437 - MANUAL DE ECONOMIA1

Page 153

A igualdade (4) nos dá a Equação do Custo Total de Curto Prazo. Ao contrário do Custo Fixo Total p3 x 3 , que não se altera, o Custo Variável Total

p1x1 + p2 x 2 poderá aumentar ou diminuir em decorrência da maior ou menor utilização dos fatores x 1 e x 2 , mantidos sempre os mesmos os seus respectivos preços. Desta forma, considerando o Custo Fixo Total inalterado, o Custo Total de Curto Prazo variará apenas em decorrência de modificações no Custo Variável Total. Como este último está intimamente relacionado com o comportamento da produção, conclui-se facilmente que o Custo Total de Produção em curto prazo depende diretamente do nível de produção estabelecido pela firma, associada aos gastos com os fatores fixos de produção. A Teoria da Produção, além da análise dos Custos Totais de Curto Prazo, se interessa também em estudar outros custos, decorrentes deste último, e que também estão relacionados com o comportamento da produção. Esses custos são os Custos Médios ou Unitários e o Custo Marginal. Entre os custos médios destacam-se o Custo Total Médio de curto prazo (CMec ) , o Custo Variável Médio

(CVMe ) , e o Custo Fixo Médio (CFMe ) . Vejamos como é possível obter cada um deles e qual a sua representação gráfica. O Custo Total Médio é obtido por meio do quociente entre o Custo Total e a quantidade produzida. Assim, podemos identificá-lo da forma seguinte:

CMec =

CTc q

Mas como o Custo Total de Curto Prazo é decomposto em duas parcelas, uma variável e outra fixa, representando cada uma, respectivamente, o Custo Variável Total e o Custo Fixo Total, podemos alterar a igualdade acima para:

CMec =

CVT + CFT q

CMec =

CVT CFT + q q

ou

153


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.