EM TRAÇOS - LIBERDADE

Page 1

Trabalho interdisciplinar Trabalho interdisciplinar como requisito parcial de como requisito parcial de disciplinas integrantes d disciplinas integrantes d do curso de Publicidade do curso de Publicidade

da Universidade Cruze da Universidade Cruze

Bianca Bianca RGM:23452200 RGM:23452200 Jaqueline Jaqueline RGM:23415959 RGM:23415959 Amanda Amanda Cleverson Cleverson RGM: 28285743 RGM: 28285743 RGM:23688025 RGM:23688025
LuANA LuANA LUIZ LUIZ Samuel Samuel Kaila Kaila RGM:23381558 RGM:23381558 RGM:23553979 RGM:23553979 RGM:22966684 RGM:22966684 RGM:23695013 RGM:23695013

A “Semana da Publicidade” é um A “Semana da Publicidade” é um evento organizado pelos alunos do 5° evento organizado pelos alunos do 5°

semestre de Publicidade e semestre de Publicidade e Propaganda da Cruzeiro do Sul, que Propaganda da Cruzeiro do Sul, que conta como um trabalho conta como um trabalho interdisciplinar, com a proposta de interdisciplinar, com a proposta de criação e desenvolvimento de todos criação e desenvolvimento de todos os diferentes componentes do os diferentes componentes do mesmo, com o objetivo de colocar em mesmo, com o objetivo de colocar em prática o que já foi aprendido em prática o que já foi aprendido em disciplinas anteriores. disciplinas anteriores.

6

O tema do evento deste ano é O tema do evento deste ano é “Metaverso”. A Em Traços ficou “Metaverso”. A Em Traços ficou responsável pela criação, e com o responsável pela criação, e com o cronograma da divulgação fizemos as cronograma da divulgação fizemos as imagens para posts nas redes sociais imagens para posts nas redes sociais escolhidas, Flyers, cartões, etc. O evento escolhidas, Flyers, cartões, etc. O evento acontece de 9 a 12 de Maio de 2022, e acontece de 9 a 12 de Maio de 2022, e conta com convidados e palestrantes da conta com convidados e palestrantes da área de comunicação. Eles área de comunicação. Eles compartilharão conhecimentos e compartilharão conhecimentos e experiências pessoais na área, além de experiências pessoais na área, além de atrações especiais. atrações especiais.

7
8

Do despertar ao anoitecer, vemos, interagimos e consumimos os produtos e a propaganda de diversas marcas. As marcas criam força e reconhecimento quando investem em propaganda, na exposição de seu nome e produtos nos veículos de mídia e em ações .

É primordial o conhecimento sobre elas. Do que gostam, como gostam, como querem determinado produto ou serviço. Qual perfil de pessoa é ideal para cada produto/serviço, qual produto/serviço é ideal para cada pessoa.

Gera estranhamento quando mencionado num primeiro momento. Muito porque pouco sabem sobre seu conceito e aplicações, mas está mais presente e próximo do que se pode imaginar. Nada mais é do que um tipo de mundo virtual que tenta replicar a realidade através de dispositivos digitais.

9

Para este evento, foram selecionados alguns profissionais que atuam em áreas de Comunicação Social, em agências, veículos da mídia e correlacionados, para falarem um pouco sobre o dia a dia da profissão, desafios, dicas valiosas e mais. Nossa missão para a semana da PP é que alunos, professores e palestrantes imersem e compreendam os conceitos de marcas, pessoas e metaverso, de maneira interativa, fluida e completa. Utilizamos como base de inspiração os eventos de semana da publicidade e propaganda anteriores. Todos os dias lidamos com muitas pessoas e marcas, como profissionais de PP temos que ter um conhecimento ainda mais aprofundado sobre elas, seus perfis de consumo e interesses. E o metaverso é uma realidade cada vez mais tangível para todos, especialmente estes profissionais.

10

Podemos definir que o público-alvo é um grupo de pessoas com características parecidas ou em comum, que partilham dos mesmos interesses. É o perfil de pessoas que potencialmente se interessariam pelos produtos ou serviços oferecidos. Os estudos e pesquisas são os meios usados para definir esse público, coletando informações como: idade, gênero, classe social e preferências, para assim chegar nas características do perfil.

11

Concluímos que o nosso público-alvo são professores de comunicação e alunos de Publicidade e Propaganda, pois poderão avaliar melhor a marca e seus elemento através de toda a bagagem de conhecimento que foi adquirida ao longo do curso com a ajuda dos professores.

Levando essas informações em consideração realizamos uma pesquisa para descobrir de forma mais clara e concisa o perfil do público da semana de publicidade e propaganda.

12

Informações adquiridas através da pesquisa:

Feminino 57.1% Masculino 42.9% 18até24 76.2% 25até34 23.8%
Gênero: Faixa Etária: 13
Não 66.7% Sim 33.3% Trabalha na área de Publicidade e Propaganda: Criação 28% Planejamento 28% Midia 20% Redação 8% Atendimento 8% Marketing 8% Preferência
área: 14
de
Intagram 48.4% Linkedin 19.4% Twitter 16.1% Facebook 9.7% TikTok 3.2% Redes sociais mais utilizada: Rock 14% Rap 5% IndieRock 5% Pop 62% MPB 9% Estilo Musical Preferido: 15

Laís, tem 21 anos, mora na zona leste de São Paulo, estuda publicidade e propaganda na universidade Cruzeiro do Sul. É estagiária de Mídia em uma agência

publicitária, Porém tem muita vontade de trabalhar na área de criação.

Seu maior hobby é ouvir música, seu estilo preferido é o Pop, sua artista favorita é a Ariana Grande. Laís Passa bastante tempo nas Redes Sociais, principalmente no Instagram e ama compartilhar suas conquistas profissionais no linkedin.

16

Atrair os universitários para uma experiência única, que visa compartilhar o conhecimento através de palestras e atividades relacionadas a área de comunicação.

17

Todo material do evento foi divulgado através das redes sociais, que foram escolhidas de forma estratégica buscando alcançar nosso público de diferentes formas e em diferentes plataformas. Contamos também com divulgação presencial feita nas salas de aula dos cursos de comunicação trazendo engajamento para o nosso evento.

18

A campanha teve como foco principal as redes sociais, onde há grande concentração do público-alvo. Seguindo o cronograma de postagens com conteúdos que abordaram o tema para obter engajamento dos alunos, respeitando a identidade visual do projeto que foi escolhida para prender a atenção do nosso público e trazer reconhecimento do tema. Além da divulgação presencial que foi feita estrategicamente para ganharmos público e engajamento.

19

Área de atuação

Logo depois do tema da "Semana da Publicidade e Propaganda" ser revelado como o Metaverso, os projetos começaram a se desenvolver, nós da agência Em traços, uma das agências responsáveis pela criação do evento, fizemos uma breve pesquisa sobre o tema proposto, definimos roxo, azul e rosa como a paleta de cores a ser usada na identidade visual, pois de acordo com as nossas pesquisas essas três cores representam bem o tema, buscando trazer uma identidade futurista usamos como referência a tecnologia e seus universos, dando assim, o início da criação das peças.

20

A escolha de fontes modernas foi baseada no conceito de tecnologia. A maior parte das publicações foram para o Instagram, tanto posts como stories, sendo todos esses comunicativos, explicativos ou até mesmo cômicos.

Além de terem sido feitos Flyers, crachás, cartões e o Backdrop. Usando o interessante universo do Metaverso, divulgamos o evento tentando interagir com o público.

21

Criação e produção

Destaques do Instagram

22
Carrosséis - Post Instagram 23
24
25
26
Posts Instagram 27

Posts Instagram

28

Mosaico- Post Instagram

29
30

Podcast- Post Instagram

31
Podcast- Storys Instagram 32
Storys Instagram 33
Palestrantes- Post Instagram 34
35
36
37
Cartões - Palestrantes 38
Plateia 39
Cartão-
Flyers- Audições mestre de cerimônia 40
41
Slides

Nossas carinhas

Backdrop

Objetivo:

Identificar se estudantes dos cursos de comunicação são capazes de identificar a construção de uma marca e os elementos expostos durante um evento.

Pergunta Problema:

Estudantes dos cursos de comunicação são capazes de identificar a identidade visual e os elementos de uma marca que é exposta durante um evento?

43

Justificativa e metodologia:

Sob a perspectiva do design thinking, todo processo deve ser centrado no ser humano, ou seja, ele deve partir das necessidades e desejos deste (mesmo que ainda não seja evidentes) para então propor soluções. Portanto, por meio dessa pesquisa, vamos nos certificar se nossa identidade visual foi interpretada pelo nosso público, de acordo com o que foi proposto, se baseando nas suas necessidades e reconhecimento.

Buscamos dados para confirmar se nossos drivers (modas ou tendências, que influenciam o público alvo no segmento desejado), despertaram familiaridade com o nosso conceito de tecnologia e metaverso e qual foi sua percepção a respeito. Representamos o metaverso e toda a sua particularidade relacionada ao mundo digital. Nossa pesquisa abrange todos os professores e alunos de comunicação da universidade cruzeiro do Sul. Pretendemos identificar se o nosso conceito teve mais êxito entre qual faixa etária e semestre e se foi reconhecido e compreendido pelo nosso público de forma satisfatória.

44

A forma de pesquisa de campo foi escolhida para poder solicitar a resposta no mesmo momento, usando a simpatia e agilidade para fazer as perguntas, evita que o ato fique cansativo para a pessoa que se prontificou a fazer parte da pesquisa, deixando o processo mais claro e objetivo. A pesquisa em forma de formulários é fácil de se aplicar e permite mensurar os dados mais rápido, pois desta forma é possível compartilhar com muitas outras pessoas ao mesmo tempo, dando assim mais facilidade para poder verificar quais foram as respostas.

Utilizamos os seguintes métodos de pesquisa: quantitativa, qualitativa e escala Likert. A qualitativa optamos para entender de forma particular cada uma das nossas personas. A quantitativa definimos para conseguir uma exatidão de quantos aceitaram a marca nos baseando em cálculos e porcentagens. Na escala Likert, utilizamos para verificar qual o grau de satisfação do nosso público com as peças aplicadas.

45

Hipóteses

Pouca exposição da marca, afetando o reconhecimento da mesma, impedindo que a pesquisa seja feita de forma clara e precisa;

Não expressar ou construir o conceito da marca de forma clara;

Falta de entendimento sobre o tema e marca buscado no evento e redes sociais.

46

43,5 % DO 1° SEMESTRE

56,5 % MULHERES

100% DOS

ENTREVISTADOS NÃO SÃO DALTÔNICOS

46 respostas

Resultado da pesquisa

FAIXA ETÁRIA

ENTRE 19 A 24 ANOS

58,1 % NÃO MUDARIAM NADA NA MARCA

Adicione uma ideia aqui

100% CONCORDARAM COM A ESCOLHA DAS CORES UTILIZADAS PARA REPRESENTAR O METAVERSO

91,3% FORAM

Adicione uma ideia aqui

CAPAZES DE IDENTIFICAR A LOGO DO EVENTO

80,4% IDENTIFICARAM RELIDADE VIRTUAL COMO TEMA 47

40 RESPOSTAS

CONCORDAM QUE AS CORES SÃO HARMÔNICAS

56,5% PENSAVAM

EM TECNOLOGIA AO SEREM EXPOSTOS A PALAVRA METAVERSO

43 RESPOSTAS

CONCORDAM QUE

O CONCEITO DE TECNOLOGIA FOI

BEM TRABALHADO

89,1% JÁ HAVIAM VISITADO A PÁGINA DO INSTAGRAM

ANTERIORMENTE

46 respostas

40 RESPOSTAM

CONCORDAM QUE

A PÁGINA ESTÁ DE ACORDO COM A IDENTIDADE CRIADA

38 RESPOSTAS

CONCORDAM QUE AS CORES SE CONTRASTAM BEM

39 RESPOSTAS

Adicione uma ideia aqui Adicione uma ideia aqui

60,9% ACHARAM AS FONTES FUTURÍSTICAS

CONCORDAM QUE

O CONCEITO FOI

FÁCIL DE SER

ENTENDIDO

48
49
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.