Som e imagem: a comunicação no cinema

Page 9

8 receptor/leitor e automatizado. Por isso, conhecer o sistema de escrita é fundamental para a assimilação de um texto. A linguagem verbal é a mais comum para a produção e divulgação de conhecimentos gerados a partir das mais diversas áreas do saber. O falar e o escrever podem ser considerados artes no tocante aos benefícios que geram. Na comunicação que parte de obras poéticas realizadas com qualquer linguagem, quanto melhor for o domínio do artista sobre os processos e sobre o contexto artístico no qual está inserido, melhores serão as condições que ele terá para conseguir compartilhar com o outro a sua poética. Nas Artes, a função do signo é subvertida, produzindo outros significados através da forma e das qualidades materiais. A licença poética permite que o artista subverta as regras da linguagem para ir além de seus limites. Temos aí a ideia de maior subjetividade, maior participação do receptor no processo de decodificação, diante da polissemia da obra de arte. A arte se transformou em seus propósitos tanto quanto na gama de linguagens que vem produzindo e operando. Em qualquer das linguagens da arte, graus de comunicação se estabeleceram, ou seja, arte comunica. Mas como se vale de ambiguidades, também a clareza do que comunica se resolve em escala poética. Ou seja, do receptor de uma obra de arte é exigido capacidade de reconhecimento da linguagem em que ela se constrói. Isso não pode ser feito sem repertório estético. Este repertório confere relação poética entre receptor e obra no momento da fruição, que, afinal, é processo de comunicação. (SOGABE; LEOTE, 2011. p. 8)

Portanto, poética é o que confere valor de Arte a uma obra. Através da chamada licença poética, o artista pode ir além dos limites da linguagem e subverter suas regras em busca do novo, que, por sua vez, costuma provocar algum tipo de estranhamento. É ético que, no universo das artes, o artista subverta suas referências históricas através da liberdade expressiva concedida pela licença poética. Ela é a grande responsável pela mudança dos padrões estéticos de cada época em dada cultura. Estética e poéticas “estão intrinsecamente ligadas de tal modo que uma não se modifica sem a outra. Afinal, todo artista compõe sua poética a partir de um repertório baseado no senso estético da época em que vive.” (SOGABE; LEOTE, 2011. p. 9).


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.