colunista do jornal Zero Hora, do grupo RBS. A partir da próxima segunda-feira, 16, os artigos do gaúcho serão publicados a cada duas semannas no Segundo Caderno. O jornalista e poeta, nascido em Caxias do Sul, é mestre em Literatura Brasileira pela UFRGS. Foi destaque em 2010, na Zero Hora, ao participar da série Estrelas do Mar. A série revelou a vida no litoral gaúcho durante o verão. Carpinejar, recebeu prêmios nacionais e internacionais por seu trabalho como poeta. Foi o vencedor do Prêmio Jabuti, em 2009, na categoria Contos e Crônicas com "Canalha". Ao todo, são 16 livros publicados.


Fernando Firmino fala à estudantes da Comunicação sobre jornalismo móvel Por Juliana Eichwald e Vanessa Costa 31/08/2010 O professor de Jornalismo da Universidade Estadual da Paraíba, Fernando Firmino da Silva, esteve na Unisc na noite desta segunda-feira, dia 30. O paraibano conversou com os alunos da Comunicação Social sobre o jornalismo móvel e a convergência das mídias. A palestra ocorreu no anfiteatro do Direito, no bloco 18. Os trabalhos foram abertos com um vídeo, da BBC News, em forma de sátira jornalística, mostrando como seria se não existissem mais notícias para serem publicadas. A seguir, Firmino apresentou manchetes de mídias internacionais que mostravam o cenário atual do jornalismo móvel no mundo e também uma nota sobre a MTV, em virtude dela ter sido o primeiro canal de televisão a transmitir sua programação ao vivo pelo IPhone. "Quando se fala em tecnologia móvel, não está compactando somente com o jornalismo, mas também com todas as áreas, inclusive fora da Comunicação", ressaltou o palestrante. Além de afirmar que o grande segredo para dominar os dispositivos móveis são as aplicações disponíveis nos Iphones. Firmino acredita que todos os jornalistas devem sair da universidade formados em multimídia, ou seja, conhecer todos as formas possíveis de mídia. "Talvez seja uma dificuldade em outros países, não só no Brasil, a intercção das disciplinas. Algumas universidades públicas tem dificuldades em manter os laboratórios, que muitas vezes são precários", disse ele. Entre as principais conexões sem fio, estão o 3G, o WiF-i e o WiMAX, e entre as tecnologias móveis digitais, estão o smartphones, as câmeras digitais, os IPhones e os celulares. Firmino possui 15 celulares. E em relação à esse aparelhos, o palestrante exibiu dados de uma pesquisa feita em julho deste ano, que apontou a existência de 187 milhões de celulares, no Brasil, onde 88,22% deles são pré-pagos e 17,78% pós-pagos. Além de professor de Jornalismo da Universidade Estadual da Paraíba e doutorando, Fernando Firmino também dita o blog jornalismomovel.blogspot.com


Ferramentas do Google são tema de curso para jornalistas Por Maria Helena Lersch 11/08/2010 O Comunique-se organizou na manhã da terça-feira, 10 de agosto, o curso Google Tools and Tips – Ferramenta para Jornalistas. O público alvo do evento foi definido a partir da necessidade do profissional de jornalismo em ferramentas de busca. O curso foi realizado na sede do Google, em São Paulo, e reuniu 51 pessoas. O foco da palestra foi a exploração das funcionalidades e dos recursos de pesquisa disponíveis, tendo como objetivo capacitar os jornalistas a filtrar informações e descobrir tendências da sociedade. "O Google Trends mostra de forma simples e direta os termos mais buscados pela rede. Ótimo para vocês (jornalistas) elaborarem pautas", explicou Guilherme Anjos, estrategista de contas do Google e ministrante do curso. Os jornalistas também puderam conferir o funcionamento da página "Eleições 2010", desenvolvida pelo Google em parceria com a TV Bandeirantes. A ferramenta facilitará as pesquisas dos profssionais, revelando, por exemplo, qual dos candidatos à Presidência da República é o mais procurado na rede e em qual região esse fato ocorre. Segundo a repórter da Folha de São Paulo, Giuliana Miranda, a experiência e os ensinamentos das palestras serão proveitosos para o exercício da profissão. “O curso mostrou como refinar ao máximo a busca por informação. Vai me ajudar a economizar tempo nas minhas pesquisas”, declarou. Com informações do Comunique-se


Grupo RBS disponibiliza cobertura eleitoral via celular Por Daiane Holdefer 26/08/2010 O site 'Eleições 2010' do Grupo RBS já está disponível na plataforma mobile. Os usuários de celulares com conexão à internet podem acompanhar a cobertura realizada pelos veículos do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, baixando o aplicativo nos aparelhos iPhone, iPod touch e iPad, da Apple App Store. A ferramenta, que foi desenvolvida em conjunto com a Pontomobi (braço mobile do Grupo RBS), oferece acesso a notícias, blogs, fotos, vídeos e todas as principais informações sobre a campanha nos níveis estadual e federal. O mobile site possui o mesmo conteúdo, com interface diferenciada.

Fonte: Coletiva.net


Inauguração do "Museu da TV" está prevista para este ano Por Laura Gomes 10/08/2010 A Associação dos Pioneiros, Profissionais e Incentivadores da Televisão Brasileira (Pró-TV) declarou que o "Museu da TV Brasileira" está previsto para ser inaugurado até o fim do ano, na Cidade da Criança, em São Bernardo do Campo (SP). O objetivo é transferir um núcleo da Pró-TV para um dos pavilhões da Cidade da Criança. No ano do hexagenário, a TV do Brasil concretiza uma iniciativa que iniciou há 15 anos. "O projeto é montar um pólo coligado da associação no local em que foi montada a primeira cidade cenográfica da TV para a novela "Redenção", da extinta TV Excelsior. Está quase tudo acertado", explica Vida Alves, fundadora da Pró-TV. No Museu serão realizadas exposições, eventos e palestras relacionados à memória da TV. A Cidade da Criança, local em que o "Museu da TV Brasileira" se encontrará, foi o primeiro parque de diversões temático do país, localizado no centro da cidade de São Bernardo do Campo. O projeto é uma parceria entre o Aquário de São Paulo, concessionário da Cidade da Criança, e a Prefeitura de São Bernardo do Campo.

Com informações do Portal Imprensa


Inscrições para o projeto Bate-papo Pilhado encerram dia 31 Por Vanessa Oliveira 25/08/2010 Os alunos interessados em participar da terceira edição do Bate-papo Pilhado podem fazer a sua inscrição até o dia 31 de agosto. O projeto é uma parceria entre o curso de Comunicação Social e o jornal Folha do Mate, de Venâncio Aires. Neste segundo semestre seram discutidas as vocações. O evento prevê vagas para os acadêmicos de relações publicas, publicidade e propaganda, produção em mídia e audiovisual, fotografia e jornalismo. Para participar, basta responder porque querem participar do projeto. As respostas, que podem ser em forma de texto, vídeo, áudio, fotografia, ou algo que identifique a habilitação do aluno, devem ser enviadas para dsoster@uol.com.br, com os dados de identificação.


Inscrições para viagem ao Festival de Gramado estão abertas Por Thamires Waechter 04/08/2010 Estão abertas as inscrições para a viagem ao Festival de Gramado para os alunos de Produção Executiva e Mercado Audiovisual, organizada pelo professor Jair Giacomini. A excursão ocorrerá na terça-feira, 10 de agosto. Os professores interessados em inscreverem suas turmas deverão entrar em contato com a coordenação do Curso de Comunicação Social. Segue a programação para o Festival: Saída de Santa Cruz: 6h30min Saída de Gramado/retorno: após sessão noturna do Palácio dos Festivais, por volta de 23h30/Meia-noite. Valor da passagem: R$ 10,00 (pagamento no ato de inscrição na Secretaria do Curso) 9h às 12h - Café de Negócios de Cinema - manhã - Centro de Eventos da ExpoGramado* 14h às 16 - Seminário Fundos de Financiamento Audivisual – Centro de Eventos da ExpoGramado 17h – Palácio dos Festivais - MOSTRA COMPETITIVA CURTAS Amigos Bizarros de Ricardinho, de Augusto Canani – CM – 20’ Pimenta, de Eduardo Mattos – CM – 13’ Carreto, Cláudio Marques e Marília Hughes – CM – 12’ Vento, de Marcio Salem – CM – 20’ MOSTRA COMPETITIVA LONGAS 18h45min – Homenagem à Péricles Gomide e Natalino Tomasi 19h - Historia de Un Dia, de Rosana Matecki – LM Venezuela – 89’ 20h45min - Troféu Oscarito Oferecido pela Oi para PAULO CESAR PEREIO 21h - O Contestado - Restos Mortais, de Sylvio Back - LM Brasil – 155 Ingresso Palácio Festivais: R$ 50 (plateia) e R$ 30 (mesanino). Há venda antecipada on-line. Programação alternativa à noite com entrada franca no Centro Municipal de Cultura Durante o dia também há programação sem custos no Palácio e/ou Centro Municipal de Cultura. Maiores informações no site do Festival de Gramado.


Intercâmbio em Portugal está com inscrições abertas Por Marília Nascimento 11/08/2010 O Curso de Comunicação Social abriu as inscrições para o intercâmbio em Portugal, com a Esta, a Escola Superior de Tecnologia de Abrantes . Poderão se candidatar os estudantes das quatro habilitações da Comunicação Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Produção em Mídia Audiovisual e Relações públicas - e também os alunos do Curso Superior de Técnologo em Fotografia. Para participar da seleção é necessário a apresentação de histórico escolar e uma carta de intenções no ato da inscrição. Quem for selecionado passará um mês em Portugal, de 22 de novembro com retornono dia 22 de dezembro. Os alunos ficarão em Abrantes, cidade onde fica a Esta, participando das aulas do Curso de Comunicação, para este período terão direito à alimentação e estadia. Os interessados podem entrar em contato com a coordenação do Curso de Comunicação Social, bloco 15.


Jornalista agredido no interior do RS Por Juliana Eichwald 17/08/2010 O jornalista Cláudio Moreira foi agredido na noite de quarta-feira, dia 11/08, em São Gabriel. Moreira trabalha na secretaria de Trabalho, Indústria e Comércio do Município, e informou que o agressor foi Iderli Souza, filiado ao PSDB. Segundo Moreira, o motivo da atitude foi o fato dele não ter mencionado o nome da esposa de Souza nos agradecimentos de um evento que teve a participação da governadora Yeda Crusis. "Ele pegou o açoite e me deferiu vários golpes na cabeça. Se não tivesse chegado ninguém, ele continuaria batendo até eu ficar desacordado ou ir a óbito", afirma o jornalista. Ele diz também que o fato ocorreu depois de ter saído de uma reunião com políticos do PSDB e que não está morto porque uma pessoa parou para lhe socorrer. Após a agressão, Iderli Souza foi retirado do cargo de coordenador da secretaria de Assistência Social de São Gabriel. Fonte: Comunique-se


Jornalista condenado à prisão por ofensa pede habeas corpus Por Mauricio Beskow 30/08/2010 O jornalista Maurício Campos Rosa, condenado a quatro anos de prisão por veicular propaganda enganosa e ofensiva contra Osmar Calonge, candidato ao governo de Lagoa Santa (MG) em 2004, entrou com pedido de habeas corpus no Supremo Tribunal Federal. A defesa pede que a pena de prisão seja substituída por uma restritiva de direitos. O advogado de Campos Rosa também alega que a pena deve ser mais branda, já que o jornalista foi condenado com base na Lei de Imprensa, revogada em 2009.Campos Rosa era diretor do jornal O Grito e em seus textos, durante a campanha eleitoral, acusou o Calonge de crime de falsificação de diploma e de falsificação de pesquisa. Caso a Justiça considere que a pena do jornalista pode ser mais branda, por ter sido condenado pela extinta Lei de Imprensa, a pena total do jornalista ficaria em três anos e quatro meses. Com informações do Comunique-se.


Jornalista é contra a obrigatoriedade do diploma Por Carolina Lopes 26/08/2010 O jornalista Paulo Markun disse ser contra a obrigatoriedade do diploma para jornalistas. Para ele, a exigência do diploma não beneficia os veículos de comunicação nem os profissionais de jornalismo. O ex-presidente da Fundação Padre Anchieta considera a formação como forma de qualificar a profissão, mas na sua opnião a obrigatoriedade é "desnecessária e prejudicial". Em debate realizado ontem na Universidade Nove de Julho, o jornalista afirmou que em uma entrevista de emprego escolheria o melhor candidato, independente de ser formado ou não. E deu um recado para os estudantes de Jornalismo presentes no evento dizendo que quem não fosse disposto ou curioso não deveria optar pela profissão.


Jornalista Paulo Amorim é condenado a indenizar diretor da TV Globo Por Daiane Holdefer 13/08/2010 Por conta do artigo "Racista é o Kamel", o jornalista Paulo Henrique Amorim foi condenado a pagar indenização de R$30 mil ao diretor de jornalismo da TV Globo, Ali Kamel. No artigo, publicado em sua página pessoal, Amorim acusa Kamel de praticar racismo no livro "Não Somos Racistas". A juíza Ledir Dias de Araújo decidiu condenar o apresentador do "Domingo Espetacular", da Rede Record, pois entendeu que o mesmo se referiu a Kamel como racista "sem qualquer argumento ou base" para tal afirmação. Segundo ela, "(...) as críticas jornalísticas são sustentáveis, apreciáveis, estimulam e incentivam as pessoas a formar sua opinião. Entretanto, não se pode imputar, aleatória e falsamente, um fato definido como crime a outrem". A magistrada acredita que, no artigo de Amorim houve um excesso, um abuso do direito à liberdade de expressão que, embora assegurada constitucionalmente, não pode, em hipótese alguma, violar os direitos da personalidade, eis que são intransmissíveis e irrenunciáveis, como informa o jornalista Reinaldo Azevedo. Paulo Henrique Amorim pode recorrer da decisão.

Fonte: Portal Imprensa.


Lula diz que imprensa brasileira gosta de publicar "notícia ruim" sobre o país Por Mauricio Beskow 30/08/2010 O presidente Luiz Inácio Lula da Silva voltou a fazer críticas à imprensa, na última quinta-feira (26), durante solenidade em Salvador (BA),em que assinava contrtatos referenrtes as obras para a Copa do Mundo de 2014,da BR-101 e do projeto "Minha Casa, Minha Vida". Lula afirmou que os veículos de mídia brasileiros gostam de publicar "notícias ruins" e que estariam deixando de lado as informações positivas sobre o país. Segundo o jornal Folha de S.Paulo, o presidente havia afirmado que, antes de sua gestão, o Brasil era "uma terra de ninguém", e após sua posse, a nova geração estaria "aprendendo a fazer projetos". O líder brasileiro disse, ainda, que com o passar dos anos, o empresariado brasileiro, o governo e os sindicatos aprenderam a ser mais positivos em relação ao futuro do país. O mesmo, segundo Lula, não teria acontecido com a mídia: "Acho que a imprensa vai precisar aprender um pouco ainda, porque eu nunca vi gostar tanto de notícia ruim. Parece que notícia boa... É impressionante. Mas acho que, de qualquer forma, o mundo sabe o que está acontecendo no Brasil", afirmou o petista. Com informações do Portal Imprensa.


Maurício Kubrusly: "Aqui pode tudo!" Por maria helena lersch e laura gomes 09/08/2010 O apaixonado por rádio Maurício Kubrusly, iniciou a palestra da aula inaugural, do Curso de Comunicação Social da Unisc, avisando: "Aqui pode tudo! Até mesmo o proibido". O bate-papo, como ele mesmo denominou, durou cerca de duas horas e foi intercalado com perguntas do público. O repórter contou durante o evento, que ocorreu no dia 9 de agosto, as atitudes "estranhas" e a sorte que teve, o que o tornou jornalista por acaso. A carreira de Kubrusly teve início com a admiração pela música. Na adolescência, foi convidado a conhecer a Rádio Jornal do Brasil. Na mesma companhia, foi apresentado à redação do jornal. A partir daí, sua vida profissional começou a tomar outro rumo. A TV Globo gostou do trabalho do jornalista, que na época trabalhava na TV Cultura, e convidou-o para fazer parte da equipe da emissora. O quadro Me leva Brasil, apresentado no Fantástico, surgiu para modificar o conceito de que programas no fim das noites de domingo significavam uma carga negativa, pelo fato de lembrar o fim de um descanso e início da semana. "A gente precisava mudar isso", concluiu Kubrusly. Durante entradas ao vivo de uma festa, no interior do Brasil, que o jornalista fazia para o programa, conheceu personagens que lhe contavam histórias pitorescas de pessoas que moravam na cidade. Foi assim que montou o arquivo de fontes para o quadro, que utiliza até hoje. Finalizando sua participação na universidade, aconselhou os estudantes de comunicação: "O desafio é mostrar a notícia de um jeito diferente, que não seja óbvio". A visita do repórter da Rede Globo na Unisc, fez parte da aula inaugural do curso. O evento contou com a organização da Agência A4, Núcleo de Relações Públicas, com o apoio do Núcleo de Publicidade e Propaganda e cobertura da A4 Jornalismo. A realização é do curso de Comunicação Social da Unisc, em parceria com Aquarius Flat.


Metereologista da BBC faz gesto obsceno ao vivo Por Carolina Lopes 19/08/2010 Uma cena inusitada aconteceu no canal de notícias BBC News 24. Após o âncora do jornal ter feito uma brincadeira sobre a precisão das previsões, o apresentador da previsão do tempo Tomasz Schafernaker mostrou seu dedo médio. Quando o apresentador percebeu que seu gesto estava sendo transmitido ao vivo, tentou disfarçar fingindo que estava coçando o queixo. O canal de notícias pediu desculpas pelo fato ocorrido na última quarta-feira (17/08). Segundo um porta-voz da emissora, Schafernaker não sabia que estava no ar e apesar do gesto ter sido mostrado por apenas um segundo o declarou inaceitável. Schafernaker pediu desculpas em seu site. Afirmou ter sido uma brincadeira com seus colegas e que sem aviso a câmera o mostrou em uma situação constrangedora. Com informações do Comunique-se.


"O único juiz da imprensa é o público", diz Lula Por Vanessa Oliveira 24/08/2010 Durante a inauguração da TV dos Trabalhadores (TVT) dia 23, em São Bernardo do Campo (SP), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva fez declarações sobre o trabalho da imprensa brasileira. Segundo ele, a população brasileira aprendeu a diferenciar o bom e o mau jornalismo: "O único juiz da imprensa é o público", disse. O presidente afirmou ainda que o brasileiro "está cada vez mais consciente". Para Lula, a TVT, lançada pelo Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, é uma forma de os sindicatos exercerem a liberdade de expressão utilizando suas próprias emissoras de TV. "Concessões devem ser exploradas sim pelas empresas comerciais, mas também pelas empresas públicas e por entidades da sociedade civil organizada. É isso que reza nossa Constituição, nossas leis", declarou o ex-torneiro mecânico. O presidente afirmou que a inauguração da TVT dá vigor a algo sagrado, a liberdade de imprensa. A nova emissora será transmitida pelo canal 46 UHF na região da Grande São Paulo, em outros dez Estados e pela internet. A cerimônia de lançamento da TVT reuniu o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e cinco ministros.

Fonte: Portal Imprensa


"Palanque Eletrônico" é a nova coluna de Zero Hora Por Daiane Holdefer 20/08/2010 Com uma nova coluna sobre as Eleições 2010, a Zero Hora pretende mostrar e interpretar a propaganda eleitoral que chega pela televisão, rádio e mídias sociais pela internet. O jornalista Caue Fonseca, que assina a coluna "Palanque Eletrônico", irá focar as mensagens subliminares, como o uso de cores e símbolos, as formas sutis de influenciar os eleitores, as gafes e todas as possibilidades encontradas pelos candidatos para ganhar a confiança do eleitor por meio eletrônico. Além do jornal Zero Hora, a novidade pode ser acompanhada no Twitter ou no blog de ZH. O novo espaço tem o patrocínio da Unimed, Lojas Colombo e Car House Toyota. Com informações do Coletiva.net


PEC dos jornalistas é mais uma vez adiada pelo Senado Por Vanessa Oliveira 06/08/2010 A Proposta de Emenda Constitucional 33/09 que restitui a exigência de diploma de jornalismo para o exercício da profissão, foi retirada da pauta na sessão do último dia 4. A PEC foi adiada pelos senadores Antonio Carlos Valadares (PSB-SE) e Inácio Arruda (PCdoB-CE), autor e relator, por falta de uma margem segura de votos para a sua aprovação. Para o presidente da Federação Nacional dos Jornalistas, Sérgio Murillo, os senadores tomaram a decisão correta. José Nunes, presidente do Sindicato dos Jornalistas, concorda que a atitude de adiamento foi de bom tom e que os autores foram prudentes na argumentação. Ainda segundo Nunes, já se cogitou solicitar ao presidente do senado, José Sarney, para que a pauta seja colocada no primeiro dia de votação do próximo esforço concentrado. O presidente explica a falta de quórum em função das eleições, uma vex que os parlamentares estão preocupadso em conseguir votos.


Quatro jornalistas são detidos pela polícia chinesa durante cobertura de funeral Por Mauricio Beskow 30/08/2010 Quatro jornalistas foram detidos na China quando estavam cobrindo o funeral de vítimas de um acidente aéreo, nesta segunda-feira (30), na província de Heilongjiang. A polícia local não teria explicado aos profissionais de imprensa o que motivou a detenção.Os jornalistas foram liberados logo em seguida. De acordo com o jornal Global Times, os jornalistas teriam sido abordados por pessoas que teriam se identificado como profissionais de mídia, que teriam pedido para que eles os acompanhassem, sem dar explicações. Os porta-vozes do departamento policial afirmaram que a detenção dos quatro jornalistas teria sido um mal-entendido, mas também não deram detalhes sobre o caso. A organização não-governamental Repórteres Sem Fronteiras (RSF) havia publicado, na última quinta (26), uma nota relatando a censura imposta aos jornalistas e aos meios de comunicação da China que favoreceria algumas companhias estatais e privadas que atuam no país.

Com informações do Portal Imprensa.


Saideira e Encontros com o Professor recebem João Ubaldo Ribeiro Por Juliana Eichwald 24/08/2010 O escritor baiano João Ubaldo Ribeiro, patrono da Feira do Livro de Santa Cruz do Sul, estará na Unisc na próxima terça-feira, dia 31 de agosto, no Auditório Central, a partir das 19h30min. Ele participará de um bate-papo com o jornalista Ruy Carlos Ostermann, que comanda o projeto Encontros com o Professor. A promoção envolve o Projeto Saideira. Duzendos ingressos estão disponibilizados para os alunos da Comunicação Social, sem custos, basta retirar na coordenação do curso. Para os demais interessados, os ingressos estão sendo distribuídos no Sesc de Santa Cruz do Sul.


Segundo dia de Congresso é marcado pela discussão da desregulamentação da profissão Por Vanessa Oliveira 20/08/2010 O segundo dia do 34º Congresso Nacional de Jornalistas iniciou em torno das 9h40min, na capital gaúcha. A palestra de abertura discutiu a desregulamentação da profissão e teve como palestrantes João dos Passos Martins Neto, jornalista e procurador geral de Santa Catarina; Manoel Carlos Chaparro, doutor em ciências da comunicação e professor aposentado da USP e o deputado federal Ibsen Pinheiro. O jornalista Prudente José Melo foi o mediador do painel. Chaparro explanou sobre as diferenças de ser jornalista na ditadura e na democracia. Segundo ele, independente do diploma ser exigido ou não, enquanto os profissionais não forem conscientes do seu papel na sociedade, nunca conseguirão fazer um jornalismo independente. Marins Neto acredita que quem deve decidir sobre a necessidade ou não do diploma, é o Congresso Nacional. “A alteração na lei já tem um ano e eu não vi nenhuma diferença na forma de divulgar a informação”, afirma. Segundo ele, o que realmente vai fazer a diferença em relação à liberdade de expressão é o número de veículos. O deputado federal Ibsen Pinheiro, após agredecer o convite para discutir o assunto, criticou a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF). “Dizer que o diploma para o exercício da profissão de jornalista fere o direito à liberdade de expressão é o mesmo que dizer que a carteira de motorista fere o direito de ir e vir do cidadão”, destacou. Ao final, disse acreditar que a batalha pela volta da obrigatoriedade do diploma será vitoriosa. Fonte: Coletiva.


Sem Dilma e Serra, MTV cancela debate entre presidenciáveis Por Juliana Spilimbergo 18/08/2010 A MTV Brasil cancelou o debate entre presidenciáveis que aconteceria no dia 24 de agosto. O motivo foi a não confirmação de dois deles: Dilma Rousseff, do PT, e José Serra, do PSDB. Como o quórum mínimo era de três candidatos, o encontro foi cancelado. O debate da MTV seria o único em que os candidatos responderiam às perguntas do eleitor, principalmente jovens entre 16 e 34 anos, faixa etária da audiência do canal. Mais de mil perguntas foram enviadas pelos telespectadores. Delas, 50 foram escolhidas para o debate. Como o cancelamento, a emissora informa que está estudando uma maneira de aproveitar as perguntas. Fonte: Comunique-se


Seminário Avançado discute Jornalismo e Literatura no Mestrado em Letras Por Thamires Waechter 24/08/2010 O Programa de Pós-Graduação Mestrado em Letras da Unisc está com as inscrições abertas para o Seminário Avançado Narrativas Midiáticas Contemporâneas. O evento se inicia no dia 2 de outubro e ocorrerá aos sábados pela manhã. Os professores-doutores Fabiana Piccinin e Demétrio Soster coordenarão o seminário, que é uma parceria da Comunicação Social com o Mestrado em Letras. O seminário vai abordar as relações entre a Narrativa Literária e o Jornalismo, discutindo o modo como o jornalismo utiliza recursos literários para compor as narrativas e os limites da ficção e não-ficção. A programação do evento é dividida em três módulos. Nas narrativas em jornalismo impresso serão estudados os livros-reportagem, as biografias de natureza jornalística e a emergência dos gêneros interpretativo e diversional.Já nas narrativas imagéticas, a análise será feita nas produções audiovisuais por meio do estudo de filmes/documentários, abrindo a discussão para os limites da ficção e não ficção na estética realista. E nas narrativas convergentes o foco será as produções midiáticas que se estabelecem por meio da web, com suas complexificações. O seminário é resultado dos estudos empreendidos em dois grupos de pesquisa: o projeto "Processos Hermenêuticos e Narrativas Contemporâneas", coordenado pela professora Eunice Piazza Gai e o projeto "A narrativa jornalística em sua intersecção com a Literatura", coordenado pelos professores Fabiana e Demétrio. Podem se inscrever alunos do Mestrado em Letras e interessados em cursar a disciplina na modalidade Aluno Especial, para aproveitar os créditos quando passarem a Alunos Regulares, após o processo de seleção. Os alunos da graduação podem cursar a disciplina como extensão, aproveitando os créditos para o núcleo flexível de seus cursos. As inscrições podem ser feitas na Secretaria de Pós-Graduação da Unisc, localizada no bloco 1. Mais informações pelo fone 3717-7322 ou pelo site do Mestrado .


Serra se irrita com pergunta de jornalista Por Juliana Eichwald 24/08/2010 O candidato à Presidência da República José Serra (PSDB) ficou irritado com pergunta feita por uma repórter do canal TV Brasil, em entrevista coletiva nesta segunda-feira, em São Paulo. A jornalista questinou o presidenciável sobre o fato da propaganda eleitoral na TV completar uma semana nesta terça-feira e qual seria a expectativa do exgovernador para reagir nas pesquisas. "Pergunta lá para o seu pessoal na TV Brasil. Eles têm uma opinião", disse Serra. Com informações do Comunique-se.


Site conta a vida de 24 personagens do Vale do Rio Pardo Por Marília Nascimento 12/08/2010 Um projeto criado pelo professor Paulo Pinheiro para a disciplina de Jornalismo Online do curso de Comunicação Social da Unisc , para contar a história de algumas personalidades do Vale do Rio Pardo. A ideia é que os alunos da disciplina produzam uma reportagem e publiquem no Santa Cruz 24 Horas . A reportagem, além do trivial, deveria apresentar elementos multimídias que acrescentassem a história, mostrando peculiaridades que contassem mais sobre a personalidade do personagem em questão. A diferença do projeto é que os alunos deveriam pensar nos personagens levando em conta cada hora do dia, sendo assim haveria uma para cada hora. E a cada edição 24 pessoas seriam destacadas no Vale do Rio Pardo, seja pelo sucesso, pelo drama de vida, por caracteristícas, por coisas incomuns. A primeira fase do projeto demorou dois anos para ser concluída. E para o próximo ano estão previstos mais personagens. O professor Paulo Pinheiro explica "O site oferece um retrato amplo e honesto de pessoas que ajudam a região a crescer".


Suspensa a lei que proibia a imprensa de satirizar candidatos Por Vanessa Oliveira 27/08/2010 A lei que proibia programas de rádio e TV de usar o humor para satirizar candidatos durante o período eleitoral foi suspensa. A decisão foi tomada pelo ministro Carlos Ayres de Britto, do Supremo Tribunal Federal (STF), na noite desta quinta-feira, 26. A suspensão ocorreu depois que a Associação Brasileira de rádio e TV (Abert) entrou com uma ação para que o STF considerasse inconstitucionais alguns artigos da Lei Eleitoral. Segundo o ministro, a decisão foi baseada no direito de liberdade de expressão, garantido pelo Constituição Federal. A liminar concedida pelo STF será enviada ao plenário na próxima semana para ser analisada. Durante esse período, os programas poderão fazer piadas sem serem multados. Britto declarou que não cabia ao Estado "definir previamente o que pode ou não pode ser dito por indivíduos e jornalistas". Além disso, para ele, o argumento de que o humor poderia revelar algum tipo de apoio político e ridicularizar os candidatos não deve ser passível de censura prévia, e que os casos dever ser analisados individualmente.


Treinador e jogadores são suspensos após agressão a radialista Por Maria Helena Lersch 29/07/2010 Emerson Leão, treinador do Goiás, e os jogadores Rafael Moura e Romerito foram suspensos por 30 dias, após uma confusão, ocorrida em 21/07, que terminou com a agressão do radialista Roque Santos. A decisão foi tomada, no dia 28 de julho, pelo presidente do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), Rubens Approbato. Approbato declarou que “Não se pode admitir que atletas, técnicos, dirigentes, se envolvam em atos, até de natureza penal, que serve para desmoralizar o emblema máximo brasileiro, sem que se aplique, desde logo, o corretivo permitido no Código, até como exemplo a ser dado aos que, no futuro, pudessem ter a idéia de impunidade pela prática de atos como os narrados”. O departamento jurídico do Goiás, após tomar conhecimento da suspensão preventiva, deu início a preparação de um recurso para tentar reverter a determinação do STDJ. O treinador do Goiás foi enquadrado em seis artigos: “constranger alguém, mediante violência, grave ameaça ou qualquer outro meio”, com pena que varia de 30 a 120 dias de suspensão e multa de R$ 100 a R$ 100 mil; “incitar publicamente o ódio ou a violência”, suspensão de 360 a 720 dias e multa de R$ 100 a R$ 100 mil; “praticar agressão física”, com quatro a 12 jogos de pena; “participar de rixa”, de duas a dez partidas; “desrespeitar os membros da equipe de arbitragem”, pena de um a seis jogos fora; e “invadir local da partida”, gancho de uma a seis partidas. Rafael Moura responderá pelos mesmos artigos que Leão, menos o de invasão. Já Romerito, vai responder por apenas três itens. O julgamento ainda não tem data marcada.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.