Jornal da Unisc 195

Page 1


2

Novembro 2019

Geral/Opinião Jô Nunes

Unisc recebe representantes da Reginp para debater inovação Josemar Santos

Palavra da Reitoria Vivemos um período que nos convida a olhar o futuro. A proximidade das festas de final de ano, das férias, de alguma viagem confirmada, tudo está logo ali na frente. E isso é bom, porque acende em cada um a luz da esperança de melhores tempos, de sonhos viáveis, de vida que segue. Nesses escassos dias do ano que restam, porém, ainda cabem muitos momentos que nos demandam inteira dedicação. Olhar para o horizonte é necessário, mas evitar os tropeços da caminhada também se impõe. Os professores estão próximos de encerrar suas aulas, fechar suas lições. Que nada do essencial tenha ficado para trás, que a melhor lembrança do ano seja o espaço de partilha, afeto e respeito que cada um se propôs a promover em sua sala de aula. Os estudantes estão prestes a passar o traço e contabilizar o quanto aprenderam, o quanto se empenharam, o quanto investiram na sua construção pessoal e profissional. E se algumas questões não mereceram a devida atenção, ainda há tempo de recuperação. Precedendo o vestibular, temos o especial e palpitante Viva Unisc. Milhares de jovens buscam informações sobre os nossos cursos, ao mesmo tempo em que amainam suas dúvidas e confirmam projetos de vida. Segue-se o vestibular, momento decisivo na revitalização da universidade. Enquanto muitos veteranos se preparam para partir, um plantel expressivo de novos estudantes se aconchega em nossa casa. Aos que partem, sucesso; aos que chegam, a nossa cordial acolhida. Também em novembro, temos a realização de mais um Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), neste ano alcançando os cursos das áreas da saúde e das engenharias. A Unisc estará representada por 635 estudantes dos quais esperamos empenho máximo e aos quais desejamos um ótimo exame. Fazer a prova com dedicação e muita concentração é o caminho para um almejado bom resultado. A preparação que tiveram ao longo do curso propicia totais condições para uma conquista exitosa. Aprovado em todas as instâncias, temos, ainda, na passagem deste para o próximo ano, a implantação do projeto da Reinvenção, marco histórico da nossa universidade. O modelo seguido até hoje foi excelente, respondeu à formação de profissionais da melhor estirpe em todas as áreas. Mas, as grandes transformações tecnológicas, científicas, sociais estavam a demandar um novo olhar por parte de quem qualifica pessoas a viver num mundo de contínuas e velozes mudanças. A formação dos atuais estudantes será conduzida com responsabilidade e qualidade até a conclusão de seu curso. Os novos terão outras trilhas a percorrer, iniciando um processo que, temos certeza, se revestirá de muito sucesso.

Foi realizada no dia 18 de outubro, no auditório do bloco 19 da Unisc, uma reunião de interiorização da Rede Gaúcha de Ambientes de Inovação (Reginp). O encontro contou com a presença do presidente e do vice-presidente da Rede, Carlos Alberto Aranha e Artur Gibbon, respectivamente. Na oportunidade, a reitora da Unisc, Carmen Lúcia de Lima Helfer, destacou a importância de ações no âmbito da inovação. “Esse é um dos eixos da Instituição e o futuro, em que a evolução tecnológica precisa ser acompanhada do ponto de vista pedagógico. Então, essa relação entre universidadeempresas é bastante relevante, pois estamos em tempos de grandes mudanças, cujo foco de formação também está no empreendedorismo”, salientou. Após, houve a apresentação das empresas Tekann, Owntec e Conífera, residentes no Parque Científico e Tecnológico Regional (TecnoUnisc). Também estiveram presentes, pela Unisc, a próreitora de Pesquisa e Pós-Graduação, Andréia Valim, e o coordenador do TecnoUnisc e da Incubadora Tecnológica (Itunisc), Fernando Stanck.

Expediente Conselho Editorial

Jornal da Unisc

Reitora: Profª. Carmen Lúcia de Lima Helfer

Órgão Informativo da Universidade de Santa Cruz do Sul,

Vice-Reitor: Prof. Rafael Frederico Henn

entidade filiada ao Consórcio das Universidades Comuni-

Pró-Reitor de Graduação: Prof. Elenor José Schneider

tárias Gaúchas (Comung), ao Conselho de Reitores das

Pró-Reitora de Pesquisa e Pós-Graduação:

Universidades Brasileiras (Crub) e à Associação Brasileira

Profª. Andréia Rosane de Moura Valim

das Universidades Comunitárias (Abruc).

Pró-Reitor de Administração: Prof. Dorivaldo Brites Pró-Reitor de Planejamento e Desenvolvimento

Versão On-line: Bruno Franco e Luiza Rabuski

Institucional: Prof. Marcelino Hoppe

www.unisc.br

Pró-Reitor de Extensão e Relações Comunitárias:

Endereço: Av. Independência, 2293, bloco 3, sala 309.

Prof. Angelo Hoff

Santa Cruz do Sul/RS. CEP: 96.815-900. Telefone: (51) 3717-7466

Jornalista responsável: Josemar Santos, reg. prof. 13.267

Onde encontrar: Aquarius Hotel Flat Residence,

E-mail: imprensa@unisc.br

Biblioteca Municipal, Escola Professor Luiz Dourado, Escola Ernesto Alves de Oliveira, Escola Goiás, Escola

Projeto Gráfico e Capa: Agência da Casa

Nossa Senhora do Rosário, Hospital Santa Cruz (HSC),

Editoração Eletrônica: Assessoria de Imprensa

Agência FGTAS/Sine, Unisc - Capão da Canoa, Montenegro, Venâncio Aires, Sobradinho e Santa Cruz do Sul

Revisão

(Centro de Convivência, Clínica de Fisioterapia, Clínica

Roque Neumann

de Odontologia, Reitoria, Piscina, Biblioteca, GAJ, SIS, Escola Educar-se, Central de Atendimento, DCE e blocos 1, 5, 8, 12, 16, 18, 35, 42, 51 e 53).

*Elenor Schneider, Pró-Reitor de Graduação.

*Este material é produzido em papel reciclável.


Novembro

2019

3

Ensino

2ª SEMANA DA ARQUITETURA E CONSTRUÇÃO

Divulgação

O Auditório do Memorial da Unisc recebeu, no dia 3 de outubro, sete palestras que integraram a programação da 2ª Semana da Arquitetura e Construção, realizada de 30 de setembro a 4 de outubro, em Santa Cruz do Sul. Durante as explanações, os palestrantes compartilharam conhecimento e experiências entre os profissionais e o mercado, bem como destacaram as novidades em engenharia, arquitetura, imóveis, tecnologia e decoração. O evento foi promovido pela Sociedade dos Atividade propôs compartilhar conhecimentos Engenheiros e Arquitetos de Santa Cruz do Sul (Seasc) e pelo Sindicato das Indústrias da Construção Civil do Estado do Rio Grande do Sul (Sinduscon-RS), com apoio de diversas entidades, entre elas a Unisc.

Acadêmica da Engenharia de Produção participa do Enegep 2019 Divulgação

No mês de outubro, a acadêmica do curso de Engenharia de Produção, Maria Luiza Eugênio, participou do 39º Encontro Nacional de Engenharia de Produção (Enegep), em Santos (SP). A estudante apresentou o trabalho intitulado Proposta de roteamento e programação de fretes para uma empresa de transportes, de sua autoria e juntamente com a egressa Caroline Butzge, sob orientação dos Maria Luiza Eugênio professores André Luiz Emmel Silva e João Carlos Furtado. O Enegep é o maior evento nacional na área de Engenharia de Produção e reúne cerca de 6 mil congressistas.

Engenharia Ambiental em Farroupilha e Dois Irmãos Divulgação

No dia 26 de setembro, os acadêmicos e professores do curso de Engenharia Ambiental organizaram e participaram da rota de visitação com o tema Gerenciamento Sustentável dos Resíduos: Estudos de Caso no Rio Grande do Sul. Na edição deste ano, nas disciplinas de Tratamento de Resíduos e Química Ambiental, a coordenação do curso apoiou aulas de campo na unidade da Renova em Farroupilha, abordando o tema Coprocessamento de Resíduos para Exergia, sendo atividade da parte da manhã. Na parte da tarde, a visitação ocorreu na cidade de Dois Irmãos. Nesse município com 30 mil habitantes, há mais de 20 anos se desenvolve 100% da coleta seletiva. Esse é um dos únicos munícipios do Estado que integraram na Unidade de triagem de resíduos a reciclagem de plásticos, além da separação de 40 tipos diferentes de materiais para reúso ou logística reversa. Programas de Educação Ambiental são feitos constantemente com escolas e associações de bairro do município, com parte do fomento financeiro constante da Prefeitura.

Palestra com foco no Enade 2019 Divulgação

Bate-papo com egresso do curso de Engenharia de Produção Divulgação

No dia 16 de outubro, o Engenheiro Lucas Espíndola, egresso do curso de Engenharia de Produção, esteve na Unisc para conversar com os alunos. Lucas falou sobre a grande demanda que as empresas têm por estudantes de Engenharia de Produção, e como é possível se preparar para elas. Aproveitou a oportuniEngenheiro Lucas Espíndola dade para contar como foi sua trajetória enquanto estudante, como está sua vida profissional no momento. Também deu dicas sobre TCC e apresentou o case de sucesso da implantação do sistema Kanban, enquanto ainda era estudante.

Visita ao campo de estágio do curso de Serviço Social

Divulgação

No dia 22 de outubro, as professoras Marta von Dentz e Eunice Maria Viccari realizaram uma visita ao campo de estágio do curso de Serviço Social: Secretaria Municipal de Educação de Santa Cruz do Sul. Na oportunidade, dialogaram acerca do campo de estágio como um espaço profícuo de aprendizado aos acadêmicos do curso. Esq. para dir.: Marta von Dentz, Raquel Goldenberg e A assistente social Mônica Eunice Maria Viccari (supervisora de campo) falou sobre o trabalho do Serviço Social na instituição e destacou a importância desse diálogo permanente com a Universidade. As professoras também conversaram com a assistente social que atua no setor de captação na mesma secretaria, Raquel Goldenberg.

Esq. para dir.: Fabiana Poll, Francisca Wichmann, Miriam Reckziegel, Roberto Mesquita e Samara Berger A Unisc promoveu no dia 10 de outubro, na sala 4226, uma palestra com o tema Treinamento invisível como fator para o sucesso, ministrada pelo professor de Educação Física, doutor Roberto Maluf de Mesquita. A atividade foi direcionada aos estudantes dos cursos de Educação Física e Nutrição, duas das graduações da Unisc que vão participar, em 24 novembro, da prova do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade 2019). Na ocasião, o palestrante, que conta com larga experiência trabalhando com atletas de alto rendimento e pesquisas realizadas em conferências de quatro Jogos Olímpicos, disse que a relação entre educação e esporte está na busca pela excelência. Dessa forma, destacou que o aluno deve ter foco e cuidado com a prova e procurar fazer o seu melhor, envolvendo-se com o processo. “O Enade é um treino de luxo para a vida, uma vez que outros desafios surgirão no futuro. Então, é uma oportunidade de preparação para outras situações futuras, como provas, decisões e escolhas”, revelou. O Enade é uma prova realizada a cada três anos, por curso, e que tem como objetivo avaliar o desempenho dos estudantes com relação aos conteúdos programáticos específicos do curso, assim como temas de conhecimentos gerais.


4

360º

Novembro 2019

Farmácia-Escola e Griffe Unisc ampliam espaço de atendimento

Encontro da Fisioterapia debate o uso de tecnologias Divulgação

Fotos: Desirê Allram

A Farmácia-Escola e a Griffe Unisc ampliaram os seus espaços para melhor atender ao público. A Farmácia-Escola iniciou suas atividades em 2003, com a finalidade de oferecer um local de estágio aos alunos do curso de Farmácia da Universidade e também para atender a toda a comunidade acadêmica e regional com dispensação de medicamentos, venda de perfumaria e manipulação. Além disso, desenvolve projetos de pesquisa e extensão, como palestras à comunidade da região. De acordo com a farmacêutica Danielle Cristina Luiz da Silva, com o aumento do espaço físico será fornecida uma maior variedade de produtos ao público. “Também contaremos com um consultório farmacêutico, onde passaremos a oferecer serviços aos pacientes, dentre eles aplicação de injetáveis, aferição de pressão arterial, teste de glicemia, colocação de brincos, conciliação dos medicamentos, acompanhamento farmacêutico e consulta farmacêutica”, salientou. A Griffe Unisc também ampliou o seu espaço para melhor atender ao público no Centro de Convivência. Além dos tradicionais produtos, passou a contar com uma livraria.

O curso de Fisioterapia, por meio da disciplina de Bioética e Ética Profissional em Fisioterapia, ministrada pelos professores Éboni Marília Reuter, Andrea Lúcia Gonçalves da Silva e Dulciane Nunes Paiva, promoveu uma roda de conversa com o tema O uso de tecnologias e suas implicações éticas. A atividade ocorreu no dia 9 de outubro, na sala 3536, e contou com a presença de Andréa Konzen (professora do Departamento da Computação), Isabel Grunevald (NITT) e Régis Severo (fisioterapeuta em pesquisa e desenvolvimento de produtos na Mercur).

Equipe editorial em evento da Associação Brasileira de Editores Científicos Divulgação

Servidores participam de curso sobre cotas raciais na Unisc

Divulgação

Integrantes da Comissão de Heteroidenticação, entidades e autoridades do Movimento Negro de Santa Cruz do Sul, Vera cruz, Pantano Grande e Porto Alegre, participaram de um encontro no dia 17 de outubro, na sala 5328 da Unisc. O evento foi coordenado pelos professores Celso Procópio, presidente do Conselho de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra no Rio Grande do Sul (Codene), do qual a Unisc faz parte, e Franquilina Marques, pedagoga e conselheira do Codene. O objetivo foi qualificar os servidores para aferição dos candidatos negros para os concursos públicos nesses municípios. O secretário de Administração e Transparência de Santa Cruz do Sul, Vanir Ramos de Azevedo, avaliou a importância do curso. “É muito importante esse treinamento, pois prepara as pessoas para algo inédito em nosso município. As cotas raciais, mais do que uma política afirmativa, precisam ser um processo justo”, declarou.

Entre os dias 17 e 20 de setembro, a equipe editorial da Revista de Epidemiologia e Controle de Infecção-RECI, do Núcleo Hospitalar de Epidemiologia do Hospital Santa Cruz e do Programa de Pós-Graduação em Promoção da Saúde da Unisc - Mestrado e Doutorado (PPGPS), esteve em Fortaleza participando da Abec Meeting 2019, na Universidade de Fortaleza (Unifor). Por meio de palestras, mesas-redondas, minicursos, oficinas e rodas de conversa, o evento propiciou aos participantes um ambiente para troca de experiência e compartilhamento de conhecimento, através de informações sobre as melhores práticas editoriais internacionais e as ferramentas mais utilizadas, contribuindo para a formação daqueles envolvidos com a produção de um periódico científico. Na oportunidade, foi apresentado um trabalho em formato de pôster, intitulado Análise do Perfil dos Autores da Revista de Epidemiologia e Controle de Infecção – 2016 a 2018 (http://dx.doi.org/10.21452/abecmeeting). O estudo poderá direcionar as estratégias de divulgação do periódico, assim como desenhar estratégias para qualificar o mesmo, direcionando a equipe editorial para o alcance de um maior número de pessoas na socialização dos conhecimentos e saberes produzidos, valorizando os autores e as referências mais atuais do campo científico.


Novembro

2019

5

Geral

CONCURSO MINHA HISTÓRIA DÁ UM FILME PREMIA VENCEDORES Divulgação

Os vencedores da 2ª edição do concurso Minha história dá um filme foram premiados no dia 22 de outubro, no Auditório Central da Unisc. A iniciativa, que este ano teve como tema Histórias de vida: memórias do lugar onde eu vivo, é uma parceria entre as secretarias municipais de Educação e de Comunicação, de Santa Cruz do Sul, e a A4 – Agência Experimental da Unisc. Eduardo Flores, 15 anos, da Vencedores foram premiados no Auditóirio Central Escola Municipal de Ensino Fundamental Duque de Caxias, conquistou o 1º lugar. A redação do estudante se tornou um curta-metragem produzido pelos acadêmicos do curso de Produção em Mídia Audiovisual. Com o auxílio da mãe e da professora, Eduardo escreveu o texto intitulado Um jeito artista de ser: o autismo além de quatro paredes, em que fala sobre seu jeito, sua família e seu dia a dia, além de contar sobre momentos marcantes da vida e a dificuldade de ser autista. Durante a cerimônia, também foram premiados os alunos Esmael Henrique Bublitz, 15 anos, do 9º ano da Escola Municipal Cardeal Leme, que ficou em 2º lugar com a redação Memórias de cavaleiro sonhador, e Werick de Azevedo Vieira, 14 anos, do 8º ano da Escola Municipal Doutor Guilherme Hildebrand, em 3º lugar, com o texto Entre idas e vindas. Os critérios para classificação dos trabalhos foram adequação ao tema proposto, originalidade e criatividade, coesão, clareza e concisão na exposição textual, texto inédito e original. A reitora da Unisc, Carmen Lúcia de Lima Helfer, enfatizou a importância da parceria entre a Instituição e o município, mostrando histórias que se transformam na sétima arte. “É um circuito importante para a cidade, o segundo maior do Estado, atrás apenas de Gramado, mas que está crescendo a cada ano”, disse. Já a secretária municipal de Educação, Jaqueline Marques, disse sentir-se orgulhosa com o projeto. “São histórias que nos emocionam, nos sensibilizam, nos tocam profundamente. Esse é um projeto realmente especial, que nos orgulha muito e que tem um grande alcance, que atravessa os muros da escola e da Universidade”, disse. Nesta edição, a organização do evento também prestou um reconhecimento às professoras Adriana Kist, da Emef Duque de Caxias; Silvana Marelin Budde, da Emef Guilherme Hildebrand; e Silvia Franco Padilha, da Emef Cardeal Leme, que acompanharam os alunos durante todo o processo de elaboração dos textos. Antes da premiação, foi exibido o curta-metragem Um mundo em tons de azul, originado da redação vencedora. Ao final da cerimônia, a plateia, formada por estudantes da rede municipal, participou de um bate-papo com o professor da Unisc, Diego Weigelt, e com os alunos do curso de Produção em Mídia Audiovisual, responsáveis pela produção do curta-metragem - Bruno Granata (diretor e roteirista), Matheus Andrade (diretor de fotografia) e Eduarda Zarpellon (diretora de arte). O filme está disponível no YouTube, em https://www.youtube.com/watch?v=s4sZgQ5yGXs.

Alunos da Unisc visitam o Hospital de Clínicas em Porto Alegre

Divulgação

No dia 8 de outubro, os alunos da disciplina de Genética dos cursos de Farmácia e Biomedicina realizaram uma visita técnica ao Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA), juntamente com as professoras Lia Possuelo e Aline Schuster. A visita aconteceu no Centro de Pesquisa Experimental (CPE) do Professoras Lia Possuelo e Aline Schuster HCPA, que promove a integração acompanharam o grupo entre os diferentes grupos de pesquisadores e a racionalização de recursos de pesquisa na área de Genética/Biologia Molecular e Patologia Clínica. Disponibiliza infraestrutura completa para as atividades em laboratórios multiusuários e área física para o desenvolvimento de projetos específicos em laboratórios temáticos. Sua missão é gerar e divulgar conhecimento e incrementar a formação de recursos humanos na área de pesquisa científica em saúde, contribuindo para a inovação e para o desenvolvimento técnico-científico de excelência, observados os princípios éticos, o respeito aos pacientes, aos animais de pesquisas e à comunidade. A visita contou com a apresentação inicial de um vídeo institucional. Logo após, a visita ao CPE foi guiada pelo coordenador do Centro e por uma pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Gastroenterologia e Hepatologia do HCPA, Marina Seibert. Segundo as professoras da disciplina, a atividade promoveu uma reflexão entre os discentes sobre a importância das aplicações clínicas da biologia molecular, genética, histopatologia e da pesquisa, o que vem despertar o interesse pela área e pela pesquisa.

O Escritório de Projetos e a divulgação de editais e de oportunidades O Escritório de Projetos é o setor da Universidade de Santa Cruz do Sul que realiza a divulgação de editais para a submissão de projetos e de oportunidades variadas pela comunidade acadêmica. Essa divulgação é uma forma de a Instituição e de seus docentes buscarem financiamento externo para as suas atividades de ensino, de pesquisa e de extensão e para concorrerem a prêmios, a bolsas e a outras oportunidades encontradas que sejam de interesse acadêmico. A busca de editais e de oportunidades é realizada semanalmente em vários sites de órgãos de fomento, de Ministérios, de Secretarias Estaduais e Municipais, de empresas, de institutos, de consulados e de sites gratuitos especializados em divulgação de editais e de oportunidades. A divulgação de editais é realizada preferencialmente nas sextas-feiras, por e-mail, e é direcionada aos docentes com regime de horas na Universidade e que atuem na área de abrangência do edital. Geralmente esses editais são destinados à submissão de projetos por docente, quando publicados por órgãos de fomento, ou a submissão pela Instituição de Ensino Superior, no caso da Apesc/Unisc, como Organização da Sociedade Civil. Já as oportunidades são enviadas aos docentes e técnicos administrativos da Unisc, também por e-mail, mas em qualquer período da semana e do mês, bastando o Escritório de Projetos ter acesso a elas e realizar a divulgação. As oportunidades são divulgações muito específicas, podendo ser úteis a um público especial, como um Setor, um docente de área de atuação específica e alunos de um curso. Os docentes ou setores da Unisc que recebem as divulgações de oportunidades podem repassar aos seus alunos e aos seus parceiros externos, caso entendam ser de interesse deles. É importante lembrar que há a possibilidade de os docentes e técnicos administrativos da Unisc apresentarem ao Escritório de Projetos editais aos quais tiveram acesso e até mesmo solicitarem buscas para demandas novas e específicas para suas pesquisas ou atividades de ensino ou de extensão. É importante ficar atento ao e-mail de divulgação de editais e de oportunidades e avaliar com atenção se o que foi divulgado pode contemplar a atividade de ensino, de pesquisa ou de extensão! Michele Braun, Coordenadora do Escritório de Projetos.

Arquitetura e Urbanismo O curso de Arquitetura e Urbanismo promoveu, de 21 a 25 de outubro, a sua Semana Acadêmica 2019. O local de encontro de palestrantes, professores, alunos e convidados foi o Espaço Camarim, localizado na Rua Marechal Floriano, 332, centro de Santa Cruz do Sul. Na semana, também foram comemorados os 20 anos do curso, sendo para esse momento, oferecido um coquetel, na Casa de Artes Regina Simonis, para professores, alunos e convidados. No local houve exposição dos trabalhos realizados no curso.


6

Novembro

Geral

2019

Central Analítica em SC

REITORIA RECEBE ALUNOS DO STARTUP PLUS UNIVERSITY

Divulgação

Felipe Nopes

A reitora e o vice-reitor da Unisc, Carmen Lúcia de Lima Helfer e Rafael Frederico Henn, juntamente com demais integrantes da Reitoria, receberam, no 21 de outubro, na sala 2535, os acadêmicos da Instituição que participaram do Startup Plus University. A atividade foi realizada durante o VII Fórum de Gestão e Inovação do Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas (Comung), nos dias 3 e 4 de outubro, no Campus II da Universidade Feevale, em Novo Hamburgo. Reitora Carmen Lúcia Helfer e o vice-reitor Durante o encontro, os estuRafael Frederico Henn receberam os alunos dantes apresentaram as ideias que cada equipe desenvolveu na competição, cujo objetivo foi fomentar o envolvimento dos alunos na solução de desafios em apenas 24 horas. O acadêmico do curso de Engenharia de Computação, Patrick Martini, integrou o grupo JoUni, que conquistou o primeiro lugar e recebeu o prêmio de R$ 4.500,00, e a estudante do curso de Psicologia, Danielli Cossul, fez parte da equipe Educa-se, que ficou em segundo lugar e foi premiada com R$1.500,00. “Estamos muito orgulhosos de todos vocês. Foi muito bonito ver o empenho e a dedicação que tiveram durante o evento”, destacou a reitora. De acordo com Patrick, as atividades do fórum foram bastante positivas. “O evento foi muito rico, principalmente pela experiência de trabalharmos em equipe. A interação com alunos de outras universidades foi muito boa e percebemos que, apesar de cada instituição ter uma estrutura diferente, os problemas enfrentados e o modo de trabalhar são os mesmos”, contou o acadêmico. Saiba mais A equipe vencedora criou a plataforma JoUni, que pretende gamificar a jornada do estudante, fazendo com que ele se integre com a comunidade acadêmica, os professores e o mercado de trabalho. Já a segunda colocada, a Educa-se, desenvolveu uma plataforma digital que permite o compartilhamento de metodologias para uso dos docentes que integram as instituições do Comung. Com esse aplicativo, os professores poderiam postar seus conteúdos que utilizam em aula dentro da plataforma, a fim de disponibilizá-los para outras universidades. Cada equipe da competição era formada por cinco alunos de diferentes instituições.

A responsável técnica pelo Laboratório de Fitopatologia da Central Analítica, Adriana Düpont, a convite do Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (Mapa) e do Sindicato Interestadual da Indústria do Tabaco (Sinditabaco), esteve no município de São José (Santa Catarina), no dia 3 de outubro, ministrando um curso sobre diagnóstico e prevenção do fungo mofo azul para colaboradores de empresas fumageiras de Santa Catarina e do Paraná. O Laboratório de Fitopatologia é Credenciado pelo Mapa, sob a Portaria nº 164, de 23/07/2014, e acreditado pela Coordenação Geral de Acreditação do Inmetro para ensaios ABNT NBR ISO/IEC 17025, sob número CRL1127.

Livro na Itália Divulgação

No dia 19 de outubro, na Basílica de São Francisco de Assis, na Itália, foi lançado o livro Giotto si Rivela, de autoria do escritor e pesquisador italiano Luciano Buso. O referido autor cita em sua obra a parceria com o professor da Unisc, Deivis de Campos, vinculado ao Departamento de Biologia e Farmácia e ao Programa de Pós-Graduação em Promoção da Saúde da Unisc (PPGPS) - Mestrado e Doutorado. A obra demonstra diversas mensagens e assinaturas secretas que um dos precursores da arte renascentista, Giotto di Bondone, realizou em 1313 nos afrescos da Capela degli Scrovegni em Padova, e em 1315, na Basílica Superior de Assis, em Assis, Itália. Estiveram presentes na apresentação do livro diversas autoridades do município de Assis, região da Úmbria. Dentre elas, a prefeita de Assis, Stefania Proietti, e o professor e cidadão emérito da cidade, Giovanni Zavarella. O professor Deivis, da Unisc, também participou do evento, via Skype.

Docente da Unisc participa de fórum internacional em Cambori Divulgação

Projeto Conexão em Montenegro Divulgação

A professora do Departamento de Educação Física e Saúde e coordenadora do Projeto Piracema: Natação para Pessoas com Deficiências, Sandra Mara Mayer, participou do 23º Meeting Sport & Fitness - Fórum Internacional de Qualidade de Vida e Saúde em Balneário de Camboriú (SC), nos dias 11 a 13 de outubro. Estiveram presentes diversos especialistas e profissionais da área de Educação Física, para compartilhar informações e conhecimentos, criar redes, construir formas de colaboração e promover discussões sobre disciplinas que contribuem para a ciência e para a práticas corporais. No evento, a docente apresentou Professora Sandra Mayer dois projetos de extensão da Unisc, o primeiro intitulado “Escala de Desenvolvimento Motor: Avaliação do Projeto Piracema da Universidade de Santa Cruz do Sul – Unisc, realizado por meio de uma parceria entre a Universidade e a Apae, o qual teve início em 1984. Atualmente, atende 45 alunos com diversas deficiências, contando com o apoio de professores do Departamento de Educação Física e Saúde, do Bolsista (Probex) Lawrence Azambuja e do professor Laudemiro Volmar Cunha Trindade, coordenador da Apae. O Outro trabalho apresentado foi Bullying no Ambiente Escolar, Bem-estar e Qualidade de Vida: relato de experiência de pesquisas sobre a temática, realizada juntamente com a professora Heloísa Elesbão (UFSM). Os dois trabalhos foram publicados na Revista Científica Jopef.

No dia 16 de outubro, o Colégio Estadual Dr. Paulo Ribeiro Campos, de Montenegro, recebeu a equipe do projeto Conexão Escola e Universidade: sujeitos, ações e saberes. Essa foi sua primeira inserção no município e atendeu a quase 500 alunos dos Ensinos Fundamental e Médio. As atividades contaram com a participação de oito professores da Unisc, resultando no total de 30 palestras e oficinas.


Novembro 2019

Fora de sede

UNISC MONTENEGRO PARTICIPA DA ECOFEIRA Divulgação

Em sua primeira edição, a Ecofeira de Montenegro ocorreu no dia 11 de outubro, na Praça Rui Barbosa. O tema trazido pela Administração Municipal, juntamente com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA), foi Empresas ambientalmente responsáveis - O lado verde dos negócios. O evento contou com a participação da Unisc Montenegro, representada pelas funcionárias Andréia Ulinoski Pereira, Cibelle de CasFeira teve a sua primeira edição tro Nunes e Simone Inês Bruch Drescher. Na oportunidade, também foi realizada uma edição especial do Dia do Descarte Correto. A ação teve o intuito de mostrar o trabalho desenvolvido por empresas, cidadãos e entidades do Vale do Caí, tendo como foco a visão do atual mercado de trabalho, que, cada vez mais, exige práticas de sustentabilidade e de preservação. O objetivo da Ecofeira foi oportunizar momentos de conscientização, divulgação e ampliação das questões relacionadas ao meio ambiente e ao meio sustentável. O evento ocorreu simultaneamente com a realização da 26ª Semana Interamericana da Água, a 19ª Semana Estadual da Água e a 5ª Semana Municipal da Água.

7 1ª noite dos egressos dos em Sobradinho Foi realizada, no dia 9 de setembro, a 1ª noite dos egressos do curso de Administração da Unisc Sobradinho. O objetivo foi compartilhar com os alunos as diferentes áreas de atuação profissional de um bacharel em Administração. Os convidados foram: Carla Y Castro - atualmente atua como gerente administrativo-financeira na Cooperativa de Crédito, Poupança e Investimento Centro Serra (Sicredi Centro-Serra); Katieli Petzold - atua na empresa Sipe Máquinas Agrícolas e é presidente voluntária na ONG Anjos da Rua; Franciélli Todendi - atua hoje no mercado de eventos sendo gestora, cerimonialista e produtora na empresa Sim, Madame Assessoria e Consultoria de Eventos; Elenise Milbradt e Selaini Silva de Oliveira, proprietárias da Lancheria no Campus Sobradinho; e Régis Nepomoceno, proprietário de loja de confecção e de um autocenter.

DA do Direito de Capão da Canoa inaugura novo espaço Divulgação

Ocorreu no dia 22 de outubro a inauguração do “Puxadinho do D.A”, o espaço físico destinado ao Diretório Acadêmico do curso de Direito de Capão da Canoa. O espaço está equipado para receber os alunos, proporcionando um embiente para integração e interação entre os discentes de vários semestres. A chapa eleita é denominada Integração, Mudança e Comprometimento. Além da Local foi equipado para receber os alunos promoção de eventos acadêmicos, viagens de estudo, Cinejus e confraternizações entre as turmas, o DA tem como objetivo fortalecer a presença estudantil e dar voz às demandas dos acadêmicos.

Já no dia 30 de setembro, foi a vez da noite de os egressos do curso de Ciências Contábeis da Unisc Sobradinho relatarem suas experiências profissionais. Participaram: Thaise Weber Colombelli atua em seu próprio escritório de contabilidade e é delegada Regional do CRC RS, em Sobradinho; Mariângela Ravanello atua como contabilista na Câmara de Vereadores de Estrela Velha; e Alexandro Decker, sócio e fundador da empresa Confiabil Contabilidade e Consultoria.

6ª Tertúlia Gauchesca em Sobradinho Divulgação

A Unisc Sobradinho promoveu, no dia 23 de setembro, a sua tradicional Tertúlia Gauchesca. O evento já está em sua 6ª edição e tem o objetivo de promover a integração dos acadêmicos, docentes, funcionários e colaboradores do campus. A atividade contou com a apresentação dos talentos acadêmicos dos curAção busca promover a integração sos de Administração, Ciências Contábeis e Direito, bem como do professor Fernando da Fontoura, com as declamações do professor Vinícus Laner, do curso de Direito.

A noite dos egressos é um momento de trocas de experiências entre os convidados e os alunos, sendo uma oportunidade de conhecerem algumas das áreas de atuação profissional.

Unisc Capão da Canoa entrega brindes às Docentes de Montenegro em vencedoras do projeto Caixotes conferência de educação Divulgação

No dia 9 de outubro, a coordenadora Administrativa da Unisc Capão da Canoa, Sandra Santos, fez a entrega dos brindes às alunas do 9º ano do Instituto Estadual Riachuelo, vencedoras do concurso cultural denominado Projeto Caixotes. As releituras que obtiveram mais curtidas na página do facebook da Unisc foram dos artistas Romero Brito e Bispo do Rosário. A proposta iniciou com o estudo da Arte Atividade foi em parceria com o Brasileira e, após a pesquisa de vida e obra dos Instituto Estadual Riachuelo artistas, com a orientação da professora de Artes, Edi Presotto, os alunos realizaram a releitura de algumas delas nos caixotes. Cada grupo também produziu um livreto com a biografia do artista.

As coordenadoras dos cursos de Psicologia e de Administração da Unisc Montenegro, professoras Gabrielly Winter (esquerda na foto) e Ione Sardão, estiveram presentes na 2ª Conferência Municipal de Educação, realizada no dia 23 de outubro, no Teatro Therezinha Petry Cardona, em Montenegro. Durante o evento, foi apresentado o Plano Municipal de Educação (PME) de 2016 a 2019, com o objetivo de promover sua avaliação. As 20 metas e as 278 estratégias do PME foram agrupadas em cinco Eixos Temáticos, analisados pelos Grupos de Trabalho na conferência.


8

Novembro

Institucional

2019

VESTIBULAR DE VERÃO UNISC 2020: INSCRIÇÕES ABERTAS Agronomia, Ciência de Dados e Inteligência Artificial e Comunicação Institucional Estratégica são as novidades Josemar Santos A Unisc está com inscrições abertas, até 1º de dezembro, para o Vestibular de Verão 2020, exceto para o curso de Medicina, cujo prazo vai até o dia 5 de janeiro de 2020. As vagas oferecidas são para os campi de Santa Cruz do Sul, Capão da Canoa, Montenegro, Sobradinho e Venâncio Aires. Os cursos de Agronomia, Ciência de Dados e Inteligência Artificial e Comunicação Institucional Estratégica são as novidades para essa edição. As inscrições podem ser realizadas pelo site www.unisc.br. O Processo Seletivo ocorre no dia 7 de dezembro, das 14h30 às 17h30, em todos os campi, constituído por uma prova de Proficiência em Língua Portuguesa - Redação. O candidato também poderá optar pela utilização da nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) ou de Vestibulares da Unisc de anos anteriores. O valor da inscrição é de R$ 100 para Medicina e de R$ 30 para os demais cursos, estando isento o candidato que utilizar da nota da Redação do Enem ou do Vestibular da Unisc de anos anteriores (para a prova dos demais cursos). Durante o Viva Unisc, que ocorre em novembro, no dia 5 em Capão da Canoa, no dia 12 em Santa Cruz do Sul, no dia 20 em Montenegro e também no Evento Mais Unisc, dia 19, em Venâncio Aires, o valor da inscrição será de R$ 20. A lista dos classificados será disponibilizada em até dois dias úteis após a realização do processo seletivo, no site www.unisc.br e para os veículos de comunicação. Já o Processo Seletivo para o curso de Medicina ocorre no dia 11 de janeiro de 2020, das 14h30 às 17h30, somente no campus de Santa Cruz do Sul, composto pelas notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), mais a nota da Redação da Unisc. A lista dos classificados será divulgada no dia 21 de janeiro, às 15 horas. Caso a Nota do Enem 2019 seja disponibilizada após o dia 16 de janeiro, a divulgação dos classificados se dá em três dias úteis após a liberação da nota desse exame.

Cursos oferecidos Santa Cruz do Sul Administração (Noite) Agronomia (Noite) Arquitetura e Urbanismo (Tarde/Noite) Biomedicina (Manhã/Tarde/Noite) Ciência da Computação (Noite) Ciências Biológicas - Bacharelado e Licenciatura (Noite) Ciências Contábeis (Noite) Ciência de Dados e Inteligência Artificial (Noite) Ciências Econômicas (Noite) Comunicação Institucional Estratégica (Noite) Direito (Manhã) Direito (Noite) Educação Física - Bacharelado e Licenciatura (Noite) Enfermagem (Manhã/Tarde/Noite) Engenharia Agrícola (Noite) Engenharia Ambiental (Noite) Engenharia Civil (Noite) Engenharia de Computação (Noite) Engenharia de Controle e Automação (Noite) Engenharia de Produção (Noite) Engenharia Elétrica (Noite) Engenharia Mecânica (Noite) Engenharia Química (Noite)

Estética e Cosmética (Noite) Farmácia (Noite) Física - Licenciatura (Noite) Fisioterapia (Manhã/Tarde/Noite) Fotografia (Noite) Gastronomia (Noite) Gestão Comercial (Noite) Gestão de Recursos Humanos (Noite) Geografia - Licenciatura (Noite) História - Licenciatura (Noite) Jornalismo (Noite) Letras Português - Licenciatura (Noite) Letras Português/Espanhol - Licenciatura (Noite) Letras Português/Inglês - Licenciatura (Noite) Logística (Noite) Marketing (Noite) Matemática - Licenciatura (Noite) Medicina (Diurno) (Prova em 11 de janeiro de 2020) Medicina Veterinária (Manhã/Tarde/Noite) Nutrição (Noite) Odontologia (Manhã/Tarde/Noite) Pedagogia - Licenciatura (Noite) Produção em Mídia Audiovisual (Noite) Processos Gerenciais (Noite)

Psicologia - Formação de Psicólogo (Tarde/ Noite) e (noite) Publicidade e Propaganda (Noite) Química - Bacharelado e Licenciatura (Noite) Relações Internacionais (Noite) Serviço Social (Noite) Capão da Canoa Administração (Noite) Direito (Noite) Montenegro Administração (Noite) Ciências Contábeis (Noite) Direito (Noite) Psicologia (Noite) Sobradinho Administração (Noite) Ciências Contábeis (Noite) Direito (Noite) Venâncio Aires Administração (Noite) Ciências Contábeis (Noite) Direito (Noite)

Vestibular top 50 EaD Unisc com inscrições abertas Também estão abertas as inscrições para ingresso nos cursos ofertados na modalidade a distância, Vestibular top 50 EaD 2020. As vagas são para os campi de Santa Cruz do Sul, Capão da Canoa, Montenegro, Sobradinho e Venâncio Aires, e a inscrições podem ser realizadas pelo site www.unisc.br, na Central de Atendimento de Santa Cruz do Sul, na secretaria do campus escolhido ou em pontos de inscrição promocionais. A prova presencial é realizada de forma agendada no campus que o candidato selecionou no ato da inscrição. Os resultados são divulgados no site em até um dia útil após a realização da prova presencial.

Cursos oferecidos Administração - Bacharelado

Gestão Financeira - Superior de Tecnologia

Análise e Desenvolvimento de Sistemas - Superior de Tecnologia

Letras Português - Licenciatura

Ciências Contábeis - Bacharelado

Logística - Superior de Tecnologia

Computação - Licenciatura

Marketing - Superior de Tecnologia

Engenharia de Produção - Bacharelado

Pedagogia - Licenciatura

Gestão Comercial - Superior de Tecnologia

Processos Gerenciais - Superior de Tecnologia

Gestão de Recursos Humanos - Superior de Tecnologia

Serviço Social – Bacharelado


Novembro 2019

9

Geral

EVENTOS DO PPGPS DISCUTEM A INTERDISCIPLINARIDADE NA PROMOÇÃO DA SAÚDE

Eng. Ambiental promove interação em Escola Divulgação

Divulgação

Nos dias 10 e 11 de outubro, ocorreram na Unisc o 6º Seminário Cientifico do Programa de Pós-Graduação em Promoção da Saúde (PPGPS) da Unisc: interdisciplinaridade na promoção da saúde e o 9º Fórum de Discussão sobre Drogas: construindo narrativas. O primeiro evento, coordenado pelas professoras Silvia Isabel Rech Franke e Suzane Beatriz Frantz Krug, teve concepção interdisciplinar e apresentou diferentes olhares na investigação da complexidade e da articulação dos objetos de estudo que envolvem as várias formações profissionais focadas na promoção da saúde e nos processos educativos em saúde das populações. Já o segundo evento é desenvolvido na Unisc desde 2010 a partir da pesquisa A Realidade do Crack em Santa Cruz do Sul, que atualmente se desdobra no estudo Narrativas de adolescentes sobre drogas e os serviços de saúde mental: intersecções possíveis no contexto de Santa Cruz do Sul, o qual compõe o PPSUS-Fapergs e mantém parceria com o Conselho Municipal Antidrogas (Comad) e o Grupo de Trabalho Intersetorial Municipal – Programa de Saúde na Escola (GTI M-PSE). As coordenadoras do fórum foram as professoras Edna Linhares Garcia e Jane Dagmar Pollo Renner. Em paralelo às demais atividades do dia 11 de outubro, foi realizada a gincana com escolares, no Memorial da Unisc, com as seguintes atividades: caça ao tesouro e fanzine, mapa de rede de saúde e quiz, ações lúdicas e premiação às equipes de escolares.

No dia 16 de outubro, as alunas Bruna Sins, do curso de Engenharia Ambiental, Ana Letícia Zappe, do Doutorado em Tecnologia Ambiental, e os professores Adriane Lawisch Rodriguez e Ênio Leandro Machado, coordenadora e subcoordenador do curso de Engenharia Ambiental, respectivamente, participaram de um momento de interação com os estudantes da Escola Estadual de Ensino Médio Nossa Senhora da Esperança, em Santa Cruz do Sul, em analogia à Semana da Água de 2019. Durante o encontro, as alunas e os docentes da Unisc conversaram sobre questões relacionadas à água, sua distribuição, seus usos e seus impactos ambientais. Momentos como esse foram considerados importantes pelos professores da escola, pois a presença da Universidade na comunidade fomenta ambientes de troca de informações, de discussões e de aquisição do conhecimento.


10

Geral

UNISC E SICREDI FIRMAM CONVÊNIO PARA OFERECER FINANCIAMENTO ESTUDANTIL

Novembro

2019

PPGPS presente em mostra de experiências exitosas Divulgação

Proposta abrange os cursos de graduação, de pós-graduação (especializações, MBAs, mestrados e doutorados) e técnicos Felipe Nopes

A Unisc e a Cooperativa de Crédito Sicredi assinaram convênio para a oferta de financiamento estudantil, que abrange os cursos de graduação, de pós-graduação (especializações, MBAs, mestrados e doutorados) e técnicos oferecidos pela Instituição de ensino. O ato ocorreu no dia 24 de outubro, na sala 2535, no prédio da Reitoria da Unisc. “Esse produto é o mais atrativo que a universidade possui no momento, frente aos deConvênio foi assinado na sala 2535 mais que existem no mercado”, destacou o pró-reitor de Administração, Dorivaldo Brites de Oliveira. Segundo a reitora Carmen Lúcia de Lima Helfer, o convênio veio em boa hora. “Vamos ampliar as disciplinas e os módulos dos cursos e estamos muito satisfeitos em firmar mais essa parceria. Com certeza, o maior beneficiado será o estudante”, salientou. O presidente da Sicredi Vale do Rio Pardo, Heitor Álvaro Petry, enfatizou que a ideia de oferecer uma linha de financiamento se desenvolveu na cooperativa há alguns anos. “Esperamos que seja atrativo e que atenda às expectativas e às necessidades dos alunos. Acreditamos muito no incentivo à educação”, disse. A taxa de juros será de 1% ao mês para acadêmicos de Medicina e de 0,5% para estudantes dos demais cursos. Pela Unisc, também estiveram presentes o coordenador de Orçamento e Finanças, Fernando Batista da Fontoura; o assessor da Pró-reitoria de Administração, César Augusto Rothmund; a coordenadora do Setor Financeiro Acadêmico, Maria Luiza Hoffmann; o coordenador do Setor Financeiro Tesouraria, Celso Luís Reis; e o assessor da Área de Captação, Luís Carlos Alves da Silva. Já pela Sicredi, também participaram do encontro o vice-presidente da entidade, Pedro Carlos Thessing; o diretor-executivo, Márcio Algayer; a assessora de Desenvolvimento de Negócios, Bruna Cardoso dos Santos; e a assessora de Comunicação, Fani Haas.

No dia 24 de setembro, as alunas do Programa de Pós-Graduação em Promoção da Saúde - Mestrado e Doutorado (PPGPS), Karine Ely e Raquel Barcella, juntamente com a bolsista do programa de extensão Pró-Saúde, Cassiandra Joaquim, e com a professora Lia Gonçalves Possuelo, participaram da Mostra de Experiências Exitosas na atenção às pessoas com Tuberculose no Rio Grande do Sul, promovida pelo Comitê Estadual de Enfrentamento da Tuberculose/RS, Secretaria de Estado da Saúde do Rio Grande do Sul/Hospital Sanatório Partenon. Na oportunidade, as alunas apresentaram as pesquisas e os projetos de extensão relacionados as práticas de educação e saúde que têm sido desenvolvidas na instituição em relação a temática, pois a tuberculose é um problema de saúde pública e trata-se da quarta causa de morte entre as doenças infecciosas no Brasil. As egressas do curso de Farmácia da Unisc, atualmente doutorandas do Programa de Pósgraduação em Ciências da Saúde da Furg, também estiveram presentes.

Semana Acadêmica de Estética e Cosmética Divulgação

2º Festival Santa Cruz de Cinema Felipe Nopes

Foi realizado na Unisc, de 21 a 25 de outubro, o 2º Festival Santa Cruz de Cinema. Com a presença de um grande público, a abertura oficial ocorreu no dia 22, no Auditório Central da Instituição. A cerimônia, conduzida pela gerente do Sesc Santa Cruz do Sul, Roberta Pereira, e pelo professor do Departamento de Comunicação Social da Unisc, Leonel Aires, contou com a exibição de seis curtas-metragens. Em sua fala, a reitora Carmen Lúcia Abertura ocorreu no Auditório Central de Lima Helfer elogiou o festival. “No segundo ano, o evento já está consolidado, colocando Santa Cruz no circuito de cinema do Estado, só perdendo para Gramado. Parabéns aos organizadores e sucesso ao festival”, ressaltou. Após a exibição dos curtas, houve debates com os realizadores de cada obra. No encerramento do evento foi entregue o Troféu Tipuana para melhor filme, direção, direção de fotografia, direção de arte, ator, atriz, roteiro, montagem, trilha sonora e desenho de som. Uma das novidades são os prêmios para Melhor Filme pelo Júri Popular, Melhor Filme Gaúcho e Melhor Filme da Mostra Olhares Daqui. O diretor gaúcho Jorge Furtado, um dos principais cineastas em atividade no Brasil, foi o homenageado dessa edição. Já o ator Leandro Firmino, consagrado pela crítica mundial, recebeu o Prêmio Tuio Becker, outra inovação. O festival, a partir deste ano, recupera a memória do crítico e cineasta Tuio Becker e institui um prêmio em sua homenagem, dedicado a artistas relevantes e representativos do cinema.

De 22 a 24 de outubro, foi realizada a 10ª Semana Acadêmica do Curso Superior de Tecnologia em Estética e Cosmética, com diversas atividades nas dependências da Unisc. A programação contou com palestras, na sala 101, sobre Peeling químicos; Nutrição em estética: mitos e verdades; Micropigmentação; Massagem estética; Harmonização facial; Remoção a laser de micropigmentação; Radiofrequência microagulhada; Terapia capilar: desafios da prática clínica; Marketing pessoal na estética; e Maquiagem. Houve também workshops com empresas parceiras do curso, no dia 24, nos laboratórios de Estética; lojinha de cosméticos, no saguão do bloco 1; e a exposição de quadros Lenços que se unem, em parceria com a Associação de Apoio a Pessoas com Câncer (Aapecan), de Santa Cruz do Sul, e alusiva ao Outubro Rosa.


Novembro 2019

Geral

11

UNISC INOVA E REINVENTA SEUS CURSOS DE GRADUAÇÃO Proposta envolve a estruturação física, a arquitetura curricular dos cursos, conteúdos e metodologias Josemar Santos

A Unisc apresentou, no 24 de outubro, no Auditório do EaD, no bloco 16, o seu Projeto de reinvenção pedagógica, que prevê novas arquiteturas curriculares, novos conteúdos, novas competências e preço mais acessível. Durante entrevista coletiva, a reitora, Carmen Lúcia de Lima Helfer, e o vice-reitor, Rafael Frederico Henn, afirmaram que a reinvenção pedagógica da Instituição traz flexibilidade na trajetória acadêmica. “O DNA empreendedor incentiva a autonomia do estudante com conexão ao mercado de trabalho para potencializar sua formação superior e traduz conteúdos em práticas e módulos interdisciplinares em experiências de aprendizagem completas, conectando universidade, comunidade e empresas”, disseram. Dessa forma, os estudantes terão vivências de aprendizagem em cenários reais e simulados desde o primeiro mês de aula na Unisc e concluirão os cursos com as competências que o futuro necessita. Com base nisso, a Unisc, preocupada com a manutenção da qualidade reconhecida de sua marca e com a sustentabilidade de sua principal atividade, a oferta de ensino superior, busca reconfigurar-se por meio da Reinvenção Pedagógica. A estratégia de identificar “nichos” de atuação, tão comum no mundo dos negócios, agora se torna importante no setor da educação. Buscar um nicho de atuação semirrestrito, de abrangência regional, utilizando estratégias de ofertas inovadoras de Projeto foi apresentado durante entrevista coletiva no Auditório do EaD, no bloco 16 cursos e reforçando as experiências que podem ser vividas com e na marca Unisc, atrairá cada vez mais estudantes. O uso de ambientes virtuais de aprendizagem e de ofertas de experiências significativas poderá propiciar o diferencial da Universidade. No cenário dos cursos de graduação, quando é oferecida a experiência autêntica, original e criativa de encontro entre sujeitos, quando ocorre a aproximação da formação com a vida real, quando forem feitas as perguntas, será reforçado o encantamento das construções, tanto para os estudantes quanto para os professores. Assim como na graduação, nos cursos de pós-graduação, em que a autonomia dos estudantes é maior e a tecnologia interativa pode ser uma grande aliada, as parcerias interinstitucionais poderão conduzir os cursos para uma abrangência nacional e internacional. Haverá também novas metodologias para as aulas na modalidade a distância, de forma que sejam mais dinâmicas, interativas e criativas. Será um novo conceito de educação a distância, possibilitando que o estudante tenha maior convivência com seus professores, colegas, laboratórios e biblioteca da Universidade. A Reinvenção Pedagógica envolve a estruturação física, a arquitetura curricular dos cursos, conteúdos e metodologias, ou seja, explora como abordar determinados objetivos e competências com os estudantes para que, de fato, isso aconteça. O foco principal é a aprendizagem do estudante, para que ele construa o conhecimento continuamente. A metodologia será abordada de acordo com os conhecimentos do ponto de vista pedagógico, mas também conforme o feedback dos acadêmicos. A forma como a Reinvenção está organizada leva a uma formação muito mais ampla do que a formação profissional. Por fim, para atender à proposta da Reinvenção Pedagógica, os professores passam por um intenso processo de formação e de preparação, incluindo cursos de especialização, MBA, oficinas de desenvolvimento e de vivências metodológicas, assim como a discussão de alternativas de formação viáveis aos propósitos do processo. A proposta é formar a pessoa, o cidadão e o profissional. Um sujeito que compreende e intervém na realidade, com a atitude de querer fazer a diferença, comprometido com a qualidade do relacionamento com os outros seres humanos e com o desenvolvimento de novos conhecimentos e atitudes, produzindo ações que possam impactar positivamente no futuro do planeta; que identifica e resolve problemas que se apresentem em sua trajetória profissional, percebidos em suas múltiplas determinações – científica, tecnológica, política, econômica, social, ambiental e cultural; que tenha resiliência para encarar a volatilidade dos cenários, flexibilidade para lidar com a incerteza do mundo e multidisciplinaridade para trabalhar com a complexidade das relações pessoais e do mundo do trabalho; e que se perceba como alguém em constante aprendizagem.

Modelo pedagógico Conforme um estudo feito pela Unisc, o modelo pedagógico precisa ser focado essencialmente no perfil do egresso, que, por sua vez, delimita o conjunto de competências do profissional que a Instituição está formando para os desafios do presente e do futuro, remetendo à aprendizagem ao longo da vida. As competências e os conteúdos dos módulos curriculares serão a base conceitual para novos e permanentes saberes e precisam estar atualizados e atrelados ao campo de atuação de cada profissional. Deve haver um processo de síntese das competências, das habilidades e dos conteúdos indispensáveis à formação geral e à formação profissionalizante. A possibilidade do convívio mais amplo com diferentes estudantes e propostas de formação possibilitará que o acadêmico tenha maior autonomia, capacidade empreendedora e, principalmente, preocupação com a comunidade, com o outro, com o planeta, enfim, preocupações que hoje fazem parte da sustentabilidade da vida.

Palestra sobre alienação parental e perícia psicológica O Instituto Brasileiro do Direito de Família, núcleo de Santa Cruz do Sul, realizou no dia 6 de agosto, no Auditório do PPGD Unisc, uma palestra com a doutora Fernanda Molinari, com o tema Alienação Parental e Perícia Psicológica. A atividade contou com apoio do EaD Unisc e da OAB Subseção de Santa Cruz do Sul, com o patrocínio da Pronty.


12

Novembro

Extensão

2019

Congresso estadual sobre sistema prisional

PROJETO CONEXÃO ESCOLA EM ARROIO DO TIGRE

Ascom Susepe

Foram realizadas oficinas e palestras para mais de 400 participantes Magali Drachler

O projeto Conexão Escola e Universidade: sujeitos, ações e saberes, vinculado ao Programa Unisc-Escola, esteve no dia 2 de outubro, na Escola Estadual de Ensino Médio Arroio do Tigre (EEEMAT), no município de Arroio do Tigre, região Centro-Serra. Foram realizadas oficinas e palestras para mais de 400 participantes, entre alunos do Ensino Médio e proAtividade foi realizada na EEMAT fessores, destacando os cursos de Comunicação Social, Matemática, Ciências Biológicas, Administração e Direito da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc). Também participaram das atividades, por meio da Assessoria para Assuntos Internacionais e Interinstitucionais da Unisc (AAII), quatro estudantes da Costa Rica, do Equador e da Colômbia, que estão realizando intercâmbio na Universidade. De acordo com o professor do Departamento de Comunicação Social e coordenador do projeto, Hélio Etges, a ação teve a intenção de trazer para o educandário um contexto de conhecimentos que são produzidos na Unisc. O intuito foi compartilhar esse conhecimento com os alunos do Ensino Médio e fazer uma interlocução e uma interface mais propositiva da própria Universidade com a escola. “Nossa vinda a Arroio do Tigre tem propósitos que atendem à própria demanda da escola, até porque foi feita uma grande negociação com a direção para ver quais eram os maiores interesses. O projeto, quando sai dentro dessa visão que chamamos de Momento Unisc-Escola, vai com um grupo grande de professores, estudantes e intercambistas para dar uma amplitude e para que possamos atingir o maior número de alunos no mesmo momento na escola”, explicou Etges. Por sua vez, a diretora do educandário, Cláudia Stefanello Bernhard, destacou a importância da vinda da Unisc. “É um momento pedagógico, de interação e conhecimento, pois chega uma hora em que os alunos precisam se decidir e tomar um rumo pensando em seu futuro”.

A Unisc sediou, nos dias 17 e 18 de outubro, no Auditório Central, o 1º Congresso Estadual de Políticas Públicas e Participação Social no Sistema Prisional. O objetivo do evento foi discutir a implantação da política de saúde no sistema prisional, debater sobre um novo modelo de gestão penitenciária e ampliação das Unidades Básicas de Saúde, entre outros. O congresso foi dirigido aos servidores do sistema prisional e da área da saúde. Estudantes da Unisc também participaram das atividades. “É necessário lançarmos um novo olhar sobre o sistema prisional, refletindo como a cooperação da sociedade pode se dar por meio de novas políticas públicas prisionais com vistas ao acesso à inclusão social da pessoa privada de liberdade, destacou a chefe de gabinete da Susepe, Alessandra Sperling, durante a abertura do encontro. O congresso contou com a presença de autoridades do Departamento Penitenciário Nacional (Depen), Fiocruz/Distrito Federal, Ministério da Cidadania/DF, Ministério Público RS e PR, Conselho Nacional de Justiça, Laboratório de Gestão de Políticas Públicas, Federação dos Conselhos de Comunidade/RS, Conselho da Comunidade de Santa Cruz, Secretaria Estadual de Saúde do RS, de Pelotas, Universidade Nacional de Brasília/DF, Unisinos, Secretaria da Administração Penitenciárias (Seapen) e servidores da Susepe. O evento foi realizado pela Susepe, Unisc, Conselhos de secretários municipais (Cosems), Federação dos Conselhos da Comunidade do RS. Os palestrantes debateram os seguintes temas: experiências bemsucedidas dos conselhos da comunidade, perspectivas de cuidados em saúde mental, políticas de saúde no sistema prisional, saúde do trabalhador e trabalho, APACs, educação no sistema prisional, dentre outros. As atividades paralelas ocorreram durante os dias no Centro de Convivência da Unisc e saguão do bloco 3 da Universidade. No total, foram 300 participantes, sendo 31 palestrantes, com oito workshops, cinco mesas-redondas, 44 trabalhos apresentados em formato de pôster e 10 de forma oral, 60 testes rápidos realizados, cinco exposições de produtos do trabalho prisional e 50 atendimentos no espaço do cuidado.

Projeto Meninas nas Ciências desenvolve oficinas em escolas Felipe Nopes

Brigada Militar visita a Unisc Sobradinho Divulgação

Contemplado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), o projeto de extensão Meninas nas Ciências tem como principal objetivo incentivar e atrair alunas dos ensinos fundamental e médio para as carreiras de Ciências Exatas, com enfoque na área de engenharia. A promoção é do Departamento de Engenharia, Arquitetura e Ciências Agrárias da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), com coordenação da professora Projeto foi contemplado pelo CNPq Letícia Diesel. Segundo ela, a ideia é propiciar um ambiente de aprendizagem e de conhecimento para as alunas, de forma a orientá-las nas suas habilidades nas engenharias. ”O projeto oportuniza às participantes o desenvolvimento de trabalhos investigativos com características criativas e participativas, desenvolvendo suas aptidões com a utilização dos kits Fischertecknis de montagem”, explica Letícia. Em Santa Cruz do Sul, cinco escolas da rede estadual - Alfredo José Kliemann, Goiás, Luiz Dourado, Nossa Senhora da Esperança e Nossa Senhora do Rosário – participam ativamente do projeto, por meio de oficinas semanais nos educandários e encontros na Unisc para o desenvolvimento das atividades, de forma lúdica e que permite a inclusão de estudantes. As alunas das escolas selecionadas, que são as bolsistas do projeto, juntamente com uma professora de cada educandário, foram capacitadas por uma equipe da Unisc para a montagem dos kits e a aplicação de conceitos das áreas de engenharia, com aula sobre motores e mecânica dos sólidos. “Assim, desde o mês de agosto, as oficinas são replicadas nas escolas pelas professoras e pelas bolsistas aos demais estudantes, em encontros semanais”, salienta Letícia.

No dia 4 de outubro, a Unisc Sobradinho recebeu a visita do comando local da Brigada Militar, representado pelo comandante do 1º Pelotão de Sobradinho, tenente Jerônimo Jesus Dalberto, e pelo sargento Elias da Silva Maria. Eles foram recebidos pela coordenadora administrativa do campus, Jocelaine Maieron. O encontro teve por objetivo aproximar e estreitar as relações entre as duas instituições.


Novembro 2019

13

Pesquisa Professor do PPGD em Fortaleza

PESQUISA MOSTRA O PERFIL DE IDOSOS NO MEIO RURAL

Divulgação

Divulgação

O professor do Programa de Pós-graduação em Direito - Mestrado e Doutorado (PPGD), Gonzaga Adolfo, participou do VIII Encontro Internacional de Direitos Culturais (VIII Eidc), na Universidade de Fortaleza (Unifor), de 2 a 4 de outubro. Na oportunidade, apreProf. Gonzaga Adolfo sentou duas intervenções. A primeira, intitulada A gestão dos Direitos Intelectuais nos Museus: uma visão introdutória, ocorreu no dia 3 de outubro, sendo presencial e também transmitida ao vivo para centenas de inscritos. Na mesma data, participou de um debate sobre Proteção dos conhecimentos tradicionais e da culinária cearense pelo Direito da Propriedade Intelectual, na Escola de Gastronomia Social Ivens Dias Branco, vinculada ao Instituto Dragão do Mar do Governo do Estado do Ceará. A instituição trabalha com adolescentes e adultos de classes economicamente menos favorecidas. O professor Adolfo também apresentou um trabalho inscrito em coautoria com sua orientanda no Mestrado em Direito da Unisc, Fernanda Schwertner.

O Grupo de Pesquisa em Envelhecimento e Cidadania da Unisc apresentou, no dia 25 de outubro, na sala 1002, bloco 10, os resultados do Estudo Socioeconômico e demográfico da população idosa no meio rural, que mapeou e identificou o perfil da população idosa do meio rural de Santa Cruz do Sul e suas representações sociais sobre a velhice. Durante dois anos de trabalho, foram Foram pesquisadas mais de 200 pessoas pesquisadas mais de 200 pessoas com mais de 60 anos residentes em Santa Cruz do Sul, nos distritos de Alto Paredão, Saraiva, São Martinho, Rio Pardinho, Boa Vista, Monte Alverne e São José da Reserva. Segundo a pesquisadora responsável pelo projeto, professora Silvia Coutinho Areosa, “agora chegou o momento de compartilhar essa produção com a sociedade, de modo que os resultados da pesquisa possam embasar a criação de políticas públicas que considerem a realidade das pessoas idosas do meio rural”, salientou. A pesquisadora informa, ainda, que até o início de 2020 também será publicado um livro com os resultados da pesquisa e menciona que o projeto contou com recursos do Fundo Municipal do Idoso de Santa Cruz do Sul.

PPGPsi: evento debate (in) tolerâncias e seus impactos na saúde mental

PPGPS desenvolve atividade na Escola Luiz Schroeder DIivulgação

O Programa de Pós-Graduação em Promoção da Saúde - Mestrado e Doutorado (PPGPS), em parceria com o curso de Enfermagem, com o Grupo de Estudos e Pesquisa em Saúde da Unisc (Geps) e com a Estratégia Saúde da Família (ESF) Cohab/Renascença de Santa Cruz do Sul, desenvolveu, no dia 23 de outubro, uma atividade na Escola Municipal de Ensino Fundamental Luiz Schroeder de Santa Cruz do Sul, dentro da programação da 16ª Semana Nacional da Ciência e Tecnologia Ação foi em parceria com o curso de de 2019. A dinâmica envolveu 40 alunos do 6º e 8º anos, Enfermagem e com o Geps além de professores da escola. Coordenada pela professora Suzane Beatriz Frantz Krug, a ação denominada Movimentos de integração e equidade em diversos cenários teve como objetivo promover a equidade e reduzir as desigualdades na escola sobre a temática da Pessoa com Deficiência. Por meio de uma dinâmica integrativa, foi realizado um jogo Mitos e Verdades, na forma de tabuleiro gigante.

PPGPS presente em Seminário da área interdisciplinar da Capes Divulgação

O Programa de Pós-Graduação - Mestrado Profissional em Psicologia Unisc (PPGPsi) realizou, no dia 25 de outubro, o seu primeiro evento aberto à comunidade, contando com cerca de 100 pessoas. O Seminário (In)tolerância, modos de vida e seus impactos na saúde mental ocorreu na sala 101 da Instituição e contou com a exibição do curta-metragem O Mundo em Tons de Azul, Evento contou com a participação de 100 pessoas que conta a história de Eduardo, um menino que se assemelha em diversas características a qualquer outro da sua idade, mas possui um diferencial. O espectro autista o coloca em situações que ora o afastam das outras pessoas, trazendo para sua vida uma série de desafios, peculiaridades e reflexões, além de uma visão de mundo muito singular. O curta foi comentado pelo diretor Bruno Granata e pelo idealizador do projeto Minha História da um Filme e professor do curso de Comunicação Social da Unisc, Diego Weigelt, e pelo professor do PPGPsi, Eduardo Saraiva. Após o debate, ocorreu a palestra com a professora Valéria Aydos, doutora em Antropologia Social pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs), que abordou aspectos relacionados às políticas de inclusão da deficiência na chave dos direitos humanos e os seus efeitos na subjetividade e autoestima.

Silvia Isabel Rech Franke (E) e Adelaíde Faljoni-Alario O Programa de Pós-Graduação em Promoção da Saúde da Unisc Mestrado e Doutorado (PPGPS), representado pela coordenadora Silvia Isabel Rech Franke, esteve presente no Seminário de Meio-termo - 2019 da Área Interdisciplinar da Capes, de 1º a 4 de outubro, em Brasília. A abertura oficial foi transmitida em quatro dependências específicas, separadas por Câmaras (de I a IV), em que o PPGPS foi inserido na Câmara de Ciências Biológicas. A palestra inaugural foi proferida pela diretora de avaliação da Capes, Sônia Bao. Após, foi a vez da fala da coordenadora da Área Interdisciplinar da Capes, Adelaíde Faljoni-Alario. Segundo a professora Silvia Franke, nos dias seguintes, os coordenadores dos Programas foram alocados em diferentes grupos de discussão (GD), que aconteceram simultaneamente e tiveram como foco um diálogo sobre os relatórios dos Grupos de Trabalho que já haviam sido disponibilizados previamente pela Capes. A tarefa dos grupos foi sugerir indicadores e informações úteis para o processo de avaliação da Ficha de Avaliação utilizada pela Área. Os facilitadores desses Grupos de Trabalho foram os coordenadores das respectivas Câmaras, que ficaram responsáveis por eleger um relator, o qual apresentou os resultados do trabalho do Grupo de Discussão na última sessão, no dia 4 de outubro. Ao final do evento, em grande plenária, foram colocadas em votação as sugestões dos GD e os pesos atribuídos a cada quesito, sendo aprovada a Nova ficha de avaliação da área Interdisciplinar, que já será utilizada para o quadriênio 2017-2020.


14

Novembro

Diversos

2019

ALUNOS DA UNISC SE DESTACAM ENTRE OS VENCEDORES DO STARTUP PLUS UNIVERSITY Nadine Funck/Feevale

A plataforma de gamificação JoUni, que pretende gamificar a jornada do aluno, fazendo com que ele se integre com a comunidade acadêmica, os professores e o mercado de trabalho foi a solução vencedora do Startup Plus University, realizado durante o VII Fórum de Gestão e Inovação do Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas (Comung), nos dias 3 e 4 de outubro, no Campus II da Universidade Feevale, em Novo Hamburgo (RS). Entre os estudantes das equipes que conquistaram o primeiro e o segundo lugares estão Patrick Martini e Danielli Cossul, ambos da Unisc. “Foi um grande desafio lidar com pessoas com pensamentos diferentes. Tínhamos muitas ideias, fizemos e refizemos muitas vezes nossa apresentação, até que acertamos. Foi um evento muito legal e eu acredito que o nosso caminho não termina aqui”, destacou a integrante da equipe JoUni, Pamela Mallmann, da Universidade do Vale do Taquari (Univates). Os demais integrantes da equipe eram Marcos Bertol, da UPF; Felipe Zaluski, da Unijuí; Felipe de Morais, da Unisinos; Patrick Martini, da Unisc; e Letícia Goettert, da Unilasalle. Em segundo lugar ficou a equipe Educa-se, que desenvolveu uma plataforma digital que permite o compartilhamento de metodologias para uso dos docentes que integram as instituições do Comung. Com Equipe JoUni esse aplicativo, os professores poderiam postar seus conteúdos que utilizam em aula dentro da plataforma, a fim de disponibilizá-los para outras universidades. Além disso, os alunos poderiam acessar o site para classificar sua experiência com as respectivas metodologias e dar sua opinião. “Trabalhar com pessoas que não conhecemos foi um desafio muito grande, pois cada um defende suas opiniões, mas, no fim, aprendemos e conseguimos unir nossas ideias. Cada integrante é de uma área de conhecimento; assim, foi possível nos dividirmos e pensarmos de diferentes formas a nossa solução”, explicou o integrante da equipe, Mario Lucas Sperb, da Universidade da Região da Campanha (Urcamp). O grupo também era formado por Lucas Zanolla, da UPF; Danielli Cossul, da Unisc; Giovane da Rosa, da Unijuí; Laura Andrade, da Unisinos; e Felipe da Silva, da PUCRS. As equipes vencedoras foram agraciadas com o valor de R$ 4.500,00 para a primeira colocação e R$1.500,00 para a segunda. A primeira edição do evento, que teve como objetivo fomentar o envolvimento dos alunos na solução de desafios em apenas 24 horas, teve como jurados Igor Drews, empreendedor, mentor e investidor que atua junto à StartSe; Cátia Maria Nehring, tesoureira do Comung e reitora da Unijuí; e Michel Costa, CEO da TechPar Investments e diretor da Founder Institute Porto Alegre. Para a diretora de Inovação da Feevale, Daiana de Leonço Monzon, a competição cumpriu com as expectativas. “Nesse Fórum, percebemos que os alunos anseiam por eventos como o Startup Plus University, por atividades interdisciplinares e desafios interuniversidades. Em encontros assim, eles conseguem trazer o conhecimento que têm dentro da sua instituição e compartilhar com os demais”, afirmou.

Palestra sobre Direito Sistêmico em Montenegro Foi realizada no dia 1º de outubro, na sala 206 da Unisc Montenegro, a palestra Direito Sistêmico um novo olhar entre cliente e advogado. A palestrante foi a professora Ana Carolina Martins Lisboa, que falou sobre a temática para alunos do curso de Direito e advogados da região. A coordenadora do curso, professora Karina Meneghetti Brendler, também participou da atividade.

Unisc Capão da Canoa faz divulgação nas escolas A equipe da Unisc Capão da Canoa realizou a divulgação do Viva Unisc. Ao todo, foram visitadas 19 escolas de Ensino Médio, entre elas estaduais e particulares, situadas em nove municípios do Litoral Norte do Estado. O evento ocorreu no dia 6 de novembro, com o objetivo de proporcionar valiosas experiências através da oferta de oficinas, todas voltadas para a atuação profissional, além de mostras dos cursos de graduação.

Dicas de leitura Edunisc E-book Inclusão, diferença e políticas públicas. Organizadores: Adriana da Silva Thoma (in memoriam), Betina Hillesheim, Carolina de Freitas Corrêa Siqueira Download em: https://www.unisc.br/pt/ home/editora/e-books?id_livro=491 Os capítulos aqui apresentados possibilitam visualizar a potência investigativa que trazem consigo as práticas de inclusão. Em cada desdobramento do grande tema da inclusão, importa lembrar que o ponto de partida é o Estado. Tratase de políticas que visam ao governamento e à regulação da população. Nesse enquadramento, não só assistimos às lutas pela igualdade de acesso e de permanência de todos nos espaços ditos para todos, como também as promovemos (Maura Corcini Lopes, na Apresentação).

Biblioteca A bailarina de Auschwitz, de Edith Eva Eger Editora: Sextante Número de chamada: 940.5318 E29b 2019 A obra narra a história de uma mulher que viveu os horrores da guerra e, décadas depois, encontrou no perdão a possibilidade de ajudar outras pessoas a se libertarem dos traumas do passado. Edith Eger era uma bailarina de 16 anos quando o Exército alemão invadiu seu vilarejo na Hungria. Seus pais foram enviados à câmara de gás, mas ela e a irmã sobreviveram. Edith foi encontrada pelos soldados americanos em uma pilha de corpos dados como mortos. Mesmo depois de tanto sofrimento nas mãos dos nazistas, e após anos tendo que lidar com as terríveis lembranças, ela escolheu perdoá-los e seguir vivendo com alegria. Já adulta, resolveu cursar psicologia. Hoje, ela trata pacientes que também lutam contra o estresse pós-traumático e já transformou a vida de veteranos de guerra, mulheres vítimas de violência doméstica e tantos outros que, como ela, precisaram enfrentar a dor e reconstruir a própria vida.


Novembro

2019

15

Geral

25º SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E 10º SALÃO DE ENSINO E EXTENSÃO NA UNISC Eventos tiveram como objetivo divulgar as atividades acadêmicas de ensino, extensão e iniciação científica Josemar Santos

Josemar Santos Foram realizados na Unisc, de 28 de outubro a 1º de novembro, o 25º Seminário de Iniciação Científica e o 10º Salão de Ensino e Extensão da Unisc, tendo como tema Descobrindo novas formas de aprender. Organizados pelas pró-reitorias de Extensão e Relações Comunitárias, de Graduação e de Pesquisa e de Pós-Graduação, os eventos integraram a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), promovida nacionalmente pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações e CNPq. O objetivo foi divulgar as atividades acadêmicas no âmbito do ensino, da extensão e da iniciação científica, realizadas pelos estudantes da Unisc e de outras Instituições de ensino superior, promovendo o intercâmbio entre professores, estudantes e a comunidade em geral nas diferentes áreas do conhecimento. A palestra de abertura ficou a cargo da professora Maria Isabel da Cunha (Ufpel), que falou sobre o tema Universidade do Século XXI. “Esse momento revela a iniciativa da Unisc de trabalhar para promover a formação de jovens pesquisadores com rigor teórico e compromisso ético, através de um processo que demanda Abertura ocorreu no Auditório Central tempo, vocação, talento, disciplina e orientação, como também a participação de alunos em eventos científicos”, destacou a pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, Andréia Valim. “São eventos que demandam um conjunto de cuidados e se realizam por conta de um trabalho que passa por muitas mãos, servindo as atividades para a troca de experiências e para o enriquecimento quanto à produção de conhecimentos”, relatou o pró-reitor de Extensão e Relações Comunitárias, Angelo Hoff. “É relevante que as três dimensões, ensino pesquisa e extensão, estejam contempladas nesses eventos, que nessa edição trazem uma reflexão sobre o tema descobrindo novas formas de aprender, pois essa temática denota o momento de transformações pelo qual estamos passando”, acrescentou o pró-reitor de Graduação, Elenor Schneider.


Contracapa

EGRESSOS DE CONTÁBEIS EM MONTENEGRO

Novembro

2019

Semana Nacional de Ciência e Tecnologia Divulgação

Os egressos do curso de Ciências Contábeis, Camila dos Santos, Marco Oliveira da Costa e Édina Denise Kerber Chapuis, ministraram uma palestra para os acadêmicos da Unisc Montenegro sobre os desafios e as oportunidades do profissional de contabilidade, assim como sobre as experiências acadêmicas e profissionais. O evento ocorreu no dia 30 de setembro, na sala 206 do campus, e contou com a participação dos professores Palestras foi dirigida aos acadêmicos Ricardo André Machado (coordenador do curso de Ciências Contábeis), Ana Cristine Heinen e César Góes. Na oportunidade, foram entregues aos estudantes os certificados das melhores médias do semestre passado e foi sorteada uma mochila entre os alunos.

Professores da 6ª CRE participam de atividades na Unisc Divulgação

No dia 1º de outubro, cerca de 70 professores da 6ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE) estiveram reunidos na Unisc para desenvolver atividades sobre como relacionar conceitos de Computação ao programa Jovem RS Conectado no Futuro, por meio de projetos. Os trabalhos foram conduzidos por docentes do Departamento de Computação da Universidade. Durante o encontro, a professora Marcia Kniphoff da Cruz explicou aos participantes o Trabalho foi conduzido por docentes do que é Computação, Pensamento Computacional Dpto de Computação e Computação Desplugada. Houve também a assinatura de termo de compromisso estabelecido entre as escolas estaduais, a 6ª CRE e a Secretaria Estadual de Educação. Em seguida, no auditório do bloco 19, o professor Kurt Molz ministrou uma palestra sobre Inovação e Empreendedorismo, tendo em vista que o programa Jovem RS se destina a tornar as escolas mais inovadoras, empreendedoras e criativas. O docente também falou sobre o impacto da Computação no estudo e no trabalho, lembrando que na área da Computação existem vagas ociosas por falta de pessoal qualificado e, por esse motivo, as escolas devem, como as demais disciplinas, iniciar estudos sobre Fundamentos de Computação. O evento foi encerrado com o propósito de cada educandário participante introduzir os conceitos de Computação nas aulas, por meio de reunião e disseminação no ambiente escolar e da utilização do material didático sobre Computação Desplugada, desenvolvido pelo projeto Unisc Inclusão Digital (UID), com apoio financeiro da Associação de Entidades Empresariais de Santa Cruz do Sul (Assemp).

Evento aborda trânsito e segurança viária Promovido pelo Departamento de Engenharia, Arquitetura e Ciências Agrárias e pelo curso de Engenharia Civil, o evento Diálogos de Trânsito e Segurança Viária apresentou palestras sobre o tema no dia 11 de outubro, na sala 5328, bloco 53 da Unisc. Entre os assuntos abordados estiveram: Mobilidade e segurança em vias urbanas; Planejamento da segurança viária em Santa Cruz do Sul; Rodovias que perdoam; Acidentes de trânsito em Santa Cruz do Sul e segurança viária nos pontos críticos; e Trânsito e segurança viária. Os palestrantes foram a professora do Departamento de Engenharia, Arquitetura e Ciências Agrárias da Unisc, Anelise Schmitz; o professor da Universidade de Caxias do Sul (UCS), Matheus Lemos Nogueira; e o secretário de Planejamento, Orçamento e Gestão de Santa Cruz do Sul, Jeferson Gerhardt.

Direito Sobradinho em Porto Alegre No de outubro, um grupo com 31 estudantes do curso de Direito da Unisc Sobradinho participou de visitas orientadas nos tribunais de Porto Alegre. Os acadêmicos foram acompanhados pelo professor Vinícius Ferreira Laner, em atividade do Núcleo de Prática Jurídica. Pela manhã, os alunos conheceram as dependências, o funcionamento e a rotina administrativa e cartorária do Tribunal de Justiça Militar. Eles foram encaminhados ao Plenário Juiz-Cel. Aldo Ladeira Ribeiro, onde assistiram ao vídeo institucional da JME, e receberam explicações sobre o funcionamento da especializada, através de uma palestra proferia pelo presidente do Tribunal, militar coronel Paulo Roberto Mendes Rodrigues. O grupo também visitou o Tribunal de Justiça Estadual e foi recebido no plenário do TJ pela equipe de Relações Públicas, com explanação sobre o funcionamento e a organização interna do Tribunal. Na sequência, os estudantes assistiram a sessões de julgamento com sustentações orais, na 1ª Câmara Criminal e na 15ª Câmara Cível, e conheceram a biblioteca do TJ.

Com o objetivo de promover ações de divulgação e popularização da ciência e da tecnologia na região, a Unisc promoveu 27 atividades, distribuídas nas diferentes linhas de atuação dos grupos de pesquisa e dos programas de pós-graduação. Sob a temática Bioeconomia: diversidade e riqueza para desenvolvimento sustentável, a programação integra a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) 2019, promovida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, de 21 a 25 de outubro. Como parte da SNCT, no dia 9 de outubro, no campus-sede, ocorreu a atividade Linguagem e envelhecimento, promovida pelo Programa de Pós-Graduação em Letras, com a participação de idosos e membros do movimento Terceira Idade Unisc (Uniama, Programa Tempo e grupos de convivência). Já o Programa de Pós-Graduação em Promoção da Saúde realizou, nos dias 10 e 11 de outubro, o evento A Interdisciplinaridade na Promoção da Saúde – 6º Seminário Científico do Programa de Pósgraduação em Promoção da Saúde da Unisc e 9º Fórum de Discussão sobre Drogas: dialogando com adolescentes. Participaram pesquisadores e profissionais da área da saúde e áreas correlatas, gestores, docentes e alunos dos cursos de graduação e de pósgraduação lato e stricto sensu, egressos das diversas áreas do conhecimento, empresários, comunidade e empreendedores em geral. Além disso, dois tradicionais eventos da Unisc também integram a programação da SNCT: o 25º Seminário de Iniciação Científica (SIC) e o 10º Salão de Ensino e de Extensão (SEE) e a 7ª edição do Seminário de Grupos de Pesquisa.

Doutorandas do PGEdu em Minas Gerais De 25 a 27 de setembro, as doutorandas do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEdu), Camila Francisca da Rosa, Josí Aparecida de Freitas e Marisa Fernanda da Silva Bueno, participaram do 6º Colóquio Nacional Michel Foucault: da produção de verdade ao governo da vida, que ocorreu na Universidade Federal de Uberlândia (UFU/Minas Gerais). O evento, realizado a cada dois anos, tem por Josí de Freitas, Camila da Rosa e Marisa Bueno objetivos discutir a educação, assim como outros campos, por meio de conceitos foucaultianos, como o investimento político na gestão da população em defesa de um dado modelo social, e oportunizar o intercâmbio de experiências de pesquisas, estudos e leituras que diferentes profissionais realizam a partir da obra de Foucault, tendo como objeto, especialmente, as políticas sobre a vida e a noção de verdade. Além da intensa programação de palestras com renomados pesquisadores que pensam a obra de Foucault como repositório conceitual que oferece importantes ferramentas para problematizar questões histórico-políticas da sociedade, o colóquio também oportunizou a discussão de pesquisas e de estudos, por meio da submissão de trabalhos. A doutoranda Camila da Rosa coordenou a sessão de comunicações do eixo temático Produção de verdades em narrativas sobre etnia e gênero e apresentou o trabalho intitulado A narrativa nacional (re)escrita no tensionamento com o discurso de empoderamento negro. Já o artigo A educação profissional de nível médio no Brasil e o imperativo da in/exclusão nos governos Dilma e Temer (2011-2018): a biopolítica na produção do precariado brasileiro foi apresentado pela doutoranda Josí de Freitas.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.