Jornal da Unisc 192

Page 1


2

Agosto

Geral/Opinião

2019

Jô Nunes

Unisc premia os DAs vencedores do Trote Solidário 2019/1

Turma de Gestão de Operações II realiza atividade prática Divulgação

Divulgação

A Unisc premiou os estudantes vencedores do Trote Solidário 2019/1, que consistiu na doação de sangue em benefício do Hemovida do Hospital Santa Cruz (HSC). O DA Fisio, do curso de Fisioterapia, ficou em 1º lugar e recebeu um vale-compras no valor de R$ 300, enquanto o segundo colocado foi o DA Celso Furtado, do curso de Relações Internacionais, tendo recebido um vale-compras de R$ 200. Os vencedores foram definidos por volume de doações por curso e por apresentarem o comprovante da doação junto ao DCE até o prazo estipulado. No entanto, todos os cursos da Universidade participaram da ação. Como prêmios escolhidos, a opção foi por pufes em formato pera e ventilador, para melhorias dos espaços que são utilizados pelos estudantes.

No dia 19 de junho, a turma da disciplina de Gestão de Operações II, do curso de Administração da Unisc Venâncio Aires, realizou uma atividade prática na empresa Faires (Fundição Venâncio Aires Ltda). Na oportunidade, os alunos e o professor Tiago Scarano participaram de um tour por toda a parte industrial da organização, agregando conhecimento. Em seguida, o docente propôs um trabalho, contrapondo a teoria com a experiência prática.

Capacitação discute o ato de amamentar Felipe Nopes

Expediente Conselho Editorial

Jornal da Unisc

Reitora: Profª. Carmen Lúcia de Lima Helfer

Órgão Informativo da Universidade de Santa Cruz do Sul,

Vice-Reitor: Prof. Rafael Frederico Henn

entidade filiada ao Consórcio das Universidades Comuni-

Pró-Reitor de Graduação: Prof. Elenor José Schneider

tárias Gaúchas (Comung), ao Conselho de Reitores das

Pró-Reitora de Pesquisa e Pós-Graduação:

Universidades Brasileiras (Crub) e à Associação Brasileira

Profª. Andréia Rosane de Moura Valim

das Universidades Comunitárias (Abruc).

Pró-Reitor de Administração: Prof. Dorivaldo Brites

Em alusão à Semana Mundial de Amamentação, o curso de Nutrição, a Assessoria de Comunicação e Marketing, a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa) e o Programa de Capacitação da Unisc promoveram um encontro sobre o tema Momento amamentar é..., conduzido pela professora do curso de Nutrição, Fabiana Assmann Poll, e pela nutricionista da Escola Educar-se, Sâmira Bublitz. A capacitação, realizada no dia 7 de agosto, na sala 3536, bloco 35 da Instituição, instigou a reflexão coletiva da representação do amamentar nos dias de hoje. Também foram abordados o envolvimento da comunidade, da família e do(a) companheiro(a) da mulher que amamenta ou quer amamentar; fundamental para a continuidade da prática e para a saúde da mãe, e o conhecimento dos aspectos do leite materno e das técnicas corretas de amamentação, imprescindível para a mulher ter autonomia e persistência nesse processo e na relação positiva do binômio mãe-bebê, entre outros assuntos. Participaram do encontro funcionárias gestantes ou em período de amamentação e acadêmicas da Unisc.

Pró-Reitor de Planejamento e Desenvolvimento

Versão On-line: Bruno Franco e Luiza Rabuski

Institucional: Prof. Marcelino Hoppe

www.unisc.br

Pró-Reitor de Extensão e Relações Comunitárias:

Endereço: Av. Independência, 2293, bloco 3, sala 309.

Prof. Angelo Hoff

Santa Cruz do Sul/RS. CEP: 96.815-900. Telefone: (51) 3717-7466

Jornalistas responsáveis: Josemar Santos, reg. prof. 13.267

Onde encontrar: Aquarius Hotel Flat Residence,

Felipe de Queiroz Nopes, reg. prof. 12.320

Biblioteca Municipal, Escola Professor Luiz Dourado,

E-mail: imprensa@unisc.br

Escola Ernesto Alves de Oliveira, Escola Goiás, Escola Nossa Senhora do Rosário, Hospital Santa Cruz (HSC),

Projeto Gráfico e Capa: Agência da Casa

Agência FGTAS/Sine, Unisc - Capão da Canoa, Monte-

Editoração Eletrônica: Assessoria de Imprensa

negro, Venâncio Aires, Sobradinho e Santa Cruz do Sul (Centro de Convivência, Clínica de Fisioterapia, Clínica

Revisão

de Odontologia, Reitoria, Piscina, Biblioteca, GAJ, SIS,

Roque Neumann

Escola Educar-se, Central de Atendimento, DCE e blocos 1, 5, 8, 12, 16, 18, 35, 42, 51 e 53).

*Este material é produzido em papel reciclável.


Agosto 2019

3

Ensino

No dia 2 de julho, a turma do curso Superior de Tecnologia em Processos Gerenciais, por meio da disciplina ministrada pela professora Andréa Konzen, apresentou um conjunto de soluções inovadoras para um desafio lançado pelo Hospital Santa Cruz (HSC), representado pelas funcionárias Eliane Cauduro e Fernanda Haas. A ideia surgiu a partir de uma visita que a turma fez à casa de saúde, com a finalidade de conhecer os processos autoTurma apresentou soluções inovadoras para o HSC matizados da Instituição. Na oportunidade, foi lançado o desafio para que os estudantes pudessem pensar em novos processos direcionados aos serviços que o HSC oferece e para que estes pudessem ter maior visibilidade na comunidade. Conforme a professora Andréa, os estudantes ficaram motivados e abraçaram a causa. Consequentemente, apresentaram ideias excelentes, superando as expectativas das representantes do HSC. Além disso, durante a visita já propuseram sugestões e uma delas já está em implantação. “Essas atividades trazem um grande ganho para os estudantes, pois eles têm a possibilidade de aplicar os conhecimentos adquiridos no decorrer das aulas em casos reais, revertendo um bem para a comunidade. Além do mais, suprir necessidades externas é um dos papéis da Universidade”, salientou.

Farmácia visita o Centro de Biotecnologia da Ufrgs Divulgação

Divulgação

CURSO DE TECNOLOGIA EM PROCESSOS GERENCIAIS NO HSC

No dia 20 de maio, os estudantes do curso de Farmácia, acompanhados pelas professoras Lia Possuelo e Jane Renner, fizeram uma visita técnica ao Centro de Biotecnologia (CeBiot) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs), em Porto Alegre, referência internacional na área. Na oportunidade, os acadêmicos assistiram a uma palestra do diretor do CeBiot, professor Giancarlo Pasquali, que apresentou a história e a estrutura do centro. Após, conheceram a estrutura laboratorial, equipamentos que são utilizados para prestação de serviços e todas as empresas incubadas na Incubadora do Cebiot. A visita era uma das atividades propostas na disciplina de Biotecnologia Farmacêutica.

Curso de Medicina vai ao Presídio Regional de Santa Cruz do Sul Divulgação

Comunicação Social promove exposição andante Corpo e Dimensão Divulgação

No dia 18 de junho, estudantes do curso de Medicina, acompanhados pela professora Lia Possuelo, fizeram uma visita técnica ao Presídio Regional de Santa Cruz do Sul (PRSCS). Pertencente à 8ª Delegacia Penitenciária Regional, o PRSCS conta atualmente com em torno de 390 presos, sendo 28 mulheres. Os acadêmicos visitaram as estruturas da casa prisional, acompanhados pelo diretor do PRSCS, Gustavo Comoretto Barcelos. Também conheceram as galerias, refeitório, cozinha, alojamento feminino, oficinas de trabalho, unidade de saúde, a horta e o horto de plantas medicinais, que gera produção para a cozinha e o excedente é doado para instituições carentes. Os produtos do horto são colhidos anualmente e beneficiados na Unisc, vinculados à disciplina de Fitoterapia (Curso de Farmácia), e posteriormente doados em unidades de saúde durante atividades de educação em saúde sobre plantas medicinais. A visita era uma das atividades propostas na disciplina de Imunologia Clínica.

Divulgação

Curso de Arquitetura e Urbanismo faz visita técnica em Sinimbu Divulgação

No dia 10 de junho, o professor do curso de Grupo registrou o patrimônio cultural Arquitetura e Urbanismo, Axel Deeke, juntamenda imigração alemã te com a turma da disciplina de Técnicas Retrospectivas, promoveu uma viagem técnica para estudo dos registros do patrimônio cultural da região deixados por um imigrante alemão entre os séculos XIX e XX. A atividade ocorreu em Rio Pardinho e Sinimbu, onde foram apreciados os conjuntos edificados e suas antigas técnicas construtivas, como enxaimel, galpões de tábuas e alvenaria de olaria. No conjunto arquitetônico Germano Wink, na localidade de Linha Rio Grande, a visita foi acompanhada pelo professor Ronaldo Wink, quando foi testemunhada a casa comercial em enxaimel com seus móveis originais, o grande depósito de secagem do fumo de galpão, assim como a edificação da graxeira da comunidade, onde eram produzidos a banha de porco e o torresmo. A visitação se encerrou com passagem pelo centro de Sinimbu, com visita à Igreja Neogótica Nossa Senhora da Glória, de 1927, obra arquitetônica do arquiteto Alemão Simon Gramlich, também autor do projeto da Catedral São João Batista, de Santa Cruz do Sul.

Exposição andante, já ouviu falar? É o que 25 alunos do curso de Comunicação Social da Unisc realizaram no dia 28 de junho, quando percorreram diferentes espaços da Universidade, levando consigo fotografia, áudio e vídeo. Quem se deparou com a exposição andante foi convidado a ver (e ouvir) o que os alunos criaram individual e coletivamente. O desafio inicial, proposto pelo professor da disciplina Oficina de Criatividade, foi o de observar fotos produzidas por viajantes em diferentes pontos turísticos ao redor do mundo. Uma das pesquisas realizadas no site de buscas Google foi com o termo Fotos de turistas na Torre de Pisa. Assim, os alunos puderam observar imagens de pessoas simulando segurar a Torre para evitar uma suposta queda iminente, ou então transformando a construção histórica em um “delicioso sorvete”. Em seguida, o desafio foi produzir fotos em que os alunos deveriam interagir com diferentes espaços do campus Santa Cruz do Sul da Unisc. O exercício foi além e a produção de áudio e vídeo acabou reconfigurando a perspectiva inicial, resultando na exposição andante Corpo Dimensão. A performance contou também com a interpretação de um poema, acompanhado de uma trilha original.


Agosto

360º

2019

Comung e Assembleia Legislativa tratam sobre o Ensino Superior no RS Divulgação

Com o objetivo de estreitar o diálogo com os deputados da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, o Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas (Comung) realizou, no dia 10 de julho, um café da manhã, no Salão Júlio de Castilhos, reunindo cerca de 20 parlamentares. A meta inicial foi apresentar o grupo e, ao mesmo tempo, sinalizar as expectativas visualizadas para o futuro. Responsável pela abertura do ato, a presidente do Comung e reitora da Unisc, Carmen Lúcia de Lima Helfer, destacou a recente criação, pela Assembleia, de duas Frentes Parlamentares: uma destinada ao apoio das instituições comunitárias e outra à inovação no ensino, por meio da tecnologia e, na sequência, frisou que o Rio Grande do Sul já consolidou, ao longo dos últimos anos, uma modalidade alternativa de Ensino Superior através das instituições comunitárias. “São instituições que mantêm vínculos com suas comunidades e que não visam ao lucro, pois investem seus recursos para aperfeiçoar o ensino e contribuir com suas regiões”, frisou. Desse modo, ressaltou que o grupo formado no Estado já representa o maior sistema de Educação Superior do Rio Grande do Sul. Destacou, ainda, que parte da colaboração viabilizada representou, até 2017, na formação de mais de 700 mil professores para atuação no Estado, por meio do programa ForProf. Mesmo diante do cenário exposto, ela relatou que Santa Catarina, há alguns anos, por meio de uma emenda na Constituição Estadual, determinou a criação de bolsas para o público carente. “Queremos deixar uma sementinha de ampliarmos o acesso ao Ensino Superior, a exemplo do que Santa Catarina fez”, disse ao exaltar que se tratava de uma sugestão para o futuro. “Acreditamos que fortalecer as ICES fortalecerá o Rio Grande do Sul”, argumentou. A reitora da Urcamp e segunda vice-presidente do Comung, Lia Maria Herzer Quintana, salientou que a união do Comung e da Assembleia, somando forças, resultará no desenvolvimento do Rio Grande do Sul. “Chega de falar que o RS está estagnado. É voz corrente no mundo que o desenvolvimento se dá através do formato de incubadoras, startups. E nós temos o ecossistema e o ambiente favoráveis. Se juntar poder público, o Legislativo, o Executivo e a sociedade civil como um todo, temos o ambiente correto para o desenvolvimento”, atestou.

Divulgação

Curso de Serviço Social na empresa JTI

Em um momento de aprendizado e conhecimento, o curso de Serviço Social realizou, no dia 1º de julho, uma visita de campo à JTI processadora. A atividade fez parte da disciplina de Processos de Trabalho em Empresas e contou com a presença de acadêmicos e da professora da disciplina de Fundamentos Históricos e Teórico-Metodológicos do Serviço Social I. O conhecimento dos processos de trabalho internos da empresa permitiu aos acadêmicos visualizar e realizar argumentações críticas atreladas aos aportes aprofundados nas disciplinas do curso. A atividade coincidiu com a última aula das disciplinas do semestre.

Viação União Santa Cruz lança Carteirinha de Estudante A Viação União Santa Cruz está oferecendo um novo benefício para os seus passageiros. Trata-se da Carteirinha de Estudante, que pode ser solicitada pelo site santacruzbus.com.br, visando beneficiar os passageiros que utilizam o transporte da empresa para se deslocar até a sua instituição de ensino. O documento é válido pelo ano vigente, tendo que ser atualizado a todo início de ano letivo. Para solicitar, o estudante precisa disponibilizar para a empresa o comprovante de matrícula e os demais documentos pessoais. O custo é de R$ 10 e o prazo para confecção é de 10 dias. Mais informações podem ser obtidas pelo fone (51) 3719-9200 ou pelo e-mail atendimento@santacruzbus.com.br.

Integrantes do PPGTA participam de simpósio Divulgação

4

PPGTA promove ação alusiva ao Dia do Cooperativismo

Divulgação

O Programa de Pós-Graduação em Tecnologia Ambiental (PPGTA) - Mestrado e Doutorado promoveu uma ação alusiva ao Dia do Cooperativismo. O encontro ocorreu em 6 de julho, na Praça da Matriz, em Rio Pardo, por meio do projeto de pesquisa Práticas de P+L e a utilização da ferramenta ACV para as organizações, coordenado pelo professor Jorge André Ribas Moraes e integrado por outros docentes e discentes do PPGTA. O evento consistiu em uma atividade de integração entre as cooperativas Coparroz, Sicredi, Cocamarp, Cotriba e Unimed.

Professores e alunos do Programa de Pós-Graduação em Tecnologia Ambiental (PPGTA) – Mestrado e Doutorado, da Unisc, participaram do 4º Simpósio Brasileiro sobre Wetlands Construídos, realizado entre os dias 31 de julho e 2 de agosto, na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), em Belo Horizonte (MG). Durante o evento, os integrantes do PPGTA apresentaram trabalhos.


Agosto 2019

5

Geral

CURSO ESCOLA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA UNISC Josemar Santos Josemar Santos

Foi realizado nos dias 19 e 20 de julho, na Unisc, a edição de inverno 2019 do curso Escola de formação de professores - Provocações da educação básica: temas, metodologias e inovações. As atividades foram dirigidas a alunos dos cursos de licenciatura e a professores da educação básica, com carga horária de 20 horas, sendo 16 horas presenciais e 4 horas a distância. De acordo com a coordenadora do curso, professora Susana Speroni, a proposta foi debater as mudanças na sociedade que requer novas formas de aprendizado. Além do mais, disse que a escola, como espaço constituído para esses alunos, necessita incorporar formatos que resultem em indivíduos e relações engajados na construção do conhecimento, da ética e da cidadania. “Portanto, a nossa intenção é destacar as interações e o trabalho cooperativo e colaborativo tanto com os professores da educação da básica, como com os docentes da Universidade”, ressaltou. O painel de abertura ocorreu na sala 307, bloco 3, e teve como tema Provocações da educação básica: temas, metodologias e inovações, ministrado pelos professores Rudimar Serpa de Abreu e Liane Mählmann Kipper, tendo como debatedor Felipe Gustsack. Também foram realizados os seguintes minicursos: Educação e preconceito: como tratar de racismo e branquitude na escola?, com os professores Camila Francisca da Rosa, Marisa Bueno, Mateus Skolaude e Mozart Linhares da Silva; Biografia: um tema significativo para a alfabetização, com os professores Carla Lavínia Pacheco da Rosa e Douglas Miguel Walter; e Traçar, rabiscar e desenhar: experiência lúdica de linguagem na educação infantil e nos anos iniciais, com as professoras Sandra Richter, Márcia Murillo e Simone Berle. Mais informações sobre o curso podem ser obtidas em https://www.unisc.br/pt/cursos/todos-os-cursos/ extensao/educacao/escola-de-inverno.

Engenharia Ambiental: estudo de novas tecnologias em cooperação com Portugal Divulgação Uma etapa importante para qualificar o estudo de métodos e processos para tratamento de resíduos com Pirólise e Pirólise Catalítica ocorreu na Unisc, com o desenvolvimento do trabalho de intercâmbio da acadêmica de Engenharia Ambiental, Tailane Hauschild. A pesquisa Desenvolvimento de um sistema de bancada para conversão termoquímica por pirólise: análise da influência da temperatura na produção de biochar foi apresentada a uma banca de avaliadores, Tailane Hauschild, Diosnel Rodriguez Lopez, Adriane composta pelos professores DiosLawisch Rodriguez e Ênio Machado nel Rodriguez Lopez (orientador), Ênio Machado (avaliador) e Adriane Lawisch Rodriguez (avaliadora), com a participação, por videoconferência, do professor coorientador da Universidade de Aveiro (Portugal), Luís Tarelho. A produção de biochar surge como uma solução ao gerenciamento dos resíduos agrícolas, florestais e dos lodos provenientes dos tratamentos de efluentes urbanos e industriais. A pesquisa objetivou a construção de um sistema de conversão termoquímica à escala de bancada na Unisc, tendo como base o conhecimento adquirido no Laboratório de Processos Termoquímicos do Departamento de Ambiente e Ordenamento (DAO), durante o intercâmbio realizado pela acadêmica na Universidade de Aveiro (UA).

Eventos na Universidade com incentivo de órgãos de fomento Docentes da Universidade de Santa de Santa Cruz do Sul (Unisc), no primeiro semestre de 2019, executaram eventos institucionais incentivados parcialmente com recursos externos advindos de órgãos de fomento. Os projetos para auxílio na organização de eventos são submetidos pelos docentes da Universidade que recebem em seu nome os recursos para aplicação nos eventos de Cursos e de Programas aos quais são vinculados. Os eventos na Universidade contemplados foram três, sendo um de abrangência nacional e dois de abrangência internacional, incentivados por Fapergs, CNPq e Capes: - IV Seminário do Observatório do Desenvolvimento Regional – ObservaDR, submetido pelo prof. Dr. Rogério Leandro Lima da Silveira, do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional (PPGDR), ao Edital Fapergs nº 2/2018 - Auxílio para Organização de Eventos (AOE), no valor R$ 10.000,00; - XVI Seminário Internacional Demandas Sociais e Políticas Públicas na Sociedade Contemporânea e XII Mostra Internacional de Trabalhos Científicos, submetido pela profª. Drª. Mônia Clarissa Hennig Leal, do Programa de Pós-Graduação em Direito (PPGD), à Chamada MCTIC/CNPq/FINEP n.º 06/2018 – Auxílio à Promoção de Eventos Científicos, Tecnológicos e/ou de Inovação (ARC), no valor de R$ 10.000,00; - XVI Seminário Internacional Demandas Sociais e Políticas Públicas na Sociedade Contemporânea e XII Mostra Internacional de Trabalhos Científicos, submetido pela profª. Drª. Mônia Clarissa Hennig Leal, do Programa de Pós-Graduação em Direito (PPGD), à Chamada Pública de Propostas de Eventos Científicos no âmbito do Programa de Apoio a Eventos no País (PAEP) n.º 29/2018, no valor de R$ 33.350,00; - XVI Seminário Internacional Demandas Sociais e Políticas Públicas na Sociedade Contemporânea e XII Mostra Internacional de Trabalhos Científicos, submetido pela profª. Drª. Mônia Clarissa Hennig Leal, do Programa de Pós-Graduação em Direito – PPGD, ao Edital Fapergs n.º 2/2018 – Auxílio para Organização de Eventos (AOE), no valor R$ 12.000,00. O valor total de recursos recebidos para esses projetos de extensão foi de R$ 65.350,00, tendo sido utilizados para pagamento de diárias nacionais, aquisição de passagens nacionais e internacionais, para contratação de serviço de terceiros, dentre outras despesas permitidas pelos órgãos de fomento. A Universidade agradece e parabeniza os docentes contemplados com recurso externo para a realização de eventos institucionais, assim como agradece a todos os docentes que submetem propostas a editais e chamadas. Para avaliar os editais que estão com prazo de submissão abertos, acesse www.unisc.br/pt/home/estrutura-administrativa/ setores/escritorio-de-projetos, aba Editais Publicados. O Escritório de Projetos está de portas abertas para auxiliar no encaminhamento, no acompanhamento e na prestação de contas dos projetos dos docentes e dos setores da Instituição.

*Michele Braun, Gestora do PMT/VRP e coordenadora do Escritório de Projetos.


6

Agosto

Geral

2019

Unisc recebe representante da Inagro Comércio de Insumos Agrícolas

MESTRANDA DO PPGPS REALIZA ESTÁGIO DOCENTE NO CURSO DE FISIOTERAPIA

Felipe Nopes

Divulgação

Esq. para dir.: Michele Braun, Rosane Weiss, Joana Zanon, Angelo Hoff e Luiz Augusto Campis A Unisc recebeu, no dia 13 de junho, na sala 2535, no prédio da Reitoria, a representante da Inagro Comércio de Insumos Agrícolas de Santa Cruz do Sul, Joana Silvestrin Zanon. O encontro foi idealizado pela Universidade e teve como objetivo agradecer à empresa o apoio ao Projeto Circuito Orquestra da Unisc 2019, aprovado pela Lei Rouanet, para apresentações na região. A recepção foi feita pelo pró-reitor de Extensão e Relações Comunitárias, Angelo Hoff; pelo coordenador e pela assistente administrativa do Núcleo de Arte e Cultura, Luiz Augusto Costa a Campis e Julie Eick; pela coordenadora e pela gestora de projetos do Escritório de Projetos da Unisc, Michele Braun e Rosane Weiss, respectivamente. Durante o encontro simbólico, os representantes da Universidade reforçaram o agradecimento à Inagro pelo patrocínio destinado à realização do Projeto Circuito Orquestra da Unisc 2019 e apresentaram o cronograma dos concertos previstos ao longo do ano. Com o recurso, a Orquestra de Câmara da Unisc realizará apresentações em Santa Cruz do Sul e na região, oportunizando à população, de forma gratuita, o acesso à cultura.

Alunos da disciplina de Fisioterapia Pneumofuncional I com a professora Dulciane Paiva, a mestranda Lilian Abentroth e a bolsista Eliziana Lopes

Primeiro Lions Universitário é fundado em Venâncio Aires Divulgação

A mestranda do Programa de Pós-Graduação em Promoção da Saúde (PPGPS) – Mestrado e Doutorado, Lilian Regina Lengler Abentroth, realizou, sob orientação da professora do PPGPS e do curso de Fisioterapia, Dulciane Nunes Paiva, estágio docente na disciplina de Fisioterapia Pneumofuncional I. A referida disciplina teve duração de um semestre e foi finalizada no dia 2 de julho. Durante as aulas, foram abordados aspectos fisiopatológicos pulmonares, a fim de propiciar aos acadêmicos o embasamento teórico sobre as doenças pulmonares, necessário à aplicação dos recursos fisioterapêuticos, bem como para desenvolver no aluno o interesse pelos trabalhos científicos e sua importância para a área da Fisiopatologia Pulmonar e da Fisioterapia Respiratória. Todo o conteúdo se manteve alinhado e contribuiu para o aperfeiçoamento docente da mestranda, que desenvolve sua dissertação com o tema Associação entre o Teste de Velocidade da Marcha de Seis Metros e a qualidade de vida de pacientes submetidos à revascularização miocárdica e troca valvar. Lilian contribuiu de modo relevante no aperfeiçoamento das aulas, com atualização de exames de imagem e de diretrizes nacionais e internacionais na área pneumológica, além de ter trazido, para a sala de aula, a sua experiência clínica obtida no Programa de Residência em Fisioterapia, com especialidade em Fisioterapia em Terapia Intensiva Adulto, Pediátrica, Neonatal e Emergência, na Universidade do Oeste do Paraná (Unioeste), obtendo excelente avaliação dos acadêmicos envolvidos. As atividades docentes, coordenadas pela professora Dulciane, também contaram com o auxílio da bolsista do Programa de Bolsas de Estudo para Atividades de Ensino (Probae), Eliziana Eichelberger Lopes, que ajudou na dinamização dos trabalhos. O estágio em docência é direcionado para estudantes de pósgraduação stricto sensu (mestrado e doutorado), no qual o pós-graduando participa das atividades de ensino na Instituição, sob a supervisão do seu orientador. Tem como objetivo auxiliar o professor na atualização, na elaboração e na apresentação das aulas; na preparação de material didático-pedagógico; e no desenvolvimento das atividades administrativas da disciplina ao longo do semestre. Lilian relata que o estágio foi de extrema importância para a sua formação, pois possibilitou a vivência acadêmica e a interação com os alunos, bem como a elaboração de aulas e de materiais que a auxiliaram na construção do conhecimento e na aprendizagem de novos conteúdos. Para ela, foi uma experiência enriquecedora e gratificante.

A Unisc Capão da Canoa participou da 1ª Semana de Mostras de Trabalhos dos Cursos Técnicos e Integrados, no Instituto Estadual Riachuelo. Na noite de 11 de julho, o evento recebeu em torno de 200 alunos do Ensino Médio e dos cursos técnicos. Já na manhã do dia seguinte, 12, cerca de 300 estudantes do Ensino Médio estiveram presentes. Integrantes da Universidade realizaram a divulgação dos cursos e entregaram brindes aos participantes.

Divulgação

Unisc Capão da Canoa participa de evento no Instituto Riachuelo A noite do dia 21 de junho marcou a história da Unisc Venâncio Aires. Em cerimônia com a participação de vários companheiros Leões, estudantes e familiares, foi fundado o primeiro Lions Clube Universitário do Distrito LD-2 e o segundo do estado do Rio Grande do Sul. O evento, que contou com a presença da governadora do Lions, Antoniete Frólio; do vice-reitor da Unisc, Rafael Frederico Henn; da coordenadora da Unisc Venâncio Aires, Andréia Haas; e de companheiros do Lions de diversos municípios, foi marcada pela posse de cerca de 30 membros, bem como da primeira diretoria do Lions, formada pelos acadêmicos Cassiano Ferreira Colares (presidente), Larissa Carolina dos Santos Kist (secretária) e Renata Dreissig (tesoureira).


Agosto 2019

7

Fora de sede

Divulgação

Unisc Venâncio repassa donativos à Ong Paresp

Divulgação

UNISC MONTENEGRO LANÇA PROJETO VOLTADO ÀS MULHERES VÍTIMAS DE VIOLÊNCIA Sob a coordenação da professora Caroline Ritt, a Unisc Montenegro lançou, no dia 1º de julho, no município, o projeto de extensão Enfrentamento da violência doméstica e familiar: direitos e garantias legais da mulher agredida, no qual alunas/ bolsistas do curso de Direito atuarão junto à Delegacia Especializada em Atendimento à Mulher (Deam), prestando esclarecimentos e acompanhamento às mulheres vítimas de violência. Cerimônia de lançamento ocorreu no dia 1º de julho Estiveram presentes na cerimônia a delegada Cleusa Spinato; a juíza Deise Lange; a promotora de Justiça, Daniela Tobaldini; o prefeito Carlos Eduardo Müller; vereadores; conselheiros tutelares e municipais; e representantes da Brigada Militar. Pela Unisc, participaram o pró-reitor de Extensão e Relações Comunitárias, Angelo Hoff; a chefe do Departamento de Direito, Caroline Müller Bitencourt; a coordenadora do curso de Direito da Unisc Montenegro, Karina Meneghetti Brendler; a coordenadora da Unisc Montenegro, Caroline Kothe; a coordenadora do projeto, Caroline Ritt; e as estudantes Tatiane Goulart e Flávia Estevez.

Divulgação

A Unisc Venâncio Aires repassou à Ong Parceiros da Esperança (Paresp) 347 peças de agasalhos e calçados arrecadados pelos alunos, funcionários e integrantes do Lions Universitário, durante a campanha Guarda-roupa Solidário, e 18 quilos de alimentos angariados no final da disciplina de Gestão de Pessoas. A entrega dos donativos ocorreu no dia 5 de julho e foi feita pela coordenadora administrativa da Unisc Venâncio Aires, Andréia Haas, à coordenadora da Paresp, Sara Rosa. A Ong atende diariamente 115 crianças e adolescentes em turno oposto ao da escola.

Escola de Montenegro recebe docente da Unisc Divulgação

Professora da Unisc Capão da Canoa ministra palestra

Andréia Haas (E) e Sara da Rosa

No dia 25 de junho, a professora do curso de Direito da Unisc Capão da Canoa, Monique Pereira, ministrou uma palestra sobre o tema Os novos desafios do direito das famílias, na Casa de Cultura Érico Verissimo, no Centro do município. A atividade foi direcionada para os alunos do Ensino Médio e da Educação de Jovens e Adultos (EJA) da Escola Estadual Luiz Moschetti, de Capão da Canoa. Professor Luiz Gonzaga Adolfo durante a palestra

Alunos da Unisc Venâncio Aires arrecadam alimentos em festa de São João Divulgação

Divulgação

Os alunos da disciplina de Gestão de Pessoas, do curso de Administração da Unisc Venâncio Aires, ministrada pelo professor Nícolas Furlan, foram desafiados a realizar a organização de uma festa de São João e arrecadar alimentos para alguma instituição beneficente. Os donativos coletados foram entregues, no dia 26 de junho, para a coordenadora do campus, Andréia Haas, data em que ocorreu a festa de encerramento. Segundo ela, as doações foram repassadas ao Banco de Alimentos de Venâncio Aires.

O professor do Programa de Pós-Graduação em Direito (PPGD) – Mestrado e Doutorado, Luiz Gonzaga Silva Adolfo, ministrou uma palestra, no dia 26 de junho, na Escola São João Batista, em Montenegro. O tema abordado foi Proteção da própria imagem e da imagem alheia nas redes sociais. A atividade, realizada numa parceria entre o PPGD e o Programa Unisc-Escola, contou com a presença de 30 alunos do 1º e do 2º anos do Ensino Médio, além da acadêmica do 2º semestre do curso de Direito da Unisc Montenegro, Nara Cristina dos Santos.

Unisc Capão em Festa Julina A Unisc Capão da Canoa esteve presente na Festa Julina da Escola Estadual Luiz Moschetti, realizada no dia 12 de julho. Integrantes da Universidade promoveram a divulgação dos cursos e entregaram brindes aos participantes do evento.


8

Geral

Agosto

2019

Desirê Allram

UNISC É A 5ª UNIVERSIDADE PARTICULAR COM MENOR ÍNDICE DE ABANDONO NO BRASIL A Unisc ocupa a 5ª posição no ranking das 25 universidades particulares brasileiras com o menor índice de abandono, com 15,36%. A instituição santa-cruzense aparece atrás da Universidade Presbiteriana Mackenzie (9,09%) e da Universidade de Ribeirão Preto (Unaerp/11,25%), ambas de São Paulo; do Centro Universitário de Anápolis (UniEvangélica/12,39%), de Goiás; e da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas/12,46%). Do Rio Grande do Sul, além da Unisc, apenas outras duas instituições figuram na lista: a Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI), na 11ª posição, com índice de 16,79%, e a Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (Unijuí), que ocupa a 12ª posição, com taxa de evasão de 16,89%. Os números foram levantados pela Quero Bolsa, plataforma de inclusão de estudantes ao ensino superior, utilizando a base de dados Taxa de evasão da Universidade de Santa Cruz do Sul é de 15,36% do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), divulgados em outubro de 2018 e referentes ao ano de 2017. O índice das 25 universidades particulares com a menor taxa de abandono está abaixo da média, que é de 24,58%. Esse número nacional representa, aproximadamente, que a cada quatro estudantes que ingressam no ensino superior no Brasil, um não conclui a faculdade (ou 25 a cada 100 alunos). Método do estudo - Para essa análise, foram selecionadas as 100 universidades privadas com maior número de alunos com status de “cursando” na base do Inep; - Foi considerado abandono os estudantes com status de “matrícula trancada” e “desvinculado do curso”; - A taxa de abandono de cada instituição foi calculada da seguinte forma: taxa de abandono = (matrícula trancada + desvinculado do curso) / (matrícula trancada + desvinculado do curso + cursando + transferido para outro curso da mesma instituição + formado + falecido).

Cipa promove ação de combate à dengue Com o objetivo de informar e de conscientizar os técnicos administrativos e os professores, membros da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa) da Unisc realizaram, no dia 5 de julho, uma ação de combate ao mosquito da dengue (Aedes aegypti). Das 11h30 às 12h e das 13h30 às 14h, materiais informativos, fornecidos pela Secretaria de Saúde de Santa Cruz do Sul, foram distribuídos aos funcionários em todos os relógios de ponto da Universidade. Os folhetos contêm informações sobre as doenças causadas pelo mosquito Aedes aegypti, sintomas, tratamento e formas de prevenção, entre outras.

Serviço de Reabilitação Física Unisc completa 10 anos

Felipe Nopes

Rosane Schlemmer

Unisc Sobradinho entrega doações da campanha Guarda-roupa Solidário No dia 15 de julho, a Unisc Sobradinho realizou a entrega dos donativos arrecadados na campanha Guardaroupa Solidário deste ano, promovida pela Universidade de Santa Cruz do Sul. A entidade beneficiada foi a Secretaria Municipal de Assistência Social, de Sobradinho, que recebeu um total de 200 peças, entre roupas e calçados. Segundo a secretária de Assistência Social, Saionara Soder, as doações vieram em boa hora, pois há várias famílias do Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família e do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, que atende crianças e adolescentes, precisando de donativos devido às baixas temperaturas registradas no Estado. Na foto (esq. para dir.): coordenadora do CRAS Nascer do Sol, Patrícia Kegler; secretária de Assistência Social, Saionara Soder; coordenadora administrativa da Unisc Sobradinho, Jocelaine Maieron; e auxiliar administrativa da Biblioteca, Alaísa Jacob Alves.

O Serviço de Reabilitação Física Unisc (SRfis) completa, em agosto, 10 anos de atividades. Para marcar a data, no dia 23 de agosto, das 8 às 18 horas, na sala 101, socializará com a comunidade as experiências realizadas no âmbito da pesquisa e da extensão, dentro da proposta pessoa com deficiência, acessibilidade e inclusão. A ação ocorre em parceira com o evento Viva a Diferença: II Semana de Inclusão e Acessibilidade da Unisc e IV Encontro de Estudantes com Necessidades Educacionais (NEE).


Agosto 2019

Geral

9

EVENTO INTERNACIONAL CELEBRA OS 15 ANOS DO PPGL Palavra puxa Palavra é o tema do encontro que ocorre de 26 a 30 de agosto na Unisc A Unisc, por meio do Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL) - Mestrado e Doutorado e dos Departamentos de Letras e de Comunicação Social, promove o 9º Colóquio Internacional Leitura e Cognição, o 3º Simpósio Internacional de Leitura, Literatura e Mídia e a 20ª Semana Acadêmica de Letras, com o tema Palavra puxa Palavra. A programação ocorrerá nas dependências da Unisc, em Santa Cruz do Sul, de 26 a 30 de agosto, dirigida a pesquisadores e estudantes de graduação e de pós-graduação, e professores da Educação Básica, com atividades alusivas aos 15 anos do PPGL. O objetivo geral dos eventos é contribuir para a reflexão conjunta e a articulação entre pesquisadores da área de Letras - Linguística e Literatura - e de suas interfaces, buscando mapear percursos traçados nas últimas décadas, assim como projetar novos caminhos para que a área continue contribuindo para o desenvolvimento educacional, científico e artístico. Inscrições e demais informações podem ser obtidas pelo site https://www.unisc.br/site/coloquio2019/index.html. Sobre os eventos O Colóquio Leitura e Cognição teve sua 1ª edição em 2003, quando um grupo de professores da Universidade de Santa Cruz do Sul trabalhava no projeto de criação do Mestrado em Letras, com área de concentração em Leitura e Cognição. O Colóquio vem sendo promovido desde então, a cada dois anos, e, em 2019, chega à sua 9ª edição, no mesmo ano em que o Programa de Pós-Graduação em Letras completa 15 anos da aprovação junto à Capes, assumindo, também, a dimensão internacional na sua denominação. O Simpósio Internacional de Leitura, Literatura e Mídia é promovido pelo Grupo de Estudos sobre Narrativas Literárias e Midiáticas (Genalim), ligado ao PPGL/Unisc. Sua 1ª edição ocorreu em 2015, com o objetivo de agregar áreas do conhecimento que historicamente dialogam com a literatura, caso da Comunicação, Filosofia e Educação. A Semana Acadêmica do Curso de Letras chega à sua 20ª edição, reafirmando seu compromisso com a formação qualificada de profissionais que se ocupem do mundo da linguagem, ensino de línguas e literaturas.

Programação *A programação poderá sofrer alterações. Confira no site: https://www.unisc.br/site/coloquio2019/pages/programacao.html 26/08 - Segunda-feira 14h - Oficina La escritura de invención en la escuela, com o Prof. Dr. Gustavo Bombini. Local: sala 1002, bloco 10. Inscrições via e-mail: coloquio2019@unisc.br. Vagas limitadas. 18h - Credenciamento. Local: Anfiteatro do bloco 18 19h15 - Abertura oficial do evento. Local: Anfiteatro do bloco 18 19h30 - Mesa de debate: Leitura e cognição. Título: Alfabetização, percepção de fala e memória verbal, com a Profª Dra. Régine Kolinsky (Universidade Livre de Bruxelas - ULB). Título: Integrating research into educational practices: a focus on early childhood, com a Profª Dra. Laura Justice (Ohio State University - OSU). Debatedora: Profa. Dra. Rosângela Gabriel (Unisc). Local: Anfiteatro do bloco 18 27/08 - Terça-feira 10h às 12h - Mesa redonda - 15 anos do PPGL Unisc: lendo o passado e escrevendo o futuro - Prof. Dr. Norberto Perkoski, Profª Dra. Rosângela Gabriel (Unisc), Profª Dra. Eunice Terezinha Piazza Gai (Unisc) e Profª Dra. Rosane Cardoso (Unisc). Local: Anfiteatro do bloco 18 13h30 às 15h - Painel Temático: Ampliando a noção de adaptação: teoria, prática e ensino - Profª Dra. Camila Figueiredo (UFMG), Profª Dra. Miriam Vieira (UFSJ) e Profª Dra. Ana Cláudia Munari Domingos (Unisc). Local: sala 101, bloco 1 15h30 às 17h30 - Simpósios Temáticos (ST). Local: blocos 10 e 18 ST01 - Avanços das metodologias de pesquisa em leitura e cognição; ST02 – Competências de leitura e domínio de linguagens no Ensino Médio: propostas de ensino e reflexões sobre seus paradigmas; ST03 – Desenvolvimento da proficiência leitora; ST05 – Leitura, oralidade e escrita no domínio da língua: resultados práticos a partir de diferentes bases teóricas ST06 - Léxico e leitura; ST08 - Língua, enunciação, semântica e discurso; ST10 – Escrita, leitura e leituras: mídia em questão; ST11 - Intermidialidade e narrativa: diferentes qualidades, modalidades e modos para diferentes estratégias de contar histórias; ST12 – Narrativa ficcional, empatia e julgamento moral; ST13 – Literatura infantil e juvenil contemporânea: a formação do leitor no centro do debate; ST14 - Literatura e sociedade: do direito às repercussões; ST15 – Minorias sociais: representação, linguagens e educação; ST17 - Subversões do sexismo e da heteronormatividade na literatura e na cultura; ST18 – Narrativas midiáticas contemporâneas: novas fórmulas para antigas e novas telas; ST20 - Pesquisas psicolinguísticas em leitura. 18h - Lançamento de Livros. Local: Adunisc 19h30 - Mesa de debate: Leitura e formação docente Título: La lectura y la escritura de literatura en la formación inicial y continua de los docentes, com o Prof. Dr. Gustavo Bombini (Universidade de Buenos Aires - UBA) Título: Signo verbal/signo audiovisual. Preferencia y tensión en la lectura adolescente, com o Prof. Dr. Daniel Nahum (Instituto Artigas - Montevidéu) Debatedora: Profa. Dra. Rosane Maria Cardoso (Unisc). Local: Anfiteatro do bloco 18 28/08 - Quarta-feira 10h às 12h - Mesa redonda: Leitura, Discurso e Ensino Prof. Dr. Adail Sobral (Universidade Federal do Rio Grande - FURG) e Profª Dra. Elaine Nogueira da Silva (Universidade Federal do Rio Grande - FURG). Debatedora: Profª Dra. Cristiane Dall’ Cortivo Lebler. Local: Anfiteatro do bloco 18 13h30 às 15h - Simpósios Temáticos (ST). Local: blocos 10 e 18 ST14 – Literatura e sociedade: do direito às repercussões; ST15 - Minorias sociais: representação, linguagens e educação; ST17 - Subversões do sexismo e da heteronormatividade na literatura e na cultura 15h30 às 17h30 - Simpósios Temáticos (ST). Local: blocos 10 e 18 ST01 – Avanços das metodologias de pesquisa em leitura e cognição; ST05 - Leitura, oralidade e escrita no domínio da língua: resultados práticos a partir de diferentes bases teóricas; ST06 – Leitura e escrita: práticas, projetos e pesquisas; ST07 – Léxico e leitura; ST08 – Língua, enunciação, semântica e discurso; ST09 – O gênero textual e o ensino de leitura em língua materna e estrangeira; ST10 - Escrita, leitura e leituras: mídia em questão; ST11 – Intermidialidade e narrativa: diferentes qualidades, modalidades e modos para diferentes estratégias de contar histórias; ST14 - Literatura e sociedade: do direito às repercussões; ST15 - Minorias sociais: representação, linguagens e educação; ST16 – Poéticas da voz e leitura; ST17 – Subversões do sexismo e da heteronormatividade na literatura e na cultura; ST18 - Narrativas midiáticas contemporâneas: novas fórmulas para antigas e novas telas; ST19 – Linguagem e cognição em L1 e L2 (Bilinguismo/Multilinguismo), no envelhecimento saudável e no processamento atípico; ST20 – Pesquisas psicolinguísticas em leitura. 19h30 - Conferência - Geografias inventadas: as multiterritorialidades e a palavra do outro - Prof. Dr. Fernando Resende (Universidade Federal Fluminense - UFF). Debatedor: Prof. Dr. Demétrio de Azeredo Soster (Unisc). Local: Anfiteatro do bloco 18 29/08 - Quinta-feira (programação da Semana Acadêmica de Letras). 19h30 - Encontros com a Poesia - Curso de Letras da Unisc. Local: Anfiteatro do bloco 18 30/08 - Sexta-feira (programação da Semana Acadêmica de Letras) 19h30 - Sem medo da Mono - Alunos do curso de Letras da Unisc. Debatedora: Profª Dra. Ângela Cogo Fronckowiak (Unisc). Local: Anfiteatro do bloco 18


10

Geral

Felipe Nopes

REITORA PARTICIPA DO LANÇAMENTO DO PROGRAMA JOVENS EMPREENDEDORES A Prefeitura de Santa Cruz do Sul, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SEE), e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) firmaram parceria para a implementação do Programa Jovens Empreendedores. O ato de lançamento ocorreu no dia 3 de julho, no Palacinho. Cerca de 100 alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental de quatro escolas da rede municiAto no Palacinho reuniu diversas autoridades pal – Cardeal Leme, Menino Deus, José Leopoldo Rauber e Frederico Assmann – passarão a estudar o pensamento empreendedor e a desenvolver projetos com assessoria e o suporte do Sebrae. A aplicação prática da proposta acontecerá através da metodologia Jovens Empreendedores Primeiros Passos (Jepp), a partir de dois eixos centrais: comportamento empreendedor e plano de negócios. As atividades serão desenvolvidas com base em quatro temas transversais: cultura da cooperação; cultura da inovação; ecossustentabilidade; e ética e cidadania. A realização ocorrerá durante o turno normal das aulas e também no turno oposto, em forma de oficinas. Segundo a gerente do Sebrae, Liane Klein, o programa está sendo implementado pela primeira vez em Santa Cruz do Sul, mas no Estado já existe há cinco anos. Para ela, a iniciativa é uma oportunidade diferenciada para os jovens. “A educação empreendedora vai muito além de abrir um negócio, é muito mais que o empreendedorismo de empresa e envolve muitas outras coisas. Ela abre uma janela para que o jovem passe a atuar de forma mais proativa dentro da comunidade”, explicou. A secretária municipal de Educação, Jaqueline Marques, disse que Santa Cruz do Sul dá um passo gigantesco ao firmar a parceria. “Queremos que, além do conceito de empreendedorismo, os alunos aprendam e encontrem soluções nas suas rotinas diárias”, salientou. O objetivo é que, aos poucos, o programa possa atender a todas as escolas da rede municipal. Em sua fala, a reitora da Unisc e presidente do Comitê Governança: desenvolvimento para o empreendedorismo, Carmem Lúcia de Lima Helfer, destacou que o futuro envolve uma visão empreendedora. “É uma cadeia de desenvolvimento do empreendedorismo, sendo necessário trabalhar habilidades e competências. Temos que olhar o futuro com muita esperança, e Santa Cruz tem essa característica de empreender”, comentou. Nos dias 5 e 6 de agosto, 17 professores indicados pela SEE estiveram envolvidos em uma capacitação com consultores do Sebrae. Eles serão os multiplicadores da metodologia Jepp dentro das escolas participantes do programa. As instituições receberão kits para a realização de dinâmicas. O ato no Palacinho também contou com a presença do prefeito Telmo Kirst; da pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação da Unisc, Andréia Valim; de diretores de escolas; e de demais autoridades e servidores da Prefeitura.

Guilherme do Nascimento

Unisc Sobradinho recebe membros da Academia Centro-Serra de Letras Os membros da Academia CentroSerra de Letras, Cesar Roberto Brixner (presidente), Hélio Scherer e Gerson Lisboa, visitaram, no dia 16 de julho, a Unisc Sobradinho. Na oportunidade, presentearam o campus com exemplares dos livros Vertentes 2 – Verso e prosa, Gente e História – Protagonistas do Centro-Serra e Bem ditos e mal ditos – Poemas e pensamentos, sendo o último de autoria de Hélio Scherer. As obras doadas foram para o acervo da Biblioteca da Instituição. No dia seguinte, 17 de julho, a Academia Centro-Serra de Letras completou 10 anos de existência e a Unisc Sobradinho parabenizou a entidade pelos esforços e pela dedicação de seus membros na busca pelo fortalecimento e pelo desenvolvimento da cultura regional. Na foto (esq. para dir.): Cesar Brixner, Alaísa Alves (aux. administrativa da Biblioteca da Unisc Sobradinho), Gerson Lisboa, Jocelaine Maieron (coordenadora administrativa da Unisc Sobradinho) e Hélio Scherer.

Agosto

2019

Unisc e Seduc/RS: Programa de Formação Continuada de Professores da Educação Básica Divulgação

Foi realizado no dia 17 de julho, na sede da Associação dos Docentes da Unisc (Adunisc), o evento de encerramento das atividades do Programa de Formação Continuada de Professores da Educação Básica: Metodologias Ativas, numa parceria entre Unisc e Secretaria de Educação do Governo do Estado do Rio Grande do Sul (Seduc-RS), que ofertou o curso de Metodologias Ativas no Ensino da Área de Linguagens. Estiveram presentes, na abertura, a chefe de Gabinete da Reitoria da Unisc, Carla Lavínia Pacheco da Rosa; o diretor do Departamento Pedagógico da Seduc-RS, José Adilson Santos Antunes; o coordenador regional da 6ª CRE, Luiz Ricardo de Pinho Moura; e o representante dos coordenadores do curso, Rudimar Serpa de Abreu. Entre as atividades desenvolvidas, ocorreu o lançamento do ebook Programa de Cooperação da Seduc/Unisc: as boas práticas docentes e a oficina intitulada Pense Diferente: conhecer a fundamentação e exercitar o pensamento lateral, no sentido de pensar “fora da caixa”, com a professora Giana Diesel Sebastiany. O público também agraciou a apresentação de alguns trabalhos finais do curso. No total, foram selecionados cinco relatos de experiências envolvendo alguma Metodologia Ativa. Os professores que apresentaram seus trabalhos são representantes da 3ª, da 6ª e da 24ª Coordenadorias Regionais de Educação.

Inscrições abertas para o 15º Seminário Nacional Demandas Sociais e Políticas Públicas Estão abertas as inscrições para o 15º Seminário Nacional Demandas Sociais e Políticas Públicas na Sociedade Contemporânea e 5ª Mostra Nacional de Trabalhos Científicos, promovido pelo Programa de PósGraduação em Direito (PPGD) – Mestrado e Doutorado, da Unisc. O evento ocorrerá nos dias 7 e 8 de novembro, nas dependências da Instituição, em Santa Cruz do Sul. Podem se inscrever para envio de trabalhos e para minicursos os alunos de graduação e de pós-graduação (stricto e lato sensu), professores, pesquisadores e profissionais de áreas afins. As inscrições para envio de trabalhos ocorrem até o dia 16 de setembro, pelo site https://www.unisc.br/site/seminario_nacional_ direito/index.html.


Agosto 2019

11

Geral

Desirê Allram

CERIMÔNIA MARCA O ENCERRAMENTO DO PROJETO ENGLISH FOR INCLUSION Felipe Nopes

Após 32 encontros, realizados de 11 de março a 3 de julho, na Unisc, num total de 64 horas/aula por turma, foi encerrado no dia 8 de julho, no Anfiteatro do bloco 18 da Universidade, o projeto English for Inclusion. A promoção foi da Pró-Reitoria de Extensão e Relações Comunitárias e da Assessoria para Assuntos Internacionais e Interinstitucionais (AAII) da Unisc, em parceria com a 6ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE) e o Consulado Geral dos Estados Unidos da América (EUA), em Porto Alegre. As aulas de inglês foram ministradas pela professora da Governors State University, de Chicago (EUA), Lorena Flores, e contaram com a participação de 60 alunos do Ensino Médio de 10 escolas de Santa Cruz do Sul. O projeto foi financiado pelo governo americano e teve como objetivo construir e consolidar as relações entre os Estados Unidos e o Brasil, através do ensino de inglês e da introdução de elementos da cultura americana a estudantes de escolas públicas locais, propondo melhorar o nível de língua inglesa dos participantes e contribuir para uma melhor compreensão cultural e global. Além dos encontros na Unisc, o projeto também promoveu a Ao final da solenidade, alunos participantes do projeto receberam certificados capacitação de 31 professores de inglês de 21 escolas (11 estaduais e 10 municipais); apresentações da cultura americana em 15 educandários da região, atingindo mais de 600 alunos; e atividades com docentes e estudantes do Programa de Pós-Graduação em Letras – Mestrado e Doutorado da Unisc, divididas em 11 encontros (Reading Group). Durante as aulas, os participantes receberam livros, camisetas, lanches, transporte e certificados, estes entregues na cerimônia de encerramento. De acordo com a coordenadora da AAII, Cristiana Mueller, 100% dos alunos afirmaram ter aprendido algo novo sobre a cultura americana. “Obrigada a vocês por fazerem parte desse projeto e por permitirem que façamos parte da vida de vocês”, agradeceu Cristiana. Para o coordenador da 6ª CRE, Luiz Ricardo Pinho de Moura, a iniciativa foi um sucesso. “Nós, da 6ª CRE, trouxemos o nosso reconhecimento e o nosso agradecimento à Unisc e ao Consulado. Foi uma relação de culturas e de pessoas diferentes. A Lorena proporcionou um aprendizado diferente do cotidiano escolar. Ficou o gosto de quero mais”, salientou. Representando no ato a reitora Carmen Lúcia de Lima Helfer, a chefe de Gabinete, Carla Lavínia Pacheco da Rosa, destacou que o projeto mostrou, mais uma vez, que a marca Unisc é da comunidade. “Sinto-me muito honrada em compartilhar esse momento com vocês. Tenho certeza de que levarão daqui ótimos aprendizados, boas lembranças e muitas amizades”, pontuou. A cerimônia também contou com a presença do cônsul para Diplomacia Pública do Consulado dos EUA em Porto Alegre, John Jacobs; docentes e técnicos administrativos da Unisc; professores das escolas participantes; e familiares dos alunos concluintes do projeto.

Unisc Capão da Canoa entrega donativos à Apae

No dia 19 de julho, encerrou-se mais uma edição da campanha de inverno Guardaroupa Solidário. Milhares de peças de roupas foram coletadas nos cinco campi da Unisc. Engajaram-se também a Escola Educar-se, o Centro de Educação Profissional da Unisc (Cepru) e o Diretório Central de Estudantes (DCE). Todos os donativos foram repassados a entidades comunitárias parceiras da Universidade, que, por sua vez, organizaram a redistribuição para pessoas e famílias em situação de vulnerabilidade social. Em Rio Pardo (doações do campus de Santa Cruz do Sul), a campanha beneficiou o Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Jardim Boa Vista e o Cras Central; em Sobradinho, a Pastoral da Aids da Igreja Nossa Senhora dos Navegantes; em Venâncio Aires, a Parceiros da Esperança; em Capão da Canoa, a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae); e em Montenegro, o Retiro Comunitário Reabilitação Ocupacional. Mais detalhes sobre a campanha podem ser obtidos junto ao Núcleo de Ação Comunitária (NAC), setor ligado a Pró-reitoria de Extensão e Relações Comunitárias (Proext) da Unisc, sala 510, bloco 5, telefone (51) 3717-7685, e-mail nac@unisc.br, no campus de Santa Cruz do Sul.

Divulgação

Divulgação

Encerra mais uma edição da campanha Guarda-roupa Solidário

A coordenadora administrativa da Unisc Capão da Canoa, Sandra Santos, realizou, no dia 26 de julho, a entrega dos agasalhos arrecadados durante a campanha institucional Guarda-roupa Solidário para a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) do município. As doações, feitas por alunos, professores e técnicos administrativos do campus, totalizaram 170 peças de roupas, três pares de sapatos, nove pares de meias e 10 gravatas. Sandra também entregou à entidade alguns itens de material escolar, como lápis, canetas, borrachas e cadernos da Unisc. A Apae de Capão da Canoa foi implantada em junho de 1987, com o objetivo de prestar atendimento especializado a pessoas com deficiência, sendo fruto da mobilização e da união de familiares de deficientes do município. O serviço é disponibilizado a jovens acima dos 18 anos, adultos e idosos que apresentam algum tipo de deficiência, podendo ser física, mental ou intelectual.


12

Agosto

Extensão

TEIA DE SABERES RECEBE A JORNALISTA LAURA MEDINA Felipe Nopes

Sobre a palestrante Laura Medina é jornalista, atriz, apresentadora de TV e especialista em saúde e bem-estar. Formada em jornalismo pela PUCRS, estudou artes cênicas na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs) e trabalhou na TVE como atriz, produtora, repórter e editora. Também atuou como atriz em séries de TV e no teatro. Na RBS TV, trabalhou nas editorias dos programas Ecologia, Jornal do Almoço, Patrola, entre outros, e comandou, durante 12 anos, o Vida e Saúde. Também é publisher no YouTube e no Facebook do canal que leva o mesmo nome (Mais Saudável com Laura Medina).

Pró-Saúde realiza atividades sobre intolerância alimentar Divulgação

Alunos bolsistas do projeto Pró-Saúde da Unisc promoveram atividades sobre intolerância alimentar nos dias 17, 18 e 19 de junho, nos postos de saúde dos bairros Arroio Grande, Avenida, Cohab, Faxinal e Margarida, de Santa Cruz do Sul, e no SIS, da Unisc. Os estudantes criaram um álbum seriado para explicar aos pacientes o que é a intolerância alimentar e quais são os seus sintomas, tendo a participação de cerca de 12 pessoas por atividade. O projeto Pró-Saúde, juntamente com a equipe do curso de Gastronomia, também desenvolveu, no dia 21 de junho, a oficina Pão sem Glúten.

Laura conversou com o pró-reitor de Extensão e Relações Comunitárias, Angelo Hoff

Pró-Saúde na Secretaria de Educação de Santa Cruz Divulgação

Com a presença da jornalista e apresentadora de TV Laura Medina, teve início no dia 8 de julho, no Anfiteatro do Bloco 18 da Unisc, a 5ª edição do Teia de Saberes, evento anual que envolve os alunos do projeto de extensão Universidade do Adulto Maior (Uniama) e das demais atividades vinculadas ao Programa Terceira Idade na Unisc. De forma muito animada, Laura conduziu a palestra Mais Saudável, mesmo nome do programa que apresenta aos sábados na Band RS. “É muito bom estar aqui com vocês, adquirindo e compartilhando conhecimento”, disse a palestrante, dirigindo-se ao público presente, composto em sua maioria pela terceira idade. “O mundo não para, está sempre girando, e um dia todos nós vamos envelhecer. Mas a forma como vamos envelhecer depende de cada um de nós”, ressaltou Laura, que entrevistou diversos convidados, entre eles o pró-reitor de Extensão e Relações Comunitárias da Unisc, Angelo Hoff. A programação do evento teve continuidade nos dias 10 e 12 de julho, nas dependências da Universidade, com oficinas, atividades culturais e palestra de encerramento sobre o tema Espiritualidade e Envelhecimento.

2019

No dia 13 de junho, bolsistas e professoras vinculados ao projeto de extensão do Programa de Reorientação da Formação Profissional em Saúde (Pró-Saúde) visitaram a secretária municipal de Educação, Jaqueline Marques. O objetivo foi apresentar o projeto e discutir propostas para inserção das ações de educação em saúde do projeto nas escolas do município.

3ª Reunião Ordinária do Comitê Pardo

Unisc presente no Rotary Day

Divulgação

Divulgação

A Unisc esteve presente no Rotary Day, evento realizado no dia 29 de junho, na Praça Getúlio Vargas, em Santa Cruz do Sul, numa promoção dos quatro clubes de Rotary International de Santa Cruz do Sul, da Casa da Amizade, do Rotaract e do Interact. A abertura contou com a apresentação da banda do 7º BIB. Em seguida, ocorreu a inauguração da Geladeira Cultural, que ficará em local público da cidade para retirada de livros. Ao longo do dia, representantes da Unisc prestaram informações à população, através dos cursos de Enfermagem (exames), Nutrição (exames), Educação Física (ginástica na praça) e Engenharia da Produção (exposição tecnológica).

Foi realizada no dia 16 de julho, na Unisc, a 3ª Reunião Ordinária do Comitê Pardo. Na oportunidade, foi apresentado por Clécio da Silva e Rafael de Fraga o Projeto Nascentes: a fonte da vida, que resultou no Programa Municipal de Proteção e Conservação de Nascentes de Herveiras, Lei 1247, de 25 de junho de 2019. A próxima reunião ordinária está prevista para 17 de setembro. A agenda pode ser acompanhada pelo site do Comitê Pardo, em www.comitepardo.com.br.


Agosto 2019

13

Pesquisa

DOUTORADO EM TECNOLOGIA AMBIENTAL TEM PRIMEIRA TESE DEFENDIDA

Professoras do PPGPS em evento da Fapergs Divulgação

Felipe Nopes

A aluna Janaína Wohlenberg defendeu a primeira tese do Doutorado em Tecnologia Ambiental da Unisc, intitulada Indicadores de sustentabilidade como ferramenta para tomada de decisão em cooperativas da agricultura familiar do Vale do Rio Pardo, RS, Brasil. A defesa ocorreu no dia 28 de junho, na sala 5328, bloco 53 do campus. A banca examinadora foi Alexandre, Rosana, Janaína, Michele, Lourdes e Elpídio composta pelos professores Michele Hoeltz (orientadora), Rosana de Cássia de Souza Schneider (coorientadora), Lourdes Teresinha Kist (Unisc), Elpídio Oscar Benitez Nara (Unisc), Alexandre André Feil (Univates) e Cláudio Sonaglio Albano (Unipampa), que participou por videoconferência. Segundo Janaína, desenvolver um estudo voltado à realidade de um ambiente pouco explorado, como é o caso das cooperativas agroindustriais da agricultura familiar, demanda muito comprometimento e responsabilidade. “Além da defesa em si, a principal responsabilidade é o retorno dos resultados aos parceiros da pesquisa. De um lado, as cooperativas e os agricultores, que são os sujeitos que podem se beneficiar dos dados levantados no estudo; e do outro lado, os pesquisadores que colaboraram conosco, visto que os frutos virão na publicação desses dados”, comentou a aluna. Para ela, o desafio pessoal foi grande e desencadeou várias novas demandas que precisam de soluções. “Só por esse fato já se tem um ganho científico relevante. Agradeço às cooperativas e aos agricultores a confiança e a receptividade; aos professores do Programa de Pós-Graduação em Tecnologia Ambiental (PPGTA), os ensinamentos; aos membros do Programa de Pós-Graduação em Sistemas e Processos Industriais (PPGSPI) da Unisc, a colaboração no tratamento dos dados; e, em especial, à minha orientadora, todo carinho e dedicação”, salientou Janaína.

Mestranda do PPGPS e acadêmicas de Fisioterapia participam de congresso Foi realizado, de 13 a 15 de junho, em Porto Alegre, o 9º Congresso Gaúcho de Pneumologia, 3º Congresso Gaúcho de Pneumologia Pediátrica, 4º Encontro de Fisioterapia em Pneumologia do RS e Encontro Anual de Cirurgia Torácica do RS. A mestranda do Programa de Pós-Graduação em Promoção da Saúde (PPGPS), Lilian Regina Lengler Márcia Schwantes Eliziana Lopes Abentroth, apresentou o resumo intitulado Ativação muscular inspiratória em pacientes com doença pulmonar obstrutiva crônica submetidos a treinamento muscular inspiratório, oriundo de pesquisa do egresso Diogo Fanfa Bordin, sob orientação da professora do PPGPS, Dulciane Paiva. Participaram também as acadêmicas do curso de Fisioterapia, Márcia Aline Schwantes, Eliziana Lilian Abentroth Joana Góes Eichelberger Lopes e Joana de Lima Góes. Márcia apresentou o trabalho Efeito da mobilização passiva sobre parâmetros cardiorrespiratórios de neonatos prematuros em Unidade de Terapia Intensiva, oriundo de pesquisa da atual residente do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde do Hospital Santa Cruz (PRMS-HSC), Marciele Hopp. Eliziana apresentou o trabalho intitulado A prematuridade afeta a função pulmonar de crianças hígidas em idade escolar?, proveniente da dissertação de mestrado do PPGPS, desenvolvida por Caroline Vione. Já Joana apresentou o trabalho Associação entre força muscular respiratória e força de preensão palmar em pacientes submetidos à cirurgia cardíaca, resultante da pesquisa dos egressos Ricardo Gass e Camila da Cunha Niedermeyer. Todos os trabalhos científicos apresentados pelas estudantes foram orientados pela professora Dulciane Paiva. O evento possibilitou a integração de pesquisadores da área da pneumologia, a atualização de saberes e a construção de novos conhecimentos, integrando as ações do PPGPS, do PRMS–HSC e da Unisc no cenário estadual das pesquisas desenvolvidas na área pneumológica.

Edna Linhares Garcia (E) e Lia Possuelo Nos dias 25 e 26 de abril, as professoras do Programa de PósGraduação em Promoção da Saúde da Unisc - Mestrado e Doutorado (PPGPS), Edna Linhares Garcia e Lia Possuelo, participaram do Seminário de Acompanhamento e Avaliação Parcial do Programa de Pesquisa para o SUS (PPSUS), promovido pela Fapergs. O evento ocorreu em paralelo ao 31º Congresso do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Rio Grande do Sul, em Bento Gonçalves. As professoras apresentaram os resultados parciais dos projetos Narrativas de adolescentes sobre drogas e os serviços de saúde mental CAPS e CAPSAD: interseções possíveis no contexto de Santa Cruz do Sul (Edna) e Análise da dinâmica de transmissão e das estratégias de controle da tuberculose no contexto prisional do Rio Grande do Sul (Lia), ambos financiados pelo PPSUS.

Pesquisa é apresentada por mestranda do PPGPS em congresso europeu Divulgação

Diene da Silva Schlickmann A mestranda do Programa de Pós-Graduação em Promoção da Saúde (PPGPS), Diene da Silva Schlickmann, participou do 24º Congresso Anual organizado pelo Colégio Europeu de Ciências do Desporto (ECSS), realizado de 3 a 6 de julho, no Centro de Congressos de Praga (República Checa). Na oportunidade, apresentou o trabalho intitulado Relação entre composição corporal e consumo de suplementos dietéticos entre praticantes de academia. Segundo a mestranda, os resultados apresentados no congresso foram de suma importância para discussões, pois há um grande interesse em identificar o perfil de praticantes de academia e sua relação com o consumo de suplementos desportivos em todo mundo, devido à crescente procura pela prática de exercícios físicos. “Participar de um congresso em nível internacional nos oportuniza expandir conhecimento, alavancar nossas pesquisas, além de criar conexões com professores, alunos e pesquisadores de diferentes países, gerando perspectivas para novos estudos”, ressaltou. O evento reuniu renomados especialistas representantes do meio acadêmico e pesquisadores, a fim de fornecer uma plataforma para troca de conhecimento, além de informações essenciais para pesquisas na área.


14

Agosto

Variedades

Divulgação

Cestinha se destaca no Campeonato Estadual Fotos: Divulgação

PROJETO CESTINHA É CAMPEÃO DO 23° ENCONTRO SUL-AMERICANO DE BASQUETE

2019

Equipe sub-13 foi campeã invicta

Atletas da equipe sub-13 e demais integrantes do Projeto Cestinha Equipe sub-14 foi a campeã da categoria A equipe da categoria sub-13 do Projeto Cestinha Sesi/Unisc sagrou-se campeã do 23° Encontro SulAmericano de Basquete, realizado de 14 a 19 de julho, na cidade de Novo Hamburgo (RS). O título foi conquistado após o time de Santa Cruz do Sul vencer o Mackenzie, o qual havia derrotado o Cestinha na fase inicial do torneio. O projeto ainda teve destaques individuais como Melhor Técnico (Fernando Lawisch), Melhor Ala (João Brand) e Melhor Ala e Cestinha (Vitor Meili). Já a equipe sub-15 foi a vice-campeã da categoria, só perdendo para a equipe argentina Febamba na disputa final. Do projeto, destacaram-se o armador Alisson, que ficou entre os cinco melhores da competição, e Rodolfo Thomas, eleito técnico destaque. O coordenador do Cestinha, professor Gilmar Fernando Weis, parabenizou os atletas e os treinadores pelo resultado expressivo no evento, visto que o projeto trouxe dois títulos para Santa Cruz do Sul.

Nos dias 5, 6 e 7 de julho, o Projeto Cestinha Sesi/Unisc participou das finais do primeiro turno do Campeonato Estadual de Basquete (Copa Farroupilha), realizadas em Lajeado (RS). As equipes das categorias sub-13 e sub-14 foram campeãs, a sub-15 foi vice-campeã e a sub-12 conquistou o terceiro lugar. O coordenador do Cestinha, professor Gilmar Fernando Weis, destaca o bom trabalho realizado pelos treinadores Rodolfo Thomas e Fernando Lawisch, o empenho dos atletas e a presença e o incentivo dos familiares.

Dicas de leitura Biblioteca

Edunisc

O encantador de livros, de Lucas de Souza

E-book As tecnologias de comunicação no cotidiano de famílias rurais: (re)configurações de uma ruralidade. Autores: Ana Carolina Escosteguy (Coord.), Ângela Felippi (Coord. Pesq. Campo), Lírian Sifuentes, João Vicente Ribas, Aline Feijó Bianchini, Vinícios Gonchoroski de Oliveira, Yhevelin Serrano Guerin, Mizael Dornelles. Download: https://www.unisc.br/pt/home/editora/ e-books?id_livro=485

Editora: Ler Editorial Localização na estante: 808.899282 S725e 2016 Aventure-se na Cidade dos Livros, um lugar mágico, onde a leitura é mais que uma paixão, os moradores são leitores insaciáveis e as árvores são recheadas de frutos e livros. Conheça o Encantador de Livros, um contador de histórias capaz de fazer os livros voarem, e Benjamim, um menino analfabeto que, juntamente com seus amigos, terá que salvar a cidade de uma terrível ameaça.

O livro é fruto de um trabalho coletivo que integra uma rede de pesquisadoras/es pertencentes a dois grupos de pesquisa: Estudos e Projetos em Comunicação e Estudos Culturais (UFSM) e Desenvolvimento Regional e Processos Socioculturais (Unisc). [...] a investigação pretendeu cumprir com uma diretriz de compromisso social, atendendo a desafios postos pelas circunstâncias vividas no país e na região – neste caso, a apropriação e incorporação de tecnologias de comunicação por famílias agricultoras de uma ruralidade do sul do Brasil.


Agosto 2019

15

Geral

Felipe Nopes

O vice-reitor da Unisc, Rafael Frederico Henn; o pró-reitor de Graduação, Elenor José Schneider; e a representante do Diretório Central de Estudantes (DCE), Suelen Moraes, deram as boas-vindas aos novos acadêmicos e a algumas turmas de veteranos no dia 8 de agosto, no Anfiteatro do bloco 18. A tradicional recepção aos alunos foi relativa ao início das atividades do segundo semestre de 2019. Elenor Schneider (E), Rafael Henn e Suelen Moraes Após a apresentação de um vídeo institucional, Schneider exaltou a importância de se “viver a universidade”, e não somente passar por ela. “Aproveitem o tempo de aula, construam grupos de estudos, aprendam a assumir as suas responsabilidades, se envolvam em projetos com os professores. A vida dentro da universidade é muito rica. Desejo uma excelente permanência conosco. Sejam todos muito bem-vindos à Unisc”, ressaltou o pró-reitor. Em sua fala, o vice-reitor destacou que a Instituição possui quase 39 mil diplomados e conta, atualmente, com 60 cursos de graduação presenciais e 13 na modalidade EaD. “Que vocês possam sair daqui muito melhores do que entraram. Estudem e façam valer o investimento feito. Cuidem de vocês e dos seus estudos e sejam bons estudantes”, salientou Henn. Na oportunidade, também ocorreu o lançamento do Trote Solidário, que, neste semestre, consiste na coleta de tampas plásticas de qualquer tipo, em benefício do Hospital Santa Cruz (HSC). A arrecadação ocorrerá até o dia 29 de agosto e os pontos de coleta são os Diretórios Acadêmicos (DAs) de cada curso. Os três cursos que coletarem a maior quantidade de tampas receberão premiação em dinheiro – R$ 500,00 (1º lugar), R$ 300,00 (2º lugar) e R$ 200,00 (3º lugar). O valor deverá ser investido em melhorias para o DA. Após a acolhida aos acadêmicos, teve início a Festa dos Bixos, no Centro de Convivência, com animação de DJ.

PPGA visita a Mercur Divulgação

RECEPÇÃO AOS CALOUROS MARCA O INÍCIO DO SEGUNDO SEMESTRE

Os alunos da disciplina de Gestão de Marketing, do Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA) – Mestrado Profissional, da Unisc, visitaram, no dia 1º de agosto, o Laboratório de Inovação Social (LAB) da empresa Mercur, em Santa Cruz do Sul, para vivenciar processos cocriativos. Conduzidos pelos professores Flávio Régio Brambilla e Pietro Cunha Dolci, os estudantes da turma 2019 foram recebidos por João Carlos Vogt e apresentados para três diferentes linhas de cocriação de produtos relacionados ao segmento saúde. Segundo Brambilla, docente da disciplina e pesquisador na temática da cocriação de valor, “a vivência dos processos de cocriação em um contexto real é um importante aprendizado para os alunos do Mestrado em Administração na modalidade profissional, uma vez que proporciona conexão entre os preceitos teóricos desenvolvidos na disciplina e a vivência de uma organização que exerce esses processos colaborativos com resultados significativos para a sociedade”, ressaltou.


Agosto

Contracapa

Professor participa da 2ª Semana da Agricultura Familiar de Montenegro

Felipe Nopes

A Unisc, por meio da Assessoria para Assuntos Internacionais e Interinstitucionais (AAII), deu as boas-vindas aos quatro estudantes intercambistas que estudarão na Instituição até o final deste semestre, em dezembro. A recepção ocorreu no dia 1º de agosto, na sala 203, no bloco 2, com a presença do pró-reitor de Graduação, Elenor José Schneider, e da funcionária da Esq. para dir.: Gustavo Guayaquil, Josué Castro, Elenor AAII, Eveline Barden Baier. Schneider, Eveline Baier, Daniela Loaiza e Hector Osorio Hector David Delgado Osorio e Daniela Layton Loaiza, ambos da Universidad del Quindío, na Colômbia, são acadêmicos dos cursos de Química e de Ciências Biológicas, respectivamente. Já Josué Israel Duron Castro, aluno de Engenharia Automotiva, e Gustavo Miguel Ortiz Guayaquil, estudante de Engenharia Biotecnológica, vieram da Universidad Internacional SEK, no Equador. “Em nome da Reitoria, sejam muito bem-vindos e tenham uma boa estada conosco. Essa convivência com alunos estrangeiros é muito enriquecedora e traz uma ótima experiência para a vida. Consideramos esse intercâmbio da maior importância”, salientou o pró-reitor. “Queremos que vocês se sintam muito bem aqui na Unisc e em Santa Cruz do Sul”, desejou Eveline, que apresentou um vídeo institucional e passou orientações aos intercambistas. Para o colombiano Hector, a expectativa é de aprender novas metodologias de química na Unisc e um novo idioma, além de fazer novos amigos. Da mesma forma, o equatoriano Gustavo quer ampliar o conhecimento na sua área de estudo, conhecer uma nova cultura e aprender português. Ele afirma que escolheu a Unisc para realizar o seu primeiro intercâmbio “por causa da qualidade do ensino, que é muito boa”. Mais intercambistas No dia 12 de agosto, mais um estudante estrangeiro será recebido na Universidade. Até 20 de setembro, Ciaran Francis Kelly dará continuidade ao curso de Ciências Biológicas, o qual frequenta na Universität zu Köln, na Alemanha. A Unisc também conta com o colombiano Duberly Mosquera Restrepo, da Universidad del Cauca, na Colômbia, onde cursa o Doutorado em Ciências Ambientais. Ele está em Santa Cruz do Sul desde o dia 29 de março e ficará até 29 de setembro. Nesse período, realiza pesquisas junto ao Programa de Pós-Graduação em Tecnologia Ambiental (PPGTA) da Unisc.

Técnicos chineses analisam lotes de tabaco na Central Analítica

Divulgação

UNISC RECEBE INTERCAMBISTAS DA COLÔMBIA E DO EQUADOR Estudantes foram recepcionados na Instituição no dia 1º de agosto

2019

Entre os dias 22 e 27 de julho, o alicerce socioeconômico do setor primário de Montenegro foi qualificado com a realização da 2ª Semana da Agricultura Familiar do município, que forneceu à mulher e ao homem do campo informações sobre as novas técnicas que garantem produtividade com qualidade. O intuito é proporcionar a subsistência das famílias que vivem da terra, focando também na possibilidade de comercialização de sua produção. O evento aconteceu em comemoração ao Dia Internacional da Agricultura Familiar, celebrado em 25 de julho. A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural participou da organização e ofereceu oficinas, palestras, visitas em propriedades rurais e tarde no campo. Uma das atividades ocorreu no dia 25 de julho, na sala 204 da Unisc Montenegro. Na oportunidade, o coordenador de Orçamento e Finanças da Unisc, professor Fernando Batista da Fontoura, ministrou a palestra Gestão Rural – Desafios e Oportunidades e trocou ideias com os agricultores presentes. A 2ª Semana da Agricultura Familiar foi uma realização da Prefeitura de Montenegro, por meio das secretarias de Desenvolvimento Rural e de Educação e Cultura, juntamente com a Emater. Também apoiaram o evento a Rádio Montenegro FM, a Associação Montenegrina de Artistas (Amarti), a Unisc, a Associação Montenegrina de Piscicultores, a Associação de Citricultores de Campo do Meio, o Centro de Treinamento de Montenegro e o Sindicato dos Trabalhadores Rurais.

Aula inaugural do curso de Direito da Unisc Montenegro

Divulgação

Divulgação

Foi realizada no Laboratório de Fitopatologia da Central Analítica da Unisc a pré-inspeção do tabaco referente à safra 2018/2019 a ser exportado para a China. As análises foram realizadas de junho a julho pelos técnicos chineses Zhong Guoli e Liu Fuchao, tendo o auxílio nas identificações da responsável técnica Adriana Düpont, Esq. para dir.: Adriana Düpont, Minghua Zhou, Liu Fuchao, com a supervisão do Ministério da Zhong Guoli, Roque Daniele e Marcio Chan Yu Agricultura Pecuária e Abastecimento (Mapa). O trabalho foi desenvolvido em conjunto, quando foram analisados 60 lotes de tabaco (Nicotiana tabacum). O objetivo da inspeção é a detecção do fungo mofo azul, cujo agente causal é o Peronospora tabacina, tendo sido identificados diversos tipos de fungos, sementes e insetos, porém, o mofo azul não foi detectado. O Laboratório de Fitopatologia é credenciado pelo Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento, conforme a Portaria nº 164 de 23/07/2014, e acreditado pela Coordenação Geral de Acreditação do Inmetro para ensaios ABNT NBR ISO/IEC 17025, sob o número CRL1127.

Com o tema Ser advogado ou não ser: eis a questão – A atuação do advogado e sua importância no mundo jurídico, ocorreu, no dia 7 de agosto, a Aula Inaugural do Curso de Direito da Unisc Montenegro. A palestra, realizada na sala 206 do campus, foi ministrada pelo professor Leonardo Fetter, mestre em Direitos Sociais e Políticas Públicas pela Unisc, especialista em Direito Processual Civil e docente de Direito Processual Civil e Ética no curso preparatório do Centro de Ensino Integrado Santa Cruz (Ceisc).


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.