Jornal da Unisc 194

Page 1


2

Outubro 2019

Geral/Opinião Jô Nunes

Luciano Potter ministra palestra sobre tecnologia e inovação Felipe Nopes

Palavra da Reitoria Salão 2019 O Salão de Ensino e Extensão (SEE) e o Seminário de Iniciação Científica (SIC) representam um momento de expressiva colheita. Ao longo do ano, centenas de estudantes e professores se envolvem em projetos de grande relevância para eles e para as pessoas beneficiadas em toda a comunidade. Cumprem-se, assim, duas grandes funções da Universidade: desenvolver a capacidade intelectual e cidadã dos estudantes, aproximando ensino, pesquisa e extensão, e efetivar sua missão de produzir, sistematizar e disseminar o conhecimento, sempre visando à construção de uma sociedade melhor. A Unisc, na sua origem, era exclusivamente uma instituição de ensino. Contando apenas com professores em regime especial (horistas), não havia espaço para atividades de extensão e de pesquisa. As primeiras faculdades cumpriam bem seu papel no que tangia ao ensino, entretanto, para configurar plenamente a razão de sua existência, careciam dos dois sustentáculos do tripé, a extensão e a pesquisa. A extensão até se desenvolveu em atividades esporádicas, mas já de visível impacto, principalmente na formação continuada dos professores das escolas da região. À medida que o número de cursos foi ampliado e, acima de tudo, com a implantação do plano de carreira e o incentivo à qualificação do corpo docente, na década de 1980, a pesquisa começou a receber progressiva atenção, beneficiando professores e, em consequência, atingindo cada vez mais alunos da Instituição. Estes, envolvendo-se em projetos de pesquisa, e também de extensão, agregaram valor inestimável à sua formação. Na década de 1990, quando as Faculdades Integradas se tornaram Unisc, as atividades de pesquisa cresceram significativamente, traçando uma trajetória crescente e irreversível. Nada mais oportuno que o tema que perpassa a edição da SEE e do SIC deste ano: desenvolvendo novas formas de aprender. A Unisc está repensando seu jeito de ensinar, que vai impactar em muito a pesquisa e a extensão. A consequência disso será uma inserção mais viva ainda nas comunidades em que atua, ampliando o diálogo enriquecedor com a sociedade, ao mesmo tempo descortinando possibilidades de futura atuação profissional de seus estudantes. Muitos dos quase 500 trabalhos que serão apresentados já resultam de diversas ações desenvolvidas com pessoas ou entidades sociais, apontando visíveis caminhos para o seu bem-estar e seu desenvolvimento. O leque de temas e áreas é vasto – saúde, meio ambiente, inclusão, arte, cultura, política, economia, direito, gestão, engenharia, psicologia, experiências de ensino e muitos outros. Vale a pena conferir. Cumprimentamos, enfim, todas as pessoas envolvidas, professores, pesquisadores, extensionistas, organizadores e, acima de tudo, nossos estudantes que se dedicaram a realizar com responsabilidade os trabalhos que resultam neste rico evento.

Os cursos de Engenharia da Unisc promoveram no dia 16 de setembro, no Auditório Central, a palestra Mudança: todo mundo está em uma, você não?, ministrada pelo jornalista e comunicador do Grupo RBS, Luciano Potter (foto). Com muito humor e desenvoltura, Potter falou sobre a importância de enxergar que tecnologia e inovação não devem assustar. Basta prestar um pouco mais de atenção na sua volta e focar no que realmente é importante. Nascido em 1979, Luciano Potter formou-se em jornalismo pela PUCRS, em 2002, e trabalha para os veículos do Grupo RBS desde o ano da formatura. Atualmente participa, na Rádio Gaúcha, do Timeline. Na Atlântida, faz parte de dois talk shows: Pretinho Básico e Bola nas Costas, além dos podcasts sobre filmes e séries Potter Entrevista, Era Uma Vez no Oeste, AtlFlix e Podcast Friends. Também trabalhou na RBS TV e no jornal Zero Hora. Tem no seu currículo coberturas de Copas do Mundo, SxSw, TeD Talks e outros eventos nacionais e internacionais.

Expediente Conselho Editorial

Jornal da Unisc

Reitora: Profª. Carmen Lúcia de Lima Helfer

Órgão Informativo da Universidade de Santa Cruz do Sul,

Vice-Reitor: Prof. Rafael Frederico Henn

entidade filiada ao Consórcio das Universidades Comuni-

Pró-Reitor de Graduação: Prof. Elenor José Schneider

tárias Gaúchas (Comung), ao Conselho de Reitores das

Pró-Reitora de Pesquisa e Pós-Graduação:

Universidades Brasileiras (Crub) e à Associação Brasileira

Profª. Andréia Rosane de Moura Valim

das Universidades Comunitárias (Abruc).

Pró-Reitor de Administração: Prof. Dorivaldo Brites Pró-Reitor de Planejamento e Desenvolvimento

Versão On-line: Bruno Franco e Luiza Rabuski

Institucional: Prof. Marcelino Hoppe

www.unisc.br

Pró-Reitor de Extensão e Relações Comunitárias:

Endereço: Av. Independência, 2293, bloco 3, sala 309.

Prof. Angelo Hoff

Santa Cruz do Sul/RS. CEP: 96.815-900. Telefone: (51) 3717-7466

Jornalistas responsáveis: Josemar Santos, reg. prof. 13.267

Onde encontrar: Aquarius Hotel Flat Residence,

Felipe de Queiroz Nopes, reg. prof. 12.320

Biblioteca Municipal, Escola Professor Luiz Dourado,

E-mail: imprensa@unisc.br

Escola Ernesto Alves de Oliveira, Escola Goiás, Escola Nossa Senhora do Rosário, Hospital Santa Cruz (HSC),

Projeto Gráfico e Capa: Agência da Casa

Agência FGTAS/Sine, Unisc - Capão da Canoa, Monte-

Editoração Eletrônica: Assessoria de Imprensa

negro, Venâncio Aires, Sobradinho e Santa Cruz do Sul (Centro de Convivência, Clínica de Fisioterapia, Clínica

*Elenor Schneider, Pró-Reitor de Graduação.

Revisão

de Odontologia, Reitoria, Piscina, Biblioteca, GAJ, SIS,

Roque Neumann

Escola Educar-se, Central de Atendimento, DCE e blocos 1, 5, 8, 12, 16, 18, 35, 42, 51 e 53).

**Colaboraram os pró-reitores: Andréia Valim (Pesquisa e Pós-Graduação) e Angelo Hoff (Extensão e Relações Comunitárias).

*Este material é produzido em papel reciclável.


Outubro

2019

3

Ensino Semana Acadêmica do curso de Serviço Social

CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS REALIZA TRABALHO DE CAMPO

Divulgação Divulgação

O Diretório Acadêmico do curso de Serviço Social realizou sua Semana Acadêmica de 2019, tendo como tema Serviço Social e Questão Social em debate. A palestra do dia 10 de setembro versou sobre Análise de Conjuntura da realidade Social, com o professor Marcos Moura Baptista dos Santos e com as assistentes sociais Salete dos Passos Faber e Maria Raquel Steyer. No dia 11 de setembro, o assunto foi Suicídio no ensino superior e saúde mental, com a assistente social Guiomar Silva, com o psicólogo moçambicano Martinho Rosário Sunde e com a psicóloga colombiana Juanita Pinzón. A programação se encerrou no dia 12 de setembro, com o tema Migrantes, refugiados e xenofobia, com os professores Mariana Corbellini, Simone Andrea Scwinn e o peruano Darwin Aranda.

Atividade foi realizada na Área de Proteção Ambiental (APA) do Banhado Grande

RSmap: aplicativo desenvolvido na Unisc ilustra as atrações turísticas da região O RSmap é um aplicativo de geolocalização e mapeamento sonoro de Santa Cruz do Sul e das demais cidades do Vale do Rio Pardo. São mais de 50 pontos turísticos com texto, imagem e áudio, que podem ser acessados em dispositivos Android ou iOS. O app foi desenvolvido pelos professores da Unisc Diego Weigelt (Comunicação Social) e Gilson Helfer (Ciência da Computação), no 1º semestre de 2019. Contou com a colaboração dos alunos das disciplinas de Produção em Radiojornalismo II (Fernanda Nunes da Silveira, Gabriel Rodrigues da Silva, Julia Agostine Abich, Karolaine Severo Pereira, Kelvin Alves Azzi, Leonardo de Paula Pereira, Lísia Kilian Carpes, Lucas Nunes dos Santos, Milena Konzen, Nathiele Cristine Droese, Pietra Marques da Silveira dos Santos e Vitória Carvalho Rocho da Silva) e de Programação em Dispositivos Móveis (Antonio Gabriel de Carvalho, Caue Dal Berto Rathke, Daniel Pravitz, João Vitor Gularte, Murilo Augusto Haas, Murilo Volcan Mainardi, Pedro Henrique Jungbluth Cechinato, Richard Devitte, Sandro Henrique Nyland, Vinícius Michel Schünke, William Douglas Knak Filho, William Wolschick e Yan Pablo Reckziegel Rodrigues). Com o RSmap, busca-se colaborar com a população dos municípios, para que conheçam melhor os espaços urbanos, e com turistas, para que visitem novos lugares. Conforme o professor Diego Weigelt, o projeto é “uma parceria inédita, fundamental para que os alunos se sintam valorizados e colaborem com a comunidade da qual fazem parte, mudem realidades”. Em um segundo momento, algumas cidades do Rio Grande do Sul terão mapeados novos pontos e as demais serão incorporadas ao aplicativo. Além de Santa Cruz e seus 50 pontos, o RSmap traz informações de Cachoeira do Sul, Candelária, Encruzilhada do Sul, General Câmara, Mato Leitão, Passa Sete, Pantano Grande, Passo do Sobrado, Rio Pardo, Segredo, Sinimbu, Sobradinho, Taquari, Vale Verde, Vale do Sol, Venâncio Aires e Vera Cruz.

Cursos da Graduação Dinâmica desenvolvem atividades práticas Divulgação

A turma da disciplina de Prática de Campo IV - Biologia de Ecossistemas de Água Doce, do curso de Ciências Biológicas, sob a regência do professor do Departamento de Biologia e Farmácia, Eduardo Lobo, realizou, nos dias 14 e 15 de setembro, um trabalho de campo na Área de Proteção Ambiental (APA) do Banhado Grande, que corresponde à maior Unidade de Conservação Estadual do Rio Grande do Sul. Criada em 1998, abrange os municípios de Viamão, Glorinha, Gravataí e Santo Antônio da Patrulha, com 137 mil hectares. O objetivo principal do trabalho foi estudar a biologia desse ecossistema aquático, incluindo fitoplâncton, zooplâncton, macrófitas aquáticas, mata ripária, peixes, aves aquáticas e mamíferos associados, além da caracterização limnológica do ecossistema (variáveis físicas e químicas da água), visando discutir as relações entre os distintos componentes. Também participaram da atividade o professor da Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema), Ricardo Aranha Ramos; a equipe de apoio composta por estudantes bolsistas do Laboratório de Limnologia e Hidrologia da Unisc; e os especialistas em taxonomia de aves aquáticas, Alexsandro Mohr e Luciane Mohr. Segundo o professor Lobo, “o trabalho de campo é uma importante estratégia metodológica e um diferencial de qualidade do curso de Ciências Biológicas da Unisc, uma vez que os alunos têm a oportunidade ímpar de desenvolver habilidades e competências específicas ao exercício profissional, em conformidade com a proposta pedagógica do curso, estreitando a interação entre teoria e prática e valorizando a pesquisa científica”.

Os alunos do curso de Recursos Humanos, da Graduação Dinâmica da Unisc, estão desenvolvendo uma atividade prática sobre RH Estratégico nas empresas City Car e MR Distribuidora e no Hospital Santa Cruz (HSC). A coordenação é dos professores André Kohl e Letícia Arend. A atividade consiste na criação de um projeto prático de RH Estratégico, que inclui pesquisa de clima organizacional, diagnóstico e avaliação de indicadores, endomarketing e avaliação micro e macroambiental. Já os estudantes dos cursos de Gestão Comercial e de Marketing desenvolvem uma atividade prática nas disciplinas Logística Integrada e Sistema de Informação Comercial e Logística Integrada e Supply Chain Management. O trabalho é realizado com três parceiros comerciais da Unisc: Supermercado Miller, Afubra e HSC. Trata-se de um diagnóstico de TI, em que os acadêmicos fazem o levantamento das tecnologias utilizadas pelas empresas (pessoas, hardware, software e infraestrutura). A atividade ainda inclui a solução de problemas reais. Segundo o professor Kohl, “apresentar a estrutura de TI e pensar em soluções para problemas reais gera um aprendizado consistente, pois permite ao discente ‘ver’ como as coisas acontecem na vida real e na prática”, salienta.


4

Outubro 2019

360º

Alunos da Unisc Montenegro recebem medalhas e certificados

Mestrado em Promoção da Saúde visita o Presídio Regional de Santa Cruz

Divulgação

Divulgação

Os coordenadores dos cursos de MBA em Controladoria e MBA em Gestão Empresarial da Unisc Montenegro, professores Elói Brandt e Ione Sardão, respectivamente, parabenizaram e entregaram medalhas aos alunos pós-graduandos pela classificação em 1º, 2º e 3º lugares nos resultados finais obtidos na disciplina de Jogos de Empresas – Tomada de Decisões, assim como um certificado de Menção Honrosa para as demais equipes. A iniciativa ocorreu no dia 13 de setembro, no campus de Montenegro. Segundo os docentes, essa ação está relacionada “à necessidade de estimular e de valorizar os profissionais pelo excelente trabalho de integração e de equipe que ocorreu entre os estudantes das duas turmas dos MBAs no desenvolvimento das atividades, simulando os desafios e a necessidade de tomada de decisões em um ambiente competitivo e em transformação”, destacaram.

No dia 6 de setembro, estudantes do Mestrado em Promoção da Saúde da Unisc (PPGPS) realizaram uma visita técnica ao Presídio Regional de Santa Cruz do Sul. Os alunos e as professoras responsáveis pela disciplina de Políticas Públicas foram recebidos pelo vice-diretor do estabelecimento penal, que apresentou ao grupo toda a estrutura da casa. A enfermeira Cleusa explicou o funcionamento da unidade de saúde prisional e a assistente social Graziela Hanemann relatou as atividades realizadas pela equipe técnica da Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe).

Livro Operação Carretera Austral relata cicloviagem de professor da Unisc

Biblioteca disponibiliza reserva de salas de estudo via internet A partir de agora é possível fazer a reserva das salas de estudo da Biblioteca Central da Unisc de casa, pelo notebook ou pelo celular, com mais facilidade e comodidade. Basta acessar o link https://online.unisc.br/ acadnet/moduloReservas e seguir as regras para utilização dos espaços, como: - Observar a capacidade da sala (as individuais poderão ser utilizadas apenas por uma pessoa); - Efetuar a reserva com, no mínimo, um dia de antecedência e, no máximo, 30 dias de antecedência; - O usuário poderá realizar reservas por, no máximo, 4 horas diárias; - A reserva pode ser gerenciada pelo próprio usuário que deve cancelá-la caso não a utilize; - O usuário possui uma tolerância de 15 minutos para retirada da chave após o horário agendado.

Dia Internacional da Pessoa Idosa na Unisc Divulgação

O primeiro lançamento do livro Operação Carretera Austral (Catarse, 2019) foi realizado no dia 18 de setembro, no Espaço Cultural Domi Gastronomia (Rua Carlos Trein Filho, 670). O livro relata, no estilo narrativas de viagem, a cicloviagem de 1.815 km que o professor da Unisc, Demétrio de Azeredo Soster, realizou durante 25 dias pelas patagônias argentina e chilena, em janeiro de 2019, percorrendo, no caminho, a mítica Carretera Austral. Na ocasião, foi lançado, igualmente, o documentário sobre a cicloviagem, homônimo, editado e dirigido por Gelson Pereira e com trilha sonora da shakuachi (flauta japonesa) de Henrique Sulzbacher, responsável pela trilha sonora do documentário. O filme pode ser acessado gratuitamente pelo https://youtu.be/dCve_i6Z6J4. O livro de 192 páginas e com fotos coloridas em todas elas, pode ser adquirido, em Santa Cruz do Sul, nas livrarias Iluminura (Borges de Medeiros, 471), Grife Unisc (campus da Universidade) e no site da Amazon. Contatos pelo autor pelo fone (51) 9 9995-0106.

Em comemoração ao Dia Internacional da Pessoa Idosa, o Conselho Municipal do Idoso (CMI) de Santa Cruz do Sul, em parceria com o Mestrado Profissional em Psicologia (PPGPsi) da Unisc, organizou a 1ª Roda de Conversa da Rede de Proteção à Pessoa Idosa de Santa Cruz do Sul. O evento ocorreu na sala 106, bloco 1 da Unisc, coordenado pela professora Silvia Areosa, representante da Unisc junto ao Conselho do Idoso e líder do grupo de pesquisa Envelhecimento e Cidadania. Estiveram presentes representantes de várias secretarias do município, 13ª Coordenadoria Regional de Saúde, CRAS, Creas, grupos de convivência para idosos e conselheiros municipais. A vice-presidente do CMI, Aretusa Scheibler, salientou a importância do evento, que buscou mapear a rede de proteção do município e as políticas públicas existentes. Foram levantadas demandas e estratégias para novas ações a serem realizadas, principalmente no combate à violência ao idoso.


Outubro

2019

5

Geral

UNISC RECEBE INTERCAMBISTAS DE UNIVERSIDADE DA ALEMANHA Josemar Santos

Josemar Santos

A Unisc recebeu, de 7 a 16 de setembro, um grupo de 15 estudantes, juntamente com os professores Denise Dick e Andreas Simon, da Ostfalia Hochschule für Angewandte Wissenschaften - Fachhoshschule Braunschweig/Wonfenbüttel - Fachbereich Informatik, da Alemanha. Os intercambistas da Instituição conveniada da Unisc participaram de diversas atividades Esq. para dir.: Denise Kühne, Maria Klein e Patrick Martini acadêmicas e culturais nas áreas da Computação e da Engenharia Elétrica, bem como de visitas técnicas a empresas do município, acompanhados pelos professores da Unisc, Adriano Bombardieri, Charles Neu, Fabrício Egert, Leonel Tedesco, Marcia Kniphoff da Cruz, Márcio Pacheco e Viviane Müller. Essa foi a quarta vez que a Unisc recebeu um grupo de alunos da Ostfalia, tendo as outras visitas ocorrido em 2013, 2015 e 2017. Na percepção dos visitantes: “A experiência é bem válida pelo conhecimento técnico que representa, até porque no curso que faço na Alemanha não é contemplada a parte da robótica. Além disso, conhecer outra cultura e pessoas de outro país é ótimo” (Maria Michaela Klein - estudante de Ciência da Computação). “As conversas e a troca de experiência com outra cultura é algo indescritível. Conviver com o dia a dia de pessoas que não seja da sua cultura e de seu país é algo que traz desenvolvimento tanto pessoal como profissional” (Denise Kühne - estudante de Engenharia Elétrica). “Participar de atividades em outra Universidade que não seja a de seu país enriquece a formação do estudante e colabora para retirar qualquer resistência ao intercâmbio. São ações que revelam na prática a importância de conhecer outras realidades e culturas, demostrando que sair da zona de conforto é algo necessário e qualificador” (professora Denise Dick - Ostfalia). Na visão da Unisc: “Essa troca de conhecimento representa um grande ganho, pois no convívio com uma cultura diferente da sua sempre se adquire algo a mais. Então, vejo que essas atividades servem para melhorar ainda mais o meu processo de formação profissional” (Patrick Martini – estudante de Engenharia da Computação). “Procuramos propor uma metodologia baseada na resolução de problemas, pois é um trabalho que exercita a capacidade dos estudantes, bem como sua relação com outros alunos, bem como com outra linguagem e cultura. Decorre que, atualmente, exige-se um novo perfil profissional, que deve ser focado na resolução de problemas, tendo que ser criativo e capaz de entender outros pensamentos para resolver a mesma situação” (Professor Leonel Tedesco - Departamento de Computação).

Curso de Direito realiza viagem de estudos ao Uruguai Divulgação

De 17 a 22 de setembro, 33 alunos do curso de Direito, do 1º ao 10º semestre, participaram da viagem de estudos para a República Oriental do Uruguai. Acompanhados pelas professoras Elia Denise Hammes e Suzete Reis, os acadêmicos visitaram o Parlamento Uruguaio e a Suprema Corte do Uruguai, além de participarem de conferência sobre o funcionamento do Poder Judiciário do país, na Universidade de Montevidéu, com os professores Pablo Schiavi, Pablo Genta e Juvenal Javier. O grupo da Unisc também realizou visitas culturais durante a viagem.

É possível “patentear a marca”? Muitas pessoas procuram o Núcleo de Inovação e Transferência de Tecnologia da Unisc (NITT) com o intuito de “patentear a marca”. O primeiro encaminhamento é esclarecer que marcas e patentes são procedimentos distintos, aplicados a situações diversas, e, portanto, seria impossível patentear uma marca. A Lei n. 9.279/96, que trata da propriedade industrial no Brasil, esclarece o que e quais os encaminhamentos para cada uma das situações. A confusão entre os temas pode estar relacionada ao fato de que ambas são espécies de propriedade industrial e têm seu encaminhamento realizado junto ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI). Porém, diferem na aplicabilidade, no encaminhamento e no tempo de proteção. As marcas têm a finalidade de proteger a identificação, que poderá ser de uma empresa ou uma pessoa física, de um produto ou mesmo de um serviço. Ainda, a proteção da marca se dá a partir da apresentação, que poderá ser nominativa (quando se busca proteger o nome escolhido para aquela marca), figurativa (quando a marca é apresentada em forma de imagem), mista (quando apresenta em letra gráfica especial associada ou não a uma imagem) ou ainda tridimensional. Outro aspecto interessante é que a marca é protegida por classes, o que significa que cada marca recebe proteção para um grupo de atividades específico, de acordo com aquela categoria a que se aplica. Existem exceções à regra das classes, quando se trata das marcas de alto renome (protegidas em todos os segmentos) e das marcas notoriamente reconhecidas. Uma vez que o pedido de registro da marca foi encaminhado ao INPI, inicia-se o processo administrativo, que, ao final o registro concedido, sua validade é de 10 anos em todo o território nacional. Esse prazo pode ser prorrogado a cada período de 10 anos, enquanto houver interesse do titular. Cabe destacar, ainda, que o registro da marca é independente do trâmite de registro da empresa na Junta Comercial. Enquanto isso, o registro da patente é destinado à proteção de produtos e processos, que atendam aos requisitos da novidade (deve ser um produto ou processo novo, não conhecido e nem divulgado naquelas condições em nenhum lugar do mundo), da atividade inventiva (o seu desenvolvimento não pode decorrer de maneira óbvia para um técnico no assunto) e da aplicação industrial (deve ser possível de ser reproduzido). Os pedidos de patente também são encaminhados ao INPI, passam por um processo administrativo; porém, quando concedidos, a validade da proteção está limitada a 20 anos (para as patentes de invenção) e a 15 anos (para as patentes de modelo de utilidade). Por não haver previsão legal para sua prorrogação após esse período, o produto ou processo passa para domínio público. Por esse motivo, algumas empresas optam por manter a tecnologia em segredo industrial, já que para a solicitação da patente é necessário revelar o seu conteúdo. Assim, as empresas que desejam encaminhar os seus pedidos de marca ou de patente, encontram amparo no NITT para fazer os encaminhamentos e o acompanhamento do trâmite de registro. Para isso, basta entrar em contato através do telefone 3717-7516 ou do email nitt@unisc.br, ou, ainda, presencialmente no campus de Santa Cruz do Sul, Bloco 16, Sala 1600. *Isabel Grunevald, Encarregada do NITT.


6

Outubro

Geral

2019

Lino e Laila serão tema do Novo Cemai

COMITÊ TRIBUTÁRIO DE SANTA CRUZ PREMIA VENCEDORES DO 6º CONCURSO DE REDAÇÃO

Divulgação

Josemar Santos

Dois personagens já conhecidos por muitas crianças santacruzenses também estarão nos postos de saúde do município e serão o tema do Novo Cemai. Em parceria com o Hospital Santa Cruz e com a Unisc, a Secretaria Municipal de Saúde (Sesa) passará a utilizar o anjinho Lino e a amiga Laila na caracterização de ambientes das unidades básicas e no Centro Materno Infantil que está sendo reformado. A assinatura para ceder o direito do uso de imagem ocorreu no dia 10 de setembro. Criadora dos personagens e das histórias deles, a professora do curso de Pedagogia da Unisc e diretora de Ensino, Pesquisa e Extensão do HSC, Giana Diesel Sebastiany, conta que a ideia surgiu como uma forma de humanizar os espaços para as crianças dentro do hospital. “O Lino nasceu a partir da necessidade de tornar o espaço da pediatria mais lúdico e amigável. Quando chegam no hospital, as crianças já não estranham tanto o ambiente porque conhecem o personagem, seja por meio da escola ou dos livros”, salientou. De acordo com a reitora da Unisc, Carmen Lúcia de Lima Helfer, embora tenha apenas três anos, a marca já está consolidada dentro do hospital. “Agora, estender para a área pediátrica da Secretaria de Saúde dará uma visibilidade muito grande ao projeto. A Giana tem todo o mérito da criação. A gente se emociona, porque esse projeto deu outra paisagem à Pediatria do Hospital Santa Cruz. Alegrou o ambiente”, ressaltou. O secretário municipal de Saúde, Régis de Oliveira Júnior, destaca que o objetivo é amenizar o sofrimento das crianças que precisam de atendimento e distraí-las enquanto aguardam com seus pais. “É uma forma de prestigiarmos essas figuras que já foram adotadas pelas nossas crianças e levar esses símbolos da saúde infantil para todas as unidades”, revelou.

Solenidade de premiação ocorreu no Auditório Central da Unisc

O Comitê Tributário Permanente de Santa Cruz do Sul premiou os vencedores da 6ª edição do concurso de Redação, que teve como tema Sonegação e Corrupção, tendo sido avaliados pela Academia de Letras de Santa Cruz do Sul (Alesc). A cerimônia ocorreu no dia 25 de setembro, no Auditório Central, dentro do segundo dia de programação da Semana Acadêmica do curso de Ciências Contábeis. O Comitê é composto pelas seguintes entidades: ACI, Assemp, Ajesc, Comdica, OAB Subseção de Santa Cruz do Sul, Prefeitura Municipal, Receita Federal, Receita Estadual, Seisc, Sincotec/Varp, Sinditabaco e Unisc, que se reúnem periodicamente para debater temas vinculados à tributação e à aplicação de recursos públicos. Também apoiaram o concurso o Governo do Estado do Rio Grande do Sul, por meio da Secretaria Estadual de Educação, as prefeituras municipais de Montenegro, Rio Pardo, Santa Cruz do Sul, Venâncio Aires e Vera Cruz, por meio das suas secretarias municipais de Educação, a ONG João da Silva e o Comdica de Santa Cruz do Sul. Participaram 217 alunos do Ensino Fundamental (7º ao 9º ano) e Ensino Médio (1º ao 3º ano) de escolas estaduais, municipais e particulares de Montenegro, Santa Cruz do Sul, Rio Pardo, Venâncio Aires e Vera Cruz. A lista com os nomes dos vencedores pode ser conferida em www.unisc.br/concursoredacao

Professor da Unisc lança obra intitulada Dois meninos Divulgação

De autoria do professor do Departamento de Ciências Administrativas da Unisc, Leonardo José Andriolo, o livro de contos intitulado Dois meninos (Editora Coralina) foi lançado em Santa Cruz do Sul no dia 28 de setembro, na Livraria & Cafeteria Iluminura. A obra é uma coletânea de contos, com várias temáticas e diversos estilos. O conto Dois meninos, que dá o título ao livro, é a história real de dois irmãos, Giocondo e Francisco, criados na região de imigração italiana na serra gaúcha, que desde pequenos tiveram uma forte ligação, em parte pela pouca diferença de idade, dois anos, e também pela afinidade natural de suas personalidades. Essa cumplicidade e parceria permanecem na idade adulta e se tornam ainda mais fortes quando, já na casa dos 80 anos, ambos ficam viúvos. Essa época ficou marcada por alguns acontecimentos e coincidências intrigantes.Um desses fatos foi uma conversa entre os dois, quando discutiam quem iria morrer primeiro, e cada qual se julgava merecedor de ir antes do outro. Na falta de consenso, decidiram que deveriam partir juntos. Giocondo faleceu no dia 25 de dezembro de 2017, com 93 anos. Treze dias depois, aos 95 anos, Francisco também partiu.

Workshop reúne investigadores alemães e brasileiros na Unisc Financiado pela Fundação Alemã de Pesquisa (Deutsche Forschungsgemeinshaft), o projeto de pesquisa Autorregulação local em contexto de Estados fraco nos tempos antigos e modernos (Lokale Selbstregelungen im Kontext schwacher Staatlichkeit in Antike und Moderne) realizou um workshop nos dias 2 e 3 de outubro, na Unisc. Estiveram presentes o professor Hans-Joachim Lauth, da Cátedra de Política Comparada da Universidade de Würzburg, e os doutorandos Anna Paula Bennech e Matheus Jones Zago, que desenvolvem seus estudos em Würzburg. O professor Lauth é o coordenador do subprojeto Organização da educação universitária e da concessão de empréstimos em sociedades de migração do Sul do Brasil. Integram esse subprojeto dois estudos de caso sobre organizações locais na região do Vale do Rio Pardo, acerca da Unisc e do Sicredi, que serão desenvolvidos em forma de tese. Os professores João Pedro Schmidt e José Antonio Moraes do Nascimento, dos Programas de Pós-Graduação em Direito e em Desenvolvimento Regional da Unisc, respectivamente, e a professora Silvana Krause, do Programa de Pós-Graduação em Ciência Política, da Ufrgs, atuam como coorientadores das teses.


2019

7

ALUNOS DA UNISC MONTENEGRO RECEBEM CERTIFICADOS DE MELHORES MÉDIAS

Palestra Technow – Jornada Empreendedora

Divulgação

Divulgação

Fora de sede

Outubro

Os acadêmicos dos cursos de Administração e de Ciências Contábeis da Unisc Montenegro estiveram reunidos no dia 10 de setembro, no auditório do campus, para comemorar o Dia do Administrador (09/09). Na oportunidade, os professores Ione Sardão, Mirela Jeffman dos Santos e Simbard Jones Ferreira Lima entregaram os certificados aos alunos que obtiveram as melhores médias por disciplinas em 2019/1. Foram agraciados, também, os estudantes do curso de Administração, Rafael Miguel Anderson, Mateus Vinícius Hensel, Tuanne Nogueira da Silva e Rosi Cristina Cardoso, que alcançaram a maior média por turma nesse período. Além da mensagem da coordenadora do curso de Professora Ione Sardão (E) entregou Administração, professora Ione, sobre a importância de os certificados os acadêmicos terem consciência do seu papel e protagonismo futuro como administradores nas organizações, auxiliando-as no seu desenvolvimento, os professores Mirela e Simbard também destacaram a necessidade de os alunos buscarem, permanentemente, a atualização através da participação em cursos e eventos profissionais.

Palestra aborda a Reforma da Previdência Divulgação

No dia 17 de setembro, na sala 206 da Unisc Montenegro, foi realizada a palestra Reforma da Previdência, ministrada pela advogada e doutora em Direito Previdenciário pela PUC-SP, Jane Lúcia Berwanger. A atividade foi direcionada aos alunos dos cursos de Direito, de Administração e de Ciências Contábeis, aos docentes e aos advogados da comunidade. Também estiveram presentes as professoras Karina Meneghetti Brendler (coordenadora do curso de Direito) e Ione Sardão da Silva (coordenadora do curso de Administração); o presidente da OAB de Montenegro, João Pedro Ferreira Filho; e a presidente da Comissão Especial do Jovem Advogado de Montenegro, Laura da Silva.

Os alunos dos cursos de Administração e de Ciências Contábeis da Unisc Montenegro participaram da palestra TechNow – Jornada Empreendedora, realizada no dia 29 de agosto, no auditório do campus. Os palestrantes foram os egressos dos cursos de Administração, Leonardo Alex da Silva, e de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Lucas Gabriel Lopes, ambos da Unisc Montenegro. Silva e Lopes são empreendedores de uma startup na área de tecnologia. Eles criaram um aplicativo que ajuda pessoas com dificuldades de aprendizagem e outro para o acompanhamento de alunos matriculados em cursos a distância (EaD). Segundo a coordenadora do curso de Administração, Ione Sardão, “a palestra foi muito importante para os acadêmicos, pois puderam conhecer um pouco as oportunidades e as dificuldades do mundo do trabalho, além de terem acesso a informações sobre o avanço da tecnologia e a necessidade de pessoas e de empresas de se manterem constantemente atualizados”, enfatizou.

Unisc Venâncio Aires comemora o Dia do Administrador

Divulgação

Unisc Capão da Canoa expõe Projeto Caixotes do Instituto Estadual Riachuelo Divulgação

A Unisc Capão da Canoa está expondo o Projeto do Instituto Estadual Riachuelo, intitulado Caixotes. A proposta iniciou com o estudo da Arte Brasileira, com a sugestão de garrafas pets, potes de sorvete e caixotes de verduras, tendo os alunos escolhido os caixotes. Após a pesquisa de vida e obra dos artistas, os alunos do 9º ano do Ensino Fundamental do Instituto Riachuelo, orientados pela professora de Artes Edi Presotto, realizaram a releitura de alguma obra do artista no caixote, que também foi lixado e pintado. Cada grupo fez um livreto com a biografia do artista. Além da exposição dos caixotes, a Unisc Capão da Canoa está realizando um concurso cultural na página do Facebook @unisccapao, onde os criadores do caixote que obtiverem mais likes ganharão brindes. As releituras são as seguintes: Romero Brito, Alfred Volpi, Tarsila do Amaral, Anita Malfatti, Iberê Camargo, Di Cavalcanti, Portinari, Kobra, Adriana varejão, Beatriz Milhazes, Aldemir Martins, Amilcar de castro, Carlos Vergara, Hélio Oiticica, Lygia ClarK, Os Gêmeos, Tunga, Vic Muniz, Leonilson, Ernesto Lopes, Aldir mendes de Souza, Bispo do Rosário, Gentileza, Luciano Martins e Gustavo Rosa.

No dia 11 de setembro, a Unisc Venâncio Aires, por meio do curso de Administração, coordenado pela professora Patrícia Kothe, realizou o 1º Encontro do Egresso do Curso de Administração. O evento gratuito alusivo ao Dia do Administrador, celebrado nacional e anualmente em 9 de setembro, contou com uma roda de conversa com egressos do curso de Administração da Unisc Venâncio Aires que atuam nos vários segmentos empresariais: Indústria, Comércio e Serviços. A mediação foi da egressa do curso de Administração, professora, consultora e proprietária da empresa Atelier de Marketing, Ana Cláudia Schneider Kist. O encontro teve a participação dos seguintes egressos: Márcia Inês Frey (RH Tramontini), Carlos André Ribeiro Silveira (Evaporsul), Júlia Vian (Sorveteria Kaskita), Douglas Rafael Haas (RH Haas Paletes), Kelly Konzen (Metalúrgica Konzen), Volnei Luís Sehn (Sorvetes Docix), Bruna Mendes da Silva (Óptica Terra do Mate) e Joice Inês Bienert (Loja Oppen).


8

Outubro

Geral

Divulgação

O curso de Ciências Contábeis da Unisc esteve presente no XVI Congresso Internacional de Custos, de 25 a 27 de setembro, na Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade Nacional de Cuyo (Uncuyo), em Mendozza (Argentina). Na oportunidade, o professor Eloi Almiro Brandt apresentou o artigo intitulado Análise dos custos e da responsabilidade social empresarial da Mineradora Samarco frente ao acidente ambiental de Mariana, resultado do trabalho de conclusão desenvolvido no curso de Ciências Contábeis da Unisc, pela acadêmica Tamirisa de Carvalho Toebe, sob a orientação da professora Márcia Rosane Frey. Com o slogan Custos na Economia Digital, essa edição do Congresso propôs-se a abordar questões de custo nesse cenário de transformações, na qual as economias do mundo se desenvolvem. Foi uma oportunidade para encontrar profissionais da área de custos de diversos países com discussões de temas relevantes.

Curso de Letras em visita ao Theatro São Pedro Divulgação

CIÊNCIAS CONTÁBEIS MARCA PRESENÇA NO XVI CONGRESSO INTERNACIONAL DE CUSTOS

2019

Professor Eloi Brandt

Unisc participa de seminário sobre a tecnologia no agronegócio familiar Gelson Pereira

No dia 13 de setembro, a turma de Estudos de Drama do curso de Letras, acompanhada pela professora Ana Munari, fez uma visita ao Theatro São Pedro, em Porto Alegre. O grupo visitou as obras do Multipalco e as dependências do teatro, construído em 1858. Na oportunidade, os alunos ouviram relatos sobre sua história e seu funcionamento e assistiram ao espetáculo Outros, do grupo mineiro Galpão, dentro da programação do Porto Alegre em Cena, com a colaboração do diretor administrativo do Theatro São Pedro, João Antônio, e do coordenador do Porto Alegre em Cena, Fernando Zugno. Ao final da encenação, foram recebidos pelos atores, pela direção e produção do grupo.

Unisc Capão presente na 12ª Feira do Livro Divulgação

Qual o papel da tecnologia no futuro do agronegócio familiar? Como se preparar para a transformação digital no campo? Com a proposta de discutir essas e outras questões, a Souza Cruz promoveu, no dia 24 de setembro, em Bento Gonçalves, o seminário Desafios, Oportunidades e a Transformação no Agronegócio Familiar. O evento reuniu lideranças de federações, sindicatos, associações, universidade e entidades Vice-reitor Rafael Frederico Henn foi um dos palestrantes ligadas à agricultura dos três estados do Sul do Brasil. Um dos palestrantes foi o vice-reitor da Unisc, Rafael Frederico Henn, que abordou o tema A Educação na Era Digital. A iniciativa, que faz parte da Agenda Digital de Produção Agrícola 2020, quer ampliar a discussão sobre o tema e a partir disso firmar parcerias, disseminar o conhecimento e oportunidades de novas tecnologias e ferramentas para a profissionalização e formação dos produtores, em especial à nova geração, que atua no modelo de agricultura familiar.

Divulgação

Docentes de Serviço Social visitam campo de estágio na Apae As professoras do curso de Serviço Social, Marta von Dentz e Eunice Maria Viccari, realizaram, no dia 25 de setembro, visita ao campo de estágio na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), em Santa Cruz do Sul. No local, as docentes dialogaram acerca do campo de estágio como um espaço profícuo de aprendizado aos acadêmicos do curso. A assistente social Mara (supervisora de campo) apresentou a estrutura da instituição e referiu sobre a importância desse diálogo permanente entre a Apae e a Universidade.

A Unisc Capão da Canoa esteve presente na 12ª Feira do livro, que ocorreu de 20 a 26 de setembro, no Largo do Baronda. O patrono Artur Pereira dos Santos, escritor Caponense e grande incentivador da Feira, participou de todas as edições do evento. A realização foi da Prefeitura Municipal e da Câmara de Vereadores de Capão da Canoa. A Feira contou com várias atrações, entre elas, show com Duca Leindecker, youtuber Marco Túlio, apresentação do Grupo de Danças Populares Andanças, Tenda da Poesia com o Grupo Teatral O Teatro Nó Cego e Animação Cultural Vivandeiros da Alegria. A coordenação administrativa da Unisc Capão da Canoa agradece a colaboração dos funcionários e acadêmicos que estiverem envolvidos durante os sete dias de feira, onde realizaram a divulgação dos cursos e financiamentos, bem como a entrega de brindes aos visitantes.


2019

9

Geral

22ª SEMANA ACADÊMICA DA PSICOLOGIA NA UNISC Programação do evento contou com diversas palestras e Mostra de Estágios em Psicologia Fotos: Felipe Nopes

Com o tema A questão éticopolítica das práticas Psi: resistência e luta, iniciou no dia 23 de setembro, na Unisc, a 22ª Semana Acadêmica do Curso de Psicologia. Inúmeras palestras, ministradas por diversos profissionais, abordaram assuntos como: Psicologia e segurança, Resistência e luta do movimento de negras e negros no Brasil, Atuação Psi com vítimas de abuso sexual, Saúde mental da comunidade acadêmica, Pensando o suicídio para além do Setembro Amarelo, entre outros. Na noite do dia 25 de setembro, no Memorial da Unisc, também houve a Mostra de Estágios em Psicologia. A programação foi encerrada em 27 de setembro, com as palestras Residência Multiprofissional (na sala 3531), Psicologia e população LGBT+++ (na sala 3530) e Saúde mental de trabalhadores em contexto rural (na sala 3502). A promoção do evento foi do curso de Psicologia e do Diretório Acadêmico Marielle Franco.

Palestras discutiram os mais variados assuntos

Mostra de Estágios ocorreu no Memorial da Unisc

Mestrados e Doutorados discutem planejamento estratégico Divulgação

Coordenadores e docentes dos nove Programas de Pós-Graduação (PPG) Stricto Sensu da Unisc estiveram reunidos no dia 25 de setembro, no auditório do bloco 19, com a equipe da PróReitoria de Pesquisa e Pós-Graduação para apresentar seus planejamentos estratégicos. Os programas de Mestrado e Doutorado em Direito, Desenvolvimento Regional, Tecnologia Ambiental, Letras, Educação e Promoção da Saúde e os programas de Mestrado em Sistemas e Processos Industriais, Profissional em Administração e Profissional em Psicologia socializaram planos, metas e ações para os próximos anos, a partir da observação das fortalezas e das fraquezas, considerando o ambiente interno, ao mesmo tempo em que estudaram suas oportunidades e ameaças, concernentes ao contexto externo. Entre os temas mais discutidos estiveram a qualificação e a consolidação da pesquisa, a sustentabilidade e as articulações internacionais. A partir da implantação dos planos, as atividades serão monitoradas pelos programas e servirão, também, de base para a construção de um diagnóstico de autoavaliação, conforme a demanda já anunciada pela Capes. Segundo a pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, Andréia Valim, “foi um momento muito rico, em que os docentes que atuam nos PPGs puderam conhecer o planejamento estratégico, fortalecer os vínculos e identificar ações conjuntas. Além disso, esse momento permitiu evoluir rumo a delineamentos para a construção do próximo Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI)”, salientou.

Cocriação como processo colaborativo: fazendo sentido com as pessoas Divulgação

Recentemente, a Unisc e a empresa Mercur, ambas estabelecidas em Santa Cruz do Sul, vêm desenvolvendo um processo colaborativo e cocriado, que como resultado trará um curso de cocriação, genuinamente gerado no formato de parceria. Nos mercados e contextos contemporâneos não é mais possível apenas trabalhar com a noção de consumo de massa, sem pensar no significado de produto e serviço para as pessoas e no atendimento mais preciso possível das suas necessidades. Em princípios dos anos 1900, o foco das empresas residia na capacidade de produção para ser inserida no mercado. Depois, o foco se transferiu para a qualidade de produtos, o que logo fez com que as concorrências oferecessem bens similares com preços muito próximos. Em meados dos anos 1980, emerge uma primeira onda de valorização do serviço, como assessório ao produto (na perspectiva de complementação). Com as novas tendências de mercado, no ano de 2004, emergem as noções da Lógica Dominante do Serviço e da Cocriação de Valor (uma das suas premissas). Nesse cenário, os bens são vistos como distribuidores do serviço, ou seja, são relevantes pelo que proporcionam ao usuário. O panorama contemporâneo, da economia compartilhada, aumenta as noções de fazer sentido junto a todos os interessados em processos cada vez mais colaborativos e interacionais, onde o beneficiário é cada vez mais presente na concepção e elaboração do produto, do serviço e de suas combinações. Faz todo o sentido que o efetivo consumidor tenha voz ativa naquilo que necessita, além dos emergentes cuidados com o bem-estar de todos os demais envolvidos, sejam empresas, clientes, bem como a comunidade em geral. As novas perspectivas de marketing prezam pela disciplina, contribuindo não apenas com a empresa, mas fazendo sentido para a sociedade em geral. Na parceria entre Universidade e uma empresa, busca-se trocar experiências que sejam favoráveis tanto para o ensino, a pesquisa e a extensão, quanto para práticas produtivas e para a vida da comunidade da qual fazem parte. De tal sorte, parcerias benéficas nas quais o princípio de ‘fazer com’ e de colaborar junto das pessoas apresenta melhores resultados para todos os interessados, seja para a organização ou para seus consumidores, o que, por conseguinte, acaba trazendo uma série de impactos para a comunidade como, por exemplo, produtos e serviços melhores, conhecimentos e habilidades e, é claro, novos empregos. Basicamente, vivenciamos um momento de redescoberta das parcerias e da força do espírito colaborativo, resultando em maior valor agregado. *Flávio Régio Brambilla, Professor do Mestrado em Administração da Unisc.

Curso de Psicologia adere ao Setembro Amarelo Divulgação

Outubro

O curso de Psicologia da Unisc Montenegro, por meio da disciplina de Psicologia Comunitária I e das professoras Ana Luísa Teixeira de Menezes e Gabrielly Winter (coordenadora do curso), aderiu à campanha Setembro Amarelo e ofereceu aos alunos e à comunidade em geral a palestra Suicídio e Alma. A atividade foi realizada no dia 25 de setembro, na sala 206 do campus, e ministrada pelo psicólogo Márcio Hoffmeister.


10

Outubro

Geral

2019

Engenharia Civil visita a Usina Hidrelétrica Itaipu Binacional

CÂMARA PRESTA HOMENAGEM AOS 25 ANOS DO PPGDR

Divulgação

Programa em Desenvolvimento Regional foi criado em 1994 Jacson Stülp

Nos dias 23 e 24 de setembro, acadêmicos do curso de Engenharia Civil, acompanhados pelos professores Cícero Pimentel Corrêa e Letícia Diesel, visitaram a Usina Hidrelétrica Itaipu Binacional, em Foz do Iguaçu, no Paraná. Na chegada, os alunos assistiram a um filme institucional e, em seguida, conheceram as áreas externas e internas do local, o canal da Piracema, o mirante central, a barragem principal (Catedrais) – com vista do leito original do Rio Paraná –, a sala de despacho de carga (SDC), a sala de controle central (CCR), o hall dos geradores, o eixo da unidade geradora e a crista da barragem. Durante a viagem, o grupo também visitou uma das sete maravilhas da natureza: as Cataratas do Iguaçu.

Divulgação

Feira de Empreendedorismo

Os cursos de Administração e de Ciências Contábeis, da Unisc Montenegro, promoveram, no dia 25 de setembro, no Centro de Convivência do campus, mais uma Feira de Empreendedorismo. A atividade fez parte da disciplina de Empreendedorismo, ministrada pelo professor Leonardo Schneider. As empresas participantes criadas pelos estudantes foram: Pizzanisc, Morangou, Hot Dog do Décimo, Bendito Sabor, Trufas do 10º, Açaídeira, Dupla Paixão, Divina Fatia e Elas & Ele.

2ª Mateada Unisc Montenegro Divulgação

A Câmara de Vereadores Esq. para dir.: Alberto Heck (PT), Andréia Valim, Rogério de Santa Cruz do Sul realizou da Silveira e Bruna Molz (PTB - Pres. Câmara) sessão, no dia 23 de setembro, em homenagem aos 25 anos do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional da Unisc - Mestrado e Doutorado (PPGDR). Em seu discurso, o proponente, vereador Alberto Heck (PT), destacou que o programa forma seus quadros a partir de um posicionamento crítico da realidade e capacita profissionais para pesquisa, docência, assessoria e consultoria, avaliação e planejamento territorial, em instituições públicas, privadas e do terceiro setor, em caráter interdisciplinar, valorizando a participação, a consolidação da democracia, a afirmação da cidadania e a promoção da qualidade de vida das comunidades regionais. “A atividade de pesquisa na área do Desenvolvimento Regional implica uma abordagem interdisciplinar. Trata-se de analisar o tema na sua complexidade, na medida em que se parte do pressuposto de que uma região é resultante de um processo de construção social, marcado por limites e potencialidades que a particularizam”, observou. Em nome da Unisc, a pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, Andréia Valim, destacou a atuação do PPGDR ao longo desse período, atuando no ensino e na pesquisa. Já o coordenador do PPGDR, professor Rogério Leandro Lima da Silveira, também se pronunciou, com um agradecimento especial à Câmara, à Universidade e a todos os alunos que passaram pelo curso nesses 25 anos. O Programa foi implantado em 1994, com a oferta do curso de Mestrado, sendo o primeiro em Desenvolvimento Regional do país. Em 2005, com a consolidação do mestrado e da experiência em ensino e pesquisa em desenvolvimento regional, foi implantado o curso de doutorado. O objetivo central é promover a formação de profissionais para o exercício de atividades de ensino e de pesquisa, de assessoria e de consultoria, de avaliação e de planejamento, em instituições públicas, privadas e do terceiro setor, em caráter interdisciplinar, valorizando a participação, a consolidação da democracia, a afirmação da cidadania e a promoção da qualidade de vida de comunidades regionais. O programa, desde a sua origem, tem uma estrutura disciplinar e de atividades de ensino e pesquisa que valoriza a formação interdisciplinar. Também é variada a formação disciplinar dos seus docentes (geógrafos, economistas, jornalistas, historiadores, sociólogos, psicólogos, filósofos, entre outros) e dos seus alunos, o que estimula o debate, a reflexão e a produção do conhecimento novo no campo do desenvolvimento regional. As primeiras turmas do curso de mestrado tiveram como alunos principalmente os docentes da Unisc – recém-criada naquele período – que necessitavam de qualificação em ensino e pesquisa. Também compunham o quadro discente, alunos oriundos de outras cidades e regiões do Rio Grande do Sul. Na medida em que o curso de mestrado foi se consolidando e, principalmente, a partir da oferta do doutorado, os alunos selecionados para o PPGDR passaram a vir também de outros estados do Brasil. Desde a sua criação, o PPGDR tem participado ativamente através da pesquisa e da extensão e, em parceria com outras instituições e organizações da comunidade de Santa Cruz do Sul e da região do Vale do Rio Pardo, das atividades de planejamento territorial e desenvolvimento regional, da promoção e difusão de práticas agroecológicas e em prol da agricultura familiar, de ações visando à sustentabilidade ambiental e à diversificação econômica regional, da assessoria ao planejamento dos municípios, consórcios e conselhos regionais, do estímulo à organização e participação social da população rural e urbana nos processos de desenvolvimento territorial. Atualmente, possui nota 5 na avaliação quadrienal da Capes-MEC e é reconhecido no Brasil como um dos mais importantes e mais consolidados Programas de Pós-Graduação do país, na área do desenvolvimento regional. Nos seus 25 anos, já formou acadêmica e cientificamente aproximadamente 365 mestres e 103 doutores em desenvolvimento regional. Atualmente, o coordenador do programa é o professor Rogério Leandro Lima da Silveira. As inscrições para a seleção da turma de 2020 estarão abertas até o dia 22 de novembro e podem ser realizadas através do site www.unisc.br/ppgdr.

Na noite do dia 24 de setembro, ocorreu a 2ª Mateada Unisc Montenegro, com a apresentação do Grupo Vocal do CTG Charla Galponeira, de Pareci Novo, durante o intervalo. No decorrer da noite, houve distribuição de erva-mate para que os estudantes fizessem o seu chimarrão.


Outubro 2019

11

Geral

Felipe Nopes

A Unisc, por meio do Departamento de Computação e em conjunto com os cursos de Ciência da Computação, Computação Licenciatura, Engenharia da Computação e Superiores de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Sistemas para Internet, realizou, de 9 a 13 de setembro, a 12ª Jornada de Atualização em Computação (JAC). As atividades foram destinadas aos alunos de Abertura do evento ocorreu no auditório do Memorial graduação e de pós-graduação, professores e demais profissionais de áreas relacionadas com a computação, buscando promover a interação entre os participantes de diferentes instituições e grupos. Participaram da abertura do evento, no auditório do Memorial da Unisc, o pró-reitor de Graduação, Elenor José Schneider; o chefe do Departamento de Computação, Kurt Werner Molz; o coordenador do curso de Engenharia da Computação, Leonel Pablo Tedesco; a coordenadora dos cursos de Computação Licenciatura, Ciência da Computação, Tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Tecnólogo em Sistemas para Internet e Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas (EaD), Viviane Müller; a coordenadora do curso Superior de Tecnologia em Processos Gerenciais e representante institucional e secretária regional adjunta da Sociedade Brasileira de Computação (SBC), Andréa Aparecida Konzen; e o presidente do Diretório Acadêmico da Computação (DAComp), Mateus Elias Gundel. “Participar deste evento, assim como das demais atividades que ocorrem durante os cursos, é de grande importância para a formação acadêmica”, destacou o pró-reitor de Graduação. Em seguida, o professor da Ostfalia Hochschule für Angewandte Wissenschaften (Alemanha), Andreas Simon, ministrou a palestra Condução Autônoma e Aprendizado de Máquina, abordando assuntos como desafios técnicos, estado da arte, limitações legais, o papel das redes neurais artificiais, limitações técnicas, entre outros.

Professora da Unisc Montenegro em evento da Vigilância Sanitária Divulgação

No dia 27 de setembro, a coordenadora do curso de Administração da Unisc Montenegro, professora Ione Sardão, participou como palestrante da 3ª Jornada do Projeto Beija-Flor, a convite da equipe de Vigilância Sanitária (Visa), da Secretaria Municipal de Saúde de Montenegro. O evento foi realizado nas dependências da Estação Cultura – Espaço Braskem. Na oportunidade, a docente falou e desenvolveu dinâmica em grupo sobre a importância dos processos de abordagem junto aos munícipes, durante as visitas locais da equipe de Vigilância Sanitária. A palestra buscou atender ao objetivo de oportunizar o aprimoramento interno e a melhoria do ambiente de trabalho e do desempenho das atividades desenvolvidas pela equipe de Vigilância Sanitária, voltadas à comunidade montenegrina.

Oficinas sobre amamentação e alimentação na Unisc Divulgação

Profissionais da Saúde, enfermeiros, médicos e nutricionistas participaram de oficinas para a formação de tutores da Estratégia Amamenta e Alimenta Brasil para profissionais de saúde da Atenção Básica. As oficinas ocorreram de 1º a 4 de outubro, na sala 108 da Unisc, com práticas em seis Estratégias Saúde da Família (ESFs) e no Serviço Integrado de Saúde (SIS). A estratégia é normatizada pela Portaria nº 1.920, de 5 de setembro de 2013, e é baseada na formação de tutores, que são profissionais de saúde que atuam nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e que têm como atribuição a implementação na UBS em que atuam. Foram formados 34 tutores regionais que terão como responsabilidade disseminar a Estratégia e realizar oficina(s) de trabalho nos Serviços de Saúde.

NITT/Unisc registra a agente virtual Dóris Felipe Nopes

12ª JORNADA DE ATUALIZAÇÃO EM COMPUTAÇÃO (JAC) NA UNISC

Esq. para dir.: Brunno Fagundes, Rejane Frozza, a agente virtual Dóris e Guilherme Ferreira O Núcleo de Inovação e Transferência de Tecnologia da Universidade de Santa Cruz do Sul (NITT/Unisc) registrou a agente virtual batizada de Dóris como marca, no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), e como personagem, na Biblioteca Nacional. A titularidade de ambos os registros é da Associação Pró-Ensino em Santa Cruz do Sul (Apesc). São autores da personagem a professora do Departamento de Computação e do Programa de Pós-Graduação em Sistemas e Processos Industriais (PPGSPI), Rejane Frozza; os mestres em SPI pela Unisc, Amanda Brum de Carvalho, Brunno José Fagundes e Mirceia Borin Schulz; e o egresso e o acadêmico do curso de Ciência da Computação, Guilherme Ferreira e Yan Pablo Reckziegel Rodrigues, respectivamente. “O registro como personagem reconhece a autoria da mesma em suas diferentes feições, enquanto o registro da marca garante o seu uso exclusivo em todo o território nacional”, observa a encarregada pelo NITT, Isabel Grunevald. Segundo a professora Rejane, a agente virtual Dóris já está sendo utilizada em diversas aplicações que envolvem conversação com usuários, auxiliando-os, por exemplo, na busca de alguma informação específica. “É o resultado do desenvolvimento e do empenho de pesquisas e de inovação na área da Computação, envolvendo a parceria de estudantes e de docentes”, aponta. Para Fagundes, participar desse projeto no decorrer do mestrado foi muito interessante. “Durante os estudos, entendemos melhor as relações entre conteúdos e emoções que esses conjuntos de informações despertam nos usuários. Mas personificar em uma agente virtual essas emoções durante as interações com o ambiente foi um desafio e um grande aprendizado, pois envolveu diferentes áreas de estudo”, revela. “Estou muito feliz por ter participado desse projeto em meu trabalho de conclusão e trazer a habilidade da Dóris em falar com o usuário, usando linguagem natural com a integração do IBM Watson”, salienta Ferreira. Mais informações podem ser obtidas junto ao NITT/Unisc pelo telefone (51) 3717-7516, pelo e-mail nitt@unisc.br ou pessoalmente na sala 1601, bloco 16 do campus de Santa Cruz do Sul.

Docente do PPGPS divulga resultado de pesquisa em congresso nacional O professor do Programa de Pós-Graduação em Promoção da Saúde (PPGPS) – Mestrado e Doutorado da Unisc, Marcelo Carneiro, palestrou no 14º Congresso Brasileiro de Enfermagem em Centro Cirúrgico, Recuperação Anestésica e Centro de Material e Esterilização, que ocorreu de 3 a 6 de setembro, em São Paulo. O docente discutiu o tema Os benefícios da clorexidina 2% para controle de infecção no preparo da pele em centro cirúrgico e declarou a superioridade desse antisséptico comparado à ação da iodopovidona frente a cepas de Staphylococcus aureus. Na oportunidade, Carneiro relatou ainda que o estudo foi realizado devido à parceria da empresa Rioquímica com o Parque Científico e Tecnológico Regional da Unisc (TecnoUnisc).


12

Extensão/Geral

SEMANA DE INCLUSÃO E ACESSIBILIDADE NA UNISC

Outubro

2019

Ações Pró-Saúde I Divulgação

Divulgação

A Unisc, através do Núcleo de Apoio Acadêmico (Naac), Comissão de Acessibilidade e Projeto de Extensão Arquitetura e Saúde promoveu, de 19 e 23 de agosto, a II Semana de Inclusão e Acessibilidade e o IV Encontro de Estudantes Necessidades Educacionais Especiais, com o objetivo de oportunizar um espaço de sensibilização, debate e instigar os participanAtividades ocorreram de 19 a 23 de agosto tes em relação ao processo de inclusão social. As atividades fizeram parte da comemoração da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência, tendo iniciado no dia 19, com a mesa-redonda Os desafios para inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho. As convidadas Carina Scherer, psicóloga do Rh do HSC, Cíntia Kroth de Araújo, psicóloga do RH da Unisc, e Talita dos Santos de Oliveira, coordenadora do RH da Souza Cruz, apresentaram a realidade das suas instituições e realizaram várias provocações ao público presente sobre a importância do debate e principalmente da ação em prol da inclusão e da acessibilidade. No dia 21, houve participação da Unisc na VII edição dos Jogos Municipais de Inclusão (Evento organizado pela Prefeitura Municipal de SCS, com apoio de outras entidades, entre elas a Unisc), através de roda de conversa: sobre deficiência, saúde mental e inclusão, com a participação da equipe do Naac e de múltiplas atividades físicas inclusivas realizadas pelas equipes dos cursos de Fisioterapia, Educação Física e Projeto de Extensão Arquitetura e Saúde. Neste ano houve a participação de mais de 700 crianças e adolescentes das escolas públicas e entidades da cidade. A palestra Acessibilidade, educação inclusiva e direitos da pessoa com deficiência, com Fernando de Borba (atleta da Aspede), aconteceu no dia 22. Após, ocorreu a roda de conversa Conversando sobre acessibilidade: realidades e possibilidades na Unisc, momento ímpar para todos que escutaram os relatos emocionantes dos estudantes, professores técnicos administrativos, aprendizes, familiares e egressos da Unisc sobre o diferencial da instituição em relação ao acolhimento, ao apoio educacional especializado e ao trabalho realizado em prol da acessibilidade. No dia 23 aconteceu a comemoração dos 10 anos do projeto Reabilitação Física - Nível Intermediário, com palestras e divulgação dos projetos de extensão e pesquisa da Unisc que trabalham com pessoas com deficiência e em situação de vulnerabilidade social. “A semana foi repleta de excelentes discussões, reflexões, proposições e emoção. Acreditamos que possibilitar estes momentos multi e interdisciplinares na formação acadêmica junto à comunidade interna e externa enriquece o processo formativo e estimula as novas gerações de profissionais à humanização e à inclusão no exercício da cidadania e de suas profissões”, disse a professora do curso de Fisioterapia, Patrícia Roveda.

Os alunos bolsistas do projeto de extensão Pró-Saúde da Unisc promoveram, no decorrer do mês de agosto, ações de prevenção às doenças cardiovasculares, com enfoque no controle dos níveis de colesterol. Foram realizadas salas de espera nas Estratégias de Saúde da Família Cohab, Senai e Avenida, na Escola Educar-se e no projeto Uniama. Ao todo, 75 pessoas foram diretamente informadas e alertadas sobre a temática. Os bolsistas produziram infográficos, maquete de um vaso sanguíneo e uma atividade interativa, como forma de jogo educativo de alimentos que seriam bons e ruins para nossa alimentação e perguntas construtivas a respeito do porquê esee alimento foi escolhido.

Ações Pró-Saúde II Divulgação

Professores da 6ª CRE participam de atividades na Unisc Felipe Nopes

Cerca de 70 professores da 6ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE) estiveram reunidos na Unisc, no dia 1º de outubro, para desenvolver atividades sobre como relacionar conceitos de Computação ao programa Jovem RS Conectado no Futuro, por meio de projetos. Os trabalhos foram conduzidos por docentes do Departamento de Computação. Durante o encontro, a professora Marcia Kniphoff da Cruz explicou aos participantes o que é Computação, Pensamento Computacional e Computação Desplugada. Houve também a assinatura de termo de compromisso estabelecido entre as escolas estaduais, a 6ª CRE e a Secretaria Estadual de Educação, mantenedora de Porto Alegre. Em seguida, no auditório do bloco 19, o professor Kurt Molz ministrou uma palestra sobre Inovação e Empreendedorismo, tendo em vista que o programa Jovem RS se destina a tornar as escolas mais inovadoras, empreendedoras e criativas. O docente também falou sobre o impacto da Computação no estudo e no trabalho e lembrou que na área da Computação existem vagas ociosas por falta de pessoal qualificado. O evento foi encerrado com o propósito de cada educandário participante introduzir os conceitos de Computação nas aulas, por meio de reunião e disseminação no ambiente escolar e da utilização do material didático sobre Computação Desplugada, desenvolvido pelo projeto Unisc Inclusão Digital (UID), com apoio financeiro da Associação de Entidades Empresariais de Santa Cruz do Sul (Assemp).

Os alunos bolsistas do projeto de extensão Pró-Saúde da Unisc, em parceria com a Prefeitura de Santa Cruz do Sul, promoveram a Semana de Combate às Hepatites Virais, nos Postos de Saúde e no Centro Odontológico do município. O objetivo foi informar e sensibilizar a comunidade sobre hepatites virais, encorajando a prevenção, o diagnóstico e o tratamento. Foram realizadas salas de espera nas Estratégias de Saúde da Família Faxinal, Arroio Grande e Senai e no Centro Odontológico, no período de 9 a 11 de julho. Um total de 72 pessoas das comunidades locais e profissionais da saúde participaram das atividades. Os estudantes distribuíram fôlderes e cruzadinhas sobre o tema. Na sala de espera das unidades de saúde, ocorreu o jogo Pega ou Não Pega, com o intuito de esclarecer as formas de transmissão das hepatites. Foi aplicado ainda, com os dentistas e os auxiliares de saúde bucal de cada unidade, um questionário sobre os riscos de contaminação na rotina odontológica.


Outubro 2019

Pesquisa

Encontro debate práticas em plantas bioativas Josemar Santos

Arquivo pessoal

EGRESSA DO PPGDR RECEBE MENÇÃO HONROSA NO PRÊMIO CAPES DE TESE 2019

13

Felipe Nopes

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal do Nível Superior (Capes) divulgou os selecionados para o Prêmio Capes de Tese 2019, divididos em 49 áreas de avaliação. Entre eles está a egressa do doutorado em Desenvolvimento Regional da Unisc, Giovana Goretti Feijó de Almeida, premiada na categoria Menção Honrosa, na área de Planejamento Urbano e Regional/Demografia, com o trabalho intitulado Marca territorial como produto cultural no âmbito do Desenvolvimento Regional: o caso de Porto Alegre, RS, Brasil. “Essa premiação representa, acima de tudo, o reconhecimento pelo trabalho que venho desenvolvendo na área científica. Foram quatro anos de dedicação à pesquisa, que continua através do pós-doutorado que estou fazendo na Giovana Goretti Feijó de Almeida PUCPR sobre cidade digital estratégica, desde dezembro de 2018”, conta Giovana, que concluiu o doutorado em outubro de 2018. Para a realização da tese premiada, ela foi orientada pela professora do Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Regional (PPGDR) da Unisc, Ângela Felippi. “O prêmio atesta a qualidade dos cursos de pós-graduação da Instituição e a formação de bons pesquisadores. A premiação é bastante concorrida, pois somente na área de Desenvolvimento Regional existem quase 50 programas de pós-graduação no Brasil. Foi um trabalho inovador, cujo estudo leva ao conceito de marca territorial”, ressalta Ângela. Inscrições As inscrições para o Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Regional (PPGDR) – Mestrado e Doutorado da Unisc estão abertas até o dia 22 de novembro e podem ser feitas pelo site www.unisc.br/ ppgdr. O objetivo é promover a formação de profissionais para o exercício de atividades de ensino e pesquisa, de assessoria e consultoria, de avaliação e planejamento estratégico, em instituições públicas e privadas.

Alunos do Mestrado em Administração visitam a fábrica da Xalingo Divulgação

Divulgação

Integrantes do PPGEdu participam de congresso no Paraná

Foram realizados na Unisc, nos dias 17, 18 e 19 de setembro, no Auditório Central, a 13ª Reunião Técnica Estadual e o 1º Congresso Sul-Brasileiro de Plantas Bioativas, com o tema Ciência, Saberes e Práticas Tradicionais em Plantas Bioativas, contemplando a discussão de três eixos: Homeopatia e Fitoterapia: princípios e potencialidades; Plantas Medicinais na Saúde Pública; e Meio Ambiente, Biodiversidade e Sustentabilidade a partir das Plantas Bioativas. A proposta foi congregar pesquisadores, professores, estudantes, técnicos, extensionistas rurais e profissionais de diferentes áreas do conhecimento, buscando a troca de saberes científicos e populares e de experiências sobre plantas bioativas.

O professor e o doutorando do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEdu), Éder da Silva Silveira e Rafael de Brito Vianna, respectivamente, juntamente com a bolsista de Iniciação Científica, Marcelly Machado Cruz, participaram do 14º Congresso Nacional de Educação (Educere), ocorrido de 16 a 19 de setembro, na Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), em Curitiba. Rafael apresentou o trabalho Educação (de tempo) integral a partir da Lei nº 13.415/2017: breves apontamentos sobre a reforma do Ensino Médio, que tem como coautores Éder e Marcelly. O evento é realizado a cada dois anos, com o objetivo de promover reflexões sobre formação, Marcelly, Éder (C) e Rafael prática e pesquisa educacionais em um contexto globalizado, diversificado e de forte demanda social. Durante o congresso, também ocorreu o lançamento dos livros Educação Clandestina (volumes 1 e 2).

Unisc Montenegro recebe palestra itinerante do NITT Promovida pelo Núcleo de Inovação e Transferência de Tecnologia (NITT) da Unisc, a palestra itinerante Direitos autorais, conteúdos digitais e atividades acadêmicas foi realizada no dia 23 de setembro, na Unisc Montenegro. A atividade foi conduzida pela encarregada pelo NITT, Isabel Grunevald. Tendo em vista que os direitos autorais são inerentes às atividades acadêmicas, a palestra orientou a comunidade acadêmica sobre como realizar o uso adequado do conhecimento disponível, especialmente aquele em formato digital. Desde o mês de agosto, a palestra está percorrendo os cinco campi da Unisc, sendo a participação gratuita. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail nitt@unisc.br.’

A turma de 2019 do Mestrado em Administração realizou mais uma visita técnica. Desta vez, acompanhados pelo professor Marco Antonio Fernandes de Oliveira, os alunos da disciplina de Estratégia Empresarial visitaram a fábrica da empresa Xalingo. A aluna Telma Esmerio considerou a visita bem relevante e interessante. “Tivemos a oportunidade de conhecer a linha de fabricação de brinquedos e os diferentes processos de produção dessa tradicional indústria de Santa Cruz do Sul. Também conhecemos a linha de produtos fornecidos para o segmento agrícola. O diretor João Ebert apresentou uma síntese do Planejamento Estratégico da Xalingo, que neste ano completa 72 anos, e também um pouco da história da empresa. Esta é uma oportunidade valiosa no Mestrado: alinharmos o conhecimento recebido em aula com a realidade das empresas, fazendo depois as devidas relações e análises”, disse Telma.


14

Outubro

Variedades

Divulgação

Integrantes do Programa de Pós-Graduação em Promoção da Saúde (PPGPS) – Mestrado e Doutorado palestraram para a turma da disciplina de Farmacologia Aplicada ao Exercício, do 9° semestre do curso de Educação Física da Unisc. A palestra, realizada no dia 24 de setembro, teve como tema principal a prática de exercícios físicos em academias aliada ao consumo de suplementos alimentares. A mestranda Diene da Silva Schlickmann apresentou seu projeto de pesquisa de dissertação intitulado Avaliação do consumo de suplementos alimentares na estabilidade genômica, estresse oxidativo, nefrotoxicidade e hepatotoxicidade em praticantes de academia do município de Santa Cruz do Sul – RS. Já a mestranda Caroline dos Santos enfatizou os objetivos do seu projeto de pesquisa de dissertação denominado Usuário de academia na terceira idade: a relação da qualidade de vida com o perfil lipídico, gasto energético, consumo alimentar, composição corporal, sarcopenia e estabilidade genômica. As professoras da disciplina de Farmacologia Aplicada ao Exercício, Cézane Priscila Reuter e Silvia Isabel Rech Franke (coordenadora das pesquisas apresentadas), ressaltaram que os temas abordados na palestra conduzem os alunos a um momento de reflexão sobre o desenvolvimento dos profissionais de Educação Física na atuação em academias.

Divulgação

Lançado livro alusivo aos 15 anos do curso de Direito em Capão da Canoa Ocorreu no dia 26 de setembro o lançamento do livro alusivo aos 15 anos do curso de Direito da Unisc Capão da Canoa, com a presença dos professores e dos alunos responsáveis pela produção. Composta por nove artigos assinados por professores e discentes do curso, o objetivo da obra lançada durante a 12ª Feira do Livro de Capão da Canoa é comemorar as produções científicas realizadas durante uma década e meia de atividades. O livro foi organizado pelas professoras Karina Meneghetti Brendler (coordenadora do curso) e Ana Helena Karnas Hoefel Pamplona (subcoordenadora).

Palestra para professores municipais de Montenegro Divulgação

PPGPS MINISTRA PALESTRA PARA TURMA DE EDUCAÇÃO FÍSICA

A convite da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Smec) de Montenegro, a coordenadora do curso de Administração da Unisc Montenegro, professora Ione Sardão, palestrou no dia 26 de setembro, no auditório do campus, sobre o tema Serviço Público: princípios, finalidades e desafios dentro da Gestão Escolar. O público-alvo foram diretores, vice-diretores, coordenadores pedagógicos e professores da Smec. A partir do exposto, foi possível destacar a importância do cumprimento dos princípios constitucionais – legalidade, moralidade, publicidade, impessoalidade e eficiência – para o atingimento dos resultados esperados pela comunidade escolar na prestação de serviços à população. Segundo Ione, esses princípios se constituem mutuamente e fornecem as diretrizes na sequência do sistema público, que devem ser seguidas por todos na aplicação da lei. “Eles determinam a obrigação do administrador de justificar suas tomadas de decisões, pois o agente público deverá tão somente realizar e executar suas ações dentro do que a lei permite”, apontou. Para a docente, é possível afirmar que a eficiência na Gestão Escolar deve ser de maneira a obter resultados pelo melhor emprego dos recursos e dos meios (humanos, materiais e institucionais) e por uma melhor satisfação às necessidades da comunidade escolar num regime de igualdade dos alunos. “A eficiência é um dos deveres do gestor escolar”, observou.

Dicas de leitura Biblioteca

Edunisc

Ninguém solta a mão de ninguém: manifesto afetivo de resistência e pelas liberdades, de Tainã Bispo Editora: Claraboia Localização na estante: B869.8 N714 2019

E-book Normas para apresentação de trabalhos acadêmicos 3ª edição. Autores: Inácio Helfer, Helga Haas, Clarice Agnes Ano: 2019

Na obra, o leitor encontrará 22 textos inéditos e uma reprodução que perpassam entre os mais diversos gêneros literários como poesia, prosa, ensaio, canção, crônica, charge e carta, e se dão as mãos em uma narrativa cujo fio condutor é o afeto, a resistência e a bandeira colorida das liberdades individuais. Organizado de forma independente pela editora Tainã Bispo, o livro reúne 24 nomes entre jornalistas, escritores, artistas e representantes dos movimentos negro e LGBTQ+ com a intenção de manter vivo o sentimento coletivo da nação.

2019

Download gratuito em: https://www.unisc.br/pt/ home/editora/e-books?id_livro=487 Nesta terceira edição, as seções e subseções 2 a 5 apresentam apenas adequações resultantes de sugestões da comunidade acadêmica e da revisão atualizada do texto, uma vez que as Normas Brasileiras (NBRs) que as regulamentam ainda permanecem inalteradas em suas informações. O destaque da edição está na seção 6, totalmente reformulada, diante da publicação da ABNT NBR 6023, 2. ed. 2018 que trata da informação e documentação dos elementos a serem incluídos nas referências dos diferentes tipos de documento.


Outubro

2019

Geral

15

PROJETO DE EXTENSÃO DA UNISC PROMOVE ATIVIDADES DE EDUCAÇÃO NUTRICIONAL JUNTO À COPAME Divulgação

A Unisc, por meio do curso de Nutrição e da Pró-Reitoria de Extensão e Relações Comunitárias (Proext), desenvolve junto à Associação Comunitária Pró-Amparo do Menor em Santa Cruz do Sul (Copame) um projeto intitulado Promoção de modos de vida saudáveis nas doenças crônicas não transmissíveis e obesidade: da infância ao envelhecimento humano. Por meio da proposta iniciada em 2016, as crianças acolhidas na entidade participam de encontros e oficinas quinzenais, divididas em duas turmas (10 a 15 crianças por grupo), com elaboração de receitas culinárias no laboratório de Técnica Dietética do curso de Nutrição da Unisc e de atividades que possam auxiliar ou complementar as oficinas, realizadas por bolsistas do curso de Nutrição, sob supervisão da professora responsável e com a participação da nutricionista e de monitores da Copame. O objetivo é assegurar às crianças acolhidas o direito de acesso a informações essenciais sobre alimentação saudável, bem como proporcionar aos abrigados a oportunidade de experimentar a prática de educação nutricional fora das casas-lar em que convivem e intervir como um agente de mudanças no cotidiano das crianças, promovendo saúde e alternativas alimentares adequadas. Nos quatro anos de projeto, já foram realizadas diversas oficinas (média de 24 por ano), tendo em cada uma delas sido trabalhados os alimentos que fazem parte das receitas, através de conversas, apresentação de informações, leitura de histórias, elaboração de desenhos e joguinhos. Ao final de cada oficina, são realizadas conversas sobre as preparações e os ingredientes contidos em cada uma, ressaltando a importância da utilização de alimentos in natura, de fácil acesso e de baixo custo. Além das oficinas culinárias, ocorrem visitas à Biblioteca da Unisc e dias de cinema. Outra atividade que acabou sendo incorporada ao projeto está relacionada às cartas ao Papai Noel escritas pelas crianças da Copame no período de Natal, que são retiradas pelos integrantes do projeto e divulgadas nas redes sociais, com o respectivo recolhimento dos presentes. De acordo com a professora Bianca Inês Etges, integrante do projeto coordenado pela professora Francisca Wichmann, as crianças participam de forma ativa em todas as oficinas, desenvolvendo suas habilidades. “Os resultados têm sido positivos, pois percebe-se a satisfação, a alegria e o interesse delas, assim como a evolução nas atividades desenvolvidas, como lavar os alimentos, descascar, cortar e misturar. Elas conhecem os alimentos e suas principais funções para a saúde”, salientou. A professora Bianca Inês Etges disse, ainda, que nesse período muitas crianças já passaram pelo projeto. “Esperamos que possam levar essa experiência e o conhecimento para suas vidas e talvez para suas famílias, no caso de um retorno à sua família de origem ou para novas famílias que venham a acolhê-las, em caso de adoção”, acrescentou.



Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.