Boletim Informativo Edição 105

Page 1

Boletim

INFORMATIVO MONITORAMENTO DO MERCADO DE TECNOLOGIA

EDIÇÃO 105


quem somos Fornecemos soluções que melhoram a sustentabilidade econômica das empresas, ao reduzir custos pela otimização da gestão de uso de tecnologias, facilitando o trabalho dos seus colaboradores no monitoramento dos processos de recuperação do capital financeiro e humano.

somos pioneiros "Acompanhamos os movimentos da tecnologia, que se desenvolve velozmente e em várias direções, com a profusão de novos aplicativos utilizados para apoiar as organizações, os departamentos, os projetos e o dia-a-dia do trabalho nas empresas. A magnitude desta transformação proporciona mudanças profundas, incluindo criar nova marca para nossa empresa, que ao longo de 32 anos nos guiou até aqui, forjando sua nova identidade para enfrentar os desafios do futuro: ATIVU." Ricardo de Figueiredo Caldas - CEO, ATIVU Tecnologia.


Estudo revela que adoção multicloud saltará para 64% nos próximos três anos Por Redação -18 de janeiro de 2022 - TIInside

A Nutanix anunciou as conclusões de sua quarta edição da pesquisa Enterprise Cloud Index (ECI) global, que mede o progresso empresarial referente a adoção da nuvem. A pesquisa mostrou que o mul cloud é o modelo de implantação mais u lizado atualmente e a adoção saltará para 64% nos próximos três anos. Mas a complexidade do gerenciamento pelas fronteiras da nuvem con nua sendo um grande desafio para as empresas, com 87% concordando que o sucesso da mul cloud requer um gerenciamento mais simples por meio de infraestruturas mistas de nuvens. Para enfrentar os principais desafios relacionados à interoperabilidade, segurança, custo e integração de dados, 83% dos entrevistados concordam que um modelo híbrido mul cloud é o ideal. "Embora as empresas estejam visualizando e usando a TI de forma mais estratégica do que nunca, a complexidade da mul cloud está criando desafios que impedem o sucesso da nuvem", disse Rajiv Ramaswami, presidente e CEO da Nutanix. "Resolver essas complexidades está dando lugar a um novo modelo mul cloud híbrido que torna a nuvem um modelo operacional em vez de um des no." Este ano, os entrevistados da pesquisa foram ques onados sobre seus atuais desafios na nuvem, como eles estão executando aplicações comerciais agora e onde planejam executá-las no futuro. Os respondentes também foram ques onados sobre o impacto da pandemia nas decisões recentes, atuais e futuras de infraestrutura de TI e como a estratégia e as prioridades de TI podem mudar por causa disso.

As principais conclusões do relatório deste ano incluem: Os principais desafios de mul cloud compreendem gerenciamento de segurança (49%), integração de dados (49%) e custo (43%) na borda da nuvem. Embora mul cloud seja o modelo operacional mais usado e o único com expecta va de crescimento, a maioria das empresas está lutando com a realidade de operar em várias nuvens, privadas e públicas. Essa realidade não está desaparecendo, e cada vez mais líderes de TI percebem que não existe uma abordagem única para a nuvem, tornando mul cloud híbrida (modelo operacional de TI com várias nuvens privadas e públicas com interoperabilidade entre elas) o ideal de acordo com a maioria dos respondentes. A pandemia mudou a forma como quase todas as organizações operam, e mul cloud oferece suporte a essa nova maneira de trabalhar. Bem mais da metade dos entrevistados (61%) dizem que estão focados em oferecer configurações de trabalho mais flexíveis por causa da pandemia. A maioria das organizações relata que, embora suas forças de trabalho remotas possam diminuir ou crescer, este modelo chegou para ficar. A mul cloud oferece o ambiente de TI mais ágil para oferecer suporte a essa flexibilidade, distribuindo dados para diversas geolocalizações para acesso do usuário e con nuidade dos negócios. A mobilidade da aplicação é o mais importante. Quase todas as organizações (91%) mudaram uma ou mais aplicações para um novo ambiente de TI durante os úl mos 12 meses. Entretanto, 80% dos entrevistados concordam que mover uma carga de trabalho para um novo ambiente de nuvem pode ser caro e demorado. Eles citam a segurança (41%) com mais frequência como o mo vo da mudança, seguido pelo desempenho (39%), e controle da aplicação (38%). As empresas estão se tornando mais estratégicas no uso da infraestrutura de TI. Quase três quartos dos entrevistados (72%) dizem acreditar que a função de TI em suas organizações é percebida como mais estratégica do que era há um ano. Eles também citam razões comerciais para mudar seus modelos de infraestrutura, tais como melhorar o trabalho remoto e a colaboração (40%), apoiar melhor os clientes (36%), e fortalecer a con nuidade dos negócios (35%). Além disso, eles começaram a combinar estrategicamente cada carga de trabalho com a infraestrutura mais adequada, com base em fatores como segurança (41%), desempenho (39%) e custo (31%), provavelmente um motor principal por trás da proliferação da mul cloud. Pelo quarto ano consecu vo, a Vanson Bourne realizou pesquisas em nome da Nutanix, pesquisando 1.700 tomadores de decisão de TI em todo o mundo em agosto e setembro de 2021. A base de respostas abrangeu várias indústrias e portes de empresas no Brasil e nas seguintes regiões: Américas; Europa, Oriente Médio e África (EMEA); e a região da Ásia-Pacífico (APJ).


73% dos usuários esperam que e-commerces ofereçam entregas ultra rápidas Por Redação-20 de janeiro de 2022 -TIInside A depender dos consumidores, as entregas ultra rápidas (chamadas de same-day delivery, ou entregas no mesmo dia) têm tudo para se tornar a regra no comércio eletrônico brasileiro. Isso porque mais de dois terços das pessoas que compram online acham relevante este po de serviço. Embora o índice de aceitação seja alto, apenas 25% dos entrevistados disseram que estão dispostos a deixar de comprar em uma loja que não oferece entrega no mesmo dia. Os dados são provenientes do novo estudo publicado pelo Capterra, plataforma de comparação de so wares, que inves gou o comportamento dos consumidores em torno do quick commerce (ou q-commerce). Ainda ganhando popularidade no Brasil, o termo q-commerce se refere ao método de comércio online em que o tempo de entrega é reduzido. Serviços como a plataforma de delivery de supermercados Daki, que promete entregas em até 15 minutos, e Amazon Prime, que costuma incluir também fretes gratuitos, deram visibilidade à modalidade. No entanto, a realidade se mostra diferente da expecta va por rapidez da parte dos consumidores. De nove categorias de produtos analisadas pelos entrevistados do Capterra, para cinco delas os respondentes disseram que a entrega demora mais de cinco dias para chegar. Produtos de casa e decoração, além de eletrônicos, são os que mais costumam demorar para serem entregues (43% e 38% respec vamente), segundo os consumidores. No outro oposto, medicamentos e produtos farmacêu cos são os que chegam com maior rapidez na casa do cliente —34% disseram que eles são entregues em menos de uma hora. So wares de gestão de armazéns e plataformas de logís cas são tecnologias que ajudam a dar eficiência para a organização do processo de entregas. O estudo do Capterra mostrou também que, para os consumidores, há um desejo quase generalizado pela redução dos prazos de entrega, já que 95% indicaram que gostariam de diminuir os prazos de entregas. Para a maior parte dos entrevistados (56%), a sua sa sfação com uma loja é muito influenciada pelo serviço de entrega. Além disso, na seleção de um fornecedor, quase dois terços (64%) se disseram influenciados em algum grau pelo tempo de entrega oferecido por uma loja. Mesmo com a alta rejeição por prazos demorados, ainda assim, a pesquisa do Capterra mostrou que os principais problemas com as entregas são as altas taxas de frete (38%), e, em seguida, os atrasos no serviço logís co (26%). 2

Inovação: sistema de mensageria promove conversas entre empresas e clientes usando chave Pix Por Redação -19 de janeiro de 2022 - TIInside Uma startup de São Paulo desenvolveu uma solução para conectar empresas e clientes através de um modelo que usa o pix como meio de comunicação. A solução se propõe a ser um an fraude e parte de uma nova maneira de promover relacionamentos, pois dispensa o uso de telefone para empresas e clientes ao viabilizar o contato por meio da chave pix – CPF, email ou até chave aleatória. Em fase beta, a solução está embarcada no aplica vo da Elopag, já possui 100 mil usuários. A ideia do aplica vo não é concorrer com WhatsApp e outros serviços de mensagerias. O diferencial da plataforma é remunerar usuários em 0,01 centavo por cada mensagem enviada pelas empresas que par ciparem do modelo de conexão mone zada, além de não expor os dados pessoais dos usuários na comunicação. Outra vantagem é que as empresas não gastam com higienização de base uma vez a conexão com os usuários é preservada mesmo mediante troca do número de celular. Como Funciona A solução usa o mesmo modelo pré-pago u lizado em planos de telefonia, com a diferença de que neste caso são as empresas que adquirem créditos para se conectarem de forma direta via chave pix com seus clientes. "Para nós, o Pix Messenger vai além de uma solução de pagamentos, agora empresas e clientes poderão se conectar de forma direta e consen da sem intermediários via chave pix, criando uma combinação perfeita de pagamento e mensageria ao mesmo tempo", explica Edgard Melo, fundador da Elopag.


PRODUÇÃO DE SMARTPHONE CRESCE 5,7% EM 2021 Por Redação -31 de janeiro de 2022 - TIInside As remessas mundiais de smartphones caíram ano a ano no quarto trimestre de 2021 (4T21), marcando o segundo trimestre consecutivo de encolhimento do setor. Apesar de um segundo semestre desafiador, os embarques do ano ainda cresceram graças a um primeiro semestre forte. De acordo com dados preliminares da International Data Corporation (IDC) Worldwide Quarterly Mobile Phone Tracker, os fornecedores de smartphones produziram um total de 362,4 milhões de telefones durante o trimestre de férias (4T21), uma queda de 3,2% ano a ano, mas um pouco melhor do que a previsão da IDC. Em uma base anual, o mercado cresceu 5,7% em 2021, com 1,35 bilhão de smartphones enviados. "Não há dúvida de que o segundo semestre de 2021 não atendeu às expectativas, com volumes caindo 4,5% em comparação com o segundo semestre de 2020", disse Ryan Reith, vice-presidente do grupo Worldwide Mobile Device Trackers da IDC. "Como mencionamos no último trimestre, a cadeia de suprimentos e a escassez de componentes começaram a ter um impacto significativo no mercado de smartphones quando entramos no segundo semestre do ano, e esse continua sendo o caso agora que entramos em 2022. Esperamos os desafios de abastecimento e logística continuam no primeiro semestre deste ano, mas atualmente acreditamos que voltaremos ao crescimento no segundo trimestre e no segundo semestre de 2022. Não há dúvida de que a demanda ainda é forte em muitos mercados, e para alguns na medida em que estamos vendo um interesse crescente do consumidor em 5G e novos fatores de forma, como dobráveis." Apesar de um ligeiro declínio ano a ano nas remessas, a Apple teve um trimestre de férias impressionante, mais uma vez saltando acima da Samsung para o primeiro lugar. Sua força na cadeia de suprimentos ficou mais evidente do que nunca no 4T21. Os SKUs do iPhone 13 foram uma parcela impressionante dos volumes no trimestre de festas, impulsionando um forte crescimento nos preços médios gerais de venda do iPhone. Samsung e Xiaomi seguiram com o segundo e terceiro lugares e vale a pena notar que esses foram os únicos fornecedores entre os 5 principais que aumentaram os envios ano a ano no 4T21. OPPO e vivo completaram o top 5. Para o ano inteiro, todos os cinco fornecedores aumentaram as remessas ano após ano, com quatro em cada cinco alcançando um crescimento de dois dígitos. Enquanto a Xiaomi teve o maior crescimento anual chegando a quase 30%, a Samsung teve o menor, apenas 6,0% de crescimento em 2021. Esse contraste ilustra claramente qual fornecedor se beneficiou mais com o declínio maciço da Huawei este ano. A Apple também teve um crescimento anual saudável de 15,9% em 2021 por motivos já mencionados, bem como devido ao excelente crescimento de 40% na China em 2021. «O fato de 2021 ter chegado drasticamente mais alto se não fossem as restrições de oferta adiciona ainda mais positividade ao crescimento saudável de 5,7% que vimos em 2021", disse Nabila Popal, diretora de pesquisa da Mobility and Consumer Device Trackers da IDC. "Para mim, isso dá uma mensagem de que há uma demanda reprimida significativa em quase todas as regiões. Mesmo na China, onde há alguns desafios em torno do enfraquecimento da demanda do consumidor, o mercado teve um desempenho muito melhor no quarto trimestre do que o esperado, 5% melhor para ser exato, embora ainda seja um declínio ano a ano. Com o estoque do canal baixo em quase todas as regiões e à medida que as restrições de oferta diminuem no meio do ano, a IDC espera que essa demanda reprimida leve o mercado a um crescimento saudável em 2022 ." 4

3


Em nova parceria de R$ 23,7 mi, Sebrae e EMBRAPII firmam apoiamar pequenas empresas e startups Por Redação -13 de janeiro de 2022 - TIInside Sebrae vai destinar R$ 23,7 milhões para projetos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) de startups, micro e pequenas empresas realizados em parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (EMBRAPII). O acordo entre as duas instituições foi assinado nesta quinta-feira,13, na cidade do Rio de Janeiro, durante o evento Innovation Rio Week. Esse é o terceiro contrato entre as organizações para fomentar a inovação. A novidade fica por conta da ampliação do apoio financeiro do Sebrae às fases finais da inovação e não somente ao desenvolvimento da tecnologia, como preveem as parcerias anteriores. A mudança acompanha a criação do programa Lab2MKT, da EMBRAPII, que garante recursos não reembolsáveis e acompanhamento técnico aos projetos de startups e pequenas empresas em todo o ciclo da inovação – permitindo que a tecnologia desenvolvida na primeira fase vire produto e chegue ao mercado. Modelo EMBRAPII A EMBRAPII financia parte do valor dos projetos inovadores da indústria brasileira com recursos não reembolsáveis e alavanca recursos privados em inovação. O recurso do Sebrae – que já totaliza R$ 80 milhões – é utilizado para apoiar a contrapartida das pequenas empresas, reduzindo em até 80% do custo dos investimentos. Antes da cooperação com o Sebrae, a exigência de contrapartida financeira das empresas, em alguns casos, limitava o acesso aos recursos da EMBRAPII aos pequenos empreendedores. A parceria entre as duas instituições permitiu o desenvolvimento de 174 projetos de PD&I de 190 empresas, que totalizam R$ 166 mi. Com o novo contrato, as startups também vão contar com recursos não reembolsáveis do Sebrae para etapas como homologações ou certificações, provas de conceito, lotes piloto, registro de propriedade industrial, entre outros dispêndios. O apoio também poderá ser utilizado em serviços de assessoria qualificada em inovação, design, modelagem de negócios, entre outros, desde que relativos ao projeto desenvolvido em parceria com uma Unidade EMBRAPII. Modalidade de apoio O acordo mantém as outras três modalidades de fomento do contrato anterior. A primeira, voltada para o desenvolvimento tecnológico, destina-se aos microempreendedores individuais, startups, micro e pequenas empresas. Até o momento, 94 projetos receberam recursos e suporte técnico para superar seus desafios. A segunda, chamada encadeamento tecnológico, conta com a participação de empresas de médio e grande porte atuando como parceiras dos pequenos empreendedores. Nesta modalidade, 63 inovações foram desenvolvidas. E por último, a modalidade de incentivo à aglomeração tecnológica, voltada à criação de consórcios de empresas com interesse comum. A proposta inclui uma ou mais MGEs (Médias e Grandes Empresas) atuando em parceria com pequenos empreendedores, seja como âncora de um projeto de encadeamento produtivo ou tecnológico, seja como apoiadora da iniciativa. Foram 17 projetos apoiados.

Prodesp torna-se Autoridade Certificadora Por Redação - 6 de janeiro de 2022 - TIInside A Prodesp – Empresa de Tecnologia do Governo do Estado de São Paulo tornou-se oficialmente uma cer ficadora digital de primeiro nível, credenciada pelo Ins tuto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI). Com isso, a companhia foi autorizada a emi r os cer ficados digitais como Autoridade Cer ficadora (AC), ampliando o seu por ólio de serviços e produtos. A novidade é resultado da incorporação da Imprensa Oficial (Imesp) junto à Prodesp, realizada em agosto de 2021. "A tecnologia está presente no dia a dia, facilitando a vida das pessoas. Quem deseja dar um passo à frente e se formalizar nos meios eletrônicos, com a garan a de auten cidade e segurança nos processos digitais, pode usar os serviços de cer ficação da Prodesp", afirma André Arruda, presidente da empresa de Tecnologia do Estado. A hierarquia de primeiro nível é a mais alta dentre as cer ficadoras e garante credibilidade equivalente a da Receita Federal, Caixa Econômica Federal, Autoridade Cer ficadora da Jus ça (AC JUS) e da Presidência da República (AC PR). "Agora, a Prodesp já está credenciada como Autoridade Cer ficadora Prodesp SP Primeiro Nível, Autoridade Cer ficadora Prodesp Segundo Nível e Autoridade Cer ficadora Prodesp SSL, e segue os protocolos necessários para que, em breve, inicie a emissão de cer ficados digitais na Autoridade Cer ficadora Prodesp (AC Prodesp)", explica o diretor de Operações, Douglas Viudez. O cer ficado digital é como uma iden dade eletrônica para quem deseja emi r ou assinar documentos, dispensando a necessidade de procurar um cartório para auten cação, tudo 100% online. Além de pessoas sicas, sobretudo as que atuam nas áreas empresarial, contábil e jurídica, a Prodesp atenderá clientes de governo, como Secretarias Estaduais, Prefeituras, Câmaras Municipais, Tribunais de Contas, Ministério Público, entre outros. Qualquer pessoa pode obter um cer ficado digital, para conferir auten cidade às assinaturas, como uma espécie de carimbo que oficializa o documento, que passa a ter validade jurídica. Basta acessar o site da Prodesp (www.prodesp.sp.gov.br), clicar na opção Cer ficado Digital, efetuar a compra do produto desejado, entre as opções disponíveis, e agendar a emissão do cer ficado no local de sua preferência ou ainda de forma online, por videoconferência, para realizar a coleta biométrica facial. Os postos do Poupatempo da Lapa e da Sé estão entre as opções de locais de atendimento.


ATOS E DASSAULT SYSTÈMES OFERECEM NOVAS EXPERIÊNCIAS NO USO DE NUVEM PARA SEGMENTOS CRÍTICOS Por Redação - 5 de janeiro de 2022 - TIInside

A Atos e a Dassault Systèmes anunciam uma parceria global para oferecer a plataforma 3DEXPERIENCE no modelo SaaS para segmentos crí cos e sensíveis, principalmente nos setores de defesa e saúde. Essa implantação altamente segura permite experiências colabora vas em Nuvem, ao mesmo tempo em que fornece controle total de dados, processos e propriedade intelectual. A plataforma pode ser configurada em qualquer país, de acordo com as normas e regulamentos locais de cada segmento. Muitos setores operam seus negócios por meio de Gêmeos Virtuais (Virtual Twins) e exigem ambientes seguros dedicados para fornecer experiências confiáveis aos cidadãos, pacientes, consumidores, estudantes e stakeholders de negócios. A plataforma 3DEXPERIENCE fornece às empresas uma visão holís ca em tempo real de sua a vidade de negócios e ecossistema, em um único ambiente colabora vo e intera vo. Os clientes se beneficiarão da plataforma em Nuvem em um ambiente soberano dedicado, que será gerenciado e protegido pela Atos. Os serviços da Atos contam com o Atos OneCloud Sovereign Shield, um conjunto de metodologias, produtos e serviços em Nuvem. Com este obje vo, a Atos traz sua experiência e soluções em cibersegurança, sendo vice-líder mundial na oferta de serviços de cibersegurança, para atender às necessidades específicas de infraestruturas crí cas. Isso inclui um Centro de Operação de Segurança (SOC) e serviços de segurança ciberné ca para proteger as a vidades de manutenção e administração.

Para garan r os mais altos níveis de privacidade de dados, a plataforma está em conformidade inclusive com a lei francesa CIIP e a dire va europeia NIS, par cularmente para detecção de incidentes de segurança e sistemas de informação de administração. Esta oferta responde às necessidades específicas das administrações de defesa, en dades públicas e en dades denominadas "Operadoras de serviços crí cos" e "Operadoras de importâncias vitais". A Atos e a Dassault Systèmes irão explorar novas oportunidades para expandir sua parceria, aproveitando os produtos de segurança ciberné ca da Atos, a competência da Atos em Computação de Alta Performance (HPC – High Performance Compu ng) e desenvolvimento de sistemas crí cos, em combinação com a solução de plataforma 3DEXPERIENCE. "Temos o prazer de trazer o Atos' OneCloud Sovereign Shield para o formato SaaS, de forma que possamos oferecer uma implantação de excelência da plataforma 3DEXPERIENCE para indústrias crí cas em todo o mundo. A parceria entre a Atos e a Dassault Systèmes confirma nossas aspirações compar lhadas de trazer uma oferta única ao mercado para melhorar o nível de controle que os clientes têm sobre a u lização dos dados que produzem e trocam", diz Pierre Barnabé, co-CEO e chefe interino de Big Data e Segurança, Atos. "A crescente adoção de Gêmeos Virtuais para inovação de produtos, bem como operações de manufatura e negócios em todos os setores, eleva as necessidades das empresas por plataformas hiperconfiáveis. Para liberar o poder da Nuvem, todas as camadas – da infraestrutura de TI às experiências de negócios – é necessário ter operações de segurança ciberné cas holís cas consistentes", afirma Bernard Charlès, Vice-Presidente e CEO da Dassault Systèmes. "Essa aliança entre a Atos e a Dassault Systèmes oferece o mais alto nível de segurança e soberania com base na experiência, u lizando o poder colabora vo da plataforma 3DEXPERIENCE. Ela abre novas possibilidades para colaboração confiável em domínios onde se tornou crí ca, como saúde e defesa. Esta abordagem de experiência ciberné ca de Gêmeo Virtual também será aplicada à própria solução conjunta".


Entre em Contato! Nossa equipe terá imenso prazer em atendê-lo SCS Quadra 01 Bloco K Nº 30 Edifício Denasa Brasília DF Avenida Paulista Nº 777 São Paulo SP (61) 2196-8000 (11) 3323-1988


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.