Ed. 1 - Ano 2 - 02/2010

Page 108

E para se saber aonde quer se chegar, um dos pontos primordiais é se focar no que se quer e ter consciência de que mudanças serão necessárias, elas são a alavanca para o progresso pessoal. rapidez. E isto pode ser em qualquer âmbito da vida. Quando não há estratégias de como vamos fazer o sonho se realizar ou um plano de tornar algo que queremos em realidade, pelo menos metade das oportunidades e chances de atingir-se o que se quer fica comprometida. Fazer um planejamento envolve analisar o momento atual no qual se está inserido: o que está acontecendo, onde estão os entraves que não te permitem ter novas conquistas, qual é o nível de satisfação com os diversos âmbitos da vida. É analisar o momento futuro, buscando perceber aonde se quer chegar, o que se quer conquistar, qual o prazo necessário para a conquista e quais os caminhos que se deve trilhar para chegar lá. Só se pode planejar e caminhar em direção a algo, quando o objetivo a ser alcançado está bem definido e em concordância com o que valorizamos. É como o filósofo Sêneca dizia: “nenhum vento é favorável para quem não sabe aonde ir”. E para se saber aonde quer se chegar, um dos pontos primordiais é se focar no que se quer e ter consciência de que mudanças serão necessárias, elas são a alavanca para o progresso pessoal. Não adianta querer algo se não há interesse e disposição para as promover na vida e agir de forma diferente, sair da zona conhecida, das atitudes e comportamentos automatizados. A mudança é por sinal outra ponte entre o querer e a concretização deste querer. Se houver todo um planejamento, mas não houver disposição para alterar a forma de pensar, de agir e reagir, nada se modificará. Com certeza o planejamento ficará descrito em algum pedaço de papel, guardado na gaveta ou no meio de algum caderno. Nada será novo se houver a continuação de atitudes, ações e comportamentos para lá de velhos. Luiz de Camões descre-

108 |SEM MEDIDA

veu em um dos seus poemas que “jamais haverá ano novo se continuar a copiar os erros dos anos velhos”. Não dá para esperar respostas inovadoras do mundo, fazendo as mesmas perguntas para lá de conhecidas. Mudar significa pensar de modo diferente, prestar atenção a novas oportunidades, lidar com a incerteza sobre os resultados dos atos e entrar em terreno desconhecido que, embora estimulante, também pode ser levemente ameaçador, pois faz com que se saia de uma posição conhecida, para posições e sondagem de horizontes inexplorados. Você quer fazer suas promessas de ano novo acontecerem? Então mude e exerça poder sobre sua vida, as rédeas são suas. Aja agora para fazer com que os seus projetos e planos se concretizem. Metas fixadas, planejamento definido e o querer mudar para melhor, só se tornam realidade a partir do momento que há o uso do poder de ação, habilidade para agir e fazer as coisas se efetivarem. Para os planos e projetos tornarem-se realidade, saia da ideia e tome uma atitude. Exerça posse sobre sua vida com a certeza de que já existem dentro de cada um, recursos que permitem deixar de dizer as mesmas palavras e fazer algo de bom realmente acontecer. Permita-se a mudar, abrindo mão de comportamentos e pensamentos que não levam a nada, planejando-se e promovendo ações para que novidades efetivamente ocorram. Assim terá condições de viver seus dias com plenitude e concretizando as mais desejosas promessas de fim de ano! Tânia Regina Sanches é psicóloga com pósgraduação em Administração de Recursos Humanos, especialização em Terapias Alternativas pelo Instituto Avathar e formada em Coaching pela Sociedade Latino Americana de Coaching.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.