3 minute read

Manroland/150 Anos

Manroland Sheetfed completa 150 anos

Em 1871, Louis Faber e Adolf Schleicher fundam a Faber & Schleicher, em Frankfurt, Alemanha, mudando-se no ano seguinte para Offenbach, onde até hoje é mantida a sede da empresa. Qua ren ta anos após a fundação da empresa, cons troem a primeira impressora offset plana Roland, a qual é pre mia da com medalha de ouro em Turim, na Itália. E por isso, em 1912, a empresa passa a se chamar Roland. Seguindo sempre o padrão em excelência de impressão, em 1951, a Roland exibe sua primeira impressora de 4 cores, a Roland Ultra, na primeira Drupa. Após pouco mais de um século, em 1972, é apresentada a Roland 800 no setor de grandes formatos — a primeira impressora offset plana a ser configurada com sistema integrado de controle de cores e velocidade de até 10.000 folhas/hora. O sucesso desse equipamento foi tão grande que, quatro anos após sua estreia, ele já estava presente, em operação, em 20 paí ses ao redor do mundo. Em 1979, ocorre a fusão com a Maschinenfabrik AugsburgNürnberg e a empresa passa a se chamar M.A.N.-Roland Druckmaschinen AG. Seis anos depois, em 1985, é lançada a Roland 200, com velocidades de até 12.000 folhas/hora. E, em 1990, surge a icônica linha Roland 700, com velocidades de até 15.000 folhas/hora e conceito inovador de automação, introduzindo uma grande novidade, o console de controle Pecom. Passados mais cinco anos, é apresentada na Drupa a Roland 900, determinando novos padrões em termos de velocidade e economia. Seguindo o mesmo padrão, na Drupa 2000, acontece o lançamento da Roland 500 — a impressora mais rápida no segmento de meia folha — e, três anos depois, o mercado recebe a Roland 900 XXL nos formatos gigantes 7/7 e 8, assim como o conceito Printvalue, projetado para fortalecer os serviços prestados pela empresa (printservices, printcom, printnet e printadvice). Visando sempre a máxima tecnologia, em 2004 é apresentado à indústria gráfica o Roland InlineFoiler Prindor para enobrecimento em linha com foil, destinado a substituir o hot-stamping, e também o modelo Roland 700 DirectDrive — que se destaca pelos tempos de acerto ultrarrápidos, tanto que, em 2007, leva um dos clien tes da companhia a ser citado no Guiness Book por recorde em trocas de trabalho com o DirectDrive. Em 2010, são lançados o conceito “One Touch”, para pro porcio nar maior nível de automação, e a Roland 900 XXL com reversão. Dois anos depois, a empresa é adquirida pelo grupo Langley e, em 2014, apenas dois anos após a aquisição, já é apresentado o modelo Roland 700 Evo lu tion — um novo padrão em tecnologia de impressão. Prosseguindo no foco em inovação, em 2020, é lançada a Roland 900 Evo lu tion. Para completar com chave de ouro a celebração desse século e meio de existência, a Manroland está festejando, em 2021, o recorde de vendas dos últimos dez anos.

Advertisement

Brasil também comemora

Responsável pelas atividades da empresa em nosso país, Paulo Sérgio Raimundo, diretor-presidente da Manroland do Brasil Serviços, assim se manifestou sobre essa data histórica:

“Há quase 30 anos iniciei minha jornada com a Roland e, hoje, me sinto muito honrado e orgulhoso de participar do aniversário de 150 anos da Manroland Sheet fed! Empresa que valoriza o know-how de seus colaboradores e que mantém a qualidade dos seus equipamentos, sempre tendo como foco principal a satisfação de seus clien tes. É gratificante saber que nossas impressoras marcam as tra je tó rias dos nossos clien tes e que eles nunca deixaram de con fiar, e acreditar, em nossa empresa. Parabéns, Manroland Sheet fed!”

This article is from: