437 - MANUAL DE ECONOMIA2

Page 208

Especificamente em relação à distribuição da renda familiar, relatório do Banco Mundial indica, para o início da década de 8o, que entre 43 países somente dois, Panamá e Peru, possuem grau de desigualdade tão elevado quanto o Brasil. Evidentemente, essas informações devem ser tomadas com cautela, visto os problemas metodológicos envolvidos na comparação de estatísticas entre países; contudo não existem dúvidas de que o País apresenta um perfil distributivo da renda extremamente desigual e entre os piores do mundo. O objetivo deste trabalho é apresentar a forma mais comumente utilizada para medir o grau de concentração da renda, as limitações existentes na metodologia e no tipo de informações utilizado para o cálculo do grau de desigualdade, e finalmente os resultados para o Brasil entre 1960 e 1989.

2. Mensuração do grau de concentração da renda118 O índice de Gini constitui uma das medidas usuais para se medir o grau de concentração de renda de uma dada sociedade119. Este índice é obtido através da "curva de Lorenz', que pode ser derivada a partir do referencial de eixos cartesianos da seguinte maneira: a) classifica-se, num dos eixos, a porcentagem acumulada das pessoas ou das famílias que recebem até um determinado nível de renda; b) no outro eixo, classifica-se a porcentagem acumulada da renda agregada calculada para cada porcentagem da população obtida no item anterior, c) com estes dados, traça-se a curva de Lorenz correspondente.

118

Esta seção foi escrita com a colaboração do Prof. Manuel Enriquez Garcia da FEA / USP. Além do índice de Gini, também são usualmente utilizados o índice de Theil, a curva de Pareto o a variância dos logs.

119

406


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.