Ed. 1 - Ano 2 - 02/2010

Page 65

programas de caráter social voltados à pintura, escultura, desenho, aquarela e história da arte, com 200 bolsas de estudo/ ano. A música também está presente na agenda do MuBE. Sob a coordenação de Dulce Cupolo, o programa “Música no MuBE” tem como objetivo aproximar o público da música clássica. São apresentações de música solo ou de grupos de câmara, nas áreas de música contemporânea, erudita e lírica, oferecendo ao público visitante, uma dinâmica opção cultural. Artistas reconhecidos como Olga Kiun, Olga Kopilova, Clélia Iruzun entre outras já apresentaram o seu repertório no auditório Pedro Piva. A Feira de Antiguidades do MuBE reúne 72 dos melhores antiquários de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Paraná, Pernambuco e Bahia e foi inspirada na Feira do Museu Uffizi em Firenze, a primeira Feira de Antiguidades realizada no interior de um museu no mundo, inaugurado após a 2ª Guerra Mundial, tendo gerado grande sucesso em toda Europa. Renovando o conceito atual dessa atividade, a Feira do MuBE é voltada para o colecionador, o mercado e o público amante da arte, que vem observar peças raras e antigas, como algumas que datam o ano de 1500 AC. Além da arte pré-colombiana até a conquista espanhola de 1532, também existe o mobiliário francês e brasileiro, livros e documentos raros, porcelanas francesas, luminárias de época, quadros de artistas consagrados, tapetes persas, relógios, arte sacra e oratórios datando desde o século XVI. A Feira já completou cinco anos e acontece todos os domingos na marquise do Museu. O MuBE está em plena campanha de constituição de seu acervo e já conta com obras importantes, doadas pelos artistas:

Kcho, escultor cubano, com obras em vários museus, inclusive no MOMA, em Nova Iorque, Arcângelo Ianelli, Francisco Brennand, Ivald Granato, Marco Lodola, João Carlos Galvão, Caciporé Torres e Yutaka Toyota. Pensando no futuro A nova fase do Museu Brasileiro de Escultura (Mube) começou no dia 17 de janeiro de 2008, com a transformação do Museu numa Organização da Sociedade Civil de Interesse Público – OSCIP. título fornecido pelo Ministério da Justiça do Brasil, cuja finalidade é facilitar o aparecimento de parcerias e convênios com todos os níveis de governo e órgãos públicos federal, estadual e municipal. Esta mudança, entre outras coisas, dará a Instituição uma maior transparência e credibilidade. O MuBE conta com 21 conselheiros, que elegeram sete novos diretores: o empresário, Jorge Frederico Magnus Landmann, presidente. Para a curadoria, foi contratado o experiente crítico de arte, Jacob Klintowitz. Na diretoria cultural, está o marchand e galerista, Olívio Guedes. A diretoria jurídica é comandada pelo advogado Ruben Fonseca e Silva e há uma diretoria internacional (responsável por eventos internacionais) além de uma diretoria voltada para assuntos comunitários. Serviço MuBE – Museu Brasileiro da Escultura Av. Europa, 218 – Jardim Europa São Paulo – SP Tel.: 11. 2594-2601 Site: www.mube.art.br O local conta com: ar condicionado, acesso para deficientes físicos, manobristas e restaurante.

Para quem pensa que um museu é apenas para ser visto, o MuBE vai além. Ele abriga uma feira de antiguidades que reúne 72 dos melhores antiquários brasileiros. SEM MEDIDA| 65


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.