Recortes 041 08 04 2016

Page 1

Recortes nº 041 Índice – 08 de abril de 2016  APSS marcou presença em conferência do GAINN4MOS  APSS em conferência sobre LNG  “K” Line reforça serviços nos portos de Lisboa e Leixões  Porto de Lisboa recebeu a visita de diversas autoridades portuárias finlandesas  Sines movimenta 11,3 milhões de toneladas no primeiro trimestre  Dossier da Plataforma Logística discutido entre o Porto de Sines e a Câmara de Talavera de la Reina  Contentores estagnam em Leixões

APSS, SA Praça da República 2904-508 Setúbal Portugal Nº Reg. Comercial e NPC: 502256869

Tel.: +351 265 542000 Fax: +351 265 230992 Sítio Internet: www.portodesetubal.pt Email: geral@portodesetubal.pt


Transportes em Revista, 08 de abril de 2016

LNG

APSS marcou presença em conferência do GAINN4MOS A APSS foi uma das entidades portuguesas representadas na conferência internacional “LNG Marine Fuel: the Moment of Truth”, evento que teve lugar em Valência e que foi organizado pela Fundación Valenciaport. Para além do Porto de Setúbal, estiveram ainda presentes representantes dos Portos da Madeira, Grupo Sousa, Portos dos Açores e Mutualista Açoreana. Após a conferência realizou-se uma reunião de trabalho no âmbito do projeto GAINN, financiado pela Comissão Europeia através do “Mecanismo Interligar a Europa” (CEF – Connecting European Facility). O projeto GAINN4MOS envolve Portugal, França, Itália, Espanha, Eslovénia e a Croácia, com os objetivos de contribuir para a integração da nova diretiva europeia da energia limpa no quadro do sector portuário, energia e transporte marítimo; definir e executar novas regras de atuação dos terminais portuários, ao nível da segurança e logística no transporte e abastecimento dos navios de carga com LNG; desenvolver uma estratégia para o shipping neste âmbito. “A aposta no LNG visa um transporte marítimo e terrestre mais ecológico, seguro e sustentável, com o objetivo que os navios protótipo adaptados registem uma redução de 30% nos custos operacionais associados ao consumo de combustível, juntamente com uma redução de 20% nas emissões de dióxido de carbono e 80% de redução das emissões de enxofre”, refere a APSS em comunicado. Portugal encontra-se a desenvolver quatro projetos envolvendo a APDL (LNG Port Tug Boat); Portos dos Açores e Mutualista Açoriana (LNG General Cargo Vessel MV Corvo); APRAM e Grupo Sousa (MV Lobo Marinho e MV Funchalense).


Jornal da Economia do Mar, 08 de abril de 2016

APSS em conferência sobre LNG Projectos GAINN servem de contexto

A APSS participou, no dia 16 março, em Valência, conjuntamente com representantes da APRAM, do Grupo Sousa, da Administração Dos Portos dos Açores e da Mutualista Açoriana, na conferência internacional “LNG as Marine Fuel: the Moment of Truth”, organizada pela Fundación Valenciaport, a que se seguiu a 2ª reunião de trabalho interna, realizadas no âmbito dos projetos GAINN, financiados pela Comissão Europeia através do “Mecanismo Interligar a Europa” (CEF – Connecting European Facility). O projeto GAINN4MOS envolve Portugal, França, Itália, Espanha, Eslovénia e a Croácia, com os objetivos de contribuir para a integração da nova diretiva europeia da energia limpa no quadro do sector portuário, energia e transporte marítimo; definir e executar novas regras de atuação dos terminais portuários, ao nível da segurança e logística no transporte e abastecimento dos navios de carga com LNG; desenvolver uma estratégia para o shipping neste âmbito.


Jornal de Neg贸cios, 08 de abril de 2016


Cargo News, 07 de abril de 2016

Porto de Lisboa recebeu a visita de diversas autoridades portuárias finlandesas No passado 31 de Março, a Administração do Porto de Lisboa (APL) recebeu a visita de uma delegação finlandesa, encabeçada pelo presidente do conselho de administração do porto de Raahe, Hannu Pyykonen, que foi acomopanhado pelo capitão do porto de Raahe, Kaarlo Heikkinen, pelo presidente do conselho de administração do porto de Kemi, Reijo Viitala e ainda por Matti Pakkila, vogal do conselho de administração deste porto. Promovida pela EMSA – European Maritime Safety Agency, a visita decorreu na Torre VTS em Algés, tendo sido realizada uma apresentação do porto de Lisboa com maior incidência nas questões relacionadas com a segurança de embarcações, mercadorias, passageiros, plataformas informáticas ao serviço do porto de Lisboa, bem como questões técnicas relacionadas com a pilotagem das embarcações no estuário do Tejo. Este encontro, para além do estreitar de relações, constituiu uma excelente oportunidade para a partilha de experiências de sucesso.


APP, 07 de abril de 2016

Sines movimenta 11,3 milhões de toneladas no primeiro trimestre Entre Janeiro e Março deste ano, o Porto de Sines registou uma movimentação total de mercadorias que representou um crescimento homólogo de 13,4% face ao ano passado. Foram assim 11,3 milhões de toneladas manuseadas em Sines neste primeiro trimestre. Por segmentos de carga, registo para o crescimento de 29,4% nos graneis sólidos, 25,2% na carga geral e 1,7% nos graneis líquidos. No segmento dos contentores, chegou-se aos 309.822 TEU, o que representa mais 10,9% face ao 1.º trimestre de 2015. Por fim, quanto aos navios operados em Sines, foi registado um crescimento de 20,7%, sendo que também o porte dos mesmos cresceu (+24,1% no Gross Tonnage).


Cargo News, 07 de abril de 2016

Dossier da Plataforma Logística discutido entre o Porto de Sines e a Câmara de Talavera de la Reina Estão em curso as conversações entre a administração do Porto de Sines e o Estado Espanhol com o intuito de avançar o projecto da Plataforma Logística de Talavera - quem garante tal facto é María Rodríguez, porta-voz da equipa da Câmara Municipal de Talavera, que, citada pela imprensa do país vizinho, declarou que estão a progredir as conversações rumo ao aprofundar do projecto. Dia 13 de Abril dar-se-á novo passo rumo à progresso do tema, com a realização, em Madrid, da Comissão de Acompanhamento responsável por este dossier. O elevado interesse demonstrado pelo Porto de Sines no projecto deixou as entidades espanholas satisfeitas, tendo as autoridades portuárias do porto luso mais dinâmico vontade estratégica de aprofundar a sua zona de influência, Europa adentro. No radar das intenções está também a criação de um elo de ligação espanhol entre os governos regionais e o governo central para acelerar o processo de coordenação com as autoridades portuguesas (ideia avançada por Emiliano García-Page, presidente da Castilla-La Mancha.


Transportes & Negócios, 08 de abril de 2016

Contentores estagnam em Leixões Depois de um bom arranque de ano, o movimento de contentores em Leixões parece estar de novo a perder força. Ainda assim, no trimestre o crescimento acumulado foi de 3,5%.

Entre Janeiro e Março, Leixões processou 155 736 TEU, segundo a TCL, concessionária do terminal de contentores do porto nortenho. Em Março, o movimento foi de 56 035 TEU, o que representou um decréscimo de 0,88% em termos homólogos. Com mais esta quebra, ligeira embora, que se sucedeu à de Fevereiro (de dimensão semelhante), o crescimento homólogo da actividade, que em Janeiro atingiu os 13%, chega ao final do primeiro trimestre nos 3,5%. Considerando o número de contentores processados, os resultados são ainda menos positivos. O que indicia que o TCL estará a movimentar menos contentores mas ainda assim de maiores dimensões (de 40″ e 45″).


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.