3 minute read

Fespa Digital Printing Brasil

Texto: Tânia Galluzzi

Fespa Digital Printing personifica retomada

Advertisement

Feira voltada à comunicação visual e impressão digital atrai mais de 14 mil pessoas, superando em visitação as demais edições da Fespa realizadas pelo mundo em 2021.

expectativa era enorme. Afinal, tratava-se da primeira feira da indústria de impressão com presença de público desde o início da pandemia. A cidade de São Paulo acabara de liberar a rea li za ção de eventos presenciais, e todos — organizadores, expositores e visitantes — não viam a hora de circular novamente pelos corredores de um centro de exposições, de ouvir o barulho das máquinas e, sobretudo, reen con trar clien tes, parceiros e amigos.

Os organizadores fizeram a sua parte. A APS Eventos Corporativos e a Fespa conseguiram atravessar o hia to imposto pela pandemia entre março de 2020 e outubro de 2021 mantendo o interesse do mercado. Apesar de baixas pontuais, os expositores também permaneceram fiéis, não medindo esforços para levar ao Expo Center Norte seus principais lançamentos. E os visitantes lotaram os corredores do Pavilhão Azul entre os dias 18 e 21 de outubro, num misto de euforia, escondida atrás de máscaras de proteção, e alívio.

Ini cial men te agendada para acontecer entre 18 e 21 de março de 2020, a Fespa Digital Printing foi atingida diretamente pelo coronavírus.

Numa decisão difícil, que depois se mostraria a única e sensata alternativa, a direção da feira anunciou o adia men to no dia 13 de março. Acreditando que a doen ça estaria controlada no segundo semestre, a APS remarcou a mostra para o final de setembro, decisão revista em junho, quando a Fespa Digital Printing foi finalmente rea lo ca da para a data em que aconteceu.

Com esse enredo na bagagem, a feira tornou-se o grande momento de reen con tro do mercado e mostrou sua força com números surpreen den tes de visitação e geração de ne gó cios.

Os expositores foram unânimes em ressaltar que todas as expectativas foram superadas. Mesmo com a obri ga to rie da de do uso de máscaras e da apresentação da carteira de vacinação sinalizando que a pandemia não havia se encerrado, 14.307 visitantes únicos estiveram na feira, praticamente o mesmo resultado obtido duas edições antes, em 2017. À sua disposição, mais de 100 estandes.

RETOMADA BEM-SUCEDIDA Durante os quatro dias de evento, mais de R$ 92 milhões em ne gó cios foram gerados, com perspectiva de mais de R$ 151 milhões nos seis meses seguintes. Com a missão de compartilhar conhecimento, a APS e a Fespa apresentaram, com a ajuda de parceiros, atividades técnicas, entre elas a Ilha da Sublimação, o Fespa Trends, a Arena Maker, o Fespa Expert e o Cambea #10, cam peo na to de envelopamento promovido pela Alltak. “A Fespa Digital Printing foi um dos eventos que marcaram a retomada das feiras de negócio no Brasil, um elemento que sempre foi es sen cial para a transformação e desenvolvimento tanto da indústria quanto do setor de serviços e, sem dúvida, ainda mais importante agora para mostrar soluções que não puderam ser apresentadas nos dois últimos anos”, afirma Alexandre Kee se, diretor da feira,

Neil Felton, CEO da Fespa, compartilha uma significativa marca alcançada no país: “A Fespa no Brasil foi a feira com mais visitantes entre todas as Fespas pelo mundo no ano de 2021*. Este número fantástico destaca dois pontos: o excelente trabalho feito pelo time brasileiro para organizar um evento da mais alta qualidade e como o Brasil é um país de enormes oportunidades dentro da indústria de impressão”.

Os planos agora se voltam para a próxima edição da Fespa Digital Printing, que acontecerá de 22 a 25 de março de 2023, novamente no Pavilhão Azul do Expo Center Norte, em São Paulo. Antes, o Brasil recebe o maior evento de impressão das Américas, a ExpoPrint & ConverExpo Latin America, no período de 5 a 9 de abril de 2022 no Pavilhão Verde, também do Expo Center Norte.

This article is from: