Recortes 040 07 04 2016

Page 1

Recortes nº 040 Índice – 07 de abril de 2016  Porto de Setúbal mantém-se no rumo da consolidação no mercado Shortsea de contentores  Porto de Setúbal cresce 35% nos contentores  Contrariamente ao recentemente publicado em vários órgãos de comunicação social, o Porto de Setúbal sobe 35% nos contentores  Movimento de contentores cresce 35% no porto de Setúbal  APSS participa na conferência "LNG as Marine Fuel", em Valência, no contexto do projecto GAINN4MOS  Presidentes de administrações portuárias da Finlândia visitam o Porto de Lisboa  Movimento no porto de Sines cresce 13,4% até março  Porto de Sines movimenta 11,3 milhões de toneladas de mercadorias no 1º trimestre  Porto de Sines com mais 13,4% de mercadorias no 1º trimestre APSS, SA Praça da República 2904-508 Setúbal Portugal Nº Reg. Comercial e NPC: 502256869

Tel.: +351 265 542000 Fax: +351 265 230992 Sítio Internet: www.portodesetubal.pt Email: geral@portodesetubal.pt


Cargo News, 07 de abril de 2016

Porto de Setúbal mantém-se no rumo da consolidação no mercado Shortsea de contentores Na senda dos bons resultados, o Porto de Setúbal continua, de acordo com os recentes dados disponibilizados pela AMT (Autoridade da Mobilidade e dos Transportes) com grande saúde no que toca à movimentação de contentores. Em Janeiro e Fevereiro de 2016, foram movimentados cerca de 22,5 mil TEU, um crescimento de 35%, comparado com igual período de 2015, no qual tinham sido movimentados 16,7 mil TEU. Recordamos que o Porto de Setúbal é escalado, hoje em dia, por nove linhas de serviço regular, três da MacAndrews, duas da OPDR (a MacAndrews e a OPDR integram o grupo CMA CGM, o segundo maior operador mundial de transporte marítimo), três da WEC Lines e uma da TARROS, uma oferta que liga Setúbal a portos da Europa, Mediterrâneo, Médio Oriente, Costa Ocidental de Marrocos e Ilhas Canárias. Como atesta o comunicado da APSS, enviado às redacções, o porto sadino "continua assim a consolidação do posicionamento do Porto de Setúbal no mercado Shortsea de contentores", mantendo também intacta a tendência de mudança estrutural da tipologia das cargas movimentadas, com crescimento das cargas de valor acrescentado face às cargas industriais pesadas, aumentado o peso económico do porto na região.


Transportes em Revista, 06 de abril de 2016

Em janeiro e fevereiro

Porto de Setúbal cresce 35% nos contentores O porto de Setúbal movimentou 22,5 mil TEU’s nos dois primeiros meses deste ano, o que corresponde a um crescimento de 35 por cento face a igual período de 2015, no qual tinham sido movimentados 16,7 mil TEU. Atualmente, o porto de Setúbal é escalado por nove linhas de serviço regular, três da MacAndrews, duas da OPDR (a MacAndrews e a OPDR integram o grupo CMA CGM, o segundo maior operador mundial de transporte marítimo), três da WEC Lines e uma da TARROS, uma oferta que liga Setúbal a portos da Europa, Mediterrâneo, Médio Oriente, Costa Ocidental de Marrocos e Ilhas Canárias. A Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra refere, em comunicado, que “continua assim a consolidação do posicionamento do porto de Setúbal no mercado Shortsea de contentores. Por outro lado, é mantida a tendência de mudança estrutural da tipologia das cargas movimentadas, com crescimento das cargas de valor acrescentado face às cargas industriais pesadas, aumentado o peso económico do porto na região”.


Distrito Online, 06 de março de 2016

Contrariamente ao recentemente publicado em vários órgãos de comunicação social, o Porto de Setúbal sobe 35% nos contentores

Contrariamente ao recentemente publicado em vários órgãos de comunicação social,Contrariamente ao recentemente publicado em vários órgãos de comunicação social, o Porto de Setúbal continua com números muito positivos na movimentação de contentores. Em janeiro e fevereiro de 2016, foram movimentados cerca de 22,5 mil TEU, um crescimento de 35%, comparado com igual período de 2015, no qual tinham sido movimentados 16,7 mil TEU. Atualmente é escalado por nove linhas de serviço regular, três da MacAndrews, duas da OPDR (a MacAndrews e a OPDR integram o grupo CMA CGM, o segundo maior operador mundial de transporte marítimo), três da WEC Lines e uma da TARROS, uma oferta que liga Setúbal a portos da Europa, Mediterrâneo, Médio Oriente, Costa Ocidental de Marrocos e Ilhas Canárias. Continua assim a consolidação do posicionamento do Porto de Setúbal no mercado Shortsea de contentores. Por outro lado, é mantida a tendência de mudança estrutural da tipologia das cargas movimentadas, com crescimento das cargas de valor acrescentado face às cargas industriais pesadas, aumentado o peso económico do porto na região.


Jornal da Economia do Mar, 06 de abril de 2016

Movimento de contentores cresce 35% no porto de Setúbal Até Fevereiro deste ano

Até Fevereiro deste ano, o porto de Setúbal tinha movimentado cerca de 22,5 mil TEU em contentores, mais 35% do que no mesmo período de 2015. De acordo com a Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra (APSS), este foi o segmento que mais cresceu no porto de Setúbal, com resultados considerados “muito positivos”. De acordo com a APSS, o posicionamento do porto de Setúbal no “mercado Shortsea de contentores” mantém-se consolidado e é mantida “a tendência de mudança estrutural da tipologia das cargas movimentadas, com crescimento das cargas de valor acrescentado face às cargas industriais pesadas, aumentado o peso económico do porto na região”.


Cargo News, 07 de abril de 2016

APSS participa na conferência "LNG as Marine Fuel", em Valência, no contexto do projecto GAINN4MOS No passado dia 16 de Março, a APSS marcou presença na conferência internacional “LNG as Marine Fuel: the Moment of Truth”, decorrida em Valência. A administração portuária apresentou-se na conferência organizada pela Fundación Valencia port conjuntamente com representantes da APRAM, do Grupo Sousa, da Administração Dos Portos dos Açores e da Mutualista Açoriana. O evento foi seguido por uma reunião de trabalho interna, no âmbito dos projectos GAINN, financiados pela Comissão Europeia através do “Mecanismo Interligar a Europa” (CEF – Connecting European Facility). Visando o propósito de trabalhar em prol da integração da nova directriz europeia da energia limpa no quadro do sector portuário, energia e transporte marítimo, definir e colocar em prática novas regras de actuação dos terminais portuários ao nível da segurança e logística no transporte e abastecimento dos navios de carga com LNG e de desenhar uma adjacente estratégia para o shipping, o projecto GAINN4MOS conta com o envolvimento de Portugal, Espanha, Itália, França, Croácia e Eslovénia. A aposta no LNG visa um transporte marítimo e terrestre mais ecológico, seguro e sustentável, com o objectivo que os navios protótipo adaptados atinjam reduções de 30% nos custos operacionais associados ao consumo de combustível, juntamente com uma redução de 20% nas emissões de dióxido de carbono e 80% de redução das emissões de enxofre.


APP, 07 de abril de 2016

Presidentes de administrações portuárias da Finlândia visitam o Porto de Lisboa A Administração do Porto de Lisboa recebeu no dia 31 de março a visita de uma delegação finlandesa composta pelo presidente do conselho de administração do porto de Raahe, Hannu Pyykonen, pelo capitão do porto de Raahe, Kaarlo Heikkinen, pelo presidente do conselho de administração do porto de Kemi, Reijo Viitala e ainda Matti Pakkila vogal do conselho de administração deste porto. A visita promovida pela EMSA – European Maritime Safety Agency, foi ainda acompanhada pelo seu Diretor Executivo Markku Mylly. A visita decorreu na Torre VTS em Algés, tendo sido realizada uma apresentação do porto de Lisboa com maior incidência nas questões relacionadas com a segurança de embarcações, mercadorias, passageiros, plataformas informáticas ao serviço do porto de Lisboa, bem como questões técnicas relacionadas com a pilotagem das embarcações no estuário do Tejo. Este encontro, para além do estreitar de relações, constituiu uma excelente oportunidade para a partilha de experiências de sucesso.


Transportes em Revista, 06 de março de 2016

Mais 11% nos contentores

Movimento no porto de Sines cresce 13,4% até março O porto de Sines movimentou 11,3 milhões de toneladas no primeiro trimestre, o que representa um crescimento de 13,4 por cento face a período homólogo de 2015. Nos principais segmentos de carga registou-se um crescimento de 29,4 por cento nos graneis sólidos, 25,2 por cento na carga geral e 1,7 por cento nos graneis líquidos. O movimento de contentores atingiu uma movimentação de 309.822 TEU, o que representa mais 10,9 por cento face ao primeiro trimestre de 2015. No que que se refere às embarcações foi registado um crescimento de 20,7 por cento nos navios recebidos no porto de Sines, a par do aumento do porte dos mesmos (+24,1% no Gross Tonnage).


Distrito Online, 06 de abril de 2016

Porto de Sines movimenta 11,3 milhões de toneladas de mercadorias no 1º trimestre

Nos primeiros três meses de 2016 o Porto de Sines movimentou mais 13,4% de mercadorias comparativamente ao período homologo do ano transato, totalizando 11,3 milhões de toneladas de mercadorias. Nos principais segmentos de carga registou-se um crescimento de 29,4% nos graneis sólidos, 25,2% na carga geral e 1,7% nos graneis líquidos. O movimento de contentores atingiu uma movimentação de 309.822 TEU, o que representa mais 10,9% face ao 1.º trimestre de 2015. Já no que respeita às embarcações foi registado um crescimento de 20,7% nos navios recebidos no Porto de Sines, a par do aumento do porte dos mesmos (+24,1% no Gross Tonnage).


Jornal da Economia do Mar, 06 de abril de 2016

Porto de Sines com mais 13,4% de mercadorias no 1º trimestre Número de navios recebidos também subiu

No primeiro trimestre de 2016, o porto de Sines movimentou 11,3 milhões de toneladas de mercadorias, mais 13,4% do que no mesmo período do ano anterior, e recebeu mais 20,7% de navios do que no período homólogo de 2015 e com maior porte (+24,1% de gross tonnage). Relativamente à carga movimentada, registou-se um aumento de 10,9% nos contentores, à semelhança do que se verificou nos granéis sólidos (+29,4%), carga geral (+25,2%) e granéis líquidos (1,7%).


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.