437 - MANUAL DE ECONOMIA1

Page 167

3.1.2. Os rendimentos da firma Ao realizar o processo de produção de bens, as firmas almejam uma compensação para a sua atividade criadora de riquezas. Assim, os Custos de Produção, identificando o esforço para realizar a produção, têm uma contrapartida que se constitui na sua própria compensação: o rendimento ou receita recebida pela venda da produção no mercado. Claro está que, quanto maior for esse rendimento, maior será o incentivo para a firma continuar produzindo e assim manter o suprimento do produto ao mercado consumidor. Podemos definir o Rendimento Total ou Receita Total das Vendas de uma firma como sendo o resultado da multiplicação da quantidade total do produto oferecida e vendida no mercado pelo seu respectivo preço de venda. Representativamente o Rendimento ou Receita Total seria assim identificado:

RT = p × q onde p = preço de venda do produto q = quantidade vendida RT = Rendimento ou Receita Total das Vendas Além da Receita Total já definida, é muito importante, para a análise da firma, o conceito de dois outros tipos de receita: a Receita Média (RMe ) e a Receita Marginal (RMa ) . A primeira é definida como sendo o resultado do quociente entre a Receita Total e a quantidade vendida do produto.

RMe =

RT q

Mas, como RT = p . q, então:

RMe =

p×q q

onde RMe = p . Nota-se assim que a Receita Média da firma é constituída pelo próprio preço de venda do produto. A Receita Marginal é definida como o resultado do quociente entre as variações da Receita Total decorrentes das variações da quantidade vendida do produto. Assim:

RMg =

∆ RT ∆q

167


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.