Revista RCNEWS

Page 1

Veja: Reportagem especial sobre diversão no hobby www.rcnews.com.br

edição especial

MUNDIAL PRÓ 12 2004 ADRIEN BERTIN Campeão Mundial


editorial

Evoluir, todos evoluem... Mas, revolucionar são poucos os que conseguem. Nós, que tanto amamos esse hobby, precisamos sempre de um meio de comunicação que transmita, informe, divulgue e opine sobre os mais variados assuntos relacionados ao automodelismo. A nossa proposta é alcançar o objetivo de conseguir traduzir aquilo que o hobbysta deseja ver. Não somos pretensiosos, mas sonhadores e decididos nesse propósito. Está dado o start para esse novo projeto e cabe a nós mantê-lo vivo...

RCNEWS

2

A RC NEWS é uma revista digital com publicação mensal, voltada ao automodelismo em geral. Não nos responsabilizamos pelo conteúdo dos anúncios de terceiros. Agradecimentos: Mike Myers e Christian Strohm © 2009 RC NEWS - Todos os Direitos Reservados. Nenhum conteúdo pode ser reproduzido sem prévia autorização. Fale Consoco: Pela Internet: www.rcnews.com.br Por e-email: comunica@rcnews.com.br

rcnews


10

14 17

22

indice

6

32 revista eletr么nica

3


4

rcnews


revista eletr么nica

5


apoio

I WORLD CHAMPIONSHIP 1/10th 200mm O grande e exaustivo esforço de brasileiros como: Edgar Ochiai, Sergio D’Angelo, Haroldo Negrini, entre tantos outros, propiciaram este evento único em nosso país. Grandes nomes do automodelismo mundial estiveram presentes. Foram 84 pilotos de 17 países diferentes participando de grandes “pegas” e mostrando ao público presente, leigos ou não, as melhores técnicas de pilotagem, preparação de carros e motores e, ainda, estratégias de corridas. Os cinco primeiros dias foram reservados apenas aos treinos livres e controlados. Os pilotos puderam reconhecer a pista e os mecânicos iniciaram os acertos dos carros.

6

rcnews


Segunda-feira, 11 de Outubro de 2004, na cidade de Jundiaí - São Paulo foi aberto oficialmente o I CAMPEONATO MUNDIAL DE 200mm, com a apresentação de todas as delegações. O Brasil, como se esperava, participou com o maior número de pilotos. Mr John Grant, Presidente da IFMAR, deu as boas vindas aos pilotos e ao grande público presente e desejou um grande evento a todos. revista eletrônica 7


Embora as previsões do tempo indicavam chuva para todos os dias, a terçafeira começou com tempo bom e iniciaram-se os treinos livres cronometrados. A primeira rodada correu relativamente sem problemas, mas na segunda parecia haver muitos carros capotando por excesso de aderência. A curva na qual os carros vêm na descida e fazem uma curva fechada para entrar na reta oposta foi particularmente complicada e vários carros acabaram de cabeça para baixo ou na grama. Michael Salven, Mikey Swauger e Mark Pavidis foram três dos que capotaram. A corrida estava prevista para continuar às duas da tarde com uma segunda “simulação” de tomadas de classificação, mas perto das dezesseis horas, o céu ficou cinza, a temperatura baixou, uma pequena garoa começou (avisando a todos o que estava por vir) e cerca de cinco minutos depois caiu uma forte chuva, inundando a pista e a área em volta, transformando os boxes em um lamaçal. 8

rcnews


apoio

É possível que o excesso de grip tenha sido por mudança na condição da pista ou, realmente, os pilotos estavam simulando uma tomada de classificação. Mas, definitivamente ocorreram mais problemas que na primeira sessão. Alguns pilotos, como Francesco Tironi (foto acima), andaram forte, mostrando que estavam brigando pela ponta.

revista eletrônica

9


Quarta-feira: A classificação começou no horário e correu bem até quase o final do cronograma da manhã. Por volta do meio-dia, houve uma queda de energia, enquanto o heat 8 estava sendo disputado, mas que só afetou o sistema de som, não o computador de cronometragem. Por isso, enquanto alguns pilotos paravam sem combustível, imaginando o que tinha acontecido, a corrida na verdade foi até o fim. Como levaria um tempo para se consertar o problema, a direção parou mais cedo para o almoço.

10 rcnews


Após o almoço, as tomadas de tempo para classificação continuaram, mas com uma pequena interrupção no heat 5 do round 3. Felizmente, a chuva foi fraca e a corrida continuou. Todos respiraram aliviados quando o heat 9 foi completado. O heat 5 seria repetido, mas momentos após terminar o heat 9, voltou a chover e dessa vez um pouco mais forte. Assim, o round 3 estava quase completado, mas não seria fechado até que se repetisse o heat 5, o qual deveria acontecer na manhã do dia seguinte, se o tempo permitisse.

revista eletrônica

11


12 rcnews


Os pilotos tops são todos muito talentosos e mesmo ficando centímetros um do outro, pouquíssimas batidas ocorrem. Alguns dos pilotos tops pareciam muito bem, enquanto outros, que normalmente estão entre os primeiros, pareciam ter dificuldades. Michael Salven (acima) ainda estava tendo problemas de capotagem por excesso de aderência “traction-roll”. Josh Cyrul sempre pareceu ser o piloto mais rápido, talvez pelo seu estilo de pilotagem. No entanto, Adrien Bertin (foto esquerda), foi o mais rápido e consegue a pole position.

revista eletrônica

13


Relato de MIKE MYERS - Tradução: Christian Strohm

14 rcnews


“Eu tenho uma história interessante sobre Michael Salven. Em uma outra reportagem, eu escrevi sobre Mauricio Marques (foto), que estava tendo dificuldades com seu Serpent 710. Eu perguntei a Michael se ele se importaria em dar uma olhada no carro e ele disse que o faria com prazer. Assim, eu levei Mauricio e seu carro até Michael e ele checou tudo, dando algumas sugestões de como resolver os problemas. Bem, isso fez uma grande diferença! O carro finalmente estava andando bem e Mauricio pode novamente pilotar sem os estranhos problemas de dirigibilidade que ele estava tendo. Enquanto Michael e seu mecânico estavam na arquibancada, eu vi Mauricio pronto para sua tomada de tempo e avisei ao Michael. Ele assistiu por algum tempo, virou para o seu mecânico e disse que o carro de Mauricio estava andando melhor que o dele próprio! Em algumas partes da pista em que Michael tinha que ser muito cuidadoso para não capotar, Mauricio estava andando bem forte, às vezes tocando a zebra e tudo, com o carro sem nenhuma tendência de capotar. Nós conversamos sobre isto um tempo e, após a tomada de tempo, Michael pegou o carro de Maurício emprestado para checá-lo. Eu não ouvi a resposta de Michael sobre quais eram as diferenças, mas seu mecânico disse que o carro de Mauricio era completamente stock e Michael iria voltar para um setup básico. Eu digo uma coisa - Maurício certamente se sentiu bem com o fato de Michael ter pedido o carro dele emprestado para dar uma olhada!”

revista eletrônica

15


apoio

A Final 1/32 A teve metade dos carros fora da corrida após poucos minutos. A chuva começou de novo e por algum tempo ficou apenas um carro correndo. Na medida que a chuva aumentava, a pista foi ficando mais e mais escorregadia e as poças viraram lagos. A corrida depois ficou com cerca de três carros correndo ao mesmo tempo. Os três primeiros foram: Javier Hernandez (34 voltas), Henrique Winik (foto) (33), e Eduardo Dulac (24).

16 rcnews


A Final 1/32 B teve o grid completo com dez carros. Mark Green (8) dominou facilmente a prova, pilotando como se correr na chuva não fosse problema para ele. Vindo da Inglaterra, não deve ser mesmo! Rafael Viveiros (foto acima) foi um dos brasileiros que enfrentou esse aguaceiro. Os três primeiros, que avançaram para a próxima final foram: Mark Green (37 voltas), Christian Ausweger (34), e Luiz Marco Pozzan (29).

revista eletrônica

17


18 rcnews


Um problema no computador atrasou o início da Final 1/16 B. A chuva não parou e a pista quase parecia adequada para uma corrida de barquinhos. A maioria dos pneus de borracha aderem em pista molhada. O maior problema é manter o motor funcionando bem. A parte eletrônica obviamente tem que ser protegida. Para muitos pilotos, esse foi o maior problema. De qualquer maneira, Erich Heshiki (foto ao lado) venceu esta corrida com 42 voltas (depois ele foi desclassificado na vistoria técnica). Ele foi seguido por Mark Green (39) e Hermann Berger (33). A chuva diminuiu um pouco antes da largada da Final 1/16 A. Entretanto, a pista continuava encharcada. Os gandulas tentavam empurrar a água para os ralos, mas as poças reapareciam instantaneamente logo após serem esvaziadas. A esta altura, a organização cedeu algumas capas de chuva, para ajudar a manter todos secos. Os mecânicos agradeceram! Novamente, muitos carros tiveram problemas de rádio, certamente por umidade na parte eletrônica. Gabriel Wolanski Brito venceu esta corrida, com 41 voltas. Os outros dois que avançaram foram: Keevin Sharp (38) e Dennis Picktall (38).

revista eletrônica

19


20 rcnews


Houve um atraso na largada da Final 1/8 B, porém durou o suficiente para a chuva começar de novo. Novamente, carros que subiram da corrida anterior tiveram problemas de rádio, aparentemente pela umidade ter entrado na parte eletrônica. Apesar da pista molhada, estes pilotos pareciam bem mais rápidos, dando a impressão de que eles realmente estavam competindo um com os outros, ao invés de apenas tentarem manter o carro na pista molhada. Mark Green (foto) e Alain Levy eram os mais rápidos. Alain era um pouco mais rápido que Mark, mas teve mais problemas. Mark Green venceu esta corrida com 42 voltas. Alain também fez 42 e Guillermo San Martino foi o terceiro, terminando com 41 voltas. A última corrida do dia foi a Final 1/8 A. Um longo atraso antes do início da corrida, além de começar a escurecer. Frio úmido, escuro... condições não muito animadoras para uma corrida! Gabriel Brito nem chegou a largar. Mauricio Marques deu meia volta antes da parte eletrônica pifar. Chad Bradley fez 4 voltas no total. Dennis Picktall venceu a corrida com 41 voltas. Cheung Hang Hung chegou em segundo, também com 41 (ele foi desclassificado na vistoria técnica, assim Renato Paiva subiu para terceiro, avançando para a próxima corrida). Keevin Sharp chegou em terceiro com 39. Foi bom a corrida ter terminado na hora que terminou. Mais alguns minutos e os carros iriam precisar de faróis! apoio

revista eletrônica

21


A Quarta-de-final B começou às 9:45h sob um céu temporariamente ensolarado. Foi uma boa largada, mas após uma volta Paolo Morganti enroscou-se no tráfego e caiu para trás do grupo. As posições eram: Flávio Elias, Mark Green, Mauricio Busnardo e Mikey Swauger. Flávio bateu em um retardatário e teve que voltar para os boxes para reparos. Logo depois, Mike Swauger bateu em outro carro. Sua bolha ficou amassada e enroscou no carro, que não conseguia sair do lugar. O gandula estava tentando apagar o motor fechando o escape, quando um oficial de prova veio correndo, pegou o carro, arrumou a bolha e colocou Mikey de volta na pista. O incidente deixou Mikey bem para trás, mas não tanto quanto se o gandula tivesse conseguido apagar seu motor. A ordem era: Mark, Darin Ishitani, Mauricio, Flávio e Paolo. Mikey estava pilotando como se sua vida dependesse disso e rapidamente ultrapassou Mauricio. Mark ia na frente, com Mikey brigando com Flávio. Quando o tempo acabou, Mark venceu com 61 voltas, Mikey chegou em segundo com 60 e Flavio terminou em terceiro, também com 60 voltas. Todos eles avançaram para a Semi-Final B.

22 rcnews


apoio

revista eletr么nica

23


Após um pequeno intervalo, começou a Quarta-de-Final A. A esta altura, o sol já tinha saído, estava ficando quente e o céu estava um azul perfeito. Houve um pequeno atraso nesta corrida por um problema de transponder, mas que foi rapidamente resolvido. O motor do carro de Steve Olanier apagou na largada e ele teve que largar dos boxes. A ordem inicial era: Fabio Domanin, Teddy Syach, Reto Koenig e Carlos Peracho Heras. Era óbvio do lado de quem a torcida estava - Teddy! Sempre que ele fazia algo particularmente bom, todos começavam a gritar seu nome e a torcer por ele! Nesse meio tempo, Fabio estava tendo problemas com seu motor que sempre apagava. Eles trocaram de posições algumas vezes. Faltando alguns minutos, Teddy fez a ultrapassagem e conquistou o terceiro lugar, mas aí rodou e teve que começar tudo de novo. Faltando um minuto, Teddy claramente tinha o carro mais rápido. Ele chegou e conseguiu o terceiro lugar na última curva antes da bandeirada, deixando Steve para trás. Assim, terminou: Carlos (61 voltas), Niki (também 61) e Teddy (60).

24 rcnews


apoio

revista eletr么nica

25


A Semifinal B teve uma largada limpa para os carros da frente, mas foi uma bagunça para os de trás do grid. Takuya Ito assumiu a liderança no começo, mas Mark Pavidis logo estava na frente. Mark teve que fazer uma parada longa nos boxes e Takuya reassumiu a liderança, seguido por Craig Drescher, Mikey Swauger e Mark Green. Após cerca de nove minutos da corrida de meia hora, a ordem era: Craig, Takuya, Mikey e Mark Green. Mark Pavidis (foto ao lado) teve o motor apagado e Takuya teve problemas. Mikey logo estava na liderança, com Mark Green tentando alcançá-lo, seguido por Craig. Mikey parou para abastecer e rodou na saída dos boxes, mas se recuperou. Mark Green assumiu a liderança, com Mikey em segundo e Craig em terceiro. A corrida estava mais ou menos na metade. Mikey se enroscou com um retardatário, mas se recuperou sem perder muito tempo. Entretanto, o carro de Mikey não parecia estar mais tão rápido quanto antes. Com nove minutos restando, a ordem era: Mark, Craig e Mikey, com Flávio Elias um pouco atrás. Muitos carros tiveram problemas e foram para os boxes. O carro de Mikey aparentemente apagou e também teve que ser trazido para os boxes. Depois, Craig teve problemas e foi para os boxes também. O carro de Mikey não conseguia continuar. Depois nós descobrimos que o servo de aceleração tinha quebrado. Craig também saiu. Faltando quatro minutos, a ordem agora era Mark Green, Chris Tosolini e Flávio. Este teve uma punição “ stop-and-go “ faltando apenas dois minutos para o final, o que colocou Arnaud Chaussard em terceiro, fora do alcance de Flávio.

26 rcnews


Foi assim que a corrida terminou: Mark completando 93 voltas, Chris 92 e Arnaud 90. Os dois primeiros (Mark e Chris) avançariam direto para a Final. Arnoud poderia avançar, a menos que os terceiro e quarto colocados da Semifinal A fossem, ambos, mais rápidos que ele. Nesse caso, ele estaria fora e quatro carros da Semifinal A avançariam para a Final. Falando em avançar, Mark Green merece uma atenção especial aqui! Mark começou na sub-final 1/32 e avançou até a Final! Ele correu na chuva, correu no seco e tinha talvez o melhor Serpent da corrida!

revista eletrônica

27


Ainda no aquecimento, Michael Salven (foto abaixo) teve problemas e pediu um tempo de dez minutos para arrumar seu carro. Michael, seu mecânico e Rene Cornella começaram a mexer no carro, tentando consertá-lo dentro do tempo permitido. Eles terminaram faltando cerca de um minuto, mas Michael agora teria que largar da 11ª posição, ao invés da sua 4ª posição. A corrida começou e parecia um show de David Spashett (foto acima) desde o começo. David estava bem na frente, aumentando sua vantagem. Ele era seguido por Barry Baker, Michael Salven e Ken Furukawa. Michael e Barry se tocaram em uma curva e Michael levou a melhor, deixando Barry para trás. Ken Furukawa chegou para passar Michael e eles também se tocaram, com Ken levando a pior. A ordem agora era: David, Michael e Teddy. Nessa hora começou a ficar realmente interessante... Aí está Michael Salven, um dos pilotos mais rápidos do mundo e Teddy, piloto desconhecido se aproximava dele. Então, quem é Teddy? Se alguém conhecia ele ou não, não fez diferença, ele queria ultrapassar Michael, e conseguiu, com o carro de Michael indo parar na grama. 28 rcnews


Michael novamente passou Teddy, mas entrou muito fechado em uma curva, foi para a sujeira. Teddy passou mais uma vez. A corrida terminou com David (95), Teddy (94) e Michael (94). O p煤blico vibrava nas arquibancadas.

revista eletr么nica

29


30 rcnews


www.ciapaulista.com

revista eletr么nica

31


32 rcnews


revista eletr么nica

33


Adrien Bertin largou na frente. Francesco Tironi estava em segundo, mas teve problemas na quinta volta e caiu para último. Após oito minutos, na 17ª volta, Josh Cyrul (foto abaixo), que vinha sendo a sombra de Adrien, o passou e agora era a vez de Adrien lhe fazer sombra. A ordem agora era Josh, Adrien e Takaaki Shimo.

Após onze minutos, Michael Salven teve um problema e seu carro voou alto, sempre na mesma curva. Enquanto isso, Chris Tosolini conseguiu se aproximar dos primeiros colocados, ultrapassando Takaaki, para assumir o terceiro lugar. Aos 17 minutos, Adrien Bertin reassumiu a liderança, com Josh poucos metros atrás, seguido por Chris. Josh diminuiu a distância e passou Adrien. Tinham se passado vinte e dois minutos da corrida de uma hora. Takaaki ficou um pouco para trás e a ordem ficou assim: Josh, Adrien, Chris e David Spashett. 34 rcnews


apoio

revista eletr么nica

35


Com 39 minutos de corrida, as colocações eram: Takaaki, Chris e Adrien. Takaaki era rápido, mas Adrien, após sua troca de pneus, estava mais rápido e estava se aproximando de Chris e Takaaki. Com 44 minutos de corrida, Adrien estava em primeiro, seguido por Takaaki e Chris. Ken Furukawa estava em quarto, pronto para assumir um lugar no pódio se algo acontecesse com os líderes. Entretanto, o restante do grid não foi muito disputado, com todos brincando de “seguir o mestre”. 36 rcnews


O único piloto que podia andar no mesmo ritmo de Adrien era Josh e apesar de ele ter conseguido ultrapassar Ken, ele estava seis voltas atrás de Adrien, sem chances de alcançá-lo.

apoio

revista eletrônica

37


E depois de uma hora, a corrida acabou assim: 1 Adrien Bertin 190 voltas 2 Takaaki Shimo 188 voltas 3 Chris Tosolini 185 voltas 4 Josh Cyrul 184 voltas 5 Ken Furukawa 184 voltas 6 Mark Green 183 voltas 7 Francesco Tironi 182 voltas 8 David Spashett 179 voltas 9 Michael Salven 167 voltas 10 Teddy Syach 124 voltas Perguntamos a Adrien se havia algo especial sobre a corrida que ele gostaria de dizer: “Eu não esperava que Shimo não parasse para trocar pneus. Mas, aí eu forcei o ritmo e tinha certeza de que poderia ser muito mais rápido. Eu sabia que nossos pneus de classificaçao eram 4 décimos de segundo mais rápidos por volta, portanto, eu poderia alcançá-lo facilmente. Eu acho que foi uma boa disputa, uma disputa verdadeira, pois todas as equipes e os melhores pilotos estavam aqui. Isto realmente dá valor ao título. Eu estou muito orgulhoso do trabalho do nosso time. Quero parabenizar todo o trabalho feito pelos meus colegas de equipe e especialmente a Josh Cyrul. Acho que se eu tiver que perder um campeonato no futuro, espero que seja para Josh, porque ele é certamente um dos melhores do mundo. E estou muito orgulhoso de nossa performance para a Kyosho e para a Sirio.”

38 rcnews


revista eletr么nica

39


ANTONIO BENCHIMOL CHUNG MIN HSU CLEBS SPESSOTO DENNIS PICKTALL EDUARDO DULAC

40 rcnews

ERICH HESHIKI FABIAN KALOUSTIAN FELIPE FRANCESCHI FELIPE RIBEIRO FERNANDO GASPARETTO


FLAVIO ELIAS GABRIEL BRITO HENRIQUE WINIK LUIZ POZZAN MARCOS PENA

MAURICIO MARQUES PATRICK BANDEIRA RAFAEL VIVEIROS RENATO PAIVA THIAGO NASCIMENTO VITOR CARNEIRO revista eletr么nica

41


A festa acabou...O dia amanheceu...E agora é hora de refletirmos e tentar extrair o que de bom restou. A participação dos brasileiros foi excepcional. A contar pelo número de participantes, notadamente pelo grande sacrifício econômico que é participar de um evento dessa magnitude. Estamos longe do poder econômico e, às vezes, do esbanjamento de alguns pilotos internacionais. Não temos apoio de fábricas. Temos apenas o talento, a garra...Muitas vezes, não reconhecido. Alguns abnegados deixaram seus afazeres pessoais para dedicar-se, quase que integralmente, à organização deste evento. Edgar Ochiai (foto acima) foi o cérebro desta organização, contando com a participação de muitos voluntários para a realização deste Mundial.

Podemos citar o talento artístico na pintura de uma bolha - uma verdadeira obra de arte. Eduardo Dulac (foto esquerda) foi o vencedor na categoria “Bolha mais bonita”, exteriorizando o talento inegável de um artista gaúcho, mais conhecido como “Edu Tatoo”. 42 rcnews


Entre os pilotos brasileiros, o maior destaque foi Flávio Elias (foto abaixo) que terminou sua participação no honroso 15º lugar. Faltou muito pouco para estar entre os dez pilotos finalistas, mas sua performance foi reconhecida pelos melhores pilotos do mundo. O grande esforço de seu “pai-preparador” ou “preparador-pai”, Jefferson Elias, foi recompensado com a sua colocação. É preciso ressaltar também, a participação de Felipe Franceschi e Dennis Picktall, solitários representantes da marca Schumacher, que obteveram excelentes resultados. E aos demais, a satisfação de ter participado com louvor do maior evento mundial e terem inscritos seus nomes na história da categoria. por Roberto Viveiros

revista eletrônica

43



Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.