Empreendedor 204

Page 40

g ui a de f r a nq u ia s

Melitha Prado: sistema de franchising é horizontal, interativo e bilateral

Claudia: “Pertencer a uma boa rede não é o suficiente, é preciso estar no lugar certo”

Iverly Antiqueira: COF diminui as margens de riscos ou enganos durante a relação contratual

do território; a especificação do investimento para aquisição, implantação e operação da franquia; a indicação do que é oferecido como suporte, tais como manuais e treinamentos; e a situação do franqueado depois que o contrato expirar. “Caso não tenha familiaridade em análise de legislação e contratos, consulte um advogado. É muito importante que você tenha certeza do que vai assinar!”, afirma Claudia Bittencourt.

vel, vá até a loja para ver com os próprios olhos como a operação funciona.

escolha franquias que se comprometam contratualmente a dar apoio contínuo na gestão do negócio, além de treinamento para você e seus funcionários. Segundo pesquisa realizada pelo Grupo Bittencourt, especializado em gestão e expansão de redes, o treinamento e o suporte estão entre os fatores de maior peso na decisão do potencial franqueado. Observe com atenção os manuais de operação da unidade, material que deve conter todo o know-how da operação. “Franquia sem transferência de know-how não é franquia”, destaca Claudia Bittencourt.

empreendedor | outubro 2011

8. Fale com os franqueados da marca

40

Já é de praxe, antes de assinar qualquer contrato de franquia: o candidato deve conversar com o maior número possível de franqueados da marca, dos mais antigos aos mais novos, e também com ex-franqueados. Por lei, essa relação deve estar contida na COF. “Verifique o sucesso dos franqueados, checando tanto a parte financeira quanto o relacionamento com o franqueador, se estão satisfeitos ou têm a intenção de abrir novas unidades”, sugere Luis Henrique Stockler. O consultor também aconselha certificar-se com esses franqueados se a rede cumpriu e entregou o que propôs inicialmente nos materiais de venda e na COF. Sempre que possí-

9. Dê atenção especial ao suporte, treinamento e transferência de know-how

Uma reclamação comum de franqueados insatisfeitos é de que foram abandonados pelos franqueadores alguns meses depois de iniciar a operação. Portanto,

Vantagens de ser franqueado 1. Associar-se a uma marca consolidada e participar de um conceito já testado; 2. Trocar experiências com o franqueador e com os outros franqueados; 3. Contar com um plano de negócios já elaborado, incluindo planejamento de custos de implantação; 4. Ganhar com a economia de escala, reduzindo custos com propaganda e compras em geral.

10. Escolha o ponto certo

“Pertencer a uma boa rede não é o suficiente, é preciso estar no lugar certo”, diz Claudia Bittencourt, referindo-se à escolha do ponto comercial. Segundo a consultora, essa escolha é determinada por cinco questões: onde está o seu público-alvo; o ponto traz visibilidade para o negócio; o local é de fácil acesso para o seu público, seja ele feito de ônibus, carro ou a pé; onde estão os seus concorrentes; o imóvel atende às condições necessárias para o bom funcionamento do negócio. Todos esses itens têm que estar bem alinhados para garantir que o negócio alcance os resultados esperados pelo franqueado e pelo franqueador.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.