437 - MANUAL DE ECONOMIA1

Page 73

1.3. Análise dinâmica Quando o pesquisador escolhe premissas mais ou menos hipotéticas, sem se preocupar se estão ou não de acordo com a realidade, imprime à ciência caráter meramente especulativo. Sua validade dependerá da coerência que apresentar ou das exigências da lógica que obedecer. Se, ao contrário, o pesquisador achar que a Ciência Econômica não é um sirnples jeu de l'esprit, mas deve ser útil à política intervencionista em que todos os Estados estão engajados, em nossa época, deve refletir a realidade concreta, em seu aspecto dinâmico. Não pode se contentar com abstrações estáticas de uma situação "normal" hipotética. A realidade muda rápida e constantemente, de modo que o fator tempo não pode ser colocado de lado. Nesse particular surgem várias controvérsias, que podem ser reunidas em quatro grupos principais: no primeiro estão aqueles autores que pensam não ser possível "dinamizar" a estática, já que seu distanciamento da realidade a toma um esquema vazio e inconsistente; no segundo, os que procuram justapor à teoria abstrata um estudo concreto - e recebem todas as críticas que têm sido endereçadas à compartimentalização da economia em Pura e Aplicada, Positiva e Normativa; no terceiro grupo vêm os economistas que buscam reintroduzir no esquema estático, sucessivamente, os fatores até então negligenciados; e, no quarto grupo, aqueles que, mais recentemente, tentam construir uma dinâmica autônoma, enfrentando o pessimismo da maioria dos economistas, mas confiando no progresso do instrumental analítico, sobretudo o matemático. Dentre os autores que têm tentado elaborar uma dinâmica autônoma destacamse Robertson (análise dos períodos sucessivos), Lindahl (teoria do planning), Lundberg, Hansen, Samuelson (seqüências-tipos), Tinbergen (modelos estatísticos) etc. 67 André Marchal cita Haberler para acentuar que uma teoria dinâmica, que considere a imensa complexidade e o do mundo real, só poderá ser edificada com o auxílio de avançada técnica matemática, "a única capaz de resolver delicados problemas de lógica formal-. Assim, de importante instrumento da Economia Pura, a matemática passa a ser também instrumento da Economia Aplicada.

67

André Marchal, Lã méthode en économie politique, in Traité d' économie politique, dirigido por Louis Baudin, Paris, Dalloz, 196o, t. 1, p. 86.

73


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.