437 - MANUAL DE ECONOMIA1

Page 185

Gráfico 8 Curvas de Receito Média, Receita Marginal e Demanda do Monopólio

A curva DD é a curva de Receita Média, isto é, sua curva de demanda do produto, e (RMg ) é a curva de Receita Marginal. As curvas de Custo Médio

(CMe ) e Custo Marginal (CMg ) definem a estrutura de custo da firma. Como o monopolista maximiza o lucro no nível de produção em que a receita marginal é igual ao custo marginal, o ponto E define o nível de produção q, em que o monopolista está maximizando seu lucro vendendo a quantidade q, na unidade de tempo, pelo preço p por unidade. A análise procedida mostra que o ponto onde o Custo Marginal é igual à Receita Marginal corresponde àquele de equilíbrio da firma monopolista. Não é demais enfatizar que o preço de cada unidade do produto é determinado pela curva de demanda e não pela Receita Marginal; o lucro é determinado pelo preço e pelo Custo Médio e não pelo preço e Custo Marginal. Essas considerações servem para nos indicar que existe a possibilidade de a firma monopolista incorrer em prejuízo ou, como se diria cotidianamente, "empatar", isto é, a Receita Total ser igual ao Custo Total. Da mesma forma que a firma no regime de concorrência perfeita pode incorrer em prejuízo no curto prazo, desde que o preço do produto seja pelo menos igual ao Custo Variável Médio, a firma monopolista pode minimizar perdas se o preço do produto for pelo menos igual ao Custo Variável Médio.

3.5. O equilíbrio da firma monopolista no longo prazo No exame da estrutura de mercado caracterizada como de concorrência perfeita, verificamos que no longo prazo poderia ocorrer a entrada e saída de firmas do setor. Na estrutura de mercado monopolista, a firma é única, de maneira que a entrada de novas firmas alteraria a estrutura do mercado.

185


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.