437 - MANUAL DE ECONOMIA2

Page 75

11. Política fiscal e o nível de renda As políticas fiscais do governo se constituem nos seus dispêndios (G) e no seu sistema tributário (T), e seriam utilizadas com o objetivo de conduzir a demanda agregada ao nível de renda de pleno emprego da economia y . No caso do hiato inflacionário, cabe ao governo adotar algumas políticas, que podem ser tornadas de forma simultânea, tais como: reduzir o montante de seus gastos (G); aumentar os tributos (T), o que comprimiria a renda disponível dos indivíduos e, conseqüentemente, o nível de consumo (C); aumentar a tributação sobre a rentabilidade dos investimentos, o que acabaria por desestimulá-los, reduzindo (I); elevar os tributos sobre as exportações (X) ou mesmo das importações (M) os tributos. Todas essas medidas de política econômica teriam o efeito de reduzir o montante do dispêndio nacional agregado, conforme mostra o gráfico 22.

Gráfico 22 Politica Fiscal na Redução do Hiato Inflacionário

No caso da redução do hiato deflacionário, as medidas são todas de natureza inversa das acima relacionadas, cabendo ao leitor listá-las e se conduzir nas suas representações gráficas ou algébricas. Deve também ficar registrado que as políticas fiscais muitas vezes se destinam a atingi r outros objetivos, diferentes dos de tentar promover o pleno emprego na economia. Poderia ser conduzida a manter um certo grau de estabilidade desejável ao funcionamento do sistema econômico. Neste caso, pode-se citar algumas como: política de preços mínimos na agricultura, saláriodesemprego, imposto de renda etc.

273


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.