Recortes 044 18 04 2016

Page 1

Recortes nº 044 Índice – 18 de abril de 2016  Armadores apoiam agenda europeia de redução de CO2  Singapura continua a perder contentores  Movimento de mercadorias no porto de Ponta Delgada volta a crescer  Intermodalidade e Short Sea Shipping em conferência a 27 de abril, no ISEG  Alta velocidade avança mas só até Badajoz  Camionista morre no porto de Setúbal

APSS, SA Praça da República 2904-508 Setúbal Portugal Nº Reg. Comercial e NPC: 502256869

Tel.: +351 265 542000 Fax: +351 265 230992 Sítio Internet: www.portodesetubal.pt Email: geral@portodesetubal.pt


Transportes & Negócios, 18 de abril de 2016

Armadores apoiam agenda europeia de redução de CO2 

18 Abril, 2016 at 10:22

por T&N

A Associação dos Armadores da Comunidade Europeia (ECSA, na sigla em inglês) apoia as iniciativas da presidência holandesa da União Europeia para obtenção de um quadro internacional de objectivos de redução das emissões de CO2.

O tema foi o objecto de uma reunião do conselho informal dos ministros dos Transportes e do Ambiente, promovida em Amesterdão pela presidência holandesa. “Apoiamos totalmente a iniciativa da presidência holandesa”, referiu, citado pela assessoria de imprensa, Niels Smedegaard, presidente da ECSA. “O sector marítimo apoia os acordos de Paris sobre as mudanças climáticas e estamos comprometidos com reduções ambiciosas de emissões de CO2” na frota da marinha mercante mundial. Com o apoio da indústria do transporte marítimo, os Estados-membros da IMO poderão desenvolver compromissos significativos de redução de CO2 para o sector em termos globais, ambiciosos e realistas”, disse Smedegaard. A reunião informal dos ministros aconteceu antes da 69.ª sessão do Comité para a Protecção do Meio Marinho (MEPC) da IMO, que se realiza esta semana em Londres. O MEPC vai discutir a implementação de um sistema global de recolha de dados, com uma regularidade anual, relativos às emissões do transporte marítimo de mercadorias. “Acreditamos que este sistema deveria ter uma aplicação obrigatória”, defendei, por seu turno, o secretário-geral da ECSA, Patrick Verhoeven. “Uma decisão de IMO deveria ser tomada ainda em 2016 para que os navios possam começar a fornecer a informação tão cedo quanto possível”, acrescentou.


De notar que a ECSA também apoia a proposta dos seus parceira da ICS (a Câmara Internacional da Marinha Mercante) para que os países membros da IMO adoptem quota nacionais (INDC na sigla em inglês) de emissões.


Transportes & Negócios, 18 de abril de 2016

Singapura continua a perder contentores 

18 Abril, 2016 at 11:15

por T&N

Sinal dos tempos, o porto de Singapura, até há pouco líder mundial incontestado na movimentação de contentores, regrediu 9% no primeiro trimestre e está cada vez mais longe do número um, Xangai.

Em Março, o porto da cidade-estado movimentou apenas 2,52 milhões de TEU, o que representou uma quebra homóloga de quase 8%. E com isso, o resultado do primeiro trimestre ficou-se pelos 7,4 milhões de TEU, 9% abaixo do realizado há um ano (8,1 milhões de TEU). Este mau arranque de 2016 segue-se à ao resultado negativo registado pelo porto de Singapura em 2015, quando recuou 8,7% em termos homólogos para 30,9 milhões de TEU. Tentando contrariar esta tendência de baixa, a autoridade portuária implementou no início do ano mais um sistema de incentivos, agora com uma redução de 10% nas taxas para os navios com escalas inferiores a cinco dias. Em Xangai, ao invés, o movimento de contentores cresceu em Março 2,1%, em termos homólogos, tendo atingido os três milhões de TEU. No entanto, também o porto chinês perdeu movimentos no primeiro trimestre (mas menos que o rival de Singapura): ficou-se pelos 8,5 milhões de TEU, menos 1,6%. Em 2015, Xangai cresceu 3,5% e atingiu os 36,5 milhões de TEU.


APP, 18 de abril de 2016

18-04-2016

MOVIMENTO DE MERCADORIAS NO PORTO DE PONTA DELGADA VOLTA A CRESCER O movimento de mercadorias no Porto de Ponta Delgada aumentou no quarto trimestre do ano passado, quando comparado com período homólogo. Segundo dados revelados agora pelo Instituto Nacional de Estatística, o movimento de mercadorias no porto de Ponta Delgada aumentou 8,2% no quarto trimestre, em comparação com o período homólogo São 285 mil toneladas de mercadorias movimentadas, sendo 88 mil carregadas (mais 26,7% em relação ao período homólogo) e 196 mil descarregadas (mais 1,6%). O tráfego nacional corresponde a 226 mil toneladas (mais 13%) e o internacional a 59 mil (menos 6,9%).


APP, 18 de abril de 2016

18-04-2016

INTERMODALIDADE E SHORT SEA SHIPPING EM CONFERÊNCIA A 27 DE ABRIL, NO ISEG O Instituto Superior de Economia e Gestão (ISEG) vai ser palco, no dia 27, de uma conferência subordinada ao tema "Intermodality and Short Sea Shipping", evento promovido pelo projecto co-financiado eKnowIT. A conferência decorrerá ao longo de todo o dia, com intervenções de Pedro Galvão (CPC), Rui Raposo (AAMC), Belmar da Costa (AGEPOR), José Luís Cacho, Mário Lopes (ADFERSIT), Paulo Andrade (IMT), Vítor Caldeirinha (APSS), Julien Tami (INEA/EC), José Augusto Felício (ISEG), José Gonçalves Viana ou Alexandre da Fonseca. Um leque conceituado e que vale a pena ouvir. Para além do Centro de Estudos de Gestão (CEGE), do ISEG, juntam-se à promoção deste evento a Universidade de Oviedo, o Porto de Gijón ou o ISL.


Semmais, 16 de abril de 2016


Setubalense, 18 de abril de 2016


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.