Experiências março escolas

Page 1

VEM BEM EXPERIMENTAR EM MARÇO

O tema do mês de março da oferta complementar de Ensino Experimental das Ciências foi a água. Na EB1 de Trouxemil dispúnhamos apenas de duas sessões antes da avaliação trimestral e, como já tínhamos observado experimentalmente as mudanças de estado da água por ação das variações da temperatura, desta vez dedicámo-nos a apreciar o comportamento de flutuação/não flutuação de materiais na água da torneira. Na primeira sessão… ─ Utilizámos um recipiente transparente onde vertemos 500ml de água da torneira, dentro da qual fomos colocando objetos feitos de diferentes materiais e com diferentes formatos (um ovo, uma mola, uma moeda, um pedaço de esferovite, uma caixinha de metal vazia e fechada,…)

─ Observámos que alguns objetos iam logo ao fundo enquanto outros se mantinham na superfície. Quando tentámos perceber o que estávamos a ver, a maioria de nós concordou numa explicação que parecia evidente: os objetos mais pesados iam ao fundo e os objetos mais leves, ou cheios de ar, ficavam a flutuar! Fomos então verificar se tínhamos razão: ─ Arranjámos dois recipientes iguais em cada um dos quais vertemos 500ml de água da torneira. Num deles colocámos uma batata e no outro colocámos uma maçã, exatamente com o mesmo peso: 122g.


─ Mas…para nosso grande espanto vimos a batata a afundar-se enquanto a maçã ficou à tona da água… Ainda por cima, até mesmo quando se substituiu a batata inteira por uma pequena lasquinha, ela continuou a ir ao fundo…

─ Conclusão: outra razão havia e dizia respeito à substância de que são feitos os materiais. É uma propriedade que relaciona a sua massa com o seu volume e chama-se DENSIDADE! ─ Materiais mais densos do que a água, afundam e materiais menos densos do que a água flutuam. Então e nós? Por que razão somos tão levezinhos e rápidos na água do mar e tão pesadões e lentos quando nadamos num rio? Como a única diferença de que nos lembrámos foi a de que a água do rio é água doce e a água do mar é água salgada, fomos então investigar se havia mesmo alguma diferença no comportamento dos objetos quando colocados nestes ambientes diferentes. ─ Repetimos as experiências anteriores, desta vez vertendo num copo 100ml de água da torneira e, num outro copo, uma mistura previamente preparada de água da torneira e sal mas com o mesmo volume de 100ml. ─ Depois colocámos um ovo de galinha em cada um destes copos e observámos…

─ Sem dúvida: tal como na experiência anterior o ovo afundou na água da torneira, mas flutuou na água salgada.

2


─ Agora já pudemos concluir: o sal torna a água mais densa do que o ovo e ele consegue flutuar. Assim acontece connosco quando nadamos no mar! Trouxemil, março de 2015

No dia 16 de março os alunos do 4º ano da EB1 do Loreto realizaram mais uma experiência desta vez para responder à pergunta “Será mais fácil nadar no rio ou no mar?” Para realizar essa experiência foram necessários alguns materiais; 2 copos de vidro iguais, duas folhas de papel branco, caneta, uma colher de café, água, sal da cozinha e 2 ovos de galinha do mesmo tamanho. Primeiro escrevemos numa das folhas copo 1 e na outra copo 2. Depois metemos a mesma quantidade de água nos dois copos e colocámo-los em cima de cada uma das folhas de papel. Colocámos duas colheres de sal no copo 2 e mexemos com a colher até dissolver o sal. De seguida colocámos um ovo em cada copo. Observámos então que o ovo do copo 1 afundou e o do copo 2 ficou a flutuar. Concluímos assim que é mais fácil nadar no mar do que no rio. Ficámos também a saber que existe um mar chamado Mar Morto onde é bem mais fácil boiar porque esse mar tem uma grande quantidade de sal, a água fica com mais densidade e “empurra” as pessoas para a superfície do mar fazendo-as flutuar.

No dia 11 de março os alunos da turma dois da EB1 do Ingote realizaram uma experiência sobre a água. O professor começou por perguntar onde seria mais fácil nadar: na piscina ou no mar? A maioria dos alunos referiu o mar mas sem conseguir explicar o porquê. Seguiu-se a apresentação da experiência a realizar e levantaram-se hipóteses para a questão “Será que o ovo flutua?” registando as respetivas previsões. 3


Colocando água da torneira num recipiente onde foi mergulhado um ovo os alunos puderam verificar que o ovo afundou. No mesmo recipiente dissolveu-se sal até a água saturar e registaram-se novamente as previsões. Mergulhou-se o ovo neste líquido, tendo-se verificado que o ovo flutuava. A maioria dos alunos demonstrou espanto e satisfação ao descobrir este fenómeno. Seguidamente observaram-se, na internet, imagens de pessoas a flutuar no Mar Morto e discutiu-se na turma o conceito de densidade.

No dia 17 de março na turma 4 da EB1 da Adémia (4º ano) decorreu mais uma sessão de ciências experimentais. Desta vez o tema era a ÁGUA e investigámos a flutuação. A nossa questão problema era: “como se comporta o ovo na água?”.Tínhamos dois recipientes iguais com a mesma quantidade de água. Em cada um deles um ovo de galinha. Num dos recipientes deitamos sal das cozinhas até ficar uma solução saturada (não permitir a dissolução de mais sal). Verificamos então que o ovo do recipiente de água salgada flutuou e o do recipiente com água da torneira afundou, melhor, não flutuou. Aprendemos então que o sal faz aumentar a densidade da água ficando esta mais densa que o ovo, por isso ele flutua-

Experiência: «Será mais fácil nadar no rio ou no mar?» EB1 de Vilela Colocámos água em dois copos até meio. No copo 1, colocámos água da torneira e, no copo 2, também colocámos água da torneira, mas adicionámos sal.

De seguida, pegámos num ovo e colocámo-lo no copo 1, que continha água da torneira. Depois, pegámos noutro ovo e colocámo-lo no copo 2, que continha água com sal.

O ovo afunda quando colocado no copo com água da torneira. O ovo flutua quando colocado no copo com água salgada.

4


Isto acontece, porque o sal dissolvido na água aumentou a sua densidade, o que permite ao ovo flutuar. Na verdade, no mar é muito mais fácil boiar, pois sentimos que a água nos empurra para cima! Os nossos corpos têm bastante ar no seu interior e são menos densos que a água. Por isso, é que boiamos: porque o ar é menos denso que a água.

Questão – Problema: Será mais fácil nadar no rio ou no mar? EB1 da Marmeleira Material:

O que aconteceu:

5


O ovo, quando colocado em diferentes líquidos, tem comportamentos diferentes. O ovo afundou no copo com água da torneira e flutuou no copo com água salgada. Conclusão: O ovo afunda na água da torneira porque tem uma densidade maior do que ela. Ao adicionarmos sal à água da torneira, a sua densidade é alterada, ficando maior do que a densidade do ovo, o que faz com que o ovo consiga flutuar.

Dando continuidade às propostas desenvolvidas no ensino experimental das ciências, na EB1 de Eiras, durante o mês de março, foram implementadas atividades experimentais relacionadas com o tema “Água” Surgiu a questão-problema: Será mais fácil nadar no rio ou no mar? Para responder a esta questão recolheram-se os seguintes materiais: 2 copos de vidro; 2 folhas de papel branco e 1 caneta; 1 colher de café; água; sal da cozinha; 2 ovos de galinha iguais. Colocou-se a mesma quantidade de água nos dois recipientes; identificaram-se os recipientes como “copo1” e “copo2”. Adicionou-se sal marinho no recipiente 2 e mexeu-se com uma colher até se dissolver. 6


Colocou-se com cuidado um ovo em cada copo. Verificou-se que o ovo afundou na água da torneira porque tem uma densidade maior do que ela. No recipiente onde se adicionou sal à água da torneira, a sua densidade foi alterada, ficando maior do que a densidade do ovo, o que faz com que o ovo flutuasse.

Dando continuidade à atividade experimental, foram feitas algumas pesquisas sobre a particularidade das águas do Mar Morto, compreendendo que a sua água é muito mais densa que a vulgar água salgada e empurra os objetos para cima com muito mais força, ajudando-os a flutuar.

E mais uma vez, por meio de experiências muito simples e com alguns materiais e objetos de uso corrente, na EB1 de Larçã respondemos à questão –problema: Será mais fácil nadar no rio ou no mar?

Para responder a esta questão utilizámos

Colocámos água nos copos…

7


Adicionámos sal à água do copo 2,até esta ficar saturada.

De seguida colocámos os …

Verificámos que …

- Quando a densidade do objeto é superior à do líquido, o objeto afunda, Foi o que aconteceu ao ovo colocado no copo com água da torneira (copo 1) . - Quando a densidade do objeto é menor à do líquido, ocorre a situação inversa, ou seja o objeto flutua, Foi o que aconteceu com o ovo colocado no copo de água com sal. (O ovo flutuou com parte emersa) (copo 2). Resposta à questão – problema: de facto, não é a massa dos objetos que determina a sua flutuação/ afundamento, mas antes a relação das densidades do objeto e do líquido. Assim, é mais fácil nadar no mar

Os alunos do 4º ano - turma 2 da EB1 de Pedrulha realizaram a experiência: “Será mais fácil nadar no rio ou no mar?” Neste dia quem nos apresentou a experiência foi a Professora Paula Serra…ficaram muito contentes, porque nesse dia também lemos a notícia onde ela aparecia a fazer experiências na EB1 de Santa Apolónia. 8


Primeiro começámos por ver o material necessário: 2 copos de vidro, 2 folhas de papel branco e caneta, 1 colher de café, água, sal de cozinha e 2 ovos de galinha iguais e também 1 ficha para registo da experiência. De seguida passámos aos procedimentos; que consistia em colocar água nos dois copos até meio, escrever nas folhas brancas copo 1 e copo 2. Chamou-se um aluno para colocar sal no copo 2 e ir mexendo até se dissolver.

Após dissolver todo o sal com muito cuidado, colocou-se um ovo no copo 1 e o outro no copo 2 para ver o seu comportamento.

Olha!…o ovo do copo 2 flutua, gritavam os alunos.

Que espetacular! Que interessante… diziam! Passou-se de seguida aos registos e a uma simples explicação da forma como desenham os barcos em água. Os barcos nunca podem ficar acima da linha de água, mas sim, um pouco abaixo.

9


E conclusões… Concluiu-se então que o ovo afunda na água da torneira, porque tem uma densidade maior do que ela. Ao adicionar-se sal à água da torneira, a sua densidade é alterada, ficando maior do que a densidade do ovo, o que faz com que o ovo consiga flutuar. Curiosidade Em Israel há um mar, chamado Mar Morto, onde é bastante fácil boiar. Porque será? A água do Mar Morto é muito mais densa que a vulgar água salgada e “empurra” os objetos para cima com muito mais força, ajudando-os a flutuar.

No âmbito da disciplina de Ensino Experimental das Ciências e do projeto Vem Bem Experimentar, a EB1 de S. Paulo de Frades realizou uma experiência com o objetivo de saber se será mais fácil nadar no rio ou no mar. Após as previsões, os alunos passaram à fase da experimentação. Para tal utilizaram dois ovos e dois copos com água. Um dos copos tinha água da torneira, o outro tinha água da torneira com sal adicionado. Os alunos colocaram um ovo em cada copo e verificaram que o ovo só flutuava no copo que tinha água salgada. Verificaram assim, que o ovo afunda no copo que tem água da torneira porque tem uma maior densidade do que a água. Quando adicionamos sal à água da torneira, a sua densidade é alterada, ficando maior que a densidade do ovo, o que faz com que o ovo consiga flutuar. Os alunos concluíram que é mais fácil nadar no mar do que nadar no rio.

Na passada sexta-feira, dia 14 de março, os alunos do 4º ano da EB1 de Souselas, no âmbito do projeto Vem Bem Experimentar, propuseram-se descobrir onde seria mais fácil nadar. Assim, depois do registo das inferências dos alunos à questão “Será mais fácil nadar no rio ou no mar?”, os alunos reuniram o material (dois copos de vidro, duas folhas de papel branco, uma caneta, uma colher de café, água, sal de cozinha e dois ovos de galinha) necessário à realização da experiência e procederam à concretização da mesma, sempre com grande interesse e curiosidade científica. 10


Com a ajuda dos alunos, começámos por colocar quantidades iguais de água doce nos dois recipientes de vidro. De seguida, identificámos os copos (copo 1 e copo 2) . No copo 2, uma aluna adicionou sal de cozinha e, com a ajuda de uma colher, foi mexendo até este começar a acumular-se no fundo do copo. Com a ajuda de outro “pequeno cientista”, um ovo foi largado no copo 1 e outro no copo 2. De imediato, o grupo verificou que o ovo afundou no primeiro copo e flutuou no segundo. Assim, após a experiência, não restaram dúvidas ao grupo em associar a água do copo 1(água doce) à água do rio e a água do copo 2 (água salgada) à água do mar. Por analogia, os alunos rapidamente inferiram que é mais fácil nadar na água do mar que na água do rio.

No passado dia onze de março, os alunos do 4º ano da EB1 de Sargento Mor realizaram, no âmbito do projeto Vem Bem Experimentar, uma experiência com o objetivo de compreenderem se será mais fácil nadar no rio ou no mar. Para tal, foi necessário a utilização de alguns materiais como dois copos de vidro, duas folhas de papel branco, uma caneta, uma colher de café, água, sal de cozinha e dois ovos de galinha. Inicialmente, os alunos colocaram, em cima de folhas de papel numeradas, dois copos com água até meio. Num dos copos adicionaram sal de cozinha, até a solução ficar saturada, e no outro copo nada se adicionou. Com muito cuidado, puseram um ovo em cada um dos copos e observaram que, no copo que continha água salgada, o ovo flutuava, e no outro o ovo afundava.

11


Com esta experiência verificou-se que o ovo, quando colocado em diferentes líquidos tem comportamentos diferentes. O ovo afunda no copo com água da torneira e flutua no copo com água salgada. Conclui-se que o ovo afunda quando é utilizada água da torneira porque tem uma densidade maior do que ela. Ao adicionarmos sal à água da torneira, a sua densidade é alterada, ficando maior do que a densidade do ovo, o que faz com que o ovo flutue. Assim sendo, é mais fácil nadar no mar, do que no rio, porque a água do mar apresenta uma maior densidade.

Na EB1 de Brasfemes realizámos, no dia 18 de março, mais uma experiência no âmbito do projeto Vem Bem Experimentar, desta vez sobre a flutuação. Após a apresentação da experiência elaborámos a carta de planificação da mesma. Perante a questão-problema “ Será mais fácil nadar no rio ou no mar?” registámos as nossas ideias sobre o assunto, de seguida dialogámos sobre o material necessário e os procedimentos. Antes da sua realização cada um escreveu as suas previsões e leu-as para a turma. Após a realização da experiência elaborámos a resposta à questãoproblema. Concluímos que o ovo afunda na água da torneira porque este tem maior densidade que a água. Na água com sal o ovo flutuou porque a água passou a ter maior densidade.

12


Na EB1 de Santa Apolónia, durante a aula da disciplina de Ensino Experimental das Ciências em que realizámos a experiência no âmbito do projeto Vem Bem Experimentar “É mais fácil nadar no mar ou no rio”, houve uma surpresa!! Tivemos a visita de uma jornalista do jornal Diário de Coimbra que veio assistir à nossa aula e quis saber tudo sobre o que normalmente fazíamos no âmbito desta disciplina e deste projeto. Foi muito divertido… fomos mesmo entrevistados e fotografados por um fotógrafo do jornal. E alguns dias depois saiu a notícia no jornal, no suplemento “Diário de Turma”. O nosso Agrupamento é mesmo espetacular!

13


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.