437 - MANUAL DE ECONOMIA1

Page 52

4.2. O Socialismo aplicado nos países do Leste e sua implosão Lenin (1870-1924), ao justificar a instauração do marxismo em países pouco ou não-capitalistas, apresentou algumas contribuições importantes à evolução do pensamento socialista (como a teoria sobre o imperialismo, a revolução proletária etc.). Coube-lhe, também, planejara edificação do comunismo e lançar as bases da economia socialista30. Para alguns autores, o marxismo-leninismo em todos os seus; aspectos (filosófico, doutrinário, político, econômico etc.) significava a "doutrina do proletariado e de outras classes oprimidas", que evoluía, juntamente com a luta de classes, no processo de substituição das instituições econômico-sociais e de transição do capitalismo para o comunismo31. Marx previra o desaparecimento do valor já na primeira fase da sociedade comunista (Crítica ao programa de Gotha). Conseqüentemente, as leis econômicas desapareceriam e, por extensão do raciocínio, a própria Ciência Econômica, já que perderia seu objeto. A experiência soviética, entretanto, mostrara a necessidade de manutenção da moeda; os preços eram fixados em função dos objetivos dos planejadores em determinado momento (podiam ser, inclusive, inferiores ao preço de custo, como no caso de venda de máquinas agrícolas, por exemplo); a lei do valor guardava um papel mais de ratificação dos Planos periódicos do que de orientação da produção, ou seja, a teoria do valor funcionava, mas com 32 transformações . Em seguida, a reforma autorizada em 1964, nas empresas de confecção, depois estendida às indústrias leves e, em seguida, generalizada (1965 - Governo Kossiguin), permitiu às empresas certa liberdade de gestão, com o objetivo de ultrapassar as metas fixadas nos Planos (como certa autonomia do diretor para administrar, empregar, fixar salários etc.). Passou-se também a medir os resultados das empresas segundo o -lucro real-, calculado de acordo com a contabilidade habitual, mas considerando o capital investido (até então fornecido gratuitamente às empresas, em decorrência da tese de Marx sobre a improdutividade do capital). Tal reforma, que refletia sensível busca da eficácia empresarial e da reabilitação do cálculo econômico, fora também introduzida nas Democracias Populares, apesar das veementes críticas da China (posição, aliás, revista por Hua Guofeng). Mas o socialismo aplicado vai surpreender o mundo no início dos anos 90 com o esfacelamento da então URSS e o surgimento da CEI (Comunidade de Estados Independentes) e com os graves problemas econômicos, sociais e políticos dos países do Leste, como se verá adiante.

30

ª

Cf. Karataev et al., Historia... cit., Seção 7 , p. 771-1052. Cf. André Pieute, Pensée... cit., p. 210. 32 Cf. Hénri Dénis, Histoire de la pensée économique, Paris, PUF, 1967, 811 Parte, cap. II, p. 744-58. 31

52


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.