Educar 116 Out/Nov 2017

Page 1


O melhor amigo do seu filho é o Matricule seu filho na Maple Bear: uma escola bilíngue de verdade, com metodologia canadense. Aqui, seu filho desenvolve a paixão pelo aprendizado, e se prepara para uma vida de sucesso no Brasil e no exterior. Acesse www.maplebear.com.br e agende uma visita. O QUE SEUS FILHOS APRENDEM AQUI, ELES LEVAM PARA TODA VIDA.

Maple Bear Florianópolis Rua Antônio Gomes, 55 Balneário Estreito - (48) 3012-1255

aprendizado.


Maple Bear?

A Maple Bear possui profissionais qualificados e dedicados que transmitem confiança às crianças e refletindo segurança aos pais. A metodologia de ensino se mostra eficiente. Observamos o progresso e o desenvolvimento do Antônio, que além de estar aprendendo a falar outra língua, compreende perfeitamente o inglês. Estamos muito satisfeitos com o carinho e atenção dedicados ao nosso filho, proporcionando um ambiente apropria-

do para o seu aprendizado.

O inglês foi o principal motivo que me levou até a Maple Bear. Mas o que encontrei foi muito mais que uma escola bilíngue. Ao conhecer a metodologia, a estrutura das salas de aula e os funcionários, tive certeza de que fiz a melhor escolha para meu filho. Só tenho a agradecer aos cuidados e carinho com que meu filho sempre foi recebido. Hoje tenho a tranquilidade de saber que estou deixando meu filho num ambiente lúdico e aconchegante, onde tudo é feito com amor e respeito. Para mim, essa é a base da educação. E o melhor, com o inglês sendo inserido em seu cotidiano desde cedo e de forma natural. Cauã ama a escola e nós pais também!

Eva Cristina Bernardes e Jaque Cunico Bernardes, pais de Antônio

Weverton Almeida Santos Evaristo, pai de Cauã (2 anos), aluno do Toddler, e de Brayan (5 anos), aluno do IK (Intermediate Kindergarten)

Carlos Arantes Bernardes Neto (2 anos), aluno do Toddler

Ao tomarmos a decisão de matricular a Vitória logo no primeiro ano do ensino fundamental em uma escola bilíngue, surgiu uma certa preocupação devido a ser o ano da sua alfabetização e ela ainda não ter tido, até aquele momento, nenhum contato com a língua inglesa. Graças à dedicação de a toda equipe e do método de ensino da escola Maple Bear, ela vem apresentando um bom desempenho e desenvolvimento, acompanhando muito bem os demais colegas da turma.

Alberto Guesser, pai de Vitória Guesser (6 anos), aluna do

Year 1

Escolher uma escola adequada para nosso filho não foi uma tarefa fácil, pois, como pais, sempre queremos de alguma forma englobar toda nossa visão de aprendizado, além da atenção, do amor e carinho, com os quais gostaríamos que nosso filho fosse tratado. Difícil, pois nosso amor é incondicional e estávamos à procura desta mesma dedicação para o Miguel, porque ele iria ficar mais tempo na escola do que em casa. Enfim, procuramos esse perfil em várias escolas e encontramos a Maple Bear. Naquele momento, era tudo que precisávamos, pois estávamos nos mudando para o Estreito e queríamos uma escola perto de casa, bilíngue, com uma metodologia que proporcionasse ao Miguel aprender facilmente o inglês e desenvolver seu desempenho para o futuro. Miguel está na Maple Bear há dois anos e, sem dúvida, foi nossa melhor escolha. Além do visível aprendizado no inglês, encontramos uma escola familiar e atenciosa desde a recepção, administração, professores e diretoria. Só temos a agradecer pelo carinho a nós dedicado.

Dinara Mello Silva, mãe de Miguel Paulo Antônio Silva (4 anos), aluno do JK (Junior Kindergarten)


Editorial

EDUCAR

informação útil para todos

4

Começo por minha amiga e idealizadora desse projeto, a Claudia Prates – agradeço a ela por acreditar e estar sempre presente, “mesmo longe”, em todos os momentos. Agradeço, também, às colaboradoras Auxiliadora Mesquita e Fernanda Moura, responsáveis por artigos precisos, delicados e importantes, que vem sendo publicados desde o comecinho dessa nossa trajetória. Agradeço a todos os grandes profissionais que contribuem com textos essenciais, que ajudam e inspiram tantos pais na

gratidão

criação de suas crianças. Agradeço a todos os parceiros comerciais que acreditam na força de nossa revista, que anunciam seus produtos e fazem com que tudo seja viável. Agradeço ao Eduardo, meu marido e pai de nossa filha, por ser esse profissional tão talentoso, criterioso e incansável, sempre empenhado em fazer de cada edição uma arte impecável.

Somos a reinvenção, a infância, a fé que carregamos,

o destino que nos foi entregue. Somos os objetivos que

Agradeço a minha filha Rafaella, minha inspiração diária - se aqui estou, é porque ela existe!

abraçamos e buscamos alcançar. Somos as oportunida-

E principalmente, a você leitor, o NOSSO “muito obrigada” –

des e escolhas que nos trouxeram até aqui, e serviram de

pela troca, pela leitura, pelo compartilhamento, e por nos ajudar

aprendizado – lições para uma vida inteira.

a propagar amor e verdade por onde quer que a Educar passe!

Há quase dois anos, fui escolhida a dar continuidade

Espero, sinceramente, que você goste do que há nesta edição, da

a uma jornada que começou em 2007. Minha missão era

nova diagramação, e que continue conosco, por anos a fio. Rece-

conduzir a Educar – desde sempre um material lindo, só-

ba, de coração, e para todo o sempre, o que temos espalhado ao

lido, e que completa 10 anos nesta edição. Para este edi-

longo desse longo caminho: as nossas sementes de gratidão.

torial, optei por expressar, em frases enxutas, mas muito sinceras, o quanto me sinto realizada por fazer parte da

Um grande abraço e até a próxima!

revista, e o quanto esse trabalho tem mudado – e moldado – a minha vida. Portanto, tomo a liberdade de publicar, aqui, palavras de agradecimento a todos os envolvidos em cada número e a todos que por aqui já estiveram.

Nos acompanhe também nas redes socias e fique por dentro das novidades da Educar

www.RevistaEducar.com.br

Nossa capa

Inspirados pelo tema “Você é nosso convidado”, fizemos a produção de capa de 10 anos, na qual a Rafaella (7 anos), filha de nossa editora Priscilla e nosso designer

gráfico Eduardo, representa todas as crianças que fazem parte da nossa história. Agradecemos à Ju, da @euqueti, pelo lindo ensaio e por sempre se entregar, de corpo e alma, aos nossos projetos. Um “obrigado gigante” também às meninas da Nuvem de Papel, Talita e Ticiane, por terem criado um cenário tão encantador, e à doceira Luzmery Medina, da Doceluz, pelos doces deliciosos! Parceiro: @bossalocacoes Fornecedor: @comoantigamente EDUCAR | informação útil para todos

www.nuvensdepapel.com www.euqueti.com.br (48) 99977-7040

@doceluzfl (48) 99928-5299


+

A família cresceu!

Agora o Candeias é parte da família Instituto Catarinense Mais Saúde. Com a união das marcas, somos hoje o plano assistencial mais completo de Santa Catarina!

O que o plano Mais Saúde oferece?

Ampla rede de especialidades médicas;

Atendimento odontológico;

Agendamentos de consultas, procedimentos odontológicos, exames clínicos e laboratoriais com horário marcado por meio do SAC;

Empréstimo de material convalescente;

e muito mais! MAIS DE

50 MIL

CATARINENSES JÁ SÃO ASSOCIADOS MAIS SAÚDE!

PLANO MAIS SAÚDE - A partir de R$ 19,90 Titular (sem limite de idade), Cônjuge (sem limite de idade), Filhos (até 24 anos).

Cada vez mais perto de você BALNEÁRIO CAMBORIÚ

Av. Do Estado, 1690,(Anexo ao ION), Centro,

FLORIANÓPOLIS

Rua Felipe Schmidt, 515, Centro,

JOINVILLE

(47) 3261-4050

(48) 3365-6700

Rua Itajai, 299,(em frente ao Laboratório Municipal) Centro,

(47) 3402-2000

www.institutomaissaude.com.br


Índice

EDUCAR

informação útil para todos

6

conteúdo Edição especial de 10 anos

edição 116 | ano 10 outubro/novembro 2017 Editora Priscilla Koerich CRP-12/04578

16

EDUCAÇÃO

CAPA

28

Arte Eduardo Carvalho Motta Colaboradores desta Edição Auxiliadora Mesquita Carolina Fernandes Cláudia Prates Claudio Moreira Fernanda Moura Juçara Hobold Luzmery Medina Milena Luisa Priscila Cruz Pricilla Kesley Ricardo Falzetta Revisão Cláudia Prates Impressão

KIDS COACHING

24

RESILIÊNCIA

38

12 | MATERNIDADE

16 | MATÉRIA DE CAPA

Os superpoderes das mães

Educar 10 anos

Não, ainda não fizeram mães com de-

De 2007 até hoje, como tudo começou.

tectores de metal. Mas elas já estão

Confira a matéria que conta a história

equipadas com detectores de mentira e

da revista - uma retrospectiva linda e

de doenças.

emocionante.

28 | EDUCAÇÃO

38 | COMPORTAMENTO

Inteligência emocional

Resiliência

Vamos falar das competências socioe-

Muitos conhecem o velho provérbio “A

mocionais, características ligadas à

árvore que enverga, o vento não quebra”.

chamada inteligência emocional dos

Pois num mundo tão cheio de frustações,

indivíduos, que os ajudam a lidar com

desafios e adversidades, essa é uma ca-

relacionamentos interpessoais, consigo

racterística fundamental para seguir em

mesmos e, de maneira geral, com os obs-

frente. Confira dicas simples para desen-

táculos do dia a dia.

volver a resiliência nas crianças.

As opiniões veiculadas nos artigos assinados não refletem necessariamente a opinião da revista. Os artigos e os anúncios publicados são de total responsabilidade de seus autores e/ ou suas empresas. Não é permitida a reprodução de qualquer conteúdo desta publicação sem prévia autorização da editora. A Revista Educar, publicação bimestral da Pequeninos Revista Educativa Ltda, tem distribuição gratuita e direcionada aos pais, em inúmeros pontos comerciais e instituições de ensino de Joinville, Florianópolis e São José / SC. Anuncie na Revista Educar comercial@revistaeducar.com.br Tel.: (48) 3204-7014 | 99158-3342 Para assinatura, sugestões, críticas ou elogios, envie e-mail para educar@revistaeducar.com.br ou entre em contato pelo nosso site:

www.RevistaEducar.com.br Revista Educar @RevistaEducar


Cabelo Depilação Sobrancelhas Estética Terapias Unhas Maquiagem

B

E

A

U

T

Y

Um lugar que reúne natureza e bem estar para receber toda a família!

PARA A

Turminha Corte de cabelo Pintura de unhas

PARA AS

MAMÃES E PARA OS

PAPAIS

Ser bela... ou estar bela? Qual a sua definição de beleza?

A BELEZA ESTÁ NA ALMA Soul’s Beauty Travessa Harmônia 1771, esquina com rua Bocaiúva, Centro - Florianópolis - SC

B

E

A

U

T

Y

48 3207-9409 | 3207-9439 | 99162-9800 (whatsapp) contato@soulsbeauty.com.br Seg à Sex das 09h às 21h e Sáb das 09h às 19h

Vem pro Soul’s!

souls.beauty


Variedades

Por Auxiliadora Mesquita

direto do forno AS NOVIDADES QUENTINHAS,

Trabalho infantil interestelar

Jack Davis tem 9 anos e ouviu falar que a NASA estava à procura de alguém para

o cargo de Protetor Planetário. O pequeno Jack não teve dúvidas e mandou uma carta para a agência aeroespacial americana se candidatando ao cargo. Ele listou suas qualificações: assistiu muito filme de alienígena e, como ainda é criança, teria tempo de aprender a pensar como um alienígena. Bacana como só a NASA sabe ser, o diretor da divisão de Ciência Planetária da agência respondeu ao garoto que esperava vê-lo por lá “um dia desses”. “ Estamos sempre à procura de futuros cientistas e engenheiros brilhantes para nos ajudar”, explicou o Dr. James L. Green. “Então eu espero que você estude bastante e vá bem nos seus estudos”. Quem sabe um dia você chega lá, não é, Jack?


EDUCAR

informação útil para todos

Sem dever de casa

Já faz algum tempo que escolas americanas estão

Como nascem as princesas

discutindo o fim do dever de casa, em especial nos primeiros anos de ensino. Uma pesquisa feita pelo pro-

A fotógrafa Karen Marie é especializada em fotos de gravi-

fessor e psicólogo Harris Cooper, da Duke University,

dez e recém-nascidos. E é também uma grande fã dos filmes da

concluiu que o dever de casa nos anos iniciais não con-

Disney. Daí veio a ideia de fotografar as princesas Disney logo

tribuía para um melhor resultado acadêmico. A ideia é

que elas acabaram de nascer. Karen caprichou no cenário e em

polêmica, mas já está sendo adotada em algumas escolas

cada mínimo detalhe. O resultado, além da fofura irresistível

por lá.

dos bebês, é uma viagem ao começo imaginário de cada uma dessas histórias que já sabemos tão de cor.

Cooper analisou dúzias de pesquisas sobre o assunto e chegou à conclusão de que o dever de casa é útil

Cada ensaio levou cerca de 8 horas para ficar pronto, da

quando apropriado, em nível e extensão, para a idade

montagem do cenário à finalização. E contou com a ajuda

do estudante e seu grau de desenvolvimento. Nos EUA,

preciosa de uma costureira que fez os figurinos perfeitos

a recomendação é que crianças de 5 a 7 anos tenham

para cada bebê princesa. Até agora foram 6 princesinhas re-

entre 10 a 20 minutos de dever de casa. E para os estu-

cém-nascidas: Ariel, Bela Adormecida, a Bela e a Fera, Cinde-

dantes entre 8 e 11 anos, de 30 minutos a uma hora. Vale

rela, Jasmim e Branca de Neve. Moana, Pocahontas e Tiana já

lembrar que as crianças dessa idade passam mais tempo

estão nos planos para as próximas fotos.

na escola por lá, do que na escola no Brasil.

9


Variedades

Por Auxiliadora Mesquita

EDUCAR

informação útil para todos

10

Jantar fora com as crianças

Jantar fora com as crianças pode ser uma de-

lícia. Mas também pode se tornar o maior pesadelo de qualquer família. Dependendo da idade, do humor dos pequenos e das circunstâncias, o jantar pode azedar num instante. Pensando

E se não der para jantar fora...

Com a situação econômica atual, muitas famílias estão ten-

nisso, uma blogueira teve a ideia de montar um

do que reduzir custos e diminuir os gastos com passeios e ativi-

“kit restaurante” para melhorar as chances de um

dades com as crianças. Tem seu lado triste, é claro, mas um estu-

almoço ou jantar agradável para todos. O kit foi

do recente trouxe boas notícias para quem anda ficando mais em

pensado para um bebê e uma criança pequena,

casa com as crianças: esse lazer em casa pode ser até mais eficaz

mas pode ser adaptado para outras idades ou à

para a felicidade dos pequenos. Foi a descoberta surpreendente

medida que eles forem crescendo.

feita em uma universidade do Texas.

Numa necessaire plástica de maquiagem, de ta-

De acordo com a pesquisa, atividades estruturadas, signi-

manho médio, transparente e cheia de comparti-

ficativas para os envolvidos e com emoções positivas são as

mentos, ela leva: babadores impermeáveis, lenços

que formam mais laços familiares e trazem felicidade. E os

umedecidos e canudinhos. Para que os pequenos

pesquisadores apontam que essas atividades podem ser des-

suportem esperar pela comida escolhida no cardá-

de tarefas domésticas feitas em conjunto até coisas simples

pio, é sempre bom levar um “lanchinho” quebra-

como jogos de tabuleiro ou cartas, videogames ou hobbies.

-galho. E para sua criança ficar longe do seu celular,

Fazer as refeições juntos também tem esse poder. E acredite,

um brinquedinho pequeno, um quadro mágico,

até assistir televisão ou ouvir música. A atividade em si parece

minijogos ou livros de colorir e giz de cera podem

ter menos importância do que o fato de reunir e “conectar” as

ser a salvação.

pessoas da família numa atividade comum.


Os momentos mais especiais têm algo em comum: eles não se repetem. Isso inspirou o Clube do Confete a transformar tais momentos em lembranças apaixonantes, porque o coração é o lar de tudo que dura para sempre, e nele habita o inesquecível. Agora, com novas atrações na melhor casa de festas da cidade!

Fotos: André Gómez Fotografia

O Clube do Confete conquistou nossa confiança ao longo de cinco anos de festas memoráveis, produzidas com carinho e competência por profissionais sérios e comprometidos com os sonhos dos seus clientes

Fernanda Quint mãe da Marcela e da Letícia

Torne cível Inesque

Clube do Confete

Horário de Atendimento: 2ª a 6ª das 9h às 12:30 e das 13:30 as 18:00

SC 401, Km 7 - 7135 - Santo Antônio de Lisboa - Fpolis/SC

Sábados das 9h às 13h mediante agendamento prévio.

(48) 3238-4661 | (48) 8865-3522

www.clubedoconfete.com.br

Festas Infantis | Festas de 15 anos | Festas empresariais


Maternidade

Os superpoderes das

EDUCAR | informação útil para todos


EDUCAR

informação útil para todos

você ainda vai usar um!

P

Por Auxiliadora Mesquita

esquisadores na Holanda

quarto, e de madrugada? Ou como

descobriram que o cére-

veriam aquilo que os filhos estão fa-

bro das mulheres diminui

zendo (de errado...) lá na garagem,

a massa cinzenta durante

com ela dentro do banheiro? E de que

a gestação e até por dois anos após o

modo elas iriam descobrir que alguém

parto. Ficamos mais “burras”? Nada

andou mexendo na lata de biscoitos,

disso – aparentemente, a reorganiza-

só pelo cheirinho do meliante? É, não

ção cerebral se dá para que áreas mais

é fácil enganar as mães. Com esses su-

importantes fiquem mais ativas. Por

perpoderes, elas salvam, resolvem e

exemplo, para reconhecer expressões

põem ordem na bagunça. E, às vezes,

faciais, ajudando a decifrar o que o

põem de castigo também.

bebê precisa e para se afastar de quem vem com cara feia!

Search and preview

Além de comprovar a incrível plas-

Tecnologia moderna? Nada disso

ticidade do cérebro humano para se

- só mães em ação. Quem é que acha

adaptar a novas situações, essa pesqui-

tudo que está perdido por aí? Com seu

sa deveria ser só o começo de estudos

botão procura e acha, as mães desco-

mais profundos sobre as transforma-

brem onde tudo está. E se realmente

ções que ocorrem nas mulheres quan-

for impossível achar, ela vai dar um

do se tornam mães. E para quem não

jeito, ah se vai. Já o preview costuma

acredita, aqui vão algumas das capaci-

ser um botão bem chato quando a mãe

dades aumentadas que só as mães, 24

aciona. Mas é melhor fica alerta, pois

horas de plantão, têm ativadas com a

quase sempre não tem erro: o que ela

chegada dos filhos.

diz que vai acontecer, acaba aconte-

SuperSentidos

cendo mesmo. Mais ou menos assim: “Não come isso tudo de brigadeiro,

As mães têm audição, visão e olfa-

você vai passar mal”; “Não sobe aí que

to superiores ao resto dos mortais. É

você vai cair”; ou “Esse seu namorado,

simples assim. De que outra maneira

não sei não...”. Se é bom senso ou sex-

elas seriam capazes de ouvir um ge-

to sentido, tanto faz – se a mãe falou, é

mido fraquinho que vem lá do outro

melhor ouvir o recado.

Detectores especiais Não, ainda não fizeram mães com detectores de metal. Mas com os de mentira e de doenças, elas já estão equipadas. Afinal, que aparelho médico você conhece que detecta “olho de febre”? Ou que aquela terrível dor de barriga que não é nem dor e nem é na barriga é só saudade do colo da mãe, mesmo? E às vezes, é só a insistência do detector de doença das mães que faz com que não aceitem uma primeira resposta de médicos e continuem lutando até descobrir a causa de um problema. Ou, mais divertidamente, é o que faz com que elas descubram que você não fez seu dever de casa... Brincadeiras à parte, as mães vêm com todos esses poderes superiores por motivos bem simples: cuidar, proteger e fazer crescer. E se a gente for parar para pensar, toda essa “tecnologia” tem uma única razão de ser: muito amor envolvido!

www.RevistaEducar.com.br

13


Maternidade

EDUCAR

informação útil para todos

Bruna Brenneisen

Quando a maternidade

O

utubro de 2014. Foi nesse

gargalhadas aos prantos, e vice e versa.

Foi no instante em que eu ouvi o cho-

mês que nasceu uma lin-

Descobri que nenhum livro ou pa-

ro da minha filha pela primeira vez que

da menina de olhos escu-

lestra que eu pudesse ter tido acesso

eu nasci novamente, que eu descobri que

ros como a noite e lindos como o luar.

seria suficiente para me deixar 100%

a vida é muito mais do que eu poderia

Esse dia marca também um outro

segura das minhas ações com meu filho,

imaginar, que ela realmente valia a pena

nascimento, o meu. Nasci como mãe

e que a teoria costuma ser bem mais efi-

e que eu teria um motivo mais que sufi-

e renasci como mulher, esposa, amiga,

caz que a prática.

ciente para querer ser melhor a cada dia.

filha e ser humano. Renasci para todos os meus sonhos, projetos, e objetivos. Descobri que eu poderia ser muito mais forte do que imaginava. Que eu

Descobri que eu não conseguiria

Descobri que eu erraria e me arrepende-

ouvir uma tragédia com alguém no no-

ria muitas vezes, mas que, sobretudo, eu

ticiário sem me colocar no lugar da mãe

era muito mais forte, bonita, inteligente e

que passa por essa situação.

esforçada do que um dia pensei ser. Des-

passaria por quase 24 horas de trabalho de

Descobri que o sentimento de culpa

cobri que as descobertas seriam diárias a

parto, receberia 19 picadas nas vértebras

me perseguiria por toda a minha vida,

partir de então, que eu jamais seria aquela

das costas na tentativa de pegar a aneste-

por mais forte que fosse a minha vonta-

que havia sido até aquele dia, e que essa

sia e acabaria tento que fazer uma cesárea

de de acertar.

é apenas uma versão melhorada de mim

às pressas, que mais tarde infeccionaria e

Descobri que eu aprenderia a recla-

mesma! E por fim, descobri que quando

me deixaria por dias ardendo em febre. A

mar bem menos e agradecer sempre,

você acha que o amor por seu filho é tão

boa notícia é que eu passaria triunfante

todos os dias, quase que todas as horas.

grande que ocupa todo o espaço do seu

por estas circunstâncias!

Descobri que todos os planos que eu fiz

coração, você faz um novo teste de gravi-

Descobri que os hormônios possuem

pra minha vida até então, seriam revis-

dez que dá positivo e descobre que num

um poder ainda mais incrível e são capa-

tos, repensados e planejados com base

coração de mãe, há sempre espaço para

zes de te levar, no mesmo minuto, das

nessa nova vida que eu havia gerado.

amar mais um.

como mãe “ Nasci e renasci como mulher, esposa, amiga, filha e ser humano. Renasci para todos os meus sonhos, projetos, e objetivos

“ Bruna Brenneisen - Publicitária, mãe da Clarinha e do Francisco, e idealizadora do Mãezinhas.com

EDUCAR | informação útil para todos

14


Odontologia

EDUCAR

informação útil para todos

15

Dr. Murillo Auad

Ortodontista e ortopedia dos maxilares Cro: 10356- SC

Qual a idade ideal para

colocar aparelho? N estes 15 anos de formado, talvez esta seja uma das perguntas mais frequentes em meu consultório. E minha resposta é sempre a mesma: depende. Antes de responder este questionamento, é preciso saber qual o real motivo do uso do aparelho. Vivemos numa geração de pré-adolescentes ansiosos pelo dia em que poderão escolher a cor da borrachinha do aparelho. É comum, também, ouvir pais relatando que a criança não dorme na noite em que antecede a consulta. Meu questionamento ao realizar um diagnóstico é perceber a diferença entre necessidade e o modismo sociocultural. Quando pensamos em tratamentos ortodônticos, é importante analisar dois pontos:

1 - A idade do paciente. 2 - Os dentes permanentes.

A partir disto é possível saber qual o melhor caminho a percorrer.

Estrutura crânio facial

O que muitos pais não se atentam é em relação a parte óssea, que é tão ou até mais importante que os dentes em si. Quando pensamos na estrutura crânio facial, a ortopedia dos maxilares é fundamental para prevenir ou corrigir possíveis disfunções que podem prejudicar não somente o sorriso

como outros aspectos do organismo. Em estudos e análises clínicas, é comum observarmos a influência de problemas óssea maxilo-mandibulares associados a outros diag-

nósticos, como alergias respiratórias, postura corporal, sono, dores de cabeça e até mesmo déficit de atenção com baixo rendimento escolar podem estar diretamente ligados. Ao analisarmos este ponto de vista, temos a primeira resposta da pergunta inicial. A partir dos 5 anos, tratamentos ortopédicos preventivos ou corretivos já se tornam possíveis. Resolvido esta parte, ou até mesmo na ausência de problemas ortopédicos, entramos no quesito correções dentárias. É o que chamamos de Ortodontia.

Ortodontia

Neste momento, devemos analisar a fase da dentição que se encontra na cavidade oral. Basicamente temos três tipos de estágios de formação e esfoliação dentária, que são: 1 - decídua (dente de leite); 2 -permanente, que são os dentes da idade adulta; 3 -mista, que é a transição entre as duas etapas. Em raríssimas exceções, pouco se pode tratar com ortodontia nas fases decídua e no início da mista. É comum, nessas fases, pais ansiosos aparecerem no consultório, preocupados com os dentes que estão nascendo tortos. Aí é que

entra paciência em ação, pois neste momento pouco ou nada se pode fazer. Mas uma coisa é certa: para todo dente torto que se nasce, existe correção. Em média, entre 12 e 14 anos, boa parte ou todos os dentes permanentes necessários para o tratamento já se encontram na boca. Procurar a ajuda de um profissional qualificado e experiente é fundamental para o tratamento adequado e eficaz em menor tempo possível. O ideal é um profissional especializado devidamente cadastrado junto ao Conselho Regional de Odontologia (C.R.O.). Outra dica seria pegar recomendações com pessoas que já terminaram o tratamento ortodôntico. O valor do tratamento deve ser o último fator a ser analisado, pois infelizmente as vezes o barato pode sair muito caro, e saúde não tem preço. Mesmo que não seja hora de iniciar o tratamento, o acompanhamento periódico se torna fundamental para prevenção, interceptação e correção, tanto na ortopedia quanto na ortodontia, evitando o agravamento do caso ou até mesmo a transformação de um tratamento simples em um caso cirúrgico numa fase adulta. Por isto, previna-se e agende já a consulta inicial com um ortodontista. Boas atitudes hoje são fundamentais para escolhas certas amanhã!

ODONTOPEDIATRIA - APARELHOS ORTODÔNTICOS - ESTÉTICA DENTAL

Excelência em odontologia ADULTOS E CRIANÇAS

www.PrimeOdontoCenter.com.br CRO: SC 891

Av. Rio Branco, 380, sala 01 - Ed.Barra Sul | Centro | Florianópolis Telefone: (48) 3223-6867 Whatsapp: (48) 99955-9090


Capa Educar 10 anos

anos com EDUCAR | informação útil para todos

Texto: Auxiliadora Mesquita Fotos: Eu Que Ti - Juçara Hobold Doces: Doceluz - Luzmery Medina Decoração: Nuvem de papel Talita e Ticiane Fornecedor: @comoantigamente Parceiro: @bossalocacoes


EDUCAR

2011 2009

2012

2013

2014

informação útil para todos

2015

2016

2010

8 200 7 200

da EDUCAR, é nosso ponto

N

de partida e de chegada.

Acolhedora e de portas abertas. Uma casa

COM VOCÊ, POR VOCÊ, PARA VOCÊ – você, leitor

você! É para você que preparamos cada número da revista, sempre pensando nos

esses 10 anos de amizade, nos esforçamos para construir uma casa para receber você. Uma

casa sólida e confiável. Bonita e agradável. onde cabem todas as famílias dispostas a se tornarem melhores. Pois educar as crianças não é tarefa fácil nem rápida. Pequenos gestos, rotinas diárias, grandes sacrifícios. No aprendizado de ser pai e mãe, muita coisa é deixada para trás. Mas um mundo

2017

novo de alegrias e sabedoria se abre pela frente. É dessa jornada para frente que a EDUCAR quer sempre estar por perto, para ajudar, entreter e informar. Afinal, esse é o nosso lema: Informação útil para todos!

temas mais importantes,

Nasce uma revista

nas ideias mais úteis,

Quando a EDUCAR chegou ao mundo, já chegou no capricho, cercada

nas novidades mais

interessantes. E fazemos tudo isso procurando a

beleza, a praticidade e a leveza. É com você que queremos comemorar nossos 10 anos!

de mimos e cuidados. Sua fundadora, Cláudia Prates, era na época uma jovem mãe de primeira viagem. E como toda mulher nessa situação, queria estar mais perto do bebê. Ao mesmo tempo, a curiosidade e a necessidade de novas informações aumentavam a cada novo desafio de criar o pequeno Bruno. Uma ideia foi surgindo. E em pouco tempo, surgia a revista EDUCAR – uma revista voltada para o mundo da família e da criança, com reportagens sobre saúde e comportamento infantil, dicas, brincadeiras e muita, muita informação e alegria. Era o ano de 2007. E desde aquela época, um time de especialistas e colaboradores sempre esteve presente na nossa revista – pediatras, odontopediatras, fonoaudiólogos, psicólogos, pedagogos e educadores, nutricionistas. Também sempre contamos com a colaboração preciosa de especialistas imbatíveis quando se trata de crianças: pais e mães! Eles também contam para nós seus segredos e descobertas nessa caminhada com seus pequenos. E a esses colaboradores queridos, já fica aqui nosso agradecimento profundo e verdadeiro – sem vocês a revista não teria o que dizer aos nossos leitores! Claudia Prates e seu filho Bruno

17


Capa Educar 10 anos

casa! Muitas visitas em nossa

Só uma olhadinha pelas capas (lindas!) da

EDUCAR e a gente já percebe como a revista sempre esteve disposta a chegar aos corações e mentes. Assuntos delicados ou divertidos já vieram estampando nossa capa. Artigos importantes para facilitar o dia a dia das famílias também. E em cada capa, uma surpresa na foto. Crianças com seus sorrisos ensolarados iluminaram muitas delas e são a prova concreta do verdadeiro sentido que norteia nossa EDUCAR. Por aqui também já passaram muitos famosos queridos. E de todos os lados da vida – atores, músicos, jornalistas e escritores, apresentadores de TV, modelos e esportistas. Todos, de um jeito ou de outro, mostram para nós que, muito além do glamour aparente de suas vidas, também são gente de verdade: no amor imenso aos filhos, nas alegrias e dificuldades de criar uma família, na importância de arranjar aquele tempo necessário para os cuidados e os vínculos. Famosos eles vão continuar sendo, graças ao talento e ao trabalho. Mas para nós, eles vão sempre ser muito mais do que isso – serão os pais e mães, frágeis e fortes, que se dedicam a essa tarefa preciosa que é criar os filhos.

gente

Edição 114 - Ano 9 - Julho 2017 Foto: Gabriella Cameu Fotografia Distribuição gratuita e direcionada

114_final.indd 1

30/06/17 14:22

Celebrando com a nossa

Nas capas e nas matérias da EDUCAR também

passaram muitos queridos da nossa terra. Sejam nascidos por aqui ou os que escolheram Santa Catarina para viver, eles também trouxeram seus sorrisos e compartilharam suas experiências de pai e mãe com nossos leitores. Para nós, é sempre uma honra e uma alegria. Da nossa terra também vem a colaboração de muitos especialistas, que com seu conhecimento e disponibilidade, ajudam a tornar mais fácil e prática a vida dos nossos leitores. É por meio de suas palavras que muitas vezes entendemos um problema e descobrimos a saída. Ao compartilhar seu saber, eles ajudam nossos leitores a escolher e a decidir o melhor para suas famílias. São nossos colaboradores também os anunciantes que aparecem em nossas páginas. Não só por sua confiança em nossa revista, como também por oferecerem aos leitores produtos e serviços que têm a cara deles. Tudo que existe de melhor e está ligado ao mundo da criança e da família aparece anunciado na EDUCAR. Com a nossa revista em mãos, os leitores têm um verdadeiro “guia” de soluções sempre por perto.

Ed An Fot Dis

112_f

EDUCAR | informação útil para todos


EDUCAR

Nossa “menina” cresceu Dez anos depois, está aqui nossa revista, mais uma vez em suas mãos. Uma “menina” alegre e doce. E ago-

Você é o nosso convidado

ra sob os cuidados de um casal muito dedicado. A fun-

Nesses 10 anos, muitos leitores e leitoras já

dadora, Cláudia Prates, iniciou um novo ciclo em sua

se inspiraram também em nossas páginas. Tam-

vida, correndo atrás de outros sonhos. E aquele sonho

bém respiraram aliviados, ao ver que não esta-

da EDUCAR ficou em ótimas mãos: Priscilla Koerich

vam sozinhos. Ou ao descobrir, afinal, que havia

e Eduardo Motta formam uma dupla incrível. Como

um jeito para aquilo que os afligia. Nesses anos

editora, Priscilla está sempre atrás de novos assuntos

todos, continuamos querendo oferecer a você

e ideias para informar e entreter nossos leitores. E a

as melhores ideias, as dicas mais infalíveis e as

arte da revista está nas mãos talentosas de Eduardo,

soluções inovadoras. Além de mostrar sempre

que torna toda essa informação mais acessível, mais

os melhores produtos e serviços da cidade.

bonita e agradável. A inspiração dos dois? A alegre e doce Rafaella, filha querida que ilumina.

Mas também gostaríamos de ser seu ponto de encontro, seu ombro amigo, seu porto seguro. Aqui, em nossas páginas, queremos que você encontre você mesmo – uma família. Base e ponte para esse mundo todo que está à espera de nossos pequenos. Por isso, entre e fique à vontade. Nossa casa é sua. Sirva-se do que preparamos para você, com muito carinho e atenção. Vamos estar aqui por muito tempo ainda, de portas abertas, café quentinho e uma palavra amiga. Vamos estar por aqui, para ajudar você, leitor, a EDUCAR. Seja bem-vindo! E volte sempre!

Edição 110 Ano 9 - Março 2017 Foto: Chai Mariano Fotografias Distribuição gratuita e direcionada

dição 112 no 9 - Maio 2017 oto: Eu Que Ti Fotografia stribuição gratuita e direcionada

final.indd 1

informação útil para todos

03/05/17 15:49

www.RevistaEducar.com.br

19


Capa Educar 10 anos

retrospectiva

Muitas histórias e personalidades marcaram presença nas páginas da Educar ao longo desses dez anos!

A cada edição eles compartilharam com vocês, queridos leitores, um

pouco de suas vidas e experiências. Reservamos esse espaço para que

você relembre, com muito carinho, os que por aqui passaram e deixaram seus exemplos de vida e trabalho, nos ajudando com informações valiosas, na criação, no entretenimento e na saúde de nossas crianças. A todos, o nosso “muito obrigado”, por fazerem parte da nossa história!

EDUCAR | informação útil para todos


EDUCAR

informação útil para todos

www.RevistaEducar.com.br

21


Publieditorial

EDUCAR

informação útil para todos

22

Hipismo para crianças Equilíbrio e concentração estão entre os benefícios

O

hipismo para crianças pode auxiliar no equilíbrio, na

força e na coordenação motora dos pequenos. Além de ser uma

São muitos os benefícios que a prática da equitação desenvolve nos alunos: - melhora o equilíbrio e a postura; - motiva o aprendizado;

ótima diversão, a atividade traz

- aumenta a auto-estima;

muitos benefícios. Crianças a

- desenvolve a coordenação de movimentos entre tronco, membros e visão;

partir 6 anos de idade podem pra-

- estimula a afetividade pelo contato com o cavalo;

ticar hipismo, desde que tenham a supervisão de um profissional responsável, que adequará o exer-

- estimula as funções tátil, visual, auditiva e olfativa ; - ensina a importância de conceitos como disciplina e segurança.

cício a ela. Um dos benefícios do hipismo para crianças é corrigir a pos-

tura, além de ensinar noções de

para Betina mais calma,

cuidados com os animais. Isto faz

concentração e postura. Ela adora. Faz há 5 meses

tido do companheirismo, do tra-

e recomendo.

balho em equipe, além do carinho, pelo companheiro.

com as crianças aprendam o sen-

amor e principalmente respeito

O hipismo trouxe

Renato A. Grasso Rodas ,

pai da aluna Betina da Rosa Grasso, 7 anos

Aluna Betina da Rosa Grasso

SHC | Sociedade Hípica Catarinense Escola

de

• a partir dos 6 anos de idade • aulas 1, 2 ou 3 vezes por semana • Aula Experimental: GRATUITA (Caso seja feita matrícula)

Venha almoçar no restaurante

Rodovia SC 401, 4677 - Florianópolis - SC E-mail: shcfln@terra.com.br - Fone: (48) 3335-6144

Hípica Buffet

De segunda a sábado - 11:30 às 14:00 hrs


Entrevista com

Fabiani Estevão A loja Catavento Babies & Kids completou seis anos desde sua inauguração e para comemorar essa data tão importante, conversamos com a sócia idealizadora, Fabiani Estevão , que nos contou um pouco de sua trajetória, curiosidades sobre o mundo da moda infantil, seus diferenciais e planos para o futuro.

Como surgiu a Catavento? Fabiani Estevão: A loja surgiu da necessidade que vimos no mercado em ter produtos de qualidade com atendimento diferenciado. Escutávamos muitos de nossos “conhecidos” dizendo que compravam fora (São Paulo, Curitiba) por não encontrar em nossa cidade aquilo que procuravam. E nós também sentíamos isso. Então, após um ano de estudo e preparo a loja Catavento Babies & Kids nasceu. Tudo foi desenvolvido com muito cuidado e amor... marca, logo, slogan, sacolas, adesivos e balões. A criação foi uma delícia, momentos mágicos. Como são feitas as escolhas das roupas? Você mesmo escolhe as marcas e modelos? Fabiani Estevão: Escolhemos as roupas pensando em alguns quesitos: • Qualidade: por mais que a roupa tenha um tempo de vida determinado (crianças crescem... rs rs) precisa ter qualidade.

• Conforto: crianças brincam, pulam, correm. Roupa que amarra, que tira a liberdade de curtir a melhor fase da vida não é o que elas querem. • Estilo: nossas crianças não são mais como as de antigamente... elas são da nova geração, têm acesso ao que acontece no mundo, ao que seus ídolos usam, ao que está na mídia. Seguem estilos ou criam estilos. O mais importante de tudo é que conhecemos muito bem nossos clientes. Então, na hora da compra, cada peça é pensada no gosto deles. Parece engraçado... mas é bem assim que acontece. E quase sempre acertamos. Pra você, o que é estar na moda? Fabiani Estevão: Estar na moda é o que a grande maioria das pessoas, adultos ou crianças querem. Mas o que é estar na moda? Eu penso que é encontrar o próprio estilo, é se sentir bem e bonita. A roupa também diz quem você é, o que você gosta. Mas precisamos ter em mente que precisamos vestir aquilo que nos faz sentir bem e não apenas usar porque está na moda. “A moda muda, mas o estilo permanece” – Cocochanel. E é isso que precisamos ter em mente. Precisamos achar dentro da moda o nosso estilo. Qual a tendência de moda infantil para a primavera-verão, o que vem por aí? Fabiani Estevão: A coleção Primavera-verão é sempre linda! É colorida, divertida. Nessa de 2017 cores pastéis, as chamadas de Candy Color, estão em alta. Sobreposições em blusas e vestidos para as meninas. Vestidos

com carinha de camisetas alongadas para serem usados com tênis, os chamados “T-dress”. O estilo boho, ou boho chic que vem da influência hippie com modelagem leve e solta. E, é claro que vestidos de festa maravilhosos para nossas princesas. Para os meninos, muita descontração sempre, com bermudas coloridas e jeans, camisas, camisetas com estampas de games, boné e cintos que irão completar o look. Qual o diferencial que podemos encontrar na Catavento? Fabiani Estevão: A Catavento busca a excelência, seja ela nos produtos ou no atendimento. Produto bom, loja ampla, organizada, cheirosa com brinquedoteca, 10 vagas de estacionamento e o melhor de tudo, atendimento diferenciado. Para nós, cada cliente é único e

merece ser tratado de tal forma. Temos a certeza que estamos tratando com seu bem mais precioso, seu filho. Portanto, para ambos, só o melhor. Eu posso dizer que amamos o que fazemos e por isso, queremos o melhor. Há um ano ampliamos a loja e nasceu então a Catavento Teens. Um espaço pensado nas nossas meninas que cresceram ... que deixaram de ser Kids. Da mesma forma como a Catavento Babies & Kids, a Catavento Teens também busca o melhor para as nossas girls super antenadas em moda e tendência.

Roupas • Calçados • Acessórios - 0 a 16 anos Rua Araranguá, 89, América | Joinville Bia (11), Fabiani e Naná (8)

Tel.: (47) 3029.3212

Catavento Babies Kids


Kids Coaching

COMPORTAMENTO INFANTIL

Coaching para crianças O

comportamento inadequado infantil é um grande desafio para os pais. As famílias de hoje, com suas rotinas aceleradas, não percebem muitas

vezes que estes comportamentos não são apenas fases e que precisam de atenção para aplicar regras de uma maneira assertiva. Cabe aos pais ou cuidadores de referência colocar-se a disposição, de corpo e mente, para a melhoria dessas atitudes. Vivemos na era do conhecimento, portanto é normal que os pais de hoje bus-

quem conhecimentos específicos para auxiliar na educação dos filhos, pois não agregamos este conhecimento em nosso cotidiano. Hoje existe um Método chamado KidCoaching, que foi desenvolvido pela psicóloga e especialista em Neurociência, Márcia Belmiro, que vem revolucionando Graziela Rodrigues - KidCoach Graziela@tdatreinamentos.com.br

as relações familiares, pois é uma forma eficaz para atender crianças na abordagem Coaching. Totalmente formatado na singularidade do universo infantil, o método utiliza ferramentas e técnicas lúdicas, para que a criança, muito rapidamente

EDUCAR | informação útil para todos


EDUCAR

informação útil para todos

25

encontre soluções para suas questões internas como a falta de segurança, medo, timidez dentre outros, questões que dizem respeito às relações familiares como relacionamento com irmãos, com meio irmãos, segundos pais e nas relações sociais – bullying, posicionamento, postura e assertividade. O principal objetivo do Método KidCoaching é desenvolver as competências e habilidades da criança, da família, e dos educadores identificando seus melhores talentos e cuidando dos pontos de dificuldades, para que aconteça uma virada comportamental que se reflete, em relações saudáveis, construtivas e reconexão comunicacional. O método poderá ser aplicado formalmente em crianças de 8 a 13 anos, e informalmente com sessões aos pais de crianças de 2 a 7 anos. Os professores poderão ser preparados a aplicarem rotineiramente a abordagem do Coaching Infantil Informal para utilizarem no ambiente escolar, na resolução de conflitos e comportamentos inadequados. Que tal observar como estão os comportamentos dos seus filhos/alunos? Conheça um pouco mais deste método que poderá auxiliar você na conquista de uma relação familiar saudável, sem brigas e discussões do cotidiano.

O que as crianças ganham com o Kids Coaching • Auto motivação e compromisso com a sua rotina. • Grande senso de conquista e resolução de problemas. • Melhor relacionamento com pais, irmãos e amigos. • Melhor entendimento sobre si mesmo, seus pensamentos e atitudes. • Técnicas para lidar com as próprias emoções e dificuldades em seu dia a dia.

Com uma proposta inovadora em Palmas, no município de Governador Celso Ramos, oferece aos pacientes, um ambiente único, aconchegante e tranquilo.

TÉCNICAS QUE UTILIZAMOS:

√ Massagens terapêuticas; √ Massagens relaxantes; √ Massagens modeladoras; √ Terapias; √ Acupuntura; √ Banho de ofurô; √ Sauna; √ Alinhamento de chakras; √ Fitoterapia; √ Aromoterapia; √ Florais de bach; √ Iridiologia;

Busque o equilíbrio da saúde física e emocional Venha nos conhecer!

O que os pais e educadores ganham com o Kids Coaching

• Mudança na percepção sobre a criança e seus potenciais. • Maior autoconfiança em suas habilidades de educadores. • Segurança para lidar com situações de birra, descontrole, alimentação inadequada, estudos e relacionamentos. • Melhor entendimento dos seus sentimentos frente às situações de estresse para conseguir manter seu autocontrole.

Endereço: Av. Augusto Prolik, 1223 Praia de Palmas - Gov. Celso Ramos www.RevistaEducar.com.br




Educação

EDUCAR

informação útil para todos

Escola também é lugar de

inteligência emocional Por Ricardo Falzetta e Pricilla Kesley, do Todos Pela Educação

C

omo um dos primeiros espaços

A lista de competências pode se es-

Os impactos das competências so-

de convivência pública, a escola

tender longamente, mas os estudiosos

cioemocionais na rotina da escola têm se

é, por excelência, um ambiente

do assunto apontam a existência de cin-

revelado positivos por meio de pesquisas

que coloca as crianças diante de desafios

co dimensões básicas (a chamada teoria do

como as do Instituto Ayrton Senna e da

interpessoais. Diante disso, para ir além

Big Five): abertura a novas experiências,

Organização para a Cooperação e o De-

dos conteúdos curriculares, elas devem

consciência, extroversão, amabilidade e

senvolvimento Econômico (OCDE). Os

ser envolvidas em atividades diversas:

estabilidade emocional.

resultados mostram, por exemplo, que

seminários, feiras, pesquisas de cam-

Essas perspectivas estão associadas

estudantes mais responsáveis, focados e

po, peças teatrais, trabalhos em grupo e

a traços de personalidade como sen-

organizados aprendem matemática com

debates, para citar apenas algumas das

sibilidade, organização, acolhimento,

mais facilidade e que alunos mais abertos

atividades e metodologias mais comuns

tolerância e autoconfiança. Exercitar

e que são mais “protagonistas” se saem

usadas em sala de aula.

e qualificar essas e outras caracterís-

melhor em português. Ou seja, há um ci-

Essas ações servem de condição pe-

ticas prepara os estudantes para uma

clo virtuoso entre inteligência emocional

dagógica para que outras aprendizagens

realidade, cujas palavras de ordem são

e cognitiva.

sejam trabalhadas. Estamos falando das

velocidade e adaptação, na direção do

Vale lembrar que o físico alemão

competências socioemocionais, carac-

que aponta um estudo do Fórum Eco-

Albert Einstein (1879-1955), o mais cé-

terísticas ligadas à chamada inteligência

nômico Mundial, que revelou que 65%

lebre cientista do século 20, cultuado

emocional dos indivíduos, que os aju-

das crianças que estão iniciando hoje a

por sua capacidade teórica era, na verda-

dam a lidar com relacionamentos inter-

Educação Básica trabalharão em profissões

de, um grande fã do pensamento crítico

pessoais, consigo mesmos e, de maneira

ainda inexistentes. A ascensão dos relacio-

e da imaginação e teve alguns episódios

geral, com os obstáculos do dia a dia.

namentos virtuais nas redes sociais e as

de dificuldades com as disciplinas tradi-

carreiras profissionais que exigem flexi-

cionais escolares.

das crianças “que65% estão iniciando hoje a Educação Básica trabalharão em profissões ainda inexistentes

Segundo estudo do Fórum Econômico Mundial

EDUCAR | informação útil para todos

bilidade, também entram nessa conta.

Sabemos que é impossível criar uma

Vale destacar, contudo, que a impor-

legião de Einsteins, mas pais e professo-

tância das competências socioemocio-

res podem sedimentar uma trajetória

nais não se restringe ao universo pro-

escolar capaz de impulsionar ao máxi-

fissional. Vivemos uma era de embate

mo o desenvolvimento infantil e juve-

de opiniões diversas, tempos em que é

nil. Quando interconectados, infraes-

preciso aprender a ser um curador de in-

trutura de qualidade, bons professores,

formações e seus contextos e, para isso,

conteúdos instigantes e competências

não basta apenas dominar os conteúdos

socioemocionais podem mudar o pro-

obrigatórios ensinados na escola.

jeto de vida de uma criança.

www.tpe.org.br

28




Interação entre pais e filhos

EDUCAR

Pipoca A mascotinha da Educar

M

uito antes da PIPOCA da EDUCAR, existiu uma Pipoca de verdade. Era uma vira-lata grande, cativante, inteligente

e doce que alegrou a vida de humanos reais durante um bocado de tempo. Foi inspirada nessa cachorrinha tão querida e especial que surgiu a PIPOCA da Educar. A PIPOCA da EDUCAR apareceu na revista em setembro de 2010. Esperta e muito curiosa, veio para trazer mais uma opção de entretenimento e informação para os pais e as crianças. A nova seção foi pensada para ser lida “junto”, pais e filhos. Além da pequena história sobre um tema, também trazia dados sobre o assunto e indicava outras fontes de conhecimento para quem quisesse saber – ou se divertir – mais. Ao longo de todos esses anos de historinhas mensais, PIPOCA já meteu seu focinho geladinho em quase tudo – de sentir medo a descobrir a fotografia, do amor das mamães e dos papais a alegria da festa junina. Dinossauros, vida pré-histórica, família, números, desenho animado. Profissões, bichos, dinheiro, férias, Natal... Ufa, nossa cachorrinha é mesmo curiosa! E é com essa curiosidade que, esperamos, as crianças se aproximem dessas pequenas “faíscas” de ideias. Uma maneira colorida, simples e acessível de chamar a atenção dos pequenos para o mundo que os cerca. Nosso mundo é um lugar maravilhoso, sempre cheio de surpresas e descobertas. E nossa cadelinha quer saber de tudo! Como boa cachorrinha, PIPOCA fareja sempre o que há de melhor por aí. Por isso, estamos sempre procurando novos assuntos e abordagens que sejam de interesse e utilidade para pequenos e grandes. Que venham mais muitos anos de PIPOCA na EDUCAR, divertindo e ajudando toda a família!

informação útil para todos

31


Interação entre pais e filhos Achei pra você Aprendendo a Aprender, de Simaia Sampaio (Editora Matrix)

Pipoca

em:

“Olha eu aqui!”

Neste livro em forma de caixinha estão 100 cartas. Em cada uma, uma pergunta ou um tema. O profissional de educação lê a carta para o aluno e, ao ouvir a resposta, deverá continuar a discussão. O debate leva o aluno a refletir sobre o que ajuda ou atrapalha a aprendizagem e sobre um novo formato de comportamento mais produtivo.

P

IPOCA é a mascotinha da revista EDUCAR. Ela aparece sempre com uma história interessante para contar. E ainda explica algumas coisas sobre a história. Ela também dá dicas de coisas legais

para fazer, como brincadeiras, livros bacanas ou filmes para assistir.

Letra e Palavra, de Paulo Tadeu (Editora Matrix)

As histórias da Pipoca podem ser lidas por quem começou a apren-

Neste livro em forma de caixinha, a criança aprende as principais letras

der a ler, pois são bem fáceis e curtas. Elas também podem ser lidas pela mamãe e o papai junto com as crianças. Assim, além de se divertirem juntos com as aventuras da cachorrinha, ainda podem conversar sobre

do alfabeto de um jeito divertido e

o tema da história.

instrutivo. Ela vê uma figura, pensa na palavra e, em seguida, procura a primeira letra dessa palavra. Enquanto aprende, a criança também treina a memória.

Os professores também podem usar as histórias para conversar sobre um assunto ou desenvolver um tema com as crianças na sala de aula. Ela é uma cadelinha muito fofa e engraçada, por isso logo as crianças se apaixonam por ela! A Pipoca apareceu pela primeira vez na EDUCAR em Setembro de 2010. De lá para cá, foram muitas e muitas histórias sobre todo tipo de assunto e aventura. Se você procurar nas revistas da mamãe e do papai, vai encontrar boas histórias da Pipoca para se divertir. E ainda vão vir muitas outras no futuro.

Berçário • Educação Infantil • Ensino Fundamental 1 • Período Integral • Educação Bilíngue

MATRÍCULAS ABERTAS Rua Itapuã, 398 - Parque São Jorge - Fpolis

Tel.: (48) 3334-1155

/escoladoparquefloripa www.escoladoparque.com.br


EDUCAR

PIPOCA E SEU MELHOR AMIGO, O PEDRO, ESTAVAM BRINCANDO NO QUINTAL. PIPOCA CORREU PARA DENTRO DE CASA COM O PEDRO CORRENDO ATRÁS. XIII, ELA NÃO VAI CONSEGUIR PARAR.

informação útil para todos

QUE BAGUNÇA! CAIU LIVRO PARA TODO LADO E AS REVISTAS DA MAMÃE SE ESPALHARAM PELO CHÃO. AINDA BEM QUE NADA SE QUEBROU.

SERÁ QUE O PEDRO ME AJUDA A ARRUMAR TUDO?

OIIIIII... BUM, TAC, PLOFT!

ERA ELA QUE ESTAVA DESENHADA NAS REVISTAS DA MAMÃE. NUMA HISTÓRIA, ELA CORRIA DOS DINOSSAUROS. EM OUTRA, BRINCAVA NO CARNAVAL. EM OUTRA ELA GANHAVA UM BISCOITO GRANDÃO ASSIM! MAS ESPERA AÍ, OLHA EU AQUI!

PIPOCA PEGOU UMA REVISTA COM A BOCA. “VOCÊ QUER QUE EU LEIA PARA VOCÊ, PIPOCA?

SIM!

33


Momentos em família

EDUCAR

informação útil para todos

Milena Luisa

Alegria de criança

O lado colorido da vida

Q

UANDO você pensa em alegria de criança, o que vem a cabeça? Na minha surgem cores, alegres e vibrantes. Uma das formas mais simples e divertidas para ver seu filho sorrir é o estimulando a brincar. Vivendo momentos sim-

ples e coloridos. Aqui em casa estimulamos, a alegria dando vasão a criatividade e encorajando atividades nas quais as cores prevaleçam. Onde possam experimentar e sentir a emoção que cada cor fortalece. Aproveite o ar gostoso da nova estação e convide as crianças para brincarem na rua, em contato com a natureza, com o ar puro e os pés na grama. Realizando brincadeiras afetivas, que instigam a criatividade e a imaginação. Deixe à disposição das crianças muitos papéis coloridos, lápis, canetinhas, balões coloridos e os deixe brincar livremente. Ofereça uma tela em branco e deixe que eles explorem o universo de possibilidades que se abrem na sua frente e você se surpreenderá com os sorrisos fartos e lembranças coloridas que irão surgir deste momento especial. Nesta edição especial do mês das crianças e dos 10 anos da Revista Educar, trouxe algumas imagens de um editorial muito especial que realizamos, “ALEGRIA DE CRIANÇA, O LADO COLORIDO DA VIDA”, que traduz por meio de lindas imagens dos meus meninos Artur, Mateus e Pedro, pelas lentes da fotógrafa Lis Sayuri da Babuska Fotografia Infantil, momentos coloridos de pura alegria. Beijos e até a próxima edição.

“ Criança alegre

é aquela que experimenta, que suja e limpa explorando com imaginação e criatividade.

Milena Luisa - mãe de Artur (10), Mateus (6) e Pedro (5). Sonhadora e idealizadora do Sementinha de Gente

EDUCAR | informação útil para todos

Acesse o site, www.sementinhadegente.com.br, e curta diversas dicas de brincadeiras e momentos como estes que você pode viver com suas crianças. Compartilhe suas dicas com outras familinhas usando a hashtag SemeandoIdeias e #AlegriadeCrianca nas redes sociais.

34


O Acessório é o complemento, aquilo que finaliza sua verdadeira personalidade. Desde o moderno ao mais tradicional, abuse, use, transforme-se!

Lene Koerich Acessórios

Nosso sonho começa no momento em que você percebe que toda peça guardada no fundo do armário, merece novos corpos para vestir e mais histórias para contar. Cabideando Brechó Online

Cabideando Brechó Online Atendimento com horário marcado (48) 99127-2517 Itacorubi - Florianópolis www.cabideando.com.br Compra e venda de peças novas e semi-novas. Moda infantil (menino e menina) 0 a 12 anos. Moda adulto (feminino) 34 ao 48.

Lene Koerich Acessórios Atendimento com horário marcado (48) 99902-9856 Kobrasol - São José Peças exclusivas feitas artesanalmente. Feminino, masculino e infantil.

cabideando Brechó Online

/CabideandoBrecho

Acessórios /LeneKoerichAcessorios


Apresenta:

Desfile

Primavera | Verão 2018

facebook.com/ TurmadaCucaOficial

turmadacuca@turmadacuca.com.br

Localização central


TurmadaCucaOficial

Estacionamento gratuito em frente Ă loja

(47) 3433.9508

Rua Princesa Izabel, 365, Centro - Joinville / SC


Comportamento

Resiliência: Um aprendizado para toda vida Por Auxiliadora Mesquita

Muitos conhecem o velho provérbio

“A árvore que enverga, o vento não quebra”.

Na sua simplicidade, o ditado mostra como é importante ser capaz de enfrentar as dificuldades sem perder a habilidade de voltar ao rumo certo. Na vida humana, tão cheia de frustações, desafios e adversidades, essa é uma característica fundamental para seguir em frente – é a resiliência que nos faz enfrentar, superar e transformar.

EDUCAR | informação útil para todos

Exemplo de vida Somos o fruto da resiliência de nossos antepassados e essa é uma herança valiosa para deixarmos para nossos filhos e filhas. Mas a resiliência não surge por si só e nem é tarefa para um único dia. E se algumas pessoas, por sua própria natureza, têm uma visão mais positiva frente aos desafios e problemas, a resiliência também pode ser desenvolvida.


EDUCAR

Como sempre, o primeiro passo é

Ao contrário, significa dar a ela a

o exemplo. Quando os pequenos po-

chance de experimentar, errar e

dem ver seus pais reconhecendo suas

começar de novo!

informação útil para todos

39

Dicas simples para desenvolver a resiliência nas crianças

próprias dificuldades e frustrações, mas

Sabe aquela mãe que capricha

- Cuide para que a criança tenha

enfrentando e tentando encontrar solu-

no dever de casa do pequeno? E

boas relações sociais. Uma cone-

ções para elas, já começam a compreen-

aquele pai que corre para guardar

xão forte com a família e com ami-

der como é que se faz. Superar e transfor-

a bicicleta depois do tombo? A in-

gos é a base que nos segura em mo-

mar formam a base da resiliência.

tenção é boa, mas o resultado pode

mentos difíceis.

Mas as crianças também podem ser

ser desastroso. Sem o erro, a frustra-

ajudadas a desenvolver sua resiliência

ção e a queda – física ou emocional

por meio de atitudes práticas que os pais

– não temos como buscar nossos

podem tomar. O primeiro passo – e tal-

próprios recursos para superar e se-

vez o mais difícil – é deixar que as crian-

guir em frente. Então, nada de fazer

ças tentem transpor sozinhas seus obs-

tudo pela criança!

táculos. Isso parece ir contra o instinto de proteção que todo pai e mãe devem ter. Mas de maneira alguma quer dizer deixar sua criança desprotegida

ou

negligenciada.

Dar as mãos e rir juntos Não menos importante, uma ótima ideia para desenvolver a resiliência nos pequenos (e nos grandes também) é aprender a ajudar os outros. Às vezes, quando nossos problemas parecem insuperáveis, “sair” de nós mesmos nos traz de volta a perspec-

- Ensine os pequenos a reconhecerem e expressarem suas emoções. É admitindo o que sentimos que podemos buscar a saída. - Estimule-a a se cuidar: é muito importante que os pequenos aprendam a respeitar, gostar e cuidar do próprio corpo, da saúde e do bem estar. - Nos momentos difíceis, relembre coisas que a criança já superou e aprendeu a fazer, estimulando a confiança dela em si mesma e reconhecendo nela as competências que ela já tem.

tiva correta frente ao mundo e

- A rotina é fundamental para dei-

à vida. Incentive seus filhos a

xar a criança menos ansiosa em

ajudarem os outros. Nos mo-

relação às mudanças, mas mostre

mentos de maior dificuldade,

também como as transformações

é bom lembrar que podemos

sempre chegam. Afinal, é um cli-

fazer o bem e repartir o que

chê, mas é verdade: nada fica como

temos de conhecimento, amparo ou recursos. E, por fim, não se esqueça: dêem risadas juntos das dificuldades que aparecem por aí. E é uma lição

está para sempre. - Nos momentos de frustração ou fracasso, ajude-a a descobrir soluções “pensando”, ao invés de oferecer soluções prontas.

para a criança levar para o

- Descubra atividades que a criança

resto da vida: viver pode

goste e que contribuam para desen-

ser muito difícil, mas vi-

volver a resiliência e a disciplina. Es-

ver, ôô, é não ter a vergo-

portes e instrumentos musicais cos-

nha de ser feliz!

tumam ser boas escolhas para isso.

www.RevistaEducar.com.br


Desenvolvimento

EDUCAR

informação útil para todos

Fernanda Mello

Memórias N

ossa vida é passageira. Cada se-

nítidas nos pequenos. Eles crescem e se

banais ou a feição que revela o esforço

gundo que passa é único. É co-

desenvolvem rapidamente, num piscar

para realizar tarefas simples são exem-

mum não nos darmos conta do tempo

de olhos. Por isso, aproveitar todo tempo

plos das minúcias que deveriam ser re-

que passa até que algum acontecimen-

que temos para viver com eles é tão im-

gistradas. Os registros enriquecem nossa

to da vida nos faz parar e perceber que

portante. Vivenciar plenamente momen-

memória e nos ajuda a relembrar.

ela precisa de atenção.

tos simples, mas prazerosos é o que vai

Atualmente, é muito fácil e barato

Nós, adultos, devíamos nos ins-

nos permitir construir uma história feliz.

registrar momentos especiais das nos-

pirar nas crianças quando se trata de

As memórias construídas em conjunto

sas vidas. Podemos usar fotos, vídeos,

aproveitar cada momento como se

são as relíquias que carregamos dentro de

gravações, escrever textos de forma

fosse o único. Os pequenos, como ain-

nós, é o que faz a vida valer a pena.

simples e ágil. Mas, é preciso cuidar para não dar mais valor ao registro do

da estão construindo seu entendimen-

Criar uma forma de guardar as nos-

to de tempo, têm mais dificuldade em

sas lembranças pode ser uma maneira

pensar a médio e a longo prazo. Além

divertida de rememorar tempos que

Estar com pessoas especiais e apro-

disso, ainda não têm o costume de ten-

não voltam mais. À medida que o tem-

veitar cada minuto com elas acalenta

tar antecipar e viver o futuro. Por isso,

po passa, as memórias e os sentimentos

a nossa alma e nos torna mais felizes e

têm muito mais facilidade em desfru-

vividos marcam nossos pensamentos e

realizados. Por isso, quando a vida ten-

tar o presente.

emoções, no entanto, a riqueza dos de-

tar nos engolir, ditando milhares de ta-

que ao momento.

As mudanças e as transformações

talhes pode se perder. O jeitinho de falar

refas e compromissos, é bom parar e di-

acontecem diariamente em todos nós,

as primeiras palavras, as descobertas, que

zer para ela se acalmar, que agora é hora

crianças e adultos, no entanto, são mais

para o olhar de um adulto, podem ser tão

de viver o presente e aproveitar.

adultos, “ Nós, devíamos nos inspirar nas crianças quando se trata de aproveitar cada momento como se fosse o único

Fernanda Mello de Moura - Pedagoga EDUCAR | informação útil para todos

40


A boom adesivos oferece soluções personalizadas para organizar os materiais e utensílios dos seus filhos, da sua casa e das suas festas. visite nosso site ou nossas redes sociais e conheça todos os nossos produtos

Adesivos para: • Decoração • Objetos • réguas adesivas

Adesivos para: • uniformes • material escolar • lancheira

www.boomadesivos.com.br /boom_adesivos

Tel.: (48) 3365-2729

Boom Adesivos Personalizados


42

Dicas e Eventos APPS - Para baixar Tom Corredor (IOS e Android)

Quem aí não se lembra do Tom, aquele gatinho falante que ficou superfamoso? Neste jogo, ele precisa recuperar seu ouro, que foi roubado, para terminar de construir sua casa dos sonhos.

4º Mostra de Música infantil de Florianópolis No dia 28 de outubro, professores e alunos de várias escolas vão se reunir para no teatro do CEMJ, em três sessões, nos horários a seguir:14h30, 16h e 17h30. Será uma tarde de muita emoção na qual pais, alunos e professores confraternizam ao som de nossos músicos mirins. O evento oferecerá um espaço kids com atividades gratuitas, comércio de livros, instrumentos musicais, brinquedos educativos e gastronomia. Ingressos: Blueticket.com.br ou na LápisLab - Rua Pres.Coutinho, 147 Tel.: (48) 3222-3576

Grandes Pequeninos

O aplicativo vai desbloqueando telas e

O espetáculo musical faz parte do

personagens conforme você vai conse-

projeto Grandes Pequeninos de Tania

guindo construir o lar do gatinho. O jo-

Khalill e Jair Oliveira. Ele envolve circo,

guinho é tão divertido que até o papai ou

música e muita magia, e é interpretado

a mamãe vai querer jogar.

pelo próprio casal e um músico. As canções são de autoria de Jair, que compôs para estimular a comunicação e a diversão com as filhas. São músicas que abordam assuntos como diversidade, a importância dos livros, da imaginação, como fazer música, a superação, entre outros. Data: Sábado, 11 de Novembro, às 16hs Local: Teatro do CIC, Florianópolis Ingressos: Blueticket.com.br


O FUTURO SORRISO DO SEU FILHO VOCÊ CONSTRÓI AGORA Quais problemas ortodônticos que todos os pais devem ficar atentos? Por volta dos 6 anos de idade, muitos problemas ortodônticos começam a se manifestar. Se tratados a tempo e precocemente, evitam problemas mais sérios que podem levar anos para corrigir. Os pais podem observar se os dentes da frente não se tocam ou estão para fora, ou se os dentes posteriores estão cruzados, se os dentes de leite caem e os permanentes demoram a nascer, ou se os dentes que estão nascendo já estão tortos. Uma visita ao ortodontista é extremamente CL-1217

importante, pois nela pode-se diagnosticar com antecedência esses problemas. Muitas vezes uma conduta bastante simples pode evitar problemas sérios no futuro!

Dra. Daniela M. de Brito Kalluf Cirurgiã Dentista Ortodontia e Ortopedia Facial - CRO SC 9211

Procure um especialista e invista no acompanhamento integral do seu filho, e em caso de necessidade, incentive-o a usar aparelhos também! Quando adulto, ele irá lhe agradecer certamente! Além disso, os aparelhos não causam dor, são coloridos e divertidos para estimular o uso pela criança, que aprende a ter responsabilidade e cuidado, resultando num bonito sorriso.

www.cedroodonto.com.br Rua Concórdia, 114 - Anita Garibaldi | Joinville | (47) 3423.1800 / 99946.1809


Dicas de Saúde

O que fazer quando a criança sofre queda e

bate a cabeça ou a boca?

É

muito comum as crianças sofrerem quedas e baterem a cabeça ou boca, pois

nessa fase a coordenação motora ainda está em desenvolvimento, e os pais sempre ficam preocupados e em dúvida de como devem agir em cada uma dessas situações. Muitos acidentes ocorrem em atividades rotineiras difíceis de evitar, como durante uma brincadeira ou alguma prática esportiva. A maioria das quedas não requer nenhuma conduta médica e não temos a intenção de expor um manual de rotina de trauma-

como a cama dos pais, bicicleta, quando duas

No caso de um dente permanente cair,

crianças correndo se chocam, é necessário

encontre o dente e segure-o apenas pela

uma avalição médica.

coroa, sem tocar na raiz (parte que fica

Em todos os casos de queda a criança deve ficar em observação, isso significa estar atento a alguns sinais, tais como: • Vômito ou náusea. • Ser for o horário normal de a criança dormir, ela pode dormir, mas a cada 3 horas deve-se verificar se ela está bem. Uma leve movimentação da criança ou resmungo já é

intraóssea). Lave bem o dente com água corrente ou soro fisiológico, sem esfregar, e recoloque-o no lugar. Se não conseguir recolocar o dente, acondicione-o num copo com leite, soro ou água e vá ao dentista imediatamente. Se trauma ocorrer em dente de leite, o dente permanente que está em formação dentro do osso pode ser afetado. Portanto, quando o dente decíduo cai, este não deve

tismos aqui, e sim dar algumas dicas para os

sinal de que está tudo bem.

pais e responsáveis, já que muitas vezes as

• Sono excessivo fora do horário de dormir,

tista vai avaliar se deve ser feito ou não o

fala alterada, dores de cabeça, resposta pu-

reimplante do dente de leite ou instalar um

pilar anormal, ou perda de memória reque-

aparelho com o objetivo de manter a estéti-

rem uma avaliação médica.

ca do sorriso.

crianças estão com os avós, babá ou na escola no momento da queda. Embora a gravidade do trauma não dependa diretamente do grau do acidente, vamos abordar algumas situações que ocorrem com frequência. Em casos de quedas leves ou batidas, como quando a criança tropeça e cai ou estava sentada e cai para trás, há risco de cortes e hematomas. O mesmo raciocínio serve para quando a criança bate algum brinquedo na cabeça ou cai algum objeto, como um celular. Nesses casos uma compressa de gelo está indicado e, no caso de cortes mais profundos, pode ser necessário fazer sutura. Quando a queda é de uma altura maior,

Quando o trauma for de maior intensidade, como queda de muro ou acidente automobilístico, mesmo sem nenhum desses sinais, é importante uma avaliação médica. E sempre que houver qualquer dúvida, procurar assistência médica é a melhor opção.

Mas, e se na queda, a parte traumatizada for a boca e os dentes?

ser recolocado no lugar. Nesses casos, o den-

E se o trauma causar uma mudança de posição do dente para frente, para trás ou para o lado, tente reposicioná-lo no lugar. Se o dente sofrer um intrusão, ou seja, se entrar no osso, não se deve reposicionar. Pode ocorrer também uma fratura do dente. Em todos esses casos, a criança deve ser encaminhada para o dentista. Muitos traumas dentários podem ser prevenidos com o uso de protetor bucal,

Nesses casos o dentista deve avaliar. Mas

como no caso de atividade esportiva. Ele

antes de chegar no dentista, como os respon-

evita não só traumas nos dentes, mas cortes

sáveis devem agir?

em lábios e bochechas também.

Dr. José O. Brüggemann Jr. CRM/SC 2795 | RQE 4901 - Pediatra | Puericultura Dra. Gabriela Brüggemann Bisol CRO/SC 6536 - Especialista em Ortodontia PUC/PR Membro da Associação Brasileira de Ortodontia e Ortopedia Facial Membro da World Federation Of Orthdontists

Pediatria | Odontopediatria | Ortopedia Facial | Psicologia Av. Othon Gama Deça, 900 - sala 403 - Centro - Florianópolis - Tel.: (48) 3224-6767



Publieditorial

Seu filho APRENDE COMPUTAÇÃO usando o RACIOCÍNIO LÓGICO da melhor maneira:

brincando I

MAGINE o seu filho aprender computação de uma maneira totalmente revolucionária e moderna. Onde amigáveis

robôs estimulam o raciocínio lógico, que é um importante modo de pensar que transformará o futuro do seu filho. Um ambiente que ensina sem mesas, sem cadeiras, sem cabos, e acredite, sem computador! Onde o seu filho se sente à vontade para criar, aprender e se desenvolver da melhor maneira: brincando e se divertindo. Isso tudo é realidade em Florianópolis. E esse é o Little Geeks Club, que, diferente de uma escola, é um inovador clube de programação que ensina ciência da computação para crianças a partir de 3 anos de idade. Mas tudo isso é multiplicado por 10X mais quando você e seu filho visitam o Little Geeks Club e enxergam como realmente funciona o nosso clube. Então, venha nos visitar. Você e seu filho vão adorar!

EDUCAR | informação útil para todos

O que é o Little Geeks Club? Criada em Florianópolis para crianças de 3 a 12 anos, o Little Geeks Club é um clube de programação que ensina ciência da computação e estímulo do raciocínio lógico, uma importante ferramenta para o futuro do seu filho, independentemente da área profissional que a criança atuará no futuro. Isso é: o Little Geeks Club não é apenas para quem pensa em inserir futuramente o filho no setor de tecnologia, mas sim, prepará-lo para o futuro.


Conteúdo especial publicitário

47

Saiba mais sobre o Little Geeks Club COMO FUNCIONA No Little Geeks Club as atividades são desenvolvidas em grupos de 2 a 3 crianças, com a participação intensa de pequenos e amistosos robôs. Junto, muitas brincadeiras, jogos, estímulos e tarefas que estimulam a criança a pensar em resolver e descobrir as soluções, sempre no método da tentativa e erro.

O QUE A CRIANÇA DESENVOLVE Estimulada pelo inusitado tipo de ensino que propomos, a criança desenvolve importantes atividades, como raciocínio lógico, criatividade, resolução de problemas, trabalho em equipe e resiliência.

METODOLOGIA UTILIZADA Utilizamos como metodologia o conceito global STEAM (Science, Technology, Engineering, Arts and Math), que une conteúdo de diversas áreas do conhecimento, preparando os alunos a solucionar problemas do cotidiano.

Quais são os 2 cursos oferecidos: GEEK NOVATO

AULA EXPERIMENTAL

grátis!

GEEK APRENDIZ

É o curso para crianças

É o curso para crianças de 7 a 12 anos,

de 3 a 6 anos. As aulas

no qual o ensino da programação é

são desenvolvidas com a

muito divertida, com brincadeiras e

introdução dos conceitos

atividades lúdicas. Tudo isso, aliado

da ciência da computação

aos companheiros de aventura

de maneira prática e sem o

Dash & Dot, que são 2 adoráveis

uso de telas. Neste curso,

robôs. Aqui as crianças já entram em

é utilizado um simpático

contato com a língua inglesa, pois

robô programável, feito de

a programação é feita por meio de

madeira e desenvolvido

de tablet, de forma bem didática e

com base na metodologia

intuitiva, baseada no Blockly, uma

montessoriana, o Cubetto.

linguagem visual de pequenos blocos.

Para crianças de

Ficou curioso? Conheça mais em

LittleGeeksClub.com.br

www.


Fazendo o bem

EDUCAR

informação útil para todos

“Filhos de Alma” Para famílias que geraram um filho no coração! Por Juçara Hobold - Fotógrafa | Eu Que Ti Fotografia Infantil

A

CREDITO que o AMOR e os

dessas crianças e as retira do perigo. Elas

feliz para nossas crianças e prepará-las

bons EXEMPLOS transformam!

vão morar em uma CASA que tenta ser

para receber um lar de verdade e uma fa-

E por isso, criei este projeto para juntar

um LAR. Porém, no coração de uma

mília que lhes contem histórias de amor.

TUDO o que eu mais AMO: fotobrin-

criança, esta situação é como se fosse uma

​Ah!!! Mas por que uma fotógrafa tem

car, inspirar pessoas e dar alegria para as

prisão, afinal, de um dia para o outro reti-

crianças acolhidas em casas lares!

raram dela toda a sua história.

Assim nasceu a sessão “FILHOS

Enquanto um turbilhão de sen​

DE ALMA”, um espaço todo especial,

timentos surgem nos mini corações,

que doar dinheiro para pagar terapia? Bom, uma dica! Seja voluntário por um mês em uma casa lar e veja como elas sobrevivem. Depois me conte!

voltado ao compartilhamento de MO-

nossa “amiga” justiça caminha a passos

MENTOS FELIZES das famílias que

largos e lentos. O “Lobo Mau” responde

passaram pela experiência de uma his-

a um processo e vive livre na maioria

Em especial no ano de 2017, as ​

tória de adoção.

dos casos. E nossos amiguinhos perma-

sessões de terapias são destinadas a

Onde moram os amiguinhos?

A ideia é simples! Nós fazemos uma

necem nas Casas que tentam ser Lares.

crianças com perfil de adoção tardia que

sessão para guardar um dia FELIZ para

Essas casas fazem o possível para dar ca-

estão acolhidas na Casa de Acolhimen-

SEMPRE, com as fotos. Mais famílias

rinho e atenção, porém, não são capazes

to A.M.A.R, em São José.

se inspirarão na sua história de AMOR

de ajudar nas marcas mais duras deixa-

e o lucro da sessão será revertido em

das pelo “Lobo Mau”.

Você também pode doar sessões de terapia, basta entrar em contato com

sessões de psicoterapia para alegrar o

​Por isso, alguns amiguinhos precisam

a casa. Lá tem uma assistente social e

coração de amiguinhos que moram em

de ajuda especializada de profissionais

uma psicóloga nota 10! Elas vão curtir

casas de acolhimento!

que dedicaram a vida a estudar formas de

receber sua ligação!

Por que mini amiguinhos precisam de psicoterapia?

prepará-los para um futuro FELIZ. ​Em 2017, tive a alegria de fazer parte de uma corrente do bem, e por isso,

Infelizmente muitas crianças no

resolvi direcionar o lucro deste projeto

Brasil e no mundo conhecem de perto

para o apadrinhamento de crianças que

a história do Lobo Mau. Esse lobo tem

precisam de terapia. Esses profissionais

vários nomes: abandono, rejeição, fome,

também colaboram em forma de su-

abuso sexual, violência (chega, né? Já tá

perdescontos nas sessões. Cada um fa-

bom...).

zendo um pouquinho. Todos tentando

​“Alguém” escuta os anjinhos da guarda

EDUCAR | informação útil para todos

Saiba mais em: www.euqueti.com.br/filhos-de-alma

encontrar um caminho para um futuro

Casa de Acolhimento A.M.A.R Rua Pedro Bunn, 637, Barreiros, São José - SC Fone: (48) 3034 4555

48


Galeria

EDUCAR

informação útil para todos

49

Nossa cara rhyan kaymon

Alexsander Bastos

Click de um final de semana em Baln. Camboriú , curtindo com a família

2 anos e 8 meses de pura alegria! Parabéns aos papais Alexsander e Andreza

#Revista Quer ver a foto do seu filho nas páginas da Educar? Escreva #revistaeducar na legenda de sua foto, no facebook ou no instagram

Júlia Trevisan

festejando seus 3 aninhos

Pietra Segala Palmares Comemorando seu aniversário de 2 anos

rafaella koerich motta com a Vovó Renilde junto a natureza

Emanuel, Daniel E Sara Os irmãos e sua prima Sara, festejando nossa pátria em 7 de setembro, com o querido Sub. Tenente Dion

Você também pode participar por e-mail. Envie sua foto para: nossacara@revistaeducar.com.br Na mensagem, escreva o nome completo e idade da criança + cidade e nomes completos dos pais.

Revista Educar

@RevistaEducar


Galeria

EDUCAR

Nossa cara

#Revista

Stephan

informação útil para todos

50

Quer ver a foto do seu filho nas páginas da Educar? Escreva #revistaeducar na legenda de sua foto, no facebook ou no instagram

Dando uma voltinha pelos parques de Montreal

Helena koerich martins

A linda Helena, em seus primeiros dias de vida em família

Gabriel

Relaxando ao sol, com a mamãe Vanessa

Yasmim Hartmann

praticando exercício no estúdio da mamãe Thalita Hartmann!

Foto: Nathalia Brasil

LUCIA e pedro

Curtindo as férias em Orlando, com sua nova amiga, a golfinha Luna

Amélie

Comemorando seus dois aninhos

Maria Helena e Alice

As lindas irmãs, filhas da Marcella Gandolfi @maternidadedupla Você também pode participar por e-mail. Envie sua foto para: nossacara@revistaeducar.com.br Na mensagem, escreva o nome completo e idade da criança + cidade e nomes completos dos pais. EDUCAR | informação útil para todos

Revista Educar

@RevistaEducar



Criança saudável, criança feliz!

Puericultura e Pediatria Geral Alergologia Pediátrica

Aqui seus filhos estão em casa

Cardiologia Pediátrica

A comodidade de ter todo o cuidado médico em um só lugar é o que faz da Medical Kids a mais nova referência em saúde materno-infantil.

Hematologia Pediátrica Otorrinolaringologia Pediátrica Oncologia Pediátrica

Responsável Técnico: Dra. Denise Aparecida Nogueira de Lima - CRM/SC 15.519

Cirugia Pediátrica

Atendimento infantil nas áreas:

Fonoaudiologia | Fisioterapia | Psicologia | Nutrição

Carinho especial para que seu filho tenha toda a atenção pediátrica em um só lugar

www.medicalkids.com.br | Tel.: (48) 3365.1655 Rua Nossa Senhora da Conceição, 223 Lagoa da Conceição - Florianópolis / SC Atendimento particular e convênios


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.