Resenha de dois artigos da jornalista Simone Martins

Page 1

UNIPAC – Universidade Presidente Antônio Carlos Produção e Difusão em Telejornalismo 6º Período – Comunicação Social Professora Simone Martins Aluno Vágner Benatti 05/10/2010 Resenha dos artigos “A Construção da Notícia: Sobre a Influência da TV – e do Telejornalismo – no Brasil” e “Panorama da Produção Jornalística de Televisão em Juiz de Fora: Laços de Pertencimento Locais ou Regionais?” para Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação – de Simone Martins, docente da Universidade Federal de Juiz de Fora/UFJF.

Resenha Os dois artigos se destinam aos estudiosos da Comunicação Social no que se refere a programação jornalística televisiva. Discutem o discurso telejornalístico e como ele interfere na sociedade. Para tal, Simone Martins, Mestre em Comunicação Social, desenvolve uma análise da programação de emissoras de Juiz de Fora em relação a seu público. Partindo da afirmação de que a imformação é um bem público, a articulista avalia a produção jornalística local junto aos critérios de noticiabilidade e de valor-notícia. Simone ressaltou o fortalecimento da regionalização da comunicação como traço que aproxima público e meio dentro do processo da globalização. A identificação entre público e telejornais foi apurada nos artigos. A televisão, como um instrumento de sedução, tende a selecionar os fatos a serem inseridos na construção dos telejornais, dentre a infinidade de fatos do cotidiano, justamente para esse fim: seduzir. A informação tem papel de destaque na sociedade contemporânea porque a notícia tem a função de orientar a população. Esse é um fator que colabora para a criação e o fortalecimento da democracia. Quanto mais informações o indivíduo possuir maior será a sua consciência do mundo para tomar decisões. Logo, o papel da mídia não está apenas em apresentar os acontecimentos por meio das notícias, mas também de oferecer aos espectadores interpretações viabilizando compreender esses acontecimentos. Não é papel do jornalista tirar conclusões acerca de temas polêmicos para a sociedade, mas promover, sim, o debates desses assuntos. “(…) ao apresentar a notícia dentro de uma esfera de contextualização e interpretação, a mídia confere sentido aos acontecimentos. A importância da dotação de sentido por parte dos meios de comunicação de massa está no fato de que, para a maioria dos espectadores, os acontecimentos noticiados ocorrem fora de sua experiência direta, ou seja, o único contato que eles terão com aquele acontecimento será por meio do relato da mídia. Assim, o papel midiático é, de fato, de construção da realidade.” (MARTINS, Simone - 2010)

A regionalidade dos telejornais ditos locais é importante por espelhar o gosto das comunidades e por considerar aquela cultura na produção de suas notícias. Falando ainda em responsabilidade do jornalista, algo deveras esquecido em tempos de corporatocracia – codinome da forte influência do poderio capitalista e financeiro nos rumos das sociedades capitalistas – é interessante não nos esquecermos, nós, comunicadores sociais, da parte social da comunicação.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.