Memorando final

Page 1

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS RAINHA SANTA ISABEL ACOMPANHAMENTO DA AÇÃO EDUCATIVA – AÇÃO Nº2

MEMORANDO FINAL 1- Contextualização, objetivos e metas da ação O programa de acompanhamento desta ação educativa começou por identificar as principais fragilidades da escola. Desta forma, apontaram-se três grandes fragilidades: a) taxas de sucesso nas disciplinas de Português e Matemática do 1º CEB e na maioria das disciplinas de carácter teórico do 3º ciclo; b) comportamento de vários alunos em contexto de sala de aula; c) imagem pública do Agrupamento. Assim, identificaram-se igualmente as áreas de intervenção onde a escola centra a sua atividade: a) resultados académicos; b) comportamentos, atitudes e valores; c) imagem pública do Agrupamento. Desenhada para a primeira área de intervenção (resultados académicos), a ação nº2 “Vem Bem Experimentar” pretende colmatar a fragilidade identificada neste Agrupamento que é a “Pouca divulgação da cultura científica no ensino experimental das ciências nos 1º e 2º ciclos”, sendo a 1ª fase desta ação, no ano letivo 2014/2015, destinada ao 1º ciclo. Para a consecução desta ação, delineou-se o seguinte objetivo estratégico: 1- Melhorar a divulgação das atividades experimentais realizadas nos 1º e 2º ciclos De igual forma, foram elencados os objetivos operacionais: 1-Divulgar mensalmente, interna e externamente, uma experiência científica realizada no 4º ano. 2- Envolver todas as escolas do 1º ciclo do Agrupamento 3- Construir materiais a aplicar 4- Desenvolver o projeto em duas fases: 1ª fase – 4º ano de escolaridade, em 2014/2015; 2ª fase – 5º ano, em 2015/2016 As metas intermédias, “Divulgar três experiências até ao final do 2º período”, foram amplamente cumpridas. As metas finais, “Divulgar cinco experiências até ao final do ano letivo”, foram totalmente cumpridas de acordo com a calendarização prevista.

2- Atividades propostas Quanto às atividades propostas para esta ação, foram realizadas todas as atividades previstas, nomeadamente: 1-Realização das atividades experimentais previamente definidas; 2-Elaboração, para cada experiência, de uma notícia acompanhada de fotos (pelo menos 3) para divulgação interna e externa;

Page 1|9


AGRUPAMENTO DE ESCOLAS RAINHA SANTA ISABEL ACOMPANHAMENTO DA AÇÃO EDUCATIVA – AÇÃO Nº2

3-Envio da notícia à coordenadora do departamento, que a encaminhará para o Gabinete de Imagem. 4-Elaboração de um inquérito por questionário destinado a pais e encarregados de educação para aferir do conhecimento das atividades experimentais e da relevância das mesmas. 5-Elaboração de um portfólio digital, sugerido pela equipa inspetiva (ver em http://beatrizrprof.wix.com/vem-bem-experimentar) 3- Monitorização A monitorização foi realizada mensalmente pela responsável pelo projeto, controlando o envio das notícias pelas escolas dentro dos prazos estipulados, nomeadamente: 1 – Monitorização do envio das notícias e respetivas fotos pelas diversas escolas; 2 – Monitorização do encaminhamento do material ao Gabinete de Imagem 3 – Monitorização da publicação das notícias e dos meios de divulgação utilizados. 4- Metodologia utilizada - Para o desenvolvimento desta ação foi, em primeiro lugar, realizada uma reunião geral de professores onde houve uma sensibilização global todas as ações a desenvolver. - Seguidamente, em reunião de departamento foi apresentado detalhadamente o projeto elaborado para a concretização da ação e a calendarização do envio das notícias e respetivas fotos à coordenadora de departamento. - O grupo responsável pela elaboração das planificações do Ensino Experimental das Ciências definiu qual a experiência mensal a realizar pelo quarto ano de escolaridade, para divulgação interna e externa. - Foi elaborado, também pelo referido grupo, o protocolo de cada experiência e enviado a cada escola pela coordenadora do departamento no início de cada mês, por correio eletrónico. - Mensalmente, até ao final do prazo estipulado cada turma de 4º ano enviou, para o email da coordenadora, a respetiva notícia acompanhada de fotos. - Mensalmente, no dia definido, a coordenadora entregou todo o material recolhido, ao responsável da direção pelo Gabinete de Imagem. Esse material foi entregue em formato eletrónico, ficando arquivado no computador do Gabinete 2, da direção (uma vez que as fotos eram muito “pesadas” não foi possível enviar tudo por email). - Mensalmente, foi verificado a publicação interna e externa das experiências realizadas. - Para mais facilmente monitorizar todo o processo, foi elaborada pela responsável da ação uma grelha excel de registo mensal, onde assinalava as notícias recebidas, as notícias entregues ao Gabinete de Imagem e a sua publicação interna e externa. - Após a ação de acompanhamento intermédio do plano de melhoria realizada pela equipa da IGE responsável, foi apresentada em reunião de departamento as respetivas conclusões, que funcionaram como estímulo para a continuação do projeto de modo a alcançar com sucesso as metas finais a que nos propusemos.

Page 2|9


AGRUPAMENTO DE ESCOLAS RAINHA SANTA ISABEL ACOMPANHAMENTO DA AÇÃO EDUCATIVA – AÇÃO Nº2

5- Tratamento estatístico dos inquéritos por questionário aplicados a alunos e encarregados de educação do 4º ano de escolaridade. 4.1- Alunos Na última semana de aulas foram aplicados aos alunos, em contexto de sala de aula, os inquéritos por questionário elaborados para o efeito. Responderam ao inquérito 170 dos 175 alunos de 4º ano do Agrupamento. Três alunos faltaram nos últimos dias de aulas e dois alunos NEE com CEI não o preencheram. 4.1.1- Análise dos resultados 1. Gostaste das experiências realizadas no projeto Vem Bem Experimentar? Experiência:

não gostei

gostei pouco

3 -2%

14 - 8%

Como se faz um arco-íris?

gostei

6 - 4%

90% 7 - 4%

53 - 31% 57 - 34% 47 - 28%

8%

92%

5 - 3%

Será mais fácil nadar no rio ou no mar?

3 -2%

42 - 25% 49 - 29% 71 - 42%

5%

95%

2 - 1%

A água é importante para os animais?

3 -2%

25 - 15% 42 - 25% 98 - 58%

3%

O que acontece se semearmos diferentes sementes?

6 - 4%

gostei muitíssimo

40 - 24% 43 - 25% 70 - 41%

10%

O que acontece ao ar quando aquecido?

gostei muito

97% 11 - 6%

29 - 17% 31 - 18% 93 - 55%

10%

90%

A esmagadora maioria dos alunos (entre 90% e 97%, dependendo da experiência) declarou que gostou/gostou muito/gostou muitíssimo de todas as experiências realizadas. . 2. A tua experiência neste projeto melhorou os teus conhecimentos científicos? nada

pouco

4 - 2%

6 - 4% 6%

assim assim

15 - 9% 9%

muito

muitíssimo

58 - 34% 87 - 51% 85%

A grande maioria dos alunos (85%) considera que com este projeto melhorou muito/muitíssimo os seus conhecimentos científicos.

Page 3|9


AGRUPAMENTO DE ESCOLAS RAINHA SANTA ISABEL ACOMPANHAMENTO DA AÇÃO EDUCATIVA – AÇÃO Nº2

3. O projeto Vem Bem Experimentar tem continuidade no 5º ano. No próximo ano gostavas de ser monitor das experiências a realizar por alunos do 4º ano? 7; 4%

5; 3%

21; 12% 91; 54% 46; 27%

nada

pouco

assim assim

muito

muitíssimo

Também aqui podemos observar que a grande maioria dos alunos (81%) refere que gostaria “muito/muitíssimo” de ser monitor no próximo ano. 4. As notícias das experiências realizadas foram publicadas. Viste essas notícias? 16; 9%

154; 91%

SIM

NÃO

A esmagadora maioria dos alunos declarou ter visto as notícias publicadas. 4.1. Se SIM, onde? 140 120 100 80 60 40 20 0

133; 86%

49; 32%

51; 33% 21; 14%

Na página Web do Agrupamento

Na página do Facebook do Agrupamento

Na imprensa local (jornal)

Outra. Qual?

Page 4|9


AGRUPAMENTO DE ESCOLAS RAINHA SANTA ISABEL ACOMPANHAMENTO DA AÇÃO EDUCATIVA – AÇÃO Nº2

Dos 154 alunos que declararam ter visto as notícias publicadas, a grande maioria (86%) refere tê-las visto na página Web do Agrupamento. Houve alguns alunos que viram as notícias nos vários meios de comunicação. Os alunos que assinalaram “Outra” referiram que viram a fotocópia da notícia do jornal afixada na escola.

4.2- Encarregados de Educação Na última semana de aulas foram enviados pelos alunos os inquéritos por questionário elaborados para os encarregados de educação. Responderam ao inquérito 141 dos encarregados de educação dos 175 alunos de 4º ano do Agrupamento. Dos 34 encarregados de educação que não preencheram os inquéritos, há um par de alunos gémeos que, evidentemente, têm o mesmo encarregado de educação; há 3 alunos chineses e 1 paquistanês cujos encarregados de educação pouco ou nada falam português e nada leem ou escrevem; há cerca de duas dezenas de alunos de etnia cigana que têm encarregados de educação (normalmente mães os avós) são quase ou totalmente analfabetas; outros dez encarregados de educação nunca entregaram os inquéritos preenchidos, apesar dos esforços efetuados pelos professores titulares de turma nesse sentido. Consideramos, no entanto, que 81% dos encarregados de educação é uma amostra suficientemente representativa do universo em estudo.

4.2.1- Análise dos resultados 1. Numa escala de 1 a 5 como classifica as afirmações seguintes?

Experiência:

1. Discordo 2. Discordo Totalmente

O Ensino Experimental das Ciências é importante para a formação científica do meu educando

1 - 1%

Esta disciplina prepara o meu educando para o trabalho laboratorial a desenvolver no 5º ano.

1 - 1%

O meu educando gosta da disciplina de Ensino Experimental das Ciências.

1 - 1%

O meu educando valoriza o projeto “Vem Bem Experimentar”

1 - 1%

0 1%

4. Concordo

5. Concordo Totalmente

4 - 3%

49 - 35%

87 - 62%

3% 0

1%

3 - 2% 2%

1 - 1% 2% 0 1%

3. Não Concordo nem Discordo

4 - 3%

97% 59 - 42%

78 - 55%

97% 53 - 38%

82 - 58%

3%

96%

9 - 6% 6%

55 - 39% 76 - 54% 93%

A esmagadora maioria dos encarregados de educação (entre 93% e 97%, dependendo da afirmação) posiciona-se no concorda/concorda totalmente em relação a todas as afirmações.

Page 5|9


AGRUPAMENTO DE ESCOLAS RAINHA SANTA ISABEL ACOMPANHAMENTO DA AÇÃO EDUCATIVA – AÇÃO Nº2

2. Tem conhecimento das atividades experimentais desenvolvidas na turma do seu educando?

39; 28% 99; 70%

3; 2%

SIM

NÃO

EM PARTE

A esmagadora maioria dos encarregados de educação (98%) declarou que teve conhecimento das atividades experimentais realizadas pelos educandos, ou de parte delas. 3. Se respondeu SIM ou EM PARTE, como teve conhecimento dessas atividades? Nº

%

131

93%

46

33%

4

3%

Através de outros Enc. de Educação

1

1%

Outra. Qual? Pela Assistente Operacional

1

1%

Através do meu educando Através do professor do meu educando Através dos colegas do meu educando

A grande maioria dos encarregados de educação referiu que teve conhecimento das atividades experimentais realizadas através dos seus educandos. 4. Tem conhecimento das notícias publicadas sobre as experiências mensais integradas no projeto? 36; 26%

105; 74% SIM

NÃO

A grande maioria dos encarregados de educação (74%) afirmou ter conhecimento das notícias publicadas sobre as notícias realizadas mensalmente. Page 6|9


AGRUPAMENTO DE ESCOLAS RAINHA SANTA ISABEL ACOMPANHAMENTO DA AÇÃO EDUCATIVA – AÇÃO Nº2

5. Se respondeu SIM, através de que meios de comunicação? 75 53% 51 36%

NA PÁGINA WEB DO AGRUPAMENTO

NA PÁGINA DO FACEBOOK DO AGRUPAMENTO

34 24% NA IMPRENSA LOCAL (JORNAL)

4 3% OUTRA. QUAL?

A maioria dos encarregados de educação (53%) referiu ter visto as notícias publicadas na página Web do Agrupamento, havendo também uma percentagem significativa que afirmou tê-las visto na página do Facebook. Os quatro encarregados de educação que assinalaram “Outra” referiram ter tido conhecimento pelos filhos, sem referir qualquer meio de comunicação.

5- Considerações finais Há, mais uma vez, a salientar a adesão, empenho e cumprimento dos envolvidos nesta ação, o que permitiu a sua concretização e o cumprimento das metas estabelecidas. Todas as escolas enviaram dentro dos prazos definidos as notícias das experiências realizadas mensalmente. Apenas a EB1 de Adémia, no mês de fevereiro, não realizou a experiência na data prevista, pelas razões já apontadas no relatório anterior. Todas as notícias foram entregues ao Gabinete de Imagem no dia calendarizado. O Gabinete de Imagem construiu mensalmente uma notícia única, com base nas várias notícias recebidas, que publicou na página Web do Agrupamento. Na página do facebook do Agrupamento, em relação às experiências realizadas no terceiro período, foram publicadas várias fotos enviadas pelas escolas, ilustrando as suas várias fases, sendo sempre disponibilizado um link para aceder à notícia na página Web do Agrupamento. Apenas uma notícia foi publicada na imprensa local, no Jornal Diário de Coimbra: a notícia do mês de março, também já referida anteriormente. Os alunos mostraram-se entusiasmados com a realização das experiências e com publicação das notícias, querendo mensalmente ver a publicação da notícia da experiência realizada. Os professores foram lembrando regularmente aos alunos de que haverá continuidade deste trabalho no próximo ano, com os alunos do 5º ano.

Page 7|9


AGRUPAMENTO DE ESCOLAS RAINHA SANTA ISABEL ACOMPANHAMENTO DA AÇÃO EDUCATIVA – AÇÃO Nº2

Os Encarregados de Educação foram informados, através dos alunos, e também pelos professores, aquando da entrega das informações do 2º período, da publicação das notícias e dos locais onde as poderão visualizar. Após o tratamento estatístico dos dados recolhidos nos inquéritos aplicados a alunos e encarregados de educação podemos inferir que, em relação aos alunos, a esmagadora maioria gostou, gostou muito ou gostou muitíssimo de todas as experiências realizadas, (sendo que a mais apreciada (97%) foi “A água é importante para os animais”, que envolveu o manuseamento de minhocas, e considera que, com este projeto, melhorou muito/muitíssimo os seus conhecimentos científicos. Parece também poder inferir-se que a grande maioria dos alunos se mostrou entusiasmado com a possibilidade de, no 5º ano, ser monitor de alunos do 4º ano, ao posicionarse no “muito/muitíssimo” nesta questão. Apenas um número residual, 16 dos 170 alunos (9%), declarou não ter visto as notícias publicadas. Em algumas escolas o acesso à internet falha frequentemente e ainda há um número considerável de alunos que não tem computador com acesso à Internet em casa… também nem todos têm o hábito de consultar os jornais… poderão ser algumas das explicações neste caso. Dos alunos que viram as notícias publicadas, a grande maioria viu-as na página Web do Agrupamento (possivelmente mostrada pelo professor em contexto de sala de aula), um grupo significativo viu na página do facebook do agrupamento e no jornal e muitos dos alunos viram nos vários meios de comunicação. É interessante lembrar que os alunos que também assinalaram “outros” referiram que viram a cópia da notícia do jornal afixada na escola. Quanto aos Encarregados de educação, poderemos inferir que a disciplina de Ensino Experimental das Ciências no geral, e este projeto em particular, é uma mais valia para a formação global dos seus educandos, uma vez que a esmagadora maioria concorda/concorda totalmente que o Ensino Experimental das Ciências é importante para a formação científica dos educandos, preparando-os para o trabalho laboratorial a desenvolver no 5º ano; do mesmo modo concordam/concordam totalmente que os educandos gostam da disciplina de Ensino Experimental das Ciências e valorizam o projeto “Vem Bem Experimentar”. Podemos dizer que os encarregados de educação dos alunos do 4ºano tiveram conhecimento, totalmente ou em parte, das atividades experimentais realizadas pelos educandos. Apenas 3 encarregados de educação declararam não conhecer, podendo dever-se ao facto de os filhos não conversarem em casa sobre as atividades desenvolvidas na escola, pois, sendo o Ensino Experimental das Ciências uma disciplina curricular, com avaliação formal, todos os encarregados de educação terão, à partida, conhecimento dela. Em relação ao projeto Vem Bem Experimentar, poderemos dizer que uma maioria significativa dos encarregados de educação (74%) teve conhecimento da publicação das notícias publicadas sobre as experiências mensais integradas no projeto. Consideramos insatisfatório o número de pais que referiu não ter tido conhecimento das notícias, porém, os professores titulares de turma confirmaram que, aquando das reuniões de avaliação do 2º período, todos os encarregados de educação que compareceram foram informados dos meios de comunicação onde poderiam visualizá-las. No entanto, como já foi comentado em relação aos alunos, há um número considerável de famílias que não tem computador com acesso à Internet em casa e muitos não têm o hábito de consultar os jornais. Dos que viram as notícias publicadas, a maioria

Page 8|9


AGRUPAMENTO DE ESCOLAS RAINHA SANTA ISABEL ACOMPANHAMENTO DA AÇÃO EDUCATIVA – AÇÃO Nº2

viu-as na página Web do Agrupamento; um grupo significativo viu na página do facebook do agrupamento e menos consultaram o jornal local. Após a análise dos dados dos inquéritos, concluímos que a 1ª fase desta ação, operacionalizada no projeto Vem Bem Experimentar, acarinhada por todos os intervenientes, cumpriu todos os objetivos a que se propôs, sendo amplamente conseguida.

A professora responsável pela ação Maria Beatriz Pereira Rodrigues

Page 9|9


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.